Ibope: Em curva ascendente, Dilma prestes a superar Marina em simulação de segundo turno

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2014-09-23 às 18.44.06

Captura de Tela 2014-09-23 às 18.44.17

do Estadão

Da Redação

Notem as curvas ascendentes de Dilma, em todas as situações. Marina perde mas Aécio Neves não herda as preferências, que se transferem da candidata do PSB à presidente.

Faltando 12 dias para o primeiro turno, o tucano talvez não tenha tempo suficiente para a arrancada que o levaria ao segundo turno. Talvez.

Brancos, nulos, não sabem/não responderam equivalem a 12% do eleitorado. Além de ganhar um ponto de Marina, é provável que Dilma tenha conquistado outro ponto entre os indecisos.

Tudo isso, se não houver algum tipo de “ajuste” na margem de erro.

Outros bons dados para a chapa governista vieram na pesquisa CNT/MDA desta manhã (Dilma 36%, Marina 27,4%, Aécio 17,6%), especificamente sobre os indecisos:

Captura de Tela 2014-09-23 às 19.09.01

Mas há mais que isso. Vejam agora como Dilma (com 35% na simulação de primeiro turno) pode crescer entre os eleitores que consideram o governo federal “positivo” ou “regular” (soma de 74,2%):

Captura de Tela 2014-09-23 às 19.12.56

Agora vejam, abaixo, o impacto sobre as pessoas que assistem à propaganda eleitoral na TV, que é o meio de maior alcance:

Captura de Tela 2014-09-23 às 19.14.16

Finalmente, há uma explicação plausível para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ter sumido da campanha. Basta dar uma olhada na série histórica:

Captura de Tela 2014-09-23 às 19.28.52

Captura de Tela 2014-09-23 às 19.29.09

Conclusão do Viomundo: As pessoas querem mudança. Por grande maioria. Isso está registrado em absolutamente todas as pesquisas. Mas a memória do segundo mandato de FHC segue firme e forte como um período desastroso, que ajuda Aécio a empacar. Sobre Marina, a pergunta que os eleitores inclinados a votar nela se fazem neste momento é: mudar para melhor ou para pior?

Leia também:

Candidato de Aécio em Minas perde de ausente!


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

O Mar da Silva

Clap! Clap! Clap!

A Tv do Bispo encomenda a pesquisa e só divulga depois que o resultado da mesma vaza na rede.

Depois de séculos sendo dominados católicos – que fizeram muita coisa ruim em nome de Deus – agora enfrentamos o risco de sermos dominados pelos evangélicos em nome do mesmo Deus. Os resultados seriam previsíveis: atrasos!

FrancoAtirador

.
.
Globope
20-22/9/2014

ESPONTÂNEA

DILMA VANA ROUSSEFF (PT) = 33% (+2)

MariNéca (REDE ITAÚ) = 23% (-1)

Aério Naves (PSDB) = 15% (ZERO)

Outros = 2% (+1)

Branco/nulo = 10% (ZERO)

NS/NR = 17% (-1)
.
.
!!! DILMA VANA NO 1º TURNO !!!
.
.

Mário SF Alves

Engana-se quem pensa que a pressão contra o Brasil vem só da mídia comercial e de neocolonialistas adeptos do tal BC independente e do deus mercado. A pressão sobre o Brasil, como sempre, vem de fora, também. Vem dos mesmos que nos ferraram em 64. Dessa vez no rol das mazelas incluem-se apelos contra o imprescindível desenvolvimento de nossa infraestrutura produtiva, especialmente das hidrelétricas e das indústrias do petróleo.

Dúvidas? Eis parte do discurso do presidente dos EUA, Obama, proferido durante a Cúpula do Clima das Nações Unidas (ONU), realizada nesta terça-feira (23) em Nova York, e parcialmente divulgado pelo PiG no JN:

“Eu encontrei o vice-primeiro-ministro chinês, Zhang Gaoli, e reiterei que temos uma responsabilidade de guias. Esse é o papel dos grandes países”, declarou. No entanto, o mandatário destacou também a importância de uma união entre nações ricas e em desenvolvimento para combater as mudanças climáticas.”

