As disputas nas quais seu coração vai tremer

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

Baseado em conversas de bastidores:

1. Primeiro turno na campanha presidencial? Depende do crescimento de Marina Silva, detectado inclusive pelo Vox Populi, mas não somente. Muitas vezes esses fenônemos eleitorais de última hora nem são captados pelas pesquisas. Se ela crescer sobre os indecisos, tudo bem. Mas se crescer sobre o eleitorado de Dilma Rousseff, teremos segundo turno. Não se pode esquecer, ainda, que PT e PCdoB — especialmente os dois — dispõem de uma militância aguerrida. E a máquina do PMDB, que peso terá na hora decisiva? Pelo jeito só saberemos mesmo na noite de domingo, especialmente quando é impossível medir o peso da exigência dos dois documentos no Norte e no Nordeste. Mas a tarefa da oposição (de tirar uns cinco milhões de votos da Dilma, calculam os petistas) é gigante.

2. O crescimento de Aloysio Nunes pode tirar Netinho do Senado? As acusações publicadas na Folha são sinal de que o PSDB faz essa aposta.

3. Da mesma forma, as acusações publicadas em Veja e O Globo contra os irmãos Ciro e Cid Gomes podem estremecer a relação da família Gomes com Tasso Jereissati? O senador ainda lidera com folga, mas perdeu a vantagem esmagadora sobre Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT). Na pesquisa mais recente, do Vox, eles aparecem respectivamente com 48%, 34% e 31%.

4. Osmar Dias está em crescimento no Paraná e pode ameaçar Beto Richa.

5. A reeleição de Paulo Paim ao Senado, no Rio Grande do Sul, ainda corre riscos, apesar de o PSOL ter retirado um dos candidatos para dar apoio ao petista.

6. A mãe de todas as batalhas pode acontecer entre Arthur Virgílio (PSDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) no Amazonas. Ela está na liderança das pesquisas, mas Virgílio é um político experiente e tem a máquina que pode fazer a diferença nos dias finais.

7. Os itens 5 e 6, especialmente, fazem toda a diferença para o projeto do PT de ter algum tipo de conforto no Senado.

8. Para a Câmara o PT tem certeza de que terá no mínimo 90 deputados (hoje são 79), mas os mais otimistas falam em mais de cem.

9. A grande dúvida do PSOL é se conseguirá reeleger Ivan Valente, em São Paulo. Mas a polarização entre Dilma-Serra deve diminuir o partido.

10. Nacionalmente, o PV sai maior desta campanha e parece ter conquistado uma sólida base de jovens urbanos, essencial para futuro crescimento.

11. Segundo turno em São Paulo? Os dois comícios finais de Lula no estado (um esta noite, no sambódromo) deixam claro que existe esta possibilidade. Acho que o debate na Globo será decisivo. Se a eleição for para o segundo turno com a presidencial decidida no primeiro, o desembarque de Lula e Dilma em São Paulo complicará a vida de Geraldo Alckmin. Se a eleição em São Paulo for definida domingo, com a presidencial em segundo turno, a dobradinha Alckmin-Aécio pode dar esperança a Serra.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fernando

Num sistema presidencialista é impossível um político como o Plínio ser eleito presidente, não que ele não tenha competência para isso. O Problema são as coligações, não se governa sem coligações. Ele não aprovaria nem o orçamento anual. O PSDB e o PT conseguem porque são partidos que sabem corromper outros partidos. Claro em nome de um "projeto nacional e do interesse público”. Os fins justificam os meios. Isso é no Brasil inteiro! Há muitos interesses, que não são amor à pátria, tão pouco, acreditar num projeto e sim projetos pessoais e egoístas. Imagina o Serra ou Dilma eleitos e resolva investir pesado, como nunca se investiu nesse país, na saúde pública e na educação? Das duas uma: vai ser assassinado (a) ou sofrerá um impeachment, afinal de contas, os poderosos planos de saúde não querem uma saúde pública que funcione bem e o mesmo ocorre na educação, escolas publicas boas para todos, é uma utopia. “Eles” não deixariam.

Filipe Rodrigues

As previsões de bancadas estão todas erradas, o PMDB dificilmente passa dos 90 deputados, o PT chegará próximo dos 120 deputados. Desde 1990 a bancada do PT acompanha as pesquisas de preferência partidária do eleitorado (em 90 o PT tinha 8% de preferência partidária e elegeu 6% dos deputados, em 2006 o PT tinha 18% de preferência do eleitorado e elegeu 16% dos deputados, em 2010 a popularidade do PT beira entre os 30 e 25% o que daria próximo de 120 cadeiras no parlamento). Eu aposto nesta tese, inclusive tive a curiosidade de pesquisar no site do TSE e analisar todas as candidaturas federais de todos os estados, O PT tem as candidaturas mais expressivas e o PMDB depende de puxadores de votos. No Senado, o PT tem tudo para eleger perto de 20 senadores.

