Mesmo delatado por Palocci, Lula vira sobre Marina e Moro, o juiz que o condenou; como explicar?

Tempo de leitura: 4 min

Da Redação

Os números da pesquisa Datafolha de setembro mostram que a curva do ex-presidente Lula continua a crescer. Bate, agora, em 35%.

Ela cresce ininterruptamente desde a pesquisa do instituto de novembro de 2015.

O tempo passou, Lula foi condenado pelo juiz Sergio Moro, tornou-se réu em sete processos e foi delatado por um homem de confiança, o ex-ministro Antonio Palocci.

Em abril deste ano, em projeção do segundo turno, a ex-ministra Marina Silva, intocada pela Lava Jato, batia Lula por 41% a 38%. Agora, Lula vence fora da margem de erro de 2 pontos percentuais: 44% a 36%.

Lula virou sobre Marina Silva! Como explicar este fenômeno?

Em primeiro lugar, a desesperança. De acordo com a série histórica da pesquisa CNI/Ibope, divulgada no dia 27, o número daqueles que consideram o governo Temer ruim ou péssimo saltou de 55% para 70%.

Outros dados:

Para 65% dos entrevistados, o restante do governo será ruim ou péssimo, para 22% será regular e para 9% será ótimo ou bom. Para 52% dos entrevistados, o governo Temer está sendo pior que o governo da presidente Dilma Rousseff. Em março, esse índice era de 41%. Já 11% acham que o governo Temer está sendo melhor e 35% consideram igual ao governo Dilma.

Acrescentem a isso o fato de que a mídia propagou uma recuperação econômica inexistente, ou pelo menos tão tênue que não mudou em nada a vida do grosso da população.

Marcos Coimbra, na edição desta semana de CartaCapital, põe o dedo na ferida:

“O retrato do Brasil que emerge das pesquisas quantitativas é ruim. Mas o que vem das pesquisas qualitativas é pior. Pelo que vemos através delas, a alma brasileira nunca esteve em momento mais negativo”, escreve Coimbra, afirmando em seguida que isso é mais agudo entre os mais pobres.

Sobre Lula: “De Sul a Norte, as pessoas do povo são unânimes ao dizer que ‘as coisas estavam melhor quando Lula era presidente’. Simpatizantes ou não do ex-presidente e do PT, todos concordam que havia emprego, o País crescia, existiam muitos e bons programas sociais. Comparado com os dias atuais, era outro Brasil”.

Segue Coimbra: “A narrativa que recebem da mídia corporativa, dos políticos conservadores e, muito especialmente, dos juizes e promotores de direita, de que ‘tudo era ilusão’, não as convence. Para elas, muito mais ilusória é a história que ouvem agora”.

O que nos leva ao segundo ponto importante sobre os números mais recentes: na pesquisa de abril, o juiz Sergio Moro batia Lula num projetado segundo turno por 42% a 40%.

Agora, Lula tem 44% e Moro 42%.

O que significa que, no campo político, que é onde o juiz Moro escolheu fazer a disputa — ele mesmo escreveu um artigo elogioso sobre as Mãos Limpas da Itália, dizendo que era importante ‘trabalhar’ a opinião pública –, Lula está se saindo melhor que o magistrado.

Moro, por assim dizer, bateu no teto.

Mas, como assim, se o ex-presidente agora é reu em número maior de ações e é vítima de uma incrível barragem de manchetes, marteladas dia e noite?

Nossa opinião:

    1. A Lava Jato não produz empregos. Pelo contrário, é vulnerável à acusação de que está destruindo empregos;
    2. Falta o cofre escondido, a mansão luxuosa, os iates, as gravações de Lula prometendo matar alguém. O massacre midiático é tamanho que o eleitor acaba se perguntando: se o Lula roubou tanto quanto dizem, cadê as malas de dinheiro? As contas na Suiça? O ex-presidente acaba beneficiado pela alta octanagem da ladroagem alheia.

