Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ana

nOBferpk

A LIGA – Médicos Estrangeiros no Brasil – Completo – 22/10/2013

Muito interessante…merece ser visto!!

Pedro

Para quem quer um resumo, aí vai: Globo é lixo.

    Jorge Pereira

    A globo não é um lixo! Lixo podemos reciclar e é muito útil! A globo é pior que lixo! Mas isso não dá a ninguém “Licença para Matar”! Quando essa geração assumir os comandos do Brasil vai destruir tudo que não for do seu agrado?

Jorge Pereira

Eu não gosto da globo! É parcial! Mentirosa! Faz muito mais mal pro Brasil do que bem! Mas temos que parabenizar o Pedro por ir ao debate! Poderia não ir! E ponto! Eu sou a favor das manifestações mas tem a banda podre que são sim vândalos que tira legitimidade dos manifestantes que fazem seu protesto de forma correta!

Barbara

Se a Globo é linchada numa manifestação é pq ela faz por onde. A Globo mente e há muitas provas disso. Se o povo lincha o jornalista da Globo é pq não concorda com a maneira que trabalham para alienar o povo. Graças a comunicação em rede essas informações só estão hoje muito mais acessíveis,

Pq um Ninja que transmite isso deve ser responsabilizado ou mesmo acusado de qualquer comentário? O Ninja está alí pra passar o que está acontecendo na íntegra. Não existe pq manipular oq que é a realidade. Não é pq a Globo se provou mesquinha e está sendo repudiada q a Mídia Ninja deve responder por isso. A Mídia Ninja não tem e nunca teve a intenção de manipular a opinião pública e nem é obrigada a ser imparcial, fria ou editavel. Eles não devem nada a ninguém. As coisas são tão claras! Como ainda tem gente que tem a coragem de pegar um microfone p tentar responsabilizar os Ninjas pelo repúdio que a Globo conquistou pq finalmente o povo conseguiu enxergar que essa mídia é comprada? Estamos protegendo nosso povo, não queremos que a Globo represente a verdade absoluta como acontecia até ontem.

    Joselito

    A melhor defesa é o ataque já diria o brocardo.

    A globo coloca suas forças contra a Midia Ninja.

    Vale saber quem ganha essa batalha (de esclarecimento/informação)

Ricardo

Assistindo a todo o debate, concluo que esses moleques ninjas são um boçais arrogantes com tendências nazifascistas. Não aceitam críticas, não assumem erros e consideram legítima a baderna. No fundo, são uns ingênuos. Mas conseguem mobilizar, perigosamente, uma massa de jovens igualmente de tendência fascista e violenta, que coloca em risco a própria democracia.

    Ricardo Donizetti

    E outra coisa, se por um lado estão corretíssimos quando dizem que o rapaz NÃO poderia, em hipótese alguma receber tiros porque apoia vândalos, por outro lado são incoerentes e contraditórios ao admitirem que jornalista deve ser expulso das manifestações, porque estaria ” mentindo”. Ora, ora, a jornalista da record tomou um murro dos ” manifestantes”. Eles aceitam isso na conta deles ou vão se eximir da responsabilidade?

    Leo V

    Pelo jeito vc não vou o debate. Em qual minuto do debate alguém defende que jornalista seja expulso de manifestação?

Ricardo

Eu tô tão de saco cheio dessa molecada baderneira que quase dou razão para o Pedro Doria. Os meninos raivosinhos agem exatamente como quem criticam: são os donos da verdade.

No mais, comparar a ditadura militar com ditadura nas favelas é de uma ignorância grotesca e uma ofensa aos filhos das vítimas. A comparação é da tão propalada mídia ninja.

Eduardo

Para apagar o passado,presente e imagem da Globo, os Marinho talvez devessem fazer como o DEM. Como era mesmo o nome desse partido?

HELBERT FAGUNDES

BOA TARDE,

“BRASIL TÁ MELHORANDO VAI DEMORAR”, MAIS 500 ANOS! A AUSTRÁLIA COM A METADE DE VIDA É MELHOR QUE O BRASIL. PENSEM!!!

