Alexandre Frota vai à Paulista como “artista do bem”; Bolsonaro aparece, mas Aécio e Cunha faltam; Jandira denuncia GolpeNews

Tempo de leitura: 5 min

Captura de Tela 2015-12-13 às 14.34.34 IMG_2874 IMG_2876 IMG_2877 IMG_2878 IMG_2880

Da Redação

As manifestações em defesa do impeachment da presidenta Dilma Rousseff foram um fracasso neste domingo 13, dia em que se “comemora” a implantação do AI5  na ditadura militar.

(Fotos ao lado recolhidas no twitter)

Um fracasso numérico relativamente aos protestos anteriores, especialmente agora que Eduardo Cunha abriu o processo de impeachment na Câmara e elegeu uma chapa majoritariamente da oposição para conduzí-lo.

O processo encontra-se sob judice no STF.

Como aconteceu anteriormente, o sistema GAFE — Globo, Abril, Folha, Estadão — preparou cobertura especial.

Propagou hora e lugar das manifestações. Faz acompanhamento ao vivo, o que funciona como atrativo para quem pretende apenas aparecer.

A Folha preparou uma edição “especial” trazendo uma pesquisa segundo a qual 68% dos brasileiros dizem não ter mudado de vida depois de 13 anos do PT no Planalto.

Isso não constitui “crime de responsabilidade” da presidenta Dilma, portanto é apenas uma forma subliminar de apoio ao golpe.

A cobertura começou cedo na GloboNews. Como sempre, é o “esquenta” nacional para terminar em São Paulo, depois de um dia todo de transmissão ao vivo que chama as pessoas às ruas.

Na capital paulista, manifestantes se misturam agora àqueles que foram passear na avenida, fechada para automóveis aos domingos.

O caminhão e o palanque dos manifestantes simplesmente fechou a ciclofaixa utilizada por milhares de pessoas aos domingos.

Alexandre Frota apareceu na Paulista se dizendo “artista do bem”. Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Alckmin, apoiadores do impeachment, não apareceram.

Em São Paulo compareceram José Serra, Aloysio Nunes Ferreira e o candidato à Prefeitura João Dória.

Aécio Neves não compareceu ao minúsculo evento de Belo Horizonte. Eduardo Cunha não foi ao protesto — nem em Brasília, nem no Rio de Janeiro, ambos menores que os anteriores.

A deputada federal Jandira Feghalli, do PCdoB, resumiu no twitter a atuação da “GolpeNews”: muitas imagens fechadas nos repórteres, para não mostrar vazios. Internautas denunciaram que a GloboNews não dedicou cobertura equivalente ao vivo às marchas das Mulheres Contra Cunha ou aos estudantes secundaristas de São Paulo.

Captura de Tela 2015-12-13 às 14.33.27Escrevendo para os Jornalistas Livres, o ex-deputado Adriano Diogo relembrou a amarga data:

O dia que durou dez anos, 13 de dezembro de 1968, ou o golpe dentro do golpe

Por Adriano Diogo, especial para os Jornalistas Livres

Era véspera de vestibular, oito horas da noite e eu estava no curso Objetivo, que então funcionava na Praça da Liberdade, ao lado da Igreja dos Aflitos. João Carlos Di Gênio, dono do cursinho, colocou em todas as caixa de som o pronunciamento do ministro da Justiça da época, Luis Antonio Gama e Silva.

Foi uma noite macabra.

Desci sozinho para o parque D. Pedro para tomar um ônibus e percebi que já estava tudo cercado pelo quartel da região. Nos pontos, as pessoas eram revistadas. Nas fábricas da Mooca, tudo estava cercado. A barra estava pesadíssima.

Todos os teatros fecharam as portas, e as pessoas começaram a se juntar e conversar para saber o que seria do Brasil. Anunciava-se a pena de morte e o banimento. Aquela noite foi apenas o começo de um pesadelo que iria durar dez anos.

