Fernando Brito: Romário põe a Veja de joelhos, e revista “se desculpa” após sustentar mentira por 2 semanas

Tempo de leitura: 3 min

joelhos

Romário põe a Veja de joelhos, e revista “se desculpa” após sustentar mentira por 2 semanas

6 de agosto de 2015 | 08:29

 por Fernando Brito, no Tijolaço

Num dia de tanto constrangimento, uma alegria.

A de ver, mesmo de forma hipócrita, a Veja pedir desculpas a Romário por ter publicado um extrato falso de uma suposta conta bancária no exterior, que pertenceria ao Senador fluminense.

Hipócrita porque, das duas uma: ou a revista foi criminosamente irresponsável ao reproduzir um documento falso recebido de alguém, e neste caso tem a obrigação, até para que sejam tomadas as providências legais, de dizer como e quem o forneceu; ou, então, a revista foi deliberadamente criminosa ao participar como autora ou cúmplice de uma falsificação abjeta.

Se não foi, porque alegar que não se retratou porque ” pairavam perguntas sem respostas sobre a real natureza do extrato, de cuja genuinidade VEJA não tinha razões para suspeitar”. É mesmo? Vai, então, a revista preservar o “sigilo da fonte” de um bandido que a usou para demolir a reputação alheia?

Se não veio do Ministério Público – que é o que diz a edição difamadora -, de onde veio?

Que meio de bandidagem é este onde a Veja é ferramenta da desonra e, quando descoberta nesta imundície, diz que está só fazendo “jornalismo”? Que turma é a da Veja? Os Demóstenes, os Youssef, os falsários?

Romário fez um golaço para a democracia e para o jornalismo brasileiro.

Deveria estar sendo aplaudido de pé pelos jornalistas, porque fez o que a Veja não fez: buscou as provas da verdade e honrou o que havia afirmado. Não se intimidou pelo clima de “todo mundo é ladrão” construído pela mídia, com a Veja à frente, e “peitou” um veículo quase sempre impune de notas de esgoto.

Tomara que não tenha esquecido os tempos de craque como jogador e aja como craque na política. O adversário levou um gol no contra-ataque e balançou. Hora de ir em frente e marcar o segundo: a revistá é confessa, não há mais materia de prova a discutir, é só a de direito – inquestionável – à indenização proporcional ao dano causado.

E que dano, para um político, um mandatário, ser apontado pela revista de maior circulação do país (não é o que ela própria afirma?), com repercussão em toda a imprensa do país, como um praticante de crime financeiro?

Faça a Veja desculpar-se com aquilo que ela ataca nos outros, mas pratica a rodo: exposição degradante e dinheiro.

Mate o jogo, Romário.

Leia a nota da Veja:

VEJA reconhece erro e pede desculpas a Romário

Em seu perfil no Instagram e em sua página na internet, o senador Romário de Souza Faria publicou a informação de que recebeu do banco suíço BSI um documento (leia a íntegra em francês) enviado por aquela instituição financeira às autoridades daquele país. “Nós estabelecemos como certo que este extrato bancário é falso e que o Sr. Romário de Souza Faria não é o titular desta conta em nosso banco na Suíça.”

O extrato em questão foi publicado há duas semanas por VEJA como prova de que Romário era titular de uma conta bancária na Suíça com saldo equivalente a 7,5 milhões de reais. O comunicado do BSI não deixa dúvida sobre as adulterações no documento e pede às autoridades que investiguem a autoria da falsificação.

Por ter publicado um documento falso como sendo verdadeiro, VEJA pede desculpas ao senador Romário e aos seus leitores. Esse pedido de desculpas não veio antes porque até a tarde desta quarta-feira ainda pairavam perguntas sem respostas sobre a real natureza do extrato, de cuja genuinidade VEJA não tinha razões para suspeitar.

A nota do BSI dissipou todas as questões a respeito do extrato. Ele é falso.

A investigação desse episódio, no entanto, continuará sendo feita por VEJA.

Estamos revisando passo a passo o processo que, sem nenhuma má fé, resultou na publicação do extrato falso nas páginas da revista, evento singular que nos entristece e está merecendo toda atenção e cuidado para que nunca mais se repita.

Leia também:

Romário mostra a prova: Extrato de conta bancária publicado pela revista Veja é falso


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Frederico Evandro

E ai presidenta! A senhora também não processar a revista e exigir desculpas por tantas calunias contra a senhora e o ex-presidente Lula? Mostra a cara presidenta, faça como o nobre senador Romário fez e fará. Não tenha medo.

SILOÉ-RJ

Como assim pedir desculpas???
Não foi só divulgar, foi também fraudar!!!
Pedir desculpas ao Romário não resolve nada!!!
Pedir desculpas aos seus leitores, que sempre foram, são e serão ludibriados, até que se toquem, também não!!!
Aliás, esse sempre foi o PROCEDIMENTO PADRÃO dessa e de outras revistas, dos jornais e tvs, que compõe o famigerado PIG ( PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA), há muito tempo.
É por isso que seus seguidores quando manifestam suas opiniões em qualquer debate, baseados nesse tipo de informação, pagam MICOS HOMÉRICOS à rodo.
Informações essas, geralmente MANIPULADAS, OMISSAS, MENTIROSAS, e até pasmem!!! Com FRAUDES BURRAS como essa.
Senão fosse tão tarde, um reconhecimento dos erros, uma melhor avaliação dos fatos e uma mudança de postura e de procedimentos, daria pelo menos, quando não muito, mais dignidade ao seus ESTERTORES.