Finalmente, os barões da mídia acreditam tanto em seu próprio poder que estão certos de que venderam à opinião pública a ideia de que as ‘reformas’ de Temer são a única saída, independentemente do futuro dele ou do resultado das eleições de 2018.

Não contam, de novo, com a memória coletiva: Collor não foi aquele que vendeu tudo dizendo que ia botar dinheiro na saúde e na educação? Fernando Henrique não fez a mesma coisa? Mas, sendo assim, a saúde e a educação não deveriam ter melhorado? E agora vem outro ladrão propondo a mesma coisa de vender tudo, cortando inclusive na saúde e educação — só que desta vez um ladrão formalmente acusado duas de vezes de chefiar uma quadrilha?

Um indício: o Planalto encomendou uma pesquisa sobre a privatização da Eletrobras. Resultado: ela é rejeitada por 52% dos entrevistados e aprovada por 37%, mesmo depois de uma cobertura altamente favorável à privataria.

Sintonizado, o ex-presidente Lula já em sua caravana pelo Nordeste prometeu um plebiscito para “rever” as medidas de Temer.

Mantidas as coisas no rumo que estão, a curva de Lula tem tudo para continuar ascendente, até bater no teto da rejeição absoluta. No Datafolha de abril, estava em 46%. Agora, está em 42%.

A rejeição a Bolsonaro passou de 30% a 33% e a de João Doria, que se esforça para se tornar conhecido nacionalmente, saltou de 20% para 25%.

Dentre os entrevistados que apoiam Lula, 26% dizem que votam em quem ele indicar.

*Este post foi atualizado com os números da pesquisa divulgados no jornal impresso.

Leia também:

Lula acusa três jornalistas de desrespeitarem a memória da ex-primeira dama


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

J Fernando

Inacreditável!!
A pesquisa confundiu tanto a cabeça dos que não aceitam Lula, que grande parte deles baixou no Viomundo para desacreditar a pesquisa.
E soltam as pérolas tipo: “enquete” do google dá Bolsonaro! (rsrsrs, enquete!!!). – Não conheço ninguém que vota no Lula. – Meu estado só fala do Bolsonaro. – Minha família e amigos são todos Bolsonaro. – A pesquisa foi comprada pelo PT! (rsrs). – A pesquisa é falsa, o datafolha é petista!!

    RONALD

    Bozonazo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    RONALD

    J J de araújo J, você não sente vergonha de mentir tanto ? folha é petista é f-da?! Vai mentir lá com o Dória !!!!!

    RONALD

    Mil perdões, não tinha entendido a ironia !!!!!!!!!!!!!!!

Adrian Queiroz

Todo mundo sabe que a datafolha é da folha de sp e o Ibope bastante subordinado à globo e aos partidos de direita, dem, psdb, pmdb, e agora após a pesquisa vem esses coxinhas dizer que a pesquisa é fajuta. Esses institutos são um braço de manipulacao das eleições pró direita sempre. Eles não fazem nada para a esquerda.
Simples e fácil dizer o sucesso de Lula. Lula foi o melhor presidente que já tivemos. Talvez o único comparável a ele seja o Getúlio Vargas.
Peão, não é doutor, mas governou muito mais e melhor que o FHC que era professor da usp.
E todos estão vendo que o Moro não prende nineguem do psdb, sequer investiga. Aliás, o judiciário brazuca não prende ninguém do psdb. PQ o Aecio tá solto, pq o Serra tá solto, pq o Azeredo tá solto ?
Se fossem do pt estavam Serra, Aécio e Azeredo livres, leves e soltos.
O povão inclusive a classe média caiu no conto do vigário do Pato da fiesp.
Olavo de Carvalho ultra conservador e ferrenho crítico do Lula e do pt NEM MORA no Brasil mais.
Esse pessoal não quer e nunca quis a ascenção social dos pobres e detesta os negros.
O Lula pra eles seria muito bem vindo se não fizesse nenhuma mudança social. Deixasse o pobre pobre e o negro mais pobre ainda.
O Skaff escafedeu-se quá quá quá

Cleber Altivo

Lula vencerá em 2018.

    lulipe

    Vencerá a eleição pra comandar a cozinha do presídio onde estará preso!!