Carlos Fochesatto

O Senador Paulo Paim não corre risco nenhum, ele continuará senador, podem ficar tranquilos, será o mais votado e não estou exagerando não.

    samuel melo

    Pensando bem, caro Carlos, retifico minha previsão! Conversei com dois amigos do RS que não são petistas, e eles me falaram que a eleição de Paim é bastante provável!!!

    De fato, é só imaginar grande parte dos votos do Genro indo pro Paim! Já seriam suficientes para elegue Paim!!!

    Tal fenômeno (voto casado) costuma ocorrer com o PT! Assim está sendo na Bahia!!!
    Tal circustância não ocorre com os tucanos!!! Alkimin em SP aparece bem a frente do Mercadante, porem o Aluisio, candidato ao senado pelo PSDB está bem atrás de Marta e netinho!!!

    Assim, concordo com você e mudo o que escrevi acerca do Paim!
    Paim serpa eleito assim como Ana amélia do PP!!!

    Aline

    Ana Amélia quando tem uma Abgail é difícil de aturar. Os gaúchos podem acordar a tempo e dar Paim e Abgail.
    Vamos fazer por onde.

IV Avatar

Vamos combater o "Setembro Negro" mas se vier o segundo turno tudo bem, vamos de "Outubro Vermelho"
http://josecarloslima78.blogspot.com/2010/09/os-7

    Aline

    Segundo turno dá espinhela caída e unha encravada , segundo o povão aqui no RJ. E a voz do povo é a voz de Deus!
    Eleição se ganha no voto, livre e consciente. Estamos em campanha e quatro dias é coisa à beça, pra quem tem determinação e bota fé na inteligência popular!
    Nada de morrer na praia! A luta política está emocionante. É lutar voto a voto,até o último voto ser digitado na urna!
    É impressão minha ou tem gente incentivando baixo-astral nos blogs progressistas? Os trolls voltaram com nova técnica? A gente vem para os blogs progressistas para ver vamo que vamo e animação e está encontrando muito chororô. Isso é coisa de gente de direita. Progressistas constroem vitória e lutam com alegria e garra.

ValmontRS

Encontrei um excelente artigo do Prof. Gustavo Binenbojm, publicado em 4/9/2005, intitulado

MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, PLURALISMO E DEMOCRACIA DELIBERATIVA.
As liberdades de expressão e de imprensa nos Estados Unidos e no Brasil.

Para quem tem interesse no debate sobre a democratização da comunicação, vale muito a pena dar uma olhada.

Formato para download: http://www.mundojuridico.adv.br/cgi-bin/upload/te

Ou em html: http://www.mundojuridico.adv.br/sis_artigos/artig

Sobre o autor:
Professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da UERJ e de Direito Constitucional da EMERJ.
Master of Laws (LL.M.) pela Yale Law School (EUA).
Mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito da UERJ.
Procurador do Estado e Advogado no Rio de Janeiro.

M. Izabel L. Silva

Num guento mais. Vou enfartar. Com toda miséria que o PIG tem feito, o PT vai sair fortalecido desta eleição. Isso não tem precedentes na história da humanidade. O PIG tá ferrado. A propósito, pobre anda muito bem "documentado" por que é mais visado pela polícia. Rico e remediado só se preocupam com os cartões de credito …

El Cid

No dia 22 de julho do ano passado, José Serra deu uma entrevista à Rádio Gaúcha, na cidade de Porto Alegre. Ao invés de utilizar o espaço para debater idéias e propostas, o tucano preferiu lançar calúnias contra o PT.

Durante a entrevista, Serra afirmou com todas as letras que o PT é ligado às FARC

O candidato demotucano parece não lembrar que existem Leis no Brasil e agora acaba de ser intimado para explicar as declarações desastrosas.

cesar

Quando os votantes em Marina perceberão que votando nela ,como terceira via, estarão levando o Serra para o segundo turno.

Zé Cabudo

O Pimentel de Minas, o Fernando (PT), caminha para uma ultrapassagem na última reta, em cima do Itamar Franco (PPS). Só não se sabe se ela ocorrerá antes ou depois da bandeirada.

