Bonifa: Batman, Sininho e o teatro do absurdo nas ruas do Rio

Tempo de leitura: 5 min

por Bonifa, em comentário no blog

Sininho [Elisa de Quadros Pinto Sanzi] parte de uma tribo de jovens que não cabe chamar de anarquistas, nem de trotskistas, nem de qualquer outra denominação política conhecida. Há muitas tribos como esta em todo o Brasil, ajuntamento informal de jovens que querem gozar uma liberdade semelhante à dos antigos hippies, enquanto também querem ser protagonistas de uma suposta revolução que não tem teoria revolucionária.

Aliás, abominam qualquer teoria política, como foi a princípio no movimento estudantil francês de 1968.

Não queremos nos estender na análise destes grupos, de resto matéria para estudo especializado de fôlego. Mas estes jovens estão ainda a confundir limitações familiares com opressão do Sistema, embora não saibam o que é o Sistema e nem sequer sonhem que de certa forma pertencem ao Sistema, já que acreditam na força do voluntarismo individualista, exatamente como o Sistema quer que seus jovens acreditem.

A tribo de Sininho é mais ou menos assim, gente jovem que quer mudar o mundo mas nem sonha em saber o quanto isto seja difícil, embora tenha optado por viver nas ruas pregando abertamente seu pequenino ideal mal formulado.

Estas tribos trazem a simpatia da juventude para seu idealismo tão abstrato quanto supostamente abrangente. Natural que qualquer cidadão contribua para as atividades, artístico-culturais-políticas, de tais jovens.

Quais são estas atividades? No caso do Rio e da tribo de Sininho, promover hapennings teatrais no centro da cidade, como o evento “Mais amor, menos capitalismo”, ou como a tal ceia de Ano Novo com os moradores de rua na Cinelândia.

Estas ações são postas em vídeo na Internet e têm alguma repercussão.

Impossível não compreender que cidadãos comuns podem perfeitamente contribuir com isso de modo espontâneo e desinteressado, muito embora tenha havido contestação forte por parte de alguns cidadãos que chamaram a atenção dos integrantes da tribo de Sininho, apontando para a alienação supostamente politizada de seu movimento e pelo perigo de que pudessem ser manipulados pela direita, como se vê neste vídeo, onde o Batman colega de Sininho é peitado no centro do Rio.

Para completar o teatro do absurdo, entra em cena uma senhora muito perturbada, típica pessoa de cabeça feita pelas mirabolâncias fascistas de nossos inacreditáveis blogs da Extrema Direita.

A performance dela neste vídeo nos faz pensar que talvez a extrema direita da Internet já tenha ganho a batalha da informação pela rede, e fez ótimo trabalho de preparação para a objetivação de um golpe da direita, seja na marra ou no assalto furioso à disputa eleitoral.

Estas tribos de jovens , de pouco tempo, talvez um ano, para cá, têm se aproximado do PSOL, e têm sido bem recebidas pelo partido.

Não poderia ser de outra forma. Jovens assim dão um alento de juventude e liberdade que a ala formal do partido já não possui, com seu rancor de um esquerdismo ranzinza e às vezes francamente hostil a outras agremiações progressistas, já que tem colocado o alvo de combater o Governo federal muito acima do alvo de combater as injustiças e a desigualdade social.

O Psol, embora sem qualquer ligação formal com tais jovens, é preciso acentuar esta observação, tem se renovado com sua aproximação, parece um novo partido cheio de vitalidade cultural e artística. Mas no próprio desabafo de Sininho contra companheiros de tribo que estão se comportando mal, desabafo fartamente veiculado pela mídia, ela fala que vai, como todos, votar nulo. E que concorda com a posição da tribo que seria a de usar o Sistema contra ele mesmo, ou seja, usar os políticos, do Psol, claro, para detonar a política formal do Sistema.

Na tribo de Sininho há, é óbvio, contabilidade para as doações. Isto é necessário para um mínimo de organização. Mas também deve ter funcionado como fonte de atritos, porque como falava Trotski, quando se trata de repartir valores ou bens, a tendência é a de que quem reparta seja mais generoso consigo mesmo e com quem lhe seja simpático, mesmo que se trate do mais idealista dos grupos humanos.

A tribo de Sininho com certeza absoluta não é a única a agir nas manifestações do Rio. Há outras tribos, de conexão mais ou menos tênue entre seus membros.

