Coligação de Dilma pede direito de resposta na TV Canção Nova

Tempo de leitura: 2 min

07 de outubro de 2010 – 14h50

Dilma e sua coligação pedem direito de resposta contra TV Canção Nova

do site do TSE

Por meio de representação direcionada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a coligação “Para o Brasil seguir mudando” e sua candidata à Presidência da República, Dilma Roussef, solicitaram direito de resposta contra a TV Canção Nova, no tempo de 15 minutos, em horário matutino. Isso porque na manhã da terça-feira, dia 5, a emissora teria exibido, ao vivo, a realização de uma homilia na qual um padre pediu aos fiéis que não votem na candidata Dilma no segundo turno das eleições presidenciais.

Segundo a representação, em toda a homilia transmitida pela TV Canção Nova, o religioso emitiu opiniões ofensivas à candidata e ao Partido dos Trabalhadores, com afirmações falsas de caráter difamatório e injurioso. “Dentre outras afirmações falsas e ofensivas, de cunho difamatório e calunioso, o referido padre afirma que o PT é a favor da interrupção de gestações indesejadas”, esclarece.

Sustenta que a emissora não se limitou a emitir opinião contrária à coligação e á candidata, mas fez graves ofensas à honra e à reputação, “a ensejar a concessão de direito de resposta”. Entre as supostas acusações estão a de que: o país piorará se o PT e sua candidata ganharem as eleições; o partido defende a prática de aborto; a candidata e o PT pretendem aprovar leis que cerceiem as liberdades de imprensa e religiosa; ambos pretendem aprovar a celebração de casamento entre homossexuais; eles têm a intenção de transformar a nação brasileira em nação comunista com terrorista. Em todas elas, conforme a representação, o religioso afirma que poderia ser morto ou preso em virtude de suas afirmações, “em clara sugestão caluniosa de que o PT poderia praticar algum crime contra a sua integridade física”.

Fundamentação

A coligação e sua candidata destacam que o artigo 45, da Lei 9504/97, em seus incisos III e IV, estabelece que, a partir de 1º de julho do ano da eleição, é expressamente vedado às emissoras de televisão veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, a seus órgãos ou representantes, bem como dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação.

“É cediço que as emissoras de rádio e televisão devem conferir tratamento equânime às candidaturas, com vistas a respeitar o equilíbrio do pleito eleitoral e o princípio da paridade de armas”, dizem, ressaltando que a veiculação da referida homilia privilegiou a candidatura adversária.  “Por esta razão, a Lei das Eleições, em seu artigo 45, incisos III e IV, proíbe que as emissoras de televisão, por concessão pública, confiram tratamento desfavorável a determinado candidato, partido ou coligação”, completaram.

Ao sustentarem que a TV Canção Nova difundiu afirmações difamatórias e caluniosas em relação aos representantes “conferindo-lhe tratamento desfavorável em relação a outra candidatura, em evidente desequilíbrio do pleito eleitoral”, solicitam a concessão do direito de resposta, assegurado aos ofendidos pela da Lei das Eleições (artigo 58, caput, parágrafo 1º, inciso II).

A ministra Nancy Andrighi (foto) é a relatora do processo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lucio

A cidade da Canção Nova, para quem não sabe é Cachoeira Paulista. As missas, eventos , etc., são gravadas ali e retransmitidas para o Brasil. Quem tiver a curiodidade de observar a região (há um bom mapa de municípios no estadão) verificará o entorno e comprovará que é uma região, como o Vale do Paraiba é, Serrista. Mas Cachoeira Paulista foi exceção ,votou Dilma. Concluo que quanto mais próximo se está dessa gente mais se rejeita.

Bruno

O Pe. José Augusto se precipitou, primeiro porque estava em meio a uma Homília, segundo porque a lei proíbe e terceiro que devia adentrar nas arenas políticas. Mas nem por isso vou deixar de assistir à TV Canção Nova, o Pe. foi infeliz no comentário, a intenção era lutar pela vida, ou seja, contra o aborto, mas lutou da forma errada, intenção boa, porém através de uma ação falha. A Igreja é a favor da vida porém tem sofrido com ações mal pensadas de alguns religiosos. Aos irmãos evangélicos, muita calma pois temos canais evangélicos adentrando à política também. Em suma, o Pe. José Augusto errou, mas tenho certeza que a CN não apóia os seus atos, não precisa expurgá-lo, não.

Tiago Colossale

É uma vergonha ver que a religião se poe em tal situação, justamente a religião que também já cometeu e ainda comete muitos erros dos quais nós meros ex-seminaristas sabemos, é horripilante ver que esse padre do qual já tive a oportunidade de ler algumas de sua obras tem tamanha capacidade de plantar em meio aos fiéis o pré-julgamento de alguém que concerteza nada fez contra ele a não ser que fez e não sabemos, me sinto envergonhado e digo mais a cada dia me decepciono mais mais com a religião que se diz tão certinha e "sem erro algum".

    Fernandes

    Olha, é muito difícil apoiar ou não a posição do padre, até porque há nesse momento decisivo inúmeras informações disponíveis tentam nos embaralhar. Uma coisa é interessante: A Dilma teve oportunidade de expor suas ideias nos debates promovidos pela Canção Nova e TV Aparecida, mas não compareceu. Por que agora ela quer direito de resposta?

Eudes S. Araújo

Gostaria que vocês publicassem uma opinião diferente das que foram postadas, por isso que postei a minha opinião sobre o tema em questão. Afinal isso é liberdade. Já fazem dois dias que posto e não vejo nada diferente, ao contrário vejo opiniões contra a Igreja, contra a canção nova e não há um pensamento divergente. Vou esperar e ver se a liberdade também está presente aqui. Sou paciente.

Eudes S. Araújo

Graças a Deus sou católico e não me envergonho da minha fé! Quanto a postura do Pe José Augusto ele se precipitou uma vez que a lei das eleições não permite uma abordagem tão direta neste período. Mas é também verdade que o profeta incomoda quando denuncia e nós não sejamos tão inocentes é só procurarmos na iternet que encontraremos alguns vídeos da candidata a presidência se posicionando quanto a questão do aborto e mais, não é só essa a questão, o PT não pode se achar dono do país, pois o que vemos a todo instante é que para eles não tem limites, tudo é permitido. É hora de darmos um basta!

    Nadja Gabriel

    Caro Eudes: Nós católicos, aliás, todo cristão deve ser contra o aborto.Porém sabemos que essa prática clandestina é realizada no Brasil sem nenhuma escrúpulo. È necessário uma ampla discussão sobre a temática e Deus há de intervir para que nossos governantes nunca aprovem uma lei que regulamente tal prática. Agora a opinião da Dilma sozinha não decidirá sobre isso, ainda que ela seja a favor, pq o presidente só não comanda a nação. Acho que essa polêmica é apenas uma estratégia suja de neo-liberais que querem a todo custo tomar o poder e levar o Brasil novamente ao fracasso. Um crime que se assemelha ao do aborto é o da pedofilia, infelizmente praticada por padres católicos e que ninguém levantou tamanha confusão. Diante de tantos casos noticiados pela mídia envolvendo a igreja católica, esta já deveria ser abominada pelo mundo. Só que nosso Juiz maior é Deus. Serra foi a favor da pílula do dia seguinte e aí? Será que ele mudou de opinião?