    RONALD

    LILIPE é Aécio. Ele vestiu aquela camisa: ” Não tenho culpa, votei no “tem que ser alguém que a gente mata antes da delação” !!!!!!!

    RONALD

    Agora que Aécio foi desmascarado, se volta para o “Palhaço Nazista” – BOZONAZO !!!!!

    Logo se vê quem fala de LULA !!!!!

Ezequiel Diniz

Essa pesquisa está a cara do Brasil, como os PETRALHAS deixaram, só corrupção.
BOLSONARO NELES EM 2018, não tem nada p nenhum político corrupto mais, o povo Brasileiro não suporta mais tanta corrupção e roubalheiras.

    RONALD

    Nem apologista de estupro contra a mulher, de tortura e outras misérias fascistas !!!!!!
    Bozonazo não é opção de nada !!!!!!

marcosomag

Se o Datafalha afirma que Lula tem até 46% na pesquisa, ele deve ter uma margem muito maior sobre os outros candidatos vencendo facilmente em turno único. O Datafalha é da FAlha de São Paulo, que publicou a filcha falsa da Dilma, laudo falso tentando livrar a cara do Golpista e colocou o moleque da CIA com um dos seus “articulistas”.

A famigerada “Operação Lava-Jato” tem a sua imagem de “lei para todos” desmentida por ela mesmo, todos os dias.

A descoberta dos acordos espúrios por fora do Ministério da Justiça com os estadunidenses, a destruição de setores inteiros da economia brasileira, os ataques a segurança nacional com a perseguição ao herói nacional Almirante Othon e o projeto do submarino nuclear brasileiro, míssil A-Darter e a compra dos caças suecos Grippen (todos estes ataques atendendo a objetivos do governo estadunidense em relação ao Brasil), e agora, a descoberta do “mercado de delações” envolvendo familiares e amigos do juiz “imparcial” e seus procuradores-talebans jogam no lixo qualquer credibilidade que a “operação” tenha tido algum dia e exigem investigações completas das “traquinagens” do juiz “imparcial” e de sua turma nada patriota, com a punição exemplar de todos os envolvidos.

Um Presidente nacionalista (não o entreguista do BOÇALnaro) deverá enviar toda a turma da grande “farsa a jato” para uma longa estadia em um presídio federal.

Dorcelino lutz

Quanto ganharam pra produzir uma pesquisa tão besta assim, uma mentira sem tamanho

lulipe

A única eleição que lula vai ganhar é a de presidiário do ano!!

    RONALD

    Oh Lilipe aí !!!!!

Odair

Não consigo acreditar que Lula está em primeiro lugar nas pesquisas
Pra mim é bolsonaro…

    RONALD

    O povo ama Lula e vai levá-lo de volta à Presidência em 2018 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    RONALD

    Eu não acredito que BOZONAZO esteja nas pesquisas !!!!!!

Valdecir

Tem gente que nao sabe perde ta na cara que tem nuita sujera contra o lula foda todos que é contra ele mas o voto é de cada um e o meu eu fasso o que quero e nao vejo nem um melhor que lula pra governa o pais …vcs que critica fala um melhor que ela .que eu voto.?

    Carlos

    Meu…volte para a escola ! Nao sabe bem escrever ! São pessoas como vc que ferram esse país !! Nem para estudar essa anta prestou !!

lulipe

Para os que acreditam em papai-noel e que Elvis está vivo e morando em Trancoso, é fácil acreditar nessas pesquisas. Eis a explicação!!!

    RONALD

    Difícil, Lilipe, á acreditar que mor(t)o tem 42%, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sérgio

Azenha, só tem comentários de Coxinhas, vamos andar para frente, vida longa a Lula!!!

