Prisões em empreiteiras reforça financiamento público

Tempo de leitura: 3 min

Polícia Federal na Camargo Correa

por Luiz Carlos Azenha

Igor Gielow, diretor da sucursal da Folha em Brasília, diz em outras palavras que o governo Dilma quase acabou, antes mesmo de começar o segundo mandato.

É uma daquelas análises superlativas, feitas no calor da hora, que estamos acostumados a ver na mídia corporativa.

Do mesmo naipe das previsões sombrias que testemunhamos durante os protestos de junho, antes da Copa ou quando era dado como certo que teríamos um novo apagão energético.

Na CBN, sorridente, Merval Pereira concorda com Carlos Alberto Sardenberg, quando este diz que parece que o governo acabou. Misturam alhos com bugalhos, colocando na mesma cesta o escândalo da Petrobras e a decisão do governo Dilma de não adotar a política econômica dos derrotados.

Para a oposição, afinal, é isso mesmo o que está em jogo: levar um governo enfraquecido a adotar o programa dos que perderam em 2014.

Nenhum dos comentaristas acima citados nota, nas previsões sombrias, que a ação de hoje da Polícia Federal, que levou à decretação da prisão de executivos importantes das principais empreiteiras do país — dentre as quais os presidentes da Camargo Correa, OAS e Queiroz Galvão — ameaça muito mais que o governo Dilma.

Em primeiro lugar, os corruptores não escolhem partidos políticos. Basta consultar as provas levantadas na Operação Castelo de Areia, que em breve divulgaremos — foram temporariamente descartadas pelo STJ — para ver que a lama é ampla, geral e irrestrita.

Que não se fale apenas em corrompidos e se estabeleça uma relação clara entre corrompidos e corruptores é um grande avanço.

É didático deixar claro para o grande público, também, que a origem do dinheiro que corrompe é privado.

Hoje, numa conversa informal, um amigo conservador já demonstrava desconforto com as prisões de executivos, tão acostumado que estava a atribuir tudo ao PT ou à Petrobras.

Num segundo momento, com as provas obtidas a partir da prisão de executivos, é certo que a Operação Lava Jato tende a deixar o Congresso tão enfraquecido quanto o Planalto. Ou alguém acredita que as investigações vão bater apenas em parlamentares petistas? Será que OAS, Camargo Correa, Queiroz Galvão e outras empresas do mesmo porte fazem maracutaias apenas com governos petistas?

Já houve previsões anteriores, desmentidas pelo tempo, segundo as quais a Petrobras ia afundar ou o PT seria extinto. É uma visão parcial, que expressa a falta de isonomia de nossos colunistas.

O governo Dilma está, sim, em xeque. Mais um motivo para que a presidente aja de forma decisiva, especialmente em seu objetivo de fazer a reforma política.

Mas o impacto mais amplo da Operação Lava Jato vai muito além de um partido ou governo: tende a aprofundar a crise de representatividade da qual as manifestações de junho de 2013 foram o mais claro dos sintomas.

Ao estabelecer claramente o nexo entre as grandes empreiteiras e a corrupção política, a Operação Lava Jato também fortalece aqueles que, como nós, acreditam no financiamento público de campanhas.

Sobre isso, certamente, o Merval não vai dar um único pio.

PS do Viomundo: E o editorial do Estadão, acusando Dilma e Lula de saberem de tudo, hein? Será que a operação vazou antes para o matutino paulista? Tá com cara disso. Arrastar Lula e Dilma para o meio do escândalo é a esperança dos barões das empreiteiras para escapar da cadeia.

Leia também:

Em editorial, Estadão chama petistas de “larápios”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

Para ser contra o financiamento exclusivamente público, o gajo já mostra claramente a sua índole de hienista (nem lobista é) da corrupção…

Apires

Que Brasil é esse ? até quando isso vai continuar ? É muita roubalheira , é dinheiro saindo pelo ladrão . Não podemos ficar preocupados com possível queda
de governo, partido político, grupos etc…, o momento é de revolta, é inaceitável
por qualquer pessoa de bem a situação em que o Brasil se encontra.
O que o povo deve exigir neste momento, é que que a verdade prevaleça acima de qualquer coisa.
É vergonhoso o que estão fazendo com a Petrobrás, assaltando-a, de maneira vil,
sem nenhum escrúpulo, mais revoltante ainda quando pessoas não tem o básico neste
País, atendimento nos hospitais, má qualidade no ensino, e ver o dinheiro público ser pilhado de maneira vergonhosa.
Que o nosso compromisso seja com a verdade, com a honestidade, que não haja parcialidade, más um sentido de justiça.
É necessário que este País seja passado a limpo, que o povo exija de seus representantes atitudes condizentes com suas responsabilidades. É preciso
dar um basta nesta vergonha em que está nosso País.
Os brasileiros precisam se mobilizar e mostrar que não estão satisfeitos com o que está acontecendo.

