PATROCINE O VIOMUNDO

SOMOS 31.817 FAÇA PARTE !

Flávio Dino: “Acordo oficializa que, aqui, a maioria do PT seguirá conosco”

publicado em 19 de junho de 2010 às 10:06

por Conceição Lemes

No encontro estadual, em 27 de março, o PT do Maranhão aprovou por 87 votos a 85 apoiar a candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdoB) ao governo do estado.

Em 11 de junho, a direção nacional, por 44 votos a 30, anulou o encontro estadual e aprovou a coligação com o PMDB de Roseana Sarney, candidata à reeleição. Manoel da Conceição, 75 anos, fundador do PT, e o deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) entraram em greve de fome, que se encerrou nessa sexta-feira após acordo com o PT, avalizado pelo presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra.

No final da tarde de ontem, o Viomundo conversou em São Luís com o deputado Flávio Dino. Ele havia acabado de sair do diretório estadual do PT.

Viomundo – O que achou do acordo?

Flávio Dino – É uma grande vitória. É o reconhecimento do direito da militância do PT, que apóia a minha candidatura, de aderir a ela sem nenhum tipo de retaliação ou pressão. Por esse acordo, restabelecemos aquilo que legitimamente havíamos conquistado no encontro estadual. Ou seja, o apoio do PT à nossa candidatura. Na prática, o acordo oficializa que a maioria da militância do PT no Maranhão não seguirá a posição da direção nacional e continuará conosco.

Viomundo – Esse acordo começou a ser trabalhado quando?

Flávio Dino – Na quarta-feira. Mas eu só tomei conhecimento dos termos numa reunião realizada na quinta à noite. Concordo com o que foi feito. Depois da decisão desastrosa da direção nacional, o acordo acabou sendo um caminho para restabelecer a coerência da atuação do PT aqui no Maranhão.

Viomundo – O que representa a sua candidatura?

Flávio Dino — Renovação, mudança, desejo de superar o império oligárquico estabelecido há 45 anos na política maranhense pela família Sarney.

Viomundo — Se não houvesse a greve de fome do Manoel e do Dutra, essa vitória teria sido possível?

Flávio Dino — Apesar de a greve ser um gesto extremo e preocupante do ponto de vista humanitário, politicamente acabou sendo fundamental para a obtenção desse acordo. Portanto, meu reconhecimento aos companheiros pelo ato de coragem que resultou nessa vitória.

Viomundo – Em algum momento o senhor temeu pela vida principalmente do Manoel da Conceição, cuja saúde já é bastante frágil?

Flávio Dino — Muitas vezes. Desde sexta-feira à noite [11 de junho] eu vinha ponderando com ele, pedindo que não fizesse a greve de fome. Exatamente por ser uma pessoa de 75 anos, com uma saúde fraca, inclusive em função das torturas que sofreu na ditadura militar. Ontem [quinta-feira] à noite eu o vi. Renovei o apelo. Graças a Deus a situação extrema não se configurou.

Viomundo – Como recebeu a notícia de que o PT não iria apoiar mais a sua candidatura?

Flávio Dino ­–  Com grande surpresa. O jogo foi jogado segundo as regras. E conseguimos apoio da maioria do diretório. O José Eduardo Dutra [presidente nacional do PT] e o Paulo Frateschi estiveram presentes e reconheceram a legitimidade do encontro. Infelizmente, mudaram de opinião e a direção nacional acabou, na prática, intervindo no PT do Maranhão. Lamentável. O PCdoB é um partido da base aliada assim como o PSB. Eu sou deputado federal da base do governo. Por isso, não havia nenhum motivo político ou jurídico para legitimar a atitude da direção nacional do PT. Portanto, foi uma decepção imensa. A vida segue. Esperamos que em algum momento a direção nacional do PT reflita sobre o erro que cometeu no Maranhão.

Viomundo – A sua candidatura conta com o apoio de que partidos?

Flávio Dino – PcdoB, PSB e a maioria da militância do PT. Estamos negociando com outros partidos, visando à ampliação do arco de alianças. Temos até dia 30.