Sebastião di Paula

Acho que vou torcer pra esse ladrão ganhar as eleições, depois transformar esse país numa ditadura como na Venezuela, o judiciário já esta comprado, só falta as forças armadas, quero ver pra onde essa gente irá correr em busca de alimentos, porque o sonho do molusco é estatisar as empresas privadas e ficar nas mãos do estado, isto é, o comunismo. Povo ignorante tem que penar mesmo, não quer trabalhar, só viver, de bolsa família, quer dizer matando a fome, já seria o suficiente, pessoas preguiçosas, não produz, só querem viver na boa. Lula, o deus deles.

    RONALD

    Nunca vi tanta besteira em tão pouco texto. Putz !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    RONALD

    Uma “salada de frutas” de veja, época, istoé, globogolpe, folha, misturado com conversa de bêbado às duas da manhã…

Ozias Conceição lima

Salário de deputados 300,000 mil salário mínimo 969,00 10 mínimo da 969 mil 10 deputados da 3 milhões

Com nojo

Bom. Quem se refere ao governo PT como o bom, provavelmente não sabe nem onde por seu nariz. É uma dedução simplista que só os manipulados pelos terroristas da esquerda conseguem fazer.
Não estamos nem de longe num mundo ideal, toda a cultura do jeitinho brasileiro e das pequenas desonestidades fazem a diferença aqui no país. E aqueles que chegam ao poder só pensam em seus próprios umbigos. Isso não seria diferente com a maioria dos brasileiros que gostariam de ter oportunidade para também ter um alto cargo público para explorar.
As pessoas com boas intenções não conseguem permanecer na política por mto tempo. Pois não conseguem fazer as coisas honestamente. Há já a obrigatoriedade de se envolver em esquemas que beneficiam sempre os mais ricos.
E se algum, por milagre consegue dar a volta nos ladrões e permanecer na política, é tido como idiota, certinho e bobo.
Também aquele cidadão que paga certinho seus impostos. Sem sonegar nada, sem comprar recibos falsos, sem inventar jeitinhos de se livrar de multas… Etc… TB é considerado idiota.
Os considerados inteligentes são os que exploram ao máximo seus empregados, e o seu governo.
O governo lula, que é o que me motivou a escrever esta resposta foi o pior que o Brasil já teve. Foi o que deixou as pessoas iludidas que o desenvolvimento finalmente chegara. As custas de toda a riqueza do país,que foram para os bolsos dos mais ricos. Infelizmente ainda pagaremos, nós, povo, por muito tempo essa conta.
Sobrarão injustiças… Quem sabe nossos netos consigam perceber que têm que mudar a cultura do individualismo e da satisfação imediata e do culto ao que é moralmente duvidoso.

    RONALD

    Com nojinho, tem certeza que você não fala de si mesmo ????

    RONALD

    Com certeza, você não é povo, ah não é…

    Jardel

    Quanto palavrório vazio! Peloamordedeus!
    Para avaliar os resultados positivos e negativos de um governo você tem que olhar os números!
    Esse negócio de dizer “foi o pior governo” tem que vir acompanhado de números, senão não vale merda nenhuma.
    Pergunta pra quem conseguiu colocar o filho numa universidade pelo FIES ou pelo Pró-Une.
    Pergunta pra quem conseguiu uma habitação pra morar no MCMV.
    Pergunta pra quem vivia abaixo da linha de pobreza e conseguiu ascender à classe média baixa.
    Pergunta pra quem teve aumento real do salário mínimo.
    Pergunta pras pessoas do interior do Nordeste quem foi que levou água e luz pra lá.
    Pergunta pra quem precisou de remédios e pegou de graça na Farmácia Popular.
    E pergunta também o que é que os outros governos fizeram de bom.

