Gilson Caroni Filho: O purismo e o verdadeiro Maluf

Tempo de leitura: 2 min

O purismo e o verdadeiro Maluf

por Gilson Caroni Filho

Ao firmar acordo com o deputado federal  Paulo  Maluf (PP), se deixando fotografar com seu adversário histórico, o ex-presidente Lula produziu a perplexidade que dominou, no primeiro momento, setores do próprio campo progressista. O debate que se seguiu foi — e é da maior seriedade — e da maior gravidade.

O purismo tem que despertar da frívola ciranda para  a dura realidade do mundo adulto, do universo das relações reais entre pessoas e partidos. O erro maior de quase todos os revolucionários brasileiros, do século XIX em diante, foi não apenas ter frequentemente  cometido equívocos nas análises das condições objetivas, mas também no exame da condição subjetiva fundamental, que é o alheamento político a que um modelo de exploração desigual submeteu nosso povo. A exclusão de processos decisórios torna-o cético diante do que não sabe, enquanto a classe dominante dá o exemplo com sua atitude invariavelmente cínica.

Analistas políticos que não percebem bem o que acontece por  um misto de má-fé e preguiça mental — resultante da partidarização da imprensa e da  academia — pontificaram sobre a logística comandada por Lula. E, triste, foram endossados por setores que se apresentam como a “esquerda autêntica”. O papel de um operador político do quilate do ex-presidente é semelhante ao do regente de uma orquestra. Não faz a música, mas dá o compasso, define a harmonia do conjunto e tira de cada instrumento o som mais adequado.

Não pode ser confundido com alguém ocupado em arranjos paroquiais para colocar seu candidato em uma posição mais confortável. Não deve ser tratado como bufão que faz parte do espetáculo, mas não é bem-visto na peça.  Não lhe faz justiça a roupagem de um Moisés a quem cabia levar seu povo à terra prometida, mas terminou por preferir ser adorador de um bezerro de ouro.

Não houve vacilações ou atitudes opacas, mas perfeito tino da logística requerida pela dinâmica política. A estratégia era clara demais para comportar tergiversações: aliança com ex-prefeita Erundina e o PSB, à esquerda, para garantir o apoio dos socialistas e neutralizar os descontentamentos do grupo ligado à senadora Marta Suplicy. Aliança com Maluf, à direita, para neutralizar parte do PSD de Kassab. Um tabuleiro sobre o qual havia que se debruçar meticulosamente, sem pruridos de uma ética de algibeira.

Esses apoios levariam o candidato do PT ao segundo turno até por que o partido tem históricos 30% dos votos na capital e, à exemplo de Dilma, a rejeição do Fernando Haddad é muito pequena em São Paulo. Para isso seria necessária a manutenção das candidaturas de Russomano e de Netinho, até então provável candidato do PC do B no primeiro turno.  No segundo turno, ainda teríamos agregado o apoio de Chalita, do PMDB.

Apenas assim se conseguiria derrotar a máquina eleitoral do estado e do município de São Paulo pró-Serra, que tem cerca de 30% de rejeição dos eleitores na capital.

Pelo visto , faltou combinar com uma geração que gosta do suicídio político para expiar culpas sociais. Faltou dizer que o Maluf atual, aquele que merece combate, aquele que é conhecido pelas falcatruas e pelos métodos fascistas de lidar com adversários e movimentos sociais, atende por outro nome: José Serra. Será preciso desenhar?

Leia também:

Mirmila Musse: A política do bem e do mal

Jair de Souza: É válido aliar-se ao malufismo?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

JT: Kassab quer cassar sopão para ‘atrair’ sem-teto « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Gilson Caroni Filho: O purismo e o verdadeiro Maluf […]

abolicionista

Para os paladinos da moral:

O PSOL tenta aliar-se o PSDB e se alia ao PTC

O partido reforça política alianças com os partidos burgueses

O candidato apoiado por Heloísa em Maceió acertou uma coligação que tinha como vice o senador Teotônio Vilela, do PSDB. Na véspera do registro da chapa, Teotônio Vilela recuou, e o PMDB (que também estava na chapa) retirou seu apoio, decidindo lançar um outro nome, agora do PMDB, à Prefeitura. Sobre isto, o PPS de Maceió publicou em seu site: “Como era de se esperar, depois da renúncia do senador, o caminho natural do PSDB e do PMDB, seria a manutenção da coligação a ser formada com o PPS.” Mas, como isso não se deu, o PPS lamentou a retirada do apoio destes partidos, criticando sua “falta de ética”. Vejam só, o candidato apoiado por Heloísa Helena em Maceió tentou, de todas as maneiras possíveis, acertar uma coligação com o PSDB e PMDB, que só não se concretizou porque estes partidos recuaram na última hora.

Uma das fitas mais divulgadas por Régis Cavalcante em seus carros de som, é a de Heloísa Helena apoiando sua candidatura.

Como o PPS é um partido burguês, não nos surpreende esta quase aliança com o PSDB e o PMDB. O que nos estranha é Heloísa apoiar este partido.

Outro escândalo de grandes dimensões, este em Goiânia, é a coligação do P-SOL com o PTC (Partido Trabalhista Cristão). A principal figura pública do P-SOL, o vereador Elias Vaz, segue filiado ao PV para poder concorrer à reeleição, já que o P-SOL não tem legenda. Elias está coligado com o PTC, tendo Rannieri Lopes como candidato a prefeito. O PTC é o antigo PRN, de Fernando Collor (que agora está no PRTB), o maior exemplo de corrupção deste país. O ex-governador de São Paulo, Celso Pitta, também se abrigou nesse partido por um período, depois dos escândalos nos quais se envolveu.