Viomundo – A Dilma subirá no seu palanque?

Flávio Dino – Deve subir, pois existe um acordo nacional, segundo o qual onde houver dois candidatos que a apóiam, ela prestigiará ambos. É o caso do Maranhão. Tem a Roseana e tem a minha candidatura. Não há nenhuma razão para que a Dilma não a reconheça. Pelo contrário. O protocolo da aliança nacional estabelece que ela estará conosco também.

 

43 Comentários para “Flávio Dino: “Acordo oficializa que, aqui, a maioria do PT seguirá conosco””

  1. ter, 17/08/2010 - 11:10
    Fernando

    Parabéns ao PT do Maranhão! Sempre combativo.

    O senhor Lula e demais pelegos que se filiem ao PMDB oligarca.

  2. seg, 16/08/2010 - 23:12
    Ed.

    Politica é negociação, é exigir e ceder!
    Espera-se que, para o bem comum, obviamente…

  3. seg, 21/06/2010 - 15:07
    Zilda

    Pelas declarações de Flávio Dino, o PC do B fará aliança com PSDB, PDT e PPs e o palanque dele estará à disposição de José Serra. Ainda quer falar em coerência? Como assim? Quer dizer que se for para ajudá-lo a vencer o Brasil, o povo brasileiro e o Maranhão podem ser devolvidos à direita com a sanha doentia que Serra está demonstrando!?… Terei muito gosto de ver Dino, Manoel e Dutra no palanque com José Serra esbajando coerência e amor ao Brasil e ao povo brasileiro. Dando o sangue para devolver o Brasil para os Estados Unidos e companhia.

  4. seg, 21/06/2010 - 14:33
    Jorge Andrade

    É uma vergonha! Essa direção nacional do PT deveria respeitar quam faz a política local. E não o faz.

  5. dom, 20/06/2010 - 18:52
    Pedro Ayres

    Por indicação da Maria Lucia, cheguei ao Blog O Descurvo, de Hugo Albuquerque, onde encontrei um artigo sobre o atual quadro político maranhense que considero de primeira qualidade.
    Melhor do que falar sobre o texto de Hugo é também recomendar fortemente que ninguém deixe de lê-lo. http://descurvo.blogspot.com/2010/06/o-pt-o-maran
    Os sonhos não envelhecem. A inteligência, a lucidez e a sabedoria não têm idade.
    Hugo tem vinte e dois anos, pelo que li em seu perfil postado no blog.
    Viva a juventude brasileira que ele tão bem faz por representar!

  6. dom, 20/06/2010 - 14:43
    xico barreto

    o pemedebe devee se empenhar mais na coligação ao invez de solicitar.sacrificio alheio
    o pemedebe ainda nao se coligou
    abs

  7. dom, 20/06/2010 - 5:30
    Cesar Viecelli

    Os inconfidentes de hoje parece que não são mais das Minas Geraes.
    Parabéns "seo" Manoel e companheiro Domingos Dutra.
    Está aí uma história que contarei com orgulho a meus netos.

  8. dom, 20/06/2010 - 3:30
    Maria Lucia

    Uma excelente análise do atual quadro político maranhense no blog O Descurvo, de Hugo Albuquerque.
    O texto do artigo possui um link para a biografia bem completa de Manoel da Conceição, o líder camponês maranhense de 75 anos que esteve em greve de fome, no Congresso Nacional em Brasília, junto com o Deputado Domingos Dutra, ambos do PT.
    Eis a url: http://descurvo.blogspot.com/2010/06/o-pt-o-maran

    • Obrigado, Maria Lúcia, bondade sua. Aliás, na postagem eu tracei um panorama da política do Maranhão, as peculiaridades da política local e, de um modo geral, ponderei qual é o impacto dessa estratégia petista de largar os estados para disputar a União sobre os mais diferentes cenários regionais.

      • dom, 20/06/2010 - 18:03
        Maria Lucia

        Hugo Albuquerque
        No seu artigo vc demonstrou que é um pensador inteligente e lúcido, que pensa o Brasil a partir do Brasil.
        Vc e o Leandro Fortes mataram a pau, nessa questão maranhense do agora!
        Vida longa para vcs. dois e quem mais vier com essa perspectiva!
        E vamos que vamos, no processo social, com a "força do Povo", como dizia o Leonel Brizola.
        Venceremos!

