Maringoni: Lugo sob ameaça de golpe no Paraguai

Tempo de leitura: 2 min

Sob pretexto de que o presidente Fernando Lugo teria sido negligente na resolução de conflitos agrários, Câmara paraguaia, dominada pelos partidos de direita, abriu processo de impeachment nesta quinta (21). Não é a primeira vez que setores dos grandes proprietários de terra aliados ao empresariado tentam interromper a vida democrática do país vizinho.

por Gilberto Maringoni, em Carta Maior

A Câmara paraguaia, dominado pelos partidos de direita, abriu processo de impeachment nesta quinta-feira (21) contra o presidente Fernando Lugo. Senado agora também discutirá a medida. Trata-se de um eufemismo para golpe de Estado, segundo analistas consultados por Carta Maior.

Não é a primeira vez que setores dos grandes proprietários de terra aliados de setores empresariais tentam interromper a vida democrática do país vizinho. À diferença de outras situações ao longo do século XX é que a ação atual recobre-se de uma fachada legal.

O pretexto é que Lugo teria sido negligente na resolução de conflitos agrários, como o ocorrido há uma semana em Curuguaty, próximo a fronteira com o Brasil. Na ocasião morreram nove camponses e seis policiais.

Por “negligência” entenda-se as tentativas do mandatário de resolver os problemas com negociação e não através de violência pura que caracteriza historicamente a resolução de conflitos sociais no país.

Os presidentes da Unasul, reunidos no Rio de Janeiro, colocam-se frontalmente contra o golpe. A situação em Assunção é de calma aparente. Manifestações populares de apoio começam a acontecer na capital. Em pronunciamento feito nesta manhã e transmitido pela tevê paraguaia, Lugo descartou a possibilidade de renúncia.

Foto  retirada da tevê paraguaia


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Rafael Correa: “Estamos diante de uma guerra não convencional” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Maringoni: Lugo sob ameaça de golpe no Paraguai […]

marcosomag

Creio que as tímidas advertências do chanceler Patriota não farão efeito no caso paraguaio. Também não creio que tenha colocado na mesa as mais duras conseqüências aos golpistas, caso prossigam em aventura. Evidentemente, o Departamento de Estado está por trás de mais um golpe na América Latina. Qualquer U$S 100 mil por cabeça compra aqueles deputados. Desde logo, creio que a posição geográfica do Paraguai em relação aos vizinhos, todos governados pela centro-esquerda, favorece a uma rápida asfixia dos golpistas. Brasil, Argentina e Bolívia devem fechar as fronteiras com o Paraguai, impedir todo e qualquer fluxo de mercadorias, revistar todo e qualquer vôo vindo dos EUA, Colômbia, Chile e Honduras com destino ao Paraguai que passem por seus espaços aéreos para evitar tráfico de mercadorias e armas. Depois que os golpistas forem derrotados, devem ser julgados sob a Lei e receber punição exemplar! A ABIN deve investigar a ação do agronegócio brasileiro na conspiração paraguaia pois o agronegócio no Paraguai é simples filial do brasileiro. Repito: as punições devem ser exemplares!

Paulo Daniel: Lugo realmente é um mau gestor? « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Maringoni: Lugo sob ameaça de golpe no Paraguai […]

Eneas

Paraguai agora será chamado de “Nova Honduras”.

Pedro

É a volta da ditadura no Paraguai. Aquela que os Estados Unidos mantiveram por todo o século XX.