Elias Vaz é membro do MTL, uma corrente do P-SOL, que tem Martiniano Cavalcante, também de Goiânia, na Executiva Nacional do partido. É um exemplo do vale-tudo eleitoral muito semelhante a toda a trajetória do PT.

A aliança P-SOL e PTC em Goiânia, o apoio ao PPS em Maceió e o apoio ao PCdoB no Rio são incompatíveis com um partido que se propõe a ser uma alternativa ao PT. Renovamos o chamado ao P-SOL para construirmos uma frente nacional de oposição de esquerda e socialista ao governo Lula e seus representantes nos estados e municípios.

fonte:http://www.pstu.org.br/jornal_materia.asp?id=2310&ida=0

E agora?

Regina Braga

Partilho da mesma opinião…O verbo atual é cerralhar…Não houve golpe no Paraguai só uma cerralhada…Nem Privataria… Nem existe Paulo Preto ou Delta em Sampa…Nem contratei o Aref…foi tudo só uma cerralhada.

ccbregamim

aí ó..
já desenhou!

francisco.latorre

matador.

pra quem sabe ler.. tá tudo aí.

..

Marcelo de Matos

A última: PC do B desiste de candidatura própria e vai apoiar Haddad. A vice deverá ser a Campeão. Netinho disputará a reeleição na Câmara. Seria melhor o D’Urso, aquele do golpe. É só conversar com o Roberto Jefferson e fechar o acordo, aumentando a coligação. Parece que o PTB ainda não se decidiu por Serra. Se o PT balangar o beiço dará mais uma mãozinha pro Zé Pedágio. Ainda dá tempo de evitar mais essa besteira.

cleberson

Desculpem-me, mas vou dar alguns exemplos funestos, mas…

Imaginem que a senhora Presidenta Dilma venha a falecer, o poder caíria nas maos de quem? Quem governaria o país?

Pois bem, numa possível vitória do candidato Haddad e em caso de morte do mesmo, quem governaria a cidade? Paulo Maluf ou Erundina?

Pois bem, vao-se os anéis e ficam-se os dedos.Pro Maluf seria apenas uma secretaria, mas pra cidade seria a garantia de um governo mais decente, mais dedicado aos cidadaos.
Por uma foto, ora, façam-me o favor!!!!

P.S- Nao sou petista, apenas um cidadao que visitando ficou horrorizado com a alienaçao da populaçao paulista, que nao sabe distinguir o ruim do pior.
Que lástima!

mello

Mesmo com os claros exemplos de Jânio, Collor e o mais recente, o de Lugo, alguns quadros de esquerda ( os mais radicais) e os oposicionistas dos demos, tucanos , pps e psol, em conjunto organizado insiste em explorar em favor de serra o encontro Lula ? maluf para consolidar o apoio do PP à candidatura Haddad….Essa coligação se diz legítima (psdb/dem/pps/psol) mas a outra ( pt/pcdob/psb/pp) seria espúria….Como entender ?

    Che Guevara da Fiel

    Simplesmente, as duas são espúrias.

    Denilson

    Esperemos sua aliança limpa mudar o mundo real…
    Enquanto isso voltemos a imaginação que briga com a realidade…
    Quem sabe quando SP aprender a votar e não der mais votos a pessoas como Paulo Maluf dando legitimidade a sua pessoa…

Músicos não sabiam de ‘tchu-tcha’ de Serra « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Gilson Caroni Filho: O verdadeiro Maluf é o Serra […]

Marcelo de Matos

O Zé Pedágio plagiou uma marca sueca: http://eleicoes.uol.com.br/2012/noticias/2012/06/25/internautas-apontam-plagio-em-logo-de-serra-publicitario-diz-que-foi-coincidencia.htm O cara de pau, mais uma vez, alega que foi “coincidência”.

Maria Izabel L Silva

Bravo Gilson Caroni. Adorei o “geração que gosta de suicídio político para expiar culpas sociais”. Pensei que depois de 20 anos de alianças, vitórias e avanços, a esquerda soubesse distinguir quem são os adversarios e o que esta emm jogo nesta conjuntura. Mas parece que nada mudou. É a mesma pequena burguesia moralista e dogmática de sempre. Fezendo eco das agressões da midia golpista para desdenhar as ações do Lula. Como se eles soubessem operar melhor. Se Lula fosse dar ouvidos a essa gente, nunca teria sido eleito Presidente.

    Che Guevara da Fiel

    HOHOHOHO!!!! Pequena burguesia moralista e dogmática????

    Agora ser contra aliar-se a um dos maiores corruptos da história do país é ser moralista?????

    E quem é o dogmático???? Quem recusa, por princípio, um acordo com a extrema direita ou quem diz que o Lula está SEMPRE certo?

    Ora Ora!!!!

Che Guevara da Fiel

Vi gente falando em “análise”. Análise? Esse texto não faz análise nenhuma!

Ele se baseia em dois “argumentos” banais e que estão longe de serem demonstrados:

1) a aliança é importante para levar Haddad ao segundo turno. [Ora, quem disse???? Marta venceu as eleições CONTRA o Maluf e foi ao segundo turno contra o Kassab SEM o apoio do Maluf, numa época em que Maluf tinha mais influência sobre o eleitorado do que agora.]