    Eudes S. Araújo

    Obrigado Nadja por participar dessa discussão que tem como objetivo formar e amadurecer a nossa consciência, seja política ou cristã. Quanto a candidata, uma vez que eleita ela poderá ou não sancionar uma lei (é função do presidente depois de aprovada pelo congresso). A questão aqui não é só o aborto, que também é seríssimo, mais tb a ideologia PTista e sua política liberalista. Quanto a questão da pedofilia que vc sita, não é um problema dos Padres da Igreja Católica (1%) apenas em todo o mundo é o percentual, é algo que está principalmente presente nas famílias (não justifico aqui o erro de alguns poucos sacerdotes), não é graças a Deus uma postura da Igreja e de seus sacerdotes, como é sim, a postura do que se chama "Partido dos Trabalhadores" uma ideologia liberalista, abortista e cuja ética já foi pra o ralo à muito. Falo aqui como alguém que militou por um certo tempo no PT, e que lutou por causas justas e por uma ética, coisa que o PT já não vive mais, a não ser busca de seus interesses. Quanto a pílula do dia seguinte, dá uma estudadinha e vc verá que ela existe já desde 1962 e o serra nem pensava em vida pública. Ele tem uma opnião mais segura do que a da Dilma que não tem segurança no que anda dizendo, basta assistir a entrevistas dela falando sobre o assunto. Por fim, o que o PT quer é ter domínio da nação, a Dilma não tem força política nem experiência, será um fantoche nas mãos da cúpula do PT e mais, o que eles querem fazer com os pobres do país não é retirá-los da miséria, mais acostumá-los em sua condição, daí o PT vive afirmando que tem diminuído os pobres no país. Vc conhece o suburbio de sua cidade?, Já visitou pelo menos partes do Nordeste afetado pelas secas? E o sistema de saúde pública, como alguns estados que vivem entrando em colápso e os pobres morrendo em seus corredores, enquanto isso, as madames do PT como a Dilma andam de cara dura de tanto botox injetado em clínicas particulares. Há… pra finalizar, as clínicas cladestinas, o governo precisa fiscalizar e prender os "proficionais" que praticam esses abortos e não criar uma política de eliminação da Vida. Deus abençoe a sua "consciência".

Maria das Graças

Sou Católica Apostólica Romana, petista e portanto: sempre votei no Lula. Desde a primeira candidatura, votei nele. Agora, evidentemente votei e votarei novamente da Dilma. Não voto nela porque o Lula pediu, etc, etc. Voto em Dilma, porque ela é competente, conhece todos os projetos que vem sendo desenvolvidos pelo governo, é a candidata certa pro cargo certo e desejo que nosso Brasil continue se desenvolvendo, sem medo de ser feliz.
Quando assisti ao vídeo da Homilia do Pe José Augusto da Canção Nova, sinceramente, num primeiro momento pensei estar voltando no tempo. Senti-me na época da Inquisição. Fiquei pasma, muito chocada com o ódio que emanava de suas palavras e gestos. Ele estava visivelmente transtornado! O cúmulo do meu espanto aconteceu, quando ele insinuou que se, depois de ter dito aquilo tudo, ele sumisse ou morresse, eles já sabiam quem era responsável.
Depois de me recompor emocionalmente, voltar ao normal, tomei a única decisão que considerei correta: cancelei meu cadastro de sócia em débito automático que eu tinha na Canção Nova.
Sim! Eu era sócia dessa Comunidade que sempre disse estar Evangelizando.
Não sou mais!
Quando me perguntaram o motivo do cancelamento, fui clara e objetiva:
– Jamais financiarei um Projeto Religioso Fundamentalista! Sou do PT, católica praticante e pra mim, esse padre está maluco! Quero inclusive que a cúpula da Canção Nova tome conhecimento do meu cancelamento. (pq a conversa estava sendo gravada).
JESUS deseja que "nos amemos uns aos outros, como nos amamos a nós mesmos e como ELE nos amou".

Foi uma atitude vergonhosa, ridícula do Pe José Augusto. Com todo aquele ódio no coração ele jamais poderia estar celebrando a Santa Missa.

É o que penso e fiz.

    Ely Elson Gomes Leão

    Maria da Graça, faço das suas palavras e atitudes a mesma coisa comigo. Estou indo a igreja a qual faço parte e vou me descadastrar como fiel contribuinte. Nos meus 54 anos de idade, jamais pensei que estava convivendo com este tipo de pessoas. A nossa igreja fugiu ou resolveu mostrar sua verdadeira cara. Estou indignado, pasmado, decepcionado e revoltado com a atitude da igreja CATÓLICA. Nunca mais vou entrar nesta igreja. Continuo tendo DEUS E NOSSA SENHORA APARECIDA, mais em minha casa. A cúpula desta igreja precisa resolver primeira mente dentro de suas bases a questão da PEDOFILIA , para depois induzir seus fiéis a votar.
    Ely Leão – Brasília/df

    Eudes S. Araújo

    Ely Elson, eu de fato estou pasmo não com a Igreja Católica da qual, graças a Deus eu faço parte como fiel e a qual amo muito; estou pasmo com vc. Como pode uma fé ser jogada fora dessa forma? Se os membros da Igreja erram é porque como vc e eu somos falhos, pecadores e infiéis ao chamado de Deus para nós. Meu caro, a Igreja tem sim o direito e dever de se posicionar sobre essas questões e tantas outras mais. É ele que assumiu a causa da vida e da dignidade da pessoa humana como nenhuma outra instituição humana; sabe porque? Por que ela É TAMBÉM NA SUA ESCÊNCIA UMA INSTITUIÇÃO DIVINA. Aqueles que como vc jogam fora a sua fé, principalmente em se tratando da questão em debate, nunca a viveram plenamente e estão preocupados, como vc sitou, em não darem mais a sua "oferta" a igreja. Isso é muito pobre diante de um Deus que nos amou tanto e exatamente por nos amar nos deixou tão grande sacramento: A Igreja.

    Eudes S. Araújo

    Deus não nos quis deixar a mercê de todo vento de doutrinas, nem nos deixar sem uma moradia segura. A Igreja é mãe e casa segura, feliz. A pedofilia não é um componente da Igreja nem de seus sacerdotes, uma vez que uma pequena poecentágem (1%) cometeu esse delito grave. A Igreja é formada por sacerdotes santos que ofereceram as suas vidas para salvar ovelhas feridas como tantas que existem por aí, para alimentarem nossas vidas da Palavra de Deus e do Corpo de Cristo, a santa Eucaristia que por suas mãos nos é oferecida. Por amor, partido algum merece que vc abra mão de um dom dado por Deus com tanto amor e generosidade. Que Nossa Senhora Aparecida te ilumine. E não dê a ela essa tristeza de deixar a casa da Mãe que tanto te ama.

    Juliana

    Olá, Maria das Graças!
    Minha indignação, frente às injustas acusações do Pe José Augusto foi muito grande. Sou católica praticante e continuo sócia da Canção Nova pq ainda acredito que a principal missão dela é evangelizar, em que pese ter acontecido essa infelicidade. Por impulso, tbm senti vontade de cancelar a minha doação, mas depois, rezando, comecei a refletir e a lembrar que muitas vidas já foram resgatadas através dessa obra, e de certa forma, nós sócios, também somos evangelizadores. Além disso, eu gostei de ver a posição do Monsenhor Jonas e de Eto, que condenaram a atitude do padre.
    Eu sempre votei em Lula e também estou com Dilma, pois acredito que com ela, o progresso continuará acontecendo em nosso país.
    Que Deus lhe abençoe sempre!

    Ruy

    Cara Maria das Graças, não destrua a rede que pesca almas por causa de um de seus pescadores, reavalie sua decisão de punir uma obra que tem mostrado o caminho de Deus a muitos de nossos irmãos.

Gislaine

Olá pessoal, um professor de teologia moral da Igreja Católica escreveu um artigo que vale a pena ser lido e repassado. Até agora, todo o debate moral foi feito por bispos e padres que não são formados no assunto. A contribuição é muito importante porque pode desmascarar todos os discursos do medo que está sendo feito. http://www.orapidinho.com.br/adm/view.asp?id=358

Torquemada

O que está por trás das atitudes da parte podre da Igreja Católica é a Opus Dei do Alckmin, a mesma do livro Código da Vinci, do Dan Brawn.
O que está por trás de um e outro pastor, não sei ao certo, pelo menos ainda…
Mas um lembrete para os que estão metendo o cacete no Chalita: Embora um dia ele tenha sido do PSDB e secretário de governo do Alckmin hoje ele apoia a Dilma, e segundo disse na entrevista ao PHA na Record News foi incumbido pela campanha da Dilma para esclarecer essas baixarias junto aos católicos e, com certeza, junto à direção da Canção Nova, portanto…

@VandenCardoni

Com o título "Desmonte de uma falácia", Dom Demétrio Valentini, Bispo de Jales (SP) e Presidente da Cáritas Brasileira, condena o caso da Regional Sul 1 da CNBB e mostra que a questão do aborto está sendo usada com fins eleitorais e cobra uma posição oficial da CNBB. http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim

Baixada Carioca

A Canção Nova propôs um direito de resposta de 8 minutos. Confissão de culpa?

