Flávio Aguiar a Dilma Rousseff: Resista, senhora presidenta. O Brasil e o povo brasileiro são maiores

Tempo de leitura: 3 min

dilma 7 de setembroCarta à presidenta Dilma Rousseff

O Brasil e o povo brasileiro são maiores: resista, senhora presidenta. A História não os perdoará. E lhe acolherá de braços abertos.

Flavio Aguiar, de Berlim, em Carta Maior

Cara Presidenta

Fique. Um dia, um predecessor seu, é verdade que “no tempo do Rei”, antes de “no tempo do Império, teve a coragem de dizer “como é para o bem estar de todos e a felicidade geral da Nação, digam ao povo que fico”. Logo depois veio a Independência do Brasil.

Agora, quem se levanta contra a senhora não são mais as Cortes de Lisboa. Aliás, o primeiro-ministro português, conservador, sério, desmentiu as aleivosias que levantavam contra o ex-presidente Lula.

Quem se levanta agora contra a senhora são membros de um tipo de gente que protesta contra ter que pagar salário mínimo para uma empregada doméstica, sem falar nos encargos sociais. Gente que considera que os golpistas de 64 cometeram um erro: não mata-la (!). Gente que baba ódio e espuma grosseria, confundem críticas com insultos.

Ou então são jornalistas que querem ganhar o “Prêmio Carlos Lacerda do Século XXI”. Como não conseguiram derrubar o ex-presidente Lula durante os seus mandatos, querem agora que senhora “caia” e que ele “vá para a cadeia”.

Ah sim, há a brigalhada sobre quem vai ser o candidato conservador em 2018. Esta briga se dá entre os pré-candidatos. Parecem os republicanos nos Estados Unidos, cada um querendo parecer mais reacionário que o outro, cortejando gente que se pauta por mensagens anti-civilizatórias, gente que é contra limites de velocidade que protejam as vidas humanas, contra ciclovias, contra o avanço do transporte público no lugar do transporte individualista, contra corredores de ônibus, contra direitos sociais, contra transferência de renda, contra proteger os desprotegidos, gente que acha que na Europa viajar de ônibus e trem é legal mas no Brasil só quer mais espaço para o seu carrão.

Presidenta: muito se escreve sobre seu abandono do cargo – por sua “livre e espontânea vontade”, ou então sob a força de um impeachment que, na verdade, não tem qualquer base legal.

Resista, presidenta. Em nome do que a senhora resistiu quando estava diante de seus algozes, que ocultavam o rosto, com medo do julgamento da História, assim, com H maiúsculo, que tritura as ratazanas que agem sempre com minúsculas e nas sombras de seus projetos inconfessos.

A senhora tem uma divida para com o povo brasileiro, que a elegeu legitimamente em outubro do ano passado. Essa divida é o seu mandato. Tem gente que ficaria feliz se a senhora enfiasse uma bala no peito, como fez Vargas em 54. Ou que fosse derrubada por um golpe civil-militar, como em 64 no Brasil, ou só civil, como o que derrotou Al Gore nos Estados Unidos ou Lugo no Paraguai. Resista, presidenta.

A senhora tem o apoio do que é o melhor na sociedade brasileira, latino-americana e mundial. Pense nisto a cada dia, a cada noite de sua trajetória. E não se entregue, como a senhora não se entregou quando esteve no cárcere.

Há gente que pensa que a sociedade brasileira deveria ser como o cárcere para onde a senhora foi levada quando da ditadura.

O Brasil e o povo brasileiro são maiores do que isto.

Resista, senhora presidenta.

A História não os perdoará.

E lhe acolherá de braços abertos.

Leia também:

Aloysio Nunes e o “milagre” da invisibilidade tucana


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Edson

Uma pergunta: Por que a Dilma mantém o Levy como ministro se ele é tão prejudicial?

Fabio Meirelles

Dilma faz um governo voltado aos banqueiros e a elite, sendo assim não há motivos para que ela saia.
Lula 2018!!