Fernando

Eu como mineiro tb espero sem muitas esperanças até os últimos instantes q o eleitorado do meu estado saia da sua eterna letargia ao quase só fazer escolhas pouco espertas q têm condenado o estado a um eterno atraso economico ( o q seria da propaganda do Aécio sem a China a comprar o minério de ferro!), espero q deixem o tio Anastásia de lado pq é burrice fazer oposição ao governo federal, Minas já perdeu feio com FHC e o PSDB no poder e agora parece q tb perderá a oportunidade de ter uma relação privilegiada com o governo federal. Mas essa é a mentalidade reinante e quem estiver incomodado tem que ir mesmo, como disse o Humberto Werneck um dia, pelo caminho do aeroporto. Certas coisas parecem q foram criadas para não ter conserto e nem pespectivas futuras. Pelo menos q não se prolongue a chatice até o segundo turno, com esse asco q é esse horário eleitoral, q se resolva logo no primeiro mesmo e pronto!

Leider_Lincoln

Aqui em Goiás, igualmente. Nem "moleques" saem de casa sem, pelo menos, título, RG e CPF na bolsa… Aliás, há algum lugar do país em que as pessoas não cultivam o saudável hábito de não levar os documentos na carteira ou na bolsa?

luiz otávio

Valeu ou, mais formalmente, obrigado.

João Batista

Aqui no Amazonas a ternura vai vencer a truculencia,Dilma tera a maior votação proporcional em todo país tal qual o presisidente Lula teve na ultima eleição e a Vanessa vai derrotar a vergonha dos amazoneses arthur neto!!! É 13 é 656,ate a vitoria sempre!!!

    mariazinha

    Êta povo inteligente e preparado! Realmente é emocionante e dá gosto ver como o Estado do Amazonas é politi zado e já descobriu o que é melhor, para o Brasil.
    Parabéns a esse povo brasileiro!

Marco

Nossa Azenha, vc está estressado!! Recomendo um passeio por São Paulo, (fora dos bairros nobres). Daí vc imagina a cena pelo resto do Brasil. Dilma será eleita batendo nos 60% de votos válidos. Os "datafolhas" da vida vão querer dar uma sobrevida a Marina, mas sem chances. Ninguém vota na Marina, talvez apenas as classes médias do Rio e de Brasília. Espero que o povo não entre em paranóia com pesquisas datafolha e ibope. Eles vão forçar a barra agora. No Domingo as pesquisas de boca de urna já voltam à realidade dos fatos e começarão a apontar a vitória folgada da Dilma.

    Jairo_Beraldo

    Tudo são hipoteses. Mas o verdadeiro motivo deste estresse que acometeu também ao Azenha, é a tão propagada bala de prata, que supostamente o terrorista Ali Kamel pode disparar na sexta a noite. Aguardemos.

Fabio_Passos

Será que ainda dá tempo prá uma arrancada final do Plinio?

    Renato Lira

    Não,

    Fabio_Passos

    Mas nós temos pelo menos 50 motivos para mudar isso.

    "50 motivos para votar no Plínio" http://www.plinio50.com.br/noticias/443-50-motivo

    …aqui segue alguns:

    "
    16. Por ter assinado compromisso com os movimentos de reforma urbana e reforma agrária durante a campanha;

    17. Por ter assinado compromisso com a plataforma programática da infância e adolescência da Fundação Abrinq.

    18. Por defender a união civil entre pessoas do mesmo sexo e ter assinado compromisso com a luta LGBT;

    19. Por denunciar a falta de democracia nestas eleições, também cometidos pela grande imprensa;

    20. Por defender a auditoria da dívida pública, com suspensão do pagamento dos juros e amortizações, controle do fluxo de capitais e do câmbio, com subordinação do Banco Central (BC) ao Estado e taxação progressiva das grandes fortunas (acima de R$ 2 milhões);

    21. Por defender da reestatização da Vale; contra as privatizações, em especial a dos Correios (não à transformação da EBCT em Correios do Brasil S/A);
    "

    ValmontRS

    Plínio só "arranca" votos de Dilma.

Souza

Marina parece traíra, Marina discursa como traíra, Marina se alia com traíra, Marina age como traíra, mas não se enganem: MARINA É TRAÍRA. Passar para um hipotético segundo turno ela não vai. Tudo que ela quer nessa reta final é cuspir na guela de Lula.

