Ciro rejeita a “cordialidade conservadora”

Tempo de leitura: 4 min

12 de Outubro de 2010 – 7h38

Ciro rejeita “cordialidade conservadora” e ataca “jogo” de Serra

Recém-integrado à coordenação da campanha presidencial de Dilma Rousseff, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) precisou de poucos dias para mostrar a que veio. Com a língua à solta, saiu atirando até para aliados de Dilma – mas não há como duvidar de seu propósito maior: impedir a vitória do tucano José Serra, cujo projeto representa “o mal que foi provocado pelos oitos anos do governo de Fernando Henrique Cardoso”.

Por André Cintra, no Vermelho

Nesta entrevista ao Vermelho, Ciro diz que, por conhecer “essa gente” do PSDB “de longa data”, já esperava uma disputa eleitoral repleta de baixarias. Ainda mais porque é Serra quem está no centro da corrida à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O jogo do Serra é este. Em todas as eleições em que ele está – em todas, sem exceção de nenhuma! –, aparecem sempre os dossiês, os escândalos de véspera de eleição. Há sempre uma revista disponível para suprir a credibilidade das baixarias mais grotescas”, afirma.

No primeiro turno, Ciro limitou-se a chefiar a bem-sucedida campanha à reeleição de seu irmão, Cid Gomes, ao governo do Ceará. De quebra, ajudou a derrotar seu ex-correligionário Tasso Jereissati (PSDB) – um dos senadores que mais fizeram mal ao Brasil durante o governo Lula. Com o dever de casa cumprido, Ciro Gomes está de volta à grande arena eleitoral e defende Dilma com vigor.

Em sua opinião, é preciso abandonar a “cordialidade conservadora” e esclarecer os projetos “muito distintos” que estão em confronto no segundo turno. “O governo Lula ainda está aí, e a Dilma está no centro de toda a estratégia do governo Lula. E o projeto que o Serra representa é muito recente. Vai ser fácil comparar, e eu acho que o caminho é esse.”

Confira abaixo trechos da entrevista.

Vermelho: Ao que tudo indica, a campanha da Dilma subestimou o impacto da baixaria tucana na disputa presidencial…
Ciro: Quem alimenta essa cordialidade conservadora que eles (o PSDB) tentam impor é o Lula, que, muitas vezes, precisou ser aceito nos salões. Daí vem a versão “Lulinha paz e amor”.

Vermelho: E você? Já tinha convicção plena de que essa baixaria toda tomaria conta – como tomou – da eleição?
Ciro: Eu conheço essa gente – conheço de longa data. Fui um dos fundadores do PSDB, que nasceu para ajudar a modernizar o Brasil. Agora, na campanha eleitoral, ele se escora no que há de mais profundamente grotesco, violentando uma tradição que o mundo inteiro admira – que é o respeito à diversidade religiosa.

Mas, com o Serra, sempre foi assim. O jogo do Serra é este. Em todas as eleições em que ele está – em todas, sem exceção de nenhuma! –, aparecem sempre os dossiês, os escândalos de véspera de eleição. Há sempre uma revista disponível para suprir a credibilidade das baixarias mais grotescas.

Vermelho: Foi o Serra que empurrou o PSDB para a apelação?
Ciro: O Serra vem se fragilizando desde sempre. Ele tem uma história original e uma formação bastante respeitáveis, mas o oportunismo político dele está revelado. Veja o que ele faz com uma questão complexa, que é o aborto. Como a Dilma diz uma frase diferente da outra – e com cinco anos de diferença entre a primeira e a segunda frase –, a estrutura do Serra quer provar uma certa desonestidade.

Enquanto isso, ele vai a um cartório em São Paulo e assina um papel – diz que dá a palavra formal de que não iria renunciar à Prefeitura. Mas, ato contínuo, ele vai embora e entrega a Prefeitura de São Paulo ao DEM. Aí ninguém faz registro de nada, como se isso não fosse uma falta absoluta de escrúpulo. É isso o que caracteriza o caminho dele.

Vermelho: Como reagir a esse jogo sujo?
Ciro: Não tem segredo. Para nossa grande sorte, os projetos são muito distintos. O governo Lula ainda está aí, e a Dilma está no centro de toda a estratégia do governo Lula. E o projeto que o Serra representa é muito recente. Vai ser fácil comparar, e eu acho que o caminho é esse.

