Artur Henrique: PIB foi zero porque o governo deu ouvidos ao mercado

Tempo de leitura: < 1 min

Blog do Artur Henrique

O PIB do 3º trimestre foi zero porque o governo errou na mão ao adotar a receita passada pelo mercado.

Infelizmente, não vi nenhum órgão da grande imprensa nesta quarta-feira admitir sua cota de responsabilidade pelo PIB zero registrado no terceiro trimestre.

Sim, o PIB caiu porque o governo deu ouvidos ao receituário do mercado, amplamente defendido pela mídia, de que era necessário cortar gastos – o que invariavelmente leva a cortes de investimentos – e aumentar a taxa básica de juros para combater uma fictícia “inflação de demanda”.

A soma desse receituário causou queda na atividade, com a ajuda da cotação do real frente ao dólar (outro efeito direto das cinco altas consecutivas da taxa Selic ao longo do ano).

Outro reflexo dessa política errada, e que nós da CUT criticamos o tempo inteiro, vai se abater sobre 2012 também, uma vez que as medidas emergenciais que estão sendo tomadas agora, como as isenções fiscais, levam pelo menos seis meses para dar frutos.

Amanhã e sexta-feira a Direção Nacional da CUT, reunida em São Paulo, vai avaliar essa conjuntura e produzir uma análise crítica mais ampla e profunda que esta aqui. Mas, invariavelmente, o resumo da ópera será o mesmo.

Artur Henrique é presidente da CUT nacional.

Leia também:

Paulo Nogueira Batista: Brasil mais forte para enfrentar crise que em 2008


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Morvan

Boa noite.
A Presidente Dilma ouve demais os que torcem contra (malgrado o PT tenha um dos melhores quadros de [bons] economistas), as inúmeras Mirians Leitão (qualquer um do PIG é Mirian leitão).
O único mercado que ela deveria ouvir seria o Walter. Ou seja, quando a turma "que ganha dinheiro com dinheiro" falasse, ela deveria dizer:
– "Desligue Ya"!
O problema do crescimento ou não está no impacto de sermos um país que precisa crescer muito e a uma taxa sustentada, senão a divisão do bolo sofre solução de continuidade. Não é só o PIB. É o pobre, que precisa de políticas de longo prazo.

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

Julio Silveira

Tenho a mesma opinião, quando o BC se deu conta era tarde demais.
Mas com certeza o PIB de muita gente que criticava a queda dos juros cresceu quando ele se elevou e cresce nessa parada economica, não tenho duvidas que sejam os mesmos que vivem cobrando arrocho do Banco Central.

O_Brasileiro

O país ainda sofre com o efeito "Pallocci".
Para quem não lembra, o Francenildo fez um favor ao Lula obrigando a saída do então ministro da Fazenda. Ai então pôde entrar um "desenvolvimentista", o Guido.
Com Pallocci na Casa Civil, seriam mais anos e anos de atraso no país. Dessa vez quem salvou o país foram as "consultorias".

leandro

OK. Se o governo acerta, palmas pra ele. Se erra e dá nisso culpa os outros. Pior crescimento dos Bric's.

    edv

    "Pior crescimento dos Brics!"
    Oooooh!
    China (milenar) hoje é imbatível (e tem um mercado interno de mais de 1,3 bilhões de pessoas)
    Índia (milenar) tem um mercado de 1,2 bilhões de pessoas
    Rússia (milenar), a "outra" potência, economia menor que a nossa.
    E aí vem o Brasil (500 ou 189 anos), crescendo entre 3 a 4%, numa época de CRISE MUNDIAL … mas menos que 3 outros 3 países (ou 4 se AS).
    Óóoóóh!…