“Teremos sucesso apenas se nos unirmos nesse esforço. Os EUA fizeram investimentos ambiciosos em energia limpa e na redução das emissões de dióxido de carbono, mas peço aos outros países para se unirem a nós. Não no ano que vem, mas agora”, acrescentou.

Obama ainda disse que o problema do clima é “a ameaça do século” e pediu um acordo global “ambicioso, inclusivo e flexível”. “O nosso clima está mudando muito mais rápido do que os esforços para enfrentá-lo”, completou o presidente.

Palavra/discurso-chave: energia limpa. Limpíssima. Por isso aquela mentira toda das armas de destruição em massa que “justificaram” aos olhos do mundo a invasão do Iraque.

    L@!r M@r+e5

    Fácil o Obama falar depois que rasgaram o protocolo de Kyoto.
    Toda convenção sobre clima eles entram pra que não tenha acordo nenhum, pois se não tem regras, eles não têm o que descumprir.
    Isso é cinismo. Mas aí é o papel dele. O duro é ver #MarinaCensura apoiando que a Amazônia tinha que ser entregue “ao resto do planeta” porque, tal qual como os maus pais perdem seus filhos ao maltrata-los, devemos perder a Amazônia.

    Mário SF Alves

    E o que dizer da conduta do Bush pai quando esteve aqui na ECO-92 e na maior cara dura recusou-se a assinar o acordo sobre a biodiversidade?

    Mas, claro, a Amazônia dele lá só tem Pinus.

Elias

pescando, pescando

pesquisas alavancando

candidatos malandros

Pedro Henrique

Pesquisa por pesquisa a do Vox Populi publicada agora pela Rede Record dá quase 2X1 votos para Dilma sobre a candidata Marina: 40% Dilma e 22% para Marina uma diferença de 18%.
Chegou a hora da Datafalha e do Globope ajustarem progressivamente suas “pesquisas” fjutas.

    Luís Carlos

    Onda vermelha toma conta das ruas e das redes. Dilma chega a 40 pontos segundo Vox e Marina afunda para 22. Pode ser no primeiro turno vitória de Dilma.

    Elias

    Pergunta que não quer calar: Por que a Rede Record não publicou a pesquisa Vox Populi ontem, como era esperado? Ontem Ibovespa chegou a tremer porque já conhecia o declínio de Marina. Depois dessa, Globo e Record, tudo a ver.

    Se bem que é ilusão acreditar em qualquer emissora de TV. A começar pela Cultura (nas mãos do PSDB há 20 anos), SBT, Globo, Record, Rede TV, Gazeta e Band, todos farinha da mesma padaria, cujos pães são de péssima qualidade.

Fabio Silva

Não vi uma só linha sobre a pesquisa CNT-MDA nos próceres da imprensa golpista.

Sidnei

Pois é.
Mudar, todo mundo quer mudar.
Eu, que adoraria ver a reestatização de todas as estatais privatizadas, a meu modo gostaria de mudanças.
Do mesmo modo, o sujeito que quer que se privatizem BB, Caixa e Petrobras também quer, à sua maneira, mudanças.
Portanto, essa história do clima mudancista de que tanto falam nunca me comoveu.
Em 2002, quando se queria mudanças, as pessoas sabiam muito bem que mudanças queriam: fim do desemprego e da “nhaca” econômica que o país vivia.
Em 2014, não há tal liame.
Portanto, querer mudanças pode significar, inclusive, votar no governo, já que é Dilma é a que realmente se prepara e que, aparentemente, teria cacife pra apresentar alguma mudança de relevo, como, por exemplo, na prática política, propondo e tentando emplacar reformas profundas.
Vamos ver!

luiz mattos

E a pesquiZa Vox Populi que a Record engavetou?

    Conceição Lemes

    Luiz, a Record divulgou hj. Já postamos. abs

Fabio Passos

O globope está tentando manter a esperança da oposição. Dilma seguramente tem liderança muito mais folgada.

marina está despencando… e não há PiG que a segure.

Adilson

Azenha,
Com a devida licença quero utilizar este espaço para divulgar o que se segue: Querem calar o Juiz da Lei da Ficha Limpa: http://www.edsonsombra.com.br/post/marlon-reis-camara-processa-juiz-da-ficha-limpa20140922.

Deixe seu comentário

Leia também