Cid Gomes: “Prefiro ser chamado de mal educado que de achacador”

Tempo de leitura: 3 min

cid_gomes_editado-1

O ministro da Educação, Cid Gomes (à dir.), durante sessão em que foi convocado na Câmara

18/03/2015 – 19h34

Cid Gomes pede demissão após falar sobre deputados “achacadores” na Câmara

Do site da Câmara Federal

O presidente da Casa, Eduardo Cunha, anunciou que vai processar o ex-ministro por declarações ditas nesta quarta-feira no Plenário.

Após pedir para deputados “oportunistas” da base do governo “largarem o osso” e atacar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, em comissão geral, Cid Gomes pediu demissão do Ministério da Educação nesta quarta-feira (18). A presidente Dilma Rousseff aceitou o pedido.

O então ministro foi convocado pelos deputados para esclarecer declaração dada por ele na Universidade Federal do Pará no mês passado de que haveria “uns 400 deputados, 300 deputados que quanto pior [o governo], melhor”. Segundo Gomes, tais “achacadores” se aproveitariam da fragilidade do governo para benefício próprio.

Durante sua fala no Plenário da Câmara hoje, o agora ex-ministro afirmou que os parlamentares da base aliada que não votam de acordo com a orientação do Planalto devem “largar o osso” e ir para a oposição. “Partidos de oposição têm o dever de fazer oposição.

Partidos de situação têm o dever de ser situação ou então larguem o osso, saiam do governo”, declarou.

Gomes ressaltou que o governo “teoricamente” deveria ter maioria na Câmara pela quantidade de deputados que compõem as bancadas da base aliada e têm suas legendas no comando de ministérios.

Processos

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, informou que vai processar o ex-ministro por declarações feitas durante a sua convocação. Em determinado momento da comissão geral, Gomes apontou para o presidente e disse: “Prefiro ser acusado por ele de mal-educado do que ser como ele, acusado de achaque, que é o que diz a manchete da Folha de S.Paulo”.

Cunha anunciou a disposição de entrar com uma ação individual contra o ex-ministro. “Não vou admitir que um representante do Executivo agrida parlamentares e reafirme agressões, inclusive chegando ao ponto de querer dominar [a sessão]”, comentou.

O procurador da Câmara, deputado Claudio Cajado (DEM-BA), por sua vez, prometeu entrar com um processo extrajudicial e dois judiciais contra Gomes por prevaricação e ato deimprobidade administrativa. Cajado quer que o ex-ministro reconheça a autoria da fala em que se refere a deputados como “300 ou 400 achacadores”, indique quem seriam tais parlamentares e quais os malfeitos imputados a eles.

Cajado minimizou a defesa de Gomes, que disse hoje que as declarações sobre “achacadores” refletem a sua opinião pessoal, não sua posição como autoridade. “O senhor foi ao Pará como ministro, participar de um ato oficial, usando avião da FAB [Força Aérea Brasileira]. Não pode se furtar de ter dito [o comentário contra o Congresso] investido na função de ministro”, criticou Cajado.

Saída


Vários parlamentares criticaram as declarações de Gomes e cobraram sua saída do ministério. O líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), foi um deles: “O ministro desrespeitou o Parlamento de forma pueril, porque aponta o dedo, faz acusações e não dá nomes”.

“Só há duas opções: ou o ministro se demite do cargo, ou a presidente Dilma o demite. Ou, então, os 400 deputados da base assumem que são achacadores e, aí, o ministro fica no cargo”, comentou o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), autor do requerimento para convocar Gomes.

O líder da Minoria, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), cobrou uma posição de Dilma Rousseff sobre a base aliada após as críticas do ex-ministro aos “oportunistas”. “Com a palavra, a partir de agora, a presidente da República sobre o que pensa da sua relação com a base e com o Parlamento brasileiro”, declarou.

A sessão foi encerrada após Cid Gomes ter se retirado do Plenário. Ele tomou essa decisão depois de ser chamado de “palhaço” pelo deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ) e ter o microfone cortado por Eduardo Cunha.

