Aécio ameaça colocar Armínio Fraga na Fazenda

Tempo de leitura: 4 min

A avaliação de seus mandatos captada em pesquisas explica o motivo de Alckmin e Serra não terem defendido o seu legado.

por Luiz Carlos Azenha

Segundo Kennedy Alencar, Armínio Fraga é o ministro da Fazenda dos sonhos de Aécio Neves. O convite foi feito e aceito, diz o jornalista. Decidimos recuperar o texto abaixo, do Estadão, que mostra que um eventual governo tucano seria FHC 3.0. Com tudo o que isso implica:

Ciceroneado por Fernando Henrique, Aécio Neves molda candidatura

Ex-membros da gestão de Fernando Henrique ajudam senador a formatar discurso econômico

06 de janeiro de 2013 | 2h 05

JULIA DUAILIBI E BRUNO BOGHOSSIAN – O Estado de S.Paulo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tornou-se o principal operador político da pré-campanha do senador Aécio Neves à Presidência da República pelo PSDB em 2014.

Desde o segundo semestre de 2012, FHC, que lançou o senador candidato em dezembro, e Aécio cumprem juntos agenda de almoços e cafés com empresários e integrantes do mercado financeiro no eixo Rio-São Paulo. Em alguns encontros, aproveitaram para pedir ajuda financeira aos candidatos do PSDB na eleição municipal – o desempenho nas urnas era visto como determinante na montagem da candidatura para o Planalto em 2014.

A ação de FHC em prol de Aécio começou a se formatar após uma conversa entre os dois no apartamento do ex-presidente, em São Paulo, no começo de 2012. No encontro, os dois traçaram os principais movimentos para construir a candidatura não só no partido, mas em setores da sociedade.

Por meio da ação de FHC, Aécio passou a se encontrar com ex-integrantes da equipe econômica do tucano para formatar um discurso econômico. Oficialmente, as reuniões são para discutir conjuntura nacional e internacional e orientar o partido, num momento em que o PSDB fala em rediscutir seu programa. Mas o pano de fundo é formatar o discurso para a campanha de 2014.

No último dia 26, FHC e Aécio se reuniram pela manhã no apartamento do senador no Rio com Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda, Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, e Edmar Bacha, formulador do Plano Real. A agenda, que se estendeu até o almoço e contou, depois, com a presença do ex-jogador Ronaldo, foi mais uma da série de encontros com os economistas.

Desde a campanha presidencial de 2002, FHC viu o PSDB esconder atos da sua gestão, sob a alegação de que a população não aprovara a era tucana. A derrota na disputa presidencial de 2010 levou a um resgate da herança FHC, inclusive em temas mais polêmicos como privatizações e reforma do Estado.

A partir desse resgate, FHC passou a atuar mais na vida partidária – o tucano costuma parafrasear o ex-líder espanhol socialista Felipe González, segundo o qual ex-presidentes são como vasos chineses, grandes e bonitos, mas que ninguém sabe onde pôr.

Passou, então, a defender a renovação do partido. No iFHC, núcleo de memória e centro de estudos que montou, criou agenda com jovens economistas e de outros setores da sociedade. Começou a ajudar na procura de um marqueteiro, o “João Santana do PSDB”, como brincam tucanos, numa referência ao responsável pela comunicação do PT e pela imagem da presidente Dilma Rousseff.

A ação de FHC pró Aécio tem ainda um viés político. Ajuda a agregar setores do PSDB paulista, principalmente a ala sob a influência do ex-governador José Serra, no projeto do senador.

“Os dois sempre foram muito próximos. O partido tentou se afastar da nossa herança. O grande pensador do PSDB é FHC”, declarou o presidente do PSDB mineiro, Marcos Pestana.

Em movimento ensaiado, FHC lançou Aécio ao Planalto com o apoio do presidente do PSDB, Sérgio Guerra. Também no final do ano, em outro encontro em seu apartamento com Guerra, o ex-senador Tasso Jereissati (CE) e o secretário-geral do partido, Rodrigo de Castro (MG), decidiu-se que a estratégia presidencial do PSDB passava pela indicação do senador como presidente do partido.

No início, Aécio resistiu. Argumentou que causaria desgaste se tornar porta-voz das críticas a quase dois anos da eleição. Também disse que a liderança do PSDB afastaria potenciais legendas aliadas que hoje estão na órbita do governo. O mineiro tentou articular uma segunda opção, mas a tendência é que assuma a função de presidente do PSDB, até como forma de mostrar comprometimento com 2014.