Urbano

Pior é a festa de rodeio, que em se tirando a plateia abestada, uns poucos convidados sem ter coisa melhor pra fazer e alguns, digamos, técnicos… Aí seu mano, o que sobra é o que sobra.

HELBERT FAGUNDES

BOA TARDE,

A GLOBO NÃO É UM MAL E SIM UM CÂNCER NO BRASIL. PARA QUEM NÃO CONHECE ASSISTA O DOCUMENTÁRIO DA BBC DE LONDRES SOBRE A GLOBO.

MdC Suingue

Só eu que achei hilariante o Dória, emissário da Globo, usar o discurso petista de que as favelas do Rio mudaram de dez anos para cá (sim, mudaram, os pobres estão sendo expulsos), de que a democracia brasileira é uma Brastemp e que o Sérgio Cabral e o Eduardo Paes são impolutos gênios da raça?

Vejam esse vídeo não no viés de enfrentamento ao O Globo, mas pelo questionamento muito mais importante levantado pelo Rafucko e por quem está nas manifestações: NOSSA DEMOCRACIA É UMA FARSA e que na prática grande parte da população vive em um estado de exceção policialesco tão odioso quanto na ditadura.

Isso sim é o que foi flagrante no debate.

    Adilson

    Tive a mesma impressão, cara…Dória defendendo a sua “democracia”, parecia petista envergonhado que ainda apoia o governo desses dois lunáticos.

Mário SF Alves

Creio que seria oportuna a pauta:

1) Quem ou o quê SEMPRE vandalizou o patrimônio do povo neste país?

2) Quem ou o quê (e em nome do quê) embrutece boa parte da população deste imenso e riquíssimo país?

2) Quem ou o quê torna vândalos parte da juventude deste país?

    museusp batista neto

    Resposta: a GLOBAL OVERSEAS INVESTMENTS BV, também conhecida e qualificada nos processos engavetados e TRANCADOS na Receita Federal como GLOBOPAR! Ai está o fulcro da moléstia que atravanca o avanço do Brasil da condição de colonia para país democrático e soberano. O Rafucko disse tudo. Para considerar a sociedade atual uma democracia é preciso esquecer que quem mora em periferias e favelas tem direitos de cidadania. Eh fácil falar em democracia confortavelmente instalados nos condominios da Zona Sul do Rio com formação no exterior aprendida em inglês, como disse o tal do Doria. Ele disse também que o Amarildo depois de brutalmente assassinado teve até compensações porque o filho dele até teve direito a tirar umas fotografias.

    Mário SF Alves

    No que tange à população brasileira, ou melhor, no que tange à política brasileira, a Rede Globo de Desinformação e congêneres do entretenimento e da ilusão são empreendimentos que vivem da dissimulação e da mentira. São testas-de-ferro de interesses inconfessáveis e por isso mentem sempre. Seus interesses jamais coincidem com o interesse dos brasileiros. Vivem às custas de sensacionalismos chinfrins, abusam do próprio poder, abusam do regime de concessão e só se interessam pela democracia enquanto instrumento de interesse exclusivo da plutocracia e por isso dissimulam e mentem. É esse o padrão.
    __________________________________________
    E o que é mais grave: tais empreendimentos tremem de medo só em pensar num governo comprometido e partidariamente suficientemente forte para promover o desenvolvimento socio-econômico do Brasil. Por isso mentem; por isso escandalizam e promovem escândalos. São capitalistas. Mas tremem de medo do capitalismo. O único capitalismo que os interessa no Brasil é o capitalismo subdesenvolvimentista. Ou, na melhor das hipóteses, aquele capitalismo neoliberal, do estado mínimo, mínimo só para o povo e máximo para quem eles próprios e para quem eles dissimuladamente representam. Por isso golpearam o Lula naquele debate com o Collor. Por isso a defesa incondicional daquela bolinha de papel. Por tudo isso é que inflaram e inflam agora a bola de alguns candidatos. Por isso elegeriam de novo um similar do Jânio Quadros.

