Carta Maior: E se um partido de esquerda usasse armas em cerco a FHC?

Tempo de leitura: 3 min

Foto da Reuters que acompanhou postagem da Carta Maior (menos a arte), mostrando opositores de Lula armados em Bagé, Rio Grande do Sul

Capangas armados do conservadorismo tentaram tumultuar a recepção a Lula, no RS. Vamos dizer que, por obra de alguma mente insana, um grupo de esquerda se armasse p/ vaiar e impedir FHC de visitar uma universidade. Como seria a cobertura do jornalismo motivacional de mercado? Carta Maior, no twitter

PT pede providências das autoridades brasileiras para resguardar a segurança de Lula e Dilma

Em coletiva de imprensa, presidenta nacional Gleisi Hoffmann e lideranças denunciam manifestações violentas contra caravana de Lula

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e outras lideranças do partido concederam entrevista coletiva na cidade de Santa Maria (RS) nesta terça-feira (20) para denunciar a atuação violenta de milícias profissionais que agem na região Sul do país e que tentam a caravana de Lula no estado do Rio Grande do Sul.

O Partido dos Trabalhadores informou a situação ao Ministério da Segurança Pública, uma vez que a responsabilidade pela segurança de ex-presidentes recai sobre o governo federal. Também solicitou ao governo do Rio Grande do Sul que reforce a segurança dos ex-presidentes e dos integrantes da caravana.

O vice-presidente do PT e coordenador geral de Lula Pelo Brasil, Marcio Macedo, assegurou a continuidade da caravana, ressaltando a responsabilidade dos governos estadual e federal em garantir a segurança dos ex-presidentes da República Lula e Dilma Rousseff.

“Vamos continuar a caravana em respeito ao povo do Rio Grande do Sul, ao povo do Sul, ao povo do Brasil, mas queremos que as autoridades competentes ajam para desarmar essas milícias”, afirmou.

O presidente do PT no estado, deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), afirmou ter reunido material que comprova a ação organizada dos que estão tentando intimidar a caravana de Lula no estado:

“Não é normal que um grupo beligerante com práticas fascistas queira impedir que outro grupo se manifeste. Se eles querem se manifestar, que o façam em outros locais onde nós não estamos”.

Leia na íntegra a declaração da presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann:

“A caravana pacífica e democrática do presidente Lula está sendo ameaçada e agredida por milícias armadas pela extrema direita aqui no Rio Grande do Sul, com características fascistas. Essas milícias querem impedir a caravana de prosseguir e utilizam de violência física em relação aos manifestantes que estão com o Lula.

Quero agradecer à nossa militância, aos movimentos sociais, às pessoas que estão indo abraçar e acolher o presidente Lula e têm feito a sua segurança.

A situação é grave, é o direito de ir e vir de dois ex-presidentes da República, Lula e Dilma, que está sendo colocado em questionamento. Não é só o direito de ir e vir, mas também a integridade física de dois ex-presidentes.

O governo do estado do Rio Grande do Sul disponibilizou a segurança e a polícia para acompanhar (a caravana), mas tememos que isso seja insuficiente. Por isso, hoje fizemos contato formal com o ministro da Segurança Pública do governo federal, também com o ministro da Justiça e com o governador do Rio Grande.

A segurança de Lula e Dilma é responsabilidade do Estado brasileiro. O direito de ir e vir está assegurado na Constituição. Nós não podemos admitir que milícias de direita com práticas fascistas que utilizam armamento, soco inglês, pedras, vão para cima dos manifestantes, e queiram impedir o direito de ir e vir dos presidentes, prevaleçam.

Estamos fazendo essa denúncia. Estou aqui com Pepe Vargas, presidente do PT do RS, Marcio Macedo, que é coordenador da caravana, também deputados, como Marco Maia (PT-RS). A situação é grave e queremos providências por parte das autoridades brasileiras no sentido de resguardar a segurança e a integridade de Lula e da ex-presidenta Dilma.

Teve inclusive uma caminhonete que foi parada onde foram apreendidos fogos de artifício. Tivemos pessoas que atiraram pedras nos ônibus e nos manifestantes, teve pessoas com soco inglês. São poucas pessoas, mas sabemos que há inclusive profissionais da área de segurança para instigar e ir para cima da militância que acompanha a caravana de Lula.

Nos preocupa muito que tenhamos chegado a esse clima de intolerância na sociedade, em que grupos de extrema direita usem de milícia armada. Espero que isso não seja um prenúncio de como vai se dar o processo eleitoral, ou como não vai se dar.

O que estamos dizendo é que a divergência política e as divergências de ordem de disputa eleitoral estão na normalidade democrática. O que não está na normalidade democrática é o uso de violência e o uso de grupos armados para impedir alguém de se manifestar. Nossa Constituição assegura o direito de ir e vir e assegura manifestações democráticas. É isso que queremos que o Estado brasileiro garanta.”

