Dom Demétrio: “Já passou o tempo das falácias divulgadas pela imprensa”

Tempo de leitura: 2 min

O FATO RELEVANTE

Por D. Demétrio Valentini, bispo de Jales

no blog da Diocese

23/09/2010 às 15H25

Nestas eleições um fato novo está acontecendo. Fato verdadeiramente relevante. Mas que não precisa ser publicado na grande imprensa. Aliás, o fato relevante consiste exatamente nisto: o povo já não se guia pelos “fatos relevantes” publicados pela mídia. A grande imprensa perdeu o poder de criar a “opinião pública”. A “opinião pública” não coincide mais com a “opinião publicada”.

O povo encontrou outros caminhos para chegar às suas próprias opiniões, e traduzi-las em suas opções eleitorais. Já houve eleições que mudaram de rumo por causa do impacto produzido pela divulgação de “fatos relevantes”, tidos assim porque assim divulgados pela grande imprensa. Agora, a grande imprensa fica falando sozinha, enquanto o povo vai tomando suas decisões. Bem que ela insiste em lançar fatos novos, na evidente tentativa de influenciar os eleitores, e mudar o rumo das eleições. Mas não encontram mais eco. São como foguetes pífios, que explodem sem produzir ruído.

A reiterada publicação de fatos, que ainda continua, já não encontra sua justificativa nas reações suscitadas, que inexistem. Assim, as publicações necessitam se apoiar mutuamente, uma confirmando o que divulga a outra, mostrando-se interdependentes mais que duas irmãs siamesas, tal a impressão que deixam, por exemplo, determinado jornal e determinada revista. Esta autonomia frente à grande imprensa, se traduz também em liberdade diante das recomendações de ordem autoritária.

Elas também já não influenciam. Ao contrário, parecem produzir efeito contrário. Quando mais o bispo insiste, mais o povo vota contra a opinião do bispo. Este também é um “fato relevante”, às avessas. Não pela intervenção da Igreja no processo eleitoral. Mas pela constatação de que o povo dispensa suas recomendações, e faz questão de usar sua liberdade. Este “fato relevante” antecede o próprio resultado eleitoral, e pode se tornar ponto de partida para um processo político muito promissor. O povo brasileiro mostra que já aprendeu a formar sua opinião a partir de “fatos concretos”, que ele experimenta no dia a dia, dos quais ele próprio é sujeito.

Já passou o tempo das falácias divulgadas pela imprensa, onde o povo era reduzido a mero espectador. Em tempos de eleições, como agora, fica mais fácil o povo identificar em determinadas candidaturas a concretização da nova situação que passou a viver nos últimos anos. Mas para consolidar esta mudança, e atingir um patamar de maior responsabilidade política, certamente será necessário trabalhar estes espaços novos de autonomia e de participação, que o povo começou a experimentar.

Temos aí o ponto de partida para engatar bem a proposta de uma urgente reforma política, e também de outras reformas estruturais, indispensáveis para superar os gargalos que impedem a implementação de um processo democrático amplo e eficaz. O fato novo, a boa notícia, não consiste só em saber quem estará na Presidência da República, nos Governos Estaduais, e nos parlamentos nacionais e estaduais. A boa notícia é que o povo se mostra disposto a tomar posição e assumir o seu destino de maneira soberana e responsável.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Denise

Excelente texto!!!
Parabéns a D. Demétrio!!!
Fiz questão de enviá-lo aos meus amigos "formadores de opinião" e que aderiram à receita do Serra para vencer as eleições (vide blog Novae).

Geysa Guimarães

Este divino texto está sendo divulgado hoje Diário da Região, coluna do Leitor.
"Agora a grande imprensa fica falando sozinha, enquanto o povo vai tomando suas decisões".
O bispo deu um xeque-mate nos usurpadores da Verdade.