    Márcia Aranha

    Rarará… As aparências NÃO enganam…

mouro

Azenha mostra o seu preconceito contra o nordeste. Ele acha que as pessoas não tem documento. Pensa que é um bando de selvagens. Tem a mesma opinião do PIG.

    Uélintom

    Então, para você, quando a pessoa não tem documento, é porque ela não quer ter, é um selvagem. Você faz uma crítica que não é nada mais do que o outro lado da mesma moeda. A mesma coisa com sinal trocado. Você não considera que o acesso a esse nível de cidadania (certidão de nascimento, rg, cpf, título de eleitor) é motivo de grande atenção por parte de coronéis e de uma elite escravagista. Controlar isso é muito importante para as elites de regiões com altos índices (percentual relativo) de trabalho informal. Nos grandes centros, as elites exigem esses documentos, por diversos motivos. Perceber isso não é crime. Crime é culpar o oprimido pela opressão que sofre.

samuel melo

Vai acontecer o seguinte:
1) Dilma é eleita no 1º turno! A petista terá uns 54% dos votos válidos!!!
2) Netinho e Marta eleitos senadores de SP!
3) Cid é eleito no 1º turno! Tasso deve ganhar, com Eunício (PMDB) em segundo!!! Obs: A diferença não será a demonstrada pelos institutos de pesquisa! A última esperança, da dobradinha Eunício-Pimentel é que saia uma pesquisa essa semana indicando uma diferença de uns 5% de Tasso pra dobradinha!!!
4) A situação do Paraná é a mais complicada!!! Aposto no segundo turno!!!
5) Paulo Paim não consegue a vaga pro senado!!
6) Vanessa Grazziotin derruba o ''Artur Neto"!!!
7) PT vai ter conforto no senado, terá a 2ª bancada, facilitando o trabalho da Dilma!!!
8) PT fará entre 95 e 100 deputados!!!
9) Ivan renova seu mandato!
10) PV cresce, mas o maior vencedor será, tirando o PT e o PMDB, o PSB!!!
11) SP tem 2º turno

    Cornélius/Londrina

    "A situação do Paraná é a mais complicada!!! Aposto no segundo turno!!!"

    Samuel,

    Aqui no PR não haverá 2º turno. Quem ganhar maioria dos votos leva…pq? Pq os demais candidatos juntos não somam 1%.
    Por isso o desespero do Beto Censura não deixar divulgar pesquisa e mandar a Istoé se retratar, pq disse que o Osmar Dias virou a desvantagem inicial.

    Será de parar o coração. Contra o PSDB (Beto Censura) meu voto será 12, Osmar.

    heraclitus fracus

    Direto da praia de Arembepe na Bahia, o paranaense de Angulo, refugiado por uns 30 anos , vai rogar aos céus para que a maldição tucana não caia sobre nosso velho e querido Paraná!!!

    Renato Lira

    Assino embaixo.

    Carlos

    é uma coisa assim tipo "Mãe Diná"?

    samuel melo

    ehuehuehe…Domingo nós veremos!!

    Em relação ao item 3, amanha sai a pesquisa do senado aqui no CE!!!
    Tasso deve estar na frente, mas tudo indica que eunicio-pimentel já estão a poucos pontos do Jereissate!!!

    paulobueno

    pra SP ter um segundo turno
    toda a militancia vai er que suar sangue nestes 6 dias restantes
    vejo o pessoal da campanha do MERCADANTE muito sossegado,sem vontade
    quase ninguém sai as ruas para fazer campanha ou pregar um adesivo num carro
    ou dar uma bandeirinha pra crianças ,aqui pelo que eu vejo nas regiões centrais
    e zonas norte,leste de SP acho que está havendo corpo mole de muita gente
    nos diretorios estão cheios de materiasi de campanha,mas ninguém se habilita a distribuir
    incrivel isso.

    joao

    Ce tá redondamente enganado Samuel pelo menos no RS. Aqui vai dar sim Paim e é mais que provavel em primeiro.

    samuel melo

    João, torço por isso!! Rigoto roda então???

S. Alves

Concordo com a Ana. Não vamos subestimar a inteligência do povão.
O pobre sempre foi cuidadoso com seus documantos por questão simples de sobrevivência, principalmente aqueles que dependem do Bolsa Familia

Valmir

De minha continuarei a fazer o q venho fazendo nos últimos 10 dias
Das 18:30 até as 20:30, pego minha sacola de propagandas da Dilma, colo o adesivo dela no peito, e vou ns ruas e nas casas tentar conquistar cada voto como se ele fosse decidir a eleição.
Não há pesquisa q possa mudar isso.