Pedro

Nem é preciso fazer pesquisa: PSDB, FHC e Serra, DEM, nem é preciso dizer,Pentágono, CIA, FBI, D. Hilária, VEJA, Estadão, Globo, Folha, et caterva, estão todos do lado dos progressistas latifundiários paraguaios, defensores, como todos eles, do mundo moderno.

    fabio

    O país é um dos maiores produtores de soja e carne bovina do “mundo”.Um dos grandes responsáveis por esses números foram os brasiguaios, agricultores que iniciaram como pequenos produtores. Isso é fato…

    Sem falar que pro final da década de 80 o Paraguai fez uma reforma agrária, muitos paraguaios não sabendo como desenvolver a agricultura acabaram vendendo seus lotes para os brasiguaios. Isso também é fato…

    Jotace

    Caro Fábio,

    Lamento te dizer, mas até que tu sempre se expressas como um jornalista do PIG, ao comentar o tema paraguaio de maneira equivocada e que sempre prestigia a bandalheira da direita-fascista e assim estimula os seus golpes pelo mundo. Os ‘brasiguaios’ que grilaram grandes extensões das terras férteis do Paraguai são os mesmos vendepátrias do agronegócio que, no Brasil, em prejuízo do povo, priorizam os interesses excusos das multinacionais do veneno e dos transgênicos, que dominam além da grande imprensa, quadros diretivos da Embrapa e os de muitas universidades brasileiras. Estas últimas, sobretudo as paulistas, se combatem ferozmente umas às outra pelo ‘direito’ de serem as mais servís. Cordiais saudações Jotace

Maria

E o vice dele está por trás. Em histórias policiais, a culpa é sempre do mordomo.Mas quando se fala em política, no meio dessas alianças complicadas, quem tem mais vantagem numa hora dessas? Quem não lembra daquele videozinho fajuto durante a campanha presidencial, em que (imagina só!) o Serra voltava nos braços do povo (e nem vice ele era), mas o culpado era o Temmer – atenção, no vídeo. O ano: 2012.E disseram que o Serra sumiu. Vai ver foi fazer um curso de aperfeiçoamento. Procurem no Paraguai.

Willian

Pô, ninguém se pergunta por que a votação para o início do processo foi 76 x 1? Só um deputado votou contra. Por quê?

    Willian

    “Lugo fragilizou-se ao perder ontem o apoio do seu principal apoiador, o PLRA (Partido Liberal Radical Autêntico).A legenda aderiu a um processo de impeachment que vinha sendo estudado havia alguns dias pela principal sigla de oposição, o Partido Colorado. Lugo agora tem apenas 3 deputados em 80 e 3 senadores em 45.”

    O problema é político. Lugo perdeu o apoio de seu partido e este se aliou à oposição para depô-lo. Mesmo que não caia, virará um pária.

    Jotace

    Caro Willian,

    Face aos teus comentários anteriores, este não surpreende. Eu diria que, se há ‘representantes do povo’ corruptos como os temos muitos no Brasil, neste caso especial do Paraguai o número deles bate um recorde especial. São também vendepátrias, representantes da oligarquia corrupta daquele país sempre associada ao latifundiários (inclusive brasileiros que lá se apropriaram de terras), e a governos estrangeiros. São os mesmos que enalteciam a ‘democracia de quarenta anos’ dos dois partidos da direita fascista-entreguista, que a representavam. Cordiais saudações, Jotace

    Willian

    Eu só passei uma informação que era desconhecida no debate por aqui. Lugo conseguiu a façanha de unir situação e oposição contra si, mais a igreja e militares.Caso o Senado Paraguaio ( que a oposição tem maioria) vote a favor do impeachment, não haverá uma saída jurídica para Lugo, só soluções de excessão, como uma revolta popular.

    LEANDRO

    E o que você propõe? Que não se respeite a vontade dos eleitos pelo povo porque alguém os julga corruptos ou se acha superior para decidir o que é melhor para o povo? Todo ditador pensa assim…

Sagarana

73 x 1. O camarada conseguiu unir o país!

Rodrigo Leme

Imgino o naipe de “analistas” que Carta Maior consultou. devem ser aqueles que consideram ditaduras de esquerda como “revolucionárias” e ditaduras de esquerda como “tirânicas”.

