Ovo da Folha: Abin, esta nossa ameaça à paz mundial

Tempo de leitura: 3 min

Dilma refuta visão colonizada da Folha

Por Altamiro Borges, em seu blog

Sem citar a Folha de S.Paulo – “um jornal a serviço dos EUA” –, a presidenta Dilma Rousseff contestou nesta quarta-feira (6) a ideia ridícula de que o Brasil também faz espionagem ilegal e criminosa. “Não dá para comprar o que a Abin [Agência Brasileira de Inteligência] fez, até porque não violou a privacidade. Está previsto na legislação brasileira, não cometeram nenhuma ilegalidade. Se tivesse cometido, teriam sido afastados”, afirmou à agência de notícias Reuters.

Na segunda-feira (4), a Folha estampou uma manchete espalhafatosa – “Governo brasileiro vigiou diplomatas estrangeiros” – e tentou comparar a ação da Abin com a política criminosa dos EUA de monitorar telefonemas e e-mails de milhares de cidadãos no mundo. Uma matéria no portal UOL, que também pertence à famiglia Frias, chegou a afirmar que “todo mundo espiona, não há virgens”.

As “reporcagens” do Grupo Folha parecem ter sido encomendadas pelo presidente Barack Obama, o prêmio Nobel da espionagem mundial. No exato momento em que o Brasil e a Alemanha se uniram para questionar na Organização das Nações Unidas (ONU) as práticas ilegais dos EUA, elas serviram para comparar duas iniciativas distintas – uma de invasão de privacidade e de ingerência imperialista; outra de defesa da soberania nacional.

Segundo a notícia da Reuters, a presidenta Dilma Rousseff fez questão de defender as atividades da Abin, que monitorou diplomatas russos, iranianos e iraquianos – durante o governo Lula –, agindo conforme a legislação brasileira. “Ela disse que essas operações não podem ser comparadas às realizadas pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), que espionou cidadãos, autoridades e empresas brasileiras”.

“Acho que não pode comparar o que a Abin fez em 2003 e 2004, até porque tem um lado dessa ação que era contra inteligência, porque estavam achando que tinham interferências em negócios privados, negócios públicos no Brasil. Foi preventivo. Não levou a nenhuma consequência de espionar ninguém na sua privacidade… No outro caso, não é isso. No outro caso, é um aparato de violação da privacidade, dos direitos humanos e da soberania do país”.

Apesar da confusão criada pela Folha, que tentou jogar na defensiva o governo brasileiro, a presidenta voltou a criticar a política imperial dos EUA. “Dilma também afirmou que a falta de um pedido de desculpas do governo norte-americano foi um dos fatores que a levaram a adiar a visita de Estado que tinha marcada para o mês passado aos EUA. Ela revelou que seu governo propôs aos EUA um acordo para que fosse mantida a visita de Estado, que incluía um pedido de desculpas e o compromisso de que as atividades de espionagem parariam”.

“A questão é a seguinte: eu iria viajar. A discussão que derivou das denúncias nos levou a fazer a seguinte proposta aos EUA: só tem um jeito de a gente resolver esse problema. Eles teriam de se desculpar pelo que aconteceu e dizer que não aconteceria mais. Não foi possível chegar a esse termo”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff.

Manipulações do noticiário

Também no Senado a “reporcagem” da Folha foi contestada. “Quero repelir qualquer tentativa de comparar as ações da Abin com o que foi realizado pelo governo dos EUA. Nenhuma das ações da Abin desrespeitou a legislação brasileira ou as convenções internacionais”, afirmou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) em discurso nesta terça-feira. Ela criticou explicitamente a matéria do jornal e lembrou que “os EUA tentam colocar outros países na mesma rinha”.

A senadora ainda acrescentou que a CPI da Espionagem, que ela preside, tem acompanhado os desdobramentos do caso e constatou que há uma tentativa de manipulação do governo estadunidense nas notícias de vários jornais pelo mundo como uma estratégia para evitar o isolamento.