    Antonio Gomes

    Somos dois

    ValmontRS

    É nóis :]]]
    Isto é o que funciona, parceiros: MILITÂNCIA.
    Conversar com os amigos, colegas, vizinhos, família, etc. Distribuir material, principalmente a "cola" com os números.
    Vamo que vamo, que agora é reta final para a vitória.

Éverton Pelegrini

Em relação ao segundo turno em São Paulo:

Se confirmado algumas tendencias, a candidatura do Mercadante no segundo turno pode ter uma turbinada jamais alcançada pela oposição aos tucanos em São Paulo.

A vitória de Dilma no primeiro turno, assim como a vitória em primeiro turno de Tarso Genro no RS, Cid Gomes no Ceará (somado a força e peso politico de seu irmão Ciro), Eduardo Campos em Pernambuco (de lavada), Jaques Wagner na Bahia, Cabral no Rio, Agnelo no DF e do Netinho e Marta para o Senado por SP (mais a força de Eduardo Suplicy, atual Senador, que tem boa aceitação até entre a classe média paulista) somados ao apoio de Celso Russomano e Paulo Skaff (também candidatos ao governo paulista) formam um palanque fortíssimo para o Mercadante. Ainda contando com o peso e popularidade do presidente Lula. Imaginem todos eles envolvidos na candidatura do Mercadante.

Outro peso bom para o Mercadante são os 12 prefeitos que o PT tem na Região Metropolitana de São Paulo de um total de 39 cidades (algumas cidades de grande peso: Guarulhos, Osasco e São Bernardo do Campo). Com a ajuda também de prefitos da base aliada e agora também com o PMDB paulista que está pulando fora da campanha do Serra. Alguém já viu o PMDB ser oposição? Acredito que até o PMDB está farejando uma virada do Mercadante. Considere ainda a péssima avaliação que o prefeito Kassab (DEM) tem dos paulistanos e sua imagem associada aos tucanos.

Alckmin poderia ter o apoio de Aécio, mas isso é pouco provável. Aécio Neves estará totalmente empenhado em eleger Anastasia em Minas no segundo turno. Sem contar que o que Aécio menos deseja é que o PSDB paulista se mantenha forte. Até mesmo porque o tucano mineiro não é muito bem visto aqui em SP. Eu mesmo tenho um colega tucano que odeia o Aécio Neves, fala uns absurdos contra o mineiro.

Mas acredito que um diferencial para o Mercadante seria conseguir trazer Marina Silva para seu palanque. Marina está com uma penetração forte entre os jovens da classe média paulista (apesar do PV paulista aparentemente ser uma filial tucana).

    deliciosasinecura

    Eu não contaria com o Russomano nem com o Skaf. Esses votos são ideológicos da direita e, provavelmente, do Alckmin no 2º turno.

    Mas dá para contar com os votos por osmose no próprio Alckmin. Esse cara não tem 50% de aprovação (ou 40%, se for uma pesquisa mais séria) entre os eleitores mas nem que a vaca tussa. Aliás, não fosse o recall na classe média imbecilizada de São Paulo, não teria nem o voto da mãe.

    Eu acho mais negócio ir atrás desses votos. As mentes simplórias dos paulistanos "melhor" preparados são bastante frágeis a um discurso político qualquer. Por isso os tucanos o evitam a todo custo. Deste modo, mantém o cabresto, já que nenhuma pessoa com alguma iniciação política vai defender a direita ou os tucanos ou coisa que os valha.

    Em resumo, fazer a conscientização política (não a doutrinação!) para as vitórias nacionais em 2014 e 2018! Essa agora é decisiva só em São Paulo, Paraná e, talvez, no Pará, onde o PT deveria dar mais força à Ana Carepa. A eleição nacional já era um abraço!

    paulobueno

    pessoal aqui em SP a campanha do MERCADANTE está quase parada
    nos diretorios da zona norte e leste e central ninguem distribui material e olha que temos material até de demais
    mas não aparece ninguém de boa vontade para distribuir na porta das escolas nos bares e nas residencias
    os militantes estão desanimados ou a grande maioria boicotando a candidatura do MERCADANTE
    incrivel a falta de vontade dos Petistas em SP.

Rogério Rais

…Está na hora dessa gente rubra / bronzeada mostrar seu valor..

