Aos 90 anos, morre Fidel Alejandro Castro Ruz: Garantiu a soberania de Cuba, ajudou a derrotar o apartheid e inspirou gerações contra a injustiça social

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2016-11-26 às 06.50.48

“A revolução não é um leito de rosas. Revolução é a luta até a morte entre o futuro e o passado”  — 1961 

“Tenho um coração de aço” — quando especularam sobre sua saúde, em 1972

“Com qual moral os líderes dos Estados Unidos falam sobre direitos humanos num país onde existem milionários e miseráveis, onde os negros encaram discriminação, as mulheres se prostituem e as grandes massas de chicanos, porto-riquenhos e latino-americanos são depreciados, explorados e humilhados?”– 1978

“Concluí, talvez um pouco tarde, que os discursos devem ser curtos”– 2000

“A Rússia e a China conhecem os problemas do mundo muito melhor que os Estados Unidos porque foram obrigados a enfrentar as guerras terríveis impostas a eles pelo egoísmo cego do fascismo. Não tenho dúvida, dadas suas tradições históricas e experiências revolucionárias, que farão um grande esforço para evitar a guerra e contribuir com o desenvolvimento pacífico da Venezuela, da América Latina, da Ásia e da África”– 2015

“Estou perto dos 90. Vou morrer como todos. O tempo chega para todos nós, mas as ideias dos comunistas cubanos são prova de que, trabalhando com paixão e dignidade, podemos produzir bens materiais e culturais dos quais o povo precisa” — 2016

PS 1 do Viomundo: As frases citadas acima foram selecionadas pelo The Independent; nós as traduzimos.

PS 2 do Viomundo:  A heroica ação dos soldados cubanos em Angola, seguida pela expulsão das tropas da África do Sul da Namíbia — então um protetorado das Nações Unidas — foram um duro golpe no regime racista que tinha o apoio velado dos Estados Unidos. A decisão de Fidel de enviar as tropas, contrariando tanto a União Soviética (da qual se dizia que era marionete) e os Estados Unidos. Uma demonstração de coragem e despreendimento material sui generis, rara na História, que fez dele um herói africano e mundial.

Leia também:

Enquanto o povo se distrai com fofocas, tucanos entregam a Petrobras e a soberania


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Carlos Soares

Nada sobre os milhares de pessoas assassinadas pelo regime cubano?

Nem uma palavra sobre a perseguição aos opositores e aos gays?

Vão fingir q Castro construiu uma democracia e ficou 40 anos no poder por “vontade do povo”?

Então tá…

Bacellar

Viva Fidel

Flavio de Oliveira Lima

http://www.odiario.info/angola-a-batalha-que-pos-fim-ao-apartheid/

Elias

Minha singela homenagem ao último grande homem do século XX: Fidel Castro. Quem não o entendeu, pode entender de tudo, menos de humanidade.
.
Discurso Socialista
.
Fala-se com frequência dos direitos humanos, Porém, há de falar também dos direitos da humanidade. Por que uns povos hão de andar descalços, para que outros viagem em luxuosos automóveis? Por que uns hão de vier trinta e cinco anos, para que outros vivam setenta? Por que uns hão de ser miseravelmente pobres, para que outros sejam exageradamente ricos? Falo em nome das crianças que no mundo não têm um pedaço de pão. (Fidel Castro)
.
Vídeo em espanhol, com a voz de Fidel, 1 minuto e 16 segundos de duração: https://www.youtube.com/watch?v=d0KiFWI4gVE

abelardo

O Fiel Castro
Incalculável o valor da riqueza que Fidel Castro deixa para o mundo
Inimaginável a fabulosa grandeza da sua coragem e patriotismo
Imensurável a sua determinação e o seu poder de resistência
Invejável a sua dignidade em defesa do seu povo e do seu país
Impressionante e admirável a fidelidade que ele consagrou a sua luta,
que consagrou a guarda da liberdade, que consagrou a guarda da revolução e
que consagrou patrioticamente a guarda da soberania plena de Cuba.
Parabéns pra você, Fidel Alejandro Castro Ruz e tenha uma excelente viagem.

