Artur Henrique: PSDB tentou barrar circulação da Revista do Brasil e imprensa ignorou

Tempo de leitura: 2 min

porArtur Henrique, no seu blog

O ato político Contra o Golpismo Midiático e em Defesa da Democracia, que jornalistas e movimentos sociais vão realizar na próxima quinta, dia 23, a partir das 19h no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, já está incomodando a grande imprensa.

Colunistas já disseram ‑ e repórteres que estão nos entrevistando hoje sobre o tema dirão amanhã – que estamos organizando o ato em função das recentes declarações de Lula contra a imprensa. Outros já disseram que o governo pretende nos usar, o movimento sindical, para atacar a imprensa.

Nada disso.

Primeiro, a organização do ato foi uma iniciativa do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, após uma reunião entre alguns de seus integrantes, como Rodrigo Vianna, Altamiro Borges, Luiz Carlos Azenha e Paulo Henrique Amorim. A reunião ocorreu na semana passada, muito antes do comício de Lula em Campinas.

A idéia me foi transmitida no início da semana passada, por telefone, pelo Altamiro. Ele, em nome do Barão de Itararé, estava convidando os movimentos sociais a participar. A CUT topou na hora. Motivo: o ato era para responder às novas baixarias que, já sabíamos, a imprensa certamente iria preparar para a reta final da campanha antes do primeiro turno.

Segundo, o ato não é contra a imprensa. É contra o comportamento golpista de uma certa parte da imprensa, que notadamente está trabalhando de maneira árdua para ajudar a oposição ao governo Lula e à candidatura Dilma. Deixando de lado as regras básicas de apuração, abandonando completamente o princípio da pluralidade e apelando a figuras e valores desrespeitosos aos direitos e avanços sociais.

Por fim, lembro aqui de que os partidos DEM/PSDB entraram com uma ação judicial para impedir a circulação do primeiro número da Revista do Brasil, só pelo fato de trazer Lula como matéria de capa. A revista, hoje consolidada após mais de quatro anos, já saía à época com 360 mil exemplares.

Nesse episódio, a imprensa não se comoveu nem protestou contra um suposto ataque à liberdade de expressão.

* Artur Henrique é presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores)


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Neicki

PERFEITO!

Sérgio Pestana

Hoje mesmo desanquei o artiguete do Jaguar, no O Dia. Este saiu de seus cuidados ultimamente tão bobos para criticar o ato de amanhã, lembrando o quanto sofreu com a censura da época quando editava o semanário O Pasquim, sem citá-lo. Fazer uma comparação dessas é, no mínimo, um descalabro monumental. Quer estar de bem com os atuais dono da empresa O Dia. Escrevi, inclusive, que tem pessoas que não sabem envelhecer e que era o caso dele. Ou, então, anda bebendo mal. Figurinha triste e patética. E pensar que aquele semanário e seus colaboradores eram de vanguarda. Hoje, esse seu representante (?), não passa de um puxa-saco da mídia de esgoto.

ValmontRS

Não consegui verificar a procedência da notícia abaixo:

TV BANDEIRANTES SOB RISCO DE FALÊNCIA

A origem dos ataques de difamação, calúnia e injúria feitos pela Rede Bandeirantes de Televisão contra organizações empresariais concorrentes é um calote multimilionário do grupo comandado por João Carlos Saad, também conhecido pela alcunha de Johnny. As dívidas da TV Cidade, apenas uma subsidiária da rede, são estimadas em R$ 680 milhões. São seus credores os governos federal e estaduais, fornecedores e ex-funcionários. Efetivado o leilão judicial, a emissora perderá seu único ativo – a rede de fibras óticas, que comprou e não pagou – e ficará sem condições de fazer frente às suas obrigações com credores, colocando em risco de falência a própria TV Bandeirantes.

    Marta Oliveira

    Essa matéria é capa do JB ONLINE hoje. Isso é que dá se unir com a Rede Esgoto…

    Regi

    Será que o empregado carlos nascimento, aquele que entrevistou a Dilma,. ficará desempregado?
    O Mitre?
    O Bóris?
    O Boechat?
    Se forem, certamente ganharão emprego na óia, como o augusto nunes.
    Se merecem.

    O JUIZ

    Mas não é só a Bandeirantes.
    Tem muita coisa ainda não explicada no Reino Global.
    Lembram da história do PROJAC ?
    Se passar um pente fino, não escapará quase nenhuma emissora.
    Todos estão pela boa e sabem que mais um Governo do PT poderá quebrá-los.
    Há uma razão maior para essa sujeira toda que estão jogando no ar?