Dimitri

como católico convicto e atuante me alegro de saber que não sou o único que enxergo mudança pro bem e não deixo mover minhas opiniões pelo preconceito e medo do "teórico marxismo" petista que assombra a igreja e a maior parte de seu clero!
parabéns Dom Demétrio, bispos lúcidos como o senhor estão em falta! é uma pena, mas a igreja se encontra perdida em seu preconceito com a esquerda e não enxerga que é dela que emerge a sua opção preferencial pelos pobres!

LuisCPPrudente

Em certas igrejas católicas pelo interior de São Paulo há padres fazendo campanha contra o PT pela questão do aborto e do casamento gay.

Isto é um posicionamento oficial da Igreja?

Ubiratan Rosa Passos

Pelo tracking de hoje acho que o Dtafolha está certo, infelizmente. Aguardemos o Ibope.

maria

D. DEMÉTRIO
Beijo tuas mãos e peço a tua benção

gerjuin

O povo nao precisa mais da imprensa de direita, até porque a direita sempre ganhou eleição na base do medo. Do medo do eleitor sujeito ao voto de cabresto, do medo plantado contra condidatos de esquerda. Na verdade sempre ganharam no medo ja q nunca tiveram propostas q fosse do interesse do povo, que o tivesse como foco. Em 2002, o medo da continuidade de um governo q lesou o pais em diversas ares, desde a cessao da Vale p modicos 3 bilhas(lucro trimestral dela esse ano e da ordem de 6 bilhas) ate o afundamento da maior plataforma de petroleo do mundo, a P36, foi maior que o medo do Presidente operario.
Hoje em dia que o povo perdeu o medo, nao pode mais ser aterorizado pela direita rabugenta, que está, esta sim aterrorizada com o fato de passar mais 4 ou 8 anos longe do controle do pais. aterrorizada com a possibilidade de ser "extirpada" da vida publica, o q lhes obrigaria a repensar seus principios imperiais e chegar a conclusao que o povo nao e plebeu, o povo é Rei.

robledo duarte

Bom lembramos que nós, que acessamos computadores hoje em dia, é que somos os formadores de opiniões. Não adianta estrelas como reinaldo azevedo, josias e outros mostrarem um lado da moeda, que de imediato, recebem a resposta de volta e não somente para eles, mas para todos que estão lendo sua coluna. Não deixo o portal uol por uma razão simples: Gosto de uma boa briga e fico satisfeito quando vejo publicado o que escrevo no blog destas tralhas, eles precisam ter vozes distoantes, pois se pelo menos alguem ler o que escrevemos e mudar sua opinião já estamos fazendo nosso trabalho.

Vera Silva

D. Demétrio fala brilhantemente sobre o livre arbítrio que as igrejas cristãs têm pregado ao longo dos séculos sem jamais permitir que fosse exercido pelos cristãos. Mostra que o livre arbítrio é o exercício da consciência no cotidiano. Mostra como este exercício nos torna cidadãos, seres pensantes e aptos a decidir com responsbilidade.
Estas eleições estão nos mostrando como é possível o exercício da liberdade pelo povo, quando a política é exercida com o P maiúsculo. Na prática isto é o que Platão chamou de governo dos melhores. Quem já leu a República, de Platão, pode ver, na prática, como se defaz a aliança entre o povo e os torpes e se transforma a democracia fictícia numa democracia real – onde o governo é exercido pelos melhores e não por administradores de circo.
A continuar assim podemos someçar a sonhar com o fim da vida de gado.

josé gilvar gonzaga

PARABÉNS PELO TEXTO SIMLISMENTE LINDO. DILMAIS.

Laura

Belo texto. E faz acreditar que ainda existe gente digna na igreja.
Afinal D.Paulo Evaristo Arns, aquele titâ durante a ditadura, defendendo os que foram atacados por ela sem hesitar
( incluindo a mim mesma, que saindo do calabouço da ditadura fui recebida por ele em sua residencia, de madrugada), assinando o assim dito "Manifesto pela Democracia" foi demais para mim, não dá.
Dom Demétrio lembrou-me aquela igreja santa daqueles dias nada santos. Os dias de hoje também nada santos são, e farão surgir e encontrar seus Santos( homenagem também a Santos Dias, operário ligado aos movimentos sociais da época, morto pela ditadura) homens.