Vermelho: O que, exatamente, representa a candidatura de Serra?
Ciro: É o mesmo mal que foi provocado pelos oitos anos do governo de Fernando Henrique Cardoso. A explosão do desemprego, a quebra financeira, a instabilidade econômica, o aviltamento de salário, o desmantelo da infraestrutura, a dependência internacional sem precedente, o apagão no setor elétrico – tudo isso foi ontem. E ele, Serra, foi o ministro desse projeto durante oito anos – nem pode dizer que saiu porque se zangou com alguma coisa.

Agora, o que eles estão tentando? Em vez de usarem os critérios que importam – emprego, salário, progresso, desenvolvimento, justiça social, respeito internacional –, eles querem trazer para “miudices”. As questões que eles apresentam, mesmo graves, complexas ou sérias, são “miudices” sectárias, uma mistificação religiosa. Isso é o que eles querem e, se aceitarmos, nós entramos pelo cano. Temos de trazer o verdadeiro debate de volta. Por isso é que não aceito a cordialidade conservadora, que só interessa para eles.

Vermelho: De onde vem essa cordialidade?
Ciro: Talvez nós ainda tenhamos complexo de inferioridade por não sermos aceitos na mesa dos brancos, dos grandões, dos mandões do país. Em cima da mesa, fica todo mundo elegante. E nós – que queremos ser elegantes – por debaixo da mesa aguentamos a canelada mais imunda e mal cheirosa. Vamos trazer o assunto para cima da mesa, para o povo saber quem está jogando sujo e quem está jogando limpo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

É eleição para presidente ou para "líder religioso"? | HistóriaZine

[…] Ciro Gomes, a culpa é do pessoal do PSDB. Eu até acredito no Ciro, mas completaria dizendo que qualquer calúnia só vai para a frente se […]

Luiz C Checchia

Ciro é realmente um dos mais preparados políticos do país, sobretudo, na hora de abrir a boca e dar nomes aos bois. E tbm conhcordo c todos q aqui detonaram os paulistas!! Sou paulistano do Bixiga, e infelizmente tenho q aturar a arrogância de meus conterrâneos, q se sentem doce fino. Estado conservador, q prefere eleger pessoas como Maluf e td a gang do psdb/dem. Claro q n são todos, mas a maioria dos paulistas é assim, e dos q n são, poucos se movem p tentar mudar essa situação!!! Ja fomos o berço de algumas belas páginas dos movimentos populares, mas agora temos q assistir a essa SP direitóide e vendida…

Nelson Menezes

Azenha ,qual os numeros de demitidos com as privatizações do Serra -FHC
tem alguem que possa me informar.

João Paulo

Alguém confirma que o Ibope está trazendo hoje Dilma 52 x Serra 48?

maria ferreira

Hoje pela manhã ouvi um radialista falando sobre aborto. Prestei atenção: dizia ser contra o aborto, mas que infelizmente o Pres. Lula assinou o PNDH e que agora todas as mulheres podem fazer aborto livremente em qualquer clinica da esquina. Disse textualmente: depois do''chaca chaca na buchaca'' vão em qualquer clínica, matam a criança – porque o Lula assinou que isso não é crime''.
comitê do PT – 3215 13 13.p/ registrar a denúncia. A atendente pediu para ligar para o Depto Jur[idico tel. 5054 50 70. Liguei, porém a atendente disse que alí só assuntos de material de campanha.
Ligue no 3243 13 13. Liguei. O atendente quis saber do que se tratava. Fiz a denúncia. Depois desse trabalhão todo, pediu que eu ligasse depois das 10 horas p/tratar da minha denúncia. O mais triste é que ninguém se interessou em saber em qual concessão pública o fato ocorreu ou os meus dados para contato. Tal radialista é Renato Benedetti da Rádio Convenção de Itu/SP.
Com a morosidade e o interesse desse pessoal do PT – nem 100 Ciros Gomes darão conta.

rubem

A campanha de Dilma melhorou muito no segundo turno ,graças a Ciro Gomes, o horario politico ficou melhor , porem, Lula tem que aparecer todos os dias no horario politico pedindo votos para Dilma, lembremos que ele é o presidente mais bem avaliado da historia brasileira.