Agora, ninguém explica o 76×1 no congresso paraguaio. A oposição deve ser boa demais, pq elegeu 76 deputados contra 1 da situação. Ou não?

fabio

A questão do impedimento no Paraguai é legitimizada pela constituição do país.
Agora se a constituição legitimiza podemos chamar isso de golpe ?

Não seria o mesmo do que considerar a Venezuela uma ditadura, por que a constituição permite que Hugo Chaves se mantenha eterno no poder ?

Outra questão, todos pedem a intervenção no Brasil em prol da democracia paraguaia. Por que não pedir a mesma intervenção para Cuba ?

A falta de coerência de alguns me espanta…

    Ulisses

    Chaves está no poder pelas eleições democráticas, o povo o quer! Comparar Cuba ameaçada pelos EUA desde 1959 é piada companheiro, se liga

    Leider Lincoln

    “A falta de coerência de alguns me espanta.” A de inteligência não, não é mesmo? A diferença é que o Paraguai está cercada por Bolívia, Argentina e Bolívia e o parlamento, por dezenas de milhares de pessoas. Se os golpistazinhos estão achando que Assunção será uma nova Tegucigalpa, acho que terão uma surpresa muito desagradável…

fabio

Engraçado que quando Collor sofreu o impedimento ninguém veio falar de atentado contra a democracia.Não sei exatamente o que esta ocorrendo no Paraguai, mas faz um tempo que o grau de desgoverno naquele país vem se agravando.

    Marcio G.

    O processo lá foi aberto numa votação que deu 76 X 1 pró-impeachment. Não me parece que isso se explique apenas por um suposto “domínio da direita”. Com uma maioria massacrante dessas ele já teria sido chutado há tempos pela oposição. Provavelmente ele está sem apoio é nenhum, inclusive da esquerda. Convém detalhar isso um pouco mais antes de saírem com mistificações.

    Márcio Gaspar

    De forma alguma, totalmente diferente. Aqui no Brasil houve manifestaçoes para o impedimento do Collor, que aqui fez a democracia foi povo. No Paraguai quem está fazendo o impedimento nao é o povo, mas sim a oposiçao ao governo. Como tudo mundo sabe oposiçao é aquela que quer estar no poder. Algumas utilizam o golpe, outras utilizam a democracia pelo voto do povo. Qual democracia é esta? O povo foi consultado? É golpe.

    Razumikhin

    E o povo está ao lado de quem, já perguntaram a ele? E a autodeterminação dos povos? O legislativo paraguaio é soberano. Se ele é “dominado pela direita”, foi o povo que assim quis! Vai querer invadir?

    MARCIO WILK

    Não existe povo no Paraguay, existe uma elite dominante e um bando gente passando fome, os que sobraram da guerra da tríplice aliança, pois todos os homens maiores de 12 anos foram assasinados á mando dos EUA. São pessoas exploradas no trabalho por Brasil e Argentina, sem cultura nem informação, fazem e pensam da forma que lhes é colocado, não esperem manifestações de apoio à democracia, e sim muita violência. Necessário nosso exercito reforçar a fronteira.

    Tiago Tobias

    Fábio, o impeachment do Collor foi um processo demorado. No Paraguai, é evidente que ocorre um golpe dentro da “legalidade”, pois nunca vi votarem um processo de impedimento tão rápido, praticamente do dia pra noite.

Zezinho

O ocorrido mostra como muitos sao incoerentes. No caso Pinheirinho vcs brandiam pela crucificação do governador de SP. E agora num caso semelhante e muito mais trágico reclamam porque querem impedir um comparsa. É muita cara de pau mesmo.

    Ulisses

    Mas ninguém deu golpe. Isto é democracia. Querer não é poder. Nos que riamos, mas não iriamos derruba-lo. Já no Paraguai?

Mácio

Entenderam agora porque no Brasil até o apoio de Maluf é bem-vindo?

