Requião: Vão dilapidar o que puderem e deixar uma armadilha para tornar o Brasil ingovernável caso Dilma volte

Tempo de leitura: 5 min

ministeriotemer

O déficit recorde, o pacto entreguista e a armadilha para a volta da Dilma

Vão dilapidar o que puderem e deixar uma armadilha para tornar Brasil ingovernável caso Dilma volte

por Roberto Requião, enviado por Gustavo Santos

Houve quem se surpreendesse quando a equipe econômica de Meirelles pediu autorização ao Congresso para fixar uma nova “meta” fiscal extremamente folgada, uma meta de 170 bilhões de reais. Afinal, o valor é o dobro da meta que a presidente Dilma pediu e que na época foi considerado “irresponsabilidade fiscal” pela imprensa e pelo Congresso.

O que Meirelles quer não é uma meta, é uma autorização para gastar à vontade. Os tais 170 bilhões de reais certamente correspondam ao maior déficit primário da nossa história, em valores correntes. Muito estranho para um governo que foi alçado ao poder em meio a uma campanha pela austeridade fiscal, a que Dilma, supostamente, era avessa.

Se a Dilma está sofrendo processo de impeachment por ter dado as tais pedaladas, na ânsia de cumprir uma meta fiscal muito ambiciosa, que sentido faz dar um imenso cheque em branco para o governo interino?

Tanta incoerência explícita, escancarada, tanto cinismo militante incomodam. As réguas e as regras que valem para uma não valem para outros? Noventa e seis bilhões de meta fiscal pedidos por Dilma são irresponsabilidade, mas os 170 bilhões pedidos por Temer transmudam-se em virtude.

Enfim, considera-se normal que os políticos, na luta pelo poder, façam pronunciamentos incoerentes, contraditórios.Desdizem hoje com toda ênfase o que declaravam com fervor ainda ontem. Políticos que queriam o impeachment diziam uma coisa antes. Agora dizem o contrário.

No entanto, o que mais assusta é que a mídia, os economistas e “o mercado” finjam que não há incoerência, que não usam dois pesos e duas medidas. Da crítica azeda, desaforada de antes ao entusiasmo de hoje não decorreram sequer 30 dias.

Isso é grave, gravíssimo, pois indica que faziam terrorismo com o déficit menor de antes e agora nem se importam com o déficit muito maior. Enfim, ao que tudo indica, os políticos, “o mercado” e seus economistas investiram pesado, até mesmo sua credibilidade, para viabilizar o impeachment e agora investem pesado para viabilizar o novo governo.

Há anos, todo santo dia, estamos acostumados a ler nos jornalões, a ver e ouvir na mídia monopolista que o terror dos terrores para os economistas, para o mercado, para as agências de risco, para os investidores, que o terror dos terrores para eles é o déficit público crescente. Mas, agora, nada comentam sobre o crescimento exponencial desse déficit proposto por Meirelles.

Isso significa que esperam ganhar algo muito maior? O que será?

Antes de conjecturar sobre isso, faço uma pequena explanação a respeito dos fatos já conhecidos, para entender as estratégias que movem a atual equipe econômica:

1) A previsão de um déficit primário colossal mostra que o governo está se preparando para adotar uma espamódica política fiscal contra-cíclica keynesiana só para 2016 para recuperar a economia, mas supostamente revertendo em 2017. Porém, na prática, para 2016 ao menos, será muito mais arrojada do que a estratégia fiscal adotada por Dilma em seu primeiro mandato. Estratégia essa, sabemos, objeto de todos os tipos de críticas e xingamentos por parte da imprensa, dos economistas de mercado e da antiga oposição.

2) Se o governo busca adotar uma política fiscal arrojada, infere-se que ele esteja disposto a usar todos os meios para fazer a economia crescer, inclusive radicalizar aqueles meios usados por Dilma e que foram a base para o horror que “o mercado” e a “elite” têm da presidente.

3) Mas isso seria considerado uma loucura, que precipitaria a explosão da dívida pública, se não fosse esperado pelo “mercado” uma redução abrupta e substantiva dos juros.