    ______________________________________________________
    A Globo tem um lado. E não é o lado do povo. E é por isso que vive da dissimulação e da mentira.
    ____________________________________________________________________

    Jornalismo profissional… sim, profissionalíssimo, não resta dúvida; só “esqueceram” de informar que é um profissionalismo a serviço do velho e surrado conservadorismo colonizador. Êpa! Esqueceram?

Leo V

Rafucko destruiu.

Parabéns Rafucko, certeiro nas intervenções.

Julio Silveira

Essa gurizada do mídia ninja deve dar um orgulho danado aos seus progenitores.
Deve ser difícil para os profissionais da Globo terem que trabalhar defendendo a hipocrisia evidente que parte direção do veiculo.
Na minha modica visão o que ocorre hoje com o Jornalismo é consequência do tempo e das novas alternativas tecnológicas que vieram para democratizar a palavra, e com isso a politica e a visão de mundo ideal. Não existe mais espaço para dogmas estrategicamente criados para fortalecer um sujeito. A pluralidade será a expressão da sociedade do futuro. Imperadores, império, dirigismo, tutela, serão expressões de difícil reconhecimento no futuro.

Wagner

O confronto das mídias é um processo sem volta, ou se elabora pela conscientização democrática ou os conflitos serão cada dia mais intensos. A grande e imperial marca da Globo já tem o lugar que merece, o descrédito e repúdio absoluto de quem tem o mínimo de consciência.

FrancoAtirador

.
.
Os Testas-de-Ferro da Rede Globo, Paus-Mandados dos Filhos ‘Sem-Nome’ do Roberto Marinho, estão sendo humilhados publicamente, porque defendem a causa indefensável dos delitos praticados por essa Organização Criminosa do Ramo das Comunicações.

As colocações de pretensa superioridade expressas pelo Editor Executivo do Jornal O Globo – ao que parece, inclusive, regularmente escalado pelos Patrões para “debater coisas difíceis”, como afirmou a dondoca apresentadora do evento patrocinado pela Vivo – são exemplos claros do Mundo da Autossuficiência onde se encontram isolados esses Chefes de Edição e de Redação das Empresas Jornalísticas, incrustados que estão no Círculo Empresarial das Reuniões Fechadas da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e da Associação BraZileira de Rádio e Televisão (ABERT), defensores incondicionais dos lucros abusivos das megacorporações econômicas, das quais fazem parte, e estimulantes do Medo Generalizado na População para justificar a presença do Estado Policial Militar que as protege, alheios aos problemas reais enfrentados no cotidiano pelas Comunidades de Amarildos e Elizabetes nas Rocinhas espalhadas por todo o País.

O pessoal da Mídia Independente de Esquerda, aqui incluídos os Sítios e Blogs como o Viomundo, está fazendo a Soberba dos Magnatas das Comunicações descer do Pedestal da Arrogância Elitista e Excludente para o chão da Realidade Social Brasileira.

Nada permanece indefinidamente oculto que um dia não seja revelado.

A Justiça chega junto com a Verdade.

Fascistas, Fascistas! Não Passarão!
.
.
Amostra

Reportagem de O GLOBO publicada em 28/03/12 – 23h23

“O NOVO XERIFE DA ROCINHA”

Rocinha ganha comandante de policiamento

Major vai coordenar equipes da favela,
cujos moradores voltaram a viver rotina de medo,
com confrontos de traficantes

DIEGO BARRETO (EMAIL)
PAOLLA SERRA


Major Edson Santos, novo” xerife” da Rocinha Nina Lima / Extra/O Globo

RIO – Quatro meses depois da ocupação da Favela da Rocinha para a implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), o comandante-geral da PM, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, anunciou que os 350 homens que atuam na comunidade terão um comandante.

O major Edson Raimundo dos Santos, de 38 anos, que faz parte do Comando de Polícia Pacificadora, vai coordenar o patrulhamento feito na comunidade por equipes dos batalhões de Operações Especiais (Bope) e de Choque (BPChq), além da Companhia de Cães e 170 recrutas.