Sem maioria no Congresso e sem uma base de sustentação formada com parlamentares de outros partidos, um golpe pode ser dado a qualquer momento, por qualquer motivo banal. E aqui, como lá, com o apoio do PIG (rede Globo, Folha, Estadão, etc).

E Lula sabe muito bem disso. O “escândalo” do mensalão foi, e ainda é, uma tentativa de golpe. Porque o que houve foi caixa 2, e essa prática é levada a cabo por todos os partidos políticos brasileiro.

Porém, compra de votos (o que efetivamente não ocorreu, mas a Globo e o PIG insistem em demonstrar que sim) é um crime muito mais grave. Aliás, caixa 2 no Brasil é crime ou essa minha comparação não procede?

    MARCELO

    No Rio Grande do Sul,o PT e o PP de Maluf não estão juntos.Por quê
    deveriam estar juntos em SP onde sempre se odeiam,ora bolas?

leandro

Até o partido liberal que é governista votou contra o Lugo. To preocupado em saber como ele vai pagar esse monte de pensões alimentícias.

Paciente

Pelo PIG, o mensalão era julgado no mesmo prazo de defesa que deram para Lugo: duas horas! Duas horas se quiser…

No Paraguay (sonho de qualquer PIG) o deposto vai mais para se “explicar” do que para se defender. A sentença já esta dada, o vice já mandou lustrar os coturnos e a esposa do vice, que linda, que loura…

Ops, essa é a descrição da mulher do vice no Brasil, desculpem o ato falho…

Acho óóóótimo esse episódio no Paraguay! Treino é treino e jogo é jogo, o Paraguay é treino….

É bom para o PT largar de frescura e salto alto: se o massacre de Eldorado Carajás (do tempo de FHC, lembra?) acontece hoje, Dilma (a “sanguinária”) estaria a procura de apartamento no “Minha Casa, Minha Vida” antes da semana terminar. Alvorada, tchau!

Tudo para manter o Estado de Direit@!!!

Lugo, diria o camarada Lenine, é o “ensaio geral”.

PS. Quem sofre impedimento num mandato no Paraguay, fica impedido de concorrer ao mandato seguinte? É bom Lugo saber, pois isso pode ser uma vantagem…

smilinguido

ufaaaa..santo golpe…que alivio, nós os blogs da sinistra ficamos livres de explicar as “relações carnais” de lula com maluf…vamos ver até onde isso de Paraguai, que não é la muito importante, pode render…

antonio

MASSAGRE E HIPOCRISIA

O conflito agrário que levou a morte trabalhadores da terra e milicianos legalizados pelo Estado Paraguaio sob a batuta do ex-bispo católico Fernando Lugo, celebra até onde a estupidez humana pode chegar: a vida humana não vale nada – e, longe de ser exclusividade do Paraguai, pois no Brasil, a questão da Terra ceifa vidas a todo momento. De um lado os “detentores” de terras, legitimados pelo Poder Público Paraguaio, geralmente latifundiários, madeireiros, grileiros,… Do outro, uma imensa população de trabalhadores, analfabetos, gente pobre e faminta, facilmente manipulável por oportunistas com um discurso libertador e democrático, similar a muitos profetas-lobos revestidos em pele de ovelha: prometendo mundos e fundos, até mesmo a falácia do paraíso na Terra. Ora, o planeta Terra não tem dono! Assim como a Lua não tem dono. O planeta Júpiter não tem dono. Marte, Vênus e Saturno não têm dono. A estrela Sol não tem dono… Não existe nenhum documento sobrenatural que legitima e atribui ao ser humano, rico ou pobre, a outorga ou coisa que o valha de propriedade das florestas, dos rios, das pedras, dos peixes, dos bichos, do ar que você e eu respiramos… e, muito menos das baratas que rodeiam o meu pé. Ou, você acredita que a lagartixa que comeu o pernilongo pousado no vidro da sua cozinha, ela pertence a você? Longe disso. Nada que seja similar a um conto à moda Edgar Allan Poe sobre a miséria e estupidez humana. O massacre foi real. Mas, o discurso é hipócrita. Quem está certo ou errado? Essa miséria faz lembrar da teia da vida subentendida e nunca confirmada – a suposta “Carta” – famosa resposta do Cacique Seattle ao Presidente Franklin Pierce em 1854, quando da proposta deste da compra de terras ocupadas por aquele: “De uma coisa sabemos. A Terra não pertence ao homem: é o homem que pertence a Terra, disso temos certeza”. O cacique disse tudo.

