Miro Borges: Dilma só se recuperou porque partiu para o confronto político

Tempo de leitura: 3 min

vox 1 vox 2

 Vox Populi confirma arrancada de Dilma

por Altamiro Borges, em seu blog

O instituto Vox Populi divulgou na manhã desta quarta-feira (10) o resultado de mais uma rodada de pesquisa sobre a sucessão presidencial. Ela confirma que a presidenta Dilma Rousseff voltou a crescer nas intenções de voto; que o “furacão” Marina Silva perdeu intensidade; e que Aécio Neves, coitado, virou pó! Segundo o levantamento, encomendado pela revista CartaCapital, a petista abriu uma vantagem de oito pontos sobre a candidata-carona do PSB no primeiro turno – 36% a 28%; já o cambaleante tucano obteve apenas 15%. A outra boa notícia para a atual ocupante do Palácio do Planalto é que a simulação do segundo turno apontou empate técnico com a ex-verde – 41% a 42%.

A pesquisa foi realizada após a “delação premiada e premeditada” de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. Obrado pela revista Veja, o factoide eleitoreiro – que visava ressuscitar Aécio Neves – parece que não surtiu o efeito desejado. Pelo contrário: o índice de rejeição do tucano cresceu. Ele agora está na dianteira da negatividade, com 45% de rejeição – Dilma aparece com 42% e Marina, com 40%. Ainda nesta quarta-feira será publicado um novo levantamento do instituto Datafolha, também batizado de Datafalha. Ele terá dificuldade para se contrapor às pesquisas do Vox Populi, do Ibope e da CNT, divulgadas nos últimos dias, que confirmaram as reviravoltas na corrida presidencial. A conferir!

O que muda na disputa?

No caso do Ibope, que divulgou a sua pesquisa na quarta-feira passada, as intenções de voto na presidenta Dilma cresceram três pontos, de 34% para 37%; Marina Silva também subiu – de 29% para 33%; e Aécio Neves caiu quatro pontos (de 19% 15%). A simulação do segundo turno, porém, ainda detectava cômoda vantagem da ex-verde, de 46% a 39%. O embate político mais duro dos últimos dias parece que encurtou esta diferença. A pesquisa da CNT, divulgada na terça-feira (2), já havia sinalizado este abalo nas placas tectônicas. Sua dianteira no segundo turno caiu e ambas apareceram empatadas tecnicamente – 45,5% para Marina e 42,7% para Dilma. Agora, o Ibope confirma a alteração.

Mas as pesquisas, como dizem, são fotografias de um momento. Servem apenas para aprumar as estratégias de campanhas. Elas não ganham as eleições. Mesmo de ressaca, Aécio Neves parece que não vai desistir da sua candidatura para atender o apelo dos tucanos do movimento “Volta para Minas”. Parte da mídia também não desistiu. Ela detesta Dilma, mas não confia em Marina. Nesta semana, os jornalões e as emissoras de tevê intensificaram os ataques à Petrobras para fustigar a presidenta e a sucessora de Eduardo Campos. O editorial do Estadão de terça-feira (9), intitulado “Um pré-sal de lama”, é um panfleto explícito de apoio ao tucano e aposta na “chance dele voltar a subir nas pesquisas”.

Ajustes impulsionaram Dilma

Já no caso de Marina Silva, o comando da sua campanha parece meio desnorteado. Ele não esperava que a expressão máxima da “nova política”, sempre acostumada a atirar pedras, virasse vidraça. Havia até a ilusão de que a candidata-carona do PSB pudesse ser eleita já no primeiro turno numa típica “providência divina”. Diante das críticas à sua postura volúvel – para não dizer oportunista – e às alianças com banqueiros e setores conservadores, a ex-verde tentou posar de vítima. Parece que não colou. A tendência agora é que ela radicalize seus ataques à presidenta Dilma, vista como sua rival no segundo turno. Ela já iniciou as suas pregações contra as “quadrilhas”, esquecendo-se que seu telhado é de vidro.

Quanto à campanha da presidenta Dilma, o pior erro seria o do maldito salto alto nesta altura do jogo. Ela só se recuperou nas pesquisas porque partiu para o confronto político. Sua agenda foi ajustada, garantindo a retomada das relações com os movimentos sociais – o debate desta terça-feira (9) com as lideranças da campanha “Banda Larga é um direito seu” evidenciou a importância desta interlocução. Apesar das resistências, o programa de rádio e televisão também sofreu mudanças positivas. Além de divulgar as inúmeras ações do atual governo, o que é correto diante da omissão midiática, ele partiu para a ofensiva, fazendo as polêmicas com os dois concorrentes neoliberais – Aécio Neves e Marina Silva.

Estes e outros ajustes políticos na campanha talvez expliquem os resultados positivos das últimas pesquisas. Mas o caminho é longo e árduo!

