Singer: PMDB e PSDB se aliam para dar sequência ao desmonte da CLT iniciado por FHC

Tempo de leitura: 2 min

Eduardo Cunha e FHC

O pivô

25/04/2015  02h00

por André Singer, na Folha de S. Paulo

Como se pode observar no quadro abaixo, o apoio ao projeto de lei 4.330 na Câmara dos Deputados quarta-feira passada foi o mesmo no PMDB e no PSDB. Juntos, os dois derrotaram o PT. Os demais partidos, em graus variados, se distribuíram entre esses polos. O PP se alinhou ao bloco conservador. O PDT e o PC do B marcharam contra a terceirização. O PSB ficou em posição intermediária.

terceirização

Para chegar a tais resultados, computei os votos a favor do PL 4.330 em cada agremiação sobre o total de deputados votantes do partido. No caso do PMDB, considerei como favorável também o presidente da Casa, Eduardo Cunha, pelo empenho em aprovar a medida. Na prática, houve uma aliança entre peemedebistas e tucanos para dar sequência ao desmonte da CLT iniciado nos tempos de FHC, o qual foi brecado com a eleição de Lula em 2002.

O breque foi uma das razões pelas quais, nos debates sobre o caráter do lulismo, insisti que era errado chamá-lo de neoliberal. Talvez não tenha ocorrido, como assinalavam alguns, forte expansão de direitos, mas sem dúvida houve um stop na ofensiva desregulamentadora que o PSDB capitaneara. O paradoxo é que agora a precarização pode recomeçar sob o mesmo governo lulista. Como explicar tal virada?

Desde o fim de 2012, com as “101 propostas para modernização trabalhista” da Confederação Nacional da Indústria (CNI), cresceu a pressão empresarial para flexibilizar as regras que protegem o trabalhador. A crise econômica mundial e o ensaio desenvolvimentista de Dilma, ao que tudo indica, desmontaram a coalizão entre sindicatos e industriais herdada do período áureo do lulismo. Este foi o pano de fundo da eleição de 2014.

O PMDB da Câmara, dirigido por personagem frio e determinado, entendeu que, ao chamar Joaquim Levy para a Fazenda, Dilma adotou o programa do capital e tirou todas as consequências do fato. Mandou o PT para a oposição e, funcionando como pivô, juntou-se ao PSDB para completar a redução do custo da mão de obra que o desemprego, fruto da recessão programada por Mãos de Tesoura, promete.

Ainda existe o Senado e um possível veto da presidente para sabermos se o lulismo irá mesmo mudar de caráter. Quem viver verá.

Leia também:

Jandira Feghali: Trabalhadores enxotados da Câmara enquanto lobistas da Fiesp transitavam livremente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

APARECIDA SANTANNA

O MELHOR É TIRARMOS O PSDB E O PMDB DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES…..EDUARDO CUNHA TB….ENCRECA DE PL NESTA BRIGA SOU : RENAN CALHEIROS E, VETA DILMA LOGO ESTA PL 4430.
FORA EDUARDO CUNHA…..VAMOS ATENTAR PARA QUEM ESTÁ A FAVOR DA PL4330 E CONTRA O POVO……MAIOR GOLPE QUE PODERIAM DAR NO TRABALHADOR. FORA, TODOS OS PARTIDOS QUE VOTAREM A FAVOR DA TERCEIRIZAÇÃO, VAMOS DEIXAR DE VOTAR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES….NUNCA FUI DE APOIAR RENAN CALHEIROS, MAS AGORA ESTOU DO LADO DELE. E EXIGIMOS QUE DILMA, VETE ESTA INSANIDADE.
VAMOS TORCER PARA SAIR EDUARDO CUNHA, ESTE É SÁDICO, ARROGANTE E MAU.http://exame.abril.com.br/…/mp-quer-que-stf-investigue-edua…. vEJA ESTE DEPOIMENTO: https://www.youtube.com/watch…. TERCEIRIZADAS OU A PL 4330 não pode ser para todos os trabalhadores, exemplo metalúrgica, bancários, firmas que atuam como empresas, tem que ter suas limitações. OLHA UM EXEMPLO DE TERCEIRIZADA : CALL CENTER, é quem gosta dos serviços call center hoje. Vc. Liga um passa para o outro, sabe pq. não tem estabilidade, não se cria elo e nem se veste a camisa de uma terceirizada.
PQ. ELES NÃO OFERECEM 14ª ? PQ. O TERCEIRIZADO NÃO PARTICIPA DOS LUCROS DA EMPRESA ? ISTO ELES NÃO OFERECEM. INTERESSANTE PARA O EMPRESÁRIO É QUE VC. TRABALHE, TRABALHE, TRABALHE…MELHOR , PRODUZA, PRODUZA, PRODUZA….VC. É SÓ UM Nº, SE NÃO ESTIVER CONTENTE PEÇA DEMISSÃO, OU ELES TE MANDAM EMBORA QUANDO VC. TIVER UMA CERTA ESTABILIDADE. VOLTANDO AOS CAL CENTERS DA VIDA QUE OFERECEM UM PRECÁRIO SERVIÇO, SEJA TELEFONIA MÓVEL OU FIXA, SEJA BANDA LARGA OU NÃO, FUNCIONÁRIOS DE TERCEIRIZADAS VC. PERCEBE O DESCONTENTAMENTO E, A FALTA DE COMPETÊNCIA PARA LIGAR COM DIVERSOS ASSUNTOS DO SETOR, UM PASSA PARA OUTRO. nÃO SE ENGANE PELA PROPAGANDA ENGANOSA DO DO SR] PAULO SKAFF …MELHOR NUNCA PENSAR EM VOTAR NUMA PESSOA QUE PENSA EM TRANSFORMAR O TRABALHAR EM ESCRAVO.
aLIÁS É BOM REVER A LISTA DE DEPUTADOS QUE VOTARAM A FAVOR DA TERCEIRIZAÇÃO, PARA NUNCA MAIS PENSAR NELES, NA URNA.
CIRO GOMES X CUNHA O PICARETA MOR.
https://www.youtube.com/watch?v=PIDDAewqYdw

