Alckmin falou fino com acionistas da Sabesp e grosso com os secundaristas; secretário cai, estudantes não recuam

Tempo de leitura: 4 min

A Folha nega que tenha tirado o vídeo acima do ar por pressão do governador; segundo o jornal, foi por problemas “editoriais” quanto ao “outro lado”

Alckmin suspende reorganização escolar em São Paulo

• 04/12/2015 12h42

Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, suspendeu hoje (4) decreto sobre a reorganização escolar no estado. A proposta previa o fechamento de 93 unidades de ensino em todo o estado e a transferência de 311 mil alunos. A medida será detalhada em entrevista coletiva a partir das 13h.

Nesta semana, de protestos de estudantes e universitários contrários à proposta se intensificaram. A Polícia Militar tem usado bombas de gás e spray de pimenta para conter as manifestações. Como forma de protesto, estudantes também ocuparam várias escolas.

No dia 1º deste mês, o governo paulista publicou decreto que autorizava a transferência de professores para a implementação da reorganização escolar. Segundo o governo, o objetivo da proposta era separar as escolas por ciclos, entre anos iniciais e finais do ensino fundamental e do médio. O decreto indicava que as transferências ocorrem “nos casos em que as escolas da rede estadual deixarem de atender um ou mais segmentos ou quando passarem a atender novos segmentos”.

Edição: Carolina Pimentel

*****

Alckmin enfrenta sua maior taxa de rejeição, aponta pesquisa Datafolha

Ao todo, 30% dos paulistas classificam o desempenho do tucano como ruim ou péssimo ante 28% do eleitorado que considera o desempenho do governador ótimo ou bom

do Estado de Minas

postado em 04/12/2015 09:19 / atualizado em 04/12/2015 09:32

São Paulo – Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira mostra que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) enfrenta a sua maior reprovação e menor reprovação na série histórica do instituto ao longo dos quatro mandatos do governador à frente do Estado de São Paulo.

Ao todo, 30% dos paulistas classificam o desempenho do tucano como ruim ou péssimo ante 28% do eleitorado que considera o desempenho do governador ótimo ou bom, a menor aprovação de Alckmin. Há pouco mais de um ano, véspera da eleição que o reelegeu, Alckmin tinha 20 pontos percentuais a mais de aprovação, 48%. No seu melhor momento no comando do Estado, em março de 2006, pouco antes de sair para disputar uma eleição presidencial contra o ex-presidente Lula, ostentou 69%.
Além disso, 40% dos entrevistados disse considerar o desempenho do governador regular. O reprovação do tucano é pior na população mais jovem, chegando a 36% entre os que têm 16 a 24 anos, e entre os mais escolarizados, extrato dos que possuem ensino superior e no qual 43% classificam a gestão de Alckmin como ruim ou péssima.

Interior

O levantamento aponta ainda que o desempenho do tucano é pior na capital e nas grandes cidades. No conjunto dos municípios da região metropolitana de São Paulo, a reprovação ao governador atinge 38%. Na capital, 39%. Considerando só as cidades com mais de 500 mil habitantes, a taxa chega a 40%.

No interior, por outro lado, a reprovação ao governador é de 23% ante 34% de ótimo ou bom.

Temas

De acordo com o Datafolha, foram abordados dois temas diretamente relacionados ao governo estadual que podem ajudar a explicar a queda de popularidade do governador: a crise de abastecimento de água e a decisão de fechamento de escolas públicas, com o consequente remanejamento de alunos.

A reorganização da rede estadual de educação, com o fechamento de escolas, é reprovada por seis de cada dez eleitores (61%), segundo o instituto. Apenas 29% dos entrevistados, ou três em cada dez, são favoráveis à polêmica medida.

Ainda de acordo com o instituto, 55% da população manifestou apoio às ocupações das escolas pelos jovens enquanto 40% se manifestou contra.

Em relação à crise de abastecimento pela qual passa o Estado, um terço dos entrevistados (33%) disse que o fornecimento de água foi interrompido ao menos uma vez no último mês, taxa que chega a 55% entre os moradores da região metropolitana de São Paulo.