Abaixo, a fala dos “achacadores”, sugerida pelo FrancoAtirador:

Leia também:

Jandira Feghali: “Quero ver qual deputado terá coragem de ir ao microfone da Câmara e dizer que é contra tributar milionário” 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Edvaldo

O povo Brasileiro esta descrente com os politicos. quando de repente aparece um Sr. chamado Cid. Gomes. e fala o que niguém, teve coragem de falar.
há esperança no fim do TUNEL

Almir

Pelo que eu estou vendo, em 2018 vai tu mesmo Cid. Talvez até antes, se a justiça eleitoral colocar o PT na ilegalidade.

Regina Fe

Eu quero votar no Cid Gomes para Presidente.

Messias Franca de Macedo

Suiçalão pega o tucano mais gordo

Por Miguel do Rosário
postado em março 19th, 2015

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]:

LÁ VEM O MATUTO VENDO “O VAZAMENTO DOS TUCANOS, ESCORRENDO PARA OS QUINTOS DOS INFERNOS”!

… “Oxente”, a Lista dos nomes dos(as) criminosos(as) brasileiros(as) do SUIÇALÃO será desqualificada pelo conluio delinquente PIGolpista, Poder Judiciário do ‘braZil’ &$ ‘miniSTÉRIO’ Público…

“Vai chover” pareceres técnicos confirmando “a não autenticidade da Lista, ainda que seja verdadeira a relação dos meliantes/escroques de outras nacionalidades”…

Pausa para rir das nossas desgraças festivas!
E trágico-farsescas!…

“Já estão com as mãos na massa!”:
Ives ‘Grana’ – perdão, ato falho -, Gandra; [perito] Molina [“da bolinha de papel na careca do (José) (S)erra”; Ayres Brito de Propiá; joaquim barbosa?… Merdal Pereira “das organizações (sic) Globo soNEGAdoras das verdades e dos impostos”…

Elias

Cid Gomes sugere desconhecimento da raça canina, principalmente os vira-latas, óbvio que eles não largam o osso e mordem os que tentarem tirar o osso da boca deles. É uma questão de natureza, de instinto canídeo.

Messias Franca de Macedo

Ministro Cid Gomes explica a internação dele, e acusa o Dep. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de praticar ‘achaque’

https://www.youtube.com/watch?v=9JXc1Osdn1s

Leonidas Mendes FIlho

O Nordeste, mais uma vez, se orgulha de seus grandes homens! Toda a solidariedade a Cid Gomes!

sergioa

A presidentA, e o o PT deveria tomar as falas do CID como exemplo.

Ou se é oposição ou se é situação.

Se faz parte da situação tem que agir como tal. Se está na situação só para obter cargos, apadrinhar pessoas e obter verbas, saiam e vão para a oposição definitivamente. Deixem de ser achacadores: pegam cargos, apadrinham pessoas e votam contra.

Mas esperar que a presidentA e o PT façam valer sua condição de eleitos para governar é esperar demais.
Se não querem governar podiam bem pedir licença para sair.

att
Eleitor enganado

El Cid

A cena no congresso (minúscula, de propósito) lembra o final do Tropa de Elite 2. Enquanto a Capitão Nascimento aponta quem é quem, alguém grita: “Respeite esta casa”. Não é a vida imitando a arte. É arte mostrando a realidade. Parabéns pelo comentário, Liduina!

https://vimeo.com/122655812

jornalggn.com.br/comment/610224#comment-610224

Donizeti – SP

Até que enfim um ministro com ” aquilo roxo “, falou o que muitos gostariam de falar e não tem coragem, de enfrentar o partido mais fisiologista do Brasil e suas chantagens, ora endeuzado pela mídia golpista para desgastar o governo Dilma, teve a coragem de falar como devem se comportar os representantes do povo brasileiro na defesa do interesse público e não de seus interesses pessoais.

Pode ter se demitido, mas sai pela porta da frente, com dignidade e hombridade, parabéns ministro Cid Gomes, você não traiu aos seus, como seu irmão Ciro Gomes.

Ganhei o dia hoje.

Menezes

Significado de Achacador

achacador adj (achacar+dor) Que achaca. sm gír 1 Indivíduo que achaca alguém, extorquindo-lhe dinheiro. Ladrão vigarista. 3 Autoridade que recebe dinheiro de gatunos. A. de otário, gír: gatuno especialista em conto-do-vigário.

