VIOMUNDO

Lucas Arcanjo, policial que denunciou Aécio, é encontrado morto em BH; a versão oficial é de suicídio, mas não se descarta retaliação

26 de março de 2016 às 18h47

Lucas Arcanjo 1Lucas Arcanjo na Corregedoria de Policia Civil de Minas Gerais, em 16 de outubro de 2014, quando foi depor. Na ocasião, fez denúncias ao senador Aécio Neves e aliados, como Antônio Anastasia e Clésio Andrade 

Aécio, Anastasia e Clésio

 Da Redação

Em 2014, o policial civil Lucas Gomes Arcanjo postou no Facebook com graves denúncias ao senador Aécio Neves, então candidato à Presidência da República pelo PSDB.

O vídeo viralizou na rede. Teve mais de um milhão de visualizações, além de 120 mil compartilhamentos

Neste sábado, 26 de março, Lucas Arcanjo foi encontrado morto em sua casa em Belo Horizonte (MG).

Segundo informações recebidas pelo site Debate Progressista, Arcanjo se enforcou utilizando uma gravata:

Como Lucas era muito conhecido pelas denúncias contra caciques tucanos em MG, a possibilidade de retaliação não é descartada.

O investigador já tinha sido vítima de 4 atentados em respostas às denúncias que fazia, uma delas o deixou com uma sequela na perna, Arcanjo andava com ajuda de uma bengala.

O Debate Progressista sente muito pelo ocorrido e expressa todo o sentimento de pesar para a família.

O deputado estadual Durval Ângelo (PT-MG) conheceu bem Lucas. Em sua página na rede social, ele postou a seguinte nota: morte de Lucas Arcanjo:

O Mandato Durval Ângelo lamenta profundamente a morte do policial civil e amigo Lucas Gomes Arcanjo, neste sábado (26), e se solidariza com toda a família e amigos.

Lucas foi um exemplo de coragem na luta pela ética, legalidade e moralidade no serviço público. Não se acovardou diante das ameaças e retaliações e enfrentou a cúpula do poder em Minas Gerais, durante a gestão do PSDB, para denunciar um esquema milionário de fraudes no Detran-MG. Por várias vezes, esteve na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas – quando presidida por este deputado – para relatar irregularidades, cuja apuração cobramos, insistentemente, dos órgãos competentes.

Por suas denúncias, foi punido e perseguido. Sofreu três atentados e após um deles, chegou a ficar meses na UTI. Ainda assim, nunca desistiu. Em outubro de 2014, postou no Facebook um video no qual descrevia o suposto esquema de desvio de recursos no Detran – e de outros órgãos públicos de Minas – para irrigar o Caixa 2 de campanhas tucanas. O video viralizou e, com mais de um milhão de visualizações e 120 mil compartilhamentos, contribuiu para a derrota do candidato à presidência Aécio Neves.

Sem dúvida, uma perda imensurável para todos os que lutam por uma sociedade mais justa, sobretudo, nestes tempos sombrios de atentado à democracia. Mas Lucas não se foi. Permanece vivo no exemplo que nos deixa como seu grande legado. É um dos imprescindíveis de que nos falava Bertolt Brecht em seu célebre poema…

“Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.”

Em 16 de outubro de 2014, o repórter Caio Castor entrevistou o policial Lucas Arcanjo para o Viomundo.

Naquele dia, o policial tinha sido ouvido na Corregedoria da Polícia Civil, em Belo Horizonte.

A Caio Castor, disse que descreveu a base das denúncias que fez na internet contra o ex-governador Aécio Neves e aliados.

No vídeo abaixo, ele resume algumas das acusações, dentre as quais o uso do Departamento de Trânsito (Detran) mineiro para lavar dinheiro e o uso de órgãos do governo de Minas para fazer caixa dois.