      • Maria Lúcia e Aline, assim eu fico acanhado ;-)

      • dom, 20/06/2010 - 19:08
        Aline

        Hugo
        Maravilha conhecer o seu blog.
        Faço Medicina no Rio e nem sabe como me alegrou encontrar alguém pouco mais velho do que eu com tanto saber e sabedoria! Vou divulgar o seu blog adoidado aqui no meio universitário no Rio.
        Cuide-se bem que o Brasil precisa muito de vc.!

  9. dom, 20/06/2010 - 1:09
    Arthur Schieck

    Faltou uma grevezinha de fome aqui no Rio também.
    Cabral, só no segundo turno. Meu voto vai prum PsTU ou PSOL qualquer. Aqui a coisa tá feia!
    Parece que esse ano são dois senadores, certo. Não tenho ideia de qual será o meu segundo.

    • dom, 20/06/2010 - 10:58

      Prezado Arthur.

      Sérgio Cabral não é coronel, como os Sarney. Só um exemplo: eles derrubaram o Governador Jackson Lago no tapetão judiciário para retornarem ao poder.

      Tanto há diferença entre Cabral e os Sarney que você admite votar no atual governador caso haja segundo turno. No Maranhão, eu não votaria em Roseana num segundo turno. Anularia meu voto.

  10. sáb, 19/06/2010 - 23:25
    Mauro Silva

    Caro Azenha
    O Diretório Nacional do PT obriga o Diretório Regional do Maranhão a seguir na coligação com o PMDB.
    Por que o Diretório Nacional do PMDB não obriga o Diretório Regional de São Paulo a seguir na coligação com o PT?
    Ou estou enganado?

  11. sáb, 19/06/2010 - 22:07

    O comentário foi feito por um militante no meu site http://www.falapovo.com. Por ser muito pertinente estou corpartilhando com quem está debatendo o tema
    "O PMDB no estado de São Paulo, onde reside o Vice na chapa da Dilma, não a apoiará. Preste atenção o PMDB do estado onde o Vice da chapa federal não apoiará a Dilma. O que eles tem todo o direito. Mas, por sua vez a executiva nacional do PT quer que o Maranhão apoie o PMDB/Arena por troca de alguns votos ?____Não entendi…Vale a pena deixar uma coligação com o PSB e o PC do B para apoiar a essa oligaquia ?__Ou, eu não entendo nada de política, ou estão tentando confundir a minha cabeça.__Parabens aos maranhenses DOMINGOS DUTRA e MANOEL DA CONCEIÇÃO, que estão reagindo a essa desastrosa colisão, digo "colisão" não coalisão.__Caso voce tenha informações sobre o mandato de segurança ajuizado por filiados e dirigentes do PT do Maranhão, como diz a reportagem, favor me enviar. Enio ____

    • dom, 20/06/2010 - 11:04

      O comentário do Enio no site da Ruth matou a pau. Em São Paulo, estado importantíssimo para qualquer eleição, um dos homens mais poderosos do PMDB, Orestes Quércia, está com Serra. E o Michel Temer é de São Paulo!! E o PT quer apoiar Sarney num estado pequeno como o Maranhão?? Com todo respeito ao Maranhão.

      Sarney não é unanimidade no PMDB, longe disso. Aliás, nada nem ninguém são unanimidade no PMDB.

  12. sáb, 19/06/2010 - 21:47
    pereira

    Na primeira oportunidade que sarney tiver ele torna esfaquear o Lula e o PT, como o fez na eleição para presente do senado, vamos espera e veremos, parece que o PT não aprende.

  13. [...] publicado no Blog do VIOMUNDO, fala sobre a luta do partido no Maranhão para manter sua independência [...]

