Tijolaço: Mídia e turma das migalhas em festa com “recessão técnica”

Tempo de leitura: 3 min

recessao

Queda do PIB é “prévia” do que o mercado quer: Aécio. Mas como não deu, vai Marina

29 de agosto de 2014 | 10:17

por Fernando Brito, no Tijolaço

O presidente do BC, Alexandre Tombini, estava errado quando disse, outro dia, que faltava “espírito animal” aos empresários do (ou devo dizer no) Brasil.

Existe, sim, ao menos na maioria dos grandes.

O de animal réptil, que não consegue elevar os olhos mais que alguns centímetros do chão, jamais o de águia, que mira ao longe suas oportunidades.

Claro que não me refiro aos milhões de micro, pequenos e até a grande maioria dos médios, que vivem lutando para fechar o mês.

Falo dos grandes, que ganham mais nas finanças do que nos produtos e que, nada discretamente, “comemoram” a desaceleração da economia registrada hoje nos números do PIB porque isso não lhes fez perder dinheiro e, politicamente, abre-lhes espaços para que se instale um governo que acabe com essa “mania” de tornar o Brasil um país de 203 milhões de cidadãos – e não apenas 203 milhões de habitantes, apenas – que seja desenvolvido e autônomo.

Eles, ao contrário da dona de casa e do trabalhador modesto, sabem que há uma crise no mundo e que só escaparemos a ela, como fizemos em 2008, se apelarmos para nosso próprio mercado, para o noso próprio povo e não para a “confiança do investidor estrangeiro”, vagamente.

Aliás, este não foge do Brasil, porque enxerga as oportunidades, e o investimento estrangeiro direto no país não dá mostras de ter enfraquecido significativamente.

E este sabe que a desaceleração econômica não é aqui. Apenas.

O Japão teve uma queda do PIB anualizado de 6,8%. A Europa patina.

Os EUA cresceram, mas porque a comparação com o primeiro trimestre ajudou, já que houve uma queda fortíssima naquele período, superior a 2%.

Em qualquer destas nações, a esta altura, o Governo está sendo instado a gastar mais, a estimular o crédito, a reduzir os juros para facilitar o consumo e o investimento.

Aqui, ao contrário, pedem cortes nos gastos e juros mais altos.

São loucos?

Não, são répteis, porque pretendem viver assim, do que lhes traz a atividade financeira, não a produtiva.

Será que todos esqueceram-se de que, em 2008/2009, foi preciso que Lula fosse à televisão pedir que as pessoas comprassem e questionar, nas barbas do Banco Central de Henrique Meirelles, porque os spreads dos bancos brasileiros eram estratosféricos. Eram e voltaram a ser.

É para isso que querem a autonomia completa (porque ela já é imensa) do Banco Central, para que ele diga, diante da orientação macroeconômica de um presidente eleito pelo povo um solene f…-se

E, sobretudo, que o povo e o país, idem.

Por isso estavam com um candidato que soltará todas as poucas amarras que ainda tem o capital financeiro. Por isso, agora, estão com uma candidata que, além disso, vai arruinar todo o programa de investimentos em energia, estradas de ferro, rodovias, portos, em nome de uma falsa defesa do meio-ambiente.

Porque o país com mais área verde no mundo, porque a maior fonte de água doce do planeta e, agora, uma das maiores reservas de petróleo no mundo tem de ser estagnado, para continuar a seu uma espécie de “reserva técnica” do mundo desenvolvido.

Administrado por uma elite que aceita, de bom grado, as migalhas gordas que lhe rendem a administração da colônia.

Leia também:

Padu Palmério: O ouro de uma cidade mineira escorre pelo ralo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lukas

Segundo Dilma, a culpa foi do excesso de feriados.

Então tá!

Paulo Brasil

Não tenho dúvidas de que o pib vem reduzindo por puro golpe da casa grande.

Venho percebendo que cartéis das redes varejistas de alimentos sobem produtos na mesma proporção e no mesmo dia. Muito suspeito.

Paulo Brasil

Nessa eleição é a casa grande, pig e todos os traidores do Brasil contra o povo brasileiro.
O pig vem sistematicamente desconstruindo um projeto de Nação. A cada minuto um dos pigs levanta uma catástrofe no Brasil o outro cumplice arremata a notícia pra enterrar.

Mesmo sendo moído diariamente por esses canalhas, os brasileiros triunfarão.

Marcos Rocha

Só uma dúvida: nosso glorioso Ministro da Fazenda disse que a Copa derrubou nosso PIB.

Ué.

Até ontem a Copa não havia sido um sucesso do ponto de vista econômico?

Devo acreditar no que o Governo falou sobre a Copa ontem, no que fala hoje ou no que falará amanhã?

FrancoAtirador

.
.
Mercados [Abutres] comemoram PIB negativo

e dão boas-vindas ao Programa de MariNéca:

A notícia negativa do PIB do segundo trimestre
tornou-se ‘boa notícia’ aos olhos dos operadores
do Mercado Financeiro na Bolsa de Valores.

“Bad News, Good News” [Más Notícias, Boas Notícias],
resumiu um operador.

O ‘Mercado’ também digeriu o programa de governo de Marina Silva,
anunciado nesta tarde.
A atenção ao desenvolvimento do Mercado de Capitais
aparece como uma das prioridades da candidata.

Fonte: Extra/GLOBO, via InfoMoney.
.
.

Francisco

O Brasil está em recessão este mês e talvez mais três quatro meses para adiante.

São Paulo está sem água de lavar (em recessão) e vai ficar sem água de beber (default).

Porque a atitude da manchete para um é “colaborativa” (vamos ajudar ai, galera, vamos economizar água, tomar banho de chuva…) e para o outro é “agressiva”?

Porque o PT não fez uma Lei de Midia. O fato é o mesmo, cada um na sua dimensão. Com um diferencial marcante: a “recesãoo” paulista foi atingida sem a menor tentativa de mitigação, inação total. O mandato petista vem esgrimindo a crise do mundo inteiro desde o segundo ano de Lula.

O PT não tem direito de reclamar: lutou contra a falta de água, lutou contra a crise, mas não lutou contra os monopólios midiáticos. Merece.

    evair da costa nunes

    Considerando a quantidade de posts de coxinhas papagaios de pirata dos tucanalhas e d Grande Imprensa Golpista que recebo diariamente uma Lei de Mídia teria imensa dificuldade de ser aprovada no Congresso, inclusive porque representantes dos donos das emissoras retransmissoras das grandes redes colocariam todo tipo de pressão e desfigurariam qualquer bom projeto de lei Constituinte para reforma política e fazer-se lei de Meios, às vezes parece-me que todos consideram que só depende de Dilma e do PT!!!!!!Acovardou-se, pode até ser, mas e a famosa correlação de forças??????

Rodrigo

Que tal comparar o crescimento do Brasil com seus pares? Especialmente os da aliança do pacífico. Comparar o Brasil com países desenvolvidos, epicentros da última crise, é bater em bêbado.

    evair da costa nunes

    Aliança do Pacífico que tem a China como polo gerador, também é bater em bêbado

Marcelo

kkkkkkkkkkkk completamente perdido e fora da realidade este texto. Foi escrito pelo Guido Mantega?

Deixe seu comentário

Leia também