4) Como a duplicação da previsão de déficit foi digerida amistosamente pelo “mercado”, a redução dos juros já está acertada entre “equipe econômica” e “mercado”.

5) Porém, o governo é fraco e continua na mão de todos que viabilizaram o impeachment. Isso significa que o “mercado”, que se regozija com os juros altos, está ganhando em troca algo muito melhor.

6) O que seria? O Pré-Sal?A radicalização das privatizações? A suspensão dos direitos trabalhistas e dos direitos previdenciários? A apropriação de uma gorda fatia dos recursos que iriam para educação e saúde? Tudo isso e um tanto mais. Na verdade, essas medidas já foram anunciadas pelo novo governo. Então, para ganhar tais prebendas, o mercado aceita a política fiscal contra-cíclica em 2016 e juros baixos. Esse é o pacto de que tanto se fala nesse novo ambiente político, o “pacto entreguista”.

7) Mas isso não é muito impopular para ser realizado por um governo interino? Sim. E pode não dar certo e não dando certo sempre existe a possibilidade da volta do governo eleito.

8) Nesse caso, a equipe econômica do Meirelles estaria preparando uma armadilha para manter Dilma amarrada aos compromissos e políticas neoliberais propostas pelos interinos.

9) A armadilha chama-se “mecanismo de fixação do teto da dívida” obrigando que os gastos públicos fiquem congelados em 2017, em termos reais!

10) Sabemos que a trégua do “mercado” à política fiscal irresponsável do governo interino se deve ao “pacto entreguista”. No entanto, na mídia, Meirelles vende que a trégua do mercado se deve à proposição do “mecanismo de fixação do teto da dívida”. Ou seja, o “mercado” está dizendo: “Eu não me preocupo com o fato de Temer ter um déficit duas vezes maior do que Dilma, porque Meirelles vai aprovar no Congresso um mecanismo que congela os gastos públicos em 2017, mesmo se Dilma voltar ao governo”.

11) Se isso acontecer, o Estado e o país ficarão ingovernáveis, no caso de volta de Dilma. Ou no mínimo, colocará Dilma novamente de joelhos frente ao Congresso e ao dono do Congresso, a mídia.

12) Caso Dilma não volte, Temer fulmina essa armadilha facilmente com o apoio que tem no Congresso, na mídia e no “mercado”.

13) Mas, antes disso, irão aprovar todo tipo de entrega do país. E Dilma, caso volte, estaria tão fraca e tão à mercê Congresso que não poderia reverter nada e teria que dar continuidade e implementar as políticas neoliberais de Meirelles.

14) O ex-ministro Nelson Barbosa já deu indicações de que deve continuar a mesma política de Meirelles, caso volte, pois, segundo ele, o que o governo interino está fazendo “não é novidade” e que propostas que ele mesmo lançou em março, como ministro de Dilma, Meirelles está anunciando agora.

15) Meirelles quer colocar o país entre o fogo e a frigideira. Logo, precisamos combater essas medidas.

Roberto Requião é senador da República no segundo mandato. Foi governador do Paraná por 3 mandatos, prefeito de Curitiba e deputado estadual. É graduado em direito e jornalismo e com pós graduação em urbanismo e comunicação.

Leia também:

Ministério da Saúde reúne-se com entidades médicas e grupos que apoiaram derrubada de Dilma. A troco de quê? 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
(https://youtu.be/gu_wTHomJw4)
.
PROTESTO CONTRA CORTE DISCRIMINATÓRIO
DO ORÇAMENTO DA JUSTIÇA DO TRABALHO
.
Servidores, Magistrados, Advogados e Peritos
Profissionais Ligados à Justiça do Trabalho
.
manifestam-se Contra o Corte Discriminatório
na Verba Orçamentária do Judiciário Trabalhista
.
Efetuado pelo então Relator da Lei Orçamentária,
Deputado Ricardo Barros (PP-PR), hoje Ministro,
.
com o Propósito de Inviabilizar o Funcionamento
do Órgão, em Prejuízo da Classe Trabalhadora.
.
O Ato Público foi Promovido pela Amatra IV,
com Apoio do TRT4-RS e do SINTRAJUFE-RS.
.
.

