Trajano se negou a assinar documento que o impediria de falar sobre política na ESPN

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2016-09-30 às 22.28.38

Em choque, Trajano crê que atuação política influenciou sua saída da ESPN

Do UOL Esporte 30/09/2016 16:08

José Trajano deixou a ESPN após 21 anos na emissora e teve seu contrato rescindido na manhã desta sexta-feira. O jornalista ficou surpreso com a notícia e não esconde a tristeza após tantos anos de dedicação ao canal. Ele ainda acredita que seu posicionamento político acabou influenciando a decisão.

”Estou meio assim chocado, ninguém trabalha por tantos anos tendo fundado o canal, recebe um bilhete azul e fica tranquilo. Mas tenho recebido tanto conforto, que isso está me envaidecendo, mostra um trabalho bem feito, formador de muita gente. Eu levo o orgulho de ter feito o canal”.

Trajano ficou chateado pela forma como aconteceu a demissão em uma breve reunião. Ele diz que a presidência do canal justificou a saída como contenção de despesas, mas considera estranha a decisão diante do atual cenário político do país.

”Eu acho um pouco estranho nesse momento conturbado do país. Já me chamaram algumas vezes dizendo que seria melhor não falar nada de política. Eu sempre fui envolvido e nunca escondi as minhas preferências políticas. Achavam que pelo fato de eu ser um ‘talent’, onde eu estivesse eu estaria representando o canal”, disse.

”Houve um documento entregue no mês passado dizendo que havia uma norma da empresa que era de não se manifestar politicamente, disseram que era uma norma que veio dos Estados Unidos. Eu não assinei”.

José Trajano foi fundador da ESPN e trabalhou como diretor de jornalismo por 17 anos. Em 2011, ele deixou de ser executivo e permaneceu apenas como comentarista, especialmente do programa Linha de Passe. Apesar da tristeza de deixar a ESPN, Trajano está satisfeito com as várias manifestações de carinho que recebeu tanto de amigos quanto de uma geração de telespectadores que acompanhou o crescimento da ESPN.

”Um dia as coisas sempre acabam. O bom é que eu saio com o apoio de amigos queridos que ficaram chocados, do fã do esporte, de uma geração inteira que cresceu ali dentro e que hoje já têm filhos, ali já foi uma família. Tem muitas pessoas me ligando, gente que eu nem conheço, dizendo que fez jornalismo por minha causa. Isso me deixa feliz”.

Ao UOL Esporte, a ESPN negou que as manifestações políticas de Trajano tenham tido qualquer influência na rescisão do contrato. ”A ESPN sempre respeitou a posição política de todos os seus funcionários. Lamentamos que José Trajano não reconheça a nossa posição, sempre baseada em nossos valores de credibilidade, isenção e liberdade de expressão”, disse a emissora, em comunicado.

Diretor geral do canal no Brasil, German Hartenstein acredita que a saída do profissional fez parte de um processo natural e ainda teceu vários elogios ao jornalista. “O Trajano é um profissional há muitos anos na ESPN, são 21 anos de história. Ele teve uma atuação fundamental no crescimento da empresa, é um dos grandes responsáveis pelo canal estar onde está. A gente teve, ao longo dos anos, uma história muito rica, só tenho a agradecer pelo trabalho que ele fez. Assim como acontece com a carreira de muitos executivos, chega o momento em que não contamos mais com o apoio do Trajano. No meu balanço, o saldo é muito, muito positivo”, disse ao UOL Esporte.

Luiza Oliveira
Do UOL, em São Paulo

Leia também:

Nos bastidores da Globo, aprendendo sobre “dois pesos, duas medidas”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
“O Macartismo Está No Ar”

Rezende, Trajano, Iozzi …

O Próximo Póde Ser Você.

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-macartismo-esta-no-ar-jose-trajano-fala-ao-dcm-por-kiko-nogueira/
.
.

Mineiro

Concordo que a espn era unica diferente, mas agora já nivelou pôr baixo igual às outras mesmo. Só tem jornalistas fazendo palhaçadas e falar o que é preciso nada. Vai ser daí pra pior de agora em diante.

lulipe

Pronto, agora é só criar um blog progressista, seja lá o que isso signifique…Pena que as “tetas” do governo secaram!

Roberto Pereira da Costa

E lamentavel , a saida do trajano, era um telespectador diario da espn, deixei de ser , o proximo deve ser o JUCA, a emissora aderiu o PIG.

FrancoAtirador

.
.
A Chave da Guerra GeoPolítica dos Iúnáit Stêits of America

http://br.investing.com/economic-calendar/eia-crude-oil-inventories-75
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_reservas_de_petr%C3%B3leo
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Dado de Muita Relevância, que a Rystad Energy volta a confirmar,

    é que as 7 Grandes Companhias Privadas de Petróleo do Mundo

    – BP, Exxon, Chevron, ENI, Total, Shell e ConocoPhillips –

    detêm Menos de 10% de Todas as Reservas Mundiais.