“Ele gostaria que Aécio fosse mais arrojado. Mas esse também é o perfil do Aécio”, afirmou um interlocutor de FHC, comentando o que muitos paulistas falam nos bastidores: Aécio parece titubear em relação à candidatura ao Planalto. “Aécio está se movimentando, sim. Principalmente no campo das ideias”, diz o deputado mineiro Paulo Abi-Ackel.

Economia. O discurso do senador para 2014 será pautado pelo baixo crescimento do PIB, que deve fechar 2012 em torno de 1%. Para os tucanos, se a economia “patinar”, o debate sobre o PIB será central em 2014, quando Dilma tentará se reeleger. Aécio desenha um discurso no qual mostra o Brasil na lanterna do crescimento entre os emergentes e aponta os dois primeiros anos de Dilma como “tempo perdido” para a economia – entre os países da América do Sul, o Brasil pode fechar 2012 com crescimento apenas maior que o do Paraguai.

O time de economistas da era FHC passou a municiar Aécio com análises sobre a conjuntura econômica nacional e internacional. As ponderações abordam o enfoque crítico na dobradinha inflação alta com crescimento baixo. “A rigor, a Europa está em crise. Os Estados Unidos estão se recuperando. O mundo em desenvolvimento cresce mais que o Brasil e com inflação menor. Estamos no final da linha na América Latina. O problema não está lá fora”, disse Bacha, em palestra para a bancada do PSDB no Congresso mês passado.

No governo FHC, Malan e Armínio eram vistos como monetaristas, por defenderem o controle rígido da política monetária em contraposição aos desenvolvimentistas, mais favoráveis a políticas de incentivo ao crescimento. Durante a era FHC, (1995-2002), marcada pela estabilidade econômica, reformas do Estado e privatização, o País cresceu uma média anual de 2,48%. Nos dois mandatos de Lula (2003-2010), o índice foi de 4,65%. No primeiro ano de governo Dilma, o PIB cresceu 2,7%.

Leia também:

Ricardo Antunes: Um capitalismo ainda mais selvagem


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Hell Back

Sim! O Aécio como fazendeiro tem o direito de colocar quem ele quiser na sua fazenda. hehehe

Urbano

Faz sentido; não dava para ser um Mantega…

Luiz

Já que não vai chegar nunca na presidência, é melhor levar o careca do Armínio Praga para Minas Gerias lá você manda e desmanda, valeu ALMOFADINHA !!!!!!!!

Rodrigo Leme

Seria diferente do ministério da fazenda hoje?

    Claudio Freire

    Sim. Ele é monetarista, e prioriza absolutamente o aumento dos juros como base para conter todo e qualquer aumento de preços.

    Com ele, os juros chegaram a inacreditáveis 45%. Lembra-se?

    Marcus Vinicius

    Cláudio, “o rostinho iluminado do olhar enviesado” só lembra do que é conveniente ao caráter dele… não espere muito dele…

    josé santos

    Caro amigo se você não sabia e pelo visto não sabe, vou te dizer: foi graças a esse cidadão que este País não quebrou em 2008 junto com a bolha imobiliária Americana. Pois um ano antes, ele aumentou os depósitos compulsórios e proibiu que os bancos Nacionais fizessem qualquer dívida no exterior lastreado em dólar. Não gosto de políticos. Se o povo realmente soubesse o que esse homem fez pelo País, fariam uma estátua para ele.São essas qualidades profissionais que o Armínio Fraga tem que o “Lobo em pele de cordeiro”, Aércio Neves sabe e você não.

Claudio Freire

Caro Azenha, espirituosa a manchete desta postagem.

“Aécio AMEAÇA colocar Armínio Fraga na Fazenda.”

Sem dúvida, trata-se de uma ameaça mesmo… rsrs.

Julio Silveira

Queria saber o que o povo fez aos tucanos, por que querem acirrar tanto essa luta de classes? Por que já sabemos que o Armínio é um profundo defensor da economia para os ricos, um profundo defensor da distribuição de sobras para o restante da cidadania.
Tá certo que a equipe da Dilma tem muitos defeitos, e parecem de vez em quando se inspirar nesses aí, mas pelo menos tem recaídas de tendências populares. Tá certo que o povo não gosta muito da tucanagem mas daí quere vingança do tipo vocês vão ter que me engolir e dose. Só resto torcer pelo bom senso da cidadania, torcer para que não caiam no conto do Marqueting vigarista.

sergio

Armínio Fraga não foi aquele que elevou os juros no Brasil para 45% (quarenta e cinco por cento)?

tiago carneiro

correcao: governo aecio seria fhc 5.0, uma vez q nossa fhc de saias, dilma rusSERRA, fara o seu segundo.