Regina

Eu admiro a Dilma atual, uma das mulheres mais inteligentes da contemporaneidade, capaz de governar como poucos este nosso querido país, que nos deixará cheios de orgulho.
Mas, a passagem da história da Dilma lutadora contra a Ditadura é a mais linda de todas e deveria ser colocada no programa por protagonistas dessa história e jovens atuais que também lutam por meio ambiente e outras importantes lutas. No passado e no presente, com a diferença de que Dilma e seus companheiros de luta foram brutalmente torturados (fisica e psicologicamente).
O mesmo que demotucanos e parte da igreja e da mídia fazem hoje com Dilma e os brsileiros, só que agora é tortura pela informaçao mentirosa, repetida até as pessoas passarem a acreditar como verdadeiras.
Serra será uma vergonha nacional. Acorde Brasil que ainda vota nele. Ele é uma vergonha. Parece ter renascido a partir do que há de mais baixo.
Todas as críticas que fazemos a Serra são assinadas. As que ele faz a Dilma são dissimuladas, anônimas, saem das trevas onde ele se enfiou.
Quem disse que nas igrejas também não existe treva. Foram religiosos que entregaram Jesus para a cruxificação porque ele queria um mundo justo para todos.
Obs. Eu sou católica e tenho até irmão padre formado em Roma. Mas tudo isso me deixa enojada. O que padres e pastores fazem contra o próprio povo que será prejudicado se tivéssemos o desastre de uma vitória de Serra não pode ser perdoado. Eles terão que ir se explicar no purgatório junto com a igreja que odeia o PT e só defende os ricos.

Lucas

O Serra citou a Transnordestina e a Ferrovia Norte-Sul no programa dele, como se fossem propostas dele.

    Jairo_Beraldo

    E não é? Não foi ele que criou o mundo?

EDUARDO

A Jussara faz um comentario bem pertinente pois o Serra conta a sua historia como se a Dilma estivesse escondendo parte da sua. Sei por exemplo que a Dilma teve formação catolica em casa, estudou em conceituado colegio de freiras em BH transferiu-se para o Colegio Estadual na epoca o melhor ginasio e cientifico/classico de BH e foi sempre uma otima aluna. Entrou na luta contra a ditadura foi presa, torturada e a partir dai todos sabem que se transferiu para o RS e fez carreira no serviço publico. Existe um depoimento da Hildegard Angel maravilhoso e eu acho que ja estah na hora de levar ao ar, inclusive a Hilde critica a ficha falsa da Folha, ela poderia refazer esse depoimento citando a Folha como autora da atrocidade. Existe tambem um depoimento da Maria da Conceição Tavares que atesta a inteligencia e dedicação da Dilma no curso de pos graduação na Unicamp. Muito bom e estah tambem na hora de ir pro ar. Dilma deve mostrar sobretudo que enquanto alguns estavam fora do Brasil, nos EUA e Chile ela estava no combate a ditadura na clandestinidade ou presa e sendo torturada.

Roberto

O Ciro é um político como poucos no Brasil, com o seu alto conhecimento em várias vertentes consegue explanar de forma contundente e direta o que a direita elitista PSDbista provocou ao Brasil no governo FHC. E mais essa explanação consegue elucidar qualquer brasileiro me referindo à classe ou grau de instrução.

Explicando todos esses assuntos da forma direta e marcante ele vai desmascarando o Serra esse político genérico que não tem nada a oferecer ao Barsil, a não ser o seu jeito baixo de conduzir a corrida eleitoral, se apropriando de qualquer artifício mesmo que seja o mais inescrupuloso da face da terra.

A direita tem que ficar de molho um bom tempo observando o crescimento do Brasil cosia que nunca conseguiram fazer. Aliás acho que pela direita ter esse pensamento de Brasil colonial, vendido e dominado eles fizeram o trabalho bem feito, cercearam o crescimento do nosso pais no governo passado, vendendo nossas empresas, nossas riquezas.

Dou muito valor ao Ciro e que ele continue tendo voz ativa falando com povo de forma direta. Falando também para essa direita o que eles devem ouvir colocando-os no seu devido lugar.

