Centrais Sindicais alertam para a presença de provocadores no ato da Paulista na sexta 13

Tempo de leitura: 4 min

Captura de Tela 2015-03-11 às 10.43.24

Da Redação

As Centrais Sindicais querem evitar que, na manifestação prevista para a sexta-feira 13 na Paulista, se repitam confrontos como o que aconteceu diante da Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, antes do ato em defesa da Petrobras com a presença do ex-presidente Lula.

Na ocasião, os três jornalões aproveitaram para publicar na primeira página fotos de homens de vermelho chutando adversários políticos. Mas, não publicaram fotos de agressão contra homens de vermelho, que também aconteceram.

O alerta das centrais foi feito pela Agência Sindical: “A organização do ato da sexta dedica cuidado especial para evitar a ação de agentes provocadores”.

No caso da Petrobras, um grupo de manifestantes decidiu ir à porta da ABI sabendo que naquele local haveria um grande número de governistas. Não se sabe se entre eles havia algum provocador profissional.

A utilização de provocadores era muito comum durante a ditadura militar, quando manifestantes infiltrados provocavam conflitos para tirar proveito político deles.

No famoso caso do Riocentro, dois militares pretendiam causar uma explosão que seria atribuída a grupos de esquerda.

Nas manifestações de junho de 2013, no Rio de Janeiro, internautas identificaram homens que agiam como manifestantes, mas possivelmente eram do serviço reservado da Polícia Militar.

A não ser em casos de flagrante, no meio da multidão é muito difícil distinguir ação espontânea de provocação organizada.

Em tempos de internet, provocadores muitas vezes geram, com vaias e insultos, reações com o intuito de publicá-las nas redes sociais

As seis centrais sindicais que promovem a manifestação (CUT, CTB, UGT, Nova Central e CSB) esperam que um público de até 40 mil pessoas se concentre diante do prédio da Petrobras às 16 horas, para marchar em direção à praça da República.

Antes, às 14 horas, no vão livre do MASP, haverá uma assembleia de professores que deverá contar com 15 mil participantes.

As bandeiras principais unem defesa da democracia, dos direitos trabalhistas e da Petrobras:

Manifesto dos movimentos sociais sobre o Dia 13 de Março

Um dos maiores desafios dos movimentos sindical e social hoje é defender, de forma unificada e organizada, o projeto de desenvolvimento econômico com distribuição de renda, justiça e inclusão social. É defender uma Nação mais justa para todos.

Defender os Direitos da Classe Trabalhadora -A agenda dos trabalhadores que queremos ver implementada é a agenda do desenvolvimento, com geração de emprego e renda.

Governo nenhum pode mexer nos direitos da classe trabalhadora. Quem ousou duvidar da nossa capacidade de organização e mobilização já viu do que somos capazes.

Defender os trabalhadores é lutar contra medidas de ajuste fiscal que prejudicam a classe trabalhadora.

As MPs 664 e 665, que restringem o acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial, pensão por morte e auxílio-doença, são ataques a direitos duramente conquistados pela classe trabalhadora.

Se o governo quer combater fraudes, deve aprimorar a fiscalização; se quer combater a alta taxa de rotatividade, que tache as empresas onde os índices de demissão imotivada são mais altos do que nas empresas do setor, e que ratifique a Convenção 158 da OIT.

Lutaremos também contra o PL 4330, que da maneira como está imposto libera a terceirização ilimitada para as empresas, aumentando o subemprego, reduzindo os salários e colocando em risco a vida dos/as trabalhadores/as.

Defender a Petrobrás – Defender a Petrobrás é defender a empresa que mais investe no Brasil – mais de R$ 300 milhões por dia – e que representa 13% do PIB Nacional. É defender mais e melhores empregos e avanços tecnológicos. É defender uma Nação mais justa e igualitária.

Defender a Petrobrás é defender um projeto de desenvolvimento do Brasil, com mais investimentos em saúde, educação, geração de empregos, investimentos em tecnologia e formação profissional.

Defender a Petrobrás é defender ativos estratégicos para o Brasil. É defender um patrimônio que pertence a todos os brasileiros e a todas as brasileiras. É defender nosso maior instrumento de implantação de políticas públicas que beneficiam toda a sociedade.

Defender a Petrobrás é, também, defender a punição de funcionários de alto escalão envolvidos em atos de corrupção. Exigimos que todos os denunciados sejam investigados e, comprovados os crimes, sejam punidos com os rigores da lei. Tanto os corruptores, como os corruptos.  A bandeira contra a corrupção é dos movimentos social e sindical. Nós nunca tivemos medo da verdade.

