Fernando Ferro pergunta: Onde estavam os democratas?

Tempo de leitura: 4 min

Onde estavam os supostos democratas na era FHC?

por Fernando Ferro*

À medida que as possibilidades de vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno se tornam mais reais, a sensibilidade às “ameaças à democracia” fica crescentemente aguçada. E distorcida. No caso do Brasil de hoje, as ameaças, segundo grupos da oposição, provêm, paradoxalmente, do próprio voto popular.

Essa parece ser a tese dos chamados “formadores de opinião” que querem mobilizar o País em “defesa da democracia”. Inspirados por um neoudenismo opaco e alimentados por um mal disfarçado ressentimento político, esses autodenominados “democratas convictos” insurgem-se, agora, contra a “visão regressiva do processo político”, que transforma o “Legislativo em extensão do Executivo” e “viola a Constituição e as leis”. Temem, acima de tudo, que Lula não apenas consiga eleger a sua sucessora, mas também que a situação obtenha votos suficientes para fazer uma folgada maioria no Congresso. Tal perspectiva, se concretizada, abriria, segundo esses “democratas convictos”, o caminho para o “autoritarismo” baseado no “partido único” (qual deles?) e na definitiva “fragilização da oposição”.

Como parlamentar que viveu a experiência dos 8 anos de FHC na oposição, e hoje no governo, posso avaliar o comportamento dos atuais oposicionistas, cuja dificuldade de atuar fica evidente na tentativa de golpear de forma baixa o Governo Lula, e de, ao melhor estilo lacerdista, mas sem a mesma competência e brilho, ganhar o jogo a qualquer custo, tentando impedir a continuidade desse projeto, agora sob comando de Dilma Roussef.

Tal preocupação é deveras tocante é têm sólidas raízes na história recente do Brasil. De fato, na época do regime militar, havia também muitos “democratas convictos” que se insurgiam contra a perspectiva do destino do País ser entregue ao arbítrio das massas populares “que não sabiam votar” e que se constituíam em apenas “massa de manobra para interesses populistas”.

Posteriormente, já no regime democrático, houve casos em que o voto popular conduziu a situações em que as oposições se viram extremamente fragilizadas e o governo pode promover, a seu bel-prazer, profundas reformas constitucionais e legais, transformando o “Legislativo em mera extensão do Executivo”. Esse foi o caso, por exemplo, do governo Fernando Henrique Cardoso.

Com efeito, turbinado pelo Plano Real, que produziu efeitos distribuidores de renda no curto prazo e promoveu o chamado “populismo cambial”, o governo FHC conseguiu formar uma maioria parlamentar e política que faria corar o democrata mais convicto. Na Câmara dos Deputados, o que os atuais “defensores da democracia” chamam de “partido único” tinha apenas 49 parlamentares e a oposição como um todo reunia pouco mais que uma centena de deputados. Assim, o governo FHC tinha à disposição uma maioria acachapante de quase 400 parlamentares. No Senado, a situação era pior (ou melhor, para os “democratas convictos”), o PT tinha cinco senadores e a oposição como um todo menos do que 20.

Tal maioria permitiu que, do alto da presidência da Câmara, o deputado Luiz Eduardo Magalhães operasse, alegre e profusamente, o seu famoso “rolo compressor” para aprovar reformas constitucionais e legais bastante abrangentes, sempre a serviço “dos interesses maiores do País”, é claro, como a abertura, sem critérios, das portas da economia brasileira ao capital estrangeiro, e a antinacional privatização do patrimônio público, com regras benevolentes e muitas vezes com ajuda do BNDES. E as medidas provisórias, que naquela época podiam ser reeditadas, foram usadas com proverbial prodigalidade. Obviamente, tudo isso era obedientemente ratificado pelo Senado, sem nenhum questionamento expressivo. Já ao final do primeiro governo FHC, tal maioria inconteste permitiu, inclusive, que se aprovasse a emenda constitucional da reeleição, com os aplausos entusiásticos dos que hoje se dizem “democratas convictos”, que não levantaram suas vozes contra a denúncia de compra de votos para aprovar a medida que beneficiou o sociólogo tucano e sua turma.