Morvan

Boa tarde.
Com a devida licença do blogue, gostaria de publicar a URL do meu artigo (publicado simultaneamente no FB), onde faço uma homenagem àquele que resistiu ao império e transformou seu país, de um lupanar de pracinhas, em uma ilha (literalmente) de Educação e de onde a saúde é um bem coletivo, e não uma mercadoria:

Morre o homem Fidel. Suas ideias, porém, perdurarão enquanto houver a verdadeira humanidade.

Saudações “#ForaTemerGolpsista; quem luta por Justiça tem que enfrentar a justiSSa“,
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

jose marcos

o papa francisco vai canoniza-lo.
santo fidel.

a.ali

Eterno Comandante!

Junior

Viva a democracia!!!

Um nova forma de lidar com a economia. http://www.educabolso.com

MAAR

Máxima reverência à memória do eterno Comandante Fidel Castro Ruz, símbolo maior da militância política voltada para a defesa coerente das causas do povo.

Fidel Castro, que diante de um farsesco tribunal de exceção afirmou com firmeza profética “Condenem-me, senhores. Não importa. A História me absolverá”, pôde partir deste mundo com a certeza inabalável de que, muito mais do que apenas absolvê-lo, a História consagra sua biografia como um belíssimo exemplo da edificante fusão de coerência, perseverança e dedicação aos ideais de justiça social.

O Comandante Fidel foi, acima de tudo, um homem movido pelo imenso ao amor ao povo de sua pátria, a idolatrada ilha de Cuba, Pérola do Caribe. Nascido em uma rica família de latifundiários, renunciou ao conforto da origem abastada e, como admirável estrategista e cientista político, Fidel foi o motor da vitória histórica do povo cubano, que transformou um país castigado por ditaduras sangrentas e corrupção endêmica numa nação reconhecida por sua excelência humanística.

A República Popular de Cuba ainda sofre com muitas debilidades econômicas, que são a decorrência inescapável do criminoso bloqueio imposto pelo imperialismo há mais de meio século, mas ainda assim é uma referência mundial em programas de solidariedade e assistência social, em especial nas áreas de saúde, educação e cultura.

Hoje, quando os milhões de militantes e admiradores do Movimento 26 de Julho, marco principal da Revolução Cubana, lamentam a irreparável perda do grande líder da permanente defesa das causas populares, não cabe chorar, mas sim reverenciar a bela lição de vida do eterno Comandante.

Fidel soube enfrentar a dura realidade de um país assolado por um autoritarismo cruel, violento e assassino, e foi capaz de reconstruir uma sociedade que foi o playground do capitalismo selvagem, e era caracterizada pela espoliação, repressão e dissolução, para transformá-la no símbolo internacional da solidariedade e da reestruturação.

Nelson

Fidel

Eduardo Galeano – http://www.rebelion.org/noticia.php?id=219648

Tomado del libro “Espejos. Una historia casi universal”

Sus enemigos dicen que fue rey sin corona y que confundía la unidad con la unanimidad.

Y en eso sus enemigos tienen razón.

Sus enemigos dicen que si Napoleón hubiera tenido un diario como el «Granma», ningún francés se habría enterado del desastre de Waterloo.

Y en eso sus enemigos tienen razón.

Sus enemigos dicen que ejerció el poder hablando mucho y escuchando poco, porque estaba más acostumbrado a los ecos que a las voces.

Y en eso sus enemigos tienen razón.

Pero sus enemigos no dicen que no fue por posar para la Historia que puso el pecho a las balas cuando vino la invasión, que enfrentó a los huracanes de igual a igual, de huracán a huracán, que sobrevivió a seiscientos treinta y siete atentados, que su contagiosa energía fue decisiva para convertir una colonia en patria y que no fue por hechizo de Mandinga ni por milagro de Dios que esa nueva patria pudo sobrevivir a diez presidentes de los Estados Unidos, que tenían puesta la servilleta para almorzarla con cuchillo y tenedor.