E os black blocs não são obviamente a tribo de Sininho, embora a tribo de Sininho tenha sido, por algum momento, parte dos black blocs. Só quem quer confundir a opinião pública pode espalhar que os black blocs sejam uma organização única.

E é bem provável que a contabilidade da tribo de Sininho tenha em algum momento servido para o transporte e a alimentação de jovens determinados que fariam a segurança de movimentos de rua, a princípio contra os ataques da polícia.

Desde o movimento estudantil da época da Ditadura existem estas tais brigadas de segurança e defesa nos movimentos de rua. Gente forte e sem medo.

Agora, quem participou dos movimentos nas ruas, pôde ver em dado momento estes rapazes mascarados pedirem passagem orgulhosamente pela multidão: “abram alas para o Exército Popular”.

Pediam passagem para se posicionarem na vanguarda da passeata, para enfrentarem ou desafiarem a polícia, protegendo os integrantes da passeata de alguma violência policial.

Até aí, tudo bem. Mas apenas para ilustrar o fato com a experiência, sabe-se que na época da pré-Ditadura, gente infiltrada pela direita insuflava a ponta de lança das manifestações de rua, voltando-a no sentido de um quebra-quebra generalizado nos centros das cidades.

Estudantes incontroláveis saiam quebrando a princípio os escritórios de agências políticas americanas, depois, o comércio em geral, o transporte coletivo e tudo que estivesse pela frente, gerando um sentimento de insegurança nos transeuntes e nos trabalhadores do comércio e fazendo perder-se o apoio da população aos movimentos de rua.

A mídia então entrou em campo para responsabilizar o Governo Federal pela baderna.

Esta foi uma das maiores bandeiras que a direita empunhou para acionar os militares, com o propósito inicial de dar fim a uma impressão generalizada de descontrole total do país, um sentimento de caos gerado pela famosa “baderna” e pelos “baderneiros” e amplificado mil vezes pelos órgãos de comunicação de massas. E então sobreveio a Ditadura, a princípio recebida com alívio pela classe média apolítica e pela grande mídia conservadora.

Ninguém se iluda, há demasiadas semelhanças do atual momento brasileiro com aquele da época pré-ditatorial. Tão demasiadas que é impossível que não tenham sido ambas as situações geradas no mesmo ventre golpista.

A revista Veja e o jornal o Globo procuram criminalizar o Psol como responsável pelas atuais badernas, mas procuram mais do que isso.

A Veja quer confundir a tribo de Sininho com o próprio Black Bloc, como se não soubesse que black bloc não é uma organização única e formal.

Mostra uma tabela de doações para a tribo de Sininho, efetuada para um determinado evento de rua, como uma prova da doação de pessoas e autoridades para a baderna do “movimento Black Bloc”, uma única e poderosa organização criminosa que seria responsável por toda a violência dentro dos movimentos de rua no país, embora na mesma matéria fale do evento público, em espaço cego.

Sabendo que a Veja e as organizações Globo são o braço midiático mais forte do golpismo em curso, resta saber o que desejam objetivamente com isso, já que seus movimentos são todos milimetricamente calculados.

Desejam detonar um partido político de esquerda, o Psol? Não, deve ser mais até que isso, mesmo porque sabem que o Psol tem muitas vezes funcionado como auxiliar importante em projetos e propósitos políticos da direita. Mas sempre podem falar que o Psol é comunista e que isto o aproxima do governo comunista que querem atingir em cheio.

Desejam acabar com a violência nas manifestações e sair em plena paz com uma réplica da marcha da família com Deus e pela propriedade privada? Talvez.

Talvez queiram dar por findo o cenário das violências nas manifestações e proporcionar tranquilidade aos coxinhas para que eles se divirtam no centro das cidades à noite sem correrem qualquer perigo.

Desejam enfiar fundo na percepção psicológica dos cidadãos que o país está sendo vítima de organizações criminosas de comunistas, que visam espalhar a desordem e implantar um regime de terror no país acuado e assustado, sem que os governantes, eles também comunistas, possam, saibam ou queiram dominar a situação de caos? Com toda a certeza.

