Em nota, cientistas repudiam convocação de cientista: Carlini faz “apologia à vida”

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação, com informações da Folha de S. Paulo

O dr. Elisaldo Carlini prestou depoimento quarta-feira na 16 DP, zona Sul de São Paulo, sob suspeita de fazer apologia ao uso de drogas.

imbroglio começou quando, ao promover na Unifesp o 5º Congresso Maconha – Outros Saberes, em maio do ano passado, ele convidou um líder religioso que está preso por tráfico, Geraldo Antônio Batista, o Ras, fundador da primeira igreja rastafari do Brasil.

Ras cumpre pena de 14 anos de prisão. Ras participou do evento tirando proveito do indulto do dia das Mães, ao lado de líderes religiosos de outras denominações.

Mas a Justiça havia negado a saída antecipada do preso para participar do evento, um pedido formalizado por Carlini — e a juíza Carla dos Santos Fullin Gomes, corregedora dos presídios da região de Campinas, provocou o Ministério Público a investigar o que foi considerado “apologia ao crime”.

O pedido para a investigação partiu da promotora Rosemary Azevedo Porcelli da Silva.

A Justiça ainda não decidiu se um inquérito será instaurado.

Entidades científicas e a própria Unifesp repudiaram a convocação.

MANIFESTAÇÃO PÚBLICA

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) repudiam veementemente a intimação policial do Dr. Elisaldo Carlini para depor sobre suposta apologia às drogas.

Professor emérito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro titular da ABC, diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), primeiro representante da SBPC no Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), condecorado pela Presidência da República e premiado internacionalmente, aos 88 anos o Dr. Carlini continua sendo o mais respeitado cientista brasileiro com atuação na área de drogas.

Já nos anos 1970 ele produziu pesquisas pioneiras que caracterizaram a ação anti-convulsivante da maconha, que apenas nos últimos anos começou a ser amplamente reconhecida no Brasil.

As descobertas do Dr. Carlini permitiram a formulação de remédios eficazes para tratar doenças como epilepsia e esclerose múltipla, hoje utilizados em diversos países.

Acusar o Dr. Carlini de apologia às drogas equivale a criminalizar a inteligência e o conhecimento técnico-científico.

Trata-se de uma provocação cruel e vazia contra um cientista que dedicou toda sua vida à fronteira do conhecimento.

Nas palavras de Bertolt Brecht, “há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”.

O Dr. Elisaldo Carlini é imprescindível e sua carreira é uma apologia à vida.

São Paulo e Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2018

ILDEU DE CASTRO MOREIRA  e LUIZ DAVIDOVICH, presidentes da SBPC e da ABC

Leia também:

Unifesp fará ato de apoio ao Dr. Carlini


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

lulipe

E os esquerdopatas que não perdem a mania de glamorizar criminosos!!!

    Julio Silveira

    Enquanto a esquerda “glamouriza” os criminosos da tua concepção, os direitas tem colocados nos altos postos da republica os piores tipos de corruptos, desde a formação Republicana. Gente do pior tipo que costumam ser ignorados como criminosos, mas são piores ques esses criminosos que esquerda “Glamouriza”, Gente que vc finge ignorar para perdoar, por que são dos seus. Esses que criam as consequencias para formação destes criminosos que a esquerda “Glamouriza”. O problema dos direitas como vc não é o crime, é a hipocrisia para favorecer a excessão, com o exclusivismo do crime de altas quantias e desvios aos criminosos que te beneficiam.

    lulipe

    Não existe criminoso da minha ou sua “concepção”, existe aquele que comete crime e é condenado pela justiça, ponto.Diferentemente de você não tenho criminoso de estimação não, tanto faz ser de direita ou esquerda, cometeu crime é criminoso. Para mim não existe exceção para justificar um crime nãi, para você parece que sendo de esquerda o crime deve compensar ou tem justificativa, sua ” excessão” (sic) está configurada na adoração a um político como o lula condenado por corrupção, portanto, um criminoso!! Entendeu ou um desenho ajuda?

    Julio Silveira

    Vc é um cinico cara de pau. Quem chega agora neste espaço até poderia crer que vc não tem bandido de estimação, mas depois de acompanhar teus posicionamentos por tanto tempo e tão eivados de parcialidade não dá para crer nessa lorota. Cara, vc tem sim bandidos de estimação, vc é criminoso, vc imputa crimes baseado em processos em curso, vc antecipa resultados baseado em midia, vc é golpista. Quer crime maior que é se acumpliciar com os cabalhas mais sordidos da republica para apoiar seus golpes. Agora se vc tem proteção de um status quo viciado e corrupto com poder para fazer valer suas versões sobre o que vem a ser os piores crimes para o Brasil, ai é outra história. Mas esse que vc usa para calcar na critica contra as esquerdas, e chinelo perto desses que vc cinico sabe que são e apoia, corruptos flagrados mas não confessos apenas por que parte da justiça do Brasil se beneficia deles fazendo parte de seus esquemas de meritocracia corrupta. A mim vc não engana, participo deste blog praticamente desde o seu começo. Golpista.

Schell

Mas, neste país de merrecas, de que interessa o conhecimento, se o poder está nas mãos (?) dessa hipocrisia-ignorante-burra e cretina?

    lulipe

    Ele podia ser o maior especialista das galáxias, não dá o direito de convidar um criminoso pra participar de um evento público, será que não tem nenhum outro especialista neste país pra falar de drogas. O grande problema da esquerda, como já citei acima, é vangloriar a bandidagem. Não é à toa que seu grande líder é um corrupto condenado!!!

Deixe seu comentário

Leia também