Léo Costandrade

Eu arrisco dizer que a Marina vai ter um crescimento importante, mas, principalmente sobre as intenções de voto do Serra, os anti-Lula que votam no Serra por falta de opção estão migrando pra Marina, até afiliados do PSDB amigos meus já manifestaram intenção de votar na Marina o que eu rebati com uma gozação: "o destino de anti-petistas é votar em ex-petista de carteirinha", já os indecisos… bom, se nem eles sabem, mas eu tenho a impressão de que não são nem tão indecisos assim, são pessoas que por algum motivo não querem declarar seus votos.

    silvio

    desde há muito tempo encontro eleitores de dilma que me dizem querer votar em Marina mas têm medo de eleger Serra. Muitos deverão arriscar o voto na senadora diante da certeza de que Serra não mais se elegerá. Vamos ver…

    Jairo_Beraldo

    Ia descendo para comentar exatamente isso. Bobagem achar que eleitores de Dilma iriam migrar para Marina Traíra.

Neno Fogaça

Pelo que temos visto na última pesquisa da Vox Populi, Paulo Paim está bem a frente de Rigotto do PMDB e ultrapassou Ana Amélia Lemos, a canditada biônica ao senado. Inclusive já estão vendo esperanças reais de serem eleitos, além do senador do PT, termos Abigail do PCdoB como sua parceira no congresso.

Ana

Continuando….

Entendo válida a preocupação, nunca é demais fica lembrando a todos sobre essa nova exigência, mas já tive experiências em outras eleições e não vejo isso como grande preocupação.

Quanto ao debate de ontem, achei morno e não vejo a atuação de Marina como bilhante ou qq coisa demais, afinal falar é fácil, até pela vivência política dela, difícil é fazer ela dizer como realizará suas metas.

Serra foi totalmente desnorteado pela resposta inicial de Plínio, que mais uma vez demonstrou sua veia tiririca no debate.

Quanto a Dilma, achei sua atuação fraca, com cara de poucos amigos e maquiagem e roupa que dispensa comentários, de tão ruim.
Com certeza votarei em Dilma. Torç para que ela já leve no primeiro turno, pq ontem fiquei realmente cansada desses debates sem graça e que não levam a nada.

M_Lucia

Azenha, em 2006 teve segundo turno, com Aécio eleito em Minas e Serra em São Paulo e deu no que deu… Alckmin teve menos votos no 2º que no 1º…
Tá, agora tem a inescrutável transferência de votos da Marina? Não tinha HH e Cristovam?
Bom, era Lula, mas tb sem PMDB…
Não que dê para relaxar porque pesquisa é igual bumbum de nenê…
Agora, emoção mesmo vai ser a eleição em SP… justamente por conta das pesquisas…

Ana

Olá! Boa tarde.

Nunca postei nada aqui no blog do Azenha.

Sinto-me na obrigação de esclarecer o seguinte: Aqui no NE, a maioria do povo ou quase todo povo pobre que vai as urnas, sempre estão munidos de todos os documentos, pq é hábito andar com sua carteira ou bolsinha (as vezes de eleições antigas) com RG, CPF, Título e até CTPS.

Afirmo isso com muita propriedade, pois sou nordestina e resido no interior do RN.

Sempre observei que o povão vai as urnas levando toda documentação, inclusive já trabalhei como advogada por determinado partido e umas duas vezes como mesária.

    Cícero

    ANA,
    Bastante oportuna e bem colocada essa informação, já que o receio do PT está justamente nisso: que alguns eleitores (calcula-se cerca de 5 milhões) sejam impedidos de votar pela falta do Título. Com a sua informação, vejo que, pelo menos no RN, isso não vai acontecer.

    mariazinha

    Parabéns a esse povo maravilhoso, inteligente e desprendido do NE. Souberam como ninguém, reconhecer em LULA aquele que tomaria nas mãos a reforma do nosso país, o Brasi. Reconheceram, de pronto, AQUELE que veio para tornar nosso país melhor e mais justo. Reconhecem, imediatamente, que só D. DILMA terá a competência necessária para consolidar a obra iniciada e, ainda inacabada pois, se vierem os vampiros e sanguessugas antes da consolidação, tudo sucumbirá ao caos de antigamente e não teremos mais essa oportunidade POIS JÁ NÃO SEREMOS DONOS DE NOSSOS NARI ZES nem o BRASIL será mais nosso.
    AVANTE, POVO BRASILEIRO! O Brasil ainda precisa de nós!
    ANA: UM GRANDE ABRAÇO, seja bem vinda!
    DILMAIS!

