Carta Maior: Datafolha joga a toalha

Tempo de leitura: < 1 min

Editorial da Carta Maior

Entre a pesquisa de 24 de julho e a de agora, um intervalo de 20 dias, o Datafolha tira 4 pontos de Serra e adiciona cinco pontos às intenções de voto em Dilma.

O que se intui por esse ajuste sem pudor é que a situação de Serra pode ser até pior.

Há muito, o esfarelamento de sua candidatura vem sendo constatado por praticamente todos os demais institutos.

Só o Datafolha resistia.

Ao jogar a toalha sangrando Serra em praça pública com um cavalo de pau de nove pontos, o instituto da família Frias envia uma mensagem devastadora, quase uma admissão pública de que ‘não dá mais para segurar’.

O recado pode desencadear um ‘salve-se quem puder’ na coalizão demotucana, multiplicando-se as defecções na base aliada às vésperas de iniciar o horário político eleitoral.

Esse risco é reforçado por outro indicador indigesto trazido pela pesquisa, uma espécie de ‘fuja dele se você for candidato’ que parece dar razão às estratégias de campanha que escondem o nome e o rosto de Serra em santinhos.

O ex-governador de SP, com declinantes 33% de apoio, já se aproxima dos 30% de rejeição — está com 28%, segundo o Datafolha.

Confirma-se assim o que outros institutos já vinham captando: o tucano se dissolve espetado em uma cruz feita de porcentuais quase idênticos, mas de sinais trocados, em que a linha da rejeição sobe e a das intenções de votos desaba.

(Carta Maior; 14-08)


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Gerson Carneiro

Uma questão (essa o povo de SP que está mais gabaritado que eu poderia opinar):

Tudo o que há em relação ao governo de SP está amarrado aos contratos firmados nos últimos 20 anos pelo PSDB. Um possível governo do Mercadante imagino que teria grandes dificuldades em desatar esses nós. E fazer isso em quatro anos não seria possível. Nessa, a oposição (incluindo aquela revista e aquela TV) propagaria a idéia de um governo incompetente. Portanto eu imagino que a tarefa de herdar a bucha do PSDB é uma tarefa de alto risco para qualquer candidato.

Nota: O Gabriel Chalita já disse que pulou fora do PSDB porque apesar de ser o vereador (deputado, não sei) mais votado era boicotado pelo partido. Na minha opinião o Chalita teria mais chances do que o Mercadante para derrotar o Alckmim. Importante: não estou discutindo o mérito se seria um governador melhor que o Mercadante, apenas digo que o Chalita teria mais chances de derrotar o Alckmim.

Gerson Carneiro

Daqui a pouco o jacaré vai rasgar a boca e a Marina vai protestar.

Andre Azevedo

Serra.. Serra …. Serra, o cara já era.

Estou mesmo preocupado com o Alckmim, não é possível que o cara vai levar de novo.

Emilio

Pois é. O Datafolha quis ter seu dia de Proconsult. Desistiu a tempo.

Carlos J. Ribeiro

E pensar que esse anão político chamado Serra esteve um dia, como presidente da UNE, no dia 13 de março de 1964, no famoso comício da Central, defendendo as reformas propostas por João Goulart!!! Não ficamos velhos por entrarmos em anos. Ficamos velhos quando abandonamos nossos sonhos e ideais. Serra é um Matusalém moral!!!

Fabio

O que a gente tem que entender é o seguinte: o Brasil não mudou e ficou de esquerda. O que acontece no Brasil é que quem é governo vai ganhar e quem é oposição vai perder. É o que acontece quando as pessoas sentem que a vida tá melhor.

It's the economy, stupid! Nada mais verdadeiro neste momento.

É por isso, única e exclusivamente por isso, que Dilma vai ganhar com folga ao mesmo tempo que Alckmin vai ganhar com folga.

Nenhum movimento antitucano. A população brasileira não "passou a enxergar a verdade" (???) nem "é menos manipulável". Ela está respondendo como o esperado a um forte crescimento econômico.

É isso que eu acho.