Azenha, assisti a matéria dos meninos e meninas da mata Atlântica paliteiros/as. Lembrei-me daquela discussão de Belo Monte quando o Conselheiro Tutelar apareceu falando sobre os meninos e da necessidade do Estado intervir em favor delas, mas sobretudo, quando um dos paliteiros falou que antes do Estado intervir pela preservação da Mata, deveria intervir numa ação que os protegessem. A discussão passa pela vida de quem mora lá, é por isso que acho que não nos compete (a nós do Sul/Sudeste) falar em preservação ambiental lá sem conhecer a realidade local.
Dá uma boa discussão no sítio.

carmen silvia

Esse é o problema da fé cega,da fé infantil,mas também o reflexo de uma ma formação dessa gente(pastores,padres e assemelhados),podem até ser de direita,mas por favor qualifiquem suas falas.As igrejas, todas elas a algum tempo atrás era lugar onde se encontravam homens e mulheres com certa erudição, se transformou agora nesse mercado de pulgas que é possível assistir através desses canais com perfil religioso.Alias jamais pensei que uma eleição no Brasil pudesse ter como eixo central esse fundamentalismo religioso,isso parece cenas felinianas.Acho que as atitudes daqui pra frente devem ser firmes,rápidas tentar desmontar essa farça grotesca e ver se ainda é possível resgatar nesses vinte e poucos dias restantes os temas centrais e relevantes para um pleito eleitoral.Essa discussão "religiosa" serve apenas pra nos deixar nevosos,e mudar o foco das discuções.Como filiada ao partido dos trabalhadores tenho buscado contribuir,mas acredito que dentro das
coordenações de campanha devem existir pessoas mais qualificadas e experientes pra dar um basta a esse festival de imbecilidade que assola o país.

monge scéptico

A DILMA, não precisa melhorar nada. Mostrando as obras eos projetos em andamento,
Oh joão filho voce não merece resposta, embora tenha direito de dizer, inclusive boba-
-gens. Eu também o faço; menos.
É necessário sim responder ao presbítero(???). Ele não só ofendeu a DILMA, como aos
seus fiéis visivelmente chocados ou idiotizados. Fossem cidadãos de mentalidade sâ n/
aceitariam de forma alguma, esse abuso da boa fé de gente simples, e o teriam posto
no devido lugar, que deveria ser a cadeia. Obviamente, em sua ignorância simples jul-
-gam que o indivíduo tem poderes junto a DEUS ETC. É IMPRESSIONANTE!!

Se Nagao

As igrejas e seus representantes apoiam os conservadores para não perder o seu rebanho e se possível aumentar (o lucro).
Apostam na miséria, na ignorância, na fome, no analfabetismo, etc. Apóiam o projeto político que aumenta a ignorância, sucateia a educação, que degrada o ser humano, etc.
Não estão nem um pouco interessados em projeto político que melhora a educação, aumenta a taxa de emprego, melhora das condições de vida da população, etc.
Um projeto político comprometido com a população brasileira pode tirar os fiéis dessas igrejas e isso eles não podem admitir.
CNBB quem te viu e quem te vê.

José

Pensando bem, ver um padre erguer a hóstia consagrada e a oferecer aos fieis em comunhão…todos ali, em fila, pacientes, respeitosos, humildes… e saber que esse mesmo padre pregou contra uma pessoa que usa o direito cívico e constitucional de concorrer à presidência do seu país, não, não posso acreditar que esse mesmo elemento lavou as mãos para tocar a hóstia, não lavou a boca para recebê-la. Ah. isso ele não fez. Se tivesse lavado a boca para receber a hóstia, não teria aberto a boca para vomitar palavras de ódio contra alguém que não fez nada de errado contra ele. Ou fez e a gente não sabe?!

JOAO FILHO

todos esses que estao defendendo a dilma vao se repender,quando ela assumir o comando,o primeiro que vai levar um pe na bunda é o lula,a quem ela ta usando para ganhar a eleiçao.depois vai escravisar todos os brasileiros burros que voltou nela.eu nao gosto de padre e nem pastor e principalmente politica,mais nesse momento fico do lado dos religiosos.eu sou a favor da vida.QUEM VOTAR NA DILMA SE LASQUE SÓ.

    Ely Elson Gomes Leão

    João Filho, pela forma como você se expressa chego a conclusão que apesar de você não ser uma pessoa feliz, nós desejamos muitas felicidades e que melhores o teu pensamento. Dilma com certeza vai ser nossa futura PRESIDNETA.
    Abraços, Ely Leão – Brasília/df

    Marina B.

    Você é um Brasileiro burro, não? Vê-se logo que é do tempo de outros presidentes, ao menos sabe redigir um texto com palavras corretas e de forma coerente. Antes, aprenda e depois tente ensinar. ;D

fatima

Sou cristã por formação familiar mas, durante muito tempo fiquei afastada de igrejas por não acreditar em nada que la ouvia ,em particular apos o episodio de Leonardo Boff. De 2008 para ca , conheci um pouco do trabalho feito pela canção nova e me (re)encantei com a perspectiva de verdades religiosas que um dia defendi. Diante do que ouvi daquele padre , volto a desacreditar numa igreja que respeita , a exemplo do que dis a biblia, no homem como sua imagem e semelhança , no ser humano honesto. Quero crer ainda ,que ele não estava falando em nome do MEU DEUS . DO DEUS QUE DEFENDE OS POBRES E OPRIMIDOS, OS DESVALIDOS E INJUSTIÇADOS. DOS FAMINTOS QUE SOEMNTE A POUCO TEMPO FOI VISTO E RESPEITADO, e sim de seus proprios interesses. So espero que os verdadeiros cristãos saibam diferenciar o joio do trigo e não se deixem enganar com tantas calunias.

    Ely Elson Gomes Leão

    Fátima, estou com você também. Acho que aquele padre deve ter aceitado alguma coisa para fazer todo aquele carnaval. Acho até que na igreja havia apenas pessoas do PSDB. isto é típico das maracutáias deste povo. Duvido que se la estivessem pessoas ordeiras, politizadas e democráticas, aquele padre não teria se calado. Ou a igreja é a casa de todos os fiéis religiosos ou então virou um partido político.
    Abraços, Ely Leão – Brasília-df

    Juliana

    Oi, Fátima!
    Nasci em uma família católica e pratico minha religião com muito amor e dedicação. Porém, quando vi a homilia do Pe José Augusto, fiquei chocada (a princípio) e muito triste depois, pois é terrível para nós católicos, ver um sacerdote pregando o inverso que Jesus nos ensinou. No mesmo dia, meu coração se tranquilizou um pouco, quando vi as notas oficiais do Monsenhor Jonas e de Eto, se posicionando contra a atitude do Pe José Augusto. É certo que ele foi muito infeliz e inconsequente nas suas palavras, mas peço a vc que procure fazer o que eu fiz: Lembrar de tantas coisas boas que a Canção Nova já fez, dos corações que foram tocados e das vidas que foram resgatadas através das pessoas daquela comunidade.
    Não sou filiada a partido algum, mas sempre votei em Lula e estou com Dilma tbm, porque acho que o nosso país precisa continuar avançando, e votar em Serra seria regredir.
    Que Deus lhe abençoe!

M.Aparecida

É uma pena a canção nova ter usado um meio tão potente de evangelização, para criticar um candidato como nenhum canal de TV fez, faltou com a verdade, não levantando a vida do Serra quando ministro, sobre o aborto,êle sim é uma raposa. Fiquei muito decepcionada com a Canção Nova e vou deixar de assisti-la,é uma pena deixar pessoas imaturas e sem competencia usar este meio de comunicação para outros meios que não seja a evangelização.
Oque o Serra prometeu para vocês? Estou de luto por vocês, se perderam no meio do caminho, maravilhoso caminho que Deus
deu a vocês. Resgatem seus valores e cumpram sua missão, sempre na verdade e na caridade.

