Emir Sader: O que representa derrotar a direita

Tempo de leitura: 3 min

22 de Setembro de 2010 – 19h28

Emir Sader: O que representa esta derrota da direita

A direita tinha sido vitoriosa ao longo da história brasileira, desde 1964. Nesse momento interrompeu um governo que democratizava o país do ponto de vista econômico, social e político, incentivava a consciência nacional e a identidade cultural brasileira, para instaurar uma ditadura militar, que promoveu o maior processo de concentração de renda que o Brasil já tinha conhecido.

na Carta Maior, via Vermelho

Esgotada a ditadura, a direita conseguiu limitar os alcances da democratização, que reinstaurou um regime político liberal, mas sem afetar os pilares das relações de poder no Brasil: não foi democratizada a posse da terra, o poder dos bancos, das grandes corporações, da mídia. Esgotado também o impulso democratizador, durante o governo Sarney, foi implementado o modelo neoliberal, primeiro com Collor e depois, diante da queda deste, no governo Itamar, com FHC. Nova e grande vitória da direita, ainda mais que conseguiu que algum proveniente da oposição à ditadura se responsabilizasse por impor esse modelo – que caracteriza a direita no mundo contemporâneo.

O triunfo de Lula, caso este tivesse sido cooptado e mantido o modelo herdado de FHC, teria sido também outra vitória, indireta, com a mão do gato, para a direita. Se a versão da ultra esquerda tivesse sido certa, o Lula teria revigorado o neoliberalismo, dando-lhe umas mãos de cal de políticas assistencialistas e controlando o movimento popular. Teria sido o melhor administrador do neoliberalismo.

Mas a realidade não foi essa. O modelo foi readequado, o Estado retomou sua função de indutor do crescimento econômico, que foi recolocado em pauta, depois de ter sido abolido pelo governo FHC. Instaurou-se ao longo do mandato do Lula um modelo de desenvolvimento socioeconômico, alterando, pela primeira na história brasileira, a desigualdade social – e de forma significativa.

A política externa assumiu a soberania nacional como principio fundamental, deslocou o eixo das alianças do norte para o Sul do mundo, privilegiando em particular os processos de integração regional e contribuindo para a construção de um mundo multipolar.

A direita conseguiu sobreviver com o governo Lula, seus interesses não foram profundamente afetados, mas perderam o manejo direto do Estado, das estatais, a promiscuidade com a presidência e viram, ao contrário dos seus gostos, o Estado utilizar recursos para políticas sociais, desenvolver relações de fraternidade política com países vizinhos, limitar o espaço do mercado, amplamente estendido na década anterior.

A direita econômica prefere o Serra, mas sem o extremismo da direita política. De qualquer forma, ambas serão derrotadas com a vitória da Dilma e de um projeto nacional, de uma sociedade de inclusão, de um governo para todos. Estavam acostumados a se valer do Estado a seu bel prazer para seus próprios interesses.

A direita partidária e midiática – hoje confundida – é a maior derrotada. Perdeu capacidade de influência, sai com os seus partidos e seus órgãos da imprensa reduzidos à sua mínima expressão. Ainda mais que, os órgãos da mídia, depois do ano de Copa do Mundo e de eleições e da nova crise de legitimidade destas eleições, depois da descida para a metade da tiragem em uma década, devem ter outra queda grave, com a conseqüente crise financeira.

Os partidos opositores sofrerão uma grande crise de identidade, devendo se diferenciar entre os negociadores – tipo Aécio – e os extremistas, como o DEM e políticos remanescentes como Tasso Jereissatti, deslocados pela derrota e pelo sucesso do governo Lula.

Sofrem este ano a maior derrota política em décadas, com perspectiva de um lento e prolongado processo de recomposição, que ainda não parece delinear o perfil novo que venham a assumir.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Eduardo Zani

Rapaz, o Aecio vai pro PMDB nas proxmas eleicoes. Eh a unica chance dele ser vice da proxima chapa da Dilma, ou entao vai amargar outra derrota pra direita. Assim como Serra. E é uma pena, pois trata-se de um bom politico, sabe ouvir, e faz mais do que fala. Mas tras atrelado ao seu guarda-chva, oque ha de mais podre na nacao, a alta burguesia direitista do PSDB e DEM.