    Conceição Lemes

    Aparecida, letras minúsculas nos comentários, por favor. abs

hora

Sabe, o Brasil sério, precisa sentir este momento na vida brasileira.Pouco importa se o Governo começará a semana forte ou não (na verdade para o PIG/oposição toda semana é de governo ruim – as esquerdas não livram mesmo o governo da pauta negativa do PIG – mas este governo produz – PHA diz do governo anterior que foi o único governo que não assentou um tijolinho – quando se assenta tijolos como no governo de Dilma, vem a “pistola paralisadora de que é um governo corrupto”. Não é, é um governo que produz), feito este prêambulo, acho o que Tarso Genro diz: “O PT precisa de um choque de sociedade Civil”. O PT precisa capturar este “desenho” social que é a cara de somente um partido no país, precisa capturar as ansiedades pairando no ar, tomá-las dos pretensos leitores de um Brasil conservado (Cunha, Gilmar, PIG, Moro, Barbosa… etc) porque o Brasil quer andar quer modificar e está nas mãos invisíveis mas atuantes deste “conservadores atrasados de plantão”, se não houver movimento para capitalizar este momento, se dará faturas no varejo, arriscando sim, ai sim a um sistema conservados, eleito num sistema conservador de votos (que é o congresso, que ée a política que mantêm as regras conservadoras em seus benefícios). O Gilmar com a retenção do voto no financiamento é o retrato deste Brasil do “sistema conservador”, mas de uma frustração de um “povo progressistas que quer andar”.

Julio Silveira

Sou um cara que olha a politica com olhos diferentes de boa parte daqueles que, comigo, compartilham a visão de ser esquerdista. Por isso nessa hora de tantas humilhações, tanto esforço por resistência, tenho que repetir, era tudo previsível, tudo esperado, por mim.
Tenho um grande defeito, sou critico demais. Tenho pavor de certas expressões malandramente cunhadas para forjar situações de desvios e angariar simpatias de desavisados, como por exemplo “pragmatismo”. Mas sei lá se é minha inteligencia que me protege dessas farsas. Me perguntarão então, por que de todo este arrazoado? É para exprimir minha incompreensão e todo meu repudio aos homens, os profissionais da politica petista. A eles atribuo culpa por tudo isso, por tudo que os trabalhadores estão passando. Convidaram os inimigos para sua trincheira, num misto de burrice oportunista e ingenuidade politica. Acredito que só podia dar nisto, estão tomando cacete direto, e pior cacete vindo de dentro de suas trincheiras. Porradas invisíveis, mas preventivamente previsíveis, por que sabidamente viriam pelas costas, que é como esses adversários costumeiramente atuam. Mas a surpresa, pelo menos para mim, foi perceber que os trabalhadores são tratados da mesma forma, por aqueles que artificialmente dizem defender-nos. Não sou dos que aceitam isso numa boa. Os riscos de suas escolhas, de sua parceria inconveniente eram muito grandes para os trabalhadores, mas eram previsíveis. Nesse ambiente de disputa politica não existem amigos, pelo menos não deveria existir, apenas e simplesmente civilidade. Mas não amigos, quando existem interesses tão diversos, tão completamente, diametralmente opostos. A historia brasileira, de tantos atrasos sociais, tantos atrasos na inclusão da maioria da cidadania, deveria mostrar que as conquistas num país como o nosso estão sempre na mira dos Status quo conservador dominante. Que essas conquistas são forjadas a fórceps, e só acontecem por aqui na maioria da vezes por forças alheias as vontades desse Status Quo, que guarda rancores a cada perda que se traduza em beneficio para essa maioria que vêm como derrota pessoal e particular. Desde que me entendo como gente as vitorias só aconteceram debaixo de uma pressão irresistível, a vezes até internacional. Para esse momento que vivemos, de risco até institucional eu vejo culpados claramente, mas não somente dos agentes ditos conservadores envolvidos diretamente na busca por nossas perdas. Vejo também naqueles que por falta de bom senso, oportunismo, e por não entender sua posição, seu lugar na nossa historia, inclusive ideológica, não entendeu que água e óleo podem até conversar, mas não se misturam e por isso, por essa amarga decisão que quererem se misturar, ajudaram a entregar os cristãos aos leões.