    leandro

    Não. Estamos em trigésimo no mundo. Trigésimo. Sabe o que é isso????
    "Com a expansão de 2,1% do PIB em relação ao terceiro trimestre de 2010, o país caiu para a 30ª posição do ranking, que continua sendo liderado pela China, que, mesmo em desaceleração, cresceu 9,1% entre julho e setembro. O Brasil também ficou atrás de todos os países do Brics (grupo das maiores economias emergentes, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A Índia, com expansão de 6,9%, aparece em quinto lugar no ranking, enquanto a Rússia, com 4,8%, é a 12ª. Até a África do Sul, que no ranking do segundo trimestre estava na lanterna do grupo, cresceu mais, 3,1%, e figura no 25º posto agora."
    Até paises europes em crise cresceram mais que nós.
    "A freada do trimestre passado fez a economia brasileira crescer menos que a da Alemanha, que, mesmo estando no epicentro da crise europeia, teve uma expansão de 2,6% do PIB no período. "
    http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/n

Vlad

E se os economistas do governo agiram de moto próprio, independentemente das opiniões do mercado e da mídia, que apenas coincidiram com a sua?
Aí a culpa não é mais dos outros?
Ou continua sendo, porque a culpa é sempre dos outros?

O Maldoror

A Dilma tem que parar de ler a Veja e a Globo news…

augusto

Ué, a mirifica leitão não desconfiava produndamente de desonestidade tecnico-estatística do IBGE?
Agora, que tal se ela e eles festejam resultados de um orgão pouco idôneo?

Pedro Lomba

Quem livrou o Brasil do PIB negativo foi o diabólico agro negócio, se não fosse pela Kátia Abreu o vexame desse governo sem preparo seria ainda maior.

Hildermes Medeiros

Pera, aí! Não existe tanta contradição entre a política econômica do governo e o mercado. Vem sendo tocada uma economia de mercado, ao que sei, não precisamos reivindicar aos demais países do mundo ser reconhecidos como tal, como faz a China comunista. Na economia brasileira, desde Lula e continua com a Dilma, a ação tem sido tão somente suavizar os aspectos mais deletérios do neoliberalismo, aqueles que deixam toda a população, particularmente os mais frágeis, a mercê deste ente, difícil de definir e explicitar, o mercado, que nos governos desde Collor até Fernando Henrique, caminhava para reduzir o Estado brasileiro a uma expressão mínima, sem condições de atender às necessidades básicas do povo, que seguia sem empregos suficientes. Nada mais do que isso: mitigar o neoliberalismo, é o que vem sendo feito. Mesmo assim tem sido bom, que bem expressa o drama que vivíamos. No mais, continua tão vorazmente capitalista, ainda com fortes traços neoliberais. Continua a ciranda financeira que alimenta o rentismo, através da alta remuneração e da indexação, que alimentam os ricos, cujas empresas, quando não atuam no chamado mercado competitivo, onde são livres os preços, têm estes administrados, devidamente indexados. As empresas estatais passaram a operar com o objetivo de maximizar seus lucros, no que tem mostrado eficiência e êxito, mas do mesmo jeito de qualquer empresa neoliberal, retirando direitos dos empregados, reduzindo custos e benefícios da mão de obra, mesmo aqueles conquistados com fortes lutas, que vem acontecendo. Agora mesmo, está em curso a criação de fundo garantidor da complementação da aposentadoria ao teto do INSS, que se espelha na economia privada, direcionando esses recursos para aplicação no mercado financeiro, que nas discussões ainda tentam deixar os servidores, cujas contribuições serão aplicadas pelo empregador, no caso o governo, através de órgão a ser criado que controla integralmente. E pasmem! Consumido o fundo criado e individualizado em nome de cada servidor, caso este ainda viva, propõe-se que terá sua complementação reduzida até o limite do INSS. É, ou não uma gracinha neoliberal? Diga-se de passagem, esta esdrúxula política de complementação ao teto do INSS está sendo implantada nas empresas estatais, num verdadeiro faroeste, com chicanas de toda ordem, inclusive tentando retirar direitos adquiridos. Os servidores públicos ao menos terão estes direitos respeitados, já que as novas regras só se aplicarão àqueles que se aposentarem após a vigência da nova legislação. Por aqui fico. Tem muito mais, como a terceirização, por exemplo.