É de conhecimento até do reino mineral que, comparado com aquele governo, o governo Lula teve e tem uma situação politicamente bem mais difícil, especialmente no Senado. Apesar disso, o nosso governo investiu bastante no aprimoramento das instituições republicanas e na articulação entre o Estado e os movimentos sociais, com o aprofundamento da democracia. Fizemos conferências setoriais, envolvendo, entre outras áreas, saúde, educação, segurança pública, e ainda criamos o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, com a participação de empresários e trabalhadores, para a definição de importantes políticas públicas. Ao mesmo tempo, as liberdades fundamentais, como a liberdade de expressão, foram inteiramente protegidas e promovidas. Essas iniciativas, a adoção de mais transparência e o fortalecimento das instituições de controle, como a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União, “seriam ameaças à democracia”, na leitura desses “democratas”.

Saliente-se que a extrema fragilidade da oposição da época de FHC tinha dois sérios agravantes. Em primeiro lugar, vivíamos a hegemonia inconteste do paradigma neoliberal, do pensamento único. Assim, os parcos e débeis protestos da oposição eram sempre rapidamente desclassificados como manifestações “jurássicas” e “neobobas”. Em segundo, a grande mídia, hoje confessadamente um partido de oposição, era, naquela época, um dedicado partido da situação cujo alinhamento aos desígnios governamentais só pode ser definido, a posteriori, como espartano. Curiosa essa queixa da imprensa de hoje, que viveu, com honrosas exceções, sob o manto monolítico do pensamento único neoliberal defendido pelo PDSB e PFL (atual DEM) e agora vem dizer que é ameaçada pelo governo do PT. O PIG virou um verdadeiro PRI: não quer mudanças e julga ter todo o poder para não dar satisfações a ninguém.

Tudo isso é plenamente conhecido por quem tem um pouco de memória histórica. Contudo, há um mistério que permanece insolúvel. Onde estavam os “democratas convictos” naquela conjuntura de intensa “ameaça à democracia”, segundo seus próprios critérios? Por que aplaudiram as fáceis eleições de FHC em primeiro turno e agora dizem que a eventual eleição de Dilma na primeira rodada seria um “desastre para a democracia”? Por que não consideravam a amplíssima maioria política e parlamentar que FHC dispunha no Congresso como um limitador ao exercício da democracia? Por que não se preocuparam com o isolamento e a debilidade da oposição daquele período? Por que não se insurgiram contra a inoperância do “engavetador geral da República”? Por que aplaudiram e ajudaram a promover a criminalização dos movimentos sociais? Por que o pensamento único não foi contestado?

É difícil saber onde estavam os que hoje se dizem “democratas”. Talvez a principal pista nos seja revelada por Dante. É provável que eles estivessem na sexta vala do “Malebolge”, exibindo as suas incômodas vestes de chumbo. Hoje, sem dúvida, estão sintonizados com seus patrões donos das concessões de emissoras e outros meios de comunicação, e claramente comprometidos com uma visão política pequena e distorcida de oposição ao Governo Lula.

De qualquer modo, sua alegre e livre emergência, agora exibindo plumagem específica, talvez se constitua na principal evidência do caráter democrático do Brasil, sob o Governo Lula.

Fernando Ferro é eputado federal (PT-PE), líder do partido na Câmara Federal.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Bury

Democracia, para esses oportunistas mesquinhos, que vêm e vão com a maré, é somente exigência de poder. Na iminência de perdê-lo, a semântica vira a arma para mascarar sua covardia egocêntrica. É hora, enfim, de caírem do pedestal.

Mauro

Parabéns ao Deputado Fernando Ferro, mas principalmente parabéns a todo o povo pernambucano por ter elegido esse deputado. Por falar em aonde estavam, aonde estava a folha na época da ditabranda onde centenas de brasileiros foram presos, torturados e mortos por discordar das idéias dos governantes? Aonde estavam o Estadão, O Globo nessa época? Que estado democrático mataria Wladimir Herzog na prisão? O Globo, Estadão e Folha aprovavam este estado democrático e agora estão apavorados com este estado ditador que não prende e tortura os sindicalistas e nem mesmo prende alguns pobres de vez em quando para mostrar que quem manda neste país são os ricos e pobres devem obediência cega silêncio perante a sua exclusão do direito de cidadania. No dia em esses grupelhos de fascistas falirem o Brasil se tornará um país muito melhor.

Urbano

Um deles estava bem coladinho ao fred henrique flitstones salieri, e agora está, numa apelação terrível, pedindo votos para si e para outro candidato ao Senado pelo PT, lado a lado na propaganda. O problema é que um outro candidato ao Senado, também pelo PT, já o ultrapassou.