Alexandre

Por favor, Romário, além dos danos morais, peça o direito de resposta. Uma capona bem bonita da veja com a manchete “ERRAMOS DE NOVO” em letras garrafais!!

Joal

Fora de Pauta

Em vídeo, o programa do PT que vai ser exibido hoje na televisão.
Muito bom, muito objetivo.

http://www.conversaafiada.com.br/politica/2015/08/06/programa-do-pt-desafio-os-paneleiros/

Henrique

Nosso pior momento é melhor do que o melhor momento deles!!!

Angela Simões

Depois que difama vem com história de desculpas, isso é um abraço de tamanduá ou de amigo urso. Desculpas nada,processo em cima da revista; deixem eles contarem as moedinhas do cofre de porquinho e pagar o preço de uma “reporcagem”

Romanelli

apenas filosofando
.
coisa complicada
.
do episódio poder-se-ia dizer tb que quando há FATOS não sobram margens pra argumentos, não é mesmo ?
.
..então, então quanto às demais denuncias (inciadas desde idos tempos, desde quando o presidente ainda era Collor)pela falta de confrontação e busca por reparo e retratação, logo, parece que devemos mesmo crer que havia uma certa dose de verdade em tudo o que foi dito até hoje.

    Romanelli

    a propósito, eu sou a favor da JUSTIÇA trilhada pelo MÉRITO, e não pela forma
    .
    ..desta forma, sou a favor da proteção a fonte se e somente se esta proferir verdades, caso contrário, sou a favor da tese da CO responsabilidade editorial, qual seja, que o veículo usado como CAVALO tb seja co responsabilizado em reparar o dano causado ..senão ..senão fica fácil denegrir qq um e se esconder no manto da impunidade corporativa, né ?!

    olivires

    na verdade, veja se retratou não por se ver espremida por fatos, mas porque quer minimizar uma futura indenização a ser paga.

    romário tinha os recursos e a disposição política de enfrentar a veja e a família civita, além de um patrimônio imaterial junto ao povo, que é seu carisma e sua história no futebol brasileiro.

    no caso dos blogs progressistas, nenhum terá fôlego financeiro para encarar intermináveis recursos.

    no caso do governo, falta apetite político para brigar com as grandes empresas corporativas de mídia, e aí será sua derrocada.

    como romário não deve favores a ninguém, não é obrigado a aturar paulo bernardo, zé cardoso, eduardo braga e outras nulidades dóceis à essa oposição que pretende o apocalipse para refundar (ou afundar) o brasil.

    Romanelli

    ..só faltou vc falar que Romário parece NÃO temer, ou não ter o RABO PRESO ..enquanto o resto?! cruz credo

    abra

roberto

Quais das últimas 1500 reportagens da Veja, são reais, e quais são forjadas para cometer crime contra alguém e enganar os leitores e outras publicações farejadoras apedeutas ???
Uma, duas, oitenta, ou todas as 1500 ????
O Romário vai pedir:
-danos morais: 20 milhões
-danos financeiros: 20 milhões
-danos políticos: 60 milhões
-despesas judiciais: 50 milhões
-despesas de viagem: 10 milhões
-danos em contratos publicitários: 100 milhões
TOTAL: 260 MILHÕES
Acho que a Veja vai ter que pedir emprestado todo esse dinheiro para a Globo, que economizou bastante ao não pagar 1 bilhão ao fisco,referente à multa por sonegação e crime fiscal.

Julio Silveira

Sempre que aparecem estelionatários presos, os 171 como se diz na giria, replicando o artigo da lei em que ficam enquadrados, verificando suas motivações vê-se que por trás é sempre financeira, visando pegar os incautos cidadãos em seus momentos de mais absoluta boa fé. Por isso Romário, você que foi vitima de um, grande, bem maior que os comuns, deveria ir atrás, buscando atingir aonde os estelionátarios sofrem mais, em seus Bolsos. Por que para eles pimenta só é refresco no dos outros.

Nikola

“Não havia amparo legal para o Bacen, no desempenho de suas competências de autoridade monetária, entregar patrimônio público de forma personalíssima, em afronta aos princípios da impessoalidade, da publicidade e da razoabilidade, para atender a interesses de alguns investidores”, justificou a ministra em seu voto.

Voto de Ana Arraes, ontem, no TCU.

Trata-se de um rombo de R$ 7,4 bilhões com dinheiro público.
Dinheiro do Banco Central
Um rombo maior que a Lava-Jato.
O PSDB tem a cara de pau de querer responsabilizar Dilma. Como as contas de FHC fecharam em 1999?

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/08/tcu-multa-banco-fontecindam-em-r-1-bilhao-por-operacao-irregular.html

Deixe seu comentário

Leia também