Morto pela polícia da Ditadura quando se escondia da repressão dentro do restaurante Calabouço, o secundarista Edson Luís de Lima Souto tornou-se o símbolo triste de uma juventude silenciada à força

Fazia algum tempo que a Ditadura estava sendo fortemente contestada nas ruas. Passeatas se multiplicavam pelo país, a morte do estudante Edson Luís de Lima Souto, no Rio de Janeiro, assassinado pela polícia dentro do restaurante Calabouço, provocou uma comoção nacional contra o governo forte de Costa Silva. A UNE, União Nacional dos Estudantes, organizou um grande congresso em Ibiúna em outubro, interior de São Paulo, poucos meses antes. Os jovens foram presos e, depois do pronunciamento do AI-5, os líderes do movimento tornaram-se espécie de reféns clandestinos. A ditadura os marcou — quem estava na organização foi jurado de morte. A USP foi cercada, ninguém entrava sem ser revistado. Os centros acadêmicos foram fechados ou invadidos.

Até o cursinho Objetivo, onde eu estudava, moveu uma forte perseguição aos estudantes. Eu mesmo era visado pela diretoria por levar os colegas ao teatro e conversar sobre política.

O ar estava irrespirável. Se antes do AI-5 a cidade estava efervescente com as contestações ao regime, depois a tristeza e o silêncio se abateram sobre todos. Só se ouviam notícias de gente que saía de casa e não voltava, gente que teve de se esconder, documentos que foram queimados. Eu percebi que o mundo havia mudado. Se antes conseguíamos fazer uma crítica ao acordo MEC-Usaid, de privatização do ensino, depois foi só solidão. Não se podia falar nada, as pessoas sussurravam. A televisão apoiava o endurecimento do regime, instigando o clima de terror, com delações aos colegas, aos professores e intelectuais. A censura piorou muito.

Muitos, como eu, foram presos e torturados ilegalmente pela Ditadura que endureceu com o AI-5. Tantos foram assassinados nos porões do regime, depois de sofrerem suplícios indescritíveis.

E agora, um grupo de golpistas tem a intenção de comemorar essa data macabra, dia 13 de dezembro, com uma manifestação para pedir o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A escolha da data do protesto pelo impeachment é a melhor e mais cabal prova de que esses movimentos que pedem o golpe não estão interessados na Democracia. Longe disso.

Passaram-se 47 anos daquele dia trágico, mas eu e meus companheiros que sobreviveram ao arbítrio, às câmaras de tortura, ao assassinato, estamos aqui como testemunhas de acusação dessa gente que quer a volta da Ditadura ao Brasil.

O povo brasileiro, já tão sofrido, não merece essa empulhação, essa dor, mais este sofrimento.

Não é o que queremos.

É preciso salvar (e melhorar!) a DE-MO-CRA-CI-A.

Veja também:

Não vai sair no Jornal Nacional: A tropa de choque de Eduardo Cunha


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Renato

Não precisa acontecer mais nada neste país, apenas mudar o nome da platinada para rede golpe de manipulação!

Urbano

A regra é: quanto mais massa muscular, menos massa cefálica. E as exceções, ó!

luis

Que pecado o meu, o batman tava lá e nem dei bola para ele no meu primeiro comentário. Caramba, o batman é bom de pegar o curinga e poderia quem sabe pegar o cunha? Mas antes de tudo queria mandar um abraço a todos os trabalhadores que lá estiveram, limpando a sujeira dessa cambada.

luis

o Cata Guri tava lá? O Pornô arrependido também tava? E o redentor de toda a maldade da humanidade com o Bolso na Rua, também tava? Fora os dois, o Ah É Sim, foi? tava sol no Leblon? Difícil hein, e o Serra, foi com uma taça de vinho? Sei que o Geraldo tava tomando um longo banho, por este motivo não pôde comparecer e depois foi estudar um pouco mais, mais uma maneira de piorar o ensino do Estado loco motiva danação (erros todos propositais).

