Três razões pelas quais o pedido de impeachment é inconstitucional

Tempo de leitura: 3 min

Cunha-02-12-2015-013

Foto: Lula Marques/Agência PT, via Fotos Públicas

 Objeções jurídicas ao impeachment

Do Congresso em Notas – Laboratório de Estudos Mídia e Política/IESP/UERJ

Há muitos questionamentos sobre a constitucionalidade e a legalidade do recebimento do pedido de impeachment ontem, pelo presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Os deputados Paulo Pimenta (PT-RS), Paulo Teixeira (PT-SP),Wadih Damous (PT-RJ) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) ajuizaram ações no Supremo.

Como sintetizou o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em entrevista hoje, há três linhas de argumentação jurídica na defesa do mandato de Dilma, a seguir explicadas.

DESVIO DE PODER

O Presidente da Câmara recebeu o pedido de impeachment horas depois de o Partido dos Trabalhadores ter anunciado que votaria pela admissibilidade do processo pela cassação de Cunha no Conselho de Ética. Trata-se de uma retaliação explícita. Os poderes decorrentes de uma função pública, entretanto, não podem ser destinados a vinganças pessoais ou para evitar um processo contra si próprio. O recebimento de um pedido como esse deve ser baseado em critérios jurídicos e políticos consistentes, e não foi o caso. O Ministro do STF Marco Aurélio Melo já confirmou essa posição. Até mesmo um dos autores do pedido de impeachment, Miguel Reale, disse ter se tratado de “chantagem explícita”.

RITO DO IMPEACHMENT

O primeiro ponto questionável é a falta do direito de defesa prévio anterior ao recebimento do pedido de impeachment. A Lei nº 1.079/1950, que regula o impeachment, é anterior à Constituição de 1988. A Constituição prevê uma série de garantias procedimentais (como o direito ao contraditório) que não seriam devidamente contempladas pela Lei.

Além disso, nem a Constituição nem a Lei dão ao Presidente da Câmara o poder de receber a denúncia sozinho.  Apenas o Regimento Interno da Câmara afirma isso. E, como sublinhou o Ministro Teori Zavaski na liminar que deu em outubro suspendendo o rito de impeachment, o artigo 85 da Constituição Federal “submete a cláusula de reserva de ‘lei especial’ não apenas a definição dos crimes de responsabilidade do Presidente da República, como também o estabelecimento das correspondentes ‘normas de processo e julgamento’.”

Há outros pontos obscuros, como o critério de definição da proporcionalidade na formação da Comissão Especial. Por essas discrepâncias entre o regimento, a lei e a Constituição as liminares do STF suspenderam a eficácia da questão de ordem em que Cunha definia o rito do impeachment. Cunha, posteriormente, revogou a questão de ordem. Mas de qualquer forma Cunha não poderia receber o pedido até o julgamento de mérito pelo Supremo.

MÉRITO

Existem várias objeções ao mérito do pedido de impeachment – centrado nas “pedaladas fiscais”. A primeira delas é que justamente ontem o Congresso aprovou o PLC 5, que permitiu ao governo devolver as “pedaladas” de 2014. A proposta aprovada previu o abatimento de até R$ 57 bilhões para compensação dos pagamentos atrasados.

A Comissão Especial da OAB criada para dar parecer sobre o impeachment, por sua vez, decidiu que no mérito o impeachment é inconstitucional. São três argumentos:

1) a decisão proferida pelo TCU, na sua função de órgão auxiliar do Poder Legislativo, não bastante para firmar um juízo definitivo sobre as a ponto de sustentar, autonomamente, a recepção de um pedido de impeachment;

2)  práticas ocorridas em mandato anterior não podem levar ao impeachment no mandato subsequente;

3) as supostas irregularidades cometidas por Dilma não indicam um grave comportamento para justificar a responsabilização do agente político. Para a Comissão, não se aponta prova de existir um desvio de conduta revelador de improbidade, com enriquecimento ilícito, por parte da governante. De acordo com o relatório, as supostas irregularidades fiscais “teriam como motivo a garantia de saldo em contas do governo com dispêndios em programas sociais (Bolsa Família, Abono Salarial, Seguro Desemprego, Minha Casa Minha Vida, Sustentação de Investimento etc.), não para usufruto pessoal, com apropriação privada de recursos do erário”.

Do Congresso em Notas – Laboratório de Estudos Mídia e Política/IESP/UERJ


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

abolicionista

Perfeito, perfeito. Só uma coisa… desde quando a Constituição brasileira significou algum entrave para direita oligárquica? Os donos do poder mandam e desmandam, limpam a bunda com a Carta Magna. Isso aqui é terra sem lei. Manda mais quem pode mais.

