Altamiro Borges: Marina ludibria ambientalistas com falsos ‘compromissos’

Tempo de leitura: 3 min

feldman-marina-silva-600x400

Marina apoia Aécio e trai os “sonháticos”

por Altamiro Borges, em seu blog

Como já era previsto, a ex-verde Marina Silva declarou neste domingo (12) o seu apoio ao cambaleante presidenciável do PSDB. Em comunicado à imprensa, ela listou uma série de propostas – que evidentemente não serão cumpridas – e concluiu: “Votarei em Aécio e o apoiarei, votando nesses compromissos, dando um crédito de confiança à sinceridade de propósitos do candidato e de seu partido”.

O anúncio foi festejado pelo senador mineiro, que no sábado já havia obtido o apoio formal da família de Eduardo Campos. Os sites da mídia tradicional também soltaram rojões. Já muitos “sonháticos”, principalmente jovens, devem ter ficado decepcionados com mais esta traição da “nova política”.

O comunicado da candidata-carona do PSB – que deve também anunciar em breve o seu desligamento da sigla – é de um cinismo patético. Entre outras coisas, Marina Silva afirma que decidiu apoiar o tucano porque aposta, “mais uma vez, na alternância de poder”.

Logo ela que posou em materiais de campanha ao lado de Geraldo Alckmin, o governador do PSDB que controla com mão-de-ferro o Estado de São Paulo há 20 anos. A ex-verde também afirma que é contra “as velhas alianças pragmáticas, desqualificadas” – e assume a união com o PSDB, o DEM e os seus novos aliados – como o “pastor” Silas Malafaia, o fascista Jair Bolsonaro e os “milicos de pijama” do Clube Militar.

Os falsos “compromissos”

Ao final, ela cita os “compromissos” assumidos com Aécio Neves. “O respeito aos valores democráticos, a ampliação dos espaços de exercício da democracia e o resgate das instituições de Estado” – como se a oposição demotucana, conhecida por sua visão autoritária e contrária a qualquer mecanismo de participação popular, pudesse ampliar a democracia no país; “A valorização da diversidade sociocultural brasileira e o combate a toda forma de discriminação” – como se os tucanos não estivessem aliados à pior escória neofascista do país; “A reforma política, a começar pelo fim da reeleição” – o que revela a ambição oportunista de Marina Silva de disputar novamente a presidência da República.

Há outros “compromissos” na lista. No maior cinismo, o texto fala até em reforma agrária – escondendo que Aécio Neves conta com o apoio dos ruralistas e recusou-se a assinar, inclusive, a documento pelo fim do trabalho escravo. Para continuar ludibriando os ingênuos ambientalistas, o documento também menciona o “desmatamento zero” e outras bandeiras contra a devastação da natureza. Puro engodo para quem conhece os interesses econômicos presentes da campanha presidencial da direita nativa! “Entendo que estes compromissos assumidos por Aécio são a base sobre a qual o pais pode dialogar de maneira saudável sobre seu presente e seu futuro”, conclui, na maior caradura, a direitista Marina Silva.

O racha na Rede

O documento divulgado neste domingo pela ex-verde deve ser preservado. Ele é a prova material do seu oportunismo, da sua guinada à direita e da sua postura de instrumento das forças conservadoras.

Nem o seu quase-partido manifestou apoio tão empolgado ao tucano e apostou tanto na manipulação da sociedade. Na semana passada, a Rede Sustentabilidade – hoje hegemonizada por velhos tucanos – até decidiu recomendar o voto em Aécio Neves. Mas a resolução gerou racha interno. Alguns velhos “marineiros” classificaram a decisão como “um grave erro político”, que anula o discurso da “nova política”. Os “sonháticos” preferiam que a Rede pregasse a neutralidade no segundo turno.

“Constitui-se um grave erro político a declaração de voto e a adesão à campanha de Aécio Neves. Nenhuma modificação formal no programa eleitoral de Aécio transformará a natureza de sua candidatura, que não se constitui de palavras, mas de atos de história concreta que indicam sua integração orgânica à desconstituição de direitos, aos ruralistas e ao capital financeiro”, afirma um texto divulgado pelos dissidentes. Eles, pelo menos, são mais honestos do que Marina Silva.

Leia também: 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Pedro Velho

Publicado em 15/10/2014
Lula: Aécio mentiu
sobre NauFraga !

O candidato é irresponsável, medra e mente.