Romanelli

Sobre a Globo News ..verdade, percebi tudo isso tb
.
Sobre o texto que fala do AI5, medíocre ..POBRE, enviesado, NÃO analisa a ditadura como um momento, com a profundidade e complexidade que merece, como um retrato da história ..trabalha com muitos estereótipos e MITOS, mentiras a bem da verdade em muitos casos . .e até aqui seria “normal”, visto o nosso eterno DESRESPEITO, desprezo e desvirtuamento que sempre tivemos pela história e pelos bancos escolares
.
Do que lembro ela cassou tb Ademar de Barros, Janio, Carlos Lacerda e muitos outros tantos PICARETAS
.
Pra mim o movimento de 64 foi mais NACIONALISTA do que ideológico (deu boné até no FMI ..o que nos jogou numa crise de 20 anos) ..não fossem os militares THC não tinha com que governar e se manter, NÃO teria tanto patrimônio pra VENDER ..e o PT, pra MAMAR
.
mas evidente que eraram, mas tb acertaram, pq negar ? Dilma e LULA tentaram inúmeras vezes imitá-los .no desenvolvimento do sentido de pátria, no ufanismo, na integração e valorização do nacional
.
não se trata de me felicitar pela ditadura (longe disso) ..mas de não suportar mais esta democraTURA que não nos dá respostas, soluções e nem representatividade ..que nos engana a cada dia
.
..trata-se sim de não termos ainda perspectivas ..de estarmos retrocedendo, ou nos mantendo como um gigante servil às Nações poderosas que já se permitiram um rumo ..isso enquanto nós, situação e oposição (de qq partido), descolados da realidade, ainda nos preocupamos em aniquilar o adversário (ao invés de co habitar e dialogar) ou consigo mesmo, com seus grupos e parentes

sergio alemão

Pato Patrão Padrão Paulicéia

Sidnei Brito

E a Folha pesquisou quantos paulistas melhoraram de vida depois de 20 anos de PSDB no estado de São Paulo?

FrancoAtirador

.
.
MÍDIA JABÁCULÊ DO GENERALCKMIN
.
HOJE ABRIU A PORTEIRA DO ESTÁBULO
.
(https://youtu.be/cfUXn8zcshI?t=127)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    “Às 17h53, quando os protestos fracassaram,
    UOL diz que o ‘esquenta’ aos organizadores…
    .
    Para esconder o fracasso de público deste domingo,
    UOL/FOLHA e Reinaldo Azevedo [Veja/Folha] inventaram
    que foi apenas um ‘esquenta’.
    .
    Ou seja: ‘a gente se vê
    depois das férias de verão e do Carnaval,
    que ninguém é de ferro’…”
    .
    [Ou só após a Temperatura do Planeta Terra baixar]
    .
    (www.viomundo.com.br/denuncias/serra-reaparece-em-ato-pro-golpe-e-omite-que-pmdb-ja-tem-projeto-de-pais-entregar-o-pre-sal-cortar-salario-minimo-e-programas-sociais.html)
    .
    .

Andre

Quanto ao baixo comparecimento é bom lembrar que a manifestação contra o impechment no dia 08 também teve baixo comparecimento. Acho que a maioria que não se manifesta está tratando os politicos de todos os partidos com a mesma indiferença que eles estão tratando a população. Essa maioria tem preocupações mais urgentes e importantes – como a inflação, o desemprego, a microencefelia, o mar de lama tóxica, o caos urbano – do que a mesquinha luta pelo poder de quem pouco se interessa pelos problemas do povo. Acho que para a imensa maioria isso é apenas um telenovela de mau gosto onde personagens mau caráter de todo tipo aparecem fazendo tramoias mirabolantes. Mas é apenas uma ficção que nada tem a ver com a realidade cotidiana da maioria.

Maria de Fátima de Souza Rocha

Será por que o Frota “atolou” o chapéu até o nariz – esse ativista de última hora?
E por que segurança? Ou não está acostumado a participar de manifestações?
Quem não o conhece é que o compra…

marco

Pois muitos DEMOCRATAS DA ÉPOCA,tipo Cerra ou Serra,FHC,e todos os que eles representam,continuam aí,GOZANDO DE LIBERDADES DEMOCRÁTICAS,para atacar a DEMOCRACIA.Quando será que as pessoas vão ENTENDER,que DEMOCRACIA É UMA ABSTRAÇÃO?Até que morram? Muitos, com múltiplos direitos,de toda a ordem,sem o mínimo de RACIONALIDADE,são os princípios defendidos pelos ANARQUISTAS DE TODOS OS TEMPOS.Democracia é uma abstração,por não dizer absolutamente nada,ou tudo.Conceitualmente,é UMA FRAUDE DEMOCRÁTICA! ?