ANTONIO SÉRGIO NEVES DE AZEVEDO – Estudante de Física. Curitiba-Pr.

Marat

Bola crista. O que vai acontecer: Argentina, Uruguai, Equador e Venezuela vão combater ardentemente a tentativa de golpe. Se ela se consumar, eles provocarão um grande boicote à neoditadura; Brasil: Vai fazer o que os Estragos Unidos mandarem, por intermédio de sua afiiada, rede globo; Chile: Se absterá. União Europeia apoiará os golpistas e os denominará “defensores do povo, da democracia e da liberdade”. Papa: pedirá que não haja derramamento de sangue, e seguirá sua lauta refeição torcendo pelos golpistas; Estragos Unidos apoiarão os golpistas e oferecerá apoio (mesmo que não seja pedido) militar; ONU: fará o que os Estragos Unidos mandarem.
Se Lugo lutar, será tachado de ditador, ladrão, assassino etc. Se for forçado a renunciar, será julgado e preso, para o “bem” da “democracia” mundial.
Nossa democracia de mentirinha prevê o que o capitalismo quer: poucos países nadando em dinheiro e o resto lutando pelas sobras, caladinhos!

    LEANDRO

    A constituição do país está sendo respeitada, o vice irá assumir, essa situação é prevista em lei, o impeachment foi aprovado pela ampla maioria (até os governistas votaram a favor. Onde está a ilegalidade? Quando se protesta sobre a falta de democracia em Cuba vocês não dizem que são assuntos internos do país?

    Marat

    É isso ai, Leandro, pode agora persignar-se perante seus deuses estadunidenses!

Tiago Tobias

A democracia burguesa não é de confiança. Nunca foi, nunca será. Assim como o golpe de Honduras, o golpe no Paraguai é feito dentro da “legalidade.” . Aos poucos a direita vai testando e obtendo êxito nessa nova fórmula golpista. Eles não recorrem às armas, mas às leis. É aí que mora o perigo!

    MARCELO

    Claro,Lula e Dilma só são presidentes porque abaixaram a cabeça pro
    Sarney,que já foi UDN,Arena,PDS e hoje ele é um “estadista”(piada,né?)

Marcos AC Lopes

E fiquemos de olho porque do jeito que as coisas andam, com o nosso congresso sem escrúpulos, com o nossos togados e com a nossa mídia golpista fazendo o que bem quer e entende (interferindo em todos os níveis da nação) todos aliados com ligações perigosasa com o crime organizado, logo, logo, será a vez do Brasil.

    Henrique

    É exatamente o que eu penso, você disse tudo. Logo logo vão tentar o golpe aqui.

    Lu Witovisk

    Vcs 2 leram meus pensamentos

    Tiago Tobias

    Se puder assistam o documentário “A guerra contra a democracia”, do John Pilger: http://www.youtube.com/watch?v=dmYo8xrHI9M

    RICARDO GODINHO

    Um lá pra cima disse que o Paraguai é o ensaio geral.
    Engano, companheiro.
    Honduras foi o ensaio geral.
    Paraguai já é jogo a vera. O próximo será a Bolívia, o Equador ou o Peru, que têm equilíbrio de poder semelhante ao do Paraguai, mas de todo modo esses três o seguirão. Depois virão as grandes semi-finais: Argentina e Venezuela (acho que será nessa ordem). E então, a grande final: Brasil, lá por 2015.
    Os próximos dois, três anos marcarão a volta da direita ao poder em toda a América do Sul, não pelo voto, não pelas baionetas, mas por golpes “legais”. Oxalá eu esteja totalmente errado ou as esquerdas acordem de sua sempre fatal ingenuidade e mania de prescindir do povo, depois que chega ao poder.