Gilberto Marotta

iiiii… Se for procurar, tem muito mais coisa, dá pra montar uma página, Azenha! Olha como o PSDB preza a Liberdade de Expressão:
Juiz diz que é censura prévia suspensão de futuras peças da CUT http://www.ojornalweb.com/2010/04/29/juiz-diz-que
PSDB consegue liminar para suspender jornal da CUT http://www.fsonline.com.br/lermateria.asp?id=6294
E por aí vai… (Observe que tem até tentativa de CENSURA PRÉVIA, Azenha!)
O problema dessa gente é que eles acham que só rico tem direito à liberdade de imprensa. O homem simples, trabalhador, tem apenas a liberdade de ler o que eles escrevem e concordar.

    juarez

    Já ouvi de alguns,desses fiéis tucanos ,que pensam até em criar uma lei anti-blog,então diremos,como eles são,qdo a expressão não bajula o jenio.

Marat

A impren$$$a brasileira está inovando: acabou de criar a LSI – "Liberdade Seletiva de Informação", a LPI – "Liberdade Partidária de Informação" e a ACI – "Auto-Censura de Informação"
Eles, na verdade, em meu conceito, fazem parte do MSE – Movimento dos Sem Ética…

    juarez

    Realmente fizeram,criaram até um auxílio para alguns setores da impensa,eles criaram o bolsa civíta,olha qta astúcia,tem esse jenio brasileiro.

Zé Roberto

Pessoal: Vamos mobilizar todos os cidadãos brasileiros com brio e coragem na defesa da democracia, da liberdade de expressão, tentando levar o maior número de pessoas amanhã no Sindicato dos Jornalistas. Vamos mostrar aos pigs que o povo esta atento e não vai deixar que o "golpe" prevaleça desta vez. Vamos levar os amigos, a namorada, a mãe, pai, vizinhos e…………………. Quero ver a grande imprensa não cobrir o protesto……..
Até lá………….

Baixada Carioca

"Temos que ter uma economia forte, temos que ter avanços na segurança, avanços na educação, na defesa das liberdades, que hoje é um assunto que se coloca de forma muito impactante, inclusive da liberdade de imprensa que é a condição para a existência da democracia. Hoje temos uma chantagem sobre a imprensa brasileira. Eu sou um defensor da liberdade da nossa imprensa". Disse o tucano na entrevista ao Bom (?) Dia Brasil.

Que liberdade é essa mentiroso?

Ronaldo

No Paraná, o tucano Beto Richa é totalmente contra a liberdade de expressão.

Está, em conluio com a justissa paranaense, barrando todas as pesquisas eleitorais.

    Carlos

    Se a justissa barra divulgação de pesquisa, recorra à Justiça.

Beto São Pedro

Em 64 eles também se diziam defensores da democracia e da liberdade de imprensa. É só reler as manchetes do PIG à época. Só que desta vez eles não vão levar, como diria o presidente Lula "o povo deixou de ser bobo" !

luka

Eu sugiro que para o dia do movimento sejam feitos caratazes com as capas das principais revistas do Mundo que mostram o Brasil como realmente é.
A do Cristo naThe Economist,é a principal.
Sugiro não colocar as de Lula porque a associação pode gerar problemas.

luiz

Em Minas, o PSDB entrou na justiça eleitoral e foi vitorioso para que fosse recolhido um material das centrais sindicais "relembrando" a passagem de Anastasia pelo governo FHC, nos ministérios do trabalho e da justiça, quando foram perpetradas as maiores maldades com os trabalhadores.
Note-se: eles não contestaram nenhumas das medidas ali denunciadas. Mas a divulgação da verdade.
vejam no link: http://aziasnews.blogspot.com/2010/09/justica-ele

Fábio Venâncio

Quando a imprensa fala em ato contra a liberdade de expressão ,ela na verdade quer dizer ato contra a liberdade de calúnia e difamação.

Francisco

FHC teve maioria parlamentar e ninguém chamou aquilo de ditadura. O cara aprovou a reeleição (não vou nem questionar “como”) porque tinha essa maioria parlamentar e ninguém chamou aquilo de ditadura. Utilizou as prerogativas da lei e fez campanha pelo seu sucessor e ninguém chamou aquilo de ditadura. Perdeu. A possibilidade de, pelo voto democrático, o mandato Dilma ter maioria parlamentar seria “prenúncio de ditadura”? Faça-me uma garapa! Uma das razões pelas quais o PT sempre foi taxado de radical é porque foi o único, ÚNICO, partido radicalmente a favor das eleições diretas, das Diretas Já. A César o que é de César! Se quiser eleger maioria, governe bem. Se não tem competência, que não se estabeleça.