FrancoAtirador

.
.
A Rede Globo de Televisão noticiou que havia mais de 2 Milhões
.
prontinhos para sair de casa hoje e ir à Zurra*, a Festa do Golpe.
.
Mas aí fez um calor insuportável no Rio de Janeiro e em São Paulo,
.
ameaçou chover em Brasília, e em nenhum lugar o ‘clima’ ajudou.
.
.
http://www.pecuaria.pt/imagens/1440059236_1_9230.jpg
http://www.onoticiasdatrofa.pt/ntt/images/stories/ano2014/edicao476/festadoburrojpg.jpg
http://www.ruralbit.com/client_manager/files//1442319877-1794.jpg
.
.

Bacellar

Alguns podem achar que pela baixa adesão do evento golpista de hoje o de quarta que defenderá a democracia perde a importância: Pelo contrário, meus caros, agora é que ele ficou muito importante.

Quarta-16/12 17:00h Masp!

No xadrez qd se percebe uma abertura involuntária no sistema defensivo adversário a única opção lógica é forçar essa brecha. Fechar 2015 agrupados e em vantagem é fundamental.

Messias Franca de Macedo

DIÁLOGO ENTRE UM ÂNCORA E UM REPÓRTER AO VIVO NA BANDNEWS

– ‘Repórter ao vivo na Avenida Paulista’, como está, aí, a movimentação de pessoas no protesto a favor do impeachment?
– ‘Âncora fulano de tal’, a previsão do tempo prejudicou um pouco a presença de manifestantes. Houve uma ameaça de chuva – que não se concretizou (!) -, então muita gente não veio!
– ‘Repórter ao vivo na Avenida Paulista’, as pessoas estão portando muitos cartazes, muitas faixas? E esses cartazes pedem alguma coisa a mais além da deposição da presidente Dilma Rousseff? Há cartazes pedindo, por exemplo, a saída do presidente da Câmara dos Deputados?
– ‘Âncora fulano de tal’, não, não há cartazes pedindo a saída do presidente da Câmara dos Deputados ou outro tipo de reivindicação. Só há cartazes pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff…

Sim, lá isso é jornalismo, siô?!

PQP

ÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚúúúúúúúú

    Maria Aparecida Jubé

    Sim isso é jornalismo, é o jornalismo manipulativo que a mídia golpista implantou no Brasil, para mamar eternamente nos cofres públicos sem nenhum problema, povo manipulado aceita qualquer coisa, pois quem pensa por ele é a mídia que o domina, com suas mentiras, sua empulhação.

RICARDO

Nada além de bolsonaretes, e do velho Batman de Irajá, quá, quá, quá! Patéticos!

Julio Silveira

Por mais que os golpistas digam o contrario, eles serão cada vez mais identificados como tal. Sem lero lero de patriotismo, quando se trata apenas de partidarismo e corrupção unilateral. Cultura democrática é o que o Brasil precisa para se tornar de fato respeitado. Aos poucos os cidadãos vão acordando para a manipulação que leva o país, eles juntos, para a bancarrota. Criando facilidades ao entreguismo dos canalhas.

walter pastori

No dia 16 proximo e o dia das passeata dos brasileiros democratas e que querem o bem do pais, valos la gente brasileira vamos mostrar pra direita mediocre de quem e esse pais.

Laura

Venceu a Democracia! Não vai ter golpe!

Mauricio Gomes

Nojo do PIG, praticamente está convocando os midiotas fascistas para comparecerem às micaretas coxinhas. Enquanto isso, escondeu as ocupações das escolas em SP, as marchas das mulheres contra o CÚnha e agora esconde a ocupação da UERJ contra o sucateamento da universidade. Se por ventura acontecer um golpe, o povo deve empastelar esses veículos golpistas por traição à pátria.

Deixe seu comentário

Leia também