  14. Ainda bem que a decência foi mantida. Se acontesse o pior com o Manoel Conceição, o PT carregaria uma mácula da qual jamais se livraria. De toda forma, isso mostra o diferencial deste partido: duvido que o Ubaldo, o dvorak ou quem quer que seja fizesse greve de fome em protesto do apoio do Roberto Jeferson, Quércia e Maluf ao Serra. Ou que militantes do PV fizessem pelo apoio deslavado do Gabeira ao Serra.

    • sáb, 19/06/2010 - 20:53
      dvorak

      Que decência, cara lady? O vale-tudo é o que importa para você? Sua cara-de-pau só não é maior do que sua pose na foto em questão…

      ehehehehehehehe

      • sáb, 19/06/2010 - 21:19

        paixonou

      • sáb, 19/06/2010 - 21:48
        Marta

        A sua resposta pode ser entendida como uma afirmação de que você seria capaz ou fará sim greve de fome contra o apoio do R Jeferson, Quercia e Maluf ao Zé Serra? Ou o seu vale tudo é diferente do nosso vale tudo? Vamos, tenha coragem de dizer claramente sua posição. Ou você é daqueles que ficam sempre em cima do muro?

      • sáb, 19/06/2010 - 22:39
        dvorak

        Sou contra hipocrisia, minha cara.É como diz o ditado: "para o bom entendedor, meia palavra basta…"Como alguns carecem de neurônios, estou aqui, outra vez, para explicar…Entendeu ou uma massinha de modelar ajudaria???

        ehehehehehehehee

      • Você é contra a hipocrisia? Como assim, se se esconde no anonimato para ofender os outros? Se não é homem sequer para assumir sua identidade? É fácil, não é? Esconde seu nome, sua identidade e me agride. E ainda quer dar uma de sarcástico. Faria o mesmo se me visse na rua? Você é o que? Você é um funcionário público que se acha esperto, não é mesmo? Se acha corajoso, me chamando de "lady" não é? Vamos ver se meu advogado concorda com você.
        Azenha, solicito o IP e os dados de acesso deste troll para apresentar estes dados ao meu advogado. Se puder repassar ao Stanley Burburinho para que ele me ajude a identificar o sujeito, agradeceria muito.

      • dom, 20/06/2010 - 16:03
        dvorak

        Conhece aquele ditado, cara lady:Se não pode com o pote não pegue na rodilha?Tem vários comentários seus me agredindo, só por que lhe dei um apelido carinhoso você se ofendeu…Seu advogado, se é que tem um, vai rir de você, meu caro….Aguardo notícias….

        eheheheheehehehe

      • dvorak, absolutamente não consegui entender seu arjumento. Mas pelo menos compreendi por que você sempre termina seus comentários com um "hehehehehe", é que zurrar, no seu caso, soaria muito pretensioso.

      • Como assim lady?

        Gostaria de protestar com veemência pela falta de respeito do comentário e pelo ato falho dos moderadores terem permitido a liberação desse abuso.

        Ele desrespeita a dignidade do Sr. Leider. E se ele for uma pai de família? Como se sentiria seu filho, ou filha, lendo isso? Solicito a retirada e retratação.

        Não me parece que esse cidadão tenha os requisitos mínimos de civilidade para estar comentando neste espaço. Afinal, o vi o mundo aprova este tipo de comportamento?

        Todos nós merecemos mais respeito e devemos nos respeitar. Creio que isso seja motivo suficiente para o Sr. mover um ação contra esse cidadão, Sr. Leider Lincoln.

      • dom, 20/06/2010 - 14:35
        dvorak

        Você deve ser novo nesse blog, caro leonardo.Acho que ficou com um pouco de inveja do apelido carinhoso dado ao Leider, mas não se preocupe vou encontrar um para você…Quanto a mover uma ação, você não acha que nosso judiciário já anda abarrotado de processos, não???Que resultado teria???Será você um admirador secreto da lady???

  15. sáb, 19/06/2010 - 19:55
    Maria Lucia

    Não há como não compartilhar!
    Acabo de descobrir vídeos geniais com o Manoel da Conceição, o líder camponês maranhense de 75 anos, que encerrou ontem vitorioso uma heróica greve de fome no Congresso Nacional.
    Além desse vídeo, lá se encontram outros com ele. Todos emocionantes. http://www.youtube.com/watch?v=IC4k08ne450&fe
    Longa vida para Manoel da Conceição!