Defender a Petrobrás é não permitir que as empresas nacionais sejam inviabilizadas para dar lugar a empresas estrangeiras. Essas empresas brasileiras detêm tecnologia de ponta empregada na construção das maiores obras no Brasil e no exterior.

Defender a Democracia/Defender Reforma Política – Fomos às ruas para acabar com a ditadura e conquistar a redemocratização. Democracia pressupõe o direito e o respeito às decisões do povo, em especial, às dos resultados eleitorais. A Constituição deve ser respeitada.

Precisamos aperfeiçoar a nossa democracia, valorizando a participação do povo e tirando a influência do poder econômico sobre nosso processo eleitoral.

Para combater a corrupção entre dirigentes empresariais e políticos, temos de fazer a Reforma Política e acabar de uma vez por todas com o financiamento empresarial das campanhas eleitorais. A democracia deve representar o Povo. Não cabe às grandes empresas e às corporações aliciar candidatos e políticos para que sirvam como representantes de seus interesses empresariais, em detrimento das necessidades do povo.

No dia 13 de março vamos mobilizar e organizar nossas bases, garantir a nossa agenda e mostrar a força dos movimentos sindical e social. Só assim conseguiremos colocar o Brasil na rota de crescimento econômico com inclusão social, ampliação de direitos e aprofundamento de nossa democracia.

Estamos em alerta, mobilizados e organizados, prontos para ir às ruas de todo o País defender a democracia e os interesses da classe trabalhadora e da sociedade sempre que afrontarem a liberdade e atacarem os direitos dos/as trabalhadores/as.

Não aceitaremos retrocesso!

Assinam

Central Única dos Trabalhadores

Central dos Trabalhadores do Brasil

União Geral dos Trabalhadores

Nova Central Sindical dos Trabalhadores

Central dos Sindicatos Brasileiros

Federação Única dos Petroleiros

União Nacional dos Estudantes

Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Central dos Movimentos Populares

Movimento de Atingidos por Barragem

Levante Popular da Juventude

Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar

Movimento Nacional das Populações de Rua

Fora do Eixo/Mídia Ninja

Leia também:

Nádia Campeão: Lamentarei se Marta Suplicy não ficar do lado de cá


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Anelise

Por favor, acho um erro fazer essa manifestação agora.

NILSON

E o Paulinho ou pauzinho da Força não vai participar ?

Wendel

Que haverá provocadores, não resta a menor dúvida. Cabe entretanto aos organizadores, manterem o quanto possível o clima de ordem, pois os abutres não medirão esforços para tumultuarem a manifestaão e colacarem a culpa no que houver de errado nos manifestantes.
Sobre infiltração, também é mais que certo, e não descarto ingerência de elementos nacionais e estrangeiros para também tumultuarem, pois já tivemos provas concretas de como funcionam os agentes infiltrados para desestabilizarem os governos hostis ao império.
Toda atenção e cuidade são necessários, pois amadorismo, a esta altura do campeonato, não se justifica !!!!

FrancoAtirador

.
.
Parafraseando Mané Garrincha:
.
‘Já combinaram com os ucranianos?’
.
.

MAAR

Aqueles que não desejam servir aos interesses deletérios dos golpistas devem evitar o erro crasso de reagir a provocações. A mobilização política em defesa da democracia pode e deve ser feita através de meios institucionais, de modo a evitar a realização de atos públicos tradicionais, pois urge vedar toda e qualquer possibilidade de confronto e violência. Há inúmeras formas de mobilização eficiente e segura, tais como divulgação de manifestos, promoção de abaixo-assinados, realização de campanhas de telegramas e emails dirigidos a políticos e organizações representativas, para exigir pronunciamentos formais e providências práticas em defesa da normalidade democrática, entre tantas outras iniciativas criativas, diante das quais as provocações rasteiras são impotentes. E, acima de tudo, é indispensável que a militância progressista esteja sempre atenta para a necessidade extrema de não retaliar agressões, através do uso da estratégia pacifista com a qual Gandhi libertou a Índia do imperialismo inglês.

LEANDRO

Esses arruaceiros já começaram….
“Brasília – Chega a 200 o número de manifestantes em frente ao prédio do Ministério da Fazenda em Brasília, de acordo com a Polícia Militar. Segundo a organização do protesto, em todo o Distrito Federal, foram mobilizadas cerca de 2 mil famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e do Movimento dos Sem-Terra (MST). Há protestos programados em outros órgãos públicos, como o Ministério das Cidades.
De acordo com um dos líderes da manifestação, Thiago Ávila, o movimento reivindica reforma urbana, ampliação do Minha Casa Minha Vida, calote da dívida e manutenção de benefícios sociais. “A corda está arrebentando para os mais pobres, a população não vai abrir mão desses recursos”, disse.”

renato

Arruaceiro….um bom lugar para colocar a bandeira.
Tem até buraco, a escolher..