    Jardel

    Daqui a pouco o Com nojo vai dizer que a corrupção foi inventada no governo Lula.
    Basta dizer que o governo Lula foi o que mais investiu na Polícia Federal.
    Nos oito anos de FHC a PF fez cento e poucas operações. Nos oito anos do governo Lula a PF fez mais de mil operações.
    ISSO SÃO NÚMEROS E NÃO PALAVRÓRIO!
    Além do mais, os PGRs indicados por Lula e Dilma foram sempre os eleitos pelo MP (sem qualquer influencia política-ideológica do governo)
    Já o FHC manteve o tempo todo um tucano que ficou conhecido como Engavetador Geral da República que só engavetou todos os processos que a PF mandava pra lá.
    ACORDA MERMÃO!!!

Ozias Conceição lima

Para mim ou lula ou bolsonario para ser o presidente do Brasil porque qoe lula não se une com bolsonario come vice presidente aí sim não tem quem tome.

Francisco de Assis

Talvez por modéstia, faltou à Redação colocar o peso devido no exército de formiguinhas da Blogosfera, onde se destaca o Viomundo, na batalha da comunicação que trava contra a imprensa porca, que apenas tem sede no Brasil, pois não é brasileira, no sentido de externar os interesses do país e do seu povo. O resultado da pesquisa é um indicativo forte de que estamos vencendo os canalhas da imprensa golpista, disseminando e fazendo chegar ao povão – através do seu exército de milhões de leitores participativos – os fatos e opiniões narrados pela Blogosfera. Lula, sem dúvida, é um gigante, mas não alcançaria sozinho esse resultado.

SANSAO

Datafolha e o estado de São Paulo a Rede Globo jornalistas no Brasil praticamente quase todos estão a serviço da esquerdalha

    Jardel

    “Datafolha e o estado de São Paulo a Rede Globo jornalistas no Brasil praticamente quase todos estão a serviço da esquerdalha”

    Folha, Estadão e Globo ajudando Lula???????????????
    Amigo, Já tomou seu Gardenal hoje?

    RONALD

    Amigo, você é daqueles que dizem que a Hillary Clinton é de esquerda? Uma assassina, que representa wallstreet, ou seja, o dinheiro ?

    Esquerda, filho, tem visão social, melhoria da renda do trabalhador, do serviço público, da desconcentração de renda. Se isto te faz tanto mal, fique à vontade com os canalhas liberais de direita…

SANSAO

Essa pesquisa é uma pesquisa Paga pelo presidente Lula pelo ex-presidente Lula com dinheiro da Odebrecht it Down e outras construtoras mais o joesley Batista tudo isso coordenado pelo José Dirceu que tem créditos junto a essas empresas e agora está liberando grana para que esse Instituto possa manter essas pesquisas mentirosas tanto é verdade que não se coloca o nome de Jair Messias bolsonaro que numa enquete feita pelo Google colocava o bolsonaro com 55% dos votos válidos Neste País

    RONALD

    Dalila está chifrando este cara. Daí, sua raiva do mundo !!!!

    Jardel

    O Bolsonazi está conseguindo arregimentar miríades de idiotas.
    Num país miscigenado como o nosso, como é que um nazista consegue eleitores?
    O filho dele que é deputado pelo RJ levou um “professor” nazista – inclusive, vestido de uniforme nazista – para discursar na ALERJ.
    Os deputados do PSOL botaram o cara pra correr de lá. O nazismo é rejeitado no mundo todo. Quem quer saber o que nazistas têm a dizer?
    Só sendo muito idiota mesmo.

Jose Antonio F Paranhos Paranhos

Só na minha família tem mais de cinquenta que vota no Lula ou em quem ele indicar.

    Jardel

    Lula tirou 38 milhões de pessoas da miséria, colocou milhões de filhos de pobres na faculdade, levou água e luz ao Nordeste, jogou o desemprego a 4%: número equivalente a Suíça e Dinamarca.

    Até os ricos deveriam gostar do Lula, só não gostam porque são mesquinhos.

