Polícia invade moradia de estudantes da UNILA

Tempo de leitura: 4 min

do Blog Quebrada do Guevara, sugerido por Maria Cristina

Após as mais diversas versões apresentadas pela imprensa local, nós estudantes da UNILA e moradores  da residência invadida, apresentamos nossa versão dos fatos.

Repúdio

Manifestamos primeiramente e com veemência nosso repúdio ao abuso policial praticado na noite de domingo, 3 de junho, na moradia “Quebrada do Guevara”, onde encontram-se vivendo cerca de sessenta estudantes da Unila, dos quais cerca de vinte e cinco encontravam-se reunidos na área comum da moradia na hora da invasão.

Sob alegação de flagrante ao descumprimento da lei do silêncio, policiais militares invadiram a moradia estudantil. Tal alegação foi imediatamente desmentida pelos vizinhos que disseram nunca ter ouvido um ruído na moradia e que apenas perceberam o ocorrido devido aos disparos efetuados pelos policiais. Essa informação se confirma quando verificado o equipamento de som usado na ocasião do encontro dos estudantes. Tratava-se de duas caixas de som de computador, ligadas num celular, cujo som tocara no interior da moradia.

Diante da resistência de que apenas um representante tivesse que acompanhar um grupo de militares em duas viaturas, os policiais disseram que dariam voz de prisão a quem eles escolhessem. A reação pacífica dos estudantes se deu mediante a exigência de que todos fossem à delegacia para a segurança individual e coletiva do grupo.

Dessa forma estabeleceu-se um impasse e os policiais iniciaram uma agressão indiscriminada. Os estudantes foram espancados. A ausência de policial feminina não impediu que mulheres fossem abordadas, e se não bastasse tal violação, a mesma se deu com excessiva violência. Indefesas, meninas foram arrastadas e golpeadas de cassetete. Num ato de delinqüência de um dos policiais, uma jovem foi chutada várias vezes quando se encontrava deitada cercada por estilhaços de vidro da porta que havia sido estourada. Três disparos foram efetuados, causando pânico entre os estudantes. Muitos ficaram feridos. Oito foram detidos, dentre eles, três brasileiros e cinco estrangeiros.

Relatos

Não bastasse a violência no interior da moradia, os estudantes detidos e feridos, foram ameaçados e intimidados em razão de serem supostamente de esquerda. Um deles foi questionado por estar com uma camiseta do Che Guevara, que na opinião do policial o qualificava de baderneiro.

Outro estudante foi alvo de piada de um policial, que perguntou: e agora, seu namorado vai te tirar daqui? – questionando a opção sexual do estudante. Em ambos os casos eram estrangeiros. Outro, ao se declarar venezuelano sofreu insultos ao ser chamado de ditador. Um equatoriano, ao se declarar estudante de sociologia foi insultado aos gritos pelo policial que berrava: Marxista! Marxista!

Aos estrangeiros, os policiais diziam que seriam enviados embora para seus países e em tom ameaçador diziam que a partir de agora eles estavam conhecendo com quem eles estavam lidando. Seguindo as ameaças, os policiais diziam que se encontrariam a sós com cada um deles.

Uma uruguaia, única mulher detida entre os oito, mesmo já machucada também não foi poupada da violência dentro da delegacia. Tratada à base de empurrões e sendo ameaçada através de gestos que simulavam golpes de socos, ela foi reprimida e em nenhum momento foi abordada por uma policial feminina.

Sobre a violência em Foz

Foz do Iguaçu se destaca como a cidade onde se concentra o maior índice de mortes entre jovens. Em 2009, o índice de morte por homicídio na adolescência era de 9,7 para cada grupo de mil, quase cinco vezes superior ao índice nacional, quando era de 2,03 p/ mil.

Em 2010, o Laboratório de Análise da Violência da UERJ, no Rio, a pedido do governo federal, divulgou lista das cidades com maior número de homicídios envolvendo jovens no Brasil. Novamente, Foz do Iguaçu liderou a lista, com 526 mortes de adolescentes, 11,8 para cada grupo de mil. Esse índice equivale a mais de 3 jovens mortos em relação a segunda colocada, a cidade de Cariacica, no ES, com 8,2 jovens mortos para cada mil.