    Mariana Andrade

    Muito bem colocado Ana,

    Sou mesária em Osasco, e mesmo por aqui, na região dita desenvolvida, as pessoas mais humildes sempre chegam na seção eleitoral com no mínimo RG e título. É a precaução de quem não quer correr o risco de, por algum motivo qualquer, ser impedido de votar.

Rui de Gouveia

Dramááááááááááááááááááááááááááááááática a reta final do 1º turno!!!!
Hahahaha Tá parecendo aquele negócio de cenas do próximo capítulo…
Abraço, Azenha!! Vamos com tudo na reta final!! Dilma na cabeça!!

João Manoel

O Paim será eleito tranquilamente em primeiro lugar no RS. O vox populi do dia 24 lhe dá 47% e 45% para Ana Yeda Lemos. O Rigoto aparece com apenas 28%.

José Silva

Azenha, lendo o seu comentário sobre o debate e agora este aqui fiquei com a impressão de que vc está querendo testar o ânimo da galera em relação aos candidatos do governo, somente impressão hehehe!!! Da minha parte digo e reafirmo é Dilma, é Mercadante, sem pestanejar. Abs!!!

Silvio

Também achei que o texto parece ter sido escrito pelo galvão bueno …
Qual é Azenha ? … vai murchar a bola de todo mundo na reta final?
Aumenta o volume porque isso aqui é Rock n'roll !!!!

    vitor rocha

    É isso aí Silvio….É HAVE METAL!!!!!!

Antonio Silva

Creio que o povão deveria fazer vigília cívica em frente a sede da Groubo (Tanto no RJ quanto em SP)a partir do dia 01/10/ .
Deveríamos montar acampamentos nesta central do PIG do dia 01 de outubro até o fechamento das urnas e a vitória sacramentada de Dilma .
Chega de manipulações ! Proconsult, Nunca Mais !

Sds.

    Rodrigo Carvalho

    Uma boa colocação…mas isto também deveria ocorrer no debate e no jornal nacional das noites seguintes..

Guanabara

Pô, Azenha, quem é que escreveu esse texto aí? Foi você ou o Galvão Bueno? Haaaaaaaaaaaja coração! rs

Baixada Carioca

[…] Se a eleição for para o segundo turno com a presidencial decidida no primeiro, o desembarque de Lula e Dilma em São Paulo complicará a vida de Geraldo Alckmin. Se a eleição em São Paulo for definida domingo, com a presidencial em segundo turno, a dobradinha Alckmin-Aécio pode dar esperança a Serra.

Nesta sua avaliação talvez se encontre a explicação para o desespero do PIG. Perder nacional e em São Paulo é a maior derrota para o PIG, já que sua principal fonte de recurso estará praticamente esgotada. Só lhe restaria a prefeitura que, dependendo do desempenho do governo Mercadante, correria o risco de não se reeditar em 2012.

Ou seja, precisam jogar tudo, como disse o democrata Jabor, tudo e algo mais (da cintura pra baixo é bola. Pode chutar) que puderem fazer para garantir a sobrevivência deles. A grande preocupação do PIG não é governo de situação ou de oposição; não tem nada que ver com democracia ou pluralidade; mas tem que ver com sobrevivência do próprio PIG. São nos governos demotucanos sua principal fonte de recursos. Já comprovamos isso através do blog osamigosdopresidentelula.blogspot.com.

Hudson Luz

Palpites

A menos de uma semana das eleições, enfim me arrisco a fazer algumas curtas análises (palpites).

Pelo menos nos estados onde acho que as eleições estão mais interessantes.

Continue lendo no:
http://dissolvendo-no-ar.blogspot.com/

laura

ah, não, onda verde? isso é o que quer o Serra e o PiG. Marina Silva não tem condição nenhuma de sutentá-la. É fraquissima.É Dilma na cabeça, o resto é marola e desejo da direita deste país.

    Jairo_Beraldo

    Que venha a marolinha verde..onda, só a vermelha, e não tem pra ninguém!