ZePovinho

http://resistir.info/irao/ahmadinejad_23set10_p.h

O discurso ocultado do presidente iraniano
por Mahmoud Ahmadinejad [*]

Os media corporativos dominantes fartaram-se de criticar o último discurso do Presidente do Irão. No entanto, que se saiba, nenhum deles publicou o texto integral do referido discurso. Este episódio mostra como funciona a barreira de ocultação dos factos e a desinformação. O palavrório do sr. Obama a criticar o discurso de Ahmadinejad foi amplamente exibido nos noticiários da TV portuguesa — mas não o próprio discurso criticado. Isso mostra bem a manipulação dos media dominantes. Não publicam textos, como este, que contenham demasiadas verdades. Falar do 11/Set, da espoliação do povo palestino ou das armas nucleares da entidade sionista é assunto tabu.
Ao publicar o discurso resistir.info está a cumprir o papel que deveria caber aos media que gostam de apregoar-se como "referência".

El Cid

Quando estava para ser aprovada a emenda reeleição, a TV Globo fez inserções no Fantástico com entrevistas a populares.

Em tais entrevistas, o repórter induzia a resposta dos entrevistados argumentando sobre o porquê de não haver releição para alguém que fazia um “bom trabalho”. E dava exemplos de bons síndicos, bons presidentes de clubes, etc.

Se alguém por acaso tiver um vídeo dessa época, bem que poderia botar no Youtube!

Valdir

Prezado Azenha: o deputado Fernando Ferro esqueceu de dizer que esta turma do PFL(DEM) e PSDB habitam o 9° circulo do inferno de Dante, pois é lá o lugar dos traidores da pátria.

Roberto Locatelli

Precisamos, a partir de 2011, ampliar o debate com amigos, familiares e colegas de trabalho. Não é possível que esses "democratas" possam lançar um manifesto ridículo e falso como esse e isso passar como se fosse verdade.

Aqui na blogosfera nós discutimos, argumentamos e temos uma consciência política muito mais profunda. Mas somos, infelizmente, ainda uma fração minoritária da sociedade brasileira.

TavaresdeMello

Brilhante, Ferro! Parabéns!

E vamos aposentar marco maciel!!!

Francisco

Teve uns aí que sustentaram a tese de que era um "perigo" o PT ter maioria parlamentar, um "perigo" para a democracia (!). Quer dizer: o perigo para a "democracia" é o povo!!! Voltaire era contrário a esse negócio de "Zé povinho" ficar dando palpite em "coisa séria", mas era intransigente quanto às liberdades civis. Voltaire era democrata, mas era favorável a aquilo que ele mesmo denominou de "despotismo esclarecido". Um elitista. Esse pessoal que tem medo de povo votar COMO QUER (essa especificação é o cerne de toda a questão…), não tem o apreço de Voltaire pelas liberdades de pensamento e nem o seu repertorio intelectual. Não poderia ser propriamente chamada de elitista, pelo simples fato de que não é "elite" de nada, afora ter grana. Como denominá-los? A palavra oligarquia é tão… pobre…

    ZePovinho

    ZéPovinho está contigo,Francisco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Maria Dirce

c0mício ao vivo na internet Lula em São Paulo

http://dilmanarede.com.br/dilma-na-telinha/ao-viv

José Pepe

Quem com FERR0 fere, com FERNANDO FERRO será FERIDO e morto, pelos argumentos apresentados. Parabéns deputado. Ferro neles.

Antônio Ferreira

Companheiro Ferro,

Valeu!!! Belo resgate histórico. O espírito udenista está mais vivo do que nunca.
Estou com você na luta e meu voto será seu, com muito orgulho. Tá na cabeça e no coração: 1313

Fernando C.

Se não me engano, deputado, democratas como José Sarney, Renan Calheiros, Geddel Vieira Lima et caterva estavam na base de sustentação daquele governo de triste memória. Não sei onde estão dessa vez. Com Serra?… Parte deles ajudou a aprovar e implementar o Plano Real – divisor de águas na historicamente instável economia brasileira, que abriu o caminho para o controle da inflação e fortalecimento da moeda nacional. Outra parte desses democratas estava por aí por todo o canto fazendo mobilizações oposicionistas de grande destaque na mídia, como estrondosas ocupações de terras e de prédios públicos, greves e mais greves, e batendo feio em FHC. Que teve, inclusive, oposição cerrada de setores da mídia (tambem chamados de "golpistas") em episódios como as privatizações das teles, cujas negociatas foram amplamente denunciadas, e os da compra de votos para a emenda das re-eleições. A oposição àquele governo era sim forte, contundente e barulhenta (mesmo sem maioria no Congresso). Em comparação a oposição hoje, também para lembrar uma imagem dantesca, recolheu-se ao limbo. Lula "é o cara"!