Ubiratan Rosa Passos

Que beleza! Parebéns ao Dom Demétrio, que não conheço. Mas não é preciso estar com ele pessoalmente para descobrir o seu comportamento e sua posição cristãs. Vou dizer uma coisa ao senhor, Dom Demétrio; sou evangélico, e me orgulho da sua postura. Nós, evangélicos, como libertos belas Boas Novas de Cristo, não vivemos mais sob a servidão legalista, porque, como se expressou o apóstolo Paulo: …" aminha graça te basta". E é sob essa graça, sob essa liberdade que caminhamos, rumo ao alvo que nos foi proposto.
A maioria do povo evangélico, e também os católicos, já estão bem conscientizados, e não se deixarão levar por qualquer tipo de apelação baixa ou manipulação.
Que Deus continue derramando o seu precioso óleo nas suas botijas, Dom Demétrio. Amém. Graça e paz.

Renato Prado

Belo texto, carregado de esperança, mas também surreal. De fato, a imprensa brasileira há muito tempo vem cainda em profundo descrédito. Contudo, sugerir que o povo brasileiro tenha aprendido a votar é um equívoco, é fechar os olhos para a imensa população de analfabetos funcionais, só para começar. Consciência política? "Pior do que está não fica"? Vivemos um período de aparente regime democrático, mas temos um Executivo que loteou a máquina pública, um Legislativo ignorante e um Judiciário inoperante. Temos situação e não temos oposição. Como ter dia sem noite, barulho sem silêncio? É a desordem institucionalizada. Todo o povo brasileiro teria noção, por exemplo, que o partido político da situação tem "fechado questão" sobre questões relevantes, muitas especialmente para a imensa maioria cristã, extirpando de seus congressistas o direito ao voto de consciência, obrigando-os a votar conforme a decisão do partido? Infelizmente, não acredito.

    mariazinha

    Nossa, caro!
    Abra seus olhos também! As mudanças estão bem aí, diante de seus olhos e vc não vê? Isto é só o começo da consolidação de um BRASIL MELHOR E MAIS JUSTO. Não podemos desacreditar, os fatos estão bem visíveis e precisamos ir em frente, sem desanimar.
    Saudações cordiais e democráticas.
    AVANTE!

mariazinha

Bom, DILMAIS!
O BRASIL, representado por seu povo, vivia nas sombras, anestesiado pelas novelas da bobo e pelo golpe militar, que dizimou boa parte das massas pensantes e atuantes. GRAÇAS A DEUS, acordaram! Um raio divino, fulgurante, perpassou por todos, começaram a vislumbrar um jardim de belos perfumes e doces amores. Ali, bem perto, o mel jorra abundantemente e as oportunidades de viver bem e melhor criam esperanças infindas.
Parabéns, povo brasileiro! Fomos libertados depois de um pesadelo profundo. ACABOU!

Aracy_

Que bom ler o texto de D. Demétrio.
Espero que a sociedade brasileira saia deste processo eleitoral mais fraterna e solidária.

Marat

A impren$$$a, após as eleições, deverá ir ao divã e reprensar suas atitudes, sob o risco de ser comparada, no futuro à Cassandra, ou seja, ninguém mais acreditará nela, mesmo que ela volte a falar a verdade!

Tenório

Discordo da comparação com irmãs siamesas. Estão mais para a Hidra de Lerna!

SérgioFerraz

Parabéns Dom Demétrio, bispo de Jales, pelo maravilhoso texto!
É isto mesmo: o povo aprendeu e agora quer ser o senhor de seu destino.

valter

Aleluia! finalmente vejo alguém falando em levar o absurdo que estes boçais midiáticos estão fazendo ao conhecimento da imprensa internacional. Poder-se-ia também convidar observadores entre grandes líderes mundiais, para assistirem o golpe que estão armando contra Dilma. Pode ocorrer de tudo, inclusive fraude nas urnas eletrônicas. Querem acabar com a Democracia no Brasil. Prezado Azenha, você não poderia passar a sugestão para o comando da campanha da Dilma. Temos que agir com bom senso. Mas não podemos ficar só no paz e amor, enquanto eles usam todos meios escusos. Estão fazendo um massacre físico, moral, menta, emocional e espiiitual contra o Presidente Lula e Dilma. Abaixo o golpe midiático! Viva a legalidade e a democracia! Viva o Brasil!