2) Lula é grande demais para errar. Ora, isso é idolatria, adoração do líder, não é análise.

Ou seja, em meio atoda sorte xingamentos aos que se opõem à aliança, o texto se baseia em: 1) uma tese não demonstrada e refutada pela história das últimas eleições; 2) um a priori partidário.

Não dá! Isso não é esquerda.

    Luiz Fortaleza

    Assino embaixo… temos que desconstruir mitos.

    André Dantas

    Perfeito, Che. A ginástica mental que estão fazendo para defender este papel ridículo é rizível.
    Dão ares de estadismo a uma decisão provinciana e eleitoreira, dão ares de genialidade e eruditismo a uma visão estreita da realidade, dão ares de fidelidade ao “projeto” de Brasil a um dogmatismo rasteiro.
    Além de tudo, busca sufocar o debate adjetivando os que não concordam com a aliança com Maluf – não estamos no mundo adulto, temos má-fé ou preguiça mental.
    Interessante é que se Maluf seguisse seu caminho natural ao lado de Serra e algum desavisado escrevesse “seria ótimo que Maluf viesse para o nosso lado”, fico imaginando o que estariam escrevendo os defensores do pragmatismo político. Em verdade, eu não preciso imaginar, já foi escrito. E várias vezes.

Che Guevara da Fiel

Esse texto fala em debate, mas AGRIDE constantemente quem é contra a aliança com Maluf.

A quem questiona a aliança do antigo partido do TRABALHADORES com uma das principais figuras da DITADURA em São Paulo, o texto refere-se da seguinte maneira: “preguiça mental”, “má-fé”, “infantil”, “analfabeto funcional” (“é preciso desenhar?”), “hipócrita” (“que se denominam ‘esquerda autêntica'”) e “egoísta” (“gosta de suicídio político para expiar culpas sociais”).

Essa agressividade em “debate” político coloca esse texto à beira do FASCISMO. Esse modo de escrever e debater não tem nada a ver com o que se espera de uma esquerda. Trata-se de um texto violento, que procura impor seu ponto de visa por meio da ridicularização da posição contrária.

Um sintoma disso é o fato de que o texto praticamente não tem qualquer argumento real, objetivo. O único argumento é o de que o apoio do Maluf é importante para levar o Haddad ao segundo turno. Mas o texto sequer tentar demonstrar isso. É uma mera afirmação.

O “argumento” é a suposta grandeza do Lula, do líder, como se ele planasse acima dos meros mortais e não fosse capaz de errar.

Ou seja, trata-se no fundo de um texto autoritário, portanto de direita.

Lamentável.

João Vargas

è difícil tentar explicar o inexplicável. A idolatria ao ex-presidente Lula é tão grande que chega a ofuscar as mentes pensantes deste país. O Lula erra como todos os seres humanos e erra mais quando se acha o dono da verdade. Errou quando não combinou com a Erundina o apoio do Maluf. A saída dela da chapa do Haddad causará um estrago enorme à campanha dele.

    Daniel

    “Mentes pensantes deste país”? Você é um grande piadista…

Che Guevara da Fiel

Agora quem é contra aliança com Maluf é purista!!!!! Estamos bem!!!!!

Eu discordo completamente desse texto cheio de truques e sofismas. A aliança com Maluf, além de inaceitável, era desnecessária para vencer. Se o objetivo é realmente transformar a estrutura sociopolítica da cidade, Maluf não pode fazer parte do projeto.

Esse texto acusa de ingênuo quem recusa essa aliança. A meu ver, ingênuo é pensar que o Maluf não vai cobrar pelo apoio. É claro que Maluf fez exigências e vai conbrá-las, assim como o PMDB no âmbito federal.

Engraçado o argumento de que “o purismo tem de despertar para o mundo adulto”. É assim que os liberais de botequim falam aos comunistas. “Comunismo é coisa de criança, uma hora é preciso crescer”.

    Tiago

    Prezado “Che Guevara da Fiel”, eu concordo totalmente com o que disse, como comentei anteriormente nesse post.

    Essa postura de alguns “progressistas” nesse episódio está sendo lamentável. “Moralista” se tornou a acusação da moda. Não apoiar essa aliança grotesca é “fazer o jogo da direita”, ou no caso do texto, “má-fé e preguiça mental”. Esse texto recente aqui do blog do Azenha (http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/jair-de-souza-e-valido-aliar-se-ao-malufismo.html) ataca o “pseudo-moralismo hipócrita do udenismo”.

    No meu ponto de vista, esse apetite descontrolado pelo poder é o último prego do caixão da esquerda brasileira.

    Obrigado.

    Mário SF Alves

    Confesso que ainda estou buscando o entendimento nessa coisa toda, no entanto, de fato, há certas questões que parecem mesmo cruciais e que precisam de mais atenção:

    Primeiro, quem idealizou um candidato e se empenhou tão arduamente na eleição passada, não seria igualmente capaz de alavancar efeito semelhante e contribuir na eleição de um outro “poste”?

    E, por último, será que esse movimento não contribui seriamente para a desintegração ideológica do PT? E o efeito disso sobre os já inúmeros corrompidos do PT e de outros? Seja como for, uma coisa me parece indiscutível: a Interpol deve estar atônita!

valdinei vieira

Lula não é apenas um político; mas um jogador do “xadrez eleitoral”.Pode perder alguns peões; pode até sacrificar outras peças mais importantes.O que importa é dar o xeque-mate. Tremei tucanada.