Abaixo, o último vídeo que Lucas Arcanjo postou. Foi ontem, sexta-feira 25, às 19h22. Gerson Carneiro nos enviou

MORRE O HOMEM, NASCE O MITOMORRE O HOMEM, NASCE O MITOEsse vídeo foi publicado pelo policial Lucas Gomes Arcanjo ontem (25/03/16) às 19h22, e foi sua última gravação. Pela forma como se expressa e algumas alusões que faz em querer sumir já dava sinais de sua imensa revolta.No entanto como ele ficou conhecido nas redes por denunciar o então candidato Aécio Neves, não se pode descartar qualquer hipótese que tenha acarretado sua morte. Sabemos o que acontece no meio político com pessoas que ousam denunciar grandes caciques da política. Ele mesmo sabia, já havia sofrido 4 atentados e precisava de muleta para andar por decorrência de uma sequela num dos atentados.A página Dilma Resistente deixa com esse vídeo o mais profundo pesar e desejo que Deus traga consolo aos familiares e amigos de um homem que ousou desafiar poderosos, e pagou com sua própria vida por essa ousadia. #RIPLINK DO VÍDEO >> https://goo.gl/4CzAiw

Publicado por Dilma Resistente em Sábado, 26 de março de 2016

Investigação VIOMUNDO

Estamos investigando a hipocrisia de deputados e senadores que dizem uma coisa ao condenar Dilma Rousseff ao impeachment mas fazem outra fora do Parlamento. Hipocrisia, sim, mas também maracutaias que deveriam fazer corar as esposas e filhos aos quais dedicaram seus votos. Muitos destes parlamentares obscuros controlam a mídia local ou regional contra qualquer tipo de investigação e estão fora do radar de jornalistas investigativos que trabalham nos grandes meios. Precisamos de sua ajuda para financiar esta investigação permanente e para manter um banco de dados digital que os eleitores poderão consultar já em 2016. Estamos recebendo dezenas de sugestões, links e documentos pelo [email protected]

R$0,00

% arrecadado

arrecadados da meta de
R$ 20.000,00

90 dias restantes

QUERO CONTRIBUIR

 

50 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

César Augusto

05/04/2016 - 09h27

São satanistas….está aí o rastro de destruição.O pobre trabalhador que vota em candidatos de partidos,estão votando no Satanás e não estão sabendo.

Responder

César Augusto

05/04/2016 - 09h18

Galera a maioria dos PROCURADORES DE MG SÃO MARÇONS E JANTAM COM AÉCIO…JAMAIS VÃO ACATAR ESSAS DENÚNCIAS.

Responder

César Augusto

05/04/2016 - 09h14

Engraçado…Porque o G1 não mostra isso???? Esses caras tem a proteção de “Satanás”….Mas um dia…todos sabem…Vão ser destruídos no próprio veneno.Matam pais de família,justiça corrompida…
TENTEI COLOCAR ESSA NOTÍCIA NO G1 E MEUS COMENTÁRIOS FORAM BLOQUEADOS.

Responder

pereira

02/04/2016 - 16h42

assim como a morte de sergio daniel,devemos ter uma boa investigaçao das duas morte ok.nao devemos ver dar em pitza mas uma vez.depois dele denuciar pesos pesados e ter varias tentativas de morte ,espero que a lei nao acredite em suicidio e leve a frente uma boa investigaçao

Responder

tahan

29/03/2016 - 08h28

Na manhã dessa segunda-feira (28/03), após reunião, a diretoria executiva do Sindpol/MG deliberou pelo requerimento de prosseguimento das investigações em torno da morte do investigador de polícia Lucas Gomes Arcanjo, morto no último sábado (26/03), em circunstância suspeitas, uma vez que “em sendo o exímio conhecedor e usuário de redes sociais, deixou sequer mensagens alusivas de autoextermínio.” O investigador também formalizou uma série de denúncias contra autoridades, em razão disso vinha sofrendo ameaças de morte e retaliações.

Esse mesmo investigador, inclusive já tinha sido vítima de três atentados graves contra a sua vida.

Na deliberação da direção do sindicato foram oficiadas as seguintes autoridades:

* Ouvidoria Geral de Polícia;

*Chefia da Polícia Civil de Minas Gerais;

*Corregedoria Geral da Polícia Civil;

*Procuradoria Geral de Justiça de Minas Gerais;

* Presidente da ALMG;

*Procurador Geral da República;

* Ministro da Justiça.

Junto com os respectivos ofícios a direção também enviou uma mídia de vídeo contendo algumas das denúncias veiculadas pelo investigador, as quais até o presente momento, sem a necessária e devida resposta e/ou processamento.

Veja os ofícios e vídeos encaminhados.

Ministro da Justiça

Ofício – Procurador Geral da República

Responder

Sérgio

28/03/2016 - 15h39

Não estou entendendo o que houve com o canal do Bemvindo Sequeira no youtube.