    Baixada Carioca

    Você tem razão Roberto. Ciro é como poucos. Fala pra KCT. Pelos cotovelos. E depois a gente pode pegar uma coisa que ele tenha dito aqui ou acolá pra usar contra ele mesmo. Há um vídeo dele circulando no YT onde ele fala barbaridades contra o PT, contra Lula e contra Dilma. Como apagar esse histórico? Como agora é muito bom aquilo que um dia ele condenou? Realmente, Ciro é como poucos…

    Roberto

    Pois bem, acho que política é feita dessa forma, no cenário político atual não cabe mais paixão fervorosa por este ou aquele partido, ou por este ou aquele político, sou PT, porem não sou passional, acho que acrítica faz parte, pois é uma forma de cobrança. Acho que em toda a relação há política e tomo como principio a minha casa, onde muitas vezes eu tenho de dizer que minha mãe está errada, entende?

    O fato de você criticar não quer dizer que você é contra, acho que isso é política e Ciro faz isso muito bem!

Jussara

Acho que a campanha de DILMA deveria fazer um programa mostrando cenas violentas da ditadura e dizer que uma quase menina lutou pela DEMOCRACIA, e em defesa da DEMOCRACIA foi presa e torturada. A mais bela passagem da vida da Dilma está sendo usada para afastar e despolitizar o povo. E ainda dizem que o PT quer acabar com a liberdade de expressão no país!!

    Baixada Carioca

    Cenas violentas não, mas algumas pessoas dando depoimentos da época seria interessante.

    Jairo_Beraldo

    Cenas violentas,sim.Como o confronto das policias em SP. Como o Zé trata professores em greve. Por que não?

joni

Sr. Ciro Gomes O documento que serra assinou dizendo que não deixaria a prefeitura, e o vídeo do debate(prefeitura de São Paulo, Boris Casoy), onde serra empenha sua palavra de que não deixará a Prefeitura de SP, para se candidatar a outro cargo eletivo, precisa aparecer no programa da Dilma, várias vezes. Sob o título, o homem sem palavra. Talvez não atinja a maioria dos paulistanos que são formados e informados pela veja, folha e estadão e repetem tudo o que eles publicam como verdades absolutas, por isso temos a ditadura do psdb em São Paulo (vamos para vinte anos). Mas vai com certeza influenciar os muitos brasileiros inclusive os paulistas do interior.

Paulo

Chamando-nos de estúpidos não constrói uma federação. Agressões tolas não colaboram com o alcance da cidadania, não apenas dos habitantes de um estado, mas de todos que formam a federação. São Paulo, os paulistas e todos que aqui residem merecem respeito!

    vinicius

    Paulo, não entendo porque você se ofendeu.
    Não li nada de mais na entrevista. A entrevista destaca a opinião do Ciro sobre o modo operante do Serra. Jogo sujo!!! Pena que muitos paulistas não percebam isso!!!

    Paulo

    Leia o que o Andrea escreveu: os paulistas são estúpidos! Isso não é ofensa? Faça-me o favor . . . o bairrismo não nos leva a lugar algum.

    Observador

    eu como paulista e paulistano, posso afirmar que os paulistas são estupidos sim. Estou com vergonha de são paulo e sua mediocre e hipocrita população.

    Paulo

    Pois eu como seu conterrâneo paulistano, nasci no Jabaquara, me orgulho de ser paulista. Nào me julgo estúpido. Aliás, estupidez é fazer generalizações dessa natureza, que beiram o racismo. Quer dizer que o que determina a estupidez é a naturalidade? Sua inteligência me assombra! Por outro lado, sua colocação está quase me convencendo que paulistas são estúpidos, pelo menos alguns . . .