Renato

Podemos ter de tudo que é tipo de político, mas de direita (democrática e republicana) não temos. um cara se aproxima disso(Cláudio Lembo), mas é caso único no Brasil. Os que dizem de direita são ladrões.

jose franson

Direita… ainda existe isto…
Dilma lá…brilha outra estrela…Dilma lá…

NELSON NISENBAUM

Tenho lá minhas diferenças com o professor Emir Sader nas questões de oriente médio. Mas como sou democrata, respeito e cultivo as diferenças, e aos 50 anos, considero-me dono de algum saber e de algum senso crítico, só me resta cumprimentar o proeminente pensador e agradecer por mais uma vez enriquecer nossa cultura política e sociológica.

nailza

Esse blog é muito bom, parabens esse tem qualidade, a direita que se dane, DILMA neles, primeiro turno ja!!!!!!!!

Urbano

Rapidinho, bem ligeiro: termos um país decente!

roberto

D. Pedro II afirmou que certa feita que o atraso do Brasil se devia à política. De fato, o malefício que a direita impôs ao país e a sua sociedade, a partir de 1964,foi impiedoso. Os prejuízos são incalculáveis para à nação. Não fosse esse entreguismo o desenvolvimento hoje superaria o de muitos países que estão a nossa frente.

Célia Maria Ribas

Parabéns pelo artigo!

everaldo

A recomposição da direita está em pauta. Essa tarefa não cabe obviamente à esquerda, mas pode-se influir no resultado. Em primeiro lugar interessa ao país e à America Latina ter no Brasil uma direita minimamente democrática e republicana. A esquerda conformará essa nova direita na medida em que escolher seus pontos de ataque e enfrentamento. Se o deslocamento da hegemonia se der pelo alto a direita pode se sentir encurralada e agravar essa postura de polarização que tomou conta do PSDB. De outro lado, se o proximo governo, o PT e os demais partidos de esquerda souberem separar as forças do progresso das forças do atraso – penso, por exemplo, na relaçao com a agricultura familiar, o agronegócio e o latifundio (CNA/UDR) – a direita nao terá condições de produzir outro 64.

Marcelo Macedo

Nossa, que baboseira.
Comunismo não é democracia.
É oclocracia. É miséria e sofrimento.

    Emilio Matos

    Marcelo,

    Concordo com o seu julgamento sobre o comunismo. Mas elabore mais sobre onde você viu comunismo. Qual a razão do seu comentário?

    Saudações,
    Emilio

Baixada Carioca

Que isso não signifique um país sem oposição. Embora esta que está aí não represente exatamente uma oposição, haja vista que não conseguem formular políticas propositivas e não tem projetos para apresentar ao Brasil. Mas um governo sem oposição é "festa no galinheiro".

Miguel do Rosário (Óleo do Diabo escreveu em seu blogue que

"[…] O governo federal tem corrupção, assim como tem os governos estaduais e municipais e todas as assembléidas legislativas. Estatísticas recentes informam que a PF prende ou autua diariamente funcionários públicos acusados de algum tipo de ilícito. Essa é uma batalha constante, e a corrupção costuma ser bastante democrática e conquistar políticos (e seus filhos e parentes) de todas as legendas. O PT tinha menos corrupção no passado porque era um partido menor com muito menos acesso ao poder. Mas é injusto considerá-lo mais corrupto do que outros, até porque os estudos estatísticos mais carimbados, dizem o contrário…

No que temos que concordar com ele. A oposição serve para manter o governo sob permanente vigilância porque, como diz Paulo Henrique Amorim, o jenio não faz oposição; quem faz oposição é o PIG. Ninguém sabe o que o PSDB quer para o país a não ser privatizar. "O que pensa esse rapaz?" Diz PHA. Eles estão lá no Congresso e não sabem o que fazer. O PIG é que os alimenta com denuncismo sem provas e fundamento. Eles não se dão conta do que é fazer oposição. E sem oposição, as "raposas" (que existem, como alerta Miguel do Rosário) cuidam das galinhas, ainda que o governo seja aquele que mais trabalhou para combater a corrupção no país.