Runas Waldan

Prefiro achar que a grande midia facista nunca provara que focinho de porco é tomada. É o esperneio da oposição derrotada. Espero ansioso o 2. Mandato com novos ministros. Dilma sempre faz mais do que fala. Confio nela.

Romanelli

claro claro ..já que pegaram o LADRÃO, que tal desviar a atenção ??!!

Então agora é assim, neguim rouba Estatal e se LAMBUZA inteiro, fica TRILHARDÁRIO o ordinário, e a esquerdopatia foca SOMENTE na reforma política.

me engana, me engana, me engana que eu gozo

ai ai

Leo V

A disputa agora é pelo significado do espetáculo da Operação Lava-Jato.

A oposição quer fazer dela o fim do governo PTista e do PT. Para o governo e o PT a narrativa, que para mim é a mais clara, é de que é no seu governo que as coisas são investigadas e corruptos são presos.
Claro que para o governo é estratégico que a PF haja contra as empreiteiras e corruptores do setor privado. Colocar esses poderosos no mesmo barco que a oposição tenta colocar o PT é uma forma de coloca-los com interesses convergentes ao PT..

Mas o fato é que esses executivos estarão soltos em dias, e o fogo da mídia continuará sobre o PT. Mas isso é só o que eles tem a fazer, alimentar o nada.

Marat

A depender do GM a coisa fica do jeito que está. DEVOLVE, Gilmar!!!

Isabela

Li aqui e pulei ligar a tv, saber como o JN anuncia essa notícia…

    Isabela

    Eis que o PT apareceu como o vilão!
    Aécio Neves dando depoimento, com pinta de bom moço, sem olhar pra câmera, como em campanha, e microfone embutido na roupa: evidências da coisa bem pensada, editada… a cara lavada de bom moço! O delegado falando em republicanismo. O Juficiário, ah o judiciário nesse Brasilzão…!

marcia julita f santos

A operação lava jato vai mostrar muito ratos que estavam escondidos.Só se blindarem nomes conhecidos do psdb que com certeza aparecerão.Dilma deve acompanhar de perto essa operação pois sabemos que a direita tem muitos braços e vai tentar jogar tudo em cima do pt.

Francisco

Em xadrez, frequentemente, ao ser atacado, o melhor é posicionar a nossa pedra bem junto do adversário, ao invés de correr para o outro lado do tabuleiro.

Esquentou lava-jato? Pronuciamento e lançamento com fanbfarras dos prometidos programas de combate á corrupção. O PMDB vai se negar a aprovar?

Uma das dimensões mais importantes da Lei de Midia é a regionalização e o fortalecimento da midia local. Regionalizada e independenete a midia poderia desempenhar o papel 9que ora não cumpre) de fiscalizar o poder local, combatendo a corrupção.

Bom argumeto para a Lei de Midia! Combater a corrupção!!

Enfim, somente se Dilma não for estadista ela perderá a chance de “correr para cima” ao invés de “correr para longe”.

Quantos dedos faltam para a água bater no nariz dela e quantos faltam para bater no nariz da direita (mídia)?

Essa conta tem que ser feita, acho que é claramente favorável a Dilma…

Banzai!!!

Mauro Assis

Com a prisão dos empreiteiros, ganha força a tese que a corrupção grassa no governo.

    Julio silveira

    Grassa no Brasil.

paulo bueno

a dilma precisa URGENTE
dar AUMENTO para os servidores federais.
e tomar conta da Policia federal
essa historia de PF “independente”
é um tiro no pé do PT..
..
servidores revoltados sem aumento
vão destruir o PT.

    Lukas

    Se eu entendi, vc está sugerindo dar um cala boca na PF.