Devarte Tonini

Nunca dantes sabe o que faz,confio plenamente em sua capacidade de articulação.e concordo co vc serra é maluf a ser derrotado….

Alexandre Tambelli

Este foi outro comentário que escrevi pensando nessa polêmica envolvendo PT, Lula, Haddad, Maluf, Serra e eleição em São Paulo!

Quando o, eleitor for capaz de votar em candidatos éticos e que buscam o interesse da coletividade e agem em benefício do País, tudo bem de termos alianças puras, com bastiões da moralidade apenas.

No Brasil, sem alianças com a Direita viramos um Paraguai em muitos municípios e Estados e até no Governo Federal. Ainda se vota inconscientemente nos seus representantes, principalmente para o Legislativo. Ninguém governará só com a esquerda.

A velha mídia aliada do capitalismo e os conservadores derrubaram em três tempos, um Governo sem maioria no Congresso, como é o caso do Paraguai, onde um Presidente foi eleito sem que seu partido tivesse conseguido forças para ser maioria no Congresso, e lemos, que quando um partido da base aliada se distanciou do Lugo deu-se o golpe.

Se o PT fosse o bom moço do passado, já teríamos o PSDB e o SERRA, novamente, lá no Planalto. É o que penso. Afinal quantos Deputados e Senadores brasileiros são de esquerda, verdadeiramente?

Agora, sempre é tempo para uma regulação dos meios de comunicação, minimizadora dos efeitos adversos para o Brasil que a velha mídia representa; velha mídia que tem partido, que tem interesses outros, diversos dos interesses do povo brasileiro. E sempre é tempo para se modificar o estado das coisas, através de uma Educação de qualidade e com um ensino crítico; se formarmos cidadãos lúcidos e conscientes do voto e dos interesses distintos de candidatos da esquerda e direita, que não se deixam levar por notícias tendenciosas e seletivas, ai não há poderio econômico e nem imperialismo que possam impedir a nossa soberania e a vitória do povo, sempre!

Se o PT quiser manter-se governo e a esquerda quiser sobreviver o investimento em Educação é primordial; muito mais do que o investimento em acesso ao consumo por parte da população. Investimento em coisas não traz consciência crítica, penso eu. É voto efêmero.

Cuide a esquerda no poder de transformar a cabeça das pessoas! E não tenha medo de punir os “políticos corruptos”, de investigar a cada dia mais as corrupções deste País. Eu tenho medo de que a inexistência de uma Lei dos meios de comunicação e uma vitória no futuro da direita, possa se transformar em uma caça às bruxas, em relação aos políticos da esquerda. E com o apoio pleno da velha mídia e do capitalismo mundial. Forças, muito significativas, em prol da alienação do povo e do controle das riquezas do mundo por poucos.

E cuide a extrema-esquerda de enxergar o inimigo maior, que não é o Governo do PT em âmbito Federal, para não dar munição para a direita, que faz qualquer coisa em qualquer lugar para deter o poder político e governar segundo seus interesses, em favor de uma minoria social. A extrema-esquerda acredita que num governo SERRA iria ter o mesmo direito e tratamento ao organizar-se em sindicatos, ao realizar manifestações pelo país, ao realizar greves que tem no Governo de esquerda do PT? Alguém viu um político de extrema-esquerda dando entrevista para a velha mídia por causa de uma denúncia de corrupção envolvendo administrações ou políticos da direita?

Alexandre Tambelli

O Gilson está correto em sua análise!

O inimigo que temos é muito mais poderoso que os 1 minuto e 30 segundos que o Maluf proporcionou ao Haddad!

Esse tem uma ética que é a da construção de um mundo de escravos, onde todos nós, alienados e robotizados, nos sujeitaremos aos seus comandos! O Sistema é nosso inimigo maior! Combatê-lo é tarefa diária, não deixá-lo fortalecer no nosso País é essencial.

E quem representa o Sistema nestas eleições chama-se José Serra! Esse inimigo é amigo dos reacionários, das grandes corporações capitalistas, do sistema financeiro mundial, do imperialismo norte-americano! Combater o SERRA é um passo a mais na garantia de uma continuidade das esquerdas no poder!

Esse inimigo nenhuma ética tem. Para a pergunta mais comum dessa semana: que exemplo deixaremos para nossos filhos, após a foto de Haddad com Lula e Maluf, que criou uma cisão entre os utópicos e os realistas eu respondo da seguinte maneira:

Que país SOBRARÁ para nossos filhos nessa loucura privatizadora, anti-Estado, anti serviço público, descuidosa para com os bens públicos com o fortalecimento da tríade PSDB/DEM/PPS?

Vamos rever nossos jovens à mingua? Disputando à tapas um emprego, como acontece na Espanha? Vamos ver muitas mães zelosas novamente sem condições de colocar um prato de comida na mesa para os filhos?

Só um aparte sobre o nosso inimigo maior: 20% dos estudantes de São Paulo das escolas públicas municipais ainda estão sem uniforme e quase no final do 1 semestre, vocês acreditam?

Nosso inimigo pouco se lixa pelos pobres. Se morrerem melhor! É menos gente para atrapalhar suas ações e seu desejo de poder em mãos de uma minoria!