Compartilhe
Vote
Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+38)
Imprimir Imprimir

O Conversa Afiada reproduz nota do Instituto Lula:

Nota sobre declaração do candidato Aécio Neves

“Ontem, o candidato Aécio Neves mentiu no debate da TV Bandeirantes ao falar que eu teria convidado Armínio Fraga para permanecer no Banco Central após o término do governo Fernando Henrique Cardoso. Nunca fiz esse convite. É lamentável um candidato falsificar fatos históricos em um debate para a Presidência da República.”

Luiz Inácio Lula da Silva

Andre

Marina não traiu ninguém com quem ela estava realmente comprometida. Ela e um agente infiltrado e não e de hoje. Basta conversar com quem faz a luta ecológica e dos trabalhadores na Amazônia , além de muitas outras evidencias.

Urbano

Das suas rasteiras e cangapés nem a mãe de pantanha se esquivou…

Zilda

Só quem ainda acredita nos bons propósitos de Marina, é Jackhes Wagner.

O Mar da Silva

Marina pode perder apoio daquelas pessoas que deixaram de votar no PT por causa de sua guinada à direita e optaram pela então novidade marinista. Agora, fica impossível para esse povo esclarecido seguir a fada.

O que a Heloísia e a Erundina diria da sempre mutável Marina?

Carlos

Engraçado, ao ver a foto que ilustra a matéria eu me lembrei da expressão “alegre como um pinto no lixo”. Enfim, aproveite pra sorrir agora, Maria Osmarina. Não tens base política, o que interessa à direita político-midiática durante a campanha é tua imagem. Caso a desgraça se concretize e aécio vença, prevalecerá tua sina: entrar em rota de colisão com os discordantes, rachar teu grupo e, por fim, romper e sair criticando terceiros.

clodoaldo

O apoio de Marina vai para aquele que diz fazer melhor do o governo atual, o mesmo que em Minas não ganhou porque somente fez m… com a administração pública, e que ainda disse para os traidores do PT para sugarem ao máximo, pois ao ser eleito, se for é claro, iria arrebatá-los para seu governo, que novidade hein. E combate às drogas como vai ser num eventual mandato dele, se ele expulsou um jovem de sua palestra, no dominado Paraná, que tocou nesse assunto, sobre um fato ocorrido com amigos seus em Minas Gerais.

Gerson Carneiro

Roleta bíblica da Marina deste domingo, 12.10.2014:

“Jorão deu meia-volta e fugiu, gritando para Acazias: Traição, Acazias!”
2 Reis 9:23

Carlos Cruz

Não voto com o coração. Voto com a razão. E a razão diz DILMA. O voto no PSDB & Cia será voltar ao negro passado de crises econômicas e entrga do nosso maior patrimônio A Petrobras e pré-sal. O pré-sal está sendo apenas arranhado, diante de sua magnitude. Uma Arábia Saudita sob nossos pés. Vamos deixar ser entregue ás Chevron, Shell & Cia? Vamos deixar acontecer como fizeram no ouro de Minas Gerais? Minas livrou-se deles. Acordou do pesadelo das noites negras. Vamos deixar? Eu acredito até o ultimo minuto. Traição, entreguismo, preconceito, homofobia, eugenia, anti-nacionalismo, são as marcas do PSDB & Cia. NÃO PASSARÃO. Liberdade mesmo que tardia. Dilma 13.

Francisco

“O respeito aos valores democráticos, a ampliação dos espaços de exercício da democracia e o resgate das instituições de Estado”

E aonde é que tá faltando isso?

PS. Só se fosse em Minas…

KLAUS

MARINA: MARIONETE DO SIONISMO INTERNACIONAL, NADA MAIS!!!!

Pedro Luiz

acreditar que o candidato Tucano cumprirá promessas e assinará cartas se comprometendo a cumpri-las é acreditar em mula-manca e o boi-tata.O comprimisso deles está no seu programa de governo. A cantilena tucana é conhecida de longa data pelo seu monge FHC.Esse comportamento de manada que varre o país não quer, não conhece o paladino candidato tucano.

Jaide

Interessante esses sonháticos. Não leram uma única linha do programa de governo da fadinha. Se tivessem lido, teriam concluído que o mesmo em nada difere do programa do Aécio. Ao contrário, em termos de política externa e submissão ao capital financeiro é até mais contundente. Marina e Aécio têm o mesmo DNA. Não é sonhador quem não vê isso. O nome é outro.