Embora não haja dados precisos, sabe-se que um percentual significativo dessas mortes atribui-se à disparos de armas de fogo cometidos por policiais militares

O Conselho de Direitos Humanos da ONU sugeriu este mês de maio que a Polícia Militar seja abolida no Brasil. A sugestão faz parte de uma sabatina com 170 recomendações da comunidade internacional acerca da situação dos direitos humanos no país. A idéia foi apresentada pela Dinamarca que acusou a Polícia Militar brasileira de cometer execuções sumárias e violações.

Entre os dias, 20 e 22 de maio deste ano, Foz do Iguaçu sediou o Seminário Estadual da campanha contra a violência e extermínio de jovens. Isso demonstra o esforço da sociedade civil em lidar com este problema, e mais do que isso, revela a vocação de Foz do Iguaçu para o enfrentamento generoso dessa questão que aflige nossa sociedade e especialmente nossos jovens.

Queremos justiça

Diante da violência empreendida na invasão a uma moradia estudantil pertencente à uma instituição federal por policiais militares; dos sucessivos insultos e ameaças em razão de etnia, opção sexual e preferência ideológica; diante da violação dos direitos à proteção da mulher e do direito à defesa por parte de todos os envolvidos; diante da mentira alegada de que houve flagrante de perturbação à ordem pública, pois não havia equipamentos sonoros que ultrapassassem o limite tolerável de decibéis; diante da ausência de delegado, escrivão e advogado de defesa no procedimento na delegacia, cujos depoimentos foram dados sob tortura psicológica e violência física e diante das graves conseqüências geradas em razão de processo jurídico que sofrerão os estudantes envolvidos no caso, exigimos a punição dos policiais envolvidos na invasão e a anulação de todos os atos que constituem este processo que incriminam nossos companheiros.

Declaramos que nossa luta não se encerra com a anulação desses atos. Embora recém chegados, estamos inseridos neste contexto e dispostos a partilhar nossos sonhos com a comunidade de Foz do Iguaçu. A convivência pacífica e generosa entre os povos é a tradição simbólica que qualifica esta cidade como a principal desta fronteira, que unida pela ponte da Amizade e banhada pela beleza das cataratas constitui uma das regiões mais belas e pacíficas do mundo. Estamos aqui porque fazemos parte de um projeto que visa fortalecer os laços que unem estes povos. Somos os primeiros filhos dessas jovens democracias que começam a florescer na América Latina. Nossos pais nasceram antes dessas democracias e nos ensinaram a abominar a ditadura.

O que aconteceu com os estudantes da “Quebrada do Guevara” foi a reedição de cenas vividas nessas ditaduras, e tendo os policiais agido com os mesmos métodos e os mesmos insultos de décadas atrás, reiteramos nosso repúdio à essa ação criminosa praticada por delinqüentes fardados contra estudantes indefesos.

Assinam esta carta representantes dos residentes da moradia estudantil “Quebrada do Guevara”

Leia também:

Estudantes, professores e trabalhadores da USP rebatem boletim da reitoria


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ainda sobre a invasão de moradia da Unila « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Polícia invade moradia de estudantes da Unila […]

maria meneses

O tucanato está colocando as suas idéias e práticas fascistas em ação. Aos poucos vão se fortalecendo ao ver que não há nenhuma resposta aos seus desmandos. Aos poucos vamos tendo notícias em cada rincão deste país. Assim começaram os trabalhos criminosos na Alemanha fascista.

Jorge

A violência da intervenção policial é absurda. Eram estudantes desarmados e não uma quadrilha armada. Ainda que os estudantes tivessem “desrespeitado” os policiais, a reação dos “homens da lei” foi desproporcional. Essa é uma demonstração de desequilibrio, da falta de preparo, inclusive, psicológico, dos policiais para tratar de situações assim. Entretanto, considero um equívoco essa maldita mania de querer partidarizar a estupidez. Temos tido exemplos de autoritarismo e corrupção em “autoridades” de vários matizes ideológicos ou partidários. Se for para recorrer à história, a polícia stalinista não ficou devendo nada aos SS nazistas. O que uma sociedade civilizada não pode tolerar é nem uma coisa, nem outra. Os policiais não podem ser tratados como inimigos da sociedade, mas também não podem agir como animais.