    Lícia Maria Cota

    Concordo plemanente, e fiquei também decepcionada Com a Canção Nova.Pois não houve ainda, neste país um projeto de governo melhor do o que ai está.
    A vida de milhares de brasileiro mudou muito. A minha mudou demais; e para melhor. Dou graças a Deus, e acredito no bom senso, e na força de milhares de brasileiros que vem lutando por um país mais justo e fraterno.
    NÃO DEVEMOS ACREDITAR NESTES BOATOS, ATÉ PORQUE LEIS PARA SEREM MUDADAS TEM QUE TER, DE CERTA FORMA A APROVAÇÃO POPULAR.
    E OS PADRES DEVERIAM DIVULGAR É O ENORME NÚMERO DE ABORTOS QUE SÃO FEITOS TODOS OS DIAS EM CLÍCAS CLANDESTINAS, COLOCANDO A VIDA DAS MULHERES DESALMADAS EM RISCO. SOU A FAVOR DA VIDA, VIDA PLEMA EM CRISTO, COM DIGNIDADE, COMIDA, E ACIMA DE TUDO COM A VERDADE. LÍCIA MARIA,DE JOÃO MONLEVADE MINAS GERAIS.

    Baixada Carioca

    Eu nunca parei na emissora para ver a programação depois de tudo o que a igreja já fez contra o povo. Não acredito em quem acha que ser pobre é uma virtude.

Jão Ramos

A mentira de Serra sobre o aborto http://www.cfemea.org.br/pdf/normatecnicams.pdf

ZHE

Esta é mais uma armadilha !!! jogar os religiosos contra Dilma, mas eles expressaram não por ato falho, mas porque pensam e sentem assim, são reacionários, LOBOS travestidos em pele de cordeiro, a questão dos evangélicos é complexa, por haver várias denominações e lidam com as massas pois na realidade jogam como poder que tem sobre os fiéis, mas há numa grande maioria Pastores lúcidos e coerentes que tem uma visão de mundo mais solidária. A consciência dirá a cada um o seu veredicto, Jesus que é o representante mais puro que pisou na terra, não fazia discriminação de ninguém, mas este discurso de muitos cristãos, na prática não condiz com os ensinamentos de JESUS, pergunto onde está a vivência dos ensinos de JESUS?

O_Brasileiro

Sou totalmente a favor que os padres e pastores façam política… mas, da porta da igreja para fora!
As pessoas vão às igrejas para orar a Deus, e não em busca de partidos políticos!

Gil

So direito de resposta?!?!?! Não cabe cassação da concessão? Cadê a QUIRRÔ???

Dinha

O PT está certíssimo, eles não podem veicular o que um pe. sem noção quer e depois ficarem impunes.

Belchior

Aos membros da TV Canção Velha (Nova?!),

Nada abala minha fé em Deus! Sei que esse padre não está com Ele, está mais próximo de Belzebu!

A partir dessa eleição seguiremos caminhos diferentes!

Se vocês optaram pelo caminho de Hades, para o trabalho de evangelização destinado aos fiéis que apóiam José Serra eu lamento, pois eles também são brasileiros e filhos de Deus.; Mereceriam conhecer melhor o projeto da Dilma, que poderia ajudá-los a equilibrar o pensamento e a conduta.

Vocês escolheram o caminho, que, graças a Deus, não será o meu caminho! A partir dessa encruzilhada, vamos nos distanciando. Eu sigo, com a minha família, meus queridos, sem medo!

João Meira Santos

O trabalho do pessoal religioso conservador continua. O sermão do Vigário é a ponta do iceberg de uma operação que vem

se processando no seio da sociedade brasileira havia bastante tempo. Isto vai dar pano pra mangas e muitas teses de

pós-graduação futuramente. Minha família católica carismática vota em DILMA.

Carlos A. Rosse

Não é admissível que uma religião, seja ela qual for, tente interferir, ainda mais da forma rasteira como no caso, na vida política e institucional de um País. Espero que os fiéis de todas as religiões repudiem esse tipo de manifestação, sob a pena e o risco de um dia nos vermos sob o julgo de um poder teocrático, que sem dúvida trará consequências trágicas para esse País, tão plural em suas raízes. Espero que a justiça venha a colocar esses enganadores e manipuladores em seus devidos lugares.

dinis

Infelizmente, fui batizado! Pergunto: pedofilia pode?

Domingos Sávio

Como católico, me sinto na obrigação de cobrar até do Papa, que os pedófilos padres sejam punidos na forma da Lai. Cadeia neles.

Jean Souza

Abaixo a mensagem que enviei para a Canção Nova:

"Caros membros da Canção Nova,
Nada abala minha fé em Deus! E quem tem fé sabe que isso é a base de tudo.
A partir dessa eleição seguiremos caminhos diferentes, mas nossa fé em Deus continuará a mesma.
Que vocês continuem fazendo o excelente trabalho de evangelização, mesmo que seja focando os fiéis que apóiam José Serra. O importante é levar a palavra de Deus àqueles que precisam.

Que Deus esteja com vocês!"

Paulo

Quais são os interesses da canção nova?

24/1/2006
Alckmin ignora reforma agrária e cede fazenda a grupo ligado a Chalita (canção nova)
Uma fazenda de 87 hectares na cidade paulista de Lorena, que o Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) pretendia usar para um projeto de reforma agrária, foi cedida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) a uma rede católica ligada ao seu secretário de Educação, Gabriel Chalita.
Reportagem publicada no último sábado (20) pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que a rede Canção Nova recebeu a cessão da fazenda, por tempo indeterminado, em dezembro de 2004, mesmo ano em que as terras eram reivindicadas pelo Itesp e pela Faenquil (Faculdade de Engenharia Química de Lorena), que pretendia ampliar seu campus.

fonte: http://thiagoferrarezzi.spaces.live.com/

Abel Duarte Fº

Enviei correspondência eletrônica aos endereços da cúpula católica com o texto abeixo. sugiro que façam o mesmo…

Prezados líderes católicos,
Como cristão me sinto chocado com a maior campanha de difamação ja perpretada no Brasil, tendo como alvo a candidata Dilma Roussef. Lamento profundamente a omissão e os sinais (propositadamente?) trocados com os quais a CNBB tem se "posicionado"!
Não tenho a pretenção de influenciar nas opções da igreja, mas é demoníaco se omitir ( ou concordar por omissão) com a prática mentirosa de vários padres e bispos imputando à citada candidata posições e falas que qualquer pessoa com um mínimo de esclarecimento sabe que ela não fez. Repito, pregar a mentira em nome de Deus é um grave pecado. E a tecnologia passou a gravar essas falas para a história, o que não sendo revisto, manchará gravemente o nome da igreja brasileira.
Deus esteja convosco!
Abel Duarte

    Bernardt

    Parabéns, Abel. Belo texto

Felipe

"Os homens só serão livres quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre." – Diderot

Bernardt

Como católica , me envergonho de tal acinte também. E como católica, odeio a canção Nova!! Fica aquele povo lá rezando o dia inteiro e fazendo essas canalhices
Que padreco safado, para dizer o mínimo.
Acho que Jesus precisa voltar mesmo para expulsar os vendilhões do templo!!!!
Como alguém já sugeriu há pouco, já pensei em escrever uma carta para CNBB demonstrando minha indignação e exigindo providências

Fábio Venâncio

Participei da renovação carismática católica (RCC) durante mais de 14 anos ,cheguei a ir na Canção Nova em Cachoeira Paulista ,e a participar de alguns eventos com os mesmo.Durante esse períodpo já me mostrava contrario diante de algumas formas de pensamento e de agir desse grupo.
Mas agora tenho que quase total aversão a eles.
É muito estrelismo .Viver uma vida boa em nome do evangelho e do seu anuncio ,com dinheiro do povo simples e trabalhador ,é viver totalmente contraria aquilo que está no evangelho que eles mesmo anunciam.
Viver como São Paulo Apostolo vivei ninguem quer né.Anunciando o evangelho ,mas trabalhando para se sustentar a si próprio e a seus companheiros.Indo aos lugares mais remotos ,vivendo uma vida simples e abandonando seus titulos e suas posses.
O mínimo que poderiam fazer é ficarem do lado do povo , dos pobres ,contra a elite que só explora o trabalhador .Ficar do lado de quem está dando uma vida digna e melhor a todos os brasileiros.
Em São José do Rio pardo também existe uma comunidade católica de nome Javé Chammá ,que está fazendo campanha contra a Dilma .Eles também vivem de favores do povo humilde que o Presidente Lula ajudou a ter uma vida melhor .