Luiz Carlos

Talvez alguem possa me dizer possa me dizer o que faz o Requiao no PMDB.
Só entendo se tiver a missao secreta de converter o partido em algo decente ou outra de igual importancia.

Guanabara

Tem mais além disso. Em 86, Sarney, após a morte do Tancredo Neves, fez o plano cruzado que deu uma explosão de consumo, fez os “fiscais do Sarney” para fiscalizar os preços da tabela da Sunab (congelamento de preços) e, palavras dele, legitimar o governo. Itamar/FHC fizeram o populismo cambial financiado a juros altos e privatizações que também causou uma explosão de consumo e garantiu a reeleição, pagando o preço em 99 com a liberação da banda cambial e consequente desvalorização do real. A receita agora é a mesma: tentar ganhar o coração do povo através do bolso, nem que seja por 6 meses, e entregar o resto.

Serjão

Todos os atos e medidas que esse governo ilegítimo e interino realizarem podem e devem ser anuladas:
http://jornalggn.com.br/noticia/quem-avisa-amigo-e-por-edivaldo-dias-de-oliveira

FrancoAtirador

.
.
“Vamos ter que repactuar,
como aconteceu na Grécia,
que cortou as aposentadorias,
e em outros países
que tiveram que repactuar
as obrigações do Estado
porque ele não tinha mais
capacidade de sustentá-las”
.
Ricardo Barros (PP-PR)
Ministro da Saúde
Governo Michel Jaburu
.
(http://www.cartacapital.com.br/economia/201ca-divida-publica-e-um-mega-esquema-de-corrupcao-institucionalizado201d-9552.html)
.
.

Messias Franca de Macedo

A Polícia [mega]repressiva do atual ‘miniSTRO’ da Justiça [hã Justiça!] do TEMERário/TEMERo$o

“SOU VAGABUNDO, NÃO PRESTO E AMO A POLÍCIA”, GRITA ADOLESCENTE ENQUANTO É TORTURADO PELA PM EM SP
Publicado em 26 de mai de 2016
https://www.youtube.com/watch?v=Ktv_LvTLUJ4