O Mar da Silva

Já que o PT, PSoL e PCdoB votaram contra o PL da Precarização do Trabalho, é hora de unirem forças para uma campanha de esclarecimento da população sobre o prejuízo e retrocesso que isso trará ao país. Para isso, conta com todas as manifestações dos Ministros do TST – a maioria – contra a terceirização das atividades-fins das empresas.

É um momento excelente para a união em torno do bem maior que é a preservação da CLT.

mineiro

tambem concordo,o que essa morta viva traidora ,angela merkel do brasil deu muniçao sim para o tirano do congresso , começar a roubar os trabalhadores. com o desajuste do leviano , o aliado do tirano do congresso foi quem começou a terceirizaçao. o esse rato do congresso, esse vagabundo so começou o demonte porque essa ratazana de pres. começou primeiro. nao vem com essa de ceder para governar porque nao cola mais nao.

alfredo de padua

Nessa questão o governo fez jogo duplo: o PT encaminhando contra e os ministros Levy e Berzoine trabalhando nos bastidores com o Eduardo Cunha.

Luiza

(((( Deixei um link ao final – leiam e divulguem. Merecemos saber da verdade)))
De fato, a composiçao daquele acordo que havia na época do Lula entre sindicatos e industriais se foi, e, para piorar, também é muito verdade que a Dilma ao chamar para a Fazenda o J. Levy, que representou verdadeiro aceno ao programa do capital, jogou o PT para a oposiçao e possibilitou à verdadeira oposiçao tirar da gaveta projetos contrários aos interesses dos trabalhistas. É uma triste contradiçao porque o governo é petista, nao é?
Considero Eduardo Cunha, ao contrário da Dilma, a figura mais previsível e coerente nesse jogo todo. Nao foi atoa que Cunha tornou-se presidente da camara. Ele era a figura mais forte e capaz de realizar com sucesso os desejos dos patrocinadores da verdadeira oposiçao, e o faz exercendo o seu papel com determinaçao e sempre dando provas da sua lealdade. Seus pre-requisitos para isso sao muitos – homem de caráter fraco e sem escrúpulos, nunca teve nenhum comprometimento com os interesses do povo, é articulado e age rápido quando surge uma oportunidade para satisfazer a vontade daqueles que estao por trás dele. Nesse sentido, se Cunha fosse um homem honrado, honesto e comprometido com os interesses dos brasileiros, ele seria, com toda certeza, um excelente representante político dos interesses nacionais. Mas nao. O Brasil e o seu patrimonio sao para Cunha e seus aliados um negócio altamente lucrativo e o povo e os seus interesses sao apenas moeda de troca. Foi o povo que o elegeu deputado(!), assim como toda a oposiçao que está com ele.
Nada mal para essa gente toda, eleita pelo voto popular, e com uma índole dessas, levando-se em consideraçao ser o Brasil um privilegiado em riquezas naturais[metais, pedras preciosas, petróleo etc..], terras produtivas, bom volume de mao-de-obra e mercado consumidor, leis vigentes que incentivam o endividamento da Uniao e dos estados federados, classe política e empresarial antinacionalista e etcs mais.
E fica ainda mais interessante “esse negócio” porque o povo dessa Naçao rica, a sua maioria, sofre de um mal avassalador – é uma massa despolitizada, sem consciencia de cidadania e que há muito perdeu a própria identidade, se é que algum dia a teve.
Cunha juntar-se ao Psdb nessa “empreitada” da terciarizaçao era casamento óbvio demais, aliás, para nossa desgraça, eles estarao juntinhos nas outras “empreitadas” que vem pela frente em questao de tempo e momento propícios.
Nao creio que o Senado vai dar conta de barrar a terciarizaçao, mas tenho certeza de que a Dilma vai vetar, claro, é o mínimo que se espera dela, só que de nada vai adiantar porque , ao que parece, essa briga já foi decidida nos bastidores e o trabalhador e a sua clt levaram mesmo a pior. O resto é jogo de cena.
É mesmo um paradoxo ocorrer num governo trabalhista (!), de uma só vez, a redução do custo da mão de obra e uma recessão programada, sim, porque isso foi um movimento calculado, ou alguém ainda tem dúvida da cartilha do Levy??
E vou mais longe – as próximas derrotas serao a privatizaçao do SUS e a entrega da Previdencia ao mercado privado[financeiro]. A Previdencia dos servidores públicos federais já foi pro saco; a dos servidores estaduais paulistas também.. Quem viver verá.
Nao foi só o setor de seguros da Caixa que foi entregue, nao, a Caixa em breve será é um grande presente para os interesses privados desse segmento.
Apesar do governo ser trabalhistas, é melhor o povo se preparar para a retomada das privatizaçoes, essa é que é a grande verdade.
Por que essa desgraça toda?? Porque sao os credores da nossa dívida pública que determinam como e onde o país tem que investir e “desinvestir” , assim como também decide aquilo que será privatizado, entregue para eles, para que o pagamento da dívida pública seja honrado, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal que foi, na verdade, objeto de uma fraude escancarada no art. 166, § 3º, inciso II, da Constituição/88, que é o dispositivo que privilegia as despesas de juros e amortizações da dívida no Orçamento da União. Todo brasileiro deveria saber disso. Voce merece saber – As fontes da dívida pública – artigo publicado em 13/12/2013, escrito por Adriano Benayon, doutor em Economia e autor do livro Globalização versus Desenvolvimento.
http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9170:submanchete141213&catid=72:imagens-rolantes