    Claudia

    Meu amigo, vc quer que o Lula faça oposição a si mesmo?!!! Era só o que faltava…

    deliciosasinecura

    Alhos, bugalhos… e por aí vai!

    A oposição a FHC só era contundente porque se gritar pega ladrão, em Higienópolis, não sobra um…

Marcos C. Campos

Muito bem , deputado !!!

Mas é muito difícil ficar esperando bom senso e racionalidade de quem é preconceituoso, como a nossa elite e boa parte da classe média.

Acho que isto, visão geral, histórica e bem completa da sociedade e também noção de que todos no país e no mundo tem direito a oportunidades e às riquezas do planeta, ainda vai demorar muito a atingir a todas cabeças pensantes.

Vamos ver se pelo menos "os democratas convictos" aceitarão a provável vitoria eleitoral da esquerda sem tramarem golpes políticos e institucionais. Se estes "democratas seletivos" ficarem somente nas análises raivosas e deturpadas na grande imprensa estará bom demais.

Estamos em 2010, espero que não queiram voltar para 1964, pois seria uma retrocesso de quase meio século …

El Cid

FHC no Alvorada, LUIS EDUARDO MAGALHÃES na presidência da camara, TONINHO MALVADEZA na presidência do senado, tratorando a constituição, oposição, vendendo a preço de banana o patrimonio publico, isto que é exemplo de governo democratico, não é, trolls ??

El Cid

Não adianta, deputado…

Ao PIG não interessa uma democracia com efetiva participação popular, que é a que vivenciamos nos últimos 8 anos, sob o governo Lula. Ao PIG só interessa a “velha” democracia dos donos do poder, onde o povo, sempre excluído e relegado ao último plano, não tinha voz, emprego, renda e, se alguma coisa tinha, era fome.

É por isso que eles esperneiam tanto em editoriais de primeira página: querem a volta da “democracia” deles, quando “eles” (e a patota de sempre) estavam no poder…

Ismar Curi

O manto dos hipócritas com que Dante os imaginara estarem vestidos, era feito de chumbo e folheado a ouro, de tal que, a procissão dos hipócritas sobre o Malebolge brilhava de longe, mas, andava com grande lentidão. Figura de linguagem inigualável para refletir nossos democratas de araque. Pensemos num deles, – que tal o Arruda, filmado em 2006 tomando maços de dinheiro, e, um ano antes estavam todos denunciando o mesalão como a maior corrupção da história…

Bonifa

Temem a fragilização definitiva da oposição. O problema é que eles se consideram eternos. Esta oposição que está aí vai mesmo se fragilizar, quiçá desaparecer. Vai desaparecer, para alívio do Brasil. Vai surgir outra oposição, novinha da silva, moderna e democrática, que fugirá dos destroços desta que está aí como se foge da peste.

Daniel Faria

Otimo texto. É só estudar a história recente do país pra ver quem está certo – não me supreende que o Serra não queria "olhar pro retrovisor".

Viva a verdadeira democracia!

Carlos A. Rosse

Sem projetos para o povo e para o País ( dois elementos fora de suas preocupações ), e já derrotados em seus sonhos de elite decadente, só resta a essa oposição clamar pelo golpe. Como Narciso, eles acham feio o que não é espelho. Que se danem!

Maria Dirce

Estavam cultuando a memória do toninho marvadeza!!!

Paulo Duarte

Parabéns Fernando! Você foi realmente perfeito. Todas as pessoas deveriam ler seu texto e partir daí, sim, fazer um julgamento mais sensato das coisas que acontecem neste imenso Brasil.

Baixada Carioca

Olha um manifesto popular que sinto falta de assinaturas importantes, como a do pessoal da imprensa. Vamos assinar pessoal!

