Guilherme Boulos: Ou governo Dilma reverte ajuste, ou golpismo terá apoio popular no Brasil

Tempo de leitura: < 1 min

Depoimentos no evento do PSOL gravados por Artur Scavone, sugeridos por Antônio David; depoimento de João Pedro Stedile em evento no Rio Grande do Sul, com a presença da presidente Dilma.

Leia também:

Aguardando registro no TSE, Partido Novo, liberal, quer tirar sindicatos e partidos da rua


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jayme V. Soares

Dilma adotou, em todos os princípio, o modelo neoliberal: um modelo que favorece as grandes empresa, os mais ricos e vem abraçando medidas que favorecem as multinacionais e o imperialismo americano; por isto ela não vem sendo admoestada por estas forças anti-nacionais.
Os aposentados neste governo do PT vem sendo massacrados, com reposições salariais sempre muito inferiores à inflação, fazendo com que, a cada ano, esta classe mergulhe na miséria e no desespero; para Dilma e a sua base aliada aqueles aposentados da Previdência que ganham acima do salário mínimo não têm direitonem â minima condição de sobrevência, e é esta uma das fortes razões porque o governo Dilma já perdeu a credibilidade junto ao povo brasileiro.

Mauro Bento

Seguindo o “roteiro venezuelano”, é importante considerar como

real a possibilidade de “atentados nazistas” contra “nazistas”,

para culpar os democratas, em geral, comunistas de preferência.

Tipo “Rio-Centro 2 – sem Doces, apenas Bárbaros”.

Avise, aos seus “nazistas de estimação” que não devem levar nas manifestações

seus “nazistinhas mirins”. Para evitar que aleguem não ter sido alertados.

E a cadelinha do Sr. Bertoldo pariu,

todo mundo sabe , todo mundo viu !!

Gabriel

Enquanto vocês ficam discutindo aí se o PT é esquerda ou direita, uma boa parte dos brasileiros (muitos deles “zumbis” do PiG, que babam de raiva ao ouvir falar do PT) estão empolgadíssimos com a possibilidade de criarem o caos no país e arrancarem o partido do poder. Tinham que todos se unirem IMEDIATAMENTE para a defesa da democracia e do governo democraticamente eleito.

Que se cobrem mudanças à esquerda, é justo, mas esse não é exatamente o momento para isolar o governo, pressionando-o da esquerda à direita. E sabem por quê? Porque a direita está mais forte no momento e essa pressão somente irá favorecê-los, pois com o fim do governo (via golpe ou desgaste), predominará o grupo mais forte e mais articulado.

Se o governo Dilma cair, será uma tragédia de inimagináveis proporções. A direita brasileira irá crescer e se organizar cada vez mais, e os fascistas que hoje são piada pronta também terão o seu lugar ao sol. Existe uma força muito grande à direita que atualmente é desorganizada, e ela está crescendo o seu moral e o seu poder de articulação, enquanto a esquerda hesita e quer discutir política como se estivéssemos em tempos comuns, civilizados e de paz. Não é o caso.

A esquerda brasileira cometerá um erro histórico muito grande se não se unir IMEDIATAMENTE em torno de uma pauta minimamente comum (e minimamente realizável) e partir logo para uma defesa uníssona do governo democraticamente constituído. Mesmo que isso signifique ceder à direita em alguns pontos, como o PT tem cedido nos últimos anos. O que se deve ter em vista é o essencial e não podemos ser puristas ou preciosistas neste momento.

As manifestações de rua vão crescer cada vez mais, com a esquerda paralisada, olhando tudo acontecer imóvel, discutindo o sexo dos anjos. Os livros de história registrarão essa hesitação como um erro, de consequências incalculáveis. O momento agora é de defesa estratégica do governo, manutenção dele até 2018 em condições mínimas, com o tempo sendo utilizado para uma rearticulação imediata da esquerda para contrapor as forças à direita. Entrar na queda de braço agora, desgastando mais o governo, é entrar pra perder.