    JOSE

    POIS É JORGE SE VC TIVESSE NO LOCAL VERIA QUE QUEM AGREDIU FORAM OS ALUNOS, QUEM SOFREU OS MAIORES FERIMENTOS FORAM OS POLICIAS. DEPOIS SIM HOUVE A REAÇÃO. VEJA O VÍDEO SEM CORTES E LÁ VERA QUEM JOGOU CACHAÇA E QUEM QUEBROU A PORTA E COM OS ESTILHAÇOS FERIU MUITA GENTE.

Alexandre

E sobre a greve das federais, nada?

    abolicionista

    Posta um link aí, em vez de ficar reclamando.

Wildner Arcanjo de Morais

Não encontrei nenhum espaço para compartilhar esta reportagem, mas achei que seria interessante fazer uma chamada:

http://delas.ig.com.br/filhos/2012-06-07/a-relacao-entre-pais-e-filhos-nao-e-uma-negociacao-comercial.html

Já discuti muito sobre esse assunto, com amigos, colegas de trabalho e alguns profissionais da área de educação e psicologia. É algo que realmente preocupa e que está moldando o nosso mundo baseado em um modelo capitalista de consumo inconsequente e desenfreado. Um exemplo de como as grandes corporações, durante os anos, manipularam e conseguiram mudar o modelo da sociedade humana em benefício próprio.

Geysa Guimarães

Ainda existe essa de perseguir esquerdistas, marxistas, guevaristas?
Coisa mais “out”.
No Paraná, foi? Estado de um político conhecido como “Princesinha do Iguaçu”?

abolicionista

E vem policial aqui dizer que é de esquerda, que morram à míngua! Quando ficarem sem salário, podem saber que vamos lembrar de quando traíram os interesses do povo. Covardes e traidores, isso é que são. Polícia brasileira gosta é de receber propina, assaltar casa de pobre e dar porrada em estudante. Já viu policial bater em gente rica? Poi e, nem eu…

    gonçalves

    se seus “amiguinhos” não copiarem o PIG de novo e censurarem mais uma vez ,te recomendo uma visita ao campus da USP , a maresia respondera sua “inocente” pergunta sobre droga,quanto à PM vc certamente já recorreu ao serviço desses profissionais , embora se eles soubessem quem vc é te enquadrariam no 171 ou talvez no 12 .

Jotace

Prezada Marianna (Serrote),

Tudo é permitido às feras que usualmente integram as PMs no Brasil. Operam acima das leis e estão habituadas a isso em decorrência da ditadura que foi imposta à nação, com a ajuda e supervisão de criminosos internacionais. E recebem aqueles entes animalescos não só o apoio de órgãos da imprensa destinados ironicamente à promoção da cultura, como de maus comandantes e até de governadores de estado como, sucede (também) em São Paulo e no Paraná. A oposição das Nações Unidas à manutenção de tais gangues oficializadas é acertada, justa e necessária em nosso país. Como partícipes que somos da blogosfera, creio eu que devemos estimular, se não exigir, dos Poderes da república seja atendida a proposição da ONU, de qualquer forma incompleta para o caso brasileiro: pois deveria determinar a transferência para reformatório das muitas bestas humanas fardadas que existem nas PMs brasileiras. Cordial abraço do, Jotace

    gonçalves

    “jotacemcérebro” quem comanda a PM são os governantes ELEITOS pela maioria do povo,do qual não parece mais sua insignificante figura faz parte,além do que certamente vc já pediu socorro a esses profissionais que são os unicos representantes do poder público que atendem a população diuturnamente 24 hs apesar de alguns naõ reconhecerem mesmo mal remunerados honram o nome de “SERVIDORES PÚBLICOS”

Jotace

A ‘FRAQUEZA DO GOVERNO’

Peço a Maria Cristina, aos estudantes barbarizados pela polícia do Paraná , como ademais a todos os estudantes brasileiros, minhas desculpas por haver sugerido encaminhar uma denúncia (também) ao governador daquele estado. Sugestão inócua e feita por não me ocorrer no momento quem era o atual governador do Paraná. Pois hoje parece que se tornou uma prática comum a governadores do PSDB, como é o caso também do Alckmin, o espancamento de estudantes pela polícia por eles controlada. Não é à-toa que a polícia militar de São Paulo (que espanca também professores), tenha no seu brasão uma estrela que festeja o golpe militar do Primeiro de abril de 64. E ainda mais uma outra, que pretende esconder o não menos vergonhoso desastre militar de Canudos onde ‘a fraqueza do governo’, como eram chamadas as forças ‘da ordem’, deu as maiores provas de covardia, como sucedeu agora em Foz do Iguaçu. Jotace

    Meiacana

    Pela polícia por eles descontrolada.