 Leia também:

Vox Populi: Dilma 8 pontos à frente de Marina no primeiro turno; no segundo, empata


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Francisco

Finalmente o PT começou abrir os olhos, que continue assim durante os 4 anos de reeleição da Dilma !

Julio Silveira

Faltava essa Dilma incisiva, mostrando as contradições de sua adversária e sua falaciosa base de sutentação, que com base em sua inconsistencia ideologica a torna um alto risco a maioriacda cidadania brasileira. Marina é um salto num precipicio com apenas um pequeno paraquedas e sem reserva.

abolicionista

Caros, o voto na Marina é extremamente frágil. Já consegui mudar o voto de muitas pessoas. Basta perguntar pra elas o que elas vêem de positivo na Marina. Depois de ouvir que ela é a “nova política” ou que vai “fortalecer a ética”, comece a revelar algumas informações e fazer questionamentos. Entre a classe média, funciona muito lembrar que o conselheiro de campanha de Marina é o André Lara Resende, aquele que teve a ideia de congelar a poupança durante o governo Collor. Também vale ressaltar que Marina não tem apoio político, que vai ter que vender a alma e o corpo para conseguir maioria no congresso e, enfim, o caso do avião, a declaração capenga e da sonegação de 18 bilhões de Neca Setúbal. Emende com a questão da mudança no projeto de governo sob as ordens do tal Malafaia, o creacionismo, etc. Com o povão, basta lembrar que o plano econômico é neoliberal: desemprego, flexibilização das leis trabalhistas, redução de salários, privatizações, cortes dos gastos sociais etc.
Vale lembrar que a melhor forma de conseguir votos é falando individualmente, evitando aglomerações, com calma e serenidade, sem arrogância e ouvindo o que o colega cidadão tem a dizer antes de argumentar. Eu fiz muitas críticas ao governo Dilma, mas agora é hora de união. Temos uma eleição dura pela frente e não há mais tempo de tergiversar.

    Mário SF Alves

    Esse é o Abolicionista que admiro. Parabéns, amigo. De fato, não há mais tempo para tergiversar. Deixemos isso aos bruxos e suas elucubrações em volta dos tachos. A hora é agora.

    Pelo bem do povo do Brasil. Pelo bem da Democracia no Brasil e no Mundo. Pelo continuidade e consolidação do desenvolvimento socioeconômico brasileiro.

    Não à regressista!

    maria meneses

    Caro Abolicionista, muito claras suas colocações. Divulgue-as, pois eu não sei usar o tal ctrl c e ctrl v. No mais um grande abraço.

    Paulinho Neco

    Falou muito e com propriedade meu caro. Sendo coerente e proativo. Isso mesmo, inclusive tenho conversado com pessoas em laboratórios para marcação de exames pelo SUS, em casa, sempre procurando conscientizar e ouvir o outro lado. Importante que não cometamos o erro de impor nossas opiniões e sim informar com verdade!

Flavio

Olha o Decálogo da Marina aí, gente!

1 Morte do Eduardo? #issomudaojogo
2 Apoio da Neca? #issomudaojogo
3 Esporro do Malafaia e do Feliciano? #issomudaojogo
4 Escandalizar sobre a Petrobras? #issomudaojogo
5 Tergiversar ou sair pela tangente? #issomudaojogo
6 Adotar vice-presidente comprometido com o agronegócio? #issomudaojogo
7 Redefinir o que é elite? #issomudaojogo
8 Defender a “autonomia” do BC? #issomudaojogo
9 Apresentar-se como herdeira natural das jornadas de junho de 2013? #issomudaojogo
10 Negar a revisão da lei da anistia? #issomudaojogo

Bacellar

E ainda digo mais; presenciei um sincericídio de um cidadão do mercado financeiro…Existem dúvidas quanto ao fato de que Marina, com sua falta de sustentação política, seria melhor que Dilma sem Mantega…

Fabio Passos

Sem dúvida.
E Dilma precisa continuar apontando a farsa que é a candidata marina.

A marina fala em “nova política” mas propõe uma mistura de obscurantismo religioso com neoliberalismo desvairado.

E Dilma deve também falar abertamente sobre os canalhas do PiG.
Informar a população que o PiG é o verdadeiro partido de oposição.

FrancoAtirador

.
.
MariNécaFaia fez Voto de Pobreza:

Restringiu as Despesas Pessoais

para 350 MIL REAIS POR ANO.
.
.
E Marina Volta Atrás…

Sob ameaça de investigação,
Marina corrige patrimônio declarado.

A candidata à Presidência Marina Silva (PSB) enviou à Justiça Eleitoral retificação de seu patrimônio declarado…

O valor informado –aplicado em poupança e em renda fixa no HSBC– representa um terço do que Marina havia informado como a totalidade de seus bens, no início de julho…

A correção foi pedida à Justiça na última quinta-feira (4),
mesmo dia em que veio à tona a informação
de que a campanha de Dilma Rousseff (PT)
iria pedir ao Ministério Público investigação
sobre eventual omissão de Marina
em relação aos seus ganhos com palestras.