    Mário SF Alves

    Pois é, Gabriel, não sou estrategista político e não tenho a pretensão de ser, no entanto, e por tudo que tenho observado desde a campanha de 2010, na qual o episódio da bolinha de papel foi só uma amostra grátis do vinha pela frente, concordo com você, e entendo como fundamental este seu alerta.

    E, infelizmente, e absurdamente, os partidários da direita mais mesquinha, covarde e entreguista do Planeta já chegaram às vias de fato em termos de retórica [e ação] antipetista e anti-inclusão social. Resulta daí esse pandemônio de argumentos vis, de calúnia e difamação e de manifestação pública de intenção golpista.

    Hoje, em termos de oposição ao PT e ao Governo Federal, é a cegueira política decorrente dessa retórica chinfrim, rábica e atrasada que dá o Norte.

Julio Silveira

Tenho observado, prestado atenção aos discursos, exaltados. Muitas vezes me sinto solidário, mas quando paro, para enchergar a realidade, e vejo aonde o PT chegou para manter-se no poder. Quando reflito, por exemplo, que o atual articulador politico do governo hoje é o Eliseu Padilha, francamente, “cai meus butia”. Quanta decadência. Principalmente por ter sido um partido que inspirou uma geração, sonhadora de mudança pós ditadura, com discursos de ética. Para mim, o que entristece não é ver a direitona corrupta apontarem seus dedos hipocritas para o partido, o que entristece é eu ter que reconhecer que eles realmente lutam é para não ter a concorrência que tem em prerrogativas que eram exclusivamente deles.

    Mário SF Alves

    Então, prezado Julio Silveira, vamos ver até onde se justifica essa tal queda de “seus butia”:

    1) Realizações dos governos Lula e Dilma:
    1.1) Realizações Sociais: sucesso na facilitação de aquisição de moradia digna para grande parte da imensa população deste País; sucesso na garantia de renda mínima para quem sempre esteve alijado da cidadania neste País; incomum e significativo aumento da renda para a classe média e respectiva inclusão no mercado consumidor; sucesso no Programa Mais Médicos e firme defesa e melhoria do SUS – Sistema Único de Saúde; sucesso na criação de Escolas Técnicas e Universidades Públicas; sucesso na abertura de vagas para acesso ao serviço público através de concursos públicos federais; baixíssimo nível de desemprego, num contexto crise econômica mundial e concomitante redução das desigualdades sociais; sucesso na garantia de universalização da educação pública de qualidade, mediante Lei sobre a destinação dos royalties do Pré-sal.
    1.2) Economia e Infraestrutura: reestruração tecnológica da Petrobras (que estava literalmente em condição pré-falimentar/processo de privatização); resgate e defesa do Banco do Brasil e da Caixa Econômica que, igualmente, estavam em condição precária/processo de privatização; incentivo à indústria naval através da construção de estaleiros nacionais; transposição de águas do Rio São Francisco; construção de hidrelétricas e respectivas linhas de transmissão; duplicação e melhoria de rodovias federais; estímulo à importantíssima indústria da construção civil; sucesso no apoio ao pequeno agricultor familiar, através do PRONAF, que ampliou em mais de cinco vezes seu volume de financiamento; sucesso no apoio à agricultura de exportação e demais commodities, especialmente as minerais.
    1.3) Política Externa: sucesso na busca de consolidação da soberania nacional; interferência na ordem econômica e na geopolítica pela participação no banco BRICS; integração econômica e política com os países do Cone Sul da América Latina, e fortalecimento dos laços comerciais com a UE, África, Rússia e China.
    _________________________________
    Tem mais, lógico. Mas a comunicação do governo federal é ruim mesmo. Tudo isso deveria estar disponível e alcance de todos, sobretudo para os Blogs Progressistas, inclusive para orientar aqueles que ingênua e cegamente criticam o PT. E esse vazio comunicacional é inacreditável. Não encontrei uma cartilhinha por mais besta que fosse sobre as realizações dos governos Lula e Dilma. Vai comunicar mal assim lá raio que o parta!
    Bom, seja como for, reconheço que é pouco ainda. Pela imensidão, pelas riquezas e pelo potencial deste País, de fato, ainda é muito pouco. Porém, fazer mais do que isso significa romper com o eterno e maldito ciclo de subdesenvolvimentismo capitalista, tarefa heroica, que por sua vez, e em nossas condições tupiniquins, implica na participação constitucional direta do povo, preferencialmente quando este povo puder se considerar politicamente educado. Já começamos, mas falta muito.
    Quem se habilita a somar forças? O PSDB? As comunidades religiosas? A TV Globo? A elite econômica transnacional? Quem? Onde? Quando? Como?
    Como o tempo não para e como nada do que é humano nos é estranho, então, quem sabe, quando a Ásia der um ultimato na pretensão de hegemonia global dos EE.UU., quem sabe?