Responder

Urbano

28/03/2016 - 13h52

A coisa está mais para uma versão de latrocínio…

Responder

Helena

28/03/2016 - 07h31

Sr. Francisco Manoel, o sr. acha que eu vou dar algum crédito para o que fala esse sr. Paulo Roberto Costa? Ele tem alguma prova concreta de suas acusações? Tudo que fala, para mim, são palavras ao vento. Além disso ele não conhece nada de Santo André para fazer esse tipo de acusação. Mas te digo uma coisa: não confio nada nesse sr. Ronan Pinto. E, infelizmente, esse caso do Celso Daniel só será esclarecido daqui uns 30 anos, quando ninguém mais se lembrar do fato. Até lá sempre vai aparecer um oportunista da laia do sr. Paulo Roberto para acusar o PT e provocar fantasia nos incautos.

Responder

Sérgio

28/03/2016 - 01h18

Que tristeza a partida de um guerreiro. Vá em paz.

Responder

Irineu

27/03/2016 - 23h49

Azenha muito obrigado pelo espaço.
E parabéns por sua equipe ter ido a BH entrevistar esse grande rapaz ( Lucas )
Esse rapaz foi um lutador solitário.
Poucos noticiaram sua luta árdua e diária contra esses mafiosos que sempre aterrorizaram e aterrorizam o Brasil.
Não sei o que nos separa quando deixamos de existir, e esse será o destino de todos ( A morte)
Pena que esse rapaz foi cedo.
Uma pergunta que precisamos fazer: Faríamos alguma falta se não existíssemos?
O que fazemos é o que determina a nossa importância.
A existência desse rapaz foi de suma importância.
Não passou pela vida a deriva.
Foi uma luz intensa elucidando fatos podres do poder, pena que a grande imprensa que também é mafiosa não deu um pio.
E olha que o Lucas entregou as provas a PF e ao MP e nada.
Como ele mesmo disse no vídeo, é uma mafia ramificada.
Lucas muito obrigado pela sua grande e muito significante existência.
Paz e conforto a seus familiares.
Irineu
__________________________
Vida longa a seu blog e demais blogs
E que surjam mais
Mesmo que sejam perseguidos , devemos ira a luta sempre contra esses mafiosos.

Responder

FrancoAtirador

27/03/2016 - 16h55

.
.
Hay hombres que luchan un día
Y son buenos.
Hay otros que luchan un año
Y son mejores.
Hay quienes luchan muchos años
Y son muy buenos.
Pero hay los que luchan toda la vida:
Esos son los imprescindibles.
.
Bertolt Brecht
.
.
Sueño Con Serpientes
(Silvio Rodríguez)
.
Por Mercedes Sosa & Milton Nascimento
.
(https://youtu.be/f06LvRjKD90)
.
Sueño con serpientes, con serpientes de mar,
con cierto mar, ay, de serpientes sueño yo.
Largas, transparentes, y en sus barrigas llevan
lo que puedan arrebatarle al amor.
.
Oh, la mato y aparece una mayor.
Oh, con mucho más infierno en digestión.
.
No quepo en su boca. Me trata de tragar
pero se atora con un trébol de mi sien.
Creo que está loca. Le doy de masticar
una paloma y la enveneno de mi bien.
.
Oh, la mato y aparece una mayor.
Oh, con mucho más infierno en digestión.
.
Ésta al fin me engulle, y mientras por su esófago
paseo, voy pensando en qué vendrá.
Pero se destruye cuando llego a su estómago
y planteo con un verso una verdad.
.
(1974)
.
(http://www.cancioneros.com/nc/1417/0/sueno-con-serpientes-silvio-rodriguez)
.
.

Responder

Ligia

27/03/2016 - 16h45

Agora que esta aparecendo varias denuncias contra o Aécio em nível nacional, o cara vai e se mata. Conta outra.

Responder

    MANOEL DE OLIVEIRA SILVA

    27/03/2016 - 22h17

    Ele já tinha sofrido 4 atentados de morte, em 1 ficou 4 meses em coma

abelardo

27/03/2016 - 16h42

Lucas Arcanjo torna-se o Vladimir Herzog dos tempos atuais. Eles continuam nos subestimando e, ao mesmo tempo, mostrando seu próprio rabo. Tá bom! enquanto fingimos que acreditamos, nós seguiremos em busca da verdade para, mais uma vez, desmascará-los e e deixá-los nus diante do Brasil.

Responder

marco guerra

27/03/2016 - 16h31

Minhas condolencias a familia do P C .esta morte a meu ver foi sim boa para alguem. concorda? arregacem as maos e investiguem ja!