O nome do comandante, que é ex-integrante do Bope, foi anunciado depois de confrontos entre traficantes de dois grupos rivais que disputam o controle da venda de drogas na Rocinha.

— Tenho uma relação com a Rocinha. Lá, eu carreguei um amigo morto, em 2004, no meu primeiro serviço pelo Bope. Sei que o desafio é grande, mas quero fazer um trabalho que mude a realidade e a referência deixe de ser o marginal e passe a ser o Estado — disse o major.

O conflito, que já deixou seis mortos, faz moradores da favela reviverem a rotina do medo imposto pelo tráfico.
Mesmo com a presença de policiais, quando anoitece a população adota um toque de recolher.

O assassinato do presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Barcelos, Vanderlan Barros de Oliveira, o Feijão, de 41 anos, na última segunda-feira, agravou a situação.

— A morte do Feijão piorou as coisas. A polícia continua nas ruas, mas ninguém se sente seguro — diz uma comerciante que pede para não ser identificada.

A polícia investiga se a morte do líder comunitário está relacionada à disputa entre os grupos dos traficantes Amaro Pereira da Silva, o Neto, e Inácio de Castro e Silva, o Canelão.
Neto lidera criminosos remanescentes da quadrilha do traficante Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, preso três dias antes da ocupação da Rocinha em novembro de 2011.
Canelão é desafeto de Nem, e o grupo que ele comanda teria tomado bocas de fumo na parte alta da Rocinha, iniciando o confronto.

— Voltamos a ouvir disparos, rajadas e explosões. Homens armados estão circulando, principalmente de noite — relatou um morador.

Na tarde de quarta-feira, a sempre tumultuada a Estrada da Gávea tinha movimento menor que o normal.
A sede da associação de moradores que era presidida por Feijão estava fechada.
Na porta, um aviso informava que só será reaberta no próximo dia 1.

— Desde que a polícia chegou este é o pior momento — resumiu uma moradora.
O conflito na Rocinha também assusta os moradores do bairro. A dona de casa Luísa Martins, se diz preocupada.

— Acho que o poder público precisa investir muito ainda para resolver essa situação.

(http://oglobo.globo.com/rio/rocinha-ganha-comandante-de-policiamento-4440067#ixzz2iY7F4XjZ)

Leia também:
(http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/09/rocinha-com-upp-tera-100-cameras-para-monitorar-comunidade.html)
.
.
16/10/2013 19h26 – Atualizado em 16/10/2013 19h49

Comandante de UPP mandou tropa mentir após morte de Amarildo, diz PM

PMs foram orientados a dizer que Amarildo foi liberado após averiguação.

O depoimento de um policial militar da UPP da Rocinha afirma que o major Edson Santos, ex-comandante da unidade, orientou a tropa a mentir sobre a morte de Amarildo, como mostrou reportagem do RJTV nesta quarta-feira (16).

De acordo com a testemunha, num tom de intimidação, o major teria instruído os policiais a dizerem que o ajudante de pedreiro tinha sido levado para a base da UPP e liberado pelo próprio major, depois de uma averiguação. Ainda segundo o PM, os policiais deveriam afirmar também que Amarildo teria usado uma escadaria da comunidade para ir embora.

Segundo a testemunha, no dia seguinte ao sumiço de Amarildo, uma segunda-feira, PMs limparam a área onde ocorreu a tortura. E na terça-feira, eles jogaram óleo no chão para tentar encobrir vestígios de sangue. Ainda de acordo com o PM, dias mais tarde, o ex-subcomandante da UPP, tenente Luís Felipe Medeiros, ordenou a instalação de uma porta nessa área, que foi transformada num depósito de entulho e móveis.

O local só foi periciado três meses depois, na última segunda-feira (14), poucas horas após o fim do depoimento da testemunha. Amostras do material já estão sendo analisadas. Os peritos acreditam que pode ser sangue.

Capa de motocicleta
No depoimento, o policial militar contou ainda que ouviu Amarildo de Souza levar choques com uma arma usada para imobilizar pessoas, e disse ainda que a vítima foi afogada num balde. O PM dediciu fazer as revelações por temer ser assassinado, numa queima de arquivo.
No testemunho, o PM disse que a capa da motocicleta usada para esconder o corpo e retirá-lo da favela após a tortura, pertencia ao major Edson Santos.