Zeca Oliveira

Vejam aqui:

http://esquerdopata.blogspot.com/2010/08/dona-eva

Marcelo de Matos

Mais uma atriz global dá pitaco sobre a eleição. Maitê Proença está fazendo escola. A celebridade da vez é Fernanda Torres, aquela que ganhou o prêmio de melhor atriz em Cannes, por seu papel em Eu sei que vou te amar, de Arnaldo Jabor. Ou seja: a filha da atriz que faz o papel de Bete Gouveia, em Passione. O pitaco da Fernandinha está no caderno Poder, da Folha de hoje. O título é Uni, Duni, Tê. Assim, na sorte, a beldade pretende definir seu voto. Falta Regina Duarte reafirmar seu medo com relação à “República sindicalista”. Por que não fazem logo uma pesquisa com todas as globais? Quem sabe não descobriríamos um nicho onde Serra é imbatível.

Marcelo de Matos

O grupo Folha sempre nos surpreende. Neste domingo o jornal resolveu defender mais investimento no transporte público. Constatou que “10 obras viárias recebem mais verba que o metrô”. “Malha poderia ser 50% maior se gastos da década fossem só para os trilhos. Governos investiram R$ 13,5 bi em novas vias, mais do que os R$ 12 bi estimados para fazer 30 km de linhas”. Uma catilinária contra os governos tucanos? Não: o jornal deu um jeito de incluir Marta Suplicy e o PT no contexto. Esse discurso contra os investimentos em avenidas não faz sentido. Há quem critique a construção da rodovia dos Imigrantes, só para carros de passeio. Se o Brasil tornou-se um dos maiores produtores de automóvel do mundo, tem de construir avenidas e estradas para dar vazão a essa frota. A Folha conclui: “Os políticos só pensam no alívio imediato do trânsito. Mas após uns três anos ele acaba. Os problemas voltam piores. É um remédio envenenado, diz Sergio Ejzenberg, mestre em transportes pela USP”. Ora, se querem consumir churrasco, temos de produzir carvão.

Marcelo de Matos

Maurício Romão, no blog Acerto de Contas, publica um gráfico de todas as pesquisas Datafolha desde dezembro de 2009. É interesse notar que nessas pesquisas Serra tem altos e baixos, mas, a curva de Dilma é sempre ascendente. Romão conclui: “Nas pesquisas do Instituto Datafolha para a corrida presidencial, publicadas desde dezembro do ano passado, esta é a primeira vez que a ex-ministra Dilma Rousseff passa à frente do candidato tucano José Serra, em intenções de voto. É também a primeira vez que a petista ultrapassa o patamar dos 40% nas intenções de votos dos eleitores brasileiros”.

Helcid

Eduardo Guimarães: valeu seu esforço, meu amigo!! sua manobra foi fundamental !! a blogosfera progressista agradece !!

Remindo Sauim

A Dilma está com 49% dos votos válidos, falta convencer um% dos indecisos para tudo terminar no 1º turno.

Marcelo de Matos

(continuação) Abri uma gaveta e lá estava o tesourão de 30 centímetros que eu usava para recortar jornais. Já formei muitas pastas sobre assuntos diversos, principalmente política. Naquele tempo eu seria capaz de montar um dossiê sobre os 17 processos de Serra. Já não faço mais isso. Minha principal mania, atualmente, é escrever textos em blogs. Se fosse montar dossiê, nem precisaria recortar jornais. Hoje é possível montar um dossiê virtual, no HD, ou em backup em CD, ou mesmo fazer uplowd mandando o dossiê para um endereço na rede. Dossiê é mero passatempo. Repito que não tem nenhuma relação com crime, figura-te, como diz Totó em Passione, ou de araque, como dizíamos antigamente. Se você é montador de dossiê só precisa ter cuidado com os montadores de factóides. Pelo menos até o início de outubro.

Marcelo de Matos

Disse um líder tucano que para Serra virar o jogo será necessário um evento contundente. Todo cuidado é pouco nessa hora. Certamente criarão um novo factóide. Ontem escutei um buchicho na rua – Dezessete processos criminais! Percebi que estavam falando de Serra. Fiz uma pesquisa na rede e lá estava a notícia no Tijolaço: “Serra é o candidato à Presidência com mais processos em andamento, um total de 17, na certidão criminal declarada à Justiça Eleitoral. Além dele, apenas José Maria Eymael, do PSDC, responde a dois processos. Os outros sete postulantes ao cargo, incluindo Dilma Rousseff, apresentaram certidões negativas, o que significa que não respondem a nenhum tipo de processo judicial”. Atenção aloprados de plantão: nada de montar dossiê do Serra. Montar dossiê, na verdade, é uma atividade inocente – nada tem de criminosa. A oposição, porém, poderá utilizar isso como ameaça para assustar os incautos e se passar por vítima da “república sindicalista”, ou outros chavões. Eu mesmo tinha a idiossincrasia, ou mania, de montar dossiês. (continua).