    Mário SF Alves

    Ah, e quanto a esses discursos exaltados, sim, você tem razão. É relação entre causa e efeito. E pode ter certeza: o que parte do poder econômico/midiático, o poder de fato, tem feito para esticar essa corda e acirrar os ânimos não está em nenhum manual de boas práticas jornalísticas ou de boa conduta. A coisa já é publicamente criminosa. O que você relata agora é nada mais que simples e indesejável resultado da reação. E não tarda muito veremos vizinho contra vizinho e pai contra filho.
    Enquanto isso… os velhacos insufladores do ódio contra o Governo Federal e contra o PT deitam-se em berços esplêndidos. A maioria é constituída por bilionários para os quais pouco se dá se a porca vier a torcer o rabo. E se a contra-hegemonia vencer e conseguirmos a proeza histórica de superar este maldito subdesenvolvimentismo, não tardará muito e virão à público dizer apenas fizeram o que fazem por pura concepção estratégica e que sem ela [e eles] tal fenômeno jamais ocorreria. Mas, e em caso contrário… bom, caso contrário, se perdermos, fica o dito pelo não dito, e como sempre saem ganhando de algum jeito.

    Ou seja: o que entusiasticamente incentivaram e que inescrupulosamente ampliaram nas ruas no último dia 15/03 foi o estopim da reação que estamos vendo e apenas uma pequena mostra do que está por vir!

    A propósito, observe o que disse o Matheus, dia 23/03/2015, às 17h13′:

    “A tristeza do Brasil é ter uma oposição igual à Venezuelana, sem ter um governo igual ao de Chavez e Maduro.”

    E o que ele disse é fato. Assim como também é fato que o Brasil não é a Venezuela. Portanto uma realidade nem de longe poderia ser comparada a outra.

    Ou será que a direita daqui é ainda mais danosa que a direita-petróleo-dependente da Venezuela?