MP promete denunciar outros 10 PMs
O Ministério Público do Rio informou que vai incluir outros dez nomes de policiais à denúncia referente ao desaparecimento do ajudante de pedreiro. Eles serão indiciados pelos crimes de tortura seguida de morte, ocultação de cadáver e também por omissão.

O MP também quer que o major Edson Santos seja transferido para outro presídio para proteger a investigação. Segundo os promotores, ele estaria influenciando os policiais presos que poderiam colaborar com as investigações em troca de redução da pena.

Na segunda-feira (14), a polícia realizou nova perícia no local onde o policial indicou que houve tortura contra Amarildo. Eles encontraram vestígios de sangue e o material foi encaminhado para análise.

No dia 1º de outubro, o ex-comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, major Edson Santos, e outros nove policiais militares foram indiciados pelo crime.

Amarildo de Souza desapareceu em 14 de julho, após uma abordagem policial.

(http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/10/ex-comandante-da-upp-da-rocinha-e-levado-para-presidio-no-rio.html)

Leia também:

(http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/10/ex-comandante-da-upp-da-rocinha-e-levado-para-presidio-no-rio.html)

(http://m.g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/10/justica-decreta-prisao-de-mais-pms-do-caso-amarildo.html)
.
.
19/07/2013

Moradores protestam contra desaparecimento de um homem que foi revistado pela UPP

Depois de revista policial o trabalhador desapareceu

(http://www.pco.org.br/negros/moradores-protestam-contra-desaparecimento-de-um-homem-que-foi-revistado-pela-upp/aizy,e.html)
.
.

Luiz Lima

O jornalista de O GLOBO fala do horror da ditadura, mas esquece que seu patrão foi um defensor ferrenho e até enriqueceu na ditadura.

    Luiz Lima

    Salário cala boca.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Eles não recebem salário.

    Têm participação nos lucros.

    Há pouco, também tinham status.
    .
    .

renato

Não existe legitimidade para calar uma voz.
Mas não existe mesmo, até pode se calar, com um tiro.
Mas não é legitimo.
Quebrar patrimônio publico = vandalismo.
Aos 50 min. o da Globo, politizou legal, o que não fizeram
os outros.
AH! Gostei do : O redator é o dono da Verdade.
Parabéns as manifestações.
Abaixo o vandalismo.
Abaixo a violência Policial.
Abaixo a violência contra os Policiais.
Existe sim atos de ditaduras no Brasil, e forte.
Mas parabéns as discussões sobre a mídia.
Mas larguem mão de arrebentar as coisas, isto é um ato
violento,tanto como um ato de ditadura, choca as crianças.
E é delas que estamos falando, o nosso futuro.

Luana

O carinha do Globo reflete bem o pensamento da empresa que ele está inserido. A verdade e partir do que ele vê e a leitura conceitual da política, da mídia, da economia, da cultura enfim, do pais, e a partir do que a Globo define.

Que bom que esta organização está a cada dia definhando. Sinceramente, não vejo o dia de vermos sua queda. Quanta arrogância dessa gente.

Adilson

Esse debate é obrigatório e extremamente revelador. Arriscaria dizer que, no final das contas, foi o debate sobre novas estruturas midiáticas de parcialidade assumida versus as velhas formas de parcialidade enrustida.

A sensacional discussão que se estabeleceu entre Mídia Ninja e O Globo me lembrou muito, num dado momento, aquela canção do Raul Seixas: “Combate o patrão no trabalho sem saber que o patrão sempre esteve em você”

Mas, sem dúvida, a “saia a justa” que coloca essa Organização no seu devido lugar é o auge do debate. E são muitas ainda as questões trazidas nesse vídeo.

Para começar, o editor de O Globo dizer que vivemos uma democracia plena foi dureza de ouvir.

A questão da agressão a jornalistas foi o tema mais espinhoso que fundiu a cuca da rapaziada e fez a temperatura subir no final.