Infelizmente, não estamos preparados para ser politicamente corretos o tempo todo! Se assim fizermos em três tempos estaremos reclamando de uma quantidade enorme de governos dessa direita formada pelo PSDB/DEM/PPS em todas as esferas públicas: Municipal, Estadual e Federal, porque o nosso inimigo não tem ética nenhuma em nenhuma hipótese e o Estado para ele só atrapalha as suas ambições ou aos que ele se subordina para deter o poder, poder este que não significa Governar, e sim, dominar! Além, da maioria do eleitorado, sequer ter hoje, a condição de distinguir o candidato em quem não se deve votar!

O SERRA foi o único esquerdista (risos) que conseguiu morar nos EUA em plena Guerra Fria (mais risos)… Depois de estar no Chile governado por Salvador Alliende (muito mais risos…)! Só este fato inusitado já me põe medo!

Tiago

O que mais me chateou nesse episódio todo foram essas posições de alguns auto-entitulados “progressistas” que apóiam o vale-tudo na política em nome do poder. Nada poderia ser mais danoso para o nosso povo do que a perpetuação da política tal qual ela é hoje no país.

Mas, aparentemente, para alguns “progressistas”, desde que seja o “nosso lado” que está no poder, então tudo bem!

Falam de “moralistas” como se a moral e a ética fossem palavrões, como se defender o que é correto, o que é ético, ainda que não ganhe votos, fosse um terrível pecado contra o povo!

Nós, os bobos que ainda temos esperança no Brasil, mais uma vez perdemos para a “realpolitik” à brasileira. Mas quem sabe, um dia não deixaremos os que se acham espertos com cara de bobos também?

Com todo o respeito, rejeito todas as palavras acima do sr. Gilson Caroni Filho.

Os que não se importam com o que é correto e justo, que agarrem o poder que tanto desejam. Mas que não ousem dizer que fazem isso pelo povo e que não pensem que tem o apoio do povo. Pois pensam apenas em si mesmos, e têm o apoio apenas dos velhos oligarcas que um dia criticaram e agora pedem as bencãos.

“Para a política o homem é um meio; para a moral é um fim. A revolução do futuro será o triunfo da moral sobre a política.” Ernest Renan

Obrigado.

Marcelo de Matos

Maluf disse: “Erundina ficou enciumada com o Lula em minha casa”. Achei engraçadíssima a provocação, mas, o que eu realmente queria comentar é o post do Miguel do Rosário: http://www.ocafezinho.com/2012/06/22/o-maquiavelismo-de-lula/ Gostei da análise.

evando

Lula poderia ficar por aí sem se meter com o jogo político, longe das arengas com os tucanos paulistas, só olhando a paisagem e tergiversando em palestras mundo afora, gozando de sua popularidade de grande líder mundial e, obviamente, ganhando rios de dinheiro. Rico e zelando por seu nome na história, tudo na medida para o ego de “sociólogo” autodidata. Mas, não, Lula insiste em ir onde o povo está, insiste em fazer política para melhorar a vida das pessoas, lá onde a vida de 95% dos brasileiros acontece, nos grotões, nas fábricas, nas feiras, no comércio, nos bairros, nas favelas… O povo brasileiro precisa de Lula. O povo paulistano, mais ainda! E Lula decidiu ir à luta, de novo, em ferrenho embate eleitoral no ninho tucano, mesmo com saúde debilitada. Admirável esse Lula.

    Luiz Eduardo

    É exatamente o que venho dizendo em vários blogs.
    Se dependesse dos tais “puristas”, a esquerda (ou a centro-esquerda)jamais teria chegado ao poder. O Brasil até hoje estaria nas mãos da direita e da extrema-direita. Milhões de desempregados, milhões de famintos, milhões de pessoas totalmente abandonadas, sem qualquer perspectiva de sair de suas vidas miseráveis. Quem não se lembra dos “inimpregáveis” do FHC? Estaríamos totalmente nas mãos do PIG, dos demotucanalhas e do imperialismo estadunidense. É isso o que os “puros” querem para o Brasil e para o povo brasileiro, em nome de uma ética fajuta? Enquanto isso, os espertalhões da direita continuariam saqueando o nosso país, como sempre o fizeram, e o nosso país e o nosso povo na merda, sem esperança, sem perspectivas positivas.
    Bobinhos, para não dizer outra coisa, querem ensinar ao Lula, o maior político e estadista que o Brasil já teve, além de um grande humanista, como fazer política!
    Eu não tenho mais paciência para conversar com essa gente! Acabam sendo massa de manobra da direita e da extrema-direita, que, cheias de poder, dinheiro e privilégios, sempre saquearam e mandaram e desmandaram no nosso país.

Luiz Fortaleza

Entre o PURISMO DE ESQUERDA e o SUJISMO DE DIREITA, fico com o primeiro. Nem um nem outro… por uma nova forma de se fazer política e não reproduzir o paradigma velho de ser fazer política a la maquiável.

Moacir Moreira

Considerando que se tratam de dois criminosos comuns, ao aliar-se a Maluf automaticamente o PT está legitimando o direito de bandidos disputarem cargos públicos de relevância.

A melhor maneira de impedir que tucanos exerçam o poder é denunciá-los ao público consumidor e de preferência enfiá-los na cadeia para que sirvam de exemplo.

Quem compactua com bandidos também é bandido.