Weiland

Essa emissora tem que ter a sua concessão cassada!!! UM ABSURDO!!! SERÁ QUE ELES OMITIRAM ISSO TB:

PADRÉ LEO DENUNCIA JOSÉ SERRA EM 1 MINUTO:

http://www.youtube.com/watch?v=tXTMkA2eGHc

ELE DISSE QUE É A FAVOR DA VIDA? DESDE QUANDO??? ;/

Mauro Toshiuki

Triste não! Um padre? Que pena que este está se perdendo de sua fé e adquirindo uma nova fé! Eu me pergunto a quem ele serve no momento? Mas enfim existe uma lei que regula os meios de comunicação no período eleitoral e o PT está fazendo o correto, agora é cobrar agilidade da justiça.

    Baixada Carioca

    O grande problema da questão é exatamente a lentidão na justiça. Talvez o direito de resposta só venha depois das eleições.

ValmontRS

Os altares da igreja católica estão sendo profanados sob a CONIVÊNCIA da CNBB?
Os púlpitos foram transformados em palanques da mais rasteira politicagem!
No YouTube há uma "legião" organizada para divulgar o vídeo.
Foi pra isso que Serra contratou o tal indiano? Para provocar uma guerra religiosa no Brasil?
Pois que se preparem, porque vai haver reação!

Marilda Oliveira

Azenha, realmente esta Canção Nova do Chalita SE ACHA postei os filmes para facilitar a visão, mas na verdade me envergonha como católica em assistir o depoimento vergonhoso e imprudente daquele padre e naquele local SAGRADO.
http://mudancaedivergencia.blogspot.com/2010/10/phttp://mudancaedivergencia.blogspot.com/2010/10/ahttp://mudancaedivergencia.blogspot.com/2010/09/o
Marilda Oliveira
São Paulo

    ValmontRS

    Você está contribuindo para divulgar o vídeo, Marilda.

    evaristo

    Azenha, faça um favor à Dilma, retire este vídeo do blog,

    andre

    Mais uma vez tá falando besteira, a entrevista do Chalita p/ PHA demonstra q o cara está conosco!!! Deixe de ser xiita, um padre não tem nada haver com o pensamento da Igreja, nem do canal de TV !!! Esse radicalismo só atrapalha !!!

    Júnia

    Que bom que vc. tem o vídeo, pois muitos amigos meus não haviam visto e quando foram até o Youtube já não estava mais lá, já estou enviando o site (teu) para que vejam…obrigada!!!

    evaristo

    Você está a serviço do Serra, A mim você não engana, Coloca o vídeo para que mais gente ignorante o vejam.

    evaristo

    Azenha, retire urgente este vídeo do blog. É propaganda do Sedrra;

Alessandro Lino

Sou espírita e também sinto dentro do meio a mesma retaliação com relação a candidatura Dilma.É sempre o mesmo papo:"abortista" contra os princípios da vida,que o PT é isso ou aquilo.O estranho é que pregamos na doutrina a "fé raciocinada",e é exatamente isso que vejo que está faltando aos companheiros da doutrina.Muitos estão acreditando nos spams repassados por e-mails.Hoje por exemplo mandei uma carta a Rede Boa Nova para pedir mais reflexão e discernimento.Triste não?

    Marta

    Alessandro, você poderia explicar melhor o que significa fé raciocinada?
    Para qualquer religião, a fé é algo que não precisa de raciocínio, basta acreditar inclusive sem provas. Portanto, como esperar que crentes que frequentam espaços de doutrina possam raciocinar de uma hora para outra, uma vez que a fé é passiva e não inclui debates, contraditórios ou outra postura interrogativa.
    É isso que estamos presenciando hoje: qualquer e-mail difamatorio ou não é imediatamente crível, principalmente vindo de conhecidos ou irmãos de fé.

    Janete

    Senti isso também. No meu centro, que fica nas Perdizdes, não se deve falar mal do Serra/Kassab, pois eles argumentam de quem somos nós para julgar !!!

    Marcia Costa

    Eu fui lá no site dos TFP lembrar a eles algumas máximas do Cristo que eles esquecem de tão absortos que estão com suas ricas vestimentas e catedrais vazias de fé. É nessa trincheira que estou. cansei sabe Alessandro de falar pros mesmos. Eles já estão convencidos. também sou espírita e nas minhas preces peço a deus que ilumine essas pessaos para que elas acordem enquanto é tempo.

    Edson Augusto

    Caro Alessandro Lino, sou espírita também. Fiques tranquilo porque não é tão generalizada a retaliação no meio espírita. Justamente por causa da fé raciocinada. Tenho conversado com muitos amigos também espíritas (Kardecistas) que compreendem a opinião de Dilma a respeito do assunto. A conduta de um Presidente da República não pode se ater à visão dessa ou daquela religião. O Brasil é um país laico, permitindo assim que todas as religiões tenham e emitam suas opiniões. Qualquer ação nesse ou qualquer assunto deve estar sempre submetida à Sociedade, ao Congresso e principalmente à Constituição.

Fefeo

Azenha, acabei de enviar o seguinte email para todos os emails disponiveis no site da cnbb repudiando veementemente a prática sistemática de caluniar Dilma em missas e homilias. Proponho que todos os catolicos praticantes o façam com as suas palavras como eu fiz !! Aqui estão os emails disponívies da cnbb:

[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected], [email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected]

Vamos agir !!

    Gerson Carneiro

    Também mandei meu petardo.

    E o herege aqui vai fazer mais: irei à missa, no próximo domingo, (quebrando um jejum de mais de vinte anos), com uma camiseta da Dilma , sentar no primeiro banco, e encarar um padreco que anda falando umas bobagens aqui no bairro.

    Ronaldo Barbosa

    Também já fiz a minha parte. Acabei de enviar mensagem pra eles

Antonio

Tenho certeza, se Jesus Cristo voltasse ao mundo terreno e visse como estão os cristãos, certamente mudaria de religião.

    Luiz Oliveira

    Não Antonio, se Jesus voltasse. tentaria restabelecer o cristianismo verdadeiro, o cristianismo do perdão, do amor ao próximo, da tolerância. E mais uma vez não seria compreencido, e novamente seria assassinado por esses hipócritas que se dizem cristãos.

    Gerson Carneiro

    Não. Nem daria tempo dele mudar de religião. Ele seria novamente crucificado, mas antes, seria achincalhado no JN e na revista Veja.

    Dirceu Masson

    Você tem toda a razão.

    Fábio Venâncio

    Antonio ,Ele sairia distribuindo chicotadas e derrubando bancas como fez no templo em Jerusalém.

luiz antonio barbosa

Não existe sugestão ou ideia que a militancia dê que os responsáveis pela campanha ouvem, não é que façamos pagelança ou tenhamos o bálsamo para todos os males, mas estamos na rua, beira de campos de futebol em periferias, dentro de onibus, portas de hospitais, enfim estamos todos por aí, vendo e ouvindo o povo, e aquilo que ouvimos tentamos transmitir mas srm eco… me pergunto: será que querem nosso voto? Botei minha juventude nisso apostei, briguei, apanhei, chorei… ganhamos, não fosse os 30 anos de estrada ja tinha abandonado o barco pois nada que se propõe é aceito, chega ser humilhante… insistir para ser ouvido.

Luiz Clete

É necessário uma REFORMA AGRARIA nas concessões de tvs e radios. É necessário que o espaço televisivo/radiofonico seja realmente democratizado. Essas tvs religiosas ou com controle religioso precisam ter um contraponto. Os trabalhadores organizados ainda não conseguiram um canal se quer. O que o gov. Lula fez para isso acontecer? A bancada cristã-evangelica só cresce no futebol e na politca. Esses padres e bispos não podem continuarem a falar sozinhos e isso tb incluem as tv abertas que ja declaram seus votos em serragio.