Mário SF Alves

Aê. Assim é que se fala. E é disso que se trata.

Claudio

Bota pra correr se for preciso! Na boa, a oposição é covarde e capaz de mandar matar e jogar a culpa no movimento. Alerta geral e filmagem!

    Mário SF Alves

    É isso. É pra filmar tudo e o tempo todo. Usar a tecnologia. Usar todo o recurso dos celulares. Carga cheia. Após isso, publicar geral e enviar aos quatro cantos do mundo.

    Alexandre

    Claudio, o que está acontecendo no Brasil segue o roteiro do golpe quem derrubou (por dois dias) o Hugo Chavez na Venezuela. O risco não é ‘mandarem matar’ dia 13, mas sim realizarem uma farsa de ataque à manifestação do dia 15 para culpar os governistas. Toda atenção é pouca.

    Christian Fernandes

    Todo mundo com filmadora na mão, não importa se do celular, na caneta ou Super-8!

    Recomendo cantorias (não gritos de guerra!), como os presos del Estadio Nacional em Santiago!

renato

ao dizer que a Globo fala,
e a DILMA se cala.
Ela me representa e não fala..
Os caras estão afundando o pais em crises
e ela, representante maxima do País …
NÃO FALA.
Não pede direito de resposta em nome do BRASIL.
O Brasil emudece-se por que não tem porta voz.
parece um velho, jogado no fundo de um asilo nazista.
ONDE ESTA minha voz..
Que eu passei por procuração a DILMA..
CADA VEZ que falarem mentiras sobre o meu PAÌS ..
DIREITO DE RESPOSTA na REDE NACIONAL DE RADIO E TELEVISÂO.
Por que, é mais fácil um enfrentamento sanguinolento do
que pegar e usar aquilo que é do POVO…as ondas de radio e TV.
FALA DILMA, como falava o LULA…direto e reto..
Por acaso esta sendo ameaçada por alguém…???????????

    Mário SF Alves

    Renato,

    A Venezuela há duas décadas vem fazendo tudo o que devia ser feito em termos de ação contra-hegemônica, não é?

    Então?

    Longe de mim IGUALAR realidades próprias de cada país. E menos ainda as realidades socioeconômicas/históricas ou a importância geopolítica dos dois países, mas… olha a barra pesada que a maioria da população tem sofrido ultimamente em consequência da guerra psicológica ali instituída com apoio do imperialismo. E se não bastasse, dia destes, o presidente dos EUA declarou publicamente que a Venezuela ameaça a segurança deles. Imagine… imagine a Venezuela ameaçando a segurança do país tido como o de maior poderio bélico-midiático do mundo.

    Mário SF Alves

    “Imagine… imagine a Venezuela ameaçando a segurança do país tido como o de maior arsenal bélico-midiático do mundo.”
    —————————————
    No fundo, no fundo, em essência, nada muito além disso: “é que narciso acha feio tudo o que não lhe é espelho”. Ou, ainda, e pior: entramos numa quadra da História que qualquer diferença, por mínima que seja, ameaça. E democracia, democracia pra valer, democracia de verdade ameaça mais ainda.

Pedrão

O modus operandi da CIA/Embaixadas americanas está sendo utilizado novamente na América Latina contra os governos progressistas. O enredo é igual na Venezuela e no Brasil. Portanto, se em Caracas franco-atiradores atiravam de cima dos terraços contra os manifestantes de direita para incriminar Chaves, aqui passará o mesmo, não duvidem do que os ianques são capazes. Como cita o autor, há casos como o Riocentro e capangas contratados para causar confusão com camisas do PT, em comício da direita em certa eleição presidencial. Amigos, deixo este alerta para que desestimulem pessoas queridas de irem às manifestações, pois haverá banho de sangue.

Marat

Azenha e amigos, serei direto e objetivo. Infelizmente não pode ser diferente: Provocadores têm de ser recebidos com porradas!!!

    FrancoAtirador

    .
    .
    Infelizmente, graças à passividade inoperante da Cúpula do PT,
    .
    fomos conduzidos a este estágio de confronto, hoje, inevitável.
    .
    .

    abolicionista

    Eu nunca duvidei disso. Não é à toa que se chama “luta” de classes. Luta de vida ou morte, pra ser sincero. Infelizmente, o mundo em que vivemos é esse…

Deixe seu comentário

Leia também