    Julio Silveira

    Meu caro Mario, saudações. Meu caro, eu, não melhor que ninguem, reconheço os avanços sociais alcançados pelos governos do PT. Também reconheço, meu prezado, que este governo em comparação ao da trupe tucana, uma sucia disfarçada de dandis, se destaca positivamente, e sob qualquer cenário. E entendo que esse excesso cobrança, Partindo de quem parte, é tão somente por que este partido, o PT, em termos de avanços sociais, tem alcançado reconhecido sucesso, até internacional, e isso dificulta a retomada de algumas prerrogativas da elite deste país, e de seus agentes enrustidos na pele do povo que detestam. Fora, são e serão anti nacionais e impatrioticos (apesar deles dizerem o contrário). Sei que preferem este grande país copiando os métodos paraguaios, ou quiça hondurenho, apesar de propagarem se espelhar nos States, país referencia incontestavel de 10 entre 10 oposicionistas tucanos e assemelhados. Principalmente quando se trata de entregar nosso povo, nosso patrimonio e nossos tesouros. Mostram mesmo que defendem suas prerrogativas de elite, exploradora e debochada, contra nosso povo, para serem perdulários em Miame. Onde valem pelas divisas que entregam mas isso só já os contentam em seus egos ordinários. Já que em se tratando de cidadania serão sempre vistos, tratados e lembrados como chicanos, latinos, ou coisa que valha, adjetivos pejorativos e desclassificatórios, que é como se referem a seres com origem neste nosso imenso e tão mal amado país. Mas isso, no meu juizo, meu caro, essas vantagens sociais, não bastam. Por que elas não são uma revolução cultural, não estão culturalmente consolidadas, por isso não merece que eu lhe teça loas, já basta a defesa “pragmática” que faço, argumento que aprendi com petistas liberais que até aqui aparecem, mas me sinto traido, ao depositar meu cada vez mais critico, voto. E sabe por que cada vez mais critico? Por que tenho vislumbrado, no transcorrer dos anos, um aburguesamento dos elementos desse partido, antes tão fincado em bases populares. Hoje, sem cerimonias já prescinde dela, para se associar, cada vez mais, com a parte mais podre da burguesia nacional e sem pudores (cujos criticos passaram até mesmo a receberem adjetivos como radicais, etc…) até mesmo com as oligarquias nacionais, evidentemente as mais canalhas, e portanto mais perigosas. Buscam as hostes populares na forma de cobrança, chantageando-as nos momentos de crise, por que tem como objetivo apenas se valer do poder emprestado para manter seus interesses, e isso meu caro não ensina nada a cidadania, nada de bom culturalmente se muda, apenas reforça nos cidadãos o exemplo, o mal exemplo de que vale qualquer coisa , inclusive atos escusos, para se alcançar objetivos economicos e poder. Meu caro, eu sou das antigas, para mim vale muito o dito diga-me com quem andas que te direi quem és. Apesar de, hoje, eu continuar apostando neste partido, o faço excusivamente por não ver nenhum outro melhor, nem mais honesto que este. Para mim o Brasil está a muito tempo sendo conduzido de forma promiscua, e descontrolada, no executivo, no legislativo (esse então a muito tem a marca da desonestidade, lembra dos anões do orçamento?) mas privipalmente o, para mim, hoje, pior fos poderes, o judiciário. Esse poder que virou a instancia da impunidade, do justiçamente com escudo legal. E nada disso atribuo a este governo exclusivamente, tem sido coisa sistematica, parecendo até intencional para solidificar em nosso povo, esclarecido, a desesperança, mas também a falta de comprometimento com seus concidadãos, e principalmente com a patria. Para mim, meu caro é perceptivel, tão palpavel a falta de noção do povo, sobre tanta coisa, mas principalmente sobre o que vem a ser um patriota, que não posso acreditar ser isso expontaneo, é intencional e o PT, governo, tem responsabilidade nisso. Sds.

Bolos para Tolos

Se a esquerda não aprender a identificar 171s vai pro saco mesmo. Não aprenderam nada das “jornadas de junho” ? não tô falando do governo não estou falando dos mais histéricos ativistas que foram nessa onda e ajudaram a eleger o congresso mais conservador possível, se for na onda desse boulos, que era bem mansinho com o Kassab e virou uma celebridade quando o PT assumiu a prefeitura e ao contrário do MST não levou seu “exército” dia 13 a coisa fica difícil. Ele é o Anti PT que prega paras esquerdas. É o domínio de espectro total do discurso para sabotar a única esquerda que chegou ao poder. e esse Singer é outro cara estranho que eu não sei onde o PT arruma.

    Mário SF Alves

    Bolos para todos ou todas as barbas de molho?

abolicionista

Frente de esquerda tudo bem, mas que não tenha o PT à frente, que o partido já deu o que tinha que dar. Agora é a hora de deixar o povo das as cartas.

    Mário SF Alves

    Prezado Abolicionista,
    Às vezes sou constrangido a discordar de você. Ora, não é você que estudou o maior político de todos os tempos?
    Epa! Veja bem. Não estou me referindo ao Lula, não. O maior político de todos os tempos ao qual me refiro é aquele que desvendou e popularizou através de seus escritos o segredo, as manhas e as artimanhas ou a ESSÊNCIA oculta de toda a atual barbárie imperialista e de todo o apartheid social e racial. Sim, refiro-me a ninguém menos que o autor do O Capital. O cara estudou 5.000 anos de acumulação antissocial de excedentes e que ao fim e ao cabo acabam por explicar as origens de toda e qualquer desgraça e mazela política contemporânea.
    Isso não te parece claro?
    A seguir um dos muitos elos de ligação que possibilitam o devido esclarecimento:
    https://www.youtube.com/watch?v=id5SGT-5uL4&index=2&list=PLDPUOtK4XqtmLl9qU6gbc4LedwIoRSBZZ