Da Redação da Agência PT de Notícias


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson

Nelson Mandela, Sandino, o MST e tantos outros lutadores sociais são ou foram arruaceiros e terroristas. Assim manda o manual ideológico do Sistema de Poder que domina os Estados Unidos.

Como instrumento de propaganda ideológica desse sistema, a mídia hegemônica estaria repetindo à exaustão as notícias sobre o suposto achaque do partido de esquerda e, claro, adjetivando seus perpetradores de terroristas e outros que tais.

L’Amie

Tá difícil ! As coisas mais absurdas estão acontecendo, tudo porque a instituição máxima judiciária faz cara de paisagem e despreza a Constituição. Aécio do pó, solto. FHC, Serra, Moreira, Kassab, Alckmin etc soltos. E a tal gLobo continua navegando livremente, juntando sua Turmalha para dar apoio à Carmin iLucida num vídeo que ” atores ” pedem a ela que ‘ resista ‘ Lamentável ali presente Fafá de Belém. Os outros são paus mandados da ordinaria, como eles, a tal globostæ.

Julio Silveira

Se porte de arma tem que ter autorização então esses aí serão facilmente identificados. E se não tiverem porte é por que são bandidos fazendo uso de armas clandestinas o que se torna muito pior sob todos os aspectos. Invlusive para identificar e responsabilizar os organizadores do ato oposicionista.

José Gomes

Com essas fotos identificando as pessoas, que providências foram tomadas? Nenhuma! Por isso essa ‘liberdade’ de agressão.

hb cwb

Milícias armadas para intimidar a caravana e eleitores do Presidente LULA.
Tragédia anunciada.
As forças de vigilância e repressoras dos golpistas, juntamente com as elites golpistas estão utilizando todos os seus recursos.
Os leões de chácara fotografados com as armas em punho, devem ser figurinhas carimbadas e jamais responderam pelo crime flagrante, isto se não tiverem em missão oficial.

Waldo Souza

Parecem ser gente “pobre” de espirito e posses, Fascistas manifantoches que sinceramente eu creio não saber o que fazem.

Milton Correia

Se Os Bolsonaristas Fazem Tudo Para Impedir Lula De Fazer Comícios Nos TRÊS Estados Do Sul, Então Toda Esquerda Também Tem De #ImpedirBolsonaro De Fazer Comícios Nos QUINZE Estados Do Nordeste!
https://plus.google.com/u/0/photos/photo/101937311853316221781/6535585378689781458?icm=true&iso=false&ftu=false

a.ali

ah, camaradas… a midia golpista teria caído a pau, certamente mas como é o contrário é jagunçama, os pelegos, os zé ruelas, os pau mandados, os capitão do mato, os pobres de direita (plagiando tim maia) fazendo o serviço sujo dos latifundiários esses mesmos que protestam empoleirados em tratores, carros, caminhões … que adquiriram graças aos governos do pt e, como sempre acontece, dão o cano e não pagam, portanto, não vem ao caso…

marcio gaúcho

É uma vergonha para todos os gaúchos que amam esta terra o que esses dementes maragatos fizeram contra a comitiva de Lula. Fascistas é pouco para adjetivar as atitudes dessa gente. Canalhada que sempre viveu pendurada nas benesses do poder, através de financiamentos à produção que nunca pagam, rolam as dívidas por certo período e, após, suas bancadas no congresso nacional dão um jeitinho de anistiar.

Guilherme

A pergunta que o jornalista da Carta Maior fez foi exatamente a mesma que fiz a mim mesmo quando soube desse acontecimento.

    gustavo

    O que aconteceria a este bando se eles fizessem o mesmo na chegada de um ex-presidente do EUA a uma cidade americana, ainda que ele estivesse sob processo judicial por corrupção? Com certeza seriam tratados como terroristas ou conspiradores, pois este é um caso que envolve a república . Não se pode admitir que um ex-presidente , ainda em liberdade, seja impedido, por meios de armas fogo, de promover um encontro político , seja qual for o local, a cidade e o estado, O RG, o PR e S ainda não são estados-nação. e estes energúmenos não são sequer representativos,Se o MP nada fizer ficará mais uma patente a seletividade do judiciário contra o PT. Se o governo do ilegitimo temer nada fizer, demonstrará que seu golpismo não exita em usar de violência, ainda que por omissão e cometida por milícias terroristas.
    Oxalá a serenidade retorne ao nosso pais e atos como esse não se repitam .

FrancoAtirador

Os Petistas Seriam Acusados de Terroristas.
Como, Aliás, Sempre fizeram com o MST.

Deixe seu comentário

Leia também