Romanelli

Politicamente ..convenhamos ..se DILMA não tiver 1/3 da CÂMARA pra barrar o processo ..a bem do BRASIL, melhor cair fora
.
Agora, se ganhar, ela sairá mais forte e a oposição mais debilitada e responsabilizada pelo fato do país ter perdido 1,5 anos da sua vida econômica
.
em tempo – eu estou trabalhando com a hipótese de que a Lava Jato não vai trazer novidades sobre a presidanta

Romanelli

Que ela cometeu CRIME de RESPONSABILIDADE eu não tenho nenhuma nenhuma duvida
.
..mas hoje ela esta empossada por um processo eletivo, e não por um referendo
.
..assim, não há como se falar em “continuação de mandato”, mas em se pensar na imunidade
.
..esse mandato de agora é OUTRO, um aonde ela desfruta temporariamente de imunidade (art 85, 4 parágrafo) qual seja, o ACERTO de contas por todas as suas diabruras, que PRECISA vir, se vier, tem que vier mais tarde, pós 2018)

FrancoAtirador

.
.
Os 3 Deputados do PT, Paulo Pimenta (RS), Paulo Teixeira (SP) e Wadih Damous (RJ)
.
pediram Desistência da Ação no STF, depois que o Processo foi Distribuído a Gilmar.
.
(http://jornalggn.com.br/noticia/pt-desiste-de-acao-no-stf-para-barrar-impeachment-apos-gilmar-virar-relator)
.
.
Comentário do Orlando2, no GGN:
.
“Qualquer Sistema Judiciário Sério do Mundo,
se veria em Posição Vexatória com essa Retirada.
Foi uma Declaração Inequívoca da Descrença pela Parte,
de Justa Prestação Jurisdicional.
A Suspeição é Flagrante.
A Produção de Chicana era uma Certeza Cristalina.
Isto por um Ator Social Importante.
Contra um Membro da Mais Alta Corte.
Realmente o Judiciário é um Poder
em Estado de Inanição, de Apodrecimento!”
.
(http://jornalggn.com.br/comment/794973#comment-794973)
.
(http://jornalggn.com.br/noticia/pt-desiste-de-acao-no-stf-para-barrar-impeachment-apos-gilmar-virar-relator)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Pensaram que era só isso?
    Então olha o que o Gilmar fez:
    .
    Mendes Rejeita Desistência
    e Nega Pedido de Liminar
    Contra Impeachment
    .
    (http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-12/mendes-rejeita-desistencia-e-nega-pedido-de-liminar-contra-impeachment)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    COLEGIADO COM JUÍZES SOB SUSPEIÇÃO
    .
    Não foi à toa que houve Aviso para não ajuizar no STF, no Momento.
    .
    Agora, as Decisões dos Relatores Celso de Mello e Gilmar Mendes
    .
    vão servir à Mídia Jabaculê e enfraquecer politicamente o Movimento.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    O Processo na Câmara
    .
    é Estritamente Político.
    .
    No STF, é Jurídico-Político.
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Não aprenderam que não se leva a Disputa para o Território do Oponente.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Só resta agravar e torcer para que o Juiz Suspeito
    remeta o Processo a Julgamento do Pleno do STF.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Fundamentação para Eventual Recurso:
    .
    (http://jornalggn.com.br/noticia/o-pedido-de-impeachment-do-ministro-gilmar-mendes-por-sergio-medeiros)
    .
    .

    abolicionista

    Caro Franco, já estou começando a achar que o melhor é Dilma cair atirando, entregar os golpistas e começar um movimento de retomada da democracia a partir das ruas.
    .
    Não entendo, por exemplo, por que Dilma ainda não disse em alto e bom tom que se trata de um “golpe”. Ela evitou o termo, por quê? Não entendo porque não trazer toda a verdade à tona agora que a barraca já nem tem mais pau pra chutar.
    .
    Li ontem uma reportagem no Le Monde Diplomatique em francês com uma porção de informações erradas e de omissões. Por que o governo não está procurando denunciar o impeachment aos organismos internacionais. Estou achando a postura do governo muito suspeita.
    .
    Enfim, permanece o jogo dos bastidores. Se o governo Dilma deixar claro que o que está em jogo é a disputa entre os interesses do povo e os interesses dos ricos, ela conseguirá todo o apoio popular de que precisa. Podem dizer que é populismo, porque, antes de ser populismo, é a mais pura verdade. Dilma tem que vir a público e explicar que esse golpe é para acabar com o bolsa família e para privatizar a Petrobrás. Quero ver quem é que tira ela de lá depois disso…

Messias Franca de Macedo

PT não cede à chantagem de Eduardo Cunha e recupera a dignidade

O analista político Paulo Vannuchi comentou o acolhimento de pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff pelo presidente da Câmara Eduardo Cunha.

https://soundcloud.com/redebrasilatual/sem-ceder-a-chantagem-de-cunha-pt-recupera-sua-dignidade

Messias Franca de Macedo

Cientistas políticos entram na campanha contra o golpe

Por jornalista Miguel do Rosário
03/12/2015

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.ocafezinho.com/2015/12/03/cientistas-politicos-entram-na-campanha-contra-o-golpe/#comment-134207

Messias Franca de Macedo

Leonardo Boff: um eticamente desqualificado, um delinquente político, manda a julgamento uma mulher íntegra e ética

POR FERNANDO BRITO · 03/12/2015

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: https://leonardoboff.wordpress.com/2015/12/03/um-eticamente-desqualificado-manda-a-julgamento-uma-mulher-integra-e-etica/

Deixe seu comentário

Leia também