    Helio Pereira

    Ora Moacir,
    Erundina compactuou com Quércia,com FHC,César Maia,Jader Barbalho e Maluf no apoio a Itamar Franco e estava compactuando até ontem com Maluf no Gov do estado de SP comandado por Alckmin,seria ela BANDIDA(?) é claro que não,pois não estava cometendo nenhum crime,apenas participando junto com Maluf de um Gov que ela julga ser o melhor pra SP!
    Alias o que tem a ver coligação Politica com Banditismo(?),ora Moacir não tem nada de mais,pois coligação é feita em casos pontuais com aqueles Partidos que discordamos,mas que sem as fazer estaremos favorecendo o principal adversário,neste caso Serra!
    Moacir quando os Partidos que pensam exatamente da mesma forma se unem,isto se chama UNIDADE em nome de um mesmo objetivo,o que não é o caso pois o PT não se uniu a MALUF,mas sim se coligou ao PP que tem na figura do ex Prefeito seu Presidente,isto é pontual visando a eleição da Capital de SP.

Helio Pereira

É melhor sorrir com um Maluf que sempre foi de direita e vem apoiar um candidato de esquerda do que chorar com o Serra,que disse certa vez que era de esquerda mas que demonstra em toda sua trajetória Politica que é de DIREITA,alias ultimamente de extrema Direita.
Serra hoje se comporta pior do que dizem que Maluf se comportava no passado,pode se dizer que Serra é um Maluf PIORADO!
A diferença entre Serra e Maluf são as obras e a coragem em dizer o que pensam!
Maluf fez em 4 anos no Gov do Estado mais obras que o PSDB em 20 e com menos recursos.
Maluf sempre assumiu suas posições,nunca precisou de “Papagaio” pra dar seus recados,já Serra é COVARDE,nunca diz o que pensa e quando quer agredir seus adversários o faz através de “Bocas alheias” que lhe fazem o trabalho sujo de atacar adversários.

Diniz

Pergunte aos 30 milhões de brasileiros que saíram da miséria absoluta em apenas 8 anos de governo do PT (Lula), se valeu a pena a “real politik” ?. O que teria acontecido com eles se, em nome do purismo ético, Lula não tivesse feitos alianças a direita, não tivesse feito nenhuma concessão a ética, e por conseguinte não tivesse chegado ao poder para tentar transformar a realidade social ? Ou você acha que se consegue chegar ao poder somente com purismo ético ? Aonde está a paladina da ética Heloisa Helena ? Aonde está Marina Silva ? Mulheres admiráveis, mas que só serviram a mídia enquanto opositoras do “aético” Lula e do PT. Erundina, outra admirável, teve sua última chance de sair ela também do ostracismo e com poder de realmente transformar a vida de milhões de paulistanos pauperizados. E o que fez ela ? Como bem disse Nassif, ela foi, em nome da “ética”, de um egoismo incomensurável. É muito fácil bradar a ética como valor supremo quando a barriga está cheia e a vida assegurada, como parece ser o caso de muitos ingênuos burgueses de esquerda. Claro que o idealismo, e mesmo a utopia, são muito importantes, e a ética um valor universal a servir de norte. Mas muitos usam o idealismo como desculpa para não se engajar no mundo real, para não por a mão na massa, para não precisarem exercitar a sua necessidade real de tolerância, para esconderem a sua covardia. Querem viver em uma bolha e serem canonizados como santos, mesmo que para isto muitas pobres almas pereçam no caminho …

Luiz Eduardo

Brilhante artigo do Gilson Caroni.
Quem ainda não entendeu, depois de tantos artigos e esclarecimentos, a necessidade de alianças político-partidárias, das duas uma: ou é burrice mesmo ou é má-fé.
É perda de tempo, portanto, tentar explicar ou esclarecer mais alguma coisa para essa gente.
Enquanto os cães ladram, a caravana passa.

    Che Guevara da Fiel

    Por favor, explique a um “purista burro”, como vocês dizem, qual é a necessidade de uma aliança com Paulo Maluf??? Erundina e Marta já ganharam em SP sem essa aliança, em momentos em que o Maluf tinha mais importância eleitoral do que tem hoje. Qual é o argumento??? Pois o texto do Caroni não tem argumento verdadeiro, a não ser a ideia a priori de que o Lula não erra. Façam-me o favor!

Mario Silva Lima

Para os puristas entenderem,nem desenhando!

Andre

Deixo duas citações; “O objetivo do poder é o poder”(George Orwell, 1984); “Os fins são os meios”(Rosa Luxemburgo). Alguém poderia dizer que Rosa era uma esquerdista com uma “ética de algibeira’ que morreu assassinada sem que seu partido chegasse ao poder. Mas como acabou a República de Weimar?? e a revolução russa de cujos rumos ela foi crítica de primeira hora? Enfim, olhar para a próxima eleição ou para 2014 sem ver o longo prazo da história termina nisso, tudo muda para continuar a mesma coisa.

    abolicionista

    Acredito que é preciso estar do lado dos que agem. Quanto a prever o futuro, acho que nada podemos fazer quanto a isso…

    Che Guevara da Fiel

    Maluf está entre “os que agem”??? Só se você estiver se referindo a quem age para preservar o arcaísmo sociopolítico no Brasil.

    abolicionista

    Eu estava me referindo à Rosa Luxemburgo. E por favor esse seu moralismo não combina com o seu nick. Eu apresentei argumentos, mas você só quer ficar gritando…

    Mário SF Alves

    Abolicionista,
    Bem observado quanto à Rosa de Luxemburgo. Mas, cá pra nós – e concordo que talvez nos falte maturidade política para o entendimento do processo – mas, você há de convir, nesse ponto, a gritaria do Che faz sentido, não? Cara, tudo bem que o PIG local taí, firme como nunca em sua artimanha golpista; que o Paraguai caiu; que a extrema-direita tá todinha ela encarnada no Serra e que ele é o Maluf dos dias que seguem. Tudo bem que isto já não se discuta mais. O problema, no entanto, é a dúvida quanto à integridade ideológica do PT. Sabemos que o exercício do poder corrompe e que no Brasil este exercício corrompe muito mais. A se continuar assim, o que vai sobrar do partido? Ou, sendo ainda mais preciso, o que tem sido o PT na CPMI que investiga a conexão máfio-mídio-demo-cachoeira?