  16. Avante, Dino, estamos com contigo.

  17. Que boa notícia. Sarney e PT é um prato que nunca deveria ter existido, seja em qual âmbito for.

  18. sáb, 19/06/2010 - 18:57

    Caro Azenha e leitores,

    Leiam no blog Terra Goyazes: Para entender a elite separatista de São Paulo

  19. sáb, 19/06/2010 - 18:18
    claudio maia

    Flavio dino é psdb infelizmente

  20. sáb, 19/06/2010 - 18:09
    Adriano Matos

    Parabéns pela vitória a militância PeTista do Maranhão e prá Vitória com Flávio Dino!

  21. sáb, 19/06/2010 - 18:00
    Maria Lucia

    Penso ser muito importante entender o que se passou agora com o PT maranhense e qual o quadro político naquele Estado, para que se possa avaliar o quanto o país está mudando.
    Um artigo que me foi indicado para compreensão "profunda"do quadro político maranhense:
    http://www.pucsp.br/neils/downloads/v9_artigo_zul
    E para se ter idéia do que ocorreu no Maranhão nas eleições de 2006, considerando que hoje em dia seja voz corrente naquele Estado, que a correlação de forças seria muito mais favorável aos opositores da dinastia oligárquica:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_e
    Uma boa fonte diária de informações sobre o Maranhão: o "Jornal Pequeno", de São Luís:
    http://www.jornalpequeno.com.br/2010/6/17/sem-aco
    Há também os blogs do Deputado Flavio Dino, do PC do B e do Deputado Domingos Dutra, do PT.

  22. sáb, 19/06/2010 - 17:41
    Remindo Sauim

    Aconselho os mais afoitos a irem até o blog do ZéDirceu. Parece que a coisa não é bem assim como os maranhenses estão pintando.

  23. sáb, 19/06/2010 - 17:35

    Flavio Dino tem tudo para ser algo de novo na política maranhense.
    Enquanto isso em São Luís do Maranhão, o poder oligárquico continua a sua saga opressora, como de costume: http://www.domingosdutra.com.br/padrao.aspx?texto
    Bom seria que fosse feita uma entrevista com Manoel da Conceição, o heróico líder camponês maranhense, que esteve em greve de fome em Brasília. Quem sabe um vídeo?
    O Brasil precisa conhecer os seus líderes provados e comprovados. Que não saem no PIG.

  24. Parabéns à militância e aos líderes petistas do Maranhão pela sua luta, que permitirá que o PT estadual possa apoiar Flávio Dino ao governo do estado. Sarney sempre foi, inegavelmente, leal ao governo do Presidente Lula. Mas, apoiar Roseana ao governo do estado, não dá! E o PC do B é aliado de Lula e do PT desde a eleição presidencial de 1989. E espero que Dilma suba no palanque de Flávio Dino. Se quiser subir no de Roseana, vá lá! Mas, tem que subir no palanque de Flávio Dino e sem hesitar!

    É Flávio Dino Governador!

  25. sáb, 19/06/2010 - 11:34
    paulo chacon

    O PT acordou a tempo. Só faltava punir aliados históricos para apoiar a "famiglia" Sarney, que está sempre ao lado do governo, qualquer que seja ele. Parabéns PT do Maranhão.

  26. sáb, 19/06/2010 - 10:38
    Jairo_Beraldo

    Continuo a não entender a política no Maranhão!

    • sáb, 19/06/2010 - 13:30
      Jairo_Beraldo

      Mas não entendo, pela forma que é conduzida, não pela forma que é exposta!

      • sáb, 19/06/2010 - 18:02
        Marcelo Job

        Jairo Beraldo, no céus do Maranhão a mais de 40 anos, há mais do que aviões de carreira voando, lá voam marimbondos de fogo que ferram com qualquer um que se oponha, nada mais lógico que usar um pouco de FLIT para se livrarem deles. Saúde e Paz

Comentar