    Jairo_Beraldo

    E certamente voce está entre um deles…

    Paulo – Floripa SC

    Acho que vc tem melhorar sua leitura ou interpretação. No final ainda escrevi "Dilma 2010". Qdo escrevi "elegemos" quer dizer "os eleitores de SC" mas não significa que eu estou incluído entre eles. Voto no PT desde sua fundação.
    Abraços
    Dilma 2010

    Paulo – Floripa SC

    Essa discussão tá legal. Mas como sou de Santa Catarina, vcs poderiam estender esses xingamentos para cá tbm, pois elegemos no primeiro turno o candidato do partido da ditadura (dem), cheio de processos, e que só não foram julgados pelas benesses dos amigos do judiciário (rsrsrsrsrsrs).
    Abraços para todos.
    Dilma 2010

    Andrea Rolim

    Eu sou paulista e paulistana, digo que a maior parte dos paulistas são estúpidos pq se deixam levar por opiniões pré concebidas de revistas e jornais e mesmo que vc desmascare mesmo que vc prove por A mais B que o governo do PSDB é medíocre, não entra na cabeça deles sempre tem desculpas conversei com um pessoal de São Paulo que acha ótimo pagar pedágio pq mostra serviço de qualidade e além do mais na Europa e nos EUA também é caro o pedágio, a educação é culpa do professor que explica mal do aluno que é nordestino e tantas outras pérolas que eu até esqueço de mencionar.
    Ademais, Paulo não existem ofensas existem pessoas ofendidas, sabe por quê ? A pessoa se sente ofendida por causa do orgulho e o que é o orgulho além do ego ferido. Se quiser leia " OEgo, o falso centro". de OSHO ..

    vinicius

    O Andrea Rolim pegou pesado com os paulistas… Acho que ele ainda vai amadurecer e rever alguns conceitos. Eu tb tô pau da vida com meus amigos e amigas cariocas que votaram em peso na Marina. Porém, não fico falando mal deles. Sou mineiro e por isso vou pelas beiradas… Além disso, tenho certeza, que em breve São Paulo irá se libertar dos grilhões do PSDB…do Maluf…do Quércia…
    Calma, galera!!!!

Carlos

Em 2000, pressionados, acreditem, pelo PFL, os membros do governo diziam que não poderiam aumentar o salário para 100 dólares porque isso iria criar um rombo na Previdência e as Prefeituras do interior não teriam condições de pagar esse valor.
Fonte: http://veja.abril.com.br/010300/p_110.html

V

O Serra vive falando dos cargos de confiança, ele diz que só usará gente competente. Vai ter que buscar na esquerda, até aí a gente já sabe. Nos EUA, tem o spoil system, que poderíamos estudar por aqui, mas também não é isso que queria comentar (idade).

Quero saber, com quê cara o candidato Serra fala em cargos de confiança se ele é o maior exemplo de baixaria nas nomeações do serviço público, é professor universitário e ninguém viu o diploma dele!

O que dirá a imprensa estrangeira se ele se eleger?

    Paulo

    Pergunte ao pessoal da Cornell University.

V

Exmo. Dep. Federal Ciro, porque não se pede de uma vez o diploma de economista do Serra?
Afinal, como ele conseguiu a vaga de professor?

    Jairo_Beraldo

    Quesito principal…QI…quem indica…os generais da época.

ruypenalva

O comando da campanha de Dilma colocou 3 petistas moças para comandar: Palocci (que eu não queria em minha campanha, pois é meio atucanado). O Dutra, que não bate pesado nem é fluente, e aquele lá de São Paulo, o Zé Eduardo, que é ingenuidade pura. Nem o PMDB tinha acesso ao que eles iam fazer, embora vazasse na imprensa mesmo antes de fazerem. Ainda assim Ciro não entrou no núcleo da campanha, ficou de outsider. O PMDB nomeou o bronco do Moreira Franco, quando devia colocar o Padilha para acompanhar o núcleo.

    Baixada Carioca

    Estes que você citou Ruy, são líderes de gabinete do PT.

Toledo

Se é que o que buscamos é a verdade, é bom lembrar que este paladino da moral e da correção chamado Ciro Gomes, um dos novos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República, concedeu uma entrevista ao programa “É Notícia”, da RedeTV que foi ao ar na madrugada de 26 de abril deste ano.

Três dias antes, ele havia falado a Carlos Nascimento, do SBT. Assistam ao vídeo aqui http://www.youtube.com/watch?v=pOO1M8OZpEI

Vamos deixar o registro escrito.

Ciro sobre o PMDB:
“É que, hoje, quem manda no PMDB não tem o menor escrúpulo: nem ético, nem republicano, nem compromisso público, nada! É um ajuntamento de assaltantes na minha opinião. Eu acho que o Michel Temer hoje é o chefe dessa turma.”