(http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/09/1510644-pt-pede-apuracao-sobre-renda-com-palestras-de-marina-silva.shtml)

No dia 31 de agosto,
quatro dias antes do pedido de retificação de seus bens declarados,
a Folha revelou que empresa “M.O.M. da S.V. de Lima” aberta pela ex-ministra
obteve faturamento bruto com palestras de R$ 1,6 milhão
entre março de 2011 e maio de 2014.

O lucro obtido foi de R$ 1 milhão,

dinheiro que, segundo sua assessoria,

foi usado “exclusivamente

para a sua sobrevivência e de sua família”.

(http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/09/sob-ameaca-de-investigacao-marina.html)
.
.
Detalhe

Até agora, todas as enquetes eleitorais

apontaram que MariNéca tem a preferência

da maioria dos eleitores que se declaram

Brancos e Ricos, das Grandes Cidades,

predominantemente na Região Sudeste.
.
.

antonio carlos

blogs sujos….debate politico…..presença de lula da militancia dos sindicatos..movimentos sociais…….EMBATE POLITICO MOVEU O FOCO DA CAMPANHA!!!

FrancoAtirador

.
.
COMETA G.A.F.E.* MENTE MAIS UMA VEZ:

DILMA NÃO FOI VAIADA NA EXPOINTER/RS.

10/09/2014 11:07
SINTRAJUFE-RS

Nota à imprensa

O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul (Sintrajufe/RS),
considerando que a grande repercussão do ato público realizado pela categoria na última sexta-feira (5/09),
durante a presença da presidente Dilma Rousseff no evento de abertura oficial da Expointer,
contou, em parte, com a divulgação de informações equivocadas,
esclarece à imprensa
que não é verdadeira a informação de que os servidores do Judiciário
vaiaram a presidente Dilma Rousseff em sua participação na abertura oficial da Expointer. [(http://abre.ai/veja_e_globo_mentem)]

Os servidores realizaram, sim, um protesto contra o desrespeito do governo federal à categoria, depois de cortes na proposta orçamentária do Judiciário para 2015 que visam impedir a reposição salarial dos servidores.
As perdas salariais dos servidores do Judiciário Federal já chegam a quase 50%, acumuladas nos últimos oito anos.
É de se ressaltar que a categoria procurou negociar, aceitando cancelar o protesto caso fosse recebida pela presidente Dilma – o que foi recusado pelo governo.

Dessa forma, os servidores mantiveram a realização do ato
e entoaram palavras de ordem pedindo a abertura de negociações
e o respeito à autonomia do Judiciário,
sendo em seguida vaiados por militantes da campanha à reeleição da presidente que compareciam à cerimônia.

A vaia escutada, portanto, não partiu dos servidores do Judiciário Federal do RS, mas de apoiadores da presidente.

(http://site39603.hospedagemdesites.ws/site/noticias.php?id=10721#.VBC7LKi8BIY)
.
.

José Ricardo

Descoberto pelos coxinhas documentos que provam que filho do Lula, o Lulinha, é realmente dono da Friboi. Os documentos infelizmente poderá ser uma pá de cal na pretensão da candidata Dilma ser presidenta da República. Link do vídeo com a apreensão dos documentos:

http://www.youtube.com/watch?v=nkqWy_mDJgQ

Laura

Mas pode ter certeza, o DataFolha vai dar Dilma caindo. E Marina subindo… Afinal, Serra esta unido com Marina…. e a Folha é Serrista.Por favor, NÃO REPERCUTAM A FOLHA COMO UMA VERDADE, PLEASE.

FabioT

porque agora não tem alternativa, ou parte pro confronto ou perde, foi assim em 2006, 2010, sempre aos 40 do segundo tempo…

silvio carlos nobre

O pt tem que enteder que nao da pra abandonar o embate politico, a direita tem a midia militando por eles 24h por dia.

FrancoAtirador

.
.
Só partiu para o Confronto

por Causa da Militância.

Entre o Regular e o Ruim.

Ninguém quer o Pior…
.
.

Vinicius Garcia

Ora! Porque cargas d’água a candidata ficava só na defensiva?

    L@!r M@r+e5

    Porque achava que ia ganhar fácil, Vinícius. Aí aconteceu aquela tragédia do Jato frio, mas ela achou que ainda ganhava fácil.

    Ainda bem que acordou a tempo.

    Vinicius Garcia

    Pois é, marketeiro só entende política como produto, e na verdade é muito mais que isso. Cansa ver esta coisa de correr atrás de prejuízos, L@!r.

Deixe seu comentário

Leia também