Arthur Schieck

o PT esse ano fez e faz um bom uso da justiça. Fosse em outros tempos teriam ficado quietos.
parabéns!

ruypenalva

Realmente a direita católica está bastante ativa. Li hoje no Valor uma entrevista com o arcebispo de Salvador. Padres não evoluem. Na verdade o tema de hoje é aborto e valores morais e na inquisição eram: bruxaria, terra centro do universo, etc. Fico imaginando um cara que teoricamente nunca molhou o pengolim querer discorrer sobre aborto, homossexualidade, prostituição, sexo, quando não se referem a nada sobre pedofilia, miséria, desenvolvimento. Fico imaginando a bióloga da UNB pertencendo a Opus Dei; só pode ser falsidade ideológica. Que biologia essa senhora pode ensinar a seus alunos?

Archibaldo S. Braga

Um padre não deveria fazer isso??? Só que esse calhorda é capaz de fazer muito mais!! Esse padre não vale nada!!! É um tremendo de um vendido!!! Conheço bem essa figura! Um rato transvestido de coelho!!! A. S. Braga

De um católico

A cada dia que passa sinto-me mais envergonhado de ter sido batizado como Católico.
Está não é a Igreja que eu um dia frequentei e que aprendi a respeitar seus preceitos.
Desculpe-me se até omito meu verdadeiro nome, o faço por vergonha de proferir que sou católico.
Me sinto enojado.
Ler as colocações dos homens que estão à frente na condução de minha casa de fé e que se dizem representantes desta fé, proferirem de forma de tão levianamente suas opiniões e criando falsas acusações visando, única e exclusivamente, uma retórica de palanque eleitoreiro, e tudo isto para atingir uma única pessoa humana, para mim é a maior prova de que todos que assim agem não são homens e mulheres em Cristo e com Cristo.
A Igreja calou-se em momentos muito mais importantes da história humana (2º guerra), foram responsáveis por diversos atos de perseguição (inquisição aos não católicos) e promoveram ódios que perduram depois de milênios (as cruzadas contra os mulçumanos). Está não é e nunca foi à religião da casa de meu pai que um dia foi erguida para louva-lo.
Um homem um dia em seu momento de sofrimento disse: Pai perdoai, eles não sabem o que fazem. Será que teremos novamente este mesmo perdão pelo que hoje em dia continuamos a cometer? Eu não me perdoaria, daí expresso minha indignação com o que estão fazendo esses ditos homens da fé.

Sergio

Vamos entupir a TV Canção Nova de e-mails cobrando o padreco ? Que tal ?

    Fefeo

    Já fiz isto, além de ligar lá colocando o pingo nos ís. Tambem escrevi para todos os emails disponíveis no site da cnbb repudiando de maneirea veemente a maneira como esta prática criminosa de difamar a Dilma e missas e homilias tem acontecido. Vamos agir !!

ademir

Canal Chu lento, esta canção nova, estes padres fazendo falso testemunho preconceituoso e falso, campanha mentirosa sendo parcial, tem de dar direito de resposta e responder processo contra honra e difamação e ser tirado do ar por determinado tempo para aprender a respeitar o direito de imprensa, primeiro vai moralizar estes cambadas de padres pedófilos que existe para depois emitir opinião, tinha na TV este canal, agora deletei, na minha casa ninguém mais assiste, este e nosso direito, de não deixar entrar em nossos lares as tranqueiras ditãs por este padre (pobre padre) arrogante e preconceituoso, a emissora perde a credibilidade, a informação corre, perdeu o conceito do direito, da credibilidade, do caráter, do testemunho da verdade, de tudo, ta virando lixo, mas tenho o respeito na forma de expressão

Adelice F. da Rosa

Não desejo nem saber o nome desse padre, porque o que ele fez com o PT e com Dilma é tão grave quanto o que ele fez com Cristo e sua Igreja. Ao sustentar uma tese difamatória, ele ofende o princípio religioso cristão, da justiça e do pressuposto da inocência antes que se apure a acusação. Diante dos inúmeros desmentidos da candidata Dilma e das evidências de interesses eleitoreiros, esse padre, que me passa a impressão de ser um farsante a serviço de um jogo sujo, deverá ser denunciado para que dê as explicações cabíveis que justifiquem sua ousadia anticristo de divulgar uma calúnia em púlpito religioso misturando prática demoníaca com princípios divinos.

Denise

É uma vergonha que religiosos usem o seu poder de formar opinião para difamar, caluniar e mentir, quando deveriam aproveitar a oportunidade para falar a verdade, para propor uma reflexão sobre questões relevantes para o nosso país e nosso futuro. Isso além de ilegal, é imoral. E qualquer religioso também sabe que, de acordo com as Leis Divinas, mentir, caluniar e difamar é pecado.

    Luiz Otávio

    É verdade, Denise. Fiquei estarrecido, apalermado quando, domingo das eleições, acordei cedo pra ir caminhando até a escola em que voto e, ao ligar a TV aberta, estavam transmitindo a missa do padre Marcelo. Quase ao final da missa o padre Marcelo falou assim mesmo às suas ovelhas: "Agora, pessoal, cuidado! Não vamos votar em candidato que é a favor do aborto!". Mais ou menos nesses termos, o padre dali adiante repetiu sua frase. Ali foi o começo de um domingo em que, na marcha das apurações, chegamos à surpresa do voto em Marina, e consequente 2o turno, mas creio que esses boatos, essas mentiras saídas de um cérebro doente colaboraram sim para que Dilma não passasse logo no 1o turno.

    Fernando José

    Luiz, este tal padre Marcelo já não me enganava. Agora é asco! 1 abraço,

    mariazinha

    Eu sempre desconfiei do padre marcelo, o artista. A mim, ele não engana.

El Cid

o "zé" se entrega, e diz que a Dilma mudou sua versão sobre o aborto.

… podemos resumir que ele, ou seu partido é responsável pelo boatos contra a Dilma e o PT.

ricardo silveira

Essa igreja é simplesmente nojenta. Os padres, exploradores da boa fé dos cristão despolitizados, estão dizendo, durante a missa, que cristão não vota no PT. O padre precisa ser muito safado para manipular desse jeito os infelizes que o sustentam.

PARACATUENSE I

Hei pessoal,cuidado a Dilma sempre esteve em vantagem acorda….. isto que está acontecendo é normal ,faz parte do jogo, vamos continuar arando a terra que a colheita será farta. ISTO É DESPERO DAS AVES DE RAPINA.

celso

A campanha na blogsfera deve ser feita sim, mas creio que só isso ou ficar processando que difamou não adianta. O que vale é o estrago que essa campanha suja já fez (e ainda pode fazer!) na parcela religiosa mais suscetível aos boatos sobre aborto, homossexualismo etc.. Esses são, principalmente, brasileiros de poder aquisitivo menor e a MAIORIA não tem acesso à Internet. Portanto creio que a campanha da Dilma deveria focar em PANFLETAGENS e mini-comícios de esclarecimento nas portas das igrejas, principalmente nas regiões mais afetadas. Esse movimento depende da militância, mas a direção deve estabelecer a estratégia rapidamente, pois estamos nessa "guerra", e aí a "guerrilha" funciona. Além, é claro, de colocar o tema nos programas e debates na TV. Não podemos achar que os 46% do primeiro turno garantem a vitória e a direita irá fazer o que for preciso pra não ficar fora do poder.

Cris

Que baixaria!!! Eles não tinham como ganhar honestamente então partiram para baixaria..

Deus permita que esse ódio não chegue ao poder.

El Cid

O Padre José Augusto plantou a semente da soberba adubada por ofertas escusas e cultivada por interesses pessoais. Esse tipo de grão gera uma árvore perigosa, maligna, cujo fruto é venenoso. A Canção Nova se prova desses frutos, parece-me que prova, terá o mesmo destino dos traidores. Quem viver verá.

El Cid

Creio que não é a opinião oficial da Igreja Católica. Acho no entanto que foi uma tremenda falta de caráter e covardia desse padre usar um orgão oficial da Igreja Católica para fazer uma campanha descarada a favor do Serra, usando mentiras de baixo nível e infundadas contra a Dilma. Essa é uma prática do "MAL" em total discordância com os Ensinamento de Jesus Cristo.

Com essa prática pouco ética , entendo que esse padre , como qualquer cidadão desse país deva ser julgado em conformidade de nossas leis. Entendo portanto que dentro desse espírito seja perfeitamente plausível esse pedido de direito de resposta…..