    Ulisses

    Você está mesmo errado companheiro. Argentina tem um povo que vai as ruas. Direita na Argentina é guerra civil. A Venezuela tentaram um golpe em 2002 com apoio dos EUA. O povo saiu as ruas e Chaves voltou. Ele modificou a constituição para poder concorrer a presidência, mas isto, aqui mesmo o FHC fez para um segundo turno, golpismo por golpismo? E o Chaves sempre ganha as eleições por que o povo o quer, assim como o Lula, já FHC? E pode esperar, o tempo da direita e toda a “M” aprontada por ela já acabou, o povo paraguaio já está saindo as ruas. Vai ter guerra civil e que ver os Tarrachi dispararem nos próprios irmãos? Vão atirar é nesta cambada de generais latifundiários!

Arlindo Pantoja

Foi o responsável pela morte de 17 pessoas.

Que esse sujeito seja impichado e apodreça na cadeia.

    Ulisses

    Diria o mesmo para Carandiru e FHC?

    Antonio

    Só acho que os responsáveis pela ação da policia, são seus comandantes diretos e não o presidente, se fosse assim aqui em carajás na época de FHC, então ele perderia seu mandato pelos atos violento da policia? não né.

nelson

bota o dono da galeria pagé no lugar do lugo.

assalariado.

Os disfarces camaleônicos e políticos ideológicos que as elites do capital usam para voltar ao poder, na mão grande, tem vários componentes, uma delas é o parlamento. Sim, o parlamento, as togas, entre outros disfarces, são um presente de grego dos endinheirados -(travestida de Estado democrático de direito)- usam, para derrubar governantes que se pretendem de esquerda. Enquanto os donos dos meios de produção e o modo de produção capitalista estiverem ativos e, como referência, de relações de exploração, entre os humanos, desta forma, não tenho dúvidas, sempre haverá golpes de Estado, via os componentes que citei, entre outros, que podem surgir na calada da noite.

Raciocinem, quem é o agente invisível e, principal articulador, por detrás destes atos? Isto que escrevi, poderia ser resumido em poucas palavras. A democracia burguesia nunca passou e nem vai passar, de uma ditadura do capital, travestida de Estado de Direito. Agora melhor do que antes, mais definido, devido aos seu estágio de definhamento histórico, melhor percebido, aos olhares mais atentos da população e dos explorados da nação. Ah, estes radicais de esquerda.

Abraços Fraternos.

Álvares de Souza

A blogosfera pode e deve criar uma rede da legalidade, denunciando e conclamando os democratas de toda a América Latina a apoiarem o presidente contra os golpistas de sempre.

Álvares de Souza

Estava demorando! Esses salafrários plantadores de soja, entre eles muitos brasileiros oportunists e aventureiros, desmatadores, predadores ferozes do meio ambiente, nunca deixaram de conspirar para derrubar o governo democrático eleito após anos de ditadura e opressão do povo paraguaio. Vamos ver a reação dos demais países da América do Sul e esperar que impeçam o retrocesso, o descaminho, à ilegalidade, à barbárie.

SILOÉ-RJ

Tanto lá como cá a DIREITA está desesperada, sempre alerta e obediente a espreita de um novo golpe.
Só esqueceram um pequeno detalhe: O contexto mundial é outro. A ESQUERDA ESTÁ MAIS UNIDA DO QUE NUNCA!!!
Nem aqui nem lá e nem em qualquer outro lugar, a VELHA MÍDIA GOLPISTA, vai se dar bem denovo. Não está mais com essa bola toda não!!!
Como diz a molecada do Rio: PERDEU MERMÃO, JÁ ERA!!!
VIVA A BLOGOSFERA E VIVA A DEMOCRACIA!!!!