Y sus enemigos no dicen que Cuba es un raro país que no compite en la Copa Mundial del Felpudo.

Y no dicen que esta revolución, crecida en el castigo, es lo que pudo ser y no lo que quiso ser. Ni dicen que en gran medida el muro entre el deseo y la realidad fue haciéndose más alto y más ancho gracias al bloqueo imperial, que ahogó el desarrollo de una democracia a la cubana, obligó a la militarización de la sociedad y otorgó a la burocracia, que para cada solución tiene un problema, las coartadas que necesita para justificarse y perpetuarse.

Y no dicen que a pesar de todos los pesares, a pesar de las agresiones de afuera y de las arbitrariedades de adentro, esta isla sufrida pero porfiadamente alegre ha generado la sociedad latinoamericana menos injusta.

Y sus enemigos no dicen que esa hazaña fue obra del sacrificio de su pueblo, pero también fue obra de la tozuda voluntad y el anticuado sentido del honor de este caballero que siempre se batió por los perdedores, como aquel famoso colega suyo de los campos de Castilla.

Nelson

“Hay hombres que luchan un día y son buenos.
Hay otros que luchan un año y son mejores.
Hay quienes luchan muchos años, y son muy buenos.
Pero hay los que luchan toda la vida, esos son los imprescindibles.”
[Bertolt Brecht]

Fidel era um dos imprescindíveis de Brecht.

Nelson

Ainda que tenha entrado em um período de grande penúria, logo após a derrocada da União Soviética, em 1991, Cuba não deixou de ser solidária para com os povos do mundo todo, notadamente os que mais precisavam de ajuda.

Fidel foi um dos principais artífices da construção da Cuba solidária.

Logo após o terremoto devastador ocorrido no Haiti, em 2010 – terremoto que alguns suspeitam que tenha sido provocado por meio do sistema Haarp – Cuba, solidária e desinteressada, enviou médicos e enfermeiros ao mais pobre país das Antilhas. Já os Estados Unidos enviaram duas dezenas de milhares de soldados.

Viva Fidel! Viva Cuba!

Dilma Coelho

Morreu um dos grandes homens neste mundo de muitos covardes e hipócritas. O mundo ficará menor. Que ele sirva de exemplo.

Haroldo Cantanhede

Missão cumprida, El Comandante. Desejamos que esteja bem. À uma pessoa assim só podemos agradecer, enquanto nos lembramos dos exemplos da revolução cubana e das conquistas do povo cubano, que nos inspiram.

isaac Martins da Silva

Era Brasil

    FrancoAtirador

    .
    .
    Não é Não, Isaac Martins da Silva.

    É a Era IúÉssÊi. De Donald Trump,

    de Cucarachas Cubanos de Máiâmi.
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
Fidel Chegando no Céu

https://pbs.twimg.com/media/CyLNd2sXAAAL3d6.jpg
.
.

MARCIO RAMOS

Hoje milhões de crianças dormirão na rua, nenhuma delas é cubana.
Fidel Castro

50 verdades sobre Fidel Castro
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/reportagens/33239/50+verdades+sobre+fidel+castro.shtml

    Morvan

    Bom dia.
    Marcio Ramos (26/11/2016 – 07h13):

    Hoje, milhões de crianças dormirão na rua, nenhuma delas é cubana.
    Fidel Castro

    Diria mais, meu amigo Marcio Ramos:
    — “Hoje, haverá mais uma estrela no firmamento, olhando, com carinho, para a América Latina. E, com certeza, não se trata de um de seus vendilhões. É a estrela da fidelidade…“.
    Morre o homem Fidel. Suas ideias, porém, perdurarão enquanto houver a verdadeira humanidade.

    Saudações “#ForaTemerGolpsista; quem luta por Justiça tem que enfrentar a justiSSa“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

Deixe seu comentário

Leia também