FrancoAtirador

.
.
Bem colocado o termo na manchete do post do Viomundo:

Armínio Fraga é verdadeiramente uma AMEAÇA ao Brasil.

Aébrio Nébulus: eF acHe Cee Reloaded
.
.

anac

Vejo nos coxinhas um caso perdido. São levados pelo PiG, contrariando a própria realidade, a acreditar que são iguais aos 1%. Por isso se aliam ao PiG na defesa dos interesses dos 1%, acreditando piamente estarem defendendo seus próprios interesses. Não estão. Para fazer parte do clube dos 1% os coxinhas têm que ser muito mais do que o rei do camarote. Devem possuir alto cacife financeiro: jatinho, helicóptero, dinheiro em paraíso fiscal, imoveis nos USA e Europa, para não correrem o risco – os coxinhas e descendentes – de serem presos e deportados nas alfandegas estadunidenses e europeias. Para fazer parte do clube dos 1% devem ganhar centenas de bilhões de dólares apenas com os juros exorbitantes e abusivos pagos pelo Brasil aos grandes credores nacionais e internacionais. Como quando o governo de Dilma se deixou chantagear pelo PiG no terrorismo midiático do tomate propositadamente promovido quando o Banco Central se reunia para decidir sobre a taxa SELIC que remunera o capital financeiro. Os coxinha gritam em altos brados contra a CPMF, que deveria ter sido destinado para a saúde, era desvirtuado e usado para pagar a farra dos credores nacionais e internacionais. Para os coxinhas a culpa era do PT.

anac

“Presença de Armínio

Miguel do Rosário
Leio no blog do Kennedy Alencar, que Arminio Fraga é o ministro da Fazenda dos sonhos de Aécio Neves. Eles já conversaram a respeito e acertaram tudo. Segundo Aécio, “uma indicação antecipada de um ministro da Fazenda com esse perfil ajudaria a campanha tucana a atrair simpatia de investidores internacionais e de boa parte do empresariado brasileiro, sobretudo do grande capital financeiro.”
Pois bem, então eu lembrei dos “bons tempos” e fui pesquisar os jornais de 1999, mais especificamente, de março daquele ano, quando Fraga assumiu a presidência do Banco Central.

Sua primeira medida foi aumentar os juros de 25% para 45%. Foi talvez a maior paulada nos juros que já se deu, em qualquer civilização, nos últimos cinco mil anos.
http://www.ocafezinho.com/2013/11/10/arminio-fraga-e-as-lembrancas-dos-bons-tempos/

    anac

    “Fraga falou à imprensa que, para o futuro, a tendência dos juros era cair. Ah, bom.

    O que ninguém falou é que a medida de Fraga significava dezenas, quiçá centenas de bilhões de dólares, na conta dos grandes credores nacionais e internacionais, ao longo dos meses seguintes. Dinheiro fácil, líquido e certo.

    No mesmo dia, o Globo anunciava que os combustíveis iriam subir e que uma comissão da Câmara havia aprovado a nova CPMF (imposto criado para aplicação em saúde, mas que no governo FHC era usado para superávit primário). O acordo político entre governo e legislativo era quase cínico. O imposto não iria para a Saúde. Tanto que os jornais afirmava, sem pejo, que o FMI aguardava, com ansiedade, a aprovação do novo imposto. Ou seja, o FMI queria a CPMF, porque esse dinheiro ia para os credores internacionais.”