Euler

Esta patética preocupação programática de Marina é puro blá blá blá. Seu interesse mesmo é a sustentabilidade do seu futuro pessoal. Que se dane a população brasileira. Ela quer garantir a continuidade das palestras milionárias – e se não apoiasse Aécio poderia perder a boca. Num suposto governo Aécio certamente ela seria contemplada com um cargozinho qualquer, já que fez por merecer. Ainda bem que o povo não se enganou com ela. Para quem pregava uma “nova política” e se dizia contra a dicotomia PSDB-PT ela se comportou como qualquer político de interior quando negocia favores pessoais com o candidato a prefeito. Aliás, foi até pior. O político do interior pelo menos não é tão cínico e nem exibe este discurso falacioso de “compromissos programáticos”.

O programa de Aécio ele já mostrou em Minas e o PSDB no Brasil: mais arrocho, mais desemprego, mais perseguição aos movimentos sociais, mais entreguismo do patrimônio nacional, mais servilismo ao imperialismo norte-americano. O resto é discurso.

    Euler

    Impressionante como a Globo sequer disfarça sua campanha pró-Aécio. Num jogo ensaiado, o candidato tucano apresenta o apoio no mesmo dia de Marina Silva e da viúva alegre de Eduardo Campos no horário eleitoral. Na sequência, a Globo quer reviver cenas da novela da morte de Eduardo Campos no Fantástico, talvez procurando criar uma nova comoção nacional. Haja caretice, cretinice e babaquice de uma emissora sem qualquer compromisso ético com o jornalismo.

renato

Isto o que aconteceu, desmancha qualquer ideário de esquerda.
Por que?
Por que somos facilmente enganados..sempre..

FrancoAtirador

.
.
Agora é Oficial

BANCO ITAÚ, ONGS MULTINACIONAIS & EMPRESA NATURA

FORMALIZAM APOIO AO BONECO DE FHC AÉRIONÉCO (PSDB).

Mais Dinheiro para a Propaganda da Campanha Tucana.
.
.

FrancoAtirador

.
.
UM PARTIDO SUICIDADO: PSB

E OUTRO NATIMORTO: REDE

domingo, 12 de outubro de 2014

Rede de Marina Silva racha
e grupo diz que foi erro
recomendar voto em Aécio Neves

Um grupo de dissidentes da Rede Sustentabilidade,
partido que Marina Silva tentou criar no ano passado,
classificou como “grave erro político”
a declaração de apoio à candidatura
de Aécio Neves (PSDB) à Presidência.

Segundo eles, a aliança com o tucano
representará o fim da nova política.

Um texto redigido por integrantes
da Executiva Nacional na sexta-feira,
começou a circular entre os marineiros
e aponta para um racha no grupo.

A nota defende que o melhor caminho
neste 2º turno é a Rede se declarar independente
e não recomendar voto nem em Aécio Neves
nem na presidente Dilma Rousseff (PT).

“Constitui-se grave erro político a declaração de voto
e a adesão à campanha de Aécio Neves.
Nenhuma modificação formal no programa eleitoral
de Aécio Neves transformará a natureza de sua candidatura,
que não se constitui de palavras, mas de atos de história concreta
que indicam sua integração orgânica à desconstituição de direitos,
aos ruralistas e ao capital financeiro”, diz o texto.

A nota também afirma que,
como a candidatura de Marina Silva
se pautou na idéia da terceira via,
para quebrar a polarização entre o PT e o PSDB,
o apoio a Aécio Neves seria incoerente
e colocaria em risco o projeto
da nova política representado pela Rede.

“Ser parte da polarização PT X PSDB
é sepultar a luta por uma nova política.
É também o sepultamento do projeto original
da Rede Sustentabilidade, que nasceu com o propósito maior
de estimular a emergência dos sujeitos autorais,
dos indivíduos livres e conscientes,
que não se dispõem a realizar suas mais legitimas aspirações
e interesses no âmbito da velha, estagnada e conservadora política
que tanto PT quanto PSDB representam e praticam”.

(http://www.diariodocentrodomundo.com.br)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    “Marina decretou sua morte política
    ao apoiar Aécio Neves (PSDB)”

    Laura Capriglione é uma Jornalista
    com muita bagagem e competência.

    Escrevendo agora no Yahoo,
    a jornalista analisa hoje (*)
    a decisão de Marina em apoiar Aécio,
    no segundo turno da eleição presidencial.

    Em seu blog Laura ressalta:

    “Mas Marina Silva acabou no domingo 12 de outubro, quando virou as costas para sua própria trajetória ao declarar voto no candidato Aécio Neves, o representante de uma política econômica ostensivamente contrária à valorização do salário mínimo e à ampliação das políticas sociais e de inclusão”.