Responder

    flavio martins

    28/03/2016 - 14h28

    e isso e gravíssimo, e não pode ficar impune e deve-se ser minuciosamente investigado , que absurdo o Brasil inteiro deve saber disso e tira suas próprias conclusões! e o mais rápido possível!

[email protected]

27/03/2016 - 15h47

QUEM VAI ACREDITAR EM SUICÍDIO?

Responder

RONALD

27/03/2016 - 14h37

A GLOBÓDIO NÃO VAI NEM FALAR SOBRE O ASSUNTO, CLARO !!!!!

Responder

    Naldo

    28/03/2016 - 10h26

    Será q vai passar na globo?

    Naldo

    28/03/2016 - 10h31

    Será q vai passar na globo? Ainda bem q existe a Internet, tomara q não. canselem….

Hugo

27/03/2016 - 14h11

No vídeo ele parece bem transtornado. Até parece estar sob efeito de algum medicamento ou coisa parecida… Talvez tenha se suicidado mesmo… Lamentável. Tomara que seja investigado

Responder

Bacellar

27/03/2016 - 12h25

Que fique em paz. Assassinato ou suicídio a causa de sua morte foi a perseguição sistemática que sofreu nos últimos anos por não compactuar com as práticas nojentas dos “bons gestores”. Caso que precisa ser apurado em detalhes.

Responder

nilo walter

27/03/2016 - 11h25

Os assassinos são os mesmos que mataram a modelo no assunto mensalão tucano.

Os mandantes de mais esse crime são os mesmos que enforcaram Arcanjo .

Responder

Pedro

27/03/2016 - 11h05

Caso VLADIMIR HERZOG tem alguma diferença.

Responder

Marina

27/03/2016 - 10h22

Suicidaram Arcanjo tal como suicidaram Herzog.

Responder

Não ao golpe!!!

27/03/2016 - 10h19

Azenha, por gentileza, façam uma investigação meticulosa, isso no mínimo ,muito esquisito, a morte deste rapaz, q lutou em favor da democracia e contra os poderosos.

Responder

Fabio

27/03/2016 - 08h26

O caso será arquivado, falta de provas.

Responder

Dejanira

27/03/2016 - 02h12

Será que o JN vai comentar o caso? Será que a veja vai publicar? Será que os portugueses estão sabendo? Será que Moro vai investigar as denuncias feitas por ele? Quem será deu essa gravata prá ele se enforcar?

Responder

Dejanira

27/03/2016 - 02h04

É mais fácil um policial dar um tiro na cabeça, do que se enforcar! Ele não era covarde a ponto de se suicidar!

Responder

regiane

27/03/2016 - 01h41

A história toda é muito, muito triste, e merece ser apurada com todo o rigor, se é que isso vai ser possível no caso do Arcanjo.

Como se tratava de um militante com uma longa história de luta nos movimentos sociais/sindicais e de forte oposição ao tucanato mineiro (leia-se Aécio Neves), após a sua morte surgiram as famosas teorias da conspiração, sugerindo assassinato e queima de arquivo.

Porém, infelizmente, parece que as coisas não foram bem assim. Não se pode deixar de reconhecer que, mesmo para qualquer leigo na área de saúde, esse último vídeo do policial parece ser bastante revelador do seu precaríssimo estado de equilíbrio mental. Espero estar enganada em aventar um diagnóstico tão precoce e longínguo, mas me parece bem provável que toda a perseguição que ele sofreu nos últimos anos tenha levado (ou agravado) esse quadro depressivo escancarado no vídeo, e o suicídio (mais a falta de perspectivas) foi a única e mais drástica solução encontrada.

Já está mais que provado, HErzog foi “engravatado e suicidado”; com base no último vídeo, pode ate´ser meio precipitado, mas pode-se muito bem inferir que ele “se engravatou para se suicidar”. A realidade quase sempre é crua e bruta, não corresponde à nossa visão de mundo!

Responder

jorge

27/03/2016 - 00h59

Muito estranho e a mídia tucana abafando, só vi notícias nos blogs progressistas

Responder

Marcelo

26/03/2016 - 22h58

Engraçado é que ele não usava gravata.

Responder

Heitor

26/03/2016 - 22h34

Mais um elemento ligado à ditadura militar: Lucas “suicidou” com uma gravata, Herzog “suicidou” com uma corda

Responder

Juba

26/03/2016 - 22h09

Que notícia tendenciosa hein, faltou dizer que foi Aécio o mandante. Bem, até acreditaria se o caso envolvesse, pois o guru desse partido já falou ” eles não sabe do que nós somos capazes”
Me lembrei agora do caso Celso Daniel.