À NAÇÃO – Manifesto de artistas e intelectuais pela democracia e pelo povo
Em uma democracia nenhum poder é soberano.
Soberano é o povo.
É esse povo – o povo brasileiro – que irá expressar sua vontade soberana no próximo dia 3 de outubro, elegendo seu novo Presidente e 27 Governadores, renovando toda a Câmara de Deputados, Assembléias Legislativas e dois terços do Senado Federal.
Antevendo um desastre eleitoral, setores da oposição têm buscado minimizar sua derrota, desqualificando a vitória que se anuncia dos candidatos da coalizão Para o Brasil Seguir Mudando, encabeçada por Dilma Rousseff.
Em suas manifestações ecoam as campanhas dos anos 50 contra Getúlio Vargas e os argumentos que prepararam o Golpe de 1964. Não faltam críticas ao “populismo”, aos movimentos sociais, que apresentam como “aparelhados pelo Estado”, ou à ameaça de uma “República Sindicalista”…

Para assinar, clique Aqui.

Moderadores, se tiverem que cortar o link, corte-o apenas, mas deixem o comentário. Please!

    Conceição Lemes

    No Viomundo, comentário não é editado. NUNCA.

luiz pinheiro

Nada como situar o tema no seu contexto histórico. Parabéns ao deputado Ferro.

CarlosAugustoPereira

Grande reflexão Ferro. Parabéns pelo texto. Alguns jornalistas se arvoram como donos da verdade. Hipócritas, são ventrílocos dos patrões e das elites. Com as novas mídias e o ocaso da imprensa escrita , já não conseguem levar a todos "de rodo"… Definitivamente a democratização do acesso ao dial e uma séria e aberta discussão sobre as renovações de concessões dos canais televisivos entrou na pauta do País. É por isso que eles tremem e tentam por uma nuvem de fumaça sobre o que realmente ocorre. Que o PT eleja uma enorme bancada e com os partidos aliados estejam comprometidos com essa pauta. À VITÓRIA DILMA!

Carlos

Saudações ao deputado Fernando Ferro por apontar a hipocrisia dos barões da mídia e da política.

”O ministro José Serra disse que a descoberta, na semana passada, de uma mina de ouro pela Companhia Vale do Rio Doce deve servir para valorizar a empresa, mas não para desestimular a sua privatização. Serra não quis arriscar uma avaliação do quanto a Vale se valoriza com a nova mina. Segundo ele, o mercado e os consultores que estão avaliando a empresa é que irão definir isso. “ (*)

Ministro do Planejamento, Serra permitiu que o “mercado”, os compradores, decidissem quanto iriam pagar pela CVRD… – e cabe lembrar a declaração de FHC de que Serra foi o mais enfático defensor da privatização da Vale.

Que o próximo Congresso volte-se para os fatos relacionados às privatizações, deputado.

(*) Agência Folha – 06/Fevereiro/1996 – Rio

    Antonio

    É isso aí Carlos.
    Se o Congresso não se manifesta, se a "Justiça" está petrificada, porquê não um referendo popular para rever a privatização da Vale? Podemos considerar um crime de lesa-pátria esta vergonhosa doação. E para não acusarem de injustiça, recomprá-la pelo preço de sua "venda" : US$ 3,6 bilhões – uma piada de péssimo gosto em todo o povo brasileiro.
    E pensar que o Serralha… segundo o FHC (o Joaquim Silvério dos Reis dos tempos atuais).

    Valmont

    Eu não gosto nem de lembrar. Essa história da Vale me deixa doente.
    E ver o Eike Batista rindo da cara de 190 milhões de otários, então… é DEMAIS, meu irmão!
    É inadmissível o que fizeram com este país!
    SERRA E SUA QUADRILHA DE CÍNICOS, LADRÕES, LESA-PÁTRIAS!!!

    PELO CANCELAMENTO DA PRIVATIZAÇÃO DA VALE
    E CADEIA PARA OS VENDILHÕES DO BRASIL!!!

Antonio Silva

Creio que o povão deveria fazer vigília cívica em frente a sede da Groubo (Tanto no RJ quanto em SP)a partir do dia 01/10/ .
Deveríamos montar acampamentos nesta central do PIG do dia 01 de outubro até o fechamento das urnas e a vitória sacramentada de Dilma .
Chega de manipulações ! Proconsult, Nunca Mais !

Sds.

van

Apalavra Democracia foi sequestrada por uma direita reacionária fundamentalista que não deveria, sequer, ter o direito de usá-la.

Marcelo Ramos

Artigo perfeito. Não tem o que tirar nem por. Todas as palavras em seus lugares, e definem exatamente o que acontecia. Alguns desmemoriados da oposição de hoje, diziam que a oposição de ontem fazia "oposição irracional". Como diria Januário de Olivveira, um narrador de futebol das antigas, do Rio de Janeiro: a história é cruel, muito cruel.