Leia também:

Blogosfera em surto: Sobre o valor de protestar no Brasil e na Venezuela


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Antonio

Se mandarem para o SUPREMO E FOR COLOCADO NUMA VOTAÇÃO OS MINISTROS IRÃO CONTRA O ROJÃO DIRÃO, ESSE ROJÃO NÃO DEVERIA ESTAR ALI MAIS ESTANDO ALI ELE MANISFESTOU A VONTADE DE EXPLODIR COM CERTEZA DIRÃO QUE ATÉ A ESCOLHA DO CINEASTA SANTIAGO FOI DO ROJÃO caros amigos se os caras que julgam um processo do tamanho do mensalão e colocam culpa na faça-me rir colocam a culpa na não formação de quadrilha caramba mais de 2 com a mesma intenção e cometem o mesmo crime isso é o que, já sei isso é não formação de quadrilha então a CULPA É DO ROJÃO é do rojão ele sim é o grande culpado e que se faça justiça e soltem esses 2 meninos hahaha meninos, SENHORES qualquer menino sabe que um rojão mata, o que tem que ser observado não é que morreu outra pessoa em manifestações, que o deputado esta envolvido ou não, que a sininho pagou ou não, que a polícia estava lá ou não, que fulano estava desempregado ou não, se são jovens ou não que o advogado defendeu a milícia ou não o que precisa ser observado é que esses DOIS SÃO ASSASSINOS o resto não tem pressa, O ELIAS MALUCO MATOU O TIM LOPES COM REQUINTES DE CRUELDADE, QUAL A DIFERENÇA ELES MATARAM O SANTIAGO O RESULTADO É O MESMO ELES MATARAM UMA PESSOA, NÃO INTERESSA ELES MATARAM UMA PESSOA SÃO DOIS ASSASSINOS E FIM DE PAPO, PIMENTA NA MORTE DO OUTRO E REFRESCO.
Espero que sejam condenados a morte a que pena não existir pena de morte e nem uma masmorra para jogá-los e jogar a chave fora. E tenho dito.

Antonio

Boa noite
E aí ninguém fala nada, cade os BLACK BLOC, o Brasil se calou e os petistas eleitos pelos insatisfeitos até então, agora acredito mais insatisfeitos ainda, estão sendo soltos gradativamente, esses MINISTROS que votaram a favor dos criminosos do mensalão estão dando um diploma de idiota para o povo brasileiro, tenho a mais absoluta certeza não demora muito o SR MARCOS OU MARCUS ESTÁ MAIS PARA “MARCO” VALÉRIO seja beneficiado afinal é ele o bicho de sete cabeças realmente é mais um “MARCO” na história do Brasil, acho o maior barato a cara de pau dos eleitos e de seus eleitores tá tudo provado de todas as formas filmado, fotografado, com testemunhas, com provas documentais dinheiro em cuecas, em contas no exterior e vocês srs MINISTRO QUE VOTARAM A FAVOR DOS CARAS DE PAU ACREDITAM que não é preciso uma quadrilha para efetivamente colocar em pratica todo esse enredo faça-me o favor , e você fanático eleitor não enxerga que alguém no seu juízo perfeito vai mandar dinheiro para contribuir com a caixinha para pagar uma multa de um criminoso que de certa forma contribuiu com a morte de não sei quantos brasileiros talvez até de alguém da sua família e você vai lá e da dinheiro, será que checaram a origem dessas doações.

Bonifa

Os jovens franceses produziram tudo, depois de um primeiro momento, em 1968. Mas nos referimos, claramente, aos primórdios da revolução estudantil de 1968, não às suas consequências finais. Nas reuniões de estudantes franceses era proibida qualquer postura formal, inclusive era proibido fazer discursos. “Nós estamos fazendo uma revolução contra os discursos”, diziam eles.

Aracy

Sininho, em breve, deverá posar pelada para a Playboy. Até aí, previsível. O assustador é a ausência de povo – povo de verdade – nas ruas em peso para interromper a marcha golpista que claramente avança dia após dia. Só o MST está pulsando vivo neste país?

Hélio Pereira

Manifestantes “independentes”,Black Blocs,Sininho e sua Tribo,Revista Veja,Estadão,Folha de SP,Globo,BAND,SBT,PSTU,PPS e PSOL no fundo são tudo “Lesma Lerda”,acabam servindo apenas aos interesses da DIREITA,muito embora se digam “Anarquistas,Esquerdistas,Defensores da Liberdade de Imprensa,Revolucionários…” este pessoal não passa de Massa de Manobra inconsciente ou no caso da midia CONIVENTE.