Adir Tavares

Aqui na Praia Grande SP não existe um santinho com a cara do Serra.

Ramalho

Dilma precisa de aliados no Congresso e entre os governadores. A tática do PSDB é a de salvar os dedos, já que o anel se foi, e esses dedos, se salvos, prejudicarão enormemente o próximo governo. Em São Paulo, por exemplo, não é bom que Alkimin vença.

Severino Prazeres

Tava combinado quando eles não pudeam mais esconder os dados reais das pesquisas com a clara vontade do da maioria do eleitorado brasileiro, soltaram os cães sarnentos da revista época. Tudo a ver. E o passado das organizações globo não se fala. Conclamo os companheiros blogueiros vamos preparar um dossiê com o passado sujo dessa organização. Há pouco mentiram, disseram que eram imparciais não tinha preferência por candidatos. Mas vejam o que o casal do jn fizera. E a época que baixaria que sacanagem! A quem interessa esse tipo de reportagem senão o serra e o psdb? Tá claro a preferência deles. E a justiça que faz? E o Superior Tibunal Eleitoral não diz nada? É essa a liberdade de imprensa que eles defendem. Ninguém pode deter esse monstro sinistro? Sera? Que é tão perverso aos interesses do povo brasileiro. É por isso que tem terrorismo. É por isso que tem terrorista. Queria ser terrorista por um dia…

David R.Silva

O Triste Fim de Policarpo Quaresma. É Um livro. Será que Zepedagio leu ? de Belo Horizonte.

SérgioFerraz

Acorda São Paulo, não podemos ser esconderijo de tucanos.

barbosa filho

Serra está provando do próprio veneno. Triste fim de carreira, como bem disse o Marco Aurélio, assessor internacional de Lula.
Tenho em mãos um santinho (que recebi da própria) da candidata a deputada estadual Myrim Alckmin, PRIMA de Geraldo Alckmin e vice-prefeita de Pindamonhangaba. Uma bela foto dela e do candidato a governador, com o sobrenome Alckmin em destaque.
Procurei o nome de Serra. Não está na frente. Não está no verso.
Quando nem a família do candidato a governador do PSDB-PFL defende o candidato a presidente do PSDB-PFL, o que esperar?

    Jairo_Beraldo

    Por ter colocado o PIG a fazer este clichê em Dilma, o Zé ficará marcado na história com a pecha de canalha sórdido.

ferrera13

Esperem. Parece que consigo ler o pensamento do PIG: Perdi um round, mas não a luta. E olha que o round seguinte tem como oponente de Eli Kamel pra baixo.

Urbano

Aí entra o compositor Sérgio Ricardo gritando, em uma de suas músicas: "Te entrega Corisco ! "

    Gerson Carneiro

    Quimera o Zé tivesse a coragem e a valentia de Corisco.

    "Se entrega Corisco!
    Eu não me entrego não
    Eu não sou passarinho Pra viver lá na prisão

    Se entrega Corisco eu não me entrego não
    Não me entrego ao tenente
    Não me entrego ao capitão

    Eu me entrego só na morte de parabelo na mão
    Se entrega Corisco (se entrega Corisco)
    Eu não me entrego não! Eu não me entrego não
    Eu não me entrego não"

    Perseguição – Cida Moreira

Escrevinhador

[…] Agora, o “DataFolha” finalmente se rendeu: Dilma 41%, Serra 33%. Repito a pergunta: que fato relevante ocorreu entre uma pesquisa e outra? Lula apareceu colado a Dilma? Onde? Não houve nenhum programa de TV com a presença dos dois. […]

CÂNDIDO DUARTE

É difícil acreditar que o Alkmin esteja subindo tanto desse jeito. Será que os paulistas estão tão cegos, surdos e mudos assim? Eu entendo a rejeição ao Lula por parte dos que tem dinheiro, mas os pobres, que são maioria obviamente, também são fiéis ao PIG? Estranho isso, muito estranho.