Dionísio

Esse Ministro da justiça é uma ameba !!

Vlad

Eis a versão da PM:
http://www.radioculturafoz.com.br/web/noticia.php?cod_noticia=10378&

José Eduardo

Adivinhem quem governa o Paraná, onde se localiza a cidade: Beto Richa do PSDB! Esse partido definitivamente abraçou o extremismo de direita. Tornou-se a versão brasileira do infame Partido Nazista, de horrenda memória, e seu líder é Serra, o führer paulista. O PSDB chocou o ovo da serpente.

Alvares de Souza

Polícia bandida!!! Equanto não for extinta a Polícia Militar, essa herança maldita da ditadura, aberrações como essa continuarão a ocorrer Brasil afora, principalmente nos Estados onde mandam tucanos, demos e seus parceiros de delinquência.

Thiago Silva

O que mais me assustou nesse episódio foi a incitação ao ódio do apresentador da TV ameaçando os alunos com reclamações dos vizinhos que não se concretizaram.

Além disso, o ódio dos policiais que claramente estão repetindo o discurso da ultradireita piguenta quando acusam um venezuelano de ditador.

As imagens do descalabro doem na minha alma de brasileiro!

Tenho vergonha profunda dessas pessoas que transformam o Brasil num paisinho de merda!

joão33

o psdb e seus governadore4s , que só sabem agir nas sombras , não preciso pensar duas vezes para saber , que beto richa , como alkmin e a corja toda , com sua organização das sombras , infiltrados e aparelhados em todas as instituições e com a garantia da impunidade agem , e fazem isso por diversos motivos , um deles é manter treinados os cães de guarda , e provocar o governo federal , com as unicas armas que sabem usar , fazendo todo tipo de sujeira covarde , pois só esta corja que não tem nenhum tipo de escrupulos para agir assim , estão esperneando ,mas seu fim vai chegar , o despertar dos povos esta ocorrendo e a organização da corja vai ruir de podre.

Wildner Arcanjo de Morais

Só a inverstigação vai dizer o que houve nesse episódio, se for isenta. Ou, quem sabe a reportagem investigativa que possa ser feita, mas por igualmente isento repórter. Neste caso, como é óbvio de se notar, a insenção é o que trará luz aos fatos.

– Já ví muita mãe de traficante dizer que o filho é trabalhador e bom menino, mesmo sabendo da ficha corrida do filho. Para toda mãe o filho é lindo;

– Já ví muito policial dizendo que só agiu em “defesa própria”. Para alguns policiais bandido bom é bandido morto (e não preso);

Quem pode por a mão no fogo, por A ou B, sem conhecer os fatos?

Mello

Não seria atribuição apenas da PF de entrar em uma Universidade Federal e que comporta estrangeiros??

    Adrián Pablo Fanjul

    A moradia está fora do campus. A UNILA está dentro do PTI (Parque Tecnológico Itaipu), zona de segurança federal. Mas esse ex hotel que hoje serve de moradia está em um bairro de Foz do Iguaçu, que, como a cidade toda, está sob jurisdição do governo estadual, que já sabemos o que é.

    bene nadal

    Considerando que a casa está fora do campi, a ação é do estado, ou seja a mando do governador que os alienados elegeram para o Paraná.
    Por outro lado, considerando que ali “moram legalmente”, estrangeiros… no meu entender vale uma AÇÃO FEDERAL, e com urgência. VAMOS LÁ PESSOAL, NÃO DEIXEM AS COISAS ESFRIAREM, DO CONTRÁRIO, LOGO VEM OUTRAS ATROCIDADES POR AÍ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

abolicionista

E não que a ONU deu uma dentro, recomendando ao Brasil a extinção dessa instituição?

guilhermeni

Isso é típico dos EUA, lá é bem comum a policia invadir moradias estudantis com armas e armadura de choque e apavorar os residentes. Não são mais chamados de marxistas mas de terroristas hoje em dia. É a policia do Brasil tendo um bom treinamento estrangeiro.

Moacir Moreira

Este é o resultado de quase 50 anos de impunidade para os golpistas e torturadores de 