Nelson

Tem que acabar com essa história de o Estado ser provedor de todas as necessidades das pessoas de baixa renda e fazê-las ascender na vida pelos seus méritos, e não criando um exercito de necessitados sendo mantido pelos que pagam impostos e não recebem absolutamente nada em troca. Este senhor que incentiva invasões a área particulares, na tentativa de pressionar os governos a fornecer moradia às pessoas não tem autoridade nenhuma para falar em golpismo, uma vez que golpe maior é o que ele e o governo que ele defende estão fazendo.

    Leo V

    Em que mundo vc vive para dizer que o Estado é provedor de todas as necessidades de pessoas de baixa renda?

    Quem dera, quem dera!!!

    DE fato, eu também não quero que o Estado seja provedor, afinal, eu não quero que existam pessoas de baixa renda.

    Portanto, que viva a revolução social que irá abolir as classes! Igualdade, liberdade, fraternidade!

    assalariado.

    Nelson, não seja hipócrita! Quem cria o exercito de necessitados é o modo de produção capitalista. Conhecido, também, como exercito industrial de reserva e/ ou, no dito popular, os desempregados.

    Saudações Socialistas.

    Julio Silveira

    Meu caro primeiro se informe sobre o significado da palavra Estado, sobre o por que da necessidade de sua existência. Depois situe as suas conclusões comparando-as com este nosso país,. Tenho certeza que irás constatar, após analisar as contribuições ao bolo tributário, que a parte economicamente mais pobre é a que mais contribui para o país, sendo também a que menos contra partida recebe por aqui. Tenho plena convicção de que neste nosso país, o Estado faz muito mais pelos menos necessitados, e não o contrário. Até por que os cofres públicos sempre estiveram nas mãos, e a serviço, das classes mais favorecidas. Reflita, se tiverem um pouco de boa vontade, inclusive analise nosso histórico de dominação pelas Oligarquias.
    Fosse como você diz teríamos uma sociedade com a Sueca, coisa que estamos longe de nos aproximar.
    Repetir mantras ardilosamente impingidos por mentes malignas, sem pestanejar, é aceitar entrar no universo da desinformação, dando mostras de completa falta de noção e senso critico. Sds.

Fabio

Não precisa de golpe, pois a Dilma e o PT já entregaram o Brasil a direita suja e ao Pig.

Romanelli

olha aqui, o que é pior, a direita ou esta esquerda ? ..difícil ..enquanto um não se preocupa em dar respostas, o outro NUNCA as teve ..e a viada passa
.
Sinceramente, mais de DOZE anos de governo “pogrecista” e ainda “precisamos” ver figurinhas como Boulos e Stédille defendendo e insuflando o ROUBO, a gatunagem, a MALANDRAGEM, a invasão e degradação dos ambientais rurais e urbanos do país, a desordem e o desrespeito não só ao que é privado, como ao que é público também ?!..
.
gente, como estes srs, que insuflam os desamparados a irem morar no morro, em favelas, guetos e palafitas fétidas, em beira de estrada, como pode eles pensarem que são a solução ?..
.
oras oras, claro, esta claro que esta turma é boa de discurso, de diversionismo, de se criar a cizania ..mas de colocar mãos à obra, de saldar os passivos e se antecipar a futuros problemas ? ..não, não me engana não
.
Vão pra CUBA, gritam uns, vão pros EUA recrutam os outros ..fora rede globo berra fala mais outro, fora Dilma escutamos ao longe
.
é tudo FARINHA !!!!
.
e convenhamos, não fosse a INDUSTRIA da miséria (que chegou a FABRICAR uma invasão no meu bairro, inicialmente com barracas SEM POVO e hoje dada a BANDIDOS e traficantes), não fosse ela e as igrejas, e esta esquerda RASTAQUERA, ultrapassada, perderia sua amalgama, a matéria prima que suporta suas MAMATAS ou que justifica suas espiações.

    abolicionista

    É tudo igual, só que uns tem dinheiro, armas, poder e os outros não têm nada.