Fernando

Valeu xará,
É por estas e outras, pelo posicionamento brilhante e lúcido que pela quarta vez consecutiva votarei no senhor para continuar brilhando no parlamento nacional.
Me sinto honrado em poder votar nesse brilhante parlamentar pernambucano.
Até a vitória em 3 de outubro.

Marko

Que esta aula da história do Brasil contemporâneo resgate a memória dos que dão ouvidos à um pequeno segmento da sociedade que tenta, à qualquer custo,sujeitar às suas vontades uma classe que tomou para si a capacidade de mudar o futuro do país. Não há mais como governar o Brasil sem ter isso em mente.

Julio Silveira

Esses grupos ganham força é na propaganda, essa é a tatica, já aprovada desde os tempos pré arbritrio, associo com pré história, pela imagem que se cria de coisa antiga, agressiva, tiranossaurica.
Mas é de facil identificação, primeiro vem a estigmatização, depois vem a consolidação da estigmatização atraves de reiteradas e unissonas propagandas, é assim que trabalham, é assim que trabalharam para os golpes contra a cidadania.
Um bom observador e conhecedor de história verá grande similiridade nos modus operandi adotado pela nacional socialismo alemão que gritou uma grande mentira até que o povo alemão passou a crer que a causa de seus males fossem o Judeus, sabe-se no que deu.
Aqui no Brasil sabe-se no que deu. Havemos de ficar atentos, inclusive devemos adotar um lema militar que é muito oportuno, "o preço da liberdade é a eterna vigilancia".

Baixada Carioca

Eu tenho algumas dúvidas sobre a imprensa (que é a verdadeira oposição e que desencadeia esse tal "Movimento pela Democracia"): quem é que faz concessão de Rádio e TV? E porque gente ligada à oposição não encampa a ideia de veículos verdadeiramente democráticos?

Ora, todos sabemos que a democracia que eles pregam foi aquela estabelecida no "fórum do millenium" excluindo a vontade popular. O povo não sabe participar da democracia porque escolhe errado; não escolhe o que eles indicam. Eles não são maioria, mas agem como tal. E temos que nos submeter à essa minoria!…

Mas não temos líderes para organizar um movimento nacional capaz de dar essa resposta aos "democratas convictos". Este está no exercício da presidência e só poderá agir quando passar o posto à sua sucessora. Penso que a partir do ano que vem vamos ter boas discussões sobre o papel da imprensa e sobre o que é uma democracia onde a vontade da maioria prevalece, e não a vontade de acha que tem poder.

Leider_Lincoln

Para quem não teve curiosidade de ir ao Google, a sexta vala do “Malebolge”, é onde, no inferno de Dante, ficam aprisonados os hipócritas.

José Eduardo

Muito bom isto do Fernando Ferro. Gostei dos " democratas convictos".

LCFFA

BRAVO!

Maria Dirce

Estou vendo o comício de Lula na Usina da barra Bonita SP
http://www.adefsaosebastiao.com.br/portal/index.p

Valentin

Parabéns Fernando Ferro pela lucidez e atualização dos fatos e ao Azenha pelo post.

Agora, esse pessoal do "new" Cansei, querem REVOGAR o voto popular como a manifestação mais genuina da DEMOCRACIA.
Eles são democratas ou são do "DEM"OCRATAS???

amores

PIG-PRI

ZéS.

Magnífico texto do deputado Fernando Ferro. Para coroar o histórico governo do Partido dos Trabalhadores, falta somente, no futuro governo Dilma, a extinção de uma das maiores maldades produzidas pelo ¨esquecível¨ FHC: O FIM do FATOR PREVIDENCIÁRIO.

Mauro A. Silva

Azenhas,
Acho muito importante a realização das conferências municipais, estaduais e nacionais.
Mas devemos analisar cada caso conforme as sua peculiaridades.
No caso da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010), o que se viu foi um jogo de cartas marcadas, onde impediram a livre participação dos pais de alunos.
[youtube OBu788EWdHk http://www.youtube.com/watch?v=OBu788EWdHk youtube]
CONAE 2010 – Um jogo de cartas marcadas