SILOÉ-RJ

Dilma disse que prefere qualquer tipo de liberdade de expressão à qualquer tipo de cerciamento.
E precisa de escudeiros de conduta ilibada, cercar o PIG com mídias alternativas, para continuar a GUERRA.
Estamos cansados de saber como a mídia joga sujo, e da quantidade de infiltrados.
Nunca se viu uma perseguição tão cruel como essa, contra um governo que faz de tudo para acertar.
Quanto mais eles atacam mais evidênciam os enterêsses contrariados.
Na 1ªeleição de LULA- A militância e o carisma venceram o PIG.
Na 2ª – Os feitos, que não foram poucos, o carisma e a militância alquebrada e diminuida pelo "MENSALÃO".
Na 3ª- Os feitos, o carisma do LULA e a INTERNET, peça fundamental em contraponto ao PIG cada vez mais voraz e inescrupuloso.
E o quê teremos na 4ª???O carisma do LULA, os feitos que não serão poucos da DILMA, a militância fortalecida, a INTERNET, e o PIG e a direita completamente desacreditados. Duvidam???

hiroblues

Mas tem que cortar os gastos. Não a dos investimentos, mas os gastos da máquina pública, os gastos da burocracia, dos supersalários do funcionalismo, dos fantasmas e dos políticos que são contra o enxugamento da máquina!

    Pedro Lomba

    SE isso for feito a maioria desses comentaristas por aqui vai ficar desempregado, entenda isso, eles não estão preocupados com o Brasil, eles estão preocupados com eles mesmo.

Rafael

Me lembro do tom alarmista da miriam leitão sobre a redução da taxa de juros, que o Brasil errou, que a inflação era uma ameaça. Agora tá aí o pib do terceiro trimestre zero, será que a miriam leitão um dia terá humildade para reconhecer que se o governo fizesse o que ela diz o Brasil estaria quebrado hoje.
Governoi não tem que ouvir, considerar o que a imprensa diz, não tem que ouvir jornais, tv o qualquer outro meio. Está claro que a mídia é defensora dos especuladores, do agisotas internacionais.
Ou o governo faz o que o Brasil precisa, o que o povo precisa ou faz o que a mídia quer.

    GilTeixeira

    Se cada vez que a miriam Pigão vaticinou a quebra do país por conta da política ecônomica houvesse ocorrido, hoje estaríamos pior que a Grécia, Espanha e Itália juntos… teríamos uma economia ombro a ombro com o Burundi!

Eduardo Vieira

O governo cortou gasto, para pode baixar os juros, o que de acontecer de agora em diante.

Foi uma atitude válida.

Temos um mercado interno muito grande e forte, e de agora em diante, na minha opinião, a melhor forma de sobrevivermos à crise é cobrar pedágio para quem vem de fora para ganhar dinheiro aqui. Como? Incentivar a construção de fábricas por aqui (tornar a importação pura e simples algo desvantajoso), aumentar impostos de importação, exigir transferência de tecnologia das importadoras, e manter forte nossas leis trabalhistas.

Ou seja, defender o País, mesmo que o PIG continue chamando isso de "Custo Brasil" e de "pesada carga tributária".

Não é tão simples assim, porque se fizer isso, o PIG vai chiar bastante.

    Pedro Lomba

    Você existe mesmo?

marcus_fitz

As tão propaladas análises da economia de mercado e a mãe Dinah são a mesma coisa…

MF

Francisco

Cad~e os sovietes? Todo o poder aos sovietes!

claudio

O unico mercado que conheço é o Mercado Livre! Vende pra caramba!

gilberto silva

Parabens, o governo deve passar a ouvir mais quem trabalha e deixar quem analisa ficar na beira do caminho.

Remindo Sauim

O título parece manchete do Pigs. Zero foi crescimento, o PIB ficou no que já estava antes. Nem sempre crescer é vantagem, pode gerar descontroles. Uma paradinha as vezes é vantajosa. Sabe como é, olhar em volta.

mucio

Por que não consultar os astros? É tão ciência quanto a consulta aos mercados, o resultado já é sabido.