Carlos A Gomes

Realmente, o artigo do Frei Leonardo Boff simplesmente diz tudo que precisava ser dito a respeito da mídia no Brasil.
Caro, Azenha, talvez seja interessante publicá-lo aqui. Veja o link do artigo: http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT

Trecho do artigo

"Precisamos dar o nome a esta mídia comercial. São famílias que, quando veem seus interesses comerciais e ideológicos contrariados, se comportam como "famiglia" mafiosa. São donos privados que pretendem falar para todo Brasil e manter sob tutela a assim chamada opinião pública. São os donos de O Estado de São Paulo, de A Folha de São Paulo, de O Globo, da revista Veja, na qual se instalou a razão cínica e o que há de mais falso e chulo da imprensa brasileira. Estes estão a serviço de um bloco histórico assentado sobre o capital que sempre explorou o povo e que não aceita um Presidente que vem desse povo. Mais que informar e fornecer material para a discusão pública, pois essa é a missão da imprensa, esta mídia empresarial se comporta como um feroz partido de oposição."

adenilde petrina

Acabo de ler um artigo maravilhoso do Leonardo Boff cujo título é: " A mídia comercial e a guerra contra o Lula". Eis um pequeno trecho: " … Pois esse é o sentido da guerra que movem contra o Lula. É uma guerra contra os pobres que estão se libertando. Eles não temem o pobre submisso. Eles tem pavor do pobre que pensa, que fala e que faz uma trajetória ascendente como o Lula…". O artigo está no site da Adital.com.br

João Lima

Dom Demétrio demonstra que, independente da religião, ou até mesmo de não ter religião, o importante é ter espírito Cristão.

    Jairo_Beraldo

    Ter espírito de humanidade,Lima, seria uma melhor causa para o ser humano. Não há só cristãos neste nosso Brasil de muitas raças e credos.

    João Lima

    Jairo, o Cristianismo, como doutrina universal, engloba todos os credos, e é nesse sentido mais amplo a que me refiro. Um abraço.

Rafael O Silva

Esse é um bispo lucido! Conheço Dom demetrio…e o pessoa que espantou com esse bispo, apesar de poucos, estão por ai no Brasil fazendo um verdadeiro papel de pastor mesmo! É que ficamos com aqueles que saem da midia, das cartas..e esquecemos da Igreja cebs, das pastorais, do povo lá na comunidade entre os serviços da comunidade e das atividade sociais.

    Fábio Venâncio

    Quando a Igreja atravez dos seus representantes ,volta a opção preferencial aos pobres ,ela o faz muito bem.
    Que assim seja o papel da Igreja no mundo todo ,ajudando a esclarecer o povo e os levando para um caminho de igualdade .

Marcos AC Lopes

Enviar também, Cézar, para todas as igrejas do Brasil e para a turminha da Canção Nova. Muitos deles precisam de alguém lúcido para lhes mostar que não se deve manipular as pessoas.

rafaela buonarrotti

não sou religiosa. Nem me preocupo se existe ou não deus ou deuses. A Igreja Católica – principalmente ela – sempre me causou náuseas com seu discurso falacioso. Mas o que aprendi é que as igrejas, as religiões são formadas por pessoas e vez ou outra uma destas se rebela contra seus donos e resolve assumir posições consideradas rebeldes ou radicais. O cardeal D. Helder Câmara foi um exemplo. Este bispo que escreveu também (ao que parece). Apenas gostaria de ler palavras do bispo Casaldáliga, no Araguaia em Mato Grosso.

aurica_sp

PESSOAL DEBATE NA CNBB AGORA OLHA SÓ O QUE O SERRA DISSE" Para agradar católicos e evangélicos, Serra diz que "há diversas doutrinas cristãs, mas todas convergem para o mais essencial: Jesus Cristo que representa a verdade e a Justiça.".
É MOLE OU QUER MAIS VIROU UM SANTO AGORA!!!