Falar para o povo o din,din eles não gostam! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tomudjin

Eles não podem largar o “osso”, pois abririam mão de conquistar aquilo que um Partido de ocasião – vide ARENA pMDB – sempre almeja : a divina “teta” federal.

Morvan

Boa noite.

Carissimi amici:
O tragicômico da história é que o Governo perdeu um dos seus mais importantes interlocutores, como tal, e não como Ministro de uma Pasta que não lhe veste. Desde cedo, critiquei a escolha de Cid para o Ministério da Educação, bem como o próprio eixo de intervenção por ele pretendido, aquela questão (importantíssima!) do Curriculum, da qual falei aqui, no VOM, e no meu blogue, pontuando, porém a força dos Ferreira Gomes enquanto agentes e animais políticos. Dilma, mais uma vez, mostra que não possuir tirocínio político e que sua “entourage” irá conseguir isolá-la, mais e mais. Fica bem mais fácil deixá-la inerte, assim. Triste.

Saudações “Dilma, Vamos De Coração Valente; Enfrentar Os Golpistas E Defender A PetroBrás“,
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

    Adelia Guedes

    Pergunte a qualquer professor do Ceará o que Cid Gomes fez pela educação enquanto governador do estado. Você ouvirá boas recomendações. Não diga aquilo que não sabe.

    Morvan

    Boa noite.

    Adelia Guedes (19/03/2015 – 18:51):

    Pergunte a qualquer professor do Ceará o que Cid Gomes fez pela educação enquanto governador do estado. Você ouvirá boas recomendações. Não diga aquilo que não sabe.“.

    Cara Adelia Guedes, talvez [eu] não me tenha feito entender; não concordei com a investidura de Cid, para Ministro da Educação, por crer que ele seria melhor empregado em uma Pasta que tirasse proveito de sua habilidade política (estendi aos Ferreira Gomes, e não só a ele, esta característica).
    Quanto a conhecer Cid, faço-o, como cidadão cearense e por ter sido condecorado, em sua primeira gestão, como “Medalha de Honra ao Mérito”, pelo próprio.

    Saudações “Dilma, Vamos De Coração Valente; Enfrentar Os Golpistas E Defender A PetroBrás“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

lulipe

Por que a presidente não abre mão do apoio desses “achacadores”???

Leo

Cid Gomes serviu de mártir programado do Governo. A mensagem que Dilma quis passar foi a seguinte: “o Governo é ruim porque a sua base no Congresso é formada por achacadores”. A presidente virou donzela desassistida, Cid o herói e o Congresso o vilão. Tudo devidamente orquestrado.

C L B

Lavou a alma. A coisa está já meio deglingolada não dá para apanhar ainda mais e caldado. Parabéns ao Cid e paú nos paneleiros que moralistas defendem corja tipo cunha, carreadores de pó e outros apátridas.

ros

Mais uma meia dúzia de Cid’s e já estaria de muito bom tamanho.
Como essa corja de salafrários se ofende, a começar pelo salafrário mor: o cunha, cheio de mimimis

Alan Michel

Parece que os oportunistas conseguem prestar atenção quando sentem que a carapuça lhes serve.
Até que calaram a boca e pararam de conversar ao celular.

Zorilda Rocha amara

Cid Gomes teve culhão para falar na cara desse monte de deputados que só pensa neles e esse Cunha, raposa velha. Parabéns Cid Gomes se tivesse meia duzia igual a você esse deputados tomaria mais vergonha na cara.

Messias

Parabéns Cid Gomes, sua coragem honra a todo e qualquer cidadão de espírito altruísta. Lamento profundamente que a verdade e a sinceridade tenha lhe feito pagar o preço de uma demissão, mas saia de cabeça erguida por ter dito a verdade. Aliás, como a mentira e a hipocrisia é quem tem voz e vez neste triste jogo do imperialismo econômico, o seu ilustre irmão Ciro Gomes, também se deu mal certa vez por falar a verdade, por afrontar os que trabalham a serviço dos donos do mundo. E a lista dos que trabalham a serviço dos “donos do mundo” vai bem além de 300 ou 400 parlamentares, nela se incluem também, membros mais diversos das nossas elitistas Instituições como: o Ministério Público, o Judiciário, Polícia Federal, suas Delegacias e, principalmente, as “prostituídas” empresas do ramo jornalístico/televisivo, nossa imprensa brasileira, em particular.