    Baixada Carioca

    El Cid, a CNBB podia ter dado um exemplo nessa questão, mas não deu. Não acredito que não seja uma opinião majoritária na entidade.

joni

Infelizmente esse padre que diz professar a fé católica, não sabe(será?) da miséria que ganham os funcionários do Estado de SP, da falta de respeito pelos alunos e pais pobres que tem uma escola pública de má qualidade, de que o Estado brasileiro é laico, da insegurança da população, das CPIs do Estado que foram escondidas, das privatizações do governo FHC, das agruras que o Brasil passou nos 500 anos e que só agora(no governo Lula) vemos luz no fim do túnel. O mundo passou e ainda está se recompondo de uma crise e o Brasil está muito bem, obrigado. Por favor, padre, faça a mea culpa e seja mais pelo povo, que é o papel da Igreja. É por essas e outras que tem muita gente deixando a Igreja Católica.

El Cid

Até que enfim alguém mostra a Canção Nova que não dá para sair falando qualquer coisa. E mostra ao setor conservador da Igreja que não pode sair caluniando todo mundo com mentira e difamações inventadas.

Ernesto Aguiar

Agora tem que encerrar essa discussão com o meio religioso e não bater em nenhuma igreja. Urge mudarmos o foco do debate. O Aécio Neves já até levantou a bola das privatizações. Tô desconfiado que o Aécio esteja do nosso lado.

scan

Só direito de resposta?
Deviam processar e, se possível, prender essa cavalgadura de batina.
Canalha criminoso.

    Fefeo

    Teria que processar sim este padre por calunia e difamação. Depois não entendem a perda de fieis face a este tipo de prática e outras menos republicanas vide a pedofilia.

Maria dos Prazeres

E o vídeo do Pastor que circula na net? Foi o começo dessa onda toda. Alguém vai fazer alguma coisa?

Sonia Bulhões

Peraí o paulobueno. Vocês tem alguma bronca pessoal com o PT. Dizer que o patido é isso que vocês fala, de forma genérica, é que é arrogância. Dizer que os petista não fazem nada… O que é isso ? Tenho 66 anos, ainda trabalho mais de 12 horas por dia, fiz todas as campanhas do Lula, esta da Dilma também e farei (já estou fazendo) a campanha do segundo turno. Até parece que somos perdedores. A Dilma recebeu 47% dos votos contra tudo que vimos nãopode ser considerado perdido. O Mercadante por 0,5% não foi para o segundo turno. O PT fez maioria da AL de SPaulo, fez maior bancada no Congresso e no Senado e é perdedor ? Vê-se que não entendes nada de política. A democracia é assim mesmo. Agora sim, a Dilma pode revidar os ataques a altura. Não só revidar, mas atacar também e isso ela sabe fazer muito bem. Acompanhe.

    adenilde petrina

    É isso aí, Sonia! Concordo com você e já estou na campanha por Dilma!

Eduardo

Todo religioso radical, cristão católico ou evangélico, e de outros credos, tende a ser conservador.

O comportamento liberal, aberto a defesa de minorias e ao equilíbrio social (por mais cristão que sejam esses valores) requer bom senso e abstração. Religiosos radicais são, muitas vezes, pessoas imponderadas, saem de situações de total falta de organização na vida, para o cultivo ultradisciplinado, quase militar e fascista, de valores e meios que vão re-inserí-lo na sociedade…

Bom seria se o debate eleitoral ficasse longe das igrejas. O PSDB, que não tem proposta alguma de governo, e as que tem são impopulares, agradece a confusão que está se criando na cabeça das pessoas, enquanto temas como o pré-sal, a segurança nacional, e a projeção do Brasil no mundo, muito mais importantes que esses religiosos, ficam de lado.

    marinho

    De pleno acordo com sua analise, é o que penso e tento passar aos com os quais convivo ( presto atendimento), pois a visão é super destorcida e sem consistencia.

Jony

Assim é difícil. Pessoas que se dizem de Deus(será?), apostando na fé alheia. É fácil falar na tv qualquer coisa. Por que a Igreja católica não suspende esse padre e notifica em todos os jornais? Quem esse padre pensa que é? Apesar do governo atual ter conseguido tirar tanta gente da pobreza(a Igreja católica não é mais pelos pobres?), vem um padre, a serviço dos poderosos, e "prega" contra? Sou católica, mas não frequento mais a Igreja, porque não quero ouvir mentiras e ódio. Por essas e outras que tem tanta gente virando evangélico. Não quero generalizar, mas isso já passou dos limites. Devem responder, mas o mal já foi feito.

Eugênio

Este padre FASCISTA, representante do CAPETA tem que ser PROCESSADO.

MP pede abertura de inquérito contra José Serra http://www.conjur.com.br/2010-set-21/mp-abertura-

ADMINISTRADOR DOS BENS DA ARQUIDIOCESE DO RIO É PRESO PELA PF COM DÓLARES E EUROS http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/9/p

PADRES PEDÓFILOS ESVAZIAM IGREJAS DE ARAPIRACA http://e-paulopes.blogspot.com/2010/03/padres-ped

CPI DA PEDOFILIA VAI ANALISAR CASO DE RELIGIOSOS EM AL http://br.noticias.yahoo.com/s/26032010/25/manche

MAIS UM PADRE É DENUNCIADO POR PEDOFILIA EM ALAGOAS http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1562315…

A PEDOFILIA NA IGREJA CATÓLICA http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=

LOBO MAU DE BATINA http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2

BANQUEIROS FAMOSOS: DE DEUS, DA MÁFIA E DO OPPORTUNITY http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_notic

MORREU O BISPO PAUL MARCINKUS, CONHECIDO POR BANQUEIRO DE DEUS. A IGREJA NÃO SE GOVERNA COM AVE-MARIAS, AFIRMOU. http://www.ibgf.org.br/index.php?dataid_secao=3&a

O PARAÍSO DA SANTA SÉ http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=

O VATICANO SEM IMUNIDADE http://www.cartacapital.com.br/internacional/o-va

LAVANDERIA VATICANA http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2

A BURCA, O PAPA E O ESTADO LAICO http://www.cartacapital.com.br/internacional/a-bu

QUANDO SE CONFUNDE A ÁRVORE COM A FLORESTA… http://port.pravda.ru/news/mundo/29194-0/

O VATICANO CONTINUA O MESMO http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=

OPUS DEI – UMA SOMBRIA E PODEROSA ORGANIZAÇÃO CATÓLICA http://erico.soylocoporti.org.br/2009/05/09/opus-

Bruno

Vocês que foquem nos sacerdotes o tempo que quiserem. A vitória da verdade não será por esses meios.

edu marcondes

Não entendi a "investigação por autoria". Já li cópia desse panfleto e pra mim foi confeccionado e distribuido pela TFP.

Messias Macedo

… Polícia Federal no encalço destes escroques, religiosos ou não!… E dos seus financiadores/patrocinadores, a [infame] coligação 'Contra o Brasil Nós Podemos MAIS'(!)

… E o mais do que merecido xilindró! Irão orar para o candidato (S)ERRAnte vendo o Sol nascer quadrado!…

NOTA: é só a Polícia Federal prender um destes energúmenos, para o restante pedir bênção para Dilma Brasileira Rousseff! "Lote" de covardes obscurantistas, hipócriras, aloprados do esgoto da Inquisição…!

República Destes Bananas Imbecis, Mercenários da Fé Alheia, MENTEcaptos, Mercadores Infames do Sofrimento e Alienação do Povo! Fascistas Eternos! Sacripantas militantes a soldo de Lúcifer!…
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo – ateu graças a Deus!

    Renato

    E ai transformamos em pais policial como a CHina

Maria Thereza

Tem que ficar claro que estamos em uma campanha presidencial. Não é um plebiscito sobre aborto ou sobre quem tem mais fé. O PT e seus coligados têm que focar no debate, contradizer sempre todas as calúnias e mostrar como eles burlam a legislação (besta, é verdade, mas vigente). Queria ver se fosse Lula levando a Dilma para inaugurar uma bica que fosse, se os antigões não iam até fazer editorial. Não vi uma manifestação sequer sobre o serrote inaugurando rodovia (ou sei lá o que era aquilo), em pleno horário nobre, junto com o picolé de chuchu. A douta sub-procuradora é vesga?