Almerindo

MAIS DO QUE NUNCA, temos que votar em candidatos que se COMPROMETAM com a democracia e progresso que almejamos e não só nos candidatos a presidente, mas também deputados e senadores.

MARILENE PASS

MEU CORAÇÃO E A MINHA FÉ FICARAM MAIS FORTES AGORA DEPOIS DE LER ESSE ARTIGO.OBRIGADO D.DEMÉTRIO POR ME DEVOLVER A ESPERANÇA NESSA IGREJA QUE ESTÁ EM MIM DESDE QUE NASCI E QUE, ULTIMANTE, ME PESAVA MUITO COM TANTA INIQUIDADE. DEUS ABENÇOE A TODOS OS QUE BUSCAM RESTABELECER A VERDADE SEMPRE!

rommel costa

sou católico.. parabéns a dom demétrio.. falou e disse

Benê

Finalmente leio alguma coisa lúcida por parte de um representante da Igreja Católica.

paulo rafael pizarro

Isso graças a internet.

fernando

Que bom ler um texto como este, parabéns D. Demétrio, que assim demonstra ser uma liderança digna para o seu rebanho. Fiquei realmente feliz em encontrar depois de já algum tempo novamente uma voz na Igreja Católica propagando a verdade e a retidão.

Pedro Ayres

É um texto lúcido e integrado com o espírito do povo.Dom Demétrio, Bispo de Jales, meu cumprimentos e agradecimentos, pincipalmente agora quando as cassandras e vivandeiras ameaçam com suas farândolas
e cantochões golpistas. Pena que muitos dos católicos que desses grupos participam, além de surdos,
sejam imunes ao que é verdade e de acordo com o interesse do País. De qualquer modo, grato Dom Demétrio.

Domingos

A Igreja tem que fazer a opção pelos pobres, ou seja, para que estes deixem de ser induzidos a votarem naqueles que os exploram. O povo brasileiro é sábio e no dia 03/10 vai dar sua opinião política.

Renato Lira

Ainda há lucidez na minha igreja.

Graças a Deus!

Luis

Que belo texto!
Considerando a origem, este me traz esperança!
Cada vez tenho mais restrições à religião e principalmente às igrejas, justamente pelo fato de que a fé traz consigo o risco intrínseco de "cegar" os fiéis, e isso muitas vezes é aproveitado por tais instituições.
O corajoso texto de D. Demétrio mostra como é possível conciliar fé e lucidez. É apenas um pequeno raio de luz em uma vasta escuridão, mas quem sabe é um começo.
Parabéns, Dom Demétrio!

P.S.: Vamos acompanhar e torcer para que o Bispo não seja vítima de represálias pelos tradicionais caciques conservadores da igreja…

Antonio

Parabéns D. Demétrio, excelente reflexão, fico feliz por participar da Igreja Católica e ver que temos Bispos com idéias muito claras da realidade atual.

Gerson Carneiro

Triste fim da velha mídia.
Pra chegar ao ponto de Dom Demétrio revelar todo o seu demérito pela velha mídia, olha…. é o apocalipse.

jefferson

Parabéns a D. Demétrio, verdadeiro pastor do povo de Deus.

Aracy_

Gracias, D. Demétrio!
A simplicidade do texto é a melhor expressão da riqueza do caráter do autor.
Muita paz a todos e uma feliz primavera.