    Rodrigo

    Faltou citar a TV do bispo, tão manipuladora quanto as redes que você citou.

    Ou não se pode falar dela por aqui?

Nathan

Não acho que seja possível compreender a juventude com tanto desdém pela juventude… O texto trás vários pontos bons, como distinguir partidos e grupos de jovens como a Sininho, mas trás também uma total incompreensão desses grupos. O que vejo é muito alguém que, provavelmente, têm uma vivência de esquerda mais ligada à esquerda institucional e que não consegue entender o caldo de influências anarquistas/socialistas libertárias/marxitas heterodoxas que obviamente cresceu muito na juventude de uns 15 anos pra cá. Como muita gente se faz, confunde essas referências com despolitização, manipulação da direita, blá blá blá. É um pouco um conflito de gerações, acho.

José X.

Mais um artigo tentando livrar a cara do PSOL, linha auxiliar do PSDB…

Elvys

Azenha, é para rir ou pra chorar com tudo isso? Se fantasiar de personagens norte-americanos – sininho, batman, (por onde anda o capitão américa?) Cantar musiquinha da globo. Até onde observei, são na maioria jovens de classe média. Se comentou que a periferia não tinha participado das manifestações em junho de 2013 e percebi isso em uma delas aqui em São Paulo, antes de revogarei o aumento das tarifas de ônibus, metrô. Aliás, com as constantes falhas no metrô, está no mínimo estranho que não ocorram manifestações cobrando soluções para tudo isso. Vai ver que os ‘apartidários’ não precisem do metrô após um dia duro de trabalho…

luiz mattos

Mais um texto esclarecedor de Bonifa.

marcosomag

A “diversidade” de “tribos” é apenas manobra diversionista. O que há é a manipulação dos cordéis dos anseios dos jovens por lideranças treinadas e financiadas por ONGs do tipo OTPOR/CANVAS, “terceirizadas” pela famigerada CIA para desestabilizar governos que não seguem à risca as políticas ditadas pelos EUA.

Existiram movimentos Black Bloc na Bolívia em ações dos arruaceiros da Union Cruceña, na Venezuela contra Chavez, no Egito contra Mursi.

Hoje, estão no Brasil, na Ucrânia (apoiando os grupos que querem um acordo econômico/político/militar suicida com a UE), na Tailândia (CONTRA A REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES pois a atual Primeira-Ministra, que realizou reformas sociais que diminuiram a pobreza no país, certamente venceria.

A Dilma deve dar uma lição de democracia nesta gente, garantindo o direito de reunião e combatendo os violentos com a Lei, sem exageros autoritários como quer a direita que, de forma oportunista, tenta votar uma lei anti-terror no Congresso Nacional.

    Luís Carlos

    Oportuna referência a OTPOR/CANVAS. Não sei se esse grupo específico está relacionado a OTPOR/CANVAS, porém, as manifestações de 2013 deixaram muitos rastros disso, com Anonymous e Black Blocs, vídeos em inglês e toda organização com camisas iguais, máscaras iguais, dizeres iguais, em todo Brasil, concomitantemente. CANVAS sempre age de acordo com interesses geopolíticos dos EUA, fragilizando governos em países que interessam politicamente, economicamente e militarmente aos EUA e seus rentistas e capitalistas de setores produtivos que saqueiam e dilapidam riquezas desses países. Há esclarecedor vídeo na web chamado, creio, negócio da revolução, em inglês.

Gilson Marques Evangelista

Os partidos e seus políticos só são de esquerda até assumirem o poder. Depois tudo vira a mesma coisa, o Governo.

Leo V

Importante ler e divulgar:

O Jogo dos “7 erros” do advogado do chefe da milícia

1 – Como é do conhecimento de todos, o advogado que caluniou Marcelo Freixo – tentando ligá-lo aos rapazes que jogaram o rojão que matou o cinegrafista da Band – foi advogado de Natalino Guimarães, ex-deputado estadual no Rio de Janeiro e miliciano cuja prisão foi fruto da CPI das Milícias, comanda por Freixo. Hoje (13/02), o advogado novamente partiu para o ataque afirmando que partidos políticos pagam 150 reais para pessoas participarem de manifestações. Uma clara insinuação para comprometer partidos como o PSOL e, por consequência, o próprio Marcelo Freixo. A atuação desse advogado até o momento é muito suspeita.