PS do Viomundo: Com a completa da desmoralização editorial da Veja, a falência do Estadão e o fato de que a Globo dedica a maior parte de seu tempo a pedir desculpas e processar blogueiros, a Folha se transformou no QG do conservadorismo. Como o Otavinho gosta de aparecer — mas não vai fazer isso gastando dinheiro com jornalismo investigativo, aprofundado e contextualizado –, promove espetáculos midiáticos regulares, de grande pirotecnia e pouca consistência. Como no tempo do velho Frias, a Folha voltou à produção granjeira: bota diariamente um ovo da direita brasileira.

Leia também:

Veja contrata ator para agregar tráfego


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

De Paula

Neste quesito, ou o Brasil é muito bom ou os EUA são muito ruins.

Igor Carvalho: Por que a Folha/UOL esconde Serra, Kassab e Mauro Ricardo? – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] do Viomundo: Eu, Azenha, escrevi que a Folha ia botar um ovo da direita por dia até a eleição de […]

Mário SF Alves

E por falar em PiG, vi hoje num consultório odontológico uma seção de revistas, dentre as quais, duas (in)Vejas. Curioso é que as duas, provavelmente em sequência editorial, se rasgavam de elogios ao Papa Francisco.
_________________________________
Moral da estória: Por mais decaídos que sejam e estejam, tais mídias ainda sabem muito bem como tirar proveito de unanimidades.
____________________________________________
Penso que seja isso.

FrancoAtirador

.
.
E os Marinho fizeram um omelete

com o ovo do ‘Otovinho’ Frias

em 3 minutos de Jornal Nacional.
.
.

João Batista dos Santos Fagundes

Caro Azenha, não decline a cabeça com críticas pessoais feitas aos meios em que você trabalhou ou trabalha, o que está sendo feito aqui no VIOMUNDO é digno de nota, pois estabelece uma pluralidade nas discussões de ideias e opiniões. Trabalhar, todos nós temos, e isso, muitas vezes implica em certo ‘ceder’, mas nunca é tarde para tomarmos atitudes corajosas. Com isso, a solução é criarmos maneiras de podermos defender o que é realmente mais ético e moral. O VIOMUNDO tem mostrado isso, sendo, como disse, plural. Vou me juntar aos assinantes no fim deste mês. E pau nessa mídia fascista!!!

Marat

Falar o que mais da folha? que é lixo? que é escória? Que tem 50 tons de marrom?
Agora que Estados Unidos, Inglaterra e demais asseclas pararam de brincar de democracia, e mostram suas garras ditatoriais, estão deixando escoar mais dinheiro para aqueles que um dia praticaram jornalismo, e hoje apenas escrevem ditados!

Bacellar

O pior dessa pregação conservadora incessante é o efeito que causa em boa parte da população média, é tanto ranço, tanto ódio, tanta maledicência que deixa as pessoas raivosas. Tenho diversos amigos e parentes conservadores politicamente (si se puede…)e noto em alguns deles o mal que essa ideologia da eterna desconfiança, do desprezo ao ser-humano, da competitividade absoluta faz a seus espíritos e figados. Tem gente que não consegue mais assistir a uma simples partida de futebol sem querer a morte do adversário, sem considerar que seu time é injustiçado em todos os lançes mesmo vendo na cara um replay que desminta, a irresponsabilidade da massmedia global em fomentar essa mentalidade tacanha e pequena é assustadora.

Sérgio

Seja como for, que eu saiba a China ainda não bombardiou e invadiu
nenhum país atrás de petróleo ou qualquer outra riqueza de que necessite.
Obter o que se precisa através de legítimas relações comerciais é tu-
do de bom e é o que devemos e estamos fazendo também.
É muito diferente do que os piratas imperialistas fazem com suas cor-
rupções, armas e bisbilhotagens.

Francisco

Para a espionagem do Brasil poder ser comparada à dos EEUU, seria necessário a inteligência brasileira derrubar um presidente eleito pelo voto universal e democrático no momento político do mandato em que era mais popular.