    JC

    Caro Messias,

    Parabéns pra Cid, que deixou no chinelo o ‘El Campeador’ pela especial bravura de enfrentar os achacadores na própria tenda de negócios em que transformaram a Câmara. Mas, parabéns pra você também, para o blog pelo destaque qe deu ao tema, e para todos os comentaristas afrontados como a maioria do povo brasileiro com o comportamento vil dos deputados achacadores. Cordial abraço do,
    JC

Messias Franca de Macedo

Bob Fernandes: Cid Gomes chuta o balde. Ruim para o Governo? Sim. Mas bom para a política

18 de março de 2015 | 22:49 Autor: Fernando Brito

(…)

FONTE: http://tijolaco.com.br/blog/?p=25586

https://www.youtube.com/watch?v=azMOz-XLj4o&t=10

Julio Silveira

Cid Gomes mostra como devem ser desmascarados e tratados os parias que estão governo para desmoralizá-lo e lucrar com isso. Merece estatua e dessa forma acaba se credenciando para o lugar da Dilma.

clodoaldo

Esse sim foi e é leal ao governo Dilma que pro sua vez afasta políticos convictos como ele para ficar cada vez mais isolado sufocado pelo PMDB. O povo não votou na continuidade do PT no poder para que ele deixe o PMDB ditar as regras para o Brasil não.

Darci

Parabéns ao ministro Cid Gomes. O tal orçamento impositivo é o que? Parlamentar é para parlamentar e não ter dinheiro para distribuir para as prefeituras. Qual o objetivo? Agradar eleitores? com emendas que envolvem dinheiro? Tudo muito estranho. Viva Cid Gomes!

Messias Franca de Macedo

FORA DE PAUTA!

BOMBA! SENSACIONAL!

VÍDEO APRESENTA O [mega]DOLEIRO ALBERTO YOUSSEFF “VAZANDO” O DEMoTUCANO ‘Aécio Furnas Forever’!

Viu, estropício?

FONTE, pasme: http://oglobo.globo.com/brasil/youssef-afirma-ter-ouvido-de-janene-empresario-suposto-envolvimento-de-aecio-em-desvios-em-furnas-15625772

Almir

Paneleiro revoltado diz: “quero minhas mucamas de volta, antes que seja tarde demais. Quem negócio é esse de mucama agora querer estudar? Fora PT”

Fabio SP

Os ratos abandonando o navio…

Messias Franca de Macedo

Cid Gomes, e [ex] ministro da Educação do governo ‘Pátria Educadora’, ao ser demitido [ou ao demitir-se, pouco importa], em seu gesto, provou que de educadora a nossa pátria tem muito pouco!

E o atual governo deixado levar pelo pragmatismo da tal governança!

Está difícil, quase impossível, desfazer o cinto de explosivos que amarra o governo da presidente Dilma Rousseff!

E tem tudo para explodir no colo do povo!

Quiçá, um ‘Brasília Centro’ que poderá tornar exitosa a intentona fascigolpista ainda ora em curso!

(…)

Quem diria, um Gomes para lavar a alma dos militantes petistas!

A vida nos educando(!): Cid Gomes ‘Político Educador’!

Prêmio ‘Pedagogia da década’! Talvez, do século!

Marcio Frota

Cid Gomes, cabra macho, orgulho de ser cearense

JOSE RAMOS SOUZA PEDRAL

Parabéns CID, agora é KID.
Essa base só a base de dinheiro

Francisco

Pergunta: se Lula fosse Ministro de Dilma, quanto tempo ele ficaria no cargo?

Francisco

Paralamas do Sucesso (“Melô do PMDB”)
PS. Na época, a música foi censurada…

“Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou/
São trezentos picaretas com anel de doutor/
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou.