Euler

Não sei porquê, mas tenho sempre a impressão de que as coisas não são aquilo que nos fazem parecer que são. Esses vazamentos… Quem está por trás disso e o que eles querem atingir? No momento em que a quadrilha que assaltou o poder poderia investir contra a lava-jato (diga-se, parte integrante do golpe), aprovando alterações sobre delações premiadas, aparecem esses vazamentos. Sempre seletivos e no tempo que interessa aos que estão dando as cartas. Por que será que não divulgaram isso antes do golpe de 17 de abril – data daquele festival de horrores na câmara dos pilantras? Por que será que não afastaram o Cunha antes do golpe do impeachment? É fato que o golpe tem patrocinadores poderosíssimos, inclusive fora do Brasil. Grupos que estão de olho no pré-sal, na Petrobras, no fim das leis trabalhistas para que eles possam lucrar com o trabalho escravo assalariado no Brasil, etc. Tudo, portanto, parece um jogo de cartas marcadas, que vai acontecendo lance após lance, premeditadamente. A Lava-jato é uma espécie de força de choque da direita golpista, que pode ser acionada a qualquer momento para chantagear qualquer um – e serve também como propaganda moralista para os teleguiados da CBF que desfilam aos domingos quando convocados pela FIESP e pela Globo. A lava-jato teve o papel de criminalizar o PT, Lula e Dilma durante e após o processo eleitoral. E foi usada em seguida para chantagear políticos dos diversos partidos. Aécio, Renan, Temer, Cunha e até mesmo Lula – mesmo quando não têm nada contra ele, a lava-jato busca qualquer citação de pessoas que possam ou não ter algum tipo ligação com o ex-presidente. Duas coisas parecem caminhar juntas, a meu ver: a tentativa de consolidar o golpe – com todo o seu conteúdo fascista e neoliberal, e ao mesmo tempo, a busca por manter o controle rigoroso tanto dos golpistas quanto do PT. Montaram um esquema, uma engenharia golpista, com alguns objetivos bem definidos: na economia, privatizar tudo, entregar o pré-sal, acabar com as leis trabalhistas, reduzir os gastos com as políticas sociais; na política, querem reduzir o poder da presidência da república, esvaziá-lo, daí porque o traíra do Temer ter mencionado o semi-parlamentarismo. Como todos os políticos da direita e alguns da esquerda – menos Dilma – estão ligados aos esquemas de caixa dois e propinas, fica fácil para a lava-jato e o Ministério Público e o judiciário em conluio com a mídia fazerem o controle seletivo dos caciques políticos que dominam os poderes executivo e legislativo. Por isso, era preciso afastar a presidenta Dilma – uma pedra no caminho dos golpistas. E ao mesmo tempo, mandar o seguinte recado para Renan, Temer, Cunha, Jucá e Aécio, dirigentes do golpe: vocês estão sob rédea curta, e podem ser comidos a qualquer momento. A não ser que façam o jogo que interessa aos grupos que estão por trás do golpe: grandes corporações internacionais, que usam a alta burocracia estatal – Janot, Moro, Gilmar Mendes e quase todos do STF e do congresso, além, é claro, da mídia (Globo à frente) para costurar os cenários do golpe. Eles usam e trituram quando acham necessário, como fizeram com Cunha e Jucá. No final, o que eles desejam mesmo é consolidar o golpe – entenda-se como institucionalizar mudanças econômicas e políticas que esvaziem de tal maneira a democracia brasileira, que tanto faz quem seja eleito o próximo presidente da república. É contra todo este esquema mafioso e golpista que os de baixo precisam se unir cada vez mais, fortalecer as lutas de rua, as ocupações, e formar um grande movimento social e político capaz de impedir que este jogo golpista se consolide. O primeiro passo é exigir a volta da presidenta Dilma. O segundo, que Dilma governe com o movimento popular, que impeça qualquer retrocesso, e faça aprovar uma constituinte exclusiva para que seja feita uma reforma política radical. O terceiro passo, acabar com a Globo, fonte de quase todos os males que atacam o povo brasileiro.

    Fernando de Mattos

    Na mosca, meu camarada! Também acho que é por aí. Penso também que esse circo diário (Alexandre Frota, etc.) é cortina de fumaça armada por quem realmente manipula as cordinhas. E estamos todos, mesmo os mais bem intencionados, entrando no jogo sem mirar o verdadeiro inimigo.

    Alberto

    Você acha que o Lula é santo nessa coalizão de conspiradores para depor Dilma só porque ela era uma pedra em seus sapatos? Tenho dúvidas e, em se confirmando seu envolvimento na trama conspiratória, ele entra para a história como a alma mais desonesta do Brasil. Todos esses desenvolvimentos dão razão aos gringos que têm a imagem dos brasileiros como pouco confiáveis, povo de choro fácil e falso.

FrancoAtirador

.
.
Brazilistão

Nazi-Fascistas
fazendo a Segurança
dos Banqueiros.
.
.

Eduardo De Paula Barreto

.

GUERRA SEM ARMAS
.
Alguém fez um buraco
No cano dos segredos
E o que era boato
Passou a ser enredo
Nas redações dos jornais
Que com provas cabais
Expuseram os trambiques
Praticados pela NSA
Que não conseguiu calar
A voz do Wikileaks.
.
O Wikileaks vazou
Que Dilma foi espionada
Pela CIA o que causou
Uma crise diplomática
E quando os Estados Unidos
Constataram terem perdido
A chance de colonizar o Brasil
Resolveram derrubar o Governo
Para aqui instituir o modelo
Típico de todo País servil.
.
O objetivo dos americanos
É se apossarem do pré-sal
Além de tornarem-se donos
Do nióbio que é o mineral
Mais raro do mundo inteiro
Mas que no solo brasileiro
Existe em enorme quantidade
Bem como serem os reais
Donos das Empresas Estatais
E das terras com fertilidade.
.
A águia americana tem fome
E tal fome faz dela uma fera
Que disfarçada de Drone
Se alegra matando nas guerras
Para depois do extermínio
Exercer injusto domínio
Sobre as suas vítimas
Oferecendo proteção
Em troca da submissão
À sua hegemonia política.
.
Para dominarem o nosso País
Eles não empregam armas
Apenas usam brasileiros vis
Como soldados da batalha
Que visa destruir a economia
Para colocar a Democracia
Nas mãos dos conspiradores
Que num governo golpista
Afastam o ideal progressista
E instituem o dos conservadores.
.
Eduardo de Paula Barreto
26/05/2016.