Juro que quando vi o anuncio desse movimento, me perguntei: defender a democracia de quem? Pelo visto, há a democracia de propriedade “deles” e à “nossa”. A diferença entre as duas é que uma, a “nossa”, é composta por 73% dos votantes. Uma minoria raivosa e petulante, portanto…

Quer saber? Cansei!

Ananda

São uns hipócritas e mentirosos sempre. Serra tem toda a mídia nas mãos, até jornalecos de 5º distribuidos gratuitamente pela manhã em vários pontos de São Paulo para atingir classes C e D. Todos eles sem exceção, DESTAK, MTV na Rua, METRO, e demais, repercutem a linha editorial do PIG. Nessa semana vi fila na Paulista para pegarem o DESTAK, que veio com brinde, um pacote de macarrão. Peguei o jornal para ver qual era a sacada: 4 páginas de Erenice e Dilma, etc, etc…A maioria das pessoas jogaram o jornal no lixo próximo, sem nem abrí-lo. Como me irrita ver o quanto Serra subestima as pessoas. É nojento mesmo, me faz querer passar álcool gel na história dele.

italo

Azenha
Veja só esta http://www.midiamax.com.br/view.php?mat_id=723617
Corrupção pega pela PF envolve aliados de Serra em MS.
Tem até video http://www.midiamax.com.br/view.php?mat_id=723566
Ist com certeza merece um post especial

SérgioFerraz

O Brasil acaba com esta máfia-midiática (Globo/Veja/Folha/Estadão) ou a máfia-midiática acaba com a democracia brasileira.

Rita Silveira

O modus operandi desse nicho de pessoas/organizações da mídia, pouco preocupadas com o real objetivo da comunicação social que é manter a sociedade informada com a verdade dos fatos, me faz lembrar aquela fábula do medo, muito difundida pelos senhores da Casa Grande para todos os escravos:“manga com leite mata”. Sabe-se que os criadores queriam apenas impedir o consumo do leite pelos escravos e assim aumentar seus lucros. Até os dias de hoje, esse medo de comer manga com leite ainda domina o imaginário popular. Pois bem. A escravatura acabou mas o estilo “vida de gado” ainda funciona para um sem número de criaturas em posição de guarda, a agir sempre como vassalos e que se sentes felizes em ser agentes e partícipes do autoritarismo dos barões da mídia, a acatar ordens para divulgar inverdades, criar factóides e prejudicar pessoas. Para esses, o Brasil não pode avançar, não pode crescer. Temos que nos livrar desse grupo dos “sem noção” que enlameia a democracia e a liberdade de informação.

João Carlos Biernat

Precisamos de alguém da área contábil para levantar os débitos previdenciários ( INSS, FGTS ) tributários ( PIS, COFINS,CSSL ) e IMPOSTO de RENDA tanto dos jornalões como da REDE GLOBO e VEJA. Acho que teriam o destino dos DIÁRIOS ASSOCIADOS , do velho vigário CHATÔ , que quebraram depois de anos de mais puro jornalismo chapa-branca. E a VEJA deve terminar como a MANCHETE , FATOS & FOTOS , O CRUZEIRO , isto é , no lixo. Antes está passando por uma fase tipo CARAS . Mas mostrar a dívida dessa gente para com o Governo e Povo do Brasil é pertinente , ainda mais agora.
Biernat, de Porto Alegre.

    João Carlos Biernat

    ok , tomara que passe .Valeu amigo.

Antonio- SC

Eles deveriam se fundir e formar o PSDEMB

Rey

A presidente Dilma eleita e o lula recebendo o premio Nobel…

Nesse dia tem que fazer um grande ato publico pelas ruas das grandes cidades Brasileiras pela democratização, desbundarização e etica na midia nacional…

Mostrar a todo o mundo que o Governo Popular do Brasil tem apoio do povo contra esse lixo todo.

Regina

Eles querem a ditadura da expressão. Somente eles comunicando tudo.
Estão se sentindo desnudos, porque a blogosfera mosta as fragilidades, os absurdos, as inconsistências, os abusos….até leitor descobre as falhas e vai em busca do outro lado….divulga para todo mundo… Isso ridiculariza…. incomoda.
Quem manda não trabalharem direito!!!