David Macedo

Fui aluno do grande Flávio Aguiar, na FFLCH, disciplina de Literatura Brasileira V (se não me engano), curso de Letras, ano de 2003. Foram manhãs maravilhosas. Hoje, eu o acompanho pelo Seu Jornal da TVT, que também transmite o Repórter São Paulo e o Repórter Brasil. Prof. Flávio Aguiar, de Berlim, Alemanha, continua com a mesma lucidez e o mesmo equilíbrio ao comentar temas tão espinhosos da geopolítica internacional. Aproveito para transmitir ao meu professor de literatura brasileira e a vocês alguns de meus textos do nosso blog Compas.nets, que tem como colaboradores Sílvio Sabá, Fernando Miller, Duílio Duka, Alice Gerolamo, Flávio Pietro e este que vos escreve. http://compasnets.blogspot.com.br/2015/05/o-que-ha-de-errado-na-fala-do-lula.html e http://compasnets.blogspot.com.br/2015/09/em-defesa-da-verdade.html. Um pequeno amostra grátis.
PS: pretendo escrever um livro, estou procurando uma editora evangélica.
Abraços!

helder

Tambem penso assim. Va a televisao em cadeia nacional e em horario nobre pelo menos uma vez por mes. Mostre o q o seu governo ts fazendo principalmente pros mais pobres e contraataque esses mentirosos de plantao. E FIQUE PRESIDENTA DILMA

Messias Franca de Macedo

https://soundcloud.com/redebrasilatual/a-entrevista-de-lula-ao-jornal-argentino-pagina-12

A entrevista de Lula ao jornal argentino página 12

Lula diz que Brasil vive irracionalidade emocional

08/09/2015

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.redebrasilatual.com.br/radio/colunistas/paulo-vannuchi/2015/lula-diz-que-brasil-vive-irracionalidade-emocional

Enio Luiz Vedovello

Desejo que a presidenta resista, sim, e que os ratos possam ser relegados, pela História, à sua devida insignificância. Mas também desejo que a Dilma, urgentemente, de lembre de que foi ela a eleita, e tome para valer as rédeas do governo. Com um governo forte, sem vácuo político, acabam muitas das tentativas de golpe.

lulipe

Continue Presidente, não precisa ter meta, depois que atingir a meta, dobra-se a meta, seja lá o que isso signifique. Enquanto isso o povo brasileiro…..

Edson do nordeste

Presidenta, apesar de estar indignado com a política neoliberal do seu ministro Levy (raposa), eu quero que a senhora FIQUE!
Coragem Dilma! E vire a mesa!

    lulipe

    Com o preço que tá o botijão de gás, Edson, quebraram a mesa para com a madeira acender o fogo…

    Silvania Alves

    Nos Governos petistas todo mundo é bem jovenzinho e esqueceram de quando passavam fome com a inflação galopante.. Que não tinha dinheiro para comprar alimentos e cozinhar à lenha!

Alexandre Tambelli

Vamos falar com a razão. A gente acaba lendo textos em que se diz: – Dilma deixou de governar, perdeu o tesão em governar, essas coisas.

Ai eu pergunto:

Em 2015 A Presidenta Dilma se encontrou e assinou acordos bilaterais com os mandatários das três maiores economias do mundo:

O Presidente dos Estados Unidos Barack Obama em Washington.
O Primeiro Ministro Chinês Li Keqiang em Brasília.
A Chanceler da Alemanha Angela Merkel em Brasília.

E a gente vai ouvir que o Governo não trabalha?

Critiquemos a Política econômica, alguns dos ministros e suas ações, a falta de uma melhor articulação política com o Legislativo.

Agora, a Presidenta Dilma e seu Governo com seus erros e acertos trabalham.

Manino Danado

Seja esperta, diga assim: “como é para o bem estar de todos e a felicidade geral da Nação, digam ao povo que FUI”.

Mineirim

E fale ao povo brasileiro. Não se esconda. Use TV e rádio (compulsoriamente, sem pagar anúncios…), pelo menos uma vez ao mês. Mire-se no exemplo de sua colega Cristina Kirchner e não se deixe calar.

Deixe seu comentário

Leia também