    RONALD

    Na minha também, todo mundo é LULA 2018 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Edvaldo

Nota-se a manutenção do ex presidente Lula, por este falar a linguagem da maioria dos excluidos deste país. Percebemos o ódio, a maneira humilhante a que alguns juízes e letrados se dirigem a ele, apesar do desprovimento acadêmico, o Brasil antes do seu governo encontrava-se apagado, conseguiu dá um grande salto, agora, ao invés dos letrados orientar-lhe para o bem, em conlúio tomaram o caminho do mal. E aqule que não segue não prossegue ou na vida, ou na morte.

Pitbull

Essas pesquisas do Datafolha são tão confiáveis quanto os recibos de aluguel entregues por Lula ao juiz Sérgio Moro.

Paulo

Pesquisa mentirosa moro no Piauí e aqui só falam em Bolsonaro.

    Jardel

    O Bolsonazi só agrada ignorantes.
    Seu filho deputado Bolsonazinho levou um “professor” nazista para discursar na ALERJ.
    Os deputados do PSOL botaram ele pra correr de lá. Não discursou merda nenhuma.
    O nazismo é um câncer rejeitado no mundo todo e, logo aqui que somos um país miscigenado esse cara que ouvir o que nazistas têm a dizer?
    Só sendo muito ignorante mesmo.

Joatan Moura de Oliveira

Não se deve considerar estás pesquisas e nem tão pouco a matéria acima. Com certeza tudo foi previamente ditado pela cúpula deste partido.

    Jardel

    Meu caro, deixa a torcida pro futebol!
    Em política devemos usar a lógica e o raciocínio.
    Quando é que a Folha ajudou Lula, meu amigo?
    Vá se informar ! Ou então se tratar, pois deve estar louco.

    RONALD

    Jardel, esse pessoal é igual àqueles judeus que batiam nos outros judeus para terem privilégios dos nazistas.

    Vai entender !!!!!

João Victor

Bom dia:
Em primeiro lugar, nosso Brasil tem que eliminar todos esses câncer que se chama políticos.
Isso é uma doença que enganam o povo, roubam o trabalhador, e vivem numa vida luxuosa sem terem interesses algum pela população.
Vamos esquecer Lula, Dilma, Temer, FHC, enfim todos.
Vamos por pessoas novas com ideias novas.
Ou será que vamos bater nas mesmas teclas erradas???
Povo brasileiro, larguem mãos de serem burros, hipócritas.
Povo brasileiro, vamos nos livrar desses câncer que se chamam políticos. Vamos nos curar primeiro dessa doença, desse bando de ladrões que deveriam estar em cadeia pública e não em cadeia confortáveis.
Acorda povo brasileiro…

    Marília Fernandes Lourenço

    Verdade, é o que muitos brasileiros gostariam de dizer para toda nação, e que irão dizer com o seu voto em 2018, o povo digno, trabalhador honesto, já não aguenta mais tanta desonestidade na política do Brasil.

    RONALD

    João, não dá para esquecer Lula. Tirou milhões da miséria. Criou várias universidades públicas. Escolas Técnicas. Distribuiu renda. Valorizou o salário mínimo como nunca antes foi.

    Temos que combater o verdadeiro inimigo, o sistema financeiro – a banca. Este sim, suga as nossas rendas, destroi o serviço público, financeirizando-o.

    “Os governos são as sombras lançadas pelas corporações sobre a sociedade” – John Dewey, filósofo.

Alves

Viva à Lava Jato! DataFolha não leva mais ninguém. Bolsonaro 2018!!!

    RONALD

    BOÇALNARO não é uma opção, é somente um mito como a mula sem cabeça, o boitatá, etc !!!!!

Alves

Foi o DataFolha? Então tá explicado… rsrs! Não conheço uma única pessoa que seja Lula. Ao contrário, somos todos Lava Jato!!!!

    Jardel

    “Não conheço uma única pessoa que seja Lula.”

    É porque você só conhece coxinhas, oras! É o meio em que você vive: reacionários, fascistas e xenófobos.

    RONALD

    Bicho, você está cercado de fascistas !!!!!

Deixe seu comentário

Leia também