2 – No sábado se apresentou na polícia Fábio Raposo, suspeito de ter repassado o rojão para a pessoa que o explodiu durante o protesto. Em depoimento ele afirmou que quem acendeu o explosivo foi Caio Souza. Ou seja, no linguajar popular, caguetou para aliviar a sua barra.

3 – Estranhamente o Jonas Tadeu, advogado do Fábio, assumiu também a defesa do Caio. Isso é algo completamente absurdo. É absurdo porque não existe na história do direito um sujeito dedurado contratar o mesmo defensor do sujeito que o dedurou. E isso ocorre não por razões pessoais, mas sim porque as teses de defesa são conflitantes. Um acusado, para reduzir a sua pena ou até para ser absolvido, vai tentar comprovar que a responsabilidade pelo ato criminoso é do outro. Por isso é absurdo que ambos sejam defendidos pelo mesmo profissional, pois, sendo a tarefa do advogado a de usar todos os meios para defender os interesses de seus clientes, isso se torna impossível se o interesse de um conflita com o interesse do outro.

4 – Hoje, durante entrevista para a Globo News, o Jonas Tadeu diz que o Caio estava planejando ir para o exterior e que ele o demoveu dessa ideia. Isso é outro ABSURDO. Um dos motivos que embasam as prisões preventivas é justamente o receio de que o acusado fuja. A função de um advogado que esteja realmente interessado em defender o seu cliente é tentar soltá-lo o mais rápido possível. Ao afirmar que o Caio pretendia fugir ele liquida com a possibilidade de um eventual habeas corpus ser concedido.

5 – O cúmulo do absurdos foi a forma como o Caio foi preso, o que mais uma vez joga suspeitas sobre o verdadeiro interesse do advogado. Os dois delegados afirmaram na coletiva de imprensa, e o próprio Jonas confirmou na Globo News, que foi ele quem avisou à polícia o local em que o Caio estava foragido. Palavras do delegado Fernando Veloso, “a intervenção do advogado, fazendo contato direto com o Caio, com o apoio da namorada dele, possibilitou que a equipe que era conduzida pelo Dr. Maurício chegasse ao local do paradeiro dele antes das equipes de busca”. O Dr. Maurício é o outro delegado que investiga o caso.

Perceberam o escândalo? É comum que um advogado oriente seu cliente, o qual possui mandado de prisão expedido contra si, a se entregar. Mas isso JAMAIS se faz dizendo para a polícia o endereço no qual ele está escondido. Isso se faz indo com ele, de tarde, até uma delegacia. Vocês devem ter visto o vídeo da prisão do Caio. Foi humilhante. Ocorreu de madrugada, enquanto ele dormia em uma pousada. Além do advogado, estava presente no momento da prisão, a polícia e uma repórter da Globo. Vejam o que disse o delegado Maurício Luciano na coletiva hoje, “o Caio, quando nós encontramos ele, estava extremamente acuado, assustado, com muita fome, disse que estava a dois dias sem se alimentar, também não dormiu, estava em um cômodo muito pequeno, em uma pensão no município de Feira de Santana (…)”. Não precisa ter conhecimento jurídico para saber que se a função do advogado é zelar pelo interesse do seu cliente, ele deveria primeiro ter ido ao encontro do Caio antes da polícia. Devria ter levado alimentos para ele, depois ter conversado e o orientado o que dizer e o que não dizer e enfim acompanhá-lo até a delegacia. Jamais ter ajudado a investigação e muito menos não fazer nada para impedir que a repórter tentasse entrevistá-lo no momento da prisão. Sequer houve pedido para que ele não fosse algemado. Todo advogado criminalista sério requer a polícia que não algeme o seu constituinte. Com um “defensor” desses ninguém precisa de inimigos!

6 – A afirmação de que o Caio recebia 150 reais para participar de manifestações é um desastre para a defesa. Pode ser bom para a luta política contra o Freixo, contra as manifestações, etc. Mas para o acusado, e é dever do defensor defender o acusado, essa informação é catastrófica. Gera uma qualificadora caso ele venha a ser condenado. Homicídio já dá uma pena alta. Homicídio por motivo fútil (receber 150 reais) dá uma pena ainda maior.