.

Sidney

Um governo ilegítimo não pode mudar toda a legislacao do país em 180 dias. Depende exclusivamente da mobilização popular pois a TV Globo e a Folha não poderão deixar de publicar se houver passeatas por todo o país. A CNN vai passar e o mundo inteiro repassa . Vai viralisar.

Sidney

Esta mais do que na hora que iniciar um movimento volta Dilma já! Pois a legalidade é a saída para o país. Uma colisão de honoráveis pode governar este país com o patrocínio do pt pdt psol pcdoB e demais partidos de esquerda até que se estabeleçam novas eleições em 2018 onde há algumas lideranças se apresentando para continuar a luta de classes.

Haroldo Cantanhede

O desgoverno de FHC e sua quadrilha organizada deixou um monte de armadilhas para o governo do PT, quando largou o osso em 2002, dezenas de acordos leoninos que fizeram subir a eletricidade, a telefonia (para os amigos a quem entregaram as nossas telefônicas e a Embratel, a preço de banana – e o dinheiro dessa festa sumiu, diga-se de passagem – e muitas outras tarifas, para ferrar o povo, bombas-relógio que o PT, ingenuamente, fez cumprir, enquanto nossos governantes petistas (como eu, porque eu sou bastardo e nunca votei em calhordas como os do PFL e PSDB) trocavam gentilezas com os donos da mídia bandida, que nos assola, mentindo sem parar, distorcendo tudo que seja bom até que os burros desse país (e eles são muitos) batam panelas histericamente em suas janelas contra o governo dos trabalhadores – gente que bate panela, mas que nunca chegou perto de uma cisterna, que sempre teve luz para ler – ainda que prefiram as revistinhas pornográficas veja e congêneres ao invés de ler livros. E nossos dirigentes foram até mesmo a jantares com os donos da mídia podre que nos infecta; então, sim, o valente senador Requião (imagino o que ele faz nesse PMDB, que sempre foi oportunista e canalha) tem razão; serão milhares de armadilhas e bombas-relógio; e pergunto: os nossos dirigentes irão a jantares com a mídia bandida NOVAMENTE???

Bel

Aí, com o Brasil quebrado em 2018, acreditam que o PT não ganhará as eleições. E a mídia vai vomitar 24 horas pro dia nos ouvidos da manada que criou. Se o povo continuar assistindo a Globo, ficará refém dessa imundície para todo o sempre.

clodoaldo

Todos o coxinhas, aqueles com complexo de vira-latas, com raiva do PT (esquerda), aqueles que tinham orgulho de dizer aos ventos que votaram no Aécio, porém não se sentiam culpados pela reeleição da primeira mulher presidenta do Brasil, devem estar orgulhosos, pois lutaram para que o brasil (com letras minúsculas mesmo) voltasse ao seu lugar que para vocês era o lugar que sempre deveríamos permanecer, um país pequeno que possui um ministro de relações exteriores tão pequeno que não é respeitado nem na Argentina (país vizinho e que elegeu um político de direita). Possui um presidente golpista que nomeia políticos indiciados pelos mais diversos crimes para serem ministros ou secretário (esses com poderes de ministros) em seu governo. Parabéns pois o senhores conseguiram colocar o brasil em seu devido lugar (segundo a elite vira-latas), um país de terceira categoria respeitado por ninguém. Parabéns a seu ministro da educação que se orienta co Alexandre Frota e o líder de um tal de Revoltados Online (sem nenhuma autoestima) para darem pitacos na nossa educação parabéns mesmo, vocês conseguiram apoiar sua elite golpista e vira-latas.