Mandem notícias para todos os países…..

Mariana Andrade

Excelente publicação!!!
Sou assinante desde 2006.

Bonifa

Sei não… Mídia golpista e imprensa golpista são denominações genéricas que facilmente podem ser transformadas em atentado à liberdade de expressão, por especialistas em baixaria. Tem que ter um foco, tem que dar nome aos bois, mesmo que seja só um boi.

Luis

O P.I.G não é a imprensa informativa e responsável. O P.I.G é uma internacional de mafiosos travestidos de meios de comunicação de massa com a finalidade exclusiva de desinformar, de defender tudo que impede a evolução das pessoas em direção a verdade e a paz. O P.I.G é a expressão da mais brutal ditadura, aquela que não é percebida como tal, aquela que vicia para cegar e matar consciências.

Uélintom

Prática SUPERDEMOCRÁTICA da seção de opinião dos leitores do site UOL. A pessoa posta sua opinião, sem palavrões, sem ofensas, apenas opinião, então, surge a mensagem:

"Aviso
Sua resposta foi gravada, porém só entrará no site após aprovação da equipe Folha.com."

Para quem emprestou suas kombis para os agentes da ditadura, praticar censura voluntariamente é fichinha.

Gerson Carneiro

Pôôôôô…. valeu Smurf Ogênio. Gostei mesmo. Parabéns.
Nessa época eu nem era espermatozóide aqui no Viomundo.

Nelson

Cadê a Dra. Cureau? Doutora Cureauooooooooo? …. O Doutora Cureauoo?
Cadê a OAB? O OAB? OABEEEEEE?… O OAB?

    Baixada Carioca

    Estão tentando barrar o movimento. A dra. deve tá procurando uma maneira de processar o Barão de Itararé de alguma maneira. Blogues sujos e massa não-cheirosa contra essa imprensa golpista? Que horror! Diria PHA.

Klaus

Pq tantos blogueiros progressistas trabalham na Record?

    Guilherme Milani, SP

    Porque a Record não é a Globo!!!

    Gerson Carneiro

    É que os blogueiros que trabalham em outras são proibidos de serem progressistas.

    Wesley

    Pergunta pertinente!!!!!!!!!!

    Leider_Lincoln

    Por que Veja, Globo, Band, FSP, Estadão, RBS só contratam o que vendem: atraso. A Record das emissoras em operação, é a mais antiga do Brasil e não consta que ela, ao contrário das supracitadas, patrocinou, pediu, mentiu para ou emprestou vans para ditaduras.

    Carlos J.Ribeiro

    Na Record, o jornalista pode analisar, raciocinar, e no fim, informar sem tentar convencer o tele-espectador(nossa!!!). Por isso eles se destacam na blogosfera. Cá pra nós: v. imaginaria um Bonner, um Waack, um Casoy, um Garcia, uma Cantanhêde, uma Leitão na Record? Não conseguiriam articular uma frase com sujeito, verbo e predicado. Iriam confundir bife de caçarolinha com rifle de caçar rolinha.

    Mauricio Luz

    A Record não é maravilhosa. Mas é preciso pensar estrategicamente. Na sua luta por espaço nas telecomunicações optou por ( no momento) por se diferenciar nas notícias: passou a mostrar outro lado que não o do conglomerado PIG (Globo, Folha, Estadão e Cia.). Pode até mudar se e quando crescer. Por enquanto, é uma abertura no bloco do oligopólio que os progressistas ocupam e devem ocupar. Porque blogueiro, como todos nós, precisa receber salário para viver. Oportunidade, como dizem os sábios, é bicho com cabelo só na frente. Se deixar passar, perde.

robledo

Acho um absurdo que vcs tenham que dar satisfação a esta máfia tosca que imprime dejetos em forma de letras. Eles podem fazer o que querem, mentem o dia todo, inventam toda sorte de matérias contra uma candidata que o povo já escolheu e não dão satisfação a ninguém. Os blogueiros e a imprensa independente não precisam de dar resposta a ninguém além de seus leitores e admiradores,pois estes jamais serão levados pela mídia golpista.

vidal

Agora pouco,no intervalo da novlea "Escrito nas Estrelas"da tv globo,foi feito uma chamada pro jn e apareceu a fátima bernardes,a esposa e parceira do "perdão,governador!Descukpa governador!me desculpe governador" o ridículo bonner,anunciou que vão apresentar reportagens em que mostrarão que no Nordeste a distancia entre os dois candidatos é tão grande:porque o PT está comprando votos!haja dinheiro pra tanto voto!E pra tanta reação,já que na tv tempo é muuuuuuuito dinheiro……

Sil

Essa revista se compra em bancas de jornais,ou de que maneira?