A Conferência Nacional de Educação (Conae) foi organizada e conduzida para atender a interesses corporativistas. Houve um boicote à livre participação de mães e pais de alunos. Nas conferências preparatórias municipais e estaduais, escolheram até professores e funcionários de escolas para representar o segmento mães/pais. Dos 2.500 delegados, apenas 89 eram mães/pais (menos de 4%). A Conae só registrava as propostas com apoio igual ou superior a 20% (moções), 30% (proposta minoritária) e 50% (proposta vencedora). As propostas das mães/pais precisavam do apoio dos professores. As propostas corporativas dos professores nem precisaram ser debatidas com os pais. Conclusão: a Conae não detalhou como seria a garantia de participação dos pais na gestão escolar, acesso aos gastos e dados sobre a violência escolar, e não houve decisão sobre o controle externo do desempenho dos professores e das escolas.
Por outro lado, a corporação de funcionários, professores e diretores aprovou até 1 ano de férias pagas a cada 6 anos trabalhados. Os organizadores da Conae estavam mais preocupados em criar um Fórum Nacional de Educação, provavelmente um cabidão de empregos para os companheiros. A Conae aprovou suas propostas corporativistas em 1º de abril, Dia da Mentira.
MAURO ALVES DA SILVA (São Paulo, SP)
autor da cartilha Como Educar meu professor Em 10 lições.
Movimento COEP – Comunidade de Olho na Escola Pública http://movimentocoep.ning.com/

    Valmont

    Mauro, concordo com a sua posição em relação ao corporativismo exacerbado dos professores. De fato, não podemos aceitar que as diretrizes da política educional no Brasil fiquem restritas aos interesses particulares de uma única classe. Porém, devemos reconhecer que a força política de cada setor depende muito do seu nível de organização e neste aspecto os demais segmentos ficam em grande desvantagem em relação aos profissionais sindicalizados. Seu protesto é válido como um alerta aos cidadãos para a necessidade de se mobilizar por uma educação pública de qualidade.
    Parabéns pela iniciativa.

Luciano

Texto irretocável!!

Marcos

Simplesmente, genial! Parabéns, Fernando. Por pessoas como vc é que fazem o brilho desse Partido. Hasta la victória, siempre!

    El Cid

    Parabéns deputado Fernando Ferro!!!!!

Lucas Cardoso

"Essa parece ser a tese dos chamados “formadores de opinião” que querem mobilizar o País em “defesa da democracia”. Inspirados por um neoudenismo opaco e alimentados por um mal disfarçado ressentimento político, esses autodenominados “democratas convictos” insurgem-se, agora, contra a “visão regressiva do processo político”, que transforma o “Legislativo em extensão do Executivo” e “viola a Constituição e as leis”. "

Eu me pergunto se essas pessoas já ouviram falar do regime parlamentarista. Lá, o executivo e o legislativo são fortemente interligados, de modo que a maioria do parlamento é sempre do partido do primeiro ministro. Ninguém reclama de falta de democracia no Reino Unido.

Jairo_Beraldo

"Ainda considero como direita aquelas forças que se colocam a serviço do interesse das pessoas satisfeitas. Os outros, os que sentem e agem do ponto de vista dos pobres, do excluídos da terra, são e serão sempre a esquerda. Sempre que me pedem uma diferenciação entre direita e esquerda, respondo que essa é a fundamental. Em nosso tempo, todos os que defendem os povos oprimidos, os movimentos de libertação do Terceiro Mundo, são a esquerda. Aqueles que, manifestando-se do alto do próprio interesse, dizem que não há motivo para distribuir o dinheiro que suaram para ganhar, são e serão a direita. Essa é a divisão que existe em toda parte, e também no Brasil." (Norberto Bobbio, pensador político e filósofo, filho do Piemonte)

Elisabete Otero

Gostei muito do texto porque penso, por vezes, que minha memória me trai mais do que eu gostaria …
Quem viveu os 8 anos de FHC e tem memória concorda muito com o texto do deputado, a quem agradeço muito e também ao Azenha por difundí-lo.

@pedromozart

sensacional!
uma pena que os "democratas convictos", a essa altura, já estejam com os olhos, ouvidos, corações e mentes TÃO embotados pelo ódio sectarista que não conseguiriam ler este texto e conseguir de fato ver onde estão errados!
mesmo assim, parabéns pelos excelentes argumentos.

Sandra

A Direita está descontrolada!
Olha o golpe aí, gente! http://migre.me/1pEWC

    Bonifa

    Estes argumentos idiotas contra o Nassif do blog dos vampiros delicados de Curitiba também já foi usado contra o Azenha. A ordem é não deixar nenhum jornalista progressista trabalhar.