Euler

Há algo mais a ser considerado nesta análise. Primeiro, é correto considerar que o lulismo colocou um freio temporário nas investidas neoliberais de FHC e sua trupe. A direita percebeu isso e jogou pesado em outras instâncias de poder. Este blocão conservador, de direita, fundamentalista, que surge das urnas de 2014 não foi um acaso. Ele vinha sendo construído já há algum tempo. E a direita encontrou no despachante das elites Eduardo Cunha a pessoa certa para liderar esta maioria fisiológica.

Muita grana está rolando por trás desse esquema, mas isso não vai aparecer na tela da Globo ou na Operação Lava Jato. Ninguém forma uma bancada de 300 deputados, a maioria ligada formalmente à base do governo, mas que faz oposição a este governo e vota medidas impopulares, de graça. Quanto em R$$$$$$ vocês acham que custou o PL 4330? A direita golpista já conta com a mídia e parte da justiça para “sangrar” o governo federal e tentar distrair a população enquanto arrancam os direitos dos trabalhadores e da população em geral via parlamento.

Claro que o governo federal ainda pode influenciar no senado – cujos personagens também são sensíveis ao tilintar das moedas -, além de poder fazer política na própria câmara. A tramitação lenta do PL 4330 no senado, com audiências públicas com sindicatos e movimentos sociais poderá criar um clima popular de recusa à terceirização da atividade-fim. De forma bem objetiva, é este o principal a ser derrubado: a possibilidade de terceirização na atividade-fim. Isto poderia inclusive criar um consenso nacional, com a realização de audiências públicas nas ruas, nas portas de fábricas, nas escolas, nas assembleias legislativas e nas câmaras de vereadores, denunciando os nomes dos deputados federais que votaram contra os trabalhadores, até obrigá-los a se redimir e declarar o voto contra a terceirização da atividade-fim quando houver o retorno do PL do senado para a Câmara – caso aquela altere o seu conteúdo.

Até mesmo um possível veto da presidenta Dilma ganharia respaldo popular e desmoralizaria o pau mandado das elites, Eduardo Cunha. Eis aí uma oportunidade de ouro para separar o joio do trigo. Será bom para o governo federal, que se mostrará a favor dos trabalhadores; será bom para Renan Calheiros e Temer, cujas lideranças estão ameaçadas pelo trator fundamentalista Eduardo Cunha.

E neste caso, a vitória conservadora de tucanos e do PMDB de Cunha na Câmara pode se tornar uma vitória de Pirro se os movimentos sociais, e o próprio governo, além do PT, PCdoB, PSOL e Renan Calheiros souberem trabalhar bem essa questão.

Deixe seu comentário

Leia também