Aliança do PT com o PMDB
“Nas eleições gerais de 2010, vamos ter clareza, a aliança do PT com o PMDB é para traficar minutos de televisão; é para asfixiar o debate, não é para governar. Porque, para governar, a gente faz aliança depois”.

Sobre o Ibope
“O Ibope, o Montenegro vende até a mãe para ganhar dinheiro. Esse aí eu conheço de longuíssima data! Mas vende [pesquisa] e vende mesmo!”

Sobre Lula e o PT golpista
“Olhe aqui: o Lula e o PT ficaram contra a Constituição brasileira de 1988. Vamos lá! O Fernando Henrique começou a experiência de governança dele, como presidente da República, já com a obra fundamental para a história brasileira em curso, que era o Plano Real. E o PT ficou contra!O Lula ficou contra! O Lula ficou contra o governo Fernando Henrique a ponto de o PT, não Lula, ter feito uma campanha golpista: “Fora FHC”

Quem é o melhor candidato?
“Agora, perguntado, evidentemente, a gente tem de dizer a verdade. Todo mundo sabe que eu sou adversário do Serra desde sempre. Agora, o Serra é mais preparado do que a Dilma. Por quê? Porque já foi governador, porque já foi prefeito, porque já foi ministro duas vezes, já foi deputado, já disputou eleições, já ganhou, já perdeu, e ela nunca disputou nenhuma eleição.”

Ciro, como coordenador da campanha de Dilma, quer, então, convencer os brasileiros a votar na pessoa menos preparada. E quem diz isso? Ciro!!!

Domngos

CIRO, você faz falta ao debate. O PT demorou muito para reagir. Serra não resiste a duas semanas de verdades.

Andrea Rolim

O que o PSDB, Serra e a mídia fazem é usar essas miudíces como arma, pq a maioria das pessoas são medíocres, elas tem conceitos superficiais e uma visão de mundo limitada, e isso que eu estou falando não é preconceito, é pura observação do dia-a-dia, as pessoas estão sempre preocupadas com a forma e não com o conteúdo. É o ego individual de cada uma delas se refletindo na sociedade, este ego que vive em competição sempre querendo ser superior ao dos outros encontra maior respaldo na sociedade paulista.
Os paulistas são doutrinados desde criancinhas (passando de geração a geração) através de frases como estas: "São Paulo é a locomotiva do Brasil" ou "São Paulo tem a maior comunidade italiana do país", " PSDB é um partido de intelectuais", "ler veja é sinônimo de cultura"…rss
Alguém já assistiu o filme Brazil, o filme? O típico paulista de classe média seja baixa, média ou alta é como aqueles nativos que vêem a ilha afundar e acham que está tudo bem. Paulistas não são burros, só estúpidos.

    andressa

    Azenha, só uma correção o nome do filme não é Brazil o filme é Eric, o viking. Brazil era o nome da ilha.

    Paulo

    Andrea, sou paulista. Gostaria de saber o motivo de sua agressão gratuita. Por gentileza, diga-me, por quê sou estúpido?

    Heitor Rodrigues

    Paulo, quer que a Andrea desenhe

    Rafael Andrade

    "É o ego individual de cada uma delas se refletindo na sociedade, …"

    Isso é alimentado no dia a dia, é só assistir às novelas, reality shows e publicidades na tv, é o culto ao indivualismo, é a doutrina dos corpos, fica mais fácil de serem controlados.

    Jussara

    Andrea nem todos os paulistas são assim. concordo que é mto difícil ver a verdade no meio de uma imprensa hipócrita e mal cheirosa.