Eles ficaram ofendidos com a afirmação/
Que reflete na verdade o sentimento da nação/
É lobby, é conchavo, é propina e jeton/
Variações do mesmo tema sem sair do tom/
Brasília é uma ilha, eu falo porque eu sei/
Uma cidade que fabrica sua própria lei/
Aonde se vive mais ou menos como na Disneylândia/
Se essa palhaçada fosse na Cinelândia/
Ia juntar muita gente pra pegar na saída.

Pra fazer justiça uma vez na vida/
Eu me vali deste discurso panfletário/
Mas a minha burrice faz aniversário/
Ao permitir que num país como o Brasil/
Ainda se obrigue a votar por qualquer trocado/
Por um par se sapatos, um saco de farinha/
A nossa imensa massa de iletrados/
Parabéns, coronéis, vocês venceram outra vez/
O congresso continua a serviço de vocês/
Papai, quando eu crescer, eu quero ser anão/
Pra roubar, renunciar, voltar na próxima eleição/
Se eu fosse dizer nomes, a canção era pequena/
João Alves, Genebaldo, Humberto Lucena/
De exemplo em exemplo aprendemos a lição/
Ladrão que ajuda ladrão ainda recebe concessão/
De RÁDIO FM e de TELEVISÃO/
RÁDIO FM e TELEVISÃO (…)”.

“Há no congresso uma minoria que se preocupa e trabalha pelo país, mas há uma maioria de uns trezentos picaretas que defendem apenas seus próprios interesses” (Luis Inácio Lula da Silva, 1993).

O número não variou…

Marlene

É a “bendita” elegância, tão valorada pelos hipócritas!

FrancoAtirador

.
.
Eduardo Cunha solicitou à Polícia Legislativa que retirasse
das Galerias do Plenário os Manifestantes que aplaudiram
o Ministro Cid Gomes durante sua Explanação na Câmara.
.
“Plenário da Câmara dos Deputados
não é lugar de claque”, criticou Cunha.
.
Vídeo com Trecho do Discurso de Cid Gomes:
.
(http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/03/18/deputado-da-base-contrario-ao-governo-deve-largar-o-osso-diz-cid-gomes.htm)
.
FALAR A VERDADE DÁ EM DEMISSÃO:
.
“Câmara tem uns 400, 300 deputados achacadores”
.
https://www.youtube.com/watch?v=p75OzkoWT2o

MacCain

O PT não tem culhão do Cid, do Ciro, do Garotinho, do Requião. É um partido que esta se destruindo por dentro, sufocando as nova lideranças e alimentando essa onde denuncista. O PMDB é a maior oposição ao governo, à esquerda. O problema hj é PMDB. O governo tem poder para formar uma base mais confiavel. Ficar na mão do PMDB é querer sofrer o bote.

    Julio Silveira

    O PT hoje é o partido da vagina.

Edgar Rocha

Eu odeio frases do tipo: “não era o momento”, ou, “temos que contemporizar”.

Alguém tem de pôr o rabo no burro, sim! Apoio Cid Gomes. Ele disse o que deve estar entalado na goela de muita gente e ainda teve a decência de sair do Governo quando não mais era possível apoiar o servilismo deste diante do bando de achacadores que até os pardaizinhos da Praça da Sé já sabem que existem.

Ninguém entende por que não se priorizam as questões mais consensuais Á SOCIEDADE e não aos setores conservadores e jogam a batata quente no colo do parlamento e da mídia, como fez o Obama nos EUA. Podemos dizer cobras e lagartos dele, mas burro ele não é. Não se pode confundir senso de responsabilidade com covardia moral, como tem feito este Governo.

Já existe a crise política no parlamento. A diferença está entre lutar e espernear e aceitar calado os achaques da base filha de uma pragmática e oposição filha de um bolsonaro.

Otto

Esse aí nunca deveria ter sido nomeado. Não tem e nem entende de educação.

    Adelia Guedes

    Otto, Cid Gomes só disse a verdade, nada mais que a verdade. Isso é muito bom para o Congresso deixar de achar que é o todo poderoso.

Rodrigo

Os que tem bagos são demitidos, os covardes permanecem.

Não tem como defender esse pessoal.

Deixe seu comentário

Leia também