Esse argumento da legitimidade de se calar os jornalistas da Globo pois eles são parciais, ou seja estão do lado de lá, magistralmente captado pela intervenção da plateia, é perigosíssimo pois também dá o direito de calar a Mídia Ninja, já que estaria igualmente de um lado (e um lado controverso, embora demonstrem dificuldade em perceber isso) .

Imaginemos um operário que rala pra caramba pra sustentar a família, tem um filho ali na faixa de 15 anos e toda vez que eu chega em casa, cansado do trabalho, vê o moleque empolgado assistindo a cobertura engajada e teatralizada da mídia ninja. Imaginemos que esse garoto resolve um dia ir as ruas externar sua insatisfação e volta pra casa cheio de ferimentos. Esse trabalhador, um dia saindo do trabalho, dá de cara com um protesto de quebradeira geral e topa com um camarada fazendo sua cobertura, por uma questão muito subjetiva, terá legitimidade para cobrir-lhe de porrada?!
Acho esse debate fundamental e isso ficou sem resposta ali. Essa contradição que parece pequena, é importantíssima para compreensão de “tudo isso que tá aí”.

No mesmo exemplo, vejo eles falando da capa do Globo extremamente violenta (asquerosa acrescento aqui), mas o que dizer de algumas narrativas da MN que incentivam a violência de forma até debochada? Enfim, coisas pra se pensar…

Gostei tb muito do minuto 52, onde se fala do campo de batalha irracional que se tornou o Facebook. Da impossibilidade que essa nova plataforma está mostrando de fazer um contraponto a mídia oficial por conta, ou de replicar, em sua maioria, notícias escandalosas saída dos grandes veículos, ou ainda de uma excitação alucinada que coloca a indignação e a raiva antes da reflexão e do conhecimento, catapultando as pessoas pras ruas.

Com 1 hora de vídeo a pergunta da menina é absolutamente genial! Vale o ingresso. A resposta do Ninja foi tão embaralhada e confusa que pareceu, sem sacanagem, ter incorporado um Exu-Gabeira!

No minuto 46 o Felipe, mesmo entrando numa contradição gigantesca com sua fala anterior (onde disse que os agressores de repórteres tinham legitimidade) consegue dizer tudo o que eu penso: “Há que se ter a consciência que o jornalista que está na ponta não é o editor chefe e que o policial que tá na linha de frente não é o responsável pela militarização da instituição em que trabalha e ganha o pão.”

Eu me esforço pra entender e respeito muito o que esses jovens trazem, mas penso que, guardadas as devidas situações terríveis que ainda enfrentamos (e eles tem razão quanto a isso), vivem sob uma perspectiva absolutamente singular sobre o momento atual do Brasil. Talvez no eixo Higienópolis-Leblon o Brasil, de fato, nunca esteve tão na merda e precisa urgente de uma revolução.

No caso do Raphuko, sua percepção sobre a favela é, na minha opinião correta e demonstra sensibilidade. Mas, notem, isso não os credencia, em hipótese alguma, a defender na base da violência a causa de lá. Ouvir o que está acontecendo para além da Rocinha de Amarildo, e respeitar as formas de se organizar e o que pensa e sente as comunidades seria um bom caminho. Manguinhos fez uma manifestação forte outro dia, e não apareceu black blocs, OAB nem “os mil e um iphones engajados”.

Por que não estreitar esses laços e sair do lugar de porta-voz da dor alheia? Lembro-me de ter visto na Maré, três senhoras moradoras chamando a atenção de uma menina que gritava palavras de ordem histericamente , dizendo para ela respeitar o luto que viviam naquele dia. Um pouco de humildade e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Eu mesmo senti vergonha de, naquele dia, ter ajudado no coro que tirou a repórter do RJTV de lá ; acho que temos todos muito que aprender…

Quanto a Globo é lamentável a sua atuação sempre, é uma organização execrável, sem dúvida um dos maiores males de toda a história do nosso país. O ranço ditatorial e reacionário está ali, impregnado, e não vai ser uma confissão fajuta daquelas que vai enganar os cidadãos brasileiros que tanto desprezaram ao longo da história.