    Um duro golpe em quem acreditava na postura progressista de Marina.

    Leia a íntegra:

    Acabou Marina Silva (1958-2014).
    Fundadora da Central Única dos Trabalhadores e organizadora do PT, além de amiga e fraternal companheira do líder seringueiro Chico Mendes, Marina Silva foi durante anos, dentro do campo da esquerda brasileira, a representante de uma utopia que tentou conciliar três vetores quase sempre desalinhados: o desenvolvimento econômico, a inclusão social e o respeito ao meio ambiente e às populações tradicionais.

    Sua saída do PT, em 2009, empobreceu o partido e o debate interno sobre qual caminho seguir na busca por um mundo mais justo e solidário.

    A figura frágil – sobrevivente da miséria dos migrantes recrutados para trabalhar na extração da borracha; nascida em uma família de onze irmãos (da qual oito se criaram); órfã aos 15 anos; sonhática (conforme a auto-definição); vítima da malária, da intoxicação pelo mercúrio dos garimpos e da leishmaniose (doenças da extrema pobreza) – pereceu no domingo, 12 de outubro, depois de lenta agonia.

    Foi nesse dia que ela formalizou seu apoio ao tucano Aécio Neves no segundo turno das eleições presidenciais, contra a candidatura da petista Dilma Rousseff.

    Como membro do Partido dos Trabalhadores, onde militou durante 23 anos, Marina ajudou a eleger e a implantar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em que exerceu o cargo de ministra do Meio Ambiente durante cinco anos e quatro meses. Foi um período importante, que consolidou as condições para o Ceará, terra dos pais de Marina, crescer mais velozmente do que a média nacional –3,4% ao ano, contra 2,3% da média nacional.

    Anos também importantes para o Nordeste como um todo, que deixou de ser exportador maciço de mão-de-obra, já que criou oportunidade de emprego e renda “como nunca antes”. Só para efeito de comparação, ainda hoje a atividade econômica nordestina cresce acima de 4% (nos cinco primeiros meses de 2014), resultado superior à média nacional (0,6%), segundo o Banco Central.

    Exemplo de superação das dificuldades, Marina Silva conta em sua biografia com uma passagem como empregada doméstica. Dureza. Mas a contribuição de Marina no fortalecimento do governo do primeiro operário na Presidência ajudou a mudar a situação das empregadas domésticas.

    Primeiro com a valorização do salário mínimo, que passou de R$ 200, no último ano do governo do tucano Fernando Henrique Cardoso, para os R$ 724 atuais.

    Depois, com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição das Empregadas Domésticas, de 2013, que ela, com seu exemplo e luta a favor dos oprimidos, ajudou (ainda que indiretamente) a garantir.

    Mais de um século depois da Abolição da Escravatura, 7,2 milhões de empregados domésticos brasileiros foram incluídos na categoria de cidadãos dotados de mínimos direitos trabalhistas, entre os quais o controle da jornada de trabalho, definida em oito horas diárias.

    Além disso, a categoria começou a receber horas extras, remuneradas com valor pelo menos 50% superior ao normal.

    Marina estudou muito, de modo a formar-se como historiadora, professora e psicopedagoga, em uma época em que o país só oferecia aos membros da elite branca a possibilidade de conquistar um diploma de nível superior.

    Como membro do Partido dos Trabalhadores e afrodescendente, Marina ajudou a fazer a revolução educacional que aumentou o acesso dos mais pobres e morenos aos bancos universitários.
    Pela via da ampliação no número de vagas nas universidades federais, do ProUni e do Fies, o número de vagas no ensino superior mais do que duplicou de 3,5 milhões (em 2002) para 7,1 milhões (em 2013).

    Uma vida de vitórias, exemplos e superações.

    Mas Marina Silva acabou no domingo 12 de outubro, quando virou as costas para sua própria trajetória ao declarar voto no candidato Aécio Neves, o representante de uma política econômica ostensivamente contrária à valorização do salário mínimo e à ampliação das políticas sociais e de inclusão.

    Com o capital eleitoral que conseguiu reunir no primeiro turno (21,32 % do total de votos, ou 22.176.619 eleitores), Marina poderia ajudar sua Rede Sustentabilidade a se consolidar como a tal terceira via de que tanto falou antes.

    Ela preferiu juntar-se a forças bem conhecidas dos brasileiros:
    Que criminalizam os movimentos sociais;
    que atentam contra a liberdade de imprensa;
    que são apoiadas pela chamada “Bancada da Bala”,
    por Silas Malafaia e por Marcos Feliciano.