Jairo_Beraldo

Lendo o post, vi que diz que "o povo não obedece mais aos formadores de opinião, ao bispo". Voltei aos tempos aureos da minha infancia e juventude, onde a Globo criou a "rainha dos baixinhos", que mostrava que tinhamos que ser rebeldes, não obedecer nossos pais, vizinhos, professores. Tinhamos que mostrar que pensamos, que temos vida propria. As novelas então!!!Era xique xingar a mãe, o pai, os avós, os amigos, colegas. Tudo tratado com egoísmo cego e latente. Que temos hoje? A grande maioria dos eleitores adultos, como eu, são desta época. A Globo criou as cobras para lhe picar, lhe desobedecer, lhe xingar, lhe agredir. Formou os rebeldes sem causa, que com causa, lhes cospe na cara. É a lei da ação e reação. E é bom ver um blog catolico colocar isso. Pois os clérigos eram a caixa de ressonancia desta neolibertinagem.

David R. da Silva

Não sou religioso, tenho horror a religião…Padres, Bispos….quer sejam Evangélicos …Católicos e o PAPA. Quero parabenizar o posicionamento lógico e baseado na realidade do nobre Monsenhor católico, afinal ele está percebendo de forma viva a realidade do Povo e suas transformações no convívio social. Isso é bom para a Cidadania. Parabéns! de Belo Horizonte.

Carlos Marques

Acabo de ler o texto de Dom Demétrio Valentini com imenso prazer, alegria e renovada esperança nos rumos de nosso País. Arremete com elegância contra as mistificações da grande imprensa, representante mais legítima das elites brasileiras, medíocres, insensíveis e autistas, sempre empenhadas em condicionar a sociedade na perspectiva de seus interesses de classe em detrimento dos interesses da maioria da população. Conheço o senso de justiça, o equilíbrio e a sensibilidade humana do religioso, denotadores de sua intensa espiritualidade, desde 1966. Peço licença para inofensiva indiscrição e assim compartilhar na blogosfera experiência pessoal que instancia a quaiidade humana e espiritual de Dom Valentini. Naquele longínquo 1966, no Seminário N. Sra. de Fátima, em Erechim-RS, o Cônego professor de Exegética me apanhou lendo a Relíquia, de Eça de Queirós. Foi extremamente severo e duro comigo. Senti-me quase na iminência da expulsão. No final da tarde, o Padre Demétrio Valentini me chamou em seu gabinete. Fez ponderações calmas e adequadas para aquele adolescente assustado, reconheceu que estava havendo exagero na reação que a minha falta provocara, me tranquilizou e mandou que voltasse para a sala de estudos e tocasse a vida. Toquei a vida e agora estou aqui na blogosfera tendo contato com esse texto admirável do Bispo de Jales. Dou esse testemunho, por admiração e justiça. Hoje tenho consciência que vivi, guardadas as proporções, uma experiência análoga à de Jean Valjean com o Bispo de Digne, nos Miseráveis, de Victor Hugo. "À bon evêque, dûr eveché". Dom Demétrio é um bispo bom. Faço votos que Jales não seja um bispado difícil.

Valentin

É a sabedoria de uma homen que, antes de ser uma autoridade eclesiaática, é um cristão.
Sensato, lúcido,sem meias-palavras, direto em sintonia com a realidade. Parabéns D.Demétrio e ao Azenha por reproduzí-lo neste espaço.

José Maria

Parabéns Dom Demétrio pelo maravilhoso artigo. ! , e parabéns Azenha por publicá-lo.

Emília

E isso é muito bom, não é mesmo D.Demétrio? O povo brasileiro está aprendendo a interpretar o que lê e vê e, a mídia dominante, nos chama de analfabeto funcional.

Donizeti – SP

Muito bom saber que existem Bispos da Igreja Católica que honram as tradições do cristianismo, daquela Igreja que se preocupava com o destino e futuro do povo pobre e desprotegido, mas que agora tem o próprio destino em suas mãos.

    Jairo_Beraldo

    Desculpe, mas historicamente, a Igreja Catolica Apostolica Romana, nunca foi caridosa. Sempre almejou o poder central, onde a míseria tinha que prevalecer, para que foosem dominados como doceis cordeirinhos.