evaristo

Não aguento o cinismo e a cara de pau do Zépedagio. Não gosta de pobre, haja vista que seu partido só governa em favor da minoria elistista. Há vídeo na internet que mostra que o Serra não gosta nem de cumprimentar pobre, quando é obrigado a apertar a mão de uma pessoa humilde ele procura limpá-la imediatamente na camisa de um seu correligionário. As pessoas humildes de todo o Brasil deviam conclamar seus parentes e conterrâneos que vivem em outros Estados, principalmente em São Paulo, a darem uma resposta contundente nas urnas, elegendo Dilma Presidente e alijando essa escória, esse lixo, da política brasileira. Temos que divulgar que Serra nunca trabalhou (não foi empregado e nem empregador) em sua vida, e, ainda, o FHC, QUE POSSUI DIVERSAS APOSENTADORIAS ELEVADAS, rotulou todos os aposentados de VAGABUNDOS. Essa quadrilha que ácabou com o patrimônio público nacional, como bem disse Cyro, não pode voltar ao poder, para o bem de nós todos. Porque, se ganharem as eleições, bye, bye o pre-sal, a Petrobrax, a CEF, o BB e os Correios e, talvez Furnas. O PT tem que colocar Cyro no horário eleitoral;

Cristiana Castro

Nós temos os melhores políicos, os melhores jornalistas e a maioria do Brasil do nosso lado. Eles tem a igreja, o PIG, o TSE e a Procuradoria eleitoral. Eles tem mais alcance mas nós estamso em maior número e, o principal, nós nos orgulhamos do que fazemos, eles tem vergonha, se escondem. Vai dar.

    Baixada Carioca

    Isso prova que o poder da comunicação ainda é muito grande. E o que é pior: a maioria da população das classes C, D e E não possuem internet. Quando possuem é discada ou os caríssimos 3G das operadores de telefonia móvel. Não nos permite assistir vídeos ou ouvir áudios. Continuamos a ter como principal fonte de informação os jornais, as TVs e Rádios do PIG.

Adão

Para Adriaenssens:Papa “deveria” se demitir. http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_n

Não seria loucura alguém imaginar que Dilma esteja sendo vítima do fogo cruzado dentro das estruturas católicas. Essa manipulação religiosa, moralesca e oportunística do tema do aborto possa ser uma cortina de fumaça para tentar esconder um verdadeiro terremoto mundial que vem abalando os alicerces morais da igreja. O que mais assusta Roma são os cálculos das futuras indenizações. Mas a igreja já perdeu essa batalha na Espanha, em Portugal e aqui mesmo no Brasil, quando o próprio José Serra regulamento sua aplicação, baseada em lei de 1940.

O ex-presidente da Comissão que investigou os abusos sexuais na Igreja católica belga, Peter Adriaenssens, acredita que o Papa “deveria” se demitir depois do que ocorreu, em uma entrevista ao jornal flamengo De Morgen.

A reportagem é da Agência Efe, 01-10-2010. A tradução é do Cepat.

“O Papa deve pregar pelo exemplo”, assinala o psiquiatra infantil Adriaenssens, que reconhece que a Igreja belga está começando a levar em conta o problema dos abusos, mas adverte que “não o suficiente”.

“Há uma diferença entre ser responsável e assumir a responsabilidade”, espetou.

“Se vemos como lógico que Stefaan De Clerck e Johan Vande Lanotte renunciassem após a fuga de Dutroux, também teremos que dizer que depois de tudo o que aconteceu, uma pessoa deve assumir as responsabilidades”, argumentou estabelecendo um paralelismo com o caso de pederastia protagonizado pelo violador e assassino de crianças Marc Dutroux.

Para Adriaenssens, o problema não diz respeito só à Bélgica, mas a todo o mundo, razão pela qual “é o Papa quem deveria se demitir” em vez de “se contentar em expressar seu pesar”.

Em 10 de setembro passado foi tornado público o chamado Relatório Adriaenssens, no qual são revelados os casos de mais de 450 vítimas de pederastia nas últimas décadas nos internatos da Igreja.

O relatório encomendado pela Conferência Episcopal uma década antes revelou que houve 13 suicídios de vítimas de pederastia por membros do clero no país.

Adriaenssens pediu demissão de seu cargo de presidente neste verão após denunciar as “pressões” e a lei do silêncio que imperou durante décadas na instituição.

Ao longo de 200 páginas se recolhem os testemunhos de ex-alunos que, entre 1960 e 1985, principalmente, sofreram abusos de religiosos, a maioria em instituições eclesiásticas de Flandres (norte da Bélgica).