    Ou seja, são iguais. Só que não…

    Almir

    Deixa de lero, e diga logo quanto estás pagando por um carro-pipa aí em SP, onde chove todo dia.

Isidoro Guedes

É bom conferir todos esses depoimentos e ficar atentos as advertências que são feitas com relação ao golpe fascista (que quer se apresentar como institucional e legítimo) que já está em marcha, e que tem uma ponta midiática (com a Globo na cabeça) e outra judicial… ambas visando atingir o PT, os partidos de esquerda e governos populares (que eles querem derrubar de todo jeito, por promoverem políticas públicas em favor da maioria). Se o governo não rever sua política econômica, se não dialogar com os movimentos sociais, se não reagir as ações golpistas que buscam criar um clamor para forçar o Parlamento a entrar no golpe, esse golpe prosperará mesmo… Mas se o governo deixar o córner e deixar de lado essa política de conciliação de classes que já se esgotou, o golpismo cresce e Dilma cai, ou no mínimo termina o governo em frangalhos… É bom se fazer algo, antes que seja tarde…

jacó

LULA é O DEUS da politica BRASILEIRA,vai Guar a população até os altosda DEMOCRACIA PLENA, onde LULA ordena aí estaremos todos nóis BRASILEIROS. Até VITÓRIA FINAL.

FrancoAtirador

.
.
O ACHISMO DO DATAFRIAS
.
85% “acha” que Dilma sabia.
.
Esse é o Mote do Golpe.
.
.

italo

O PSOL tem que pedir apoio popular para tomar a Presidência da Câmara e do Senado, uma vez que é o único que não foi citado na lava jato.

paulo c

O PSOL me decepcionou ao ficar – e a continuar – em cima do muro em relação ao ataque contra a democracia realizado pela direita. A direita se organiza e a esquerda permanece parada e fracionada.

    Dinha

    Sinto-me como você. Aí, depois que o golpe vier eles dirão que foi uma surpresa.

    Leo V

    Acho que primeiro tem que se decpecionar com um governo que se elege como de esquerda e persegue politicamente militantes e movimentos de esquerda e diz que é democrático pedido de golpe militar, perseguir pessoas com camisas vermelhas nas ruas etc. Lei de Segurança Nacional e associação criminosa o Ministro da Justiça só usa pra esquerda.

    Se tem alguém gestando o tal “golpe” não é o PSOL, é o próprio governo.

Sérgio Rodrigues

Gente, leiam os artigos do ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli. Não há rombo na empresa. Isso é versão do PIG e da oposição de direita.

O esquema existente era fora da governança da Petrobras. Não houve superfaturamento nos contratos. Os recursos recebidos vinham da bonificação das empresas. O dinheiro era das empresas que recebiam pelos serviços executados em medições mensais.

Como se sabe, de qualquer BDI adequado, a bonificação máxima é de 12%. Era desses 12% que uma parte favorecia os malfeitores Paulo Roberto e Barusco e seus apaniguados!…Caso de polícia mesmo. O resto é representação ideológica da oposição de direita e do PIG contra o PT.

Cláudio

Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando:
Mais um outro poema (acróstico) para a defenestradora de tucanus:

Duas vezes contra o espectro atro
Inscreveu já seu nome na história
Lutando contra mídia venal & Cia e seu teatro
Mulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! !

**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Bra*♥S♥*il, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

************* Lei de Mídias Já!!!! **** “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” **** Joseph Pulitzer. **** … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” **** Malcolm X. Ley de Medios Já ! ! ! !

************* “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”. Noam Chomsky.

************* “A população geral não sabe o que está acontecendo, e nem sequer sabem que não sabem”. Noam Chomsky.

Deixe seu comentário

Leia também