El Cid

será que, enfim, o livro do Amaury saiu ? twitpic.com/7pw3l7#

    SILOÉ-RJ

    Só vendo pra crer!!! Esse aí é o rei dos "abortos".

    Sagarana

    Ouvi dizer que já está quase pronto, sai antes das eleições… de 2018.

    Luiz

    A capa até que está boa. he he he.

trombeta

Oportunismo do presidente da CUT, o governo agiu certo ao tomar as medidas que tomou pois a inflação era uma ameaça concreta à época. A inflação é a maior e verdadeira desgraça do trabalhador porque corrói seu salário e deflagra um efeito cascata que acaba com a economia.

Filósofo do acontecido não vale.

    assalariado.

    trombeta, o que acaba com a economia são as crises cíclicas do capital, da uma olhada no G7. Quanto a inflação, esta, é um câncer contido dentro da própria desgraça capeta-lista que sempre repassa para o preço final das mercadorias a ganância de ganhos do capital e os custos de produção, em nome dos lucros da burguesia capitalista. No entanto, quem sempre paga por isto certamente, são principalmente, o proletariado e os assalariados e, em seguida, a sociedade. Efeito bumerangue. Só quem ganha, são os mesmos de sempre, da uma olhada na ciranda financeira, você já sabe né?

    Saudações Socialistas.

    Pedro Lomba

    Lula e o PT foram contra o Plano Econômico que acabou com a inflação no Brasil, no fundo ele está sendo apenas coerente, eles foram contra o plano de estabilização monetária, se dependesse dessa gente o Brasil estaria vivendo na híper inflação até hoje.

    augusto

    devo discordar, foi demasiado mesmo, foi atendimento politico pra amaciar a Midia suina e no final, este ano da graça de 2011, dava pra ver antes de agosto que tinha que reduzir a gordura da Selic. Porem reconheço ai tambem um cálculo de dilma que quer jogar bem pra baixo a divida interna em tres anos.

Lucas

O pior problema do governo Dilma até agora é que ouvem demais as velhas mídias e "o mercado", e ouvem pouco os movimentos sociais e os sindicatos. Se continuar assim, seria melhor ter elegido o Serra, porque aí pelo menos a gente teria uma oposição decente.

    Marcio H Silva

    Prefiro mais uma situação decente do que uma oposição decente.
    Não concordo totalmente com o texto acima.
    Porque o Presidente da CUT não se manifestou publicamente seis meses atrás contra estas medidas?
    Se manifestou azenha?

    Nelson Canesin

    Sim. A CUT tem se manifestado sim! A CUT vem criticando medidas como o aumento da taxa Selic, que agora vem caindo, e cortes nos gastos no orçamento desde que a presidenta Dilma anunciou tais medidas.

    Lucas

    Exatamente! Como eu disse, a CUT se manifesta, os movimentos sociais se manifestam, mas o governo não escuta e continua seguindo diretrizes neoliberais ditadas pelo mercado e as velhas mídias. O que o governo Dilma fez até agora? Cortou investimentos, deixou a banda larga para o setor privado, está a ponto de abolir o Código Florestal. A única coisa mais ou menos antineoliberal que fizeram foi abaixar os juros e dar subsídios pra certos setores da indústria nacional, mas isso só porque os empresários estavam começando a chiar.

    M.S. Romares

    O governo DILMA pode não ser aquele de meus sonhos (um pouco mais à esquerda, por favor), mas um governo do serra seria, certamente, o de meus pesadelos.

    Lucas

    Verdade. Exagero meu. Melhor seria ter elegido a Marina. :)

    (Ou, melhor ainda, o Plínio)

    Lucas

    Verdade. Exagero meu. Melhor seria ter elegido a Marina ou o Plínio. :)

FrancoAtirador

.
.
ONDE O MERCADO PÓDE, O PAÍS SE F´DE.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também