O_Brasileiro

Como outros já disseram nos comentários, o povo deve ir às ruas manifestar seu desejo!
Se o golpe branco se consolidar no Paraguai, como aconteceu em Honduras, será uma derrota da Democracia!

Wagner

Sem entrar em discussões estéreis sobre a legalidade do processo e sua conformidade com a Constituição paraguaia (que obviamente não conheço), só há uma forma de decidir a questão : o povo nas ruas.

Se não me engano, naquele golpe contra o Chavez em 2002 o povo reagiu firmemente ao golpe.

Agora se os paraguaios ficarem em casa vendo novela estarão ratificando a decisão do parlamento.

(mas não dá para evitar: estou curiosíssimo para saber qual será a atitudade da Unasul. Ir contra a decisão do parlamento de um país? Ou ser conivente com esse golpe branco? Algum especialista em DIP aqui?)

Gerson Carneiro

Se a onda pega (perda de mandato por violência policial), tucano nunca mais governa.

    lulipe

    Violência policial com seis policiais mortos, atacados em uma emboscada???
    Você só pode estar de brincadeira, meu caro, ou então é muito cara-de-pau!!!

    Gerson Carneiro

    Então alguém estava de bobeira e resolveu, por diversão, fazer uma emboscada e matar seis policiais. Hummmm…sei.

    Você é muito cara-de-pau. Mais um pouco e estará apto para um cargo de estagiário na revista Veja.

francisco c c pessoa

O ilustre jornalista Mauro Santayana, ja escreeu no blog , sobre o perigo de golpes na America do Sul.

francisco c c pessoa

La pra bandas do oriente/ africa, foi a primaera aribe, por aqui é o golpe de inerno, ja qu estamos entrando na estaçao de inverno.

Willian

Tenho uma coisa que eu não entendi nesta história. Salvo engano (e pode haver), a Câmara dos Deputados do Paraguai tem 80 membros. A votação pelo início do impeachment foi 73 x 1 a favor. Os partidários de Lugo votaram a favor?

Fabio Passos

As oligarquias atrasadas continuam ameaçando a democracia na América do Sul.
A minoria branca e rica odeia líderes políticos que representam verdadeiramente os interesses do povo.

Francisco

Que coisa doida!

“OS FATOS QUE JUSTIFICARIAM O IMPEACHMENT, POR SEREM DE CONHECIMENTO PÚBLICO, NÃO PRECISAM SER PROVADOS” (!!!)”.

A gente reclama muito de CPI, diz que dá em pizza, etc. Esse tipo de episódio só serve para lembrar que democracia com CPI é ruim, mas sem ela é bem pior…

E se Lugo não quiser sair? Como fica a clausula democratica da UNASUL? O processo é legal… A UNASUL vai apoiar a repressão a movimentos populares de permanência de Lugo (que certamente haverão)?

A seguir, cenas do próximo capitulo…

Luiz pepper

O senado que vai julgar o Lugo é o mesmo que não autoriza a entrada da Venezuela no Merco-Sul, aliás é a única autorização que falta pois todos os países participantes já aprovaram.
Pelo jeito a situação está complicada.
O Brasil deve se posicionar.

    Fabio SP

    Oba! Vamos invadir o Paraguai de novo…!

    O impeachment foi votado por 73 a 1 (quem será?), ou seja, todos…

    lulipe

    Mas não é o Governo Dilma que vive pregando que não se deve interferir nos assuntos internos de outros países??Ou será que isso só vale para os EUA???