Waldir Khalil

Lula, Serra, Maluf e cia.ltda., tudo farinha do mesmo saco.

    Mário SF Alves

    Depois dessa e diante da relevância política da observação, o difícil mesmo será saber o que o autor da frase acima conhece mais, se é de farinha ou é de saco.

Paulo Ribeiro

Serra é o inimigo a ser vencido e contra ele há que se valer de todas as armas. Em vez de bolinha de papel, nesta eleição não podemos desprezar nem mesmo a possibilidade de um balinha de metal. Vejam o exemplo do país vizinho. Vocês querem o mesmo para o Brasil?

    Andre

    Aqui as oligarquias não precisam dar golpe porque nunca sairam do poder. Talvez você seja muito novo e não saibe quem são Collor, Sarney e Maluf que fazem parte da base de apoio do governo Dilma.

    Mário SF Alves

    Não, não precisam, não. E o que foi aquilo que aconteceu durante os dois mandatos do ex-Presidente Lula? E, afinal, pensando assim, daqui a pouco se vai dizer que o PIG não é PIG e que 1964 nem sequer existiu.

maria olimpia

Ótimo texto.
Concordo integralmente.

Bruno

É claro: os malufistas votarão no Haddad. Isso não é realpolitik, é idiotice.

laura

Já disse por aí e repito: Maluf é um politico em OCASO. O que foi “trocado”? A sub da sub da secretaria do ministério.Há ainda que não confundir tática com estratégia, simbolo com fatos.A aliança com o PP é uma questão tática para obter tempo de TV e TIRAR tempo de TV de Serra. As eleições são definidas pelo tamanho do latifundio criado na TV. É pobre? É, pelo enos por enquanto é assim. E qual a estratégia de Lula? TRATA-SE DE GARANTIR AS ELEIÇÕES PARA A PRESIDENCIA EM 2014. TUDO JÁ COMEÇA AQUI, E, ainda, morder na jugular do PSDB, São Paulo. O PP decide alguma coisa? Sim, deu-se um anel para ganhar a mão. Sem a mão logo mais não tem nem anel para trocar, não tem mais nada . E, deu para ver: como a centro-esquerda no mundo cutucou no poder central( Hollande) e os BRICs começam a ter mais peso na política internacional, além do caso China- vide relações bi-laterais e intra BRICs com suas próprias moedas e mais, com “FMI” próprio. Bom, aí trataram de fazer a experiencia no paraguai, para alastra-la depois. Judicializa-se os fatos( Judiciário é vitalicio) e tira-se governos como se fossem corruptos. O mensalão vem aí de novo. Dá calafrios.

    Andre

    E qual a estratégia de Lula? TRATA-SE DE GARANTIR AS ELEIÇÕES PARA A PRESIDENCIA EM 2014..então a Dilma vai tirar foto com o maluf?

    André Dantas

    Garantir as eleições para a Presidência? E para isso precisa da Prefeitura de São Paulo? A turma se perdeu mesmo, sequer quer olhar a realidade histórica…
    Lula ganhou três eleições, sendo a última por meio de representação, e em nenhuma delas tinha o Prefeito de São Paulo. Em verdade, não tinha cargo bem mais importante, o Governador de São Paulo e nem o de Minas.
    Se Lula dependesse de São Paulo (Estado e Capital) não teria sido eleito nenhuma vez e não se elegeria na próxima.
    Essa luta sem limites por uma Prefeitura não tem nenhuma relação com um projeto nacional. É um projeto provinciano, uma “questão de honra”… Pequeno, como quem não consegue ver a Seleção Brasileira sem o Corinthians…

Mariac

É. A direita sempre viveu bem com Maluf, até pronunciava seu nome completo Paulo Salim Maluf.Mas a ideologia da direita migra de locais para locais e de pessoas para pessoas.Hoje Serra é muito pior para a direita pois mesmo ela quer se livrar dele.

Willian

Lula falou cobras e lagartos de Sarney. Hoje…
Lula já chamou Jáder Barbalho de ladrão. Consta que um dia chegou a beijar aquelas mãos que já estiveram algemadas.
Lula e Collor já foram inimigos pessoais. Bem, está aí para todo mundo ver.
Hoje o inimigo a ser batido é Serra. Então cumpre o PT e seus asseclas demonizarem Serra, unicamente porque agora ele é o INIMIGO.
Sugiro ao articulista guardar este texto em seus arquivo, pois no futuro pode ser necessário na hora de redigir um texto dizendo que o VERDADEIRO Serra é outro, ou seja, o inimigo da vez. Convicção é uma coisa que depende da circunstância, como todos sabemos.

snd

as pessoas esquecem que tão importante quanto o cargo majoritário é que é importante também a câmara. se a direção foi para a direita sem se importar com a base, que tal a base responder enchendo a câmara da legítima esquerda, ligada aos movimentos socias?vamos esquecer o cargo para prefeito e encher a camara de gente que faz barullho

Taques

Pelo “brilhante” raciocínio do articulista o verdadeiro Maluf sempre será aquele que ousar a contrapor a lógica petista de poder.