Gerson Carneiro

Que interesses levam essa parte da igreja a se empenhar contra a candidatura da Dilma? O que está de fato por trás dessas ações? Alguma coisa além da simples "antipatia com o PT" aí tem…

zé francisco

O tempo é relativo, Einstein tem razão. Cronologicamente vivemos a eleição de 2010, mas há padres que estão em 1.476.

Messias Macedo

… Vamos denunciar à Polícia Federal mais próxima (sic) estes padres e pastores evangélicos, muitos deles pedófilos, adúlteros, agiotas, MENTEcaptos, mercadores da fé alheia e o escambau!…
NOTA RELIGIOSA(!): Vou passar a frequentar estes templos: irei anotar os dados dos "sermões" pró energúmeno candidato (S)erra, endereço do circo dos horrores transvestido de templo [templo!], conteúdo do crime eleitoral…

COMEÇO AMANHÃ!… Ah, irei levar um gravador de última geração!…

República Destes Bananas Ensandecidos! O Satanás os espera! Serão consumidos em chagas no fogo dos Infernos, malditos!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Well Costa

Certissimo, demoro mais chegou a hora, ja disse é toma lá da cá, replica treplica e por ai vai, quem bate esqueçe quem a apanha lembra, falou tem que provar, não provou, então se cala e esculta a verdade, disse o que quiz?, vai ouvir o que não quer, tem que meter o sacode mesmo nessa corja sem pena, quem tá na chuva é pra se molhar, ja disse, subiu no ringue, desceu a trincheira não tem mais volta é guerra, se segura negão que la vem chumbo grosso, quem for fraco que se quebre, quem for forte que se aguente, se coxilar perde a vez, a fila anda amigo.

Well Costa
Teresina – Pi
"Terra do Fogo"

Sérgio

Que papelão!
Calúnia e difamação é crime, é pecado, é vigarice.
Um padre não devia fazer isso.

    Marat

    Esses padres não irão para o céu – rsrsrs – mas a coisa tá feia. Sugiro ao pessoal da Dilma pegar bem pesado com esses pilantras!

    Leider_Lincoln

    Que é isso, Sérgio? Eles não queimaram milhares de pessoas vivas? Não torturaram até a morte outros tantos? Não venderam perdão para os pecados? Não fazem você sabe o que com as tais criancinhas que Jesus mandou vir? E você ainda espera que tenham escrúpulos?

pereira

É neste caminho

Carlos Noel Mazia

Aqui na minha paróquia, a maioria das pessoas da Renovação Carismática nutre simpatia por politicos da direita e acredito que é assim no Brasil todo. Ou seja, nutre simpatia por um projeto politico de cunho individual, neo liberal, excludente. Tem uma mentalidade burguesa e é contra a qualquer projeto que beneficie a coletividade.
Acho contraditório frequentar missas, participar de grupos de oração e fechar os olhos para a realidade de tantos excluidos da nossa sociedade.

    Marcos

    Se vivessem na época de Cristo, ficariam ao lado dos Fariseus. Dentre os talentos e dons que tanto procuram não está a a sensibilidade para a diminuição da desigualdades.

    Janes Rodriguez

    Essa tem sido a construção da igreja que combate a Teologia da Libertação: fazer com que os cristãos fechem os olhos para desigualdade, a miséria, a injustiça social e continuem se achando cristãos. Cristo se evergonharia dessa categoria de gente que usa seu nome em vão. A síntese do cristianismo é amor ao próximo, é a caridade, a partilha e as solidariedade. Quem prega e pratica o egoísmo, a indiferença, o ódio e a mentira caluniosa e difamatória, não pode autodenominar-se critão sem ofender a Jesus Cristo.

Bonifa

Bom, isso é muito bom. Acreditamos que agora, com calma e com firmeza, tudo na corrida começará a entrar nos eixos novamente. Depois da farra de obscurantismo, chegará a ressaca para os tucanos. Não acreditamos que tenham mais pique para continuar com o terrorismo obscurantista. Tanto que a Veja já está cavocando em lugar bem distante, na Petrobrás, para tentar articular outra de suas já manjadíssimas armações.

Marat

Com o Ciro as coisas serão diferentes… quero que o pessoal da Dilma use os debates para verificar o Metrô de SP cheio de falhas, o sistema de ensino falido, as privatizações que enchem os bolsos dos empresários e nada nos dão em troca, as falcatruas da Alstom, as assinaturas de jornais e revistas do PIG e tudo o mais…

gigi

Ai sim pessoal!!!!!!!!!!!!!!!

Geysa Guimarães

Esse padreco que se preocupe com a caça aos gays que o Serra está endossando. Homossexualismo e pedofilia são temas que certos religiosos conhecem melhor do que a uma questão de foro exclusivamente feminino, que é o aborto.
Padres que honram o sacerdócio não se metem em futricas e trololós.

Luiz Carlos Carvalho

Ao mentir assintosamente para toda uma comunidade, não estaria o padre incorrendo em crime? É preciso que as leis nesse país sejam respeitadas. Padre ou não padre deve responder de acordo com o preceito constitucional de que " todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza".

Paulo

Que se faça justiça clara e justa se baseando nas leis vigentes. nao peço nada mais, apenas o justo.

paulobueno

sou eleitor do PT e vou votar na DILMA mais este partido é uma bosta
oh gente BURRA pelo amor de DEUS o governo federal gasta milhões de reais patrocinando a GLOBO em todos os eventos esportivos que ela realiza ,porque na hora de negociar os contratos os agentes do governo federal não negociarão também um apoio nestas eleições?
o PSDB está só no governo de SP e já "comprou" toda a imprensa e o PT no governo federal não consegue nada
oh gente burra e imcompetente..
.
.
e agora o SERRA vai fazer um bonequinho tipo KASSABINHO que fez muito sucesso nas eleições de 2008 e SP.e o PT vai fazer o que ?
o EDIR MACEDO apoia a DILMA alguém já procurou ele pedindo uma materia especial na sua Tv ou no jornal da igreja universal? aposto que não os PETISTAS são ARROGANTES E ATRASADOS FICAM ESPERANDO AS COISAS CAIREM DO CÉU QUASE NINGUÊM SE ESFORÇA NESTE PARTIDO .ninngêm faz nada
CUIDADO A CAMPANHA DO SERRA COM TEMPOS IGUAIS NA TV PROMETE ATROPELAR A DE VOCÊS

    Elumar

    Além de tudo isso que você falou, tem mais: a Globo terá o privilégio de organizar o último debate. Democrático de verdade seria um "pool" de emissoras com perguntas feitas por jornalistas, focadas nos programas de governo. Isso evitaria as pegadinhas e os golpes baixos.

    Gerson Carneiro

    Esse esqueminha atual de debates na tv é o que pega.
    Como é definida a ordem dos debates?
    Concordo contigo, debate na tv tinha que ser igual a entrevista coletiva: vários jornalista de varias redes de tv, no mesmo ambiente. Em ambiente neutro.

    Elke di Barros

    Um bonequinho do Serra ? !! Vai ser um vudu pra gente espetar no dia 31. kkkkkkkkkkkkkkkkk

    George Mello

    Paulo,
    A propaganda federal é controlada pela Secom, Secretaria de Comunicação do Governo Federal. As verbas são aprovadas em orçamentos anuais. É muito difícil haver privilégios, ou direcionamentos que fujam das chamadas mídias técnicas, que são os cálculos de público e audiência. Os contratos passam por criteriosas análises. O que pega são os editoriais, a parte jornalística dos veículos. Esta é controlada – disfarçadamente – por interesses específicos. O remédio é não comprar, não repercutir as notícias e, sobretudo, se informar por multiplas fontes. Use sua energia para o convencimento.

José Manoel

Azenha: e vão dar direito de resposta???? Fala curió!!!!!!!!

Daniel Neto

É bem por aí mesmo. Ao trazer a campanha para o lugar de onde nunca deveria ter saído, os debates a respeito das propostas e programas, ganham todos os eleitores e a Dilma volta a ficar em vantagem.

Deixe seu comentário

Leia também