    Assim, as EMPRESAS PETROLÍFERAS ESTATAIS, com cerca de 90%, são

    as MAIORES DETENTORAS DAS RESERVAS DE PETRÓLEO DO MUNDO

    Isto ajuda a explicar a Cobiça e as Pressões Econômicas e Geopolíticas
    Contras as Nações Produtoras e suas Estatais de Petróleo.

    Qualquer outra explicação sobre as pressões contra o PRÉ-SAL (assim em Maiúsculo)
    e pelo controle da política no Brasil não será apenas uma mera coincidência.

    É Evidente que a Interpretação Deste Fato terá Outro Tipo de Análise
    e repercussão pelos Colunistas Econômicos na Mídia Comercial do brasil.

    Roberto Moraes
    Professor e Engenheiro do IFF (ex-CEFET)
    em Campos dos Goytacazes,RJ.
    Pesquisador do PPFH-UERJ.

    http://www.robertomoraes.com.br/
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Aí vem o Próprio Presidente da Petrobras, um Tucano Entreguista Criminoso,

    dizer que houve ‘endeusamento do Pré-Sal’ no Brasil. Esse Merece o Paredão.

    https://twitter.com/VIOMUNDO/status/781994421621497860
    .
    .

Ronaldo Silva

Já faz tempo que só dava para assistir as mesas com Juca e Trajano na espn, o resto tudo muito chato e repetitivo. Sou mais o Trajano, onde ele estiver estará minha audiência.

Marco Antonio

É grande tristeza que vejo a capacidade de algumas pessoas julgarem outras,sem perceberem que nossas vidas diretamente está ligada à política e não a politicagem.Você ter princípios não impede de opinar em público ,o Sr Trajano representa a velha guarda do jornalismo esportivo,crítico,atuante,historiador e com uma posição pessoal e profissional e de respeito à todos.Infelizmente determinadas pessoas ou empresas principalmente aquelas formadoras de opinião se colocam de um lado questionável .Sou admirador do trabalho do Sr Trajano e respeito com grande profundidade suas posições.Espero que a valorização de tudo que ele produziu ao longo da sua vida seja reconhecido.Estou com você Trajano e não abro.parabens pelo seu profissionalismo .

Nelson

Se você for conversar com os donos da ESPN, aqui no Brasil e lá nos Estados Unidos, eles irão, todos, demonstrar amor eterno à democracia e fidelidade total à liberdade de expressão.

Na verdade, a quem conhece como funciona a mídia hegemônica sob o regime capitalista, não surpreende a postura da ESPN.

De outra parte, ao que tudo indica estamos apenas iniciando um novo “marcartismo”; desta vez no Brasil. Se você não sabe o que é isso, sugiro a leitura do excelente livro “Macartismo: Uma Tragédia Americana”, do jornalista Argemiro Ferreira.

Mineiro

Se me mandar embora dizendo que é contenção de gasto,tem que mandar pra pqp e dizer pra quem falou isso que é o maior sem vergonha da face da terra. Se a que ele tem que ter um mínimo.de respeito com la trabalhou muito tempo. Deveria mais não tem.

Luiz Carlos P. Oliveira

Dá-lhe Trajano. Você é muito maior do que essa gente tacanha.

Luiz Carlos P. Oliveira

Agora o usurpador, quando viajar ao exterior, vai dizer que vivemos uma “democracia plena” no Brasil? Por certo que sim. Afinal, ele não é golpista. No que concordo. Ele é “conspiracionista”. E estamos entregues nas mãos de gente desse tipo. Ditadores. Não conseguem conviver com o contraditório.

Jeferson Paz

Canalhice! O “saldo” foi tão positivo que o demitiram.

Mauricio

Azenha, isso é só o começo. Em breve a república de CÚritiba e todo os consórcio golpista começará a perseguir blogueiros e simpatizantes de partidos de esquerda para silenciar todas as vozes contrárias ao golpe. O Nassif e o Cafezinho já deram a dica: irão inventar ligações do blogs com a lava-ratos para começar as encarcerar todos os blogueiros que estão incomodando os golpistas e criticando a referida operação. Haverá uma caça às bruxas para consolidar de vez a morte da democracia, quem viver verá….

frederico costa barros

Um motivo político, uma clara pressão governamental ou sai ou você não tem mais verba, vai perder patrocinador, e por aí vai……fica difícel para a emissora pois qualquer justificativa por si só já é um reconhecimento. Venha descobrir a mídia alternativa é o futuro.

FrancoAtirador

.
.
Pelo Menos Agora ficou Mais Claro para a População

qual é o País que realmente Manda nas Corporações

inclusive nessas Empresas de Comunicação do braZil.
.
.

Antonio Lisbôa Antonio

O Trajano vale mais que essas desculpas desse diretorzinho German Hartenstein Hitler. O JUCA deveria dar uma banana a esses putos.

    Paulo Andrade

    A ESPN era diferente das demais por permitir expressar o outro lado da notícia – Juca, Trajano, João Canalha. Agora fica tudo mais igual.

Deixe seu comentário

Leia também