Sua lógica deixa claro que neste evento Erundina foi mais Maluf do que o próprio, afinal de contas sua reação favoreceu o “verdadeiro” Maluf que, segundo o articulista, é pior que o original Maluf.

Brilhante.

Nem no Cirque du Soleil vê-se tamanho contorcionismo.

Tem gente que aplaude.

Faz sentido, afinal, não deixa de ser mesmo um grande espetáculo.

    Marta

    Você poderia definir “lógica petista de poder”? Porque a lógica psdbista está muito clara: tomar o poder para se locupletarem. E o povo que se dane.

    Taques

    Defino a lógica de poder petista da seguinte forma: permanecer no poder para se locupletarem. E o povo que se dane.

Jair de Souza

Caramba! Se eu tivesse tido alguma dúvida quando procurei expressar minha visão sobre esta questão em meu texto recém publicado, com a leitura deste maravilhoso artigo de Gilson Caroni, qualquer dúvida teria se dissipado. Os representantes da burguesia e a pseudo-esquerda “moralista” desejam que nós sempre tenhamos uma visão estática das forças envolvidas na luta política. Já eles (os burgueses), ao contrário, sabem muito bem quando convém aliar-se a um ou outro grupo desgarrado do campo popular. Quem não se recorda da imagem de estrela que eles construíram de HH na eleição de 2006? Ou a de Marina, em 2010? Teria sido porque a máfia midiática realmente aderiu às raivosidades esquerdistas de HH, ou ao verdismo de Marina? Nem é preciso responder! A verdade é que eles sabem usar a seu favor as divergências que surgem no campo popular, mas não querem de modo algum que nós saibamos aproveitar a favor do povo as divergências que surgem no campo da burguesia. Na década de 1990, Maluf era realmente a grande ameaça aos setores populares, hoje, esta ameaça é representada pela nefasta política de José Serra. Amanhã? Amanhã será outro dia…

Marcelo de Matos

Texto do Gilson Caroni eu nem comento, só aplaudo.

    Maria Thereza

    Concordo com você. Mas vou fazer um comentário. Nessas situações, lembro de Prestes, que apoiou Vargas, mesmo depois que este entregou Olga Benário aos nazistas. É assim que age quem tem alma de estadista, pelo bem do povo. Lula já não foi o sapo barbudo para Brizola? E Brizola deu apoio a quem? Ao Serra, por acaso?

    Andre

    boa comparação,a diferença é que o PT está no governo federal ao contrário do PCB que estava sob ameaça. Além do mais o pcb ganhou de presente a ilegalidade. Em resumo, o pessoal do PT é capaz de deixar aliados serem entregues aos nazistas para se manter no poder(PS: nisso não é diferente de nenhum outro P atual e é ai que está o problema…)

Willian

O verdadeiro Maluf é o Serra porque é o inimigo a ser batido. Quando o inimigo a ser batido era Maluf, Maluf era o verdadeiro Maluf. No futuro, o verdadeiro Maluf será outro. O autor tem uma verdade para cada circunstância política. Suas convicções mudam ao sabor da necessidade do partido, aliás, como sempre fez o PT. Podem enganar muitos, mas não todos. O verdadeiro Maluf, meu caro, é o PT.

    Marta

    Você é muito engraçado Willian. Na verdade, pra você o Gilson precisa desenhar.

    Andre

    Pode desenhar alguns cifrões que a gente entende…

Julio Silveira

O Maluf de hoje é o Serra de amanhã. Tudo se resume a interesses políticos, jogo de poder e meias verdades. E assim foi-se a dignidade e a honradez, e nos ficamos sem nenhum legado para deixar aos filhos a não ser, parafraseando um blog progressista, que no Brasil abunda canalha.

Taques

Mais um salto triplo carpado hermenêutico dialético.

Como tá divertido isso, gente!

E tem cabra que acredita …

    Mário SF Alves

    Não sei de onde você tirou isso. Mas, foi genial essa sua tentativa de representação do salto. E apenas isso. Mesmo porque, discordo que o salto tenha sido este. Para mim o salto foi quântico. E por favor, continue a discutir filigranas. Às vezes faz bem.

    Mário SF Alves

    E, aproveitando a deixa, Taques, que tal antevermos qual vai o próximosalto triplo carpado hermenêutico anti-dialético do Serra nas próximas elições? Quer apostar quanto que a peça publicitária vai incluir coisas de tipo:

    1) Eugenia;;
    2) Sun Paulo acima de tudo
    3) Aborto só para os vivos inimpregáveis;
    4) E, para finalizar, aulas solenes de desconstrução da realidade;

Murdok

Os caras vão atropelar e nós vamos ficar apenas com nossos ideais!
O Lula ta vendo isso!

Rodrigo Mello

É assustador ler textos como este. Não sou contra nada, mas a favor de alguma coisa, e não posso aceitar que os fins justifique os meios. SERRA É SERRA, MALUF é MALUF, LADRÃO é quem rouba, e hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui.

Geysa Guimarães

ESTUPENDO.

Um míssil de sabedoria política em cima dos que, criticando Lula, estão fazendo campanha para o Serra.

Jair de Souza: É válido aliar-se ao malufismo? « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Gilson Caroni Filho: O purismo e o verdadeiro Maluf […]

Deixe seu comentário

Leia também