Segundo o instituto, embora o patamar dos sem ­água seja menor do que o apurado em fevereiro (44%), o que pode estar pressionando pela deterioração da imagem o governador é a percepção de que sua administração esconde informações sobre o tema.

De cada dez paulistas, oito estão convencidos de que o governo Alckmin só fornece informações a respeito do assunto que interessam ao próprio governo. Apenas 14% acreditam que todas as informações sobre a falta de água são devidamente fornecidas.

Diante disso, segundo o Datafolha, Alckmin é visto como um governador que lida mal com o assunto. A atuação do tucano frente à crise hídrica é aprovada por apenas 20% das pessoas no Estado e 13% na capital. Para 38% dos paulistas, quase o dobro, seu desempenho é ruim ou péssimo nesse setor.

O Datafolha fez 1.350 entrevistas em 47 municípios. Procurado pela reportagem nesta manhã, a assessoria do governo de São Paulo não quis comentar a pesquisa.

PS1 do Viomundo: Alckmin “suspendeu” a “reorganização”, mas os estudantes responderam que pode ser apenas um recuo tático. Caiu o secretário da Educação.

PS2 do Viomundo: O dinheiro que Alckmin quer cortar da educação poderia ter tirado dos acionistas da Sabesp. A empresa pagou dividendos mas não fez os investimentos necessários para evitar a falta de água. Questão de prioridade. Quem são os acionistas da Sabesp? Olhem o documento abaixo…

Leia também:

Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Túlio Almeida

Pra não esquecer da SABESP.
O governo do estado de SP teve de tirar do patrimônio do estado Um Bilhão de Reais para cobrir os rombos financeiros da SABESP. A solução é “reestruturar” as escolas públicas para cobrir esse rombo.
http://limpinhoecheiroso.com/2015/12/04/dcm-produz-documentario-sobre-alckmin-a-sabesp-e-a-falta-dagua-em-sao-paulo/

FrancoAtirador

.
.
(http://imgur.com/HO3B4tm)
.
pbs.twimg.com/media/CVZXiylWcAARvOf.jpg
.
.

Marina

O Léo só quer acabar com a corrupção da Petrobrás. Do trensalão tucano, desvios da verba da Saúde de Minas pelo Aécio, da corrupção de Furnas, do aeroporto do titio, do helicóptero da coca, da pirataria tucana, dos desvios da SUDAM e SUDENE, da máfia das ambulâncias, da máfia dos fiscais de SP, da avalanche de irregularidades que levou à população paulista a beber água contaminada, o ético Léo não diz nada. Essa ética seletiva virou moda, ou melhor, escancarou de vez os falsos defensores da pátria.

    Leo

    Negativo, Marina. Leia melhor o que escrevi.
    .
    E o Metrolão? A quantas anda? Esses jovens de SP já protestaram contra esse outro assalto absurdo?
    .
    Não existe seletividade e isso é discurso de partido. Meu partido é o Brasil e não PT, PSDB, etc. Nosso país tem que ser passado a limpo, doa a quem doer.
    .
    Bom dia!

Adilson

A foto da estudante encarando o bombado da PM do Chuchu fala por si mesma.

FrancoAtirador

.
.
Os Eufemismos Manjados Utilizados pela Mídia Jabáculê
.
quando o Esquadrão Militar do GenerAlckmin resolve
.
Baixar o Cassete em Pessoas que protestam nas ruas:
.
‘Houve Tumulto’…
‘Começou a Confusão’…
‘A Polícia teve de agir’…
.
.

Fabio Nogueira

Caríssimos, cuidado! O governo Alckmin é para ser defenestrado sem sombra de dúvida! Chega de PSDB em SP! Mas o que significam as críticas “quase isentas” contra Alckmin que apareceram na FOlha, no Estadão e nos jornais televisivos da Globo nas últimas semanas? Significa que os donos do poder midiático (e outros) estão querendo fechar consenso em torno de Aécio, sem a polarização que havia quando Serra estava em cena na última eleição. Aécio está sendo poupadíssimo de tudo o que tem acontecido, como o crime ambiental em MG, estado dele, e agora nem uma palavra sobre a educação em São Paulo! A operação limpeza para pavimentar seu caminho já começou, cabe à esquerda começar a sua desconstrução! Até o MP de MG… http://tijolaco.com.br/blog/mp-arquiva-caso-do-aecioporto-de-claudio-tucano-pode-tudo/

Luís CPPrudente

A famiglia Frias sempre mentindo, sempre obedecendo o ditador de plantão, foi assim na Ditadura Militar de 64. É assim na Ditadura Fascista de Picolé de Chuchu.