Marat

Quer dizer que a "grande" imprensa está incomodada? Eu tenho motivos de sobra para estar muito mais incomodado com ela!
Quanto aos tais colunistas, creio que seja a mesma caterva de sempre: os golpistas, que têm relações carnais com o Pi-És-Di-Bi (aqueles que querem nos transformar em Brazil). Eles vêm com essa argumentação tosca de que a organização se dará em função das declarações de Lula? Que esse governo os irá usar??? Que coisa. Analfabetos eles nao são, burros muito menos, creio que obtusos sejam, mas mesmo o mais parvo dos parvos percebe que eles agem com má-fé e imaginam que podem subestimar a inteligência alheia – rsrsrsrs. O movimento será contra os manipuladores, os malandros, os que recebem dólares para tentar mudar o que é inexorável: a vitória de Dilma. É bom esse bando de mercenários apenas escrever o que seus patrões exigem e deixar a democracia em paz!

Carlos Morelli

Quero ser o primeiro a comprar.
Mercadante já.

easonnascimento

Este é o tipo de democracia que eles entendem. Liberdade de imprensa segundo os interesses dos barões da mídia. Será que eles ainda não enxergaram com clareza que o povo lhes virou as costas. Quando se convencerão que o tempo dos mandos e desmandos capitaneados pelos grandes proprietários de comunicação no país, já passou. os tempos são outros e não aceitamos golpe ou tentativa (dá no mesmo) de alterar a vontade soberana do povo nas urnas.
http://easonfn.wordpress.com

KNeto

Para lembrar. Na ditadura, quando se dizia que algum militar era alguma coisa (ladrão, safado, etc.) vinha logo alguém dizer que se estava atacando as Forças Armadas. Este está sendo o comportamento do "Imprensão" – dizer-se o todo quando é apenas uma parte. Uma parte cada vez menor.

luiz pinheiro

Parabéns pelo ato político e parabéns também pela revista do Brasil, muito gostosa de ler. Aliás, meu sonho é que tenhamos, um dia, um jornal diário, de âmbito nacional, chamado "O Brasil", para concorrer no mercado midiático e substituir esses velhos jornais esclerosados. Aí o cidadão vai poder chegar na banca e pedir: "me dá o Brasil aí".

Paulo C Teixeira

Queremos liberdade de imprensa e liberdade de expressão; mas queremos também a democratização da mídia e a liberalização do mercado de informação. Não queremos que meia dúzia de famílias ricas controlem de maneira oligopolística e cartelizada o nosso direito de acesso à notícia. Por isto, queremos que o governo abra o mercado da comunicação para toda a sociedade, sem nenhuma restrição: MERCADO LIVRE PARA A COMUNICAÇÃO!

Gerson Carneiro

Assinatura anual da Revista do Brasil por R$ 50,00.
Tá lá no site http://www.redebrasilatual.com.br
Vamos fazer essa revista crescer.
Já tô assinando.

    Leider_Lincoln

    Vou assinar também! Se os tucanos foram contra é por que algum valor ela tem…

Gerson Carneiro

Então vamos fazer assinatura da Revista do Brasil também.
Essa massa que não assina a revista Veja pode dar o troco. A revista Veja que anda oferecendo assinatura "pela metade do preço" deseja muito essa massa como assinantes, mas seu compromisso com a Direita torna esse sonho um pesadelo. Então vamos conretizar o pesadelo da revista Veja.

Paulo

O que é assustador nesse clima de golpismo que se abriu no governo Lula é a possibilkidade da estratégia golpista retomar fôlego no mandato de Dilma, apostando na fragilidade da nova presidente. Nesse caso estaríamos diante de uma grave ameaça às instituições democráticas do nosso país e com grande chance de entregar o comando da ação política aos radicais de ambos os lados. Pavoroso !!!

Jairo_Beraldo

Se eles estão se incomodando com um simples ato, com certeza fugirão do país depois de 03/10.

José Manoel

Azenha: coisa de louco, isso! É escancarada a violência do golpismo! Quero ver, agora, essa grande imprensa podre tentar barrara voz da verdade!!!

Yacov

"Cerceamento à liberdade de expressão no olho dos outros é colírio…"

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

Deixe seu comentário

Leia também