O mais importante disso tudo é a riqueza desse debate. Estamos chacoalhando o fundo nesse momento, e é natural que muita coisa venha a tona mesmo, de todos os lados.

    Jorge Moraes

    Elogio o seu texto, no sentido formal e de conteúdo.

JADIR BAPHTISTA DE ARAUJO

A GLOBO MENTE

    Mário SF Alves

    E o que é pior: a Globo não poderia existir sem a mentira.
    ___________________________________
    Pausa pra meditação:

    Hipotese I:

    E se ela, a Globo [e congêneres da desinformação e entretenimento] parasse de mentir?

    Consequências:

    1) A adoção de tal critério necessariamente implicaria em admitir que sua razão maior de ser consiste na defesa dos interesses estranhos e contrários ao interesse da maioria. Nessa medida, ao assumir publicamente sua posição ou condição ideológica, isso automaticamente implicaria na perda de um dos seus mais caros [podres] poderes, o poder de manipular.

    2) Impossibilitada de mentir e, portanto, de manipular – consequência de ter publicamente exposta sua condição ideológica – ela perderia público e encolheria até tornar-se mera indústria do entretenimento ou fábrica de novelas e de shows.

    3) Encolhida a tal ponto, ela quebraria, pois estaria impedida de propagar comerciais manipuladores.

    Hipótese II:

    E se além de não mentir, a Globo se visse na contingência de apenas falar a verdade?

    Consequências (havendo interesse, por favor, marque a opção correta):

    1) Ela, a Globo, emudeceria?

    2) O Brasil evoluiria?

    3) O povo se revoltaria?

    _______________________________________
    Conclusão: sem a mentira [e a propaganda] enganosa a Globo não sobrevive.

Márcia

Gostei do debate, mas poderiam ter ido mais longe na exploração do tema.

Hélio Pereira

Eu sou contra qualquer tipo de agresão a Profissionais da Imprensa,sejam da Rede Globo ou de qualquer outro veiculo de comunicação,mas é indiscutivel que no caso citado a Globo,acusou,julgou e condenou as 70 pessoas detidas no Rio e ainda por cima usou seu poderio de midia pra achincalhar os detidos,tratando os como verdadeiros marginais.

Matheus

Já que agora a Lei do Crime Organizado entrou em moda, podemos considerar o Grupo Globo como uma organização criminosa dedicada à sonegação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, calúnia, difamação e falsa comunicação de crime.

    Luiz Breviglieri

    Apoiado!Também acho que a rede Bobo tem que ser responsabilisada de crimes de lavagem,caluni,corrupção ativa e passiva.A rede grobo tem que fechar as portas e repassar para outros com ética e se sonegar impostos

Adir Tavares

Em email interno, editor do Globo elogia cobertura “capa de bandido” http://wp.me/p8Ko3-2c4

Gerson Carneiro

O discurso final do jornalista de O Globo está totalmente desconectado do debate. Foi nocauteado e ficou zonzo.

    Luiz (o outro)

    Exato, Gerson! Afinal de contas, quem é que costuma acusar e pretender condenar sem provas? Ele deve estar tendo contato demais com o Merval…

Gerson Carneiro

Jornalismo “profissional, isento, e que não tem privilégios da Polícia”.

    Rodrigo Leme

    Certamente vc acha que o jornalista deveria apanhar por ser da Globo.

    No último protesto, tinha perfil de Black Bloc tentando identificar onde estava o repórter da Globo News para pegar. Mas não, deixa apanhar, né?

Jorge Moraes

Interessante.

O posicionamento do jornalista da Globo retrata bem o esvaziamento argumentativo e o autoritarismo (mal) disfarçado do meio para o qual trabalha.

De qualquer sorte, a realização de um debate sobre questões tão importantes em ambiente repleto de logomarcas de grandes empresas nos convida a perceber de sua limitação.

Um enfoque alternativo à visão a meu ver burguesa – reacionária mesmo – sobre as agressões sofridas pelos profissionais da Globo pode se dar através de uma pergunta, que me apresso a formular:

“O que ocorreria ao cordato defensor “global” da paz se ele (e junto com ele, milhares deles) se aborrecesse em um hipotético atendimento de SAC “daqueles” que todos conhecemos bem (um bom exemplo, a propósito, seria um atendimento da própria VIVO …) a ponto de ficar nervoso, digamos que quase descontrolado, mas não sob a intermediação do telefone, mas sim “ao vivo”? Injusto ou não, uma pretensa multidão em tal situação, mesmo se formada pelos arautos da paz burguesa de cemitério, não tenderia a avançar sobre o atendente, no mínimo xingando-o?” Eis aí o empreendimento capitalista atual, a sua essência: nunca podemos falar com quem manda. Jamais. Ninguém os conhece. Conclusão: sobra para os agentes assalariados. E a VIVO, notem bem, patrocina o debate.

Felipe

Um reporter da globo no meio de uma menifestação é vaiado porque a manifestação é contra ele tb.

Fabio Passos

Imperdível a cara de tacho do sujeito do globo quando confrontado com aquela matéria asquerosa.
O sujeito ficou todo nervosinho… e levou uma sova humilhante.

“Facção criminosa” é a descrição perfeita para o jornaleco da quadrilha marinho. rsrs

Marat

Amigos, o debate foi espetacular. Como atualmente está melhor para se viver! Eu me recordo que nos anos 1970 e 1980 era dificílimo uma pessoa comum ser ouvida. O único jornal que publicava minhas missivas era o Folha da Tarde, capitaneado por Carlos Brickman, Adilson Laranjeira e Luthero Maynard… Esses, embora de direita, eram democratas, e davam espaço para vozes contrárias. Depois disso, na década 1990 e 2000 a CBN, por exemplo, nunca comentou meus pitacos. Comentavam apenas ideias de ouvintes neolibeais.
No caso deste debate, fiquei espantado com o prepara do jornalista da Globo… Ele se expressa bem (não concordo com tudo, óbvio) e é obrigado a dar ouvidos aos antagonistas. Isso é ótimo para a democracia.
Hoje a Globo está vendo uma nova força nascer. Tenho medo de comparar isso com o embate Rádio x TV… talvez a Internet não tenha tanta força, mas está abalando os meios de comunicação burgueses. É bom o Sr. Ali Kamel aprender sobre democracia e gostar dela, do contrário, ficará sozinho num sanatório com o Reinaldo Azevedo!

Cibele

Valeu o dia!

Luís Carlos

Ditadura da informação. Globo é império e como tal deve ser desmascarado e derrotado.

Handerson Alonso

DEMOCRACIA PLENA! KKKK EM URNAS FABRICADAS PELO BRADESCO?!?!?! KKKKKK

    Paulo ETV

    perdão ,Bradesco não ,Diebold Procomp.

Bacellar

Toma Globo:

http://www.youtube.com/watch?v=r7GWIKLRPQQ

    Fabio Passos

    Oligarquia marinho: Cachorros do imperialismo estadunidense!
    Chavez conhecia muito bem a globo. rsrs

    Mário SF Alves

    “Você podia ter me perguntado coisas de maior importância, como geopolítica mundial…”

    ____________________________________
    Bem poderia ter sido essa a sequência da resposta do presidente Hugo Chávez:

    …Mas, não, na verdade não podia, pois nesse seu embornal, nesse seu arcabouço de possibilidades, você tinha apenas perguntas capciosas capazes de justificar [ainda que apenas só imaginativamente] as agressões e a retórica anti-Chávez diariamente publicadas na mídia corporativa.

    _____________________________________

    Enviaram não um jornalista, mas um torpedo de falácias e sofismas pelo qual tentou-se achacar publicamente [e em plena sede do governo] o presidente Chávez. Quanta prepotência! Quanta capacidade de subestimar as lideranças populares!
    __________________________________________

    Culpa do jornalista; ingenuidade do jornalista; arrogância do jornalista ou manipulação de jornalistas?

Deixe seu comentário

Leia também