Laércio Nunes

Haja emoção… mas parece que as coisas melhoraram para o Paim no Rio Grande do Sul. A última pesquisa Vox Populi indicou ele em primeiro, com 47%, seguido da candidata do PP, com 45 e o Germano Rigotto com 28.
O problema de um segundo turno para a Dilma é que ficará parecendo uma derrota; mas não acho que o Serra tenha qualquer possibilidade de vitória num segundo turno.

ruypenalva

Não existe esperança para Serra, nem num primeiro nem num eventual segundo turno, quer conte com Aécio e Alckmin, quer não conte. Agora, a vida de Anastasia e Alckmin vão complicar muito se não ganharem no primeiro turno. Dilma pode não conquistar mais votos, mas pouco vai perder dos que já conseguiu. A estratégia dessa semana na televisão devia ser Lula todo dia. Lula entevistanto Dilma.. Lula se despedindo. Só emoção. Lula devia se dirigir ao eleitor na televisão perguntando: Vcs acham que eu indicaria alguém que não fosse da minha confiança? Lembrem, Lula não perdeu nada em popularidade, mas Dilma está demonstrando ser um pouco carrancuda nos debates: não sorri, improvisa pouco, tem lapsos nos argumentos e isso não ajuda. Dilma anda muito tensa, não sei se é TPM, isso não ajuda. Devia ir ao último debate com taieur amarelo, mas azul se admite, branco é muito de pomba da paz.

Luciene

Caro Azenha, para se ter uma idéia do clima em São Paulo, fui à uma festa de aniversário de crian
ca ontem, aonde encontrei típicos representantes da classe média
paulistana (funcionários públicos, professores, gerentes )
que foram unânimes ao afirmar que não votarão Alckmin. O motivo é a certeza que nada mudará com o PSDB no governo.
O segundo turno por aqui é uma quase certeza, portanto.

    Cícero

    Concordo com você, Luciene, sobre a grande possibilidade de 2º turno aqui em São Paulo. A maioria dos sevidores públicos do Estado está indignada com o governo paulista. Algumas categorias não têm reposição salarial há mais de 3 anos. Os direitos do servidor público, garantidos pela Constituição Paulista, não são respeitados pelo governo tucano. Houve vários movimentos grevistas pela defesa desses direitos, mas o Serra, ao invés de buscar o diálogo com as associações respectivas, preferiu usar a força. Quase todas as categorias (servidores do Judiciário, professores, médicos do DPME, policias civis e militares, metroviários, etc) desaprovam a atitude despótica do governo tucano no Estado de São Paulo, que tem cerca de 1 (um) milhão de servidores públicos, dos quais, a esmagadora maioria tem se posicionado pelo candidato Mercadante. Os votos de cada um desses servidores, somados aos de seus familiares, resultam em milhões de votos a favor do candidato petista ao governo de São Paulo, considerando apenas os votos de dos servidores públicos, sem contar os votos de outros milhões de habitantes deste Estado, indignados com os abusos e a má administração do governos tucano. Sim, Luciene, vai ter 2º turno em São Paulo.

Luiz G. Castro

Quanto ao impacto da exigência do segundo documento para votar, com a divulgação tão precária e confusa minha preocupação aumentou. Quanto a isso enviei a seguinte mensagem ao TSE:
Solicito desta nobre corregedoria apurar quem, ou qual o colégio de iluminados, aprovou uma propaganda que vi na televisão, com um personagem aparentemente italiano que é confundido, num aeroporto, com um aguardado personagem japonês. Não consigo explicar o enredo da trama, pois, me pareceu muito confuso. Se o objetivo de tal peça era justificar a exigência de documento com foto, posso garantir que para mim, que não sou iniciado em sutilezas propagandísticas, só confundiu.

Resta saber a qual público se dirigia a publicidade citada. Há que se questionar a quem produziu e a quem aprovou tal excrecência, se junto com a apresentação desta peça publicitária o TSE enviará um manual de instruções para entender a propaganda.

Marcelo de Matos

A mídia ainda está tentando fazer estrago. Em Tocantins o TRE agiu rápido, abortando uma campanha que poderia interferir no resultado das urnas. O blog do Fernando Rodrigues noticiou: “Aliado de Lula censura imprensa no Tocantins”. O que ocorreu é que o TRE/TO proibiu a divulgação de notícias sobre investigação do MP/SP envolvendo o atual governador do Estado e candidato à reeleição, Carlos Gaguim (PMDB). Pelo que a Folha divulgou até aqui, a investigação do MP/SP abrange três Estados, dois grandes (São Paulo e Minas Gerais) e outro menor (Tocantins). A mídia pretendia fazer carga sobre o governador de Tocantins, que seria “aliado” do Lula. E os outros envolvidos de São Paulo e Minas, quem são? A mídia ia silenciar sobre eles? A investigação do MP/SP é incipiente e truncada, já que o computador que continha possíveis provas foi furtado do prédio do MP em Campinas. Iam fazer fumaça onde ainda não há fogo. E o Lula, mais uma vez, é o “censor” dessa mídia sensacionalista e irresponsável.

Deixe seu comentário

Leia também