Hsilva

Fortalecer o movimento do retorno a legalidade, Dilma volta já……
É que a nossa pátria precisa desesperadamente o cumprimento das leis, por todos, isto incluí do togados sujos.

Hsilva

Fortalecer o movimento do retorno a legalidade, Dilma volta já……
Assim é que a nossa pátria precisa desesperadamente o cumprimento das leis, por todos isto incluí do togados sujos.

C.Pimenta

SE TODOS OS MINISTROS DO STF “ESTÃO PUTOS COM DILMA”, SEGUNDO RENAN, SIGNIFICA QUE UM DELES VAI PRESIDIR O “JULGAMENTO” (OU LINCHAMENTO) DA PRESIDENTA NO SENADO:

As gravações divulgadas até agora revelam claramente que o stf prometeu apoiar o golpe anticonstitucional (dando-lhe um verniz de falsa legalidade) como vingança pelo aumento negado pela Presidenta Dilma aos indecentes proventos que os ministros recebem, cheios de penduricalhos mais imorais ainda. O que ministros desse tribunal e membros do mp já ganham é uma ofensa aos demais servidores públicos que certamente trabalham mais e em condições menos adequadas do que os intocáveis e vitalícios ministros(sic). Daí surgem questões que incomodam a nação brasileira, como o fato de um dos ministros deste tribunal, justamente o que foi pedir aumento à Presidenta, presidir as discussões no Senado sobre a “legalidade” de um golpe contra a Constituição dos quais se supunha fossem os principais guardiães. Esse ministro tem a isenção necessária para isso, já que Renan revelou que “estão todos putos com Dilma”, o que deve incluir o ministro que foi pedir aumento? Se mais ilegalidades forem cometidas durante o “julgamento” da íntegra Presidenta Dilma a quem recorrerá a defesa dela, já que “todos os ministros estão putos com ela”? O adiamento do julgamento do notório gângster CUnha foi adiado pelo stf propositalmente para que o golpe fosse desencadeado? O mesmo CUnha teria proposto esse adiamento em troca da promessa do reajuste pretendido aos já polpudíssimos salários desses suspeitíssimos ministros? Isso tudo só para falar do stf, e a sintonia fina das iniciativas de Janot tanto para melar o acordo que Lula tinha feito com o PP para evitar o golpe, como para impedir o ex-Presidente de assumir a Casa Civil, como revelou a jornalista Teresa Cruvinel, com a participação sempre pronta do juizinho de Curitiba? E o envolvimento de praticamente TODAS as instituições ditas “republicanas” (todas mantidas com nossos impostos) no golpe? E as gravíssimas revelações sobre a profundidade desse envolvimento reveladas pelo Ministro Eugênio Aragão em palestra na UnB que mereceriam, no mínimo, uma CPI? E a revelação de que brasileiros (os golpistas-chefes) conspiravam contra o Brasil com países estrangeiros, caracterizando traição à pátria? Ficará tudo por isso mesmo? Estou chegando à conclusão que seria muito mais lucrativo para o país preservar suas riquezas naturais e privatizar essas instituições que na prática já estão privatizadas há muito tempo. Só que as empresas beneficiárias dessa privatização (por sinal previstas nos acordos entreguistas transpacífico e transatlântico que Serra correrá para assiná-los) jamais pagarão aos seus venais componentes os imorais proventos que recebem hoje em dia às nossas custas.

José Ponte

Ou seja, quero ver Dilma reassumir, mesmo que isso seja uma possibilidade remota, estatizando todo o sistema financeiro, fechando a globo, mandando na polícia federal e prendendo os conspiradores lesa pátria. Se não for por isso que fique em casa.

    JOÃO ARAUJO

    Seria um sonho…

Deixe seu comentário

Leia também