Para ler mais: http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_n

Well Costa

Como diz aqui no NE o cabra é maxo sim senhô, mata a cobra e mostra o pau, um "Expert em serrote", diz pra que veio, não tem papas na lingua, já disse antes se o psdbo…e PIG dizer o que quer, vai ouvir o que não quer, VQV "vamoquevamo", agora é só acochar o homem bomba que ele flatula…

Well Costa
Teresina – Pi
"Terra do Fogo"

mari

ciro gomes vá fundo põe tudo em cima da mesa não esqueca de nada .essa corja do psdb tem que levar uma lição bem boa. Botam beto richa pra falar que a vitória dele só será completa se o serra for eleito. aqui no pr beto jogou sujo com o osmar dias que ficou com 47% dos votos válido e ele com 52% , porque manipulou as pesquisas mandou vetar todas ele estava atráz de seu opositor foi com essas manobras e golpes baixos que beto ganhou as eleições no pr. retroceder jamais, inflação, dolar subindo 3 a 4 vezes ao dia, alimentos , gasolina subindo toda semana , apagões, desempregos, pessoas indo para outro país pra fazer a vida, pacote de arroz de 5 kilos r$ 15,00 reais, quando FHC entregou o brasil quebrado pro Lula . Lula juntou os caquinhos pra refazer o país. empresas fechando . vcs perceberam que o serra só debocha nos debates . será que ele quer levar a direção do brasil no deboche. podem reparar tudo que sai da boca dele é só no deboche. tambem ele faz isso pra mexer no emocional da dilma , pra depois ficar falando que ela é gerrilheira cheia de odio. quem tem odio dos pobres e dos nordestinos são eles do psdb corja de corruptos.

renato

Ciro tem razão é preciso contra-atacar. A campanha do PT no primeiro turno foi amadorística. Esqueceram que Serra tem ao seu lado uma direita rancorosa, uma classe média fascista e uma imprensa subserviente. A militância que já não mais a mesma de outrora, pois muitos já se refestelam nos cargos obtidos, deve criar vergonha e botar o bloco na rua. Se não houver uma ampla mobilização, Nosferatu vencerá as eleições. Portanto, é preciso atacá-lo com todas as armas. A eleição é uma guerra!

fabio sp

Tá correndo por aí o vídeo em que ele chama o Michel Temer de chefes dos Assaltantes do PMDB. Ele dá tiro prá todo lado…

fernando siqueira

Polêmico, contundente nas palavras, cirúrgico nas expressões, Ciro pode desagradar a quem quer que seja, mas, fala verdades que muitas pessoas importantes, fogem de assumir.
Com traços de personalidade firme e forte, tem opiniões respeitáveis.

alexandre

O Ciro tem que falar abertamente no programa da Dilma e mostrar quem são esses bandidos que querem assaltar e entregar o país novamente, com o agravante que agora tem um mundo de petróleo que levanta a cobiça do mundo.
Ele só tem que corrigir esse papo de falar que o serra é preparado. Só se for preparado para fazer baixaria!

Roberto de Paulo

Ciro Gomes tem que ser o único a dar entrevista ao PiG,porque os outros tem dado muito mole nas entrevistas.Esse tem fibra.Avante Dilma.

Marat

Gosto do Ciro! Ele deverá mostrar o que Serra é, ou seja, um político venal, sórdido, mentiroso e inescrupuloso!

    Baixada Carioca

    Não gosto do Ciro. Para mim é um fanfarrão que fala coisas de acordo com seus interesses. Ele já andou desancando Lula, Dilma e o PT. Mas se alguém tem que fazer esse papel, e já que não há entre petistas pessoas com a qualificação…

Karmélia Brasil

Esta´muito difícil, muito duro. E não foi por falta de aviso.

cacau

Agora sim!
Já noto a diferença de ânimo em quem votou na Dilma e que estava só apanhando em todos os lugares onde ía, fiquei até atônito quando um vendedor de cachorro quente me disse que não votaria na Dila porque ela é terrorista, mas que ingenuidade deste comando de campanha que até agora não tinha tomado conta de como as manobras subterrâneas da oposição já haviam se entranhado pela população.
Vai fundo Ciro, te damos todo o apoio, acho que ainda da tempo de salvar uma candidadtura que estava afundando todos os dias, apesar de ser a única que trabalhou pela população desde a redemocratização deste país.
Abraço de Curitiba

Deixe seu comentário

Leia também