7 – O advogado mora no Rio de Janeiro. O Caio estava foragido em Feira de Santana, na Bahia. O Caio é extremamente pobre. Questionado pela apresentadora da Globo News, o Jonas disse que estava advogando de graça e que estava bancando do seu bolso a passagem de ida e volta para a Bahia. Muitos advogados já defenderam pessoas sem lhes cobrar nada. Mas mesmo aqueles que são simpáticos a causas políticas e que têm relação com os militantes dos movimentos sociais, no mínimo iriam pedir para serem ressarcidos por seus gastos com passagens aéreas, por exemplo. Por que ele, que já deixou claro que não apoia as manifestações de rua, faria todo esse sacrifício para atuar no caso? Ele justificou que o Fábio Raposo é amigo dos estagiários do seu escritório. Mas e o Caio? De onde ele tem relação para que se sinta obrigado a atuar de forma tão abnegada?

http://juntos.org.br/2014/02/o-jogo-dos-7-erros-do-advogado-do-chefe-da-milicia/

Fabio Silva

Mais do mesmo. Primeiro, ouvi dos coalizionistas* que manifestantes e manifestações existiam para derrubar a Dilma.

Mas, agora diz o texto: “Mas sempre podem falar que o Psol é comunista e que isto o aproxima do governo comunista que querem atingir em cheio”.

Ou os coalizionistas* estão mudando o discurso, dizendo que a velha imprensa ataca os manifestantes (e o PSOL) para derrubar a Dilma (!). Ou ele está se referindo ao Governo de Sérgio Cabral é que é o tal governo comunista que devemos defender. Isso também não seria estranho uma vez que Orestes Quércia, também do PMDB, era chamado pelo MR-8 de “O Grande Timoneiro”, tal qual Mao Tsé-Tung.

De uma forma ou de outra, registre-se o ridículo.

(*) Todo coalizionista é governista. Mas nem todo governista é coalizionista. Coalizionista é o governista defensor raivoso da coalizão, que chama a Sarney, Fernando Collor, Renan Calheiros, Kátia Abreu e cia. de “companheiros” ou faz parte da base desses oligarcas (que estão no governo). Qualquer crítica aos coronéis é rechaçada pelo coalizionista como tentativa de derrubar o PT, e o PT ainda não entendeu que ele é um veneno entrando em suas veias.

De Paula

´Chega a impressionar a semelhança dos movimentos de protesto e das chamadas midiáticas, em todos os países recentemente convulsionados. Segue-se rigorosamente a mesma receita de bolo; aqui, na Venezuela e na Ucrânia. Uma pequena analogia: Em 1962, O Presidente eleito, Jânio Quadros, condecora Che Guevara e meses depois renuncia, acusando as “forças ocultas”. Agora, a Presidenta Dilma visita Cuba e na prática oferece o seu desbloqueio, com financiamento de um grande porto para exportação de seus produtos para o mundo; ato contínuo, alastra-se um movimento midiático, sem precedentes, visando desconstruir seus principais projetos, e o Mais Médicos, um de seus mais importantes, tem uma campanha detonadora, abertamente apoiada pela CIA. A mídia direitista, (que redundância)nunca foi tão unida no projeto de sua desestabilização. Tem gente rindo e comentando: “Para cair, basta um sopro”.

    De Paula

    Retificando; onde se lê 1962 leia-se 1961.

jose carlos lima

o psol me lembra a Irmandade Muçulmana no Egito que foi parar na prisão tão logo os milicos retomaram o poder, e os blacks blocs egipcios sumiram do mapa né

Anarquista Lúcida

Cúmulo da alienaçao, ainda cantam musiquinhas de propaganda da Globo… Chega a dar pena.