Alexandre Tambelli

O recuo da reorganização mostra um Governador, sua mídia aliada e a Direita política perdidos!
Vale uma reflexão sobre o recuo do Governador Geraldo Alckmin sobre a reorganização escolar pretendida.
Dois pontos a serem colocados sobre o recuo de Alckmin, pontos que me chamaram atenção.
1) Tivemos, por incrível que pareça, uma pesquisa Datafolha sobre a popularidade do Governo Alckmin. Descolada de qualquer processo eleitoral.
Este fato mostra que houve, talvez, um processo externo ao Governo do PSDB e ao Governador, partindo de alguma cabeça lúcida politicamente entre os oposicionistas ao Governo Federal, para saber dos efeitos nocivos desse enfrentamento com os estudantes secundaristas à candidatura Alckmin em 2018 para Presidência.
Se dependesse de Geraldo Alckmin e da cegueira dessa oposição via PSDB pode ser que continuassem a briga e que o estrago se tornasse maior.
A pesquisa surgiu como um alerta da Direita para a Direita e seu Governador paulista, sua estrela midiática para 2018. Alckmin recuou na hora, quando viu a pesquisa.
Existem pesquisas, sim! Do Geraldo Alckmin e seu Governo. Surgiu por linhas tortas, pela intransigência do próprio Governador e, ela serve de alerta para quem crê que a sociedade paulista seja reacionária ao ponto de defender atitudes ditatoriais e violentas contra estudantes, professores e sociedade em geral.
2) Estreitou-se o campo de batalha midiático com o episódio do recuo à reorganização. A velha mídia ficou, como sempre, do lado errado, do lado perdedor e opressor, o que tirou dela mais credibilidade ainda, do pouco que possui, o que é bom demais!
Essa juventude e seus familiares adentraram em contato com forças aliadas que são da Esquerda, dos movimentos sociais e de partidos políticos progressistas. Essas forças que estão na mesma trincheira dos estudantes são as mesmas forças que vão estar na trincheira de defesa do Governo Dilma e a tentativa do Golpe do Impitman.
A juventude e seus familiares estão aprendendo muito com o episódio da reorganização e temos esta novidade rica de saberem quem está do seu lado e quem não está.
Hoje, a Rede Globo & Cia. se fechando cegamente na defesa de Geraldo Alckmin e do PSDB estão prestando um serviço à Democracia, porque desmascaram seu lado ditatorial e elitista e sua visão de mundo e seus reais interesses perante a juventude das periferias e das classes menos abastadas.
É uma vitória para ser comemorada!
Os jovens secundaristas foram brilhantes e tiveram apoio de um só lado, o da sociedade organizada de Esquerda; a velha mídia ficou do outro lado, junto do Governador que manda a polícia bater em jovens estudantes e manda dar porrada e prender professores.
Alckmin tem 30% de bom e ótimo?
Hoje.
30% é o número clássico da sociedade dos 30% de incluídos de antigamente.
Quando bate nesse patamar se torna o Político inelegível!
A blindagem da Rede Globo & Cia. desmoronou.
Se este dado valer para todo o PSDB, justificamos a opção que o partido tomou:
Apoiar a insanidade do corrupto Eduardo Cunha!
Alckmin, Richa, Perillo não aparentam ter deixado herdeiro político nos seus estados. O PSDB (aliado número 1 da velha mídia) pode deixar os Governos de Estado e não vencer o pleito eleitoral.
E, lembrando, Aécio, Serra e Alckmin disputam a tapas a única vaga para 2018 se a Eleição ocorrer, e, creio, irá ocorrer.
O Brasil não quer essa loucura conservadora. Não quer esse fundamentalismo evangélico. Não quer golpear a Democracia.
O Brasil quer é seguir no rumo do desenvolvimento. Do emprego e do salário digno. Da ascensão social e da inclusão social.
A juventude secundarista já deu o recado!
Não há chances de retrocesso social!
Quem tentar voltar à sociedade dos 30% vai sair do Poder pelas portas do fundo, arrancado do Poder pelas massas populares.
A juventude combativa de São Paulo, organizada e resistente deu o alerta!
Cabe para o PSDB e o PT e qualquer outro partido o alerta!
A Oposição em sua bolha maniqueísta já não enxerga mais a realidade do Brasil em 2015. Este é um ponto pacífico. Eles acreditam que podem tudo. Talvez, nem tenham mais consciência dos atos que praticam e de como se dá o convívio em sociedade.
É preciso deixar claro:
2002 pra trás, o Governo FHC são passado!
A autoestima do povo trabalhador e dos jovens das periferias e da classe C não mais se pode abalar!
Quem se acostumou a comer melado não vai mais querer como Jiló.
Estamos caminhando para o Futuro, pode haver resistência momentânea, mas o Futuro com uma sociedade desenvolvida virá, apesar dos cunhas, alckmins e aécios da vida!