    Sem contar que os votos de Levi Fidelix (PRTB,
    o idiota que fez do aparelho excretor um programa de governo)
    devem ir para Aécio também.

    Marília de Camargo César, autora da biografia “Marina: a vida por uma causa” (editora Mundo Cristão, 2010), conta que, diante de um problema de difícil resolução, a ex-ministra costuma praticar a “roleta bíblica”, que consiste em abrir a Bíblia aleatoriamente, para saber o que Deus recomendaria na situação.

    Não é difícil imaginá-la nesse mister
    quando ela se saiu com a idéia de pedir que o PSDB
    reconsiderasse a campanha pela redução da maioridade penal,
    como condição sine qua non a seu apoio.

    Aécio respondeu sem pestanejar: -Não!

    E assim acabou-se mais uma ‘convicção firmíssima’ de Marina.

    Descansa em paz, Marina!

    *(https://br.noticias.yahoo.com/blogs/laura-capriglione/marina-silva-descansa-em-paz-201936573.html)

    http://mudamais.com/divulgue-verdade/laura-capriglione-marina-decretou-sua-morte-politica-ao-apoiar-aecio-neves

Fabio Passos

Se alguém tinha dúvida, esta decisão mostra com clareza que marina… se vendeu!

marina é, assim como aécio, um fantoche da banca.
A banca mandou… e ela obedeceu.

Lukas

Vi na blogosfera que a Marina é a pior pessoa do mundo. Vocês queriam apoio dela assim mesmo?

Francisco de Assis

JUCA CHAVES, AÉCIO, MARINA E A PROSTITUIÇÃO POLÍTICA

Juca Chaves se deliciava, ao contar a história de uma cantada que alguém fez a outra pessoa (vou ser politicamente correto aqui).

Como era uma proposta realmente indecorosa a outra pessoa puxou do fundo da alma um resto de algo parecido com inocência que supunha ter e disparou: “Tá pensando que eu sou prostitut@?”.

Ao que @ primeir@ personagem, com muito cinismo, arrematou: “Isto eu já sei que você é. Estou querendo discutir é o preço”.

Como não lembrar Juca Chaves neste triste espetáculo de prostituição política que os brasileiros assistimos durante uma semana inteira, e que vemos se consumar hoje?

Não podiam, pelo menos, ter deixado passar o domingo do Dia das Crianças?

Narr

Os únicos animais que a Marina ajuda a preservar são os vermes.

Celia

Complementando: estima-se que a reserva tenha 10 bilhões de toneladas, uma das maiores do mundo.
Seu epicentro estaria em Rio Pardo de Minas.
Distância de Rio Pardo a Montezuma? Cerca de 50 km.

jõao

essa senhora é uma zero a esquerda
não representa nada falsa e mesquinha
Publicado em 12/10/2014
DataCaf: Dilma já virou
Desconstrução do Aecioporto funciona.

COMPARTILHE VOTE Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+199)Imprimir IMPRIMIR

Como se sabe, a batalha Dilma x Bláblá poupou aquele que não tem autoridade moral para falar de corrupção.

Começa a dar resultado a exposição do verdadeiro perfil do rapaz que nunca trabalhou – e foi vice presidente da Caixa quando ainda não tinha barba – e de seu ministro da Fazenda suspeito de ser cidadão americano.

Tem que bater, que eles se desmontam.

Resultado:

No consolidado de ontem, empate rigoroso (um de frente pra Dilma no espontâneo).

Na parcial de hoje, três de frente pra Dilma na estimulada.

Não esquecer que o Globope e sua subsidiária na Fel-lha foram os maiores derrotados do 1º turno.

Narr

Aécio já ganhou gente, quem votou na Marina pode votar nulo sem dor na consciência!

Celia

Azenha,
Dica de pauta.
Quero chamar a atenção para um fato que te passou despercebido no caso do aeroporto de Montezuma.
Em 2008, foi descoberta uma jazida de ferro justamente na região em que se localiza Montezuma. Em 2012, a descoberta ampliou-se. Fala-se em megarreserva. Procure no Google.
Depois disso, ninguém falou mais nada. Não se sabe como elas foram negociadas pelo governo tucano de MG.
Mas que é uma tremenda coincidência Aecio Never ter adquirido fazenda exatamente nesse local…
Afinal, o que o playboy carioca teria a ver com a região mais pobre e sem atrativos do estado, não é mesmo?

Narr

A mudança que eles propõem é voltar ao que sempre foi.

Deixe seu comentário

Leia também