    Uélintom

    Também é bom entrar um outro Demétrio em cena. Porque para mim, Demétrio era um nome que estava virando sinônimo de Demérito.

    Uélintom

    Explicando: o "outro" é o Magnoli.

Ramalho

É, ainda há bispos no Brasil.

Remindo Sauim

Uma voz coerente que a mídia podia ouvir.

Regina

Parabéns D. Demetrio. Essa é a tomada de consciência que Lula sabiamente falou em Campinas e parte da imprensa e personagens da elite cultural e econômica do país criticaram até fizeram manifesto e blá, blá, blá…
Falas acima nos dão orgulho da igreja, quaisquer que seja ela, pois a religião também é importante.
Enquanto Lula e D. Demétrio vêem a nova realidade do país (gradualmente se transformando para melhor, se modernizando…) pessoas que se acham intelectuais e inteligentes falam bobagens….

Marcos Neves

O Bispo foi curto e fino; elegante e objetivo. Parabéns Bisco!!!

ruypenalva

Tracking do Vox-Band nada mudou, tudo dantes no quartel de Abrantes, distância 27% de Dilma. Me batam um Baracat.

Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma mantém 51% e Serra, 24%
Marina Silva mantém 10%, patamar alcançado ontem pela primeira vez

iG São Paulo | 23/09/2010 17:26

Os três principais candidatos à Presidência da República mantiveram suas intenções de voto em relação ao levantamento anterior, de acordo tracking Vox Populi/Band/iG divulgado nesta quinta-feira. Com isso, a distância entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) continuou em 27 pontos percentuais. A candidata Marina Silva (PV) também manteve os 10% alcançados pela primeira vez ontem.

Na região Centro-Oeste, Dilma tem 46%, Serra tem 29% e Marina Silva, 16%. No Sul, a petista tem 48%, enquanto o tucano tem 30%, segundo o levantamento. Já Marina aparece com 6% entre os sulistas. No Nordete, onde Dilma tem o melhor desempenho, a petista tem 63%, Serra, 15% e Marina, 5%.

Na pesquisa espontânea, quando a lista com os nomes dos candidatos não é apresentada, o quadro também se manteve inalterado com relação ao levantamento anterior. Dilma lidera com 44%, ante 21% de Serra e 8% de Marina. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é ainda lembrado por 2% dos eleitores.

O tracking Vox/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais e para menos.

Bonifa

"Esta autonomia frente à grande imprensa, se traduz também em liberdade diante das recomendações de ordem autoritária". Matou a pau, Monsenhor. Mas não podemos esquecer que a primeira grande derrota desta "grande imprensa" foi lá atrás, quando se impediu que ela, usando todo o seu poder avassalador, tirasse o Sarney e pusesse o Dom Pirillo na presidência do Senado. Isto apesar de que muita gente boa não entendia a manobra da "grande imprensa" e foi contaminada pela desproporcial demonização de Sarney patrocinada pela mídia. Alí começou a derrota da oposição, para quem a sagração pelo voto popular e consciente nunca significou nada.

Luiz Guimaraes

Bravo!!!

Maria

Enfim uma voz de bom censo,coerente e de acordo com a realidade do país dentro da igreja Católica.

Luís Fernando

Parabéns Dom Demétrio, sou jalesense e fico feliz da sua lucidez quase que dominical e agora na grande Blogosfera independente….parabéns bispo progressista, como dizia o grande Geográfo Milton Santos

Daniel

Parabéns! Excelente artigo.

ruypenalva

Em parte sim, mas uma minoria, quando bombardeada diuturnamente, se deixa levar. Essa minoria deve ser a maioria dos indecisos a quem se dirige esse bombardeio intenso, reverberante, reciprocante, irritante. Ontem, a o JN não tinha o que colocar, colocou uma mulher, com voz adulterada, de costas, dizendo que o sigilo da Coisa foi pedida por alguém de Brasília. Hoje é o dia do Baracat; vai ser Baracat pra lá, Baracat pra cá, mas o importante não é o Baracat, o importante é que para eles citarem o depoimento do Baracat reconstituem a estória desde o início, falam em Erenice, na família, no trâfego de influência, na Dilma. Esse é o fim que eles atingem com os meios. Mal comparando, é como se alguém dissesse e repetisse ad nauseam: Bosta – Dilma, Merda-Dilma, Pus-Dilma etc. Lula vai ter de comparecer diariamente nos programas da Dilma e até mesmo denunciar isso, como ele já vem fazendo em comícios e até no Terra. Ora pro nobis Agnus Dei.