Em matéria de democracia e iluminismo, nós temos mais autoridade moral.

    Targino Silva

    Falou e disse.

Fabio Passos

Com a morte do civita a disputa pela posição de principal lambe-botas ianque entre os oligarcas da mídia bandida é muito acirrada.

otavio frias está empenhado. rsrs

Urbano

Uma coisa é o jornalismo puro e simples. Outra coisa é plataforma para os meliantes da oposição ao Brasil. Para quem forneceu cartola para o mágico fazer desaparecer para gente por toda a vida, ver-se que é muito gogó.

    Urbano

    Melhora em se retirando o para antes de gente.

lidia virni

Zanchetta, você é um troll sem qualquer neuronio. Que comparação mais esdrúxula, hein?. Se fosse feita uma pesquisa em nivel nacional, aposto que a maioria do povo brasileiro aceitaria feliz a criação do Dia de Amor ao Eterno Presidente Lula”, mesmo ele ainda vivo. Mas essa coisas estão longe do sua compreensão, porque quem é direitoso, só alimenta sentimentos como antipatriotismo, ódio, desejo de vingança e otras cositas más.

    renato

    Em apoio a lidia.
    Vanchettta…
    Você é Venezuelano?
    É da direita da Venezuela, e esta agora passando por alguns
    perrengues?
    O Azenha é adido da Venezuela?

Carlos J. R. Araújo

Azenha, os atuais ovos granjeiros da FSP nada mais são do que a pressurosa assunção pública da sua verdadeira identidade: a voz da direitona paulista e brasileira. Enfim, depois da farsa do liberalismo democrático dos anos oitenta e noventa – dizem, como você sabe, que o velho Frias ria da “enrolação” por ele praticada naquela época -, desde algum tempo, a FSP assumiu a sua identidade. Hoje, eu não aguento nem a simples leitura das manchetes da primeira página daquele troço impresso e que enganou os desavisados por duas décadas. Pau nela, Azenha.

Fabio Passos

Estas oligarquias midiáticas tem ilimitada capacidade de bancar capacho dos
ianques…

É impressionante. O PiG trata seus leitores como imbecis.

ricardo silveira

A Folha vem decaindo, como decaindo vem a elite fascista que sempre mandou no país, mas há doze anos vê-se enfraquecendo. Ora, isso não é pouco para quem ajudou no Golpe de 64 e colaborou materialmente com a Ditadura. Assim, depois de tanto esforço, vendo-se definhar, chega-se a um ponto que perde qualquer noção de escrúpulo e, então, começa a fantasiar na ânsia de respirar. Já chegaram no limite entre o mau jornalismo e o jornalismo criminoso. É preciso que a justiça e a polícia fiquem atentas.

Carlos Lima

A Folha já botou tanto ovo e nenhum nasceu nem pintinho. Azenha, a mídia brasileira é esse desastre que envergonha até leitor comum como eu semi alfabetizado. Porém existem respostas também sem serem esclarecidas e somem como por exemplo:O governo também precisa explicar, uma história mau contada que permeou a internet e sumiu e não se sabe se é verdade ou mentira, o “Exercito Americano no RIO SÃO FRANCISCO,” é um silêncio sepulcral. Quem autorizou essas mais de 800 antenas com metade móvel dentro do Brasil e por qual finalidade autorizou essa arapongagem? Esse cidadão que autorizou isso tem que ser preso e com todo respeito a presidenta tem que nos explicar que antenas são essas, essa ANATEL é muito suspeita, pois dia desses apreendeu um aparelho de retorno de uma rádio que trabalha um amigo, por não ser homologado, e como homologou essas antenas para os americanos sem ser informado ao povo? Tem hora que agente sente vergonha do que ouve, ver e ler, o que o tem a dizer nosso ministro da defesa sobre essas antenas, isso é grave e povo tem que saber o que se passa dentro do Brasil, neste mesmo blog já mandei post sobre uns cidadãos com sotaque português de Portugal, que aparecem do nada oferecendo produtos e que eles não estão vendendo nada, o negócio deles é outro. Porque pedi três peças dos produtos e eles nem voltaram e sempre como a mesma história de esquecer aparelhos eletrônicos no nosso estabelecimento, isso pela segunda vez. Para mim todo país tinha que ter lei de segurança nacional em casos absurdos como o dessas antenas. Quanto a FALHA DE SÃO PAULO, é caso perdido é o próximo da lista dos fechados. Virou tabloide do caos.