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2013/11/10/arminio-fraga-e-as-lembrancas-dos-bons-tempos/#sthash.J73Yombn.dpuf

Marat

Uma conhecida minha, reacionária e economista (eleitora de Aécio, óbvio) disse que o Brasil precisa voltar a ser comandado pela meritocracia. Esse tipo de gente adora Kandir, Armínio, Mendonça de Barros et caterva…

    anac

    Não sei se foi replicado aqui mas no Nassif tem um post interessantíssimo sobre a meritocracia da sua amiga com toda certeza da classe merdia. http://jornalggn.com.br/fora-pauta/desvendando-a-espuma-ii-de-volta-ao-enigma-da-classe-media.
    Os 1% jamais se valeram da meritocracia para se dar bem e ganhar bilhões. Vivem ás custas do Estado corrompendo e sonegando bilhões. Os idiotas coxinhas classe merdia sim acreditam. E trabalham como escravo para enriquecer com o trabalho cada vez mais os 1%, que agradecem penhoradamente. Não é por acaso que os coxinhas classe merdia tem tando ódio de programas como o bolsa família, Mais médicos, Minha casa, minha vida, Prouni, Enem etc.

    Alemao

    “A melhor arma contra um comunista é deixar ele falar”. Churchill.

    Acho que vc não seria tão contra a meritocracia quando um médico fosse escalado para lhe operar o fígado. Vai um cubano aí, reprovado no Revalida?

    Lucas

    Alemão,

    Para começar por favor leia o texto que foi mencionado ele é muito bom,

    Segundo nem os médicos brasileiros passam no revalida, uma vez que a prova está viciada, você exige de um cardiologista conhecimentos super especificos de um ortopedista e vice e versa…a prova em si é cheia de problemas…enfim ainda assim, o ponto é ter médico ou não ter médico nem um, se você procurar pesquisar um pouco verá que primeiro Cuba tem o melhor sistema de saúde pública de todo o globo terrestre, verá também que os médicos cubanos são referencia em todo o mundo, descubrirá também que ter médicos estrangeiros é prática normal em qualquer páis de primeiro mundo, ou seja estamos indo contra a tudo que históricamente deu certo no mundo, não faz o menor sentido…

    Voltando agora para a meritocracia o problema dela é que simplesmente não existe, não passa de mera ilusão, os ricos tem acesso aos melhores professores, depois nos vestibulares tem acesso ao ensino superior de ponta e gratuito, depois tem empresas de parentes, contatos e amigos dos pais para terem bons empregos, ou ainda capital inicial para investirem em um negocio próprio…me explica você onde o mérito estra nessa história toda ??

    Marat

    Sei não, Alemão… meritocracia e eugenia estão próximos… se dependêssemos de ambos, talvez você nem estivesse entre nós, dada a quantidade de obtusidades que escreveu!

Ulisses

A maneira simplista de nivelar tudo. O ultimo paragrafo esconde por exemplo as taxas de desemprego e emprego, os programas sociais e educacionais e os investimentos federais PAC entre os governos FHC e Dilma. Aí, sim, FHC vai parar no rabagésimo lugar entre os governantes do Brasil. E tem quem sonha com a volta de FHC 3?

Fabio Passos

O menino da banca na fazenda… para garantir a rapina das riquezas.
Os larápios neoliberais não tem um pingo de vergonha na cara.

lukas

O penúltimo parágrafo só tem mentiras, não é verdade?

mario lucio de o oliveira

Arminio Fraga segundo investigações da Satiagraha deveria ser denunciado criminalmente conjuntamente com seu amigo FHC. Por este motivo grande parte de politicos ligados ao FHC PSDB/DEM ainda mantém grande staf de administradores publicos para preservar estes esquema perigoso e de lesa pátria a favor das corporations internacionais captaneadas pelos USA.
É duro que a midia comprometida não permite a informação que a sociedade precisa e assim ficamos todos desinformados, enganados e os abutres do patrimonio público na contra mão do interesse da sociedade livres e soltos.
mario oliveira

Marat

Ameaça à soberania!

    Fabio Passos

    Um empregado a serviço das oligarquias financeiras internacionais.
    O objetivo de aécio e acenar ao mercado que vai cortar gastos sociais e entregar ainda mais riqueza aos banqueiros.

Marat

A raposa no galinheiro!
Será que o chanceler será o Lafer “só no sapatinho”?

    FrancoAtirador

    Top Secrets Tucanus

    Sabe aquela Montada do Clinton no FHC?

    Agora, vai ser do Obama no Aébrio Nébulus.
    Porque CéU de Aébrio não tem dono…

    /image_preview
    Nada como comer tucano passado a MilnaMesa…
    .
    .

    Marat

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Paulo Metri: As falsas denúncias de "estatismo" no leilão de Libra – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Aécio ameaça colocar Armínio Fraga na Fazenda […]

Deixe seu comentário

Leia também