Rudá

Falou e disse o Bispo.
Estamos vivendo uma outra "Era", e os Donos da midia continuam presos no passado.
Triste fim.

Estou apostando com todos que eu conheço.

Se a Dilam se eleger, apostam que a Folha vai a falência em no máximo 4 anos?! :)

flavio cunha

Essa é, na minha modesta opinião, a coisa mais impotante que está ocorrendo nesse momento histórico. É a verdadeira abolição da escravatura, mas deixamos de ser escravos de uma mídia hipócrita, mesquinha, sem ética, e que, segundo Joseph Pulitzer, terminaria por criar uma população tão vil como ela mesma.

Celeste

Maravilha!! É isso mesmo, deixa eles continuarem cegos!!!

Carlos Rico

Quase chorei quando li.

Muito profundo.

O bispo explicou o real motivo da birra midiática:as oligarquias das comunicações não podem mais criar e propalar opinião.

A opinião pública,HOJE,nasce de dentro pra fora,e não de fora pra dentro.

Começa com as massas.Parte de quem mais precisa do Estado e suas ações afirmativas.

Eis a verdadeira e sagrada denominação e personificação da DEMOCRACIA.

Orlando Bernardes

Grande texto! Lúcido e representativo da realidade no Brasil.

Viva o povo brasileiro que não admite ser mais manipulado por esta mídia conservadora e golpista. Fora PIG!

Viva Dilma Roussef!

Ruth

Como católica praticante,fico feliz de ver que a minha igreja respira e cresce com a liberdade.Uma verdadeira Igreja de Cristo defende os pobres e pequenos.Deus abençoe!

Eliete

Quando vi a chamada, pensei que o Demétrio Magnolli tinha tido um surto de inteligência ou honestidade, sei lá. Mas era outro Demétrio, bravo Dom Demétrio!

Antônio C. Carvalho

Excelente o artigo de Dom Demétrio. Ele é a voz da verdadeira Igreja de Jesus Cristo, da qual fazemos parte, mas que a hierarquia não nos deixa opinar. Parabéns Dom Demétrio pelo excelente artigo, sensato, ponderado, equilibrado, que mostra realmente quem é hoje o povo brasileiro. Parabéns Azenha por publicá-lo.
Abraços.

Senildo Paulino

" … conhecerás a verdade e a verdade vos libertará…"

Brilhante artigo!!!

sergio

Sábias palavras Dom Demétrio, mas, cuidado senão o PIG diz que o senhor é autoritário

    Jairo_Beraldo

    Ou subversivo. Mas minha decepção foi Paulo Evaristo Arns ter assinado o manifesto contra a melhora de vida dos pobres, a quem ele se dizia um protetor. Um farsante, tal qual Pedro Simon!

obede

Quanta lucidez!
Deus abençoe o Bispo!

Marcos AC Lopes

Muito bem senhor Bispo.

José Pepe

Que beleza de artigo! Parabéns bispo. É de uma igreja comprometida com os mais necessitados que nosso País precisa. Abaixo aqueles que comungam aos domingos e ao sair da missa trabalham para tirar o bem estar dos pobres!

Cézar

Parabéns, D. Demétrio. Lúcido e claro. O Sr. deveria enviar esse texto para D. Paulo Evaristo Arns. Acho que ele precisa de alguém que lhe "abra os olhos".

    carmen silvia

    Muito apropriada sua sugestão Cèzar.

Deixe seu comentário

Leia também