Antônio Mendes Correia

Qual a razão de chamar a mídia de corporativa, quando o CORRETO SERIA CHAMA-LA DEFACISTA.

    Lukas

    O que é DEFACISTA?

    Gilberto de Oliveira

    Acho que ele quis dizer DEFEQUISTA…

Euler

Estou preocupadíssimo com essa “autonomia” dada à polícia federal. Isso é um atentado à democracia brasileira. Quantos votos eles tiveram para decidir POLITICAMENTE quando e como agir contra o governo federal? Entraram no esquema da novela das 9h da Globo – “O escândalo da Petrobras – eles sabiam” – sem o menor constrangimento. O ministro da justiça e o diretor da polícia federal são dois bananas. A presidenta Dilma que me desculpe, mas, se ela não colocar uma equipe leal e firme para enfrentar os golpistas, já era, adeus governo. Vai perder o mandato no meio do caminho. E nós todos que votamos nela, que fizemos campanha para ela, vamos ficar com cara de bobos, vendo o governo cair com a ajuda da Polícia Federal do governo federal! O problema é que, o que está em risco é muito maior: a democracia brasileira e os interesses e conquistas dos de baixo, totalmente ameaçados.

Há um claro golpe armado, desde o começo. O juiz envolvido, aquele do Paraná, amigo do senador tucano Alvaro Dias, montou a peça de forma a evitar que os nomes de autoridades federais fossem citados. Foi a primeira armação na delação premiada. Como você limita a confissão de dois bandidos para impedir que o processo suba para uma instância maior? E o direcionamento dado nos interrogatórios assistidos por advogados dos tucanos, sempre sugerindo aos bandidos que se eles culparem o governo, ficarão soltos. Isso, aliás, nem precisaria: basta ver o histórico das prisões no mensalão do PT e o próprio discurso de Dilma: sendo do PSDB, estão todos soltos!

Depois vieram os vazamentos seletivos, até descobrirem, APÓS AS ELEIÇÕES, que os agentes da PF do Paraná são praticamente militantes tucanos. E no dia seguinte a essa revelação disparam as prisões midiáticas. Muito provavelmente estavam programadas para o dia 15 de novembro, para coincidir com a prisão dos “mensaleiros” – outra armação da mídia – e fortalecer a campanha pelo impeachment. No congresso e nas ruas. É um jogo pesado.

Ora, a direita não aceitou a derrota eleitoral. Ela havia programado tudo para vencer. A mídia atuou descaradamente o tempo todo, de forma impune, montando uma verdadeira novela das 9h, com capítulos sensacionalistas contra o PT, sempre. Teve a ajuda “divina” da morte de Eduardo Campos e do crescimento de Marina Silva para ajudar o candidato tucano. Tudo combinado, mas esqueceram de combinar com os russos. No caso, o povo brasileiro, que apesar de todas as capas panfletárias da Veja, de toda a armação das instituições do Paraná – judiciário, procuradores, delegados federais, Deus que nos livre do esquema montado naquele estado! – apesar de tudo isso, a maioria do povo resistiu e reelegeu Dilma presidenta.

Mas, o governo eleito está deixando um vazio político muito grande e perigoso. Não consegue se articular, dar direção, assumir a direção das coisas, apontar caminhos, desmantelar os golpes – são muitos, a todo momento – e agir com firmeza em defesa da democracia e dos interesses dos de baixo. Dilma e Lula precisam retomar a direção do processo, convocar a população para defender os interesses populares, colocar um freio nessa falsa autonomia da PF tucana e governar em favor dos de baixo. Foram eleitos para isso, não para brincar de republicanismo.

É isso que esperamos do governo. Serenidade, mas firmeza. É preciso apontar o caminho da desqualificação dessa mídia golpista e construir novas mídias alternativas. Sem isso, seremos derrotados.

Manu

Penso que este Juiz não troxa, penso que ele legitimou e se fortaleceu com a ajuda do Pig, agora quem garante que não vai sobrar para a direita, e ai a mídia sai dessa sinuca como?

abolicionista

Agora é nossa vez de dizer, amigo de bandido, bandido é. Merval acoberta corruptos, isso faz dele o quê?

Luiz Neves

Por falar em vazar, a fala do aécio é sintomática. Ele parece que já conhece novos desdobramentos antes mesmo que eles surjam!!!

Deixe seu comentário

Leia também