Fernando L. B. Vianna

“A Câmara paraguaia (…) abriu processo de impeachment nesta quinta-feira (21) contra o presidente Fernando Lugo. Senado agora também discutirá a medida.” – JÁ DISCUTIU, APROVOU E CONVOCOU O LUGO PARA AMANHÃ (sexta, 22), NUM JOGO DE CARTAS MARCADAS DO QUAL ELE SAIRÁ COMO PRESIDENTE DESTITUÍDO DO CARGO. A PRESSÃO POPULAR E A CHEGADA DA COMITIVA DE CHANCELERES DA UNASUL A ASSUNÇÃO HOJE À NOITE SÃO OS ÚNICOS FATORES QUE PODEM IMPEDIR O IMPEACHMENT-GOLPE. A DENÚNCIA “FORMAL” VAI ABAIXO. NELA, OS CONGRESSISTAS PARAGUAIOS ALEGAM QUE OS FATOS QUE JUSTIFICARIAM O IMPEACHMENT, POR SEREM DE CONHECIMENTO PÚBLICO, NÃO PRECISAM SER PROVADOS.

Desculpem a caixa alta, que não costumo usar, mas o momento me parece de muita gravidade, e o “timing” das informações aí no Brasil está (compreensivelmente, claro) meio defasado em relação a este que, aqui em Asusnção, está sendo chamado de “juicio político express”.

http://ea.com.py/el-libelo-acusatorio-contra-el-presidente-de-la-republica/

    Luiz pepper

    Caro Fernando,
    O Antonio Patriota vai junto com a comitiva da UNASUL apoiar o presidente paraguaio. A Dilma está acompanhando e também dando apoio afirmando ser contra o golpe.

Antonio C.

Um “golpe branco” viria bem a calhar para os EUA. Afinal, Lugo negou a reativação de uma base militar no país, que tem posição geográfica com consequências militares para a América Latina.

Sugiro a leitura de um texto até “antigo”, mas que possui importantes informações: .

Gerson Carneiro

Só lembrando que no Brasil teve o massacre de Eldorado dos Carajás e ninguém pediu a cabeça de FHC.

E recentemente a bancada ruralista comemorou em plena sessão no Congresso a notícia da morte de um casal ativista.

    MARCELO

    No Paraguai,a policia é NACIONAL,enquanto no Brasil as policias são
    ESTADUAIS.Assim,os governadores são responsáveis pelas policias e respondem
    por elas.

edson

O brasil deveria ameaçar o parlamento paraguaio e retirar os incentivos da Itaipu caso ocorra o impedimento de Lugo

    Fabio SP

    Imperialismus brasilis…

    Cibele

    Isso!

    jd

    Não se trata de imperialismo, mas de defesa dos interesses da América do Sul e do Brasil. O Brasil deve, sim, se posicionar e usar de todos os meios para nas decisões dos países vizinhos para evitar qualquer ameaça de desunião, que todos sabem seria ruim para todos. O Brasil não só tem peso pra isso, mas obrigação disso.

    Renato

    Estranho, se é os EUA que fazem isso é Imperialismo. Agora se é o Brasil do PT é salvação da Democracia.
    Primeiro.
    O Presidente Lugo não foi derrubado. O impeachment está sendo julgado. Quem aprovou o processo foi a camara. Em uma votação de 74 contra 1. 74 Deputados de um total de 80. Desculpe, quem quer dá golpe por lá são vocÊs da Esquerda. O Processo é constitucional. Assim como foi o do Collor.

    Jotace

    Caro Edson,

    Além de outras coisitas mais, como impor (o termo é esse) a esse congresso desmoralizado do Paraguai, a entrada da Venezuela no Mercosul, e a decisão de fazer o controle rigoroso não só do contrabando que passa pelo porto de Santos, mas de todo o que passa ao longo da fronteira seca, proporcionado inclusive pelos latifundiários brasileiros da soja paraguaia. Não se trata de imperialismo como querem alguns, mas de um simples prodedimento de auto-defesa. Abraços, Jotace

Deixe seu comentário

Leia também