Responder

    Helena

    27/03/2016 - 13h19

    E por que te lembrou Celso Daniel? O que queres insinuar? Insinuas que gente do PT tem algo a ver com a morte de Celso Daniel? Mata quem tem ódio e ódio do PT todos estão vendo quem tem. Celso Daniel era uma estrela em ascensão dentro do partido e hoje, se vivo estivesse, poderia estar contribuindo e muito para o governo petista. E vou mais longe, ele poderia até ser o próximo presidente da República. Sou de Santo André e te digo: Celso Daniel foi o melhor prefeito que a cidade já teve. Portanto, o partido só teve a perder com sua morte, ao passo que no caso do policial Lucas sabemos quem deveria ter muito ódio dele a ponto de promover seu “suicídio”.

    Francisco Manoel

    27/03/2016 - 15h56

    Olá, Helena! Não há insinuação! Acompanhe as noticias e não as fofocas, que você também mudara de raciocino. Olhe este vídeo, “Delação Paulo Roberto, ex-diretor da Petrobras”, principalmente após 1:35.

    Francisco Manoel

    27/03/2016 - 15h57

    Olá Helena! Este é o link: https://www.youtube.com/watch?v=wVcuADDvR5g

    Gerson Carneiro

    27/03/2016 - 17h36

    Aproveite e lembre do caso Braz Paschoalin. Ou não sabe quem é?

Jair Fonseca

26/03/2016 - 21h39

A notícia não saiu em nenhum dos portais de notícias de Minas, dos jornais Estado de Minas e O Tempo.

Responder

José Carlos Vieira Filho

26/03/2016 - 21h18

Curioso, o Herzog também morreu “enforcado com uma gravata”. Coincidência?

Responder

    Estrela

    26/03/2016 - 22h31

    Uma pessoa que nem tem costume de usar gravata ao filmar seus vídeos usou gravata para se matar?

    Eustaquio Marques (Tuchê)

    27/03/2016 - 00h57

    Há quem defende MORO, há quem defende a ditadura militar , há quem defende Gilmar Mendes, Carmem Lucia, Joaquim Barbosa, Celso de Melo, Alkimim, João Figueiredo, Dias Toffoli, “Anestesia”,Bolsonaro, Cunha,mulher de cunha, filha de cunha, muher de MORO, pai de MORO, há quem defende até Aécio, Zezé, helicóptero, cocaína e filho de Zezé. E quem defende estas “coisas”? Só pode ser a OAB e os massa falida sem conteúdo (conhecidos pela alcunha de coxinhas)

renato andretti

26/03/2016 - 20h01

Estou entristecido..
Este homem com certeza deu sua vida
a procura de uma JUSTIÇA…não teve respostas..

Não acredito que tendo a Constituição como guia fácil para se evitar erros.
O respaldo para aplicar a lei…
Alguns funcionários públicos como este JUIZ e outros, conseguiram estragar
uma operação que poderia trazer benefícios ao país…como a prevenção de atos
de corrupção, descobrir a trama, os caminhos, criar recursos e maneiras de ajudar o
País..
MAS…não o fizeram, por interesses próprios, outra TIPIFICAÇÃO DE CORRUPÇÃO.
Vão ter que experimentar ao menos, a MÃO DA JUSTIÇA que existe nas linhas da
CONSTITUIÇÃO.
Ela é pesada para quem não a respeita..Enérgica como deve ser.
Ela é a protetora do cidadão.

O meu sincero pesar..e investigações verdadeiras..
Quem assistiu ao video, pode ter se aproveitado do momento..
Fácil..

Responder

    Edina

    27/03/2016 - 18h32

    Olha esse caso, e as denuncias dele vão ficar iguais a esta aqui http://ppavesi.blogspot.com.br/search/label/Justi%C3%A7a%20brasileira , um pai lutando para provar que uma equipe de médicos de Minas Gerais retirou os orgãos de seu filho ainda com vida. Mesmo tendo todas as provas ele ainda não conseguiu fazer justiça.

FrancoAtirador

26/03/2016 - 18h55

.
.
Suicidado
.
Encontrado Enforcado
com a Gravata…
De Quem Mesmo?
.
.

Responder

Deixe uma resposta