FrancoAtirador

.
.
Muito bem arrazoado e fundamentado o artigo do Bonifa. Sigo nesta direção.
.
.
Foi o blog do Reinaldo Azevedo, o mais visitado por fascistas do braZil e do exterior,

que disseminou a tal tabela de caridade de Natal dos Meninos Perdidos na Terra do Nunca,

como se mentirosamente fosse uma ‘lista de doadores dos Black Blocs’,

inclusive ofendendo a honra e a imagem de um delegado e de um juiz,

além de, entre outros, dois vereadores do PSoL do município Rio de Janeiro.
.
.
Revista Veja transforma planilha de doações em ação de Black Blocs

Por Patricia Faermann

(http://jornalggn.com.br/noticia/veja-transforma-planilha-de-doacoes-em-acao-de-black-blocs)
.
.
A ‘colombiana paraguaia’ Ayala quer afastar do pedaço a extrema esquerda violenta,

com o objetivo de reconquistar a hegemonia perdida pela extrema direita nas ruas

e deixar o espaço livre aos Barts e às Lisas Simpsons do Feicibuquistão,

que no momento estão recolhidos, encolhidos e assustados com a situação.

Se a Ayala obtiver êxito, o que virá depois poderá ser a Venezuela de agora.

A diferença é que os ‘maduros’ daqui mandam prender os manifestantes de esquerda por terrorismo.

Enquanto lá são presos os reais articuladores, promotores e executores do terror golpista.

(http://www.psuv.org.ve)
(http://www.telesurtv.net)
.
.

    Fabio

    Perfeito. Tb me agradou muito o resumo do Bonifa. Como complemento, vale dar uma olhada no perfil que a Globo2, a RBS, se apresou em fazer da tal Sininho. Com contorcionistas de “reportagem” como uma entrevista que ela parece não ter dado:

    — Vim de uma família de petistas — costuma falar ao justificar o engajamento.

    — Sempre estive ao lado dos movimentos sociais e dos professores. Mas como sou muito intensa, acabei descuidando com os estudos — confidencia a amigos.

    — É bonito o carinho que tiveram comigo — diz aos amigos.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Vincular a Fadinha de Copacabana aos BBs,

    na manchete, foi a maior manipulação.

    (http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/policia/noticia/2014/02/quem-e-sininho-a-ativista-que-virou-personagem-nos-protestos-dos-black-bloc-do-rio-4419794.html)
    .
    .

Lafaiete de Souza Spínola

Azenha,

Por quê tanto controle nos comentários?

Não mudei o meu perfil!

    Conceição Lemes

    Lafaiete, não vetamos nenhum comentário seu. Não sei o que está acontecendo. Nossas sinceras desculpas. Se quiser, por favor, reenvie os comentários. abs

Paulo Figueira

O que o texto expõe, só não vê quem não quer

Josélio farias

…os cães estão latindo, babando e mostrando os dentes. Terão força para morder???????

Fernando

Muito antes Jango ou o comunismo tivessem qualquer relação com a tomada de poder que milicos fizeram em 1964 no nosso país. O que ocorre agora é bem diferente de tudo mas possui relação com o que ninguém deseja admitir. O sistema de representação democrática ruiu tanto e tão profundamente que hoje uma Sininho ou Black blocs falam e são mais importantes ou ouvidos/lidos do que aqueles que nem deveriam dar margem para que eles simplesmente existissem… E isso era a tônica do 1964 nas ruas naquela época…

Fernando

****”Ninguém se iluda, há demasiadas semelhanças do atual momento brasileiro com aquele da época pré-ditatorial. Tão demasiadas que é impossível que não tenham sido ambas as situações geradas no mesmo ventre golpista.”**** Vale a leitura do livro do uruguaio Rene Armand Dreyfuss, 1964 – A Conquista do Estado para todos perceberem como o que se adianta é o que já está na frente hoje.

Urbano

Foi numa dessas que o sáurio perdeu a cabeça…

CB

A diferença é que a Dilma não é o Jango, que nem comunista chegava a ser. Não nego a possibilidade de um golpe, mas esse tal golpe iminente vem servindo, há alguns anos, para a dita “esquerda” dividir-se entre acrítica (ou mesmo conivente) e pirracenta (como alguns posicionamentos idiotas do PSOL) diante da total “endireitada” (na Carta Capital, com muita sorte, você achará o eufemismo “guinada mais conservadora”) desse governo.

    Felipe

    Realmente, essas análises maniqueístas reduzem a esquerda a isso, acrítica ou pirracenta. Qualquer esquema que saia disso dá um nó… eu já fui chamado de governista, psolista, trosko, liberal, tucano.

    Os governistas têm que aprender a receber críticas e os psolistas têm que ser um pouco menos idealistas. Mas até lá, a velha imprensa deita e rola com essa esquerda.

Deixe seu comentário

Leia também