Rodrigo Prado

Essa é a senha para o pessoal debandar…
Todos os recursos irão para os diretórios estaduais. Assim como o DEM só tem a cidade de São Paulo como recurso político. Os tucanos também irão tentar se segurar no Estado de SP.
Vai sobrar para os paulistas aguentarem esses vampiros…

    Jairo_Beraldo

    E cá entre nós Rodrigo…os paulistas bem que merecem. Pelo mal que fazem e fizeram ao resto do país, está aí a sua paga!

Marat

Só falta minha SP acordar…

Marat

E a mídia tucana está aprofundando a cova de Serra: vocês viram a capa da revista época??? Eles ainda não perceberam que o povo brasileiro já não é tão fácil de manobrar??? Risível… Bem, agora só falta o Van Helsing cravar a estaca no peito do moribundo…

Julio Silveira

Isso já estava cantado. Eles vão tentar salvarf um pouquinho da pouca credibilidade.

O Brasileiro

Agora, só falta botar a classe média de SP para "se olhar no espelho" da campanha do Mercadante!
Se os paulistas acham que SP está bom, imagina se os governos tucanos tivessem investido também nas periferias das grandes cidades paulistas, onde ainda há total carência de segurança, de infra-estrutura, de transporte e de lazer!
Mas para a classe média paulista, pobre não precisa de lazer e de segurança, só precisa trabalhar e voltar pra "senzala"!

    Wyllison

    Perfeito.

Márcia Aranha

Pela prévia de Minas e Rio Grande do Sul, a vantagem de Dilma no Vox Populi deverá estar situada entre 12 e 15 pontos. O que fará todo sentido com esta projeção do Datafolha, ou seja, Dilma, no mundo real, muitos pontos acima do que o Datafolha anuncia.

pedro – bahia

Aqui na Bahia, registra-se um tato interessante. Vários candidatos de diversos partidos da coligação Demo/Tucana, não estampa em suas propagandas a sigla do partido. Como exemplo cito ACMNeto (Deputado Federal), Jose Ronaldo e Jose Carlos Aleluia (Senadores) todos do DEM e Antonio Imbassaí, Deputado Federal pelo PSDB, além de uma dezena de outros. Não sei se estão com vergonha de suas agremiações políticas ou estão aderindo ao mais novo partido político brasileiro – o PDL (Partido do Lula).

francisco.latorre

por isso é lula dilma mercadante.

chega de maçonaria subalterna.

chega de vaticano opusdei.

tem que eleger os candidatos populares. ou da aliança.

pra mudar mesmo. e deixar o passado pra trás.

..

lula dilma mercadante.

outros estados..

lula dilma [ coloque o candidato.. ]

..

é onda. tsunami.

mas não espalha. pra não estragar a surpresa.

..

Bonifa

A moderna revolução brasileira é longa e sofrida. Mas nunca dormiu de touca. Começou lá atrás, antes de Geraldo Pereira, que já tinha aprendido a lutar com outros. Vejam essa letra: " Escurinha, tu tem que ser minha de qualquer maneira… (Só tenho) Quatro paredes de barro, um telhado de zinco e assoalho de chão, (mas te prometo) Sai disso bobinha, só nessa cozinha levando a pior, lá no morro te faço a maior, Escurinha, meu bem.

Polengo

Mas e a subida do Alckmin?

Eles querem ganhar no 1o turno em SP, pra garantir a boquinha, porque a presidencia já era… e o perigo de um palanque com lula e dilma eleita em sp deve dar calafrios, ou calaFRIAS.

    Christian Schulz

    É a mesma estratégia de 2006.

    O Alckmin puxa o tapete do Aécio em 2014. E perde, claro.

    Em 2018, o mineiro plagia a campanha do Lula em 2002: "Agora é Aécio!".

    Esperto é ele. A previsão é o Brasil potência em 2020.

David R.Silva

Quero vê-lo e o PIG no inferno de Dante. Já vai tarde. O LULA na NBR a quinze dias cobrou pressa do grupo de estudo do Planalto que estuda o relatório final do CONFECOM, para que ele possa tomar as decisões que tem que tomar, que tal começarmos a cobrar desse grupo? de Belo Horizonte.

Daniel Faria

O que o Datafiolha fez nessa eleição é um absurdo. É só fazer um gráfico com todas as pesquisas de 2010 pra constatar o crime.

O instituto vai ficar marcado, não confio em mais nada que vir dali (sabe-se lá porque eu confiava…).

Fico pensando quando deve ser a diferença verdadeira…

Deixe seu comentário

Leia também