Plínio A. Webber

Mas que direita?
Quando aparecer alguém defendendo redução de carga tributária, me avisem. Quero tirar uma foto.
Nem o Médici, o mais duro da linha, resistiu à vocação tropical à solidariedade incondicional e ao paternalismo. Está aí o PIS até hoje.
Direita no Brasil é uma ficção (exceção a um lampejo Collorido em 1990, apagado de súbito pelo amadorismo da quadrilha que o concebeu) que o amplo e bizarro espectro das esquerdas criou em seu imaginário para ter contra que exercitar sua verborragia demagógica.

Edson Gomes

Em 1964 eu estava com 15 anos. Cresci, amadureci, envelheci. Confesso que já havia perdido as esperanças – de fernando em fernando, (nós) o Brasil ia se ferrando – de que o Povo Brasileiro (aquele, do Darcy Ribeiro) NUNCA sairia do marasmo social que os "donos de engenho" perpetuavam. Vejo, com alegria e regozijo, que o rumo atual do Brasil vai nos ratificar como um PAÍS, do POVO BRASILEIRO, com melhor distribuição de renda e oportunidades. DILMA!!!!

ruypenalva

Lula denuncia a imprensa em vídeo no Terra:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,O…

afcervantes

Vou cortar meu "bago" direito, só para ter certeza que nunca irei para a direita……….

    maria regina

    E eu, como não tenho (bago), cortarei meu dedo mindinho direito!

Julio Silveira

Mais que derrotar a direita o brasil tem que cortar suas asas. O povo brasileiro sempre foi tutelado pela direita, que por sinal nunca teve de fato vez entre o povo, apenas não entendia o processo. A direita brasileira sempre esteve presente nas decisões nacionais por força de sua estratégia de simular amores a democracia.
Toda vez que algum governo popular estivesse trabalhando pela igualdade lá vinha a direita estimular o golpe, e assim de golpe em golpe a direita ganhou sobrevida dentro do País.
Até preparando uma constituição frouxa, onde qualquer governante pode ter a prerrogativa de barganhar com alguns tostões mais alguns anos a frente do povo, até isso.
Nada acontece por acaso. E nisso, temos que trabalhar para que todas as arestas antes utilizadas por esses elementos perniciosos ao país, já demonstrado por anos e anos de má conduto politica, seja alijados e submetidos ao poder da cidadania.

Alexandre Gomes

Que peninha da direita…….

Tadinhos…………

Marcos Nogueira

Olha, essa imprensa golpista esta me deixando de saco cheio, se Dilma conseguir vencer todo esse "golpe midiático direitista" irei até Brasília passar o reveillon e curtir a posse de Dilma!

    Roberto Locatelli

    Mais do que nunca precisamos conversar com amigos, colegas e parentes para lhes explicar, pacientemente, que a mídia é comprada, venal e corrupta.

    Também estou pensando em ir a Brasília para assistir a esse momento histórico único, a posse de Dilma.

    ValmontRS

    O melhor a fazer é divulgar os blogs progressistas como este aqui.

    Renato

    Como os conceitos mudam hoje progressista = socialista. interessante.
    Mas quero lembrar.
    Cuba: mandou de volta para casa 500000 funcionários públicos.
    China: Lá dentro é praticado o capitalismo selvagem.

    maria regina

    Não está fácil argumentar, pois a contrargumentação não vem. Há apenas a repetição do que aparece na grande mídia. A falta de reflexão sobre as verdadeiras intenções da grande mídia, o desconhecimento da Constituição Brasileira, a distorção do passado histórico, dos grandes acontecimentos políticos não ajudam para manter o distanciamento necessário à análise dos fatos. É sempre uma enxorrada de acusações sem consistência, como frases tampão frente à realidade.

    Emilio Matos

    Está desanimador mesmo, Maria Regina. Tenho tentado discutir com gente de idéias opostas às minhas, mas não tem argumento. Quando não é um monte de distorção e papagaiadas da imprensa, são argumentos até defensáveis, mas direcionados a aspectos periféricos. Parece que a questão da escolha do voto não é tratada com nenhuma racionalidade. Talvez eu também tenha escolhido primeiro e racionalizei depois, mas a tentativa de racionalizar parece ser interessante, e muita gente nem tenta…

Deixe seu comentário

Leia também