    Helena/S.André SP

    É isso aí Alexandre Tambelli! Essa garotada secundas soube enfrentar com coragem e lucidez o ditador alckmin. Estão cônscios dos seus direitos e essa garotada pode ser a força que vai “varrer” o conservadorismo de SP, que governa o estado há mais de 20 através do PSDB. É como disse o professor da EACH da USP, sr. Wagner Iglecias, no post publicado no blog do Nassif sob o título “Alckmin: um Datafolha que veio a calhar”: ‘A sociedade brasileira está mudando. Até SP, por muita gente tido como a fortaleza conservadora deste país, está. Como diria a velha canção de Elis, não adianta amar o passado. O novo sempre vem”.

Antonio

O maior defeito desse governador é ser dissimulado.
Ele cedeu hoje e vai implementar sua mudança nos dias finais de dezembro e começo de janeiro.
É só esperar para ver!

Urbano

Para uma turma que já tirou sapatos e meias, se se fizer necessário arria…

FrancoAtirador

.
.
#OcupaSãoPaulo
(http://imgur.com/TDQqit2)
(http://jornalggn.com.br/tag/blogs/policia-de-alckmin)
.
.

Leo

Minha esperança é que esses jovens, que foram liderados por não sei quem, usem da mesma força para combater a corrupção no país.
.
Imaginem eles protestando contra os roubos bilionários da Petrobras! Da mesma forma que o Alckmin, o Governo Federal também seria derrotado. Que tal essa ideia?

    Dan Moche Schneider

    Ideia de Jirico.

    Dan Moche Schneider

    Ideia de Jerico!

    ernesto

    naõ perca seu tempo procurando por líderes. esse conceito antigo da necessidade de líderes não mais procede. na auto-organização a liderança é compartilhada por todos os participantes em assembléias democráticas. o levante da juventude mostra que um mundo diferente é possível.

    marcosomag

    Antes de chegar a Brasília, os estudante poderiam combater a corrupção em SP, no desgoverno tucano.
    Poderiam começar com a roubalheira bilionário no Metrô paulista.
    Esta sim, uma boa idéia.

Mau

São Paulo é um lugar realmente muito louco, seca, rodizio nas torneiras, violência, taxa de homicídios altíssima, policiais espancadores e assassinos, grupos de extermínio, notória corrupção nas mais diversas áreas do governo estadual e mesmo assim o PSDB (Alckmin) é reeleito no 1° turno.

Vai intender né

FrancoAtirador

.
.
A VITÓRIA DAS VITÓRIAS DO MOVIMENTO #OcupaEscola
.
FOI HAVER FURADO O BLOQUEIO DA MÍDIA JABACULÊ.
.
No Estado de São Paulo, as Pessoas tomaram Conhecimento
.
sobre Falcatruas do PSDB de que jamais haviam sido Informadas
.
pelos Grupos Tucanos Globo, Abril, Folha e Estadão (G.A.F.E.).
.
.

Deixe seu comentário

Leia também