Fernando Gonzales

Prz. Azenha,
é preciso ter muito cuidado e seriedade em não se deixar levar pelo denuncismo, o mesmo que esta fazendo a oposição volta e meia estar na midia, veja o caso das urnas eletrônica….podem ser falsificadas, pois os softwares são faceis de modificar, dai seria necessario o recibo impresso. Bem, se voce consultar um programador experimentado, e eu sou programador, vera que ele lhe dira que tanto faz, os votos podem ser manipulados igualmente e o recibo ser impreso no candidato que o eleitor escolheu. Então não sei porque esta questão ser colocada como salvadora do voto,explico:
– O eleitor irá votar e marcar o seu candidato, pois bem, olhou no "visor" (display)e viu o seu candidato ser o escolhido e recebeu o recibo impresso com o nome e numero de seu candidato, mas não garante isso que eletronicamente tenha realmente votado no candidato escolhido, pois existe um programa manipulado para que o voto saia para outro candidato, viram como é facil? A questão deveria ser direcionada a colocação do softwares nas urnas eletrônicas e que estas pudessem ser guardadas em lugares que os partidos pudessem vigiar 24h, porque se não há como vigiar elas podem ser modificadas em menos de uma hora. O que pode ser também visto é a procedencia do lacre e se este é realmente inviolável, pois os lacres comuns podem facilmente ser violados, basta uma pessoa com paciencia e um secador de cabelo….ja era.
Não estou dizendo que o TRE não é um bom local ou que o pessoal do TRE não é de confiança, nada disso, só estou me baseando no que a midia tem divulgado sobre a possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas, naõ conhecendo as urnas não posso dar um parecer pessoal, apenas estou especulando sobre o que esta na midia.

Marat

Onde estavam os "democratas"? – Primeiro, não são democratas, esse termo, para um partido que nasceu da ditadura e apoiou a ditadura, e é de extrema-direita, só pode ser piada de mau-gosto… mas, voltando a pergunta: Onde estavam os "democratas"? Bem, provavelmente em seus latifúndios, ou em Paris…

LuizCarlosDias

Salve os blogs , arma afiada de esclarecimetos. Viva Dilma, ponto luminoso dos nossos caminhos.

Francisco Couto

É interessante ler e ouvir: ¨O brasileiro não sabe votar¨. Quer dizer que quando FHC ganhou ,o povo foi sábio e nas últimas eleições,o mesmo povo, já não sabe mais votar. O texto é preciso,parabéns!!!

luiz antonio

Cumprimentos efusivos ao Deputado Fernando Ferro por seu texto, preciso, até mesmo indulgente, neste momento histórico em que pode ser que estejamos estabelecendo a extinção do PSDB e do DEM, aliás por falar neste último "partido", entendo que deveriam ser sempre lembrados da fala de seu ex-presidente, o nazista de Santa Catarina, quando profetizava, futurólogo infeliz antes das eleições, que "enfim vamos nos livrar desta raça pelos próximos vinte anos", referindo-se ao PT.
Acho justo e inteiramente adequado que aos petistas seja concedido agora o inalienável direito à comemoração.
Vade retro, satanás, seja de Bornhausen, Maia ou Maciel a tua cara suja!

Celso

Como diz um amigo meu, a direita governa o Brasil praticamente desde 1500 e agora com oito anos de governo Lula está tendo uma crise de abstinência – de poder.

Nelson

"Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim", assevera o genial Millôr Fernandes.

Sergio F. Castro

Falou e disse! Texto de quem sabe usar a história, mesmo que recente, como argumento.

maria ferreira

Esse texto deveria ser distribuído nas universidades, hospitais, centros comunitários ……
Se tívessemos uma imprensa ''ISENTA'' deveria ser publicado nas 1as páginas.
Eu vou colocá-lo no blog da MEDROSA – Regina Duarte – para reavivar-lhe a memória.

sergio

Beleza, quando perdem, apelam!

edineuza

Texto sábio e lúcido. É isso que vivenciamos naqueles tempos e como eles sabem que não voltaram nunca mais ao poder, pois finalmente o povo brasilero rompeu os grilhões da servidão, fazem todo tipo de ameaça, mas nada vai surtir efeito, não somos bobos e conhecemos esses senhores e as suas maldades contra o povo, principalmente os mais pobres. Depois dessa eleição eles serão extintos e quem declara é um deles. O Alceni Guerra.

flavio cunha

Parabéns pelo texto! De uma clareza impressionante.

Deixe seu comentário

Leia também