Zanchetta

Azenha, agora, com a instituição do Dia Nacional de Lealdade e Amor à Chavez, você acha que a Venezuela tem jeito?

    J.R.

    Pelo comentário, imagino que o sr. deve morar em Caracas ou arredores e se sente preocupado com a continuidade do chamado “chavismo”. Considerando a posição geográfica da Venezuela, eu recomendaria ao sr. mandar um email ou dar um telefonema a um amigo qualquer informando sua intenção de atravessar o mar do caribe à nado ou em uma balsa para chegar em Miami. existe a chance do presidente Obama monitorar a informação e mandar um barco da guarda costeira te pegar no caminho.

Alex Back

Uma coisa é querer saber e se certificar sobre o que exatamente estrangeiros estão fazendo aqui.

Outra coisa, muitíssimo diferente, é invadir e espionar outros países em sua privacidade.

Folha: sinonimo de desinformação.

Nevolanda Sampaio

A Folha está a serviço do EUA, o americano nunca foi amigo do Brasil, só estão interessados em nossas riquezas e o governo do FHC (cruz credo) estava entregando a eles de bandeja. Lula e Dilma salvou o Brasil das garras dos EUA.

    Zanchetta

    E vai entregar para as mandíbulas da China…

    Fabio Passos

    O PiG é ponta de lança dos interesses imperialistas.
    Defendem despudoradamente o entreguismo… o Brasil colônia.

    otavio frias é apenas um chato agarrado no saco do tio sam. rsrs

    JUCA

    Salvou não, embora tenham contribuído pacas. Lula e Néstor Kirchner desarmaram o golpe da ALCA. Mas enquanto tolerarmos impunemente a ação desta mídia apátrida e golpista, não estaremos a salvo de nada.

Julio Silveira

Parece, finalmente, que mais uma mascara caiu. Uma mascara pesada a desses senhores, duradoura, que já era usada a bastante tempo, quando afirmavam trabalhar para o povo brasileiro. É cada dia mais flagrante, para quem batiam continência. E quem pensar que um dia foi aos ditadores se enganaram, foi ao país por trás deles, que incitou e incita viradas de mesa, mesmo antidemocráticas, desde que firmem as suas convicções ideológicas e culturais nos povos com inclinações culturalmente colonizadas, para assim consolidarem e afirmarem sua supremacias e junto a de suas minorias mundialmente poderosas e mortiferas.
Fica estampado a cada dia para os brasileiros, qualquer deles, mas principalmente aqueles com um mínimo de sentimento pátrio e respeito a sua cidadania, desses que ainda curtem sua pátria e amam seu país, que durante grande tempo foram enrolados, no maior conto do vigário dos mais duradouros que este país já esteve envolvido. Aplicado justamente por esses grupos instrumentos. Apoiadores diversas vezes diversos e ainda apoiam, como agora, atos de desrespeito a cidadania. Com um cardápio variado, que foi e vai do golpe militar, sempre que necessário, ao trabalho franco e transparente como agora de agente antinacional, defensor dos piores interesses de uma pátria que não é a nossa. Só mesmo os muito ingênuos ou completos idiotas, hoje, podem acreditar que essa gente trabalhou ou trabalha a favor da cidadania brasileira.

Mardones

A cada dia, o PIG e a direita percebem o choque diante da realidade desfavorável aos seus dogmas.

A Veja foi inundada pela Cachoeira. Nem os tucanos falam mais da antiga bíblia bicuda.

A Globo, depois de tentar enfiar goela a baixo a desculpa do apoio ao golpe de 1964, se vê diante dos esculachos nas ruas e na Receita Federal. Mas ainda tem o reforço providencial da SECOM e de uma bancada fiel.

Enquanto a argentinização do Brasil não acontece. O que seria bom para quem luta pelos DH e pela regulamentação dos direitos de comunicação. Resta torcer para mais e mais para inclusão digital (internet), social e econômica.

Gerson Carneiro

Junte as manchetes e troque por este brinde:

https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/p480x480/1462902_10201489228126784_212905745_n.jpg

Rodrigo Leme

Pior é o jornalismo cooptado, que vê o governo pego de calças na mão espionando e finge que é diferente. Pior, confunde partido com país e acha que criticar ações de governo é ser contra o Brasil. Típico do coo”pt”ado.

    Eunice

    Os chineses antigos ensinavam que a comparação ajuda a pensar, que em todas as questões as razões são relativas, mas todos têm razão. Já dizer que isso é pior….permite-me perguntar cooptado por quem?

RONALD

Folha. Um jornal a serviço dos estados unidos.

Jeferson Miola: Vassalagem é isso aí – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Ovo da Folha […]

Ana Cruzzeli

Depois da homenagem geraldina ao dia estadual do ovo estava eu procurando saber quem seria a galinha botadeira do Geraaaaaaaaaaaldo?

Oh duvida cruel que atrasava a minha vida manifestada aqui =>http://www.hariovaldo.com.br/site/2013/10/24/governador-alckmin-valoriza-o-ovo-dos-homens-bons/

Azenha, você colocou luz na minha escura ignorância geraldina, agora posso dormir em paz,

Fica claro, para quem tiver olhos para ver, a quem Geraaaaaaldo estava a homenagear. A galinha do Geraaaaaldo tem nome e sobrenome.

    Zanchetta

    Prá vc ver como o Dia Estadual do Ovo está sendo copiado. Na Venezuela o presidente Imaturo instituiu o Dia Nacional da Lealdade e Amor a Chavez… não é pra rir?

Elias

#A Folha Mente!

Piada

Falar sequer haver serviço de inteligência por essas bandas é pouca vergonha. O Mínimo disto signficaria haver pelos menos uns 100.000 corruptos presos

sergio

Este jornal é do tempo que os governantes ficavam de quatro para os americanos.
Pelo jeito, o jornal continua a serviço dos EUA.

lukas

Se o Brasil não faz espionagem ilegal e criminosa (e eu acho que faz), está errado.
Todo mundo espiona todo mundo e a espionagem ( a que serve para alguma coisa) é feita à margem da lei.
Mas a Dilma está certíssima em negar.

Processado, Miguel do Rosário dá surra verbal em Ali Kamel – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Ovo da Folha: Abin, esta nossa ameaça à paz mundial  […]

José X.

“Folha se transformou no QG do conservadorismo”

Eu acho besteira ficar “repercutindo” absolutamente tudo que a Folha publica. Perda de tempo, porque o público em geral só vai saber mesmo se sair no Jornal Nacional da Globo. O máximo que a Folha, o Estadão e a Veja merecem é uma breve menção. O inimigo midiático a ser combatido sem dúvida é a Globo. Aí sim, eu acho que tem que criticar e cobrar a Dilma. A bobagem sobre “usar o controle remoto”, que obviamente não funciona, a sonegação da Globo, que a Receita Federal (órgão do executivo) deve ir atrás e nos dar satisfações, o pagamento de milhões (bilhões?) da União por publicidade, etc. A Globo é o inimigo midiático. (E o judiciário e o mp são os inimigos institucionais, porque estão acima da lei, porque “são a lei”).

    Aline C. Pavia

    Concordo amigo, e eu que pensava que teria um pouco de paz e sossego nos “blogs sujos”, que nada, qualquer pum que o PIG solta vem cheirar aqui também, eu hein, vão soltar pum pra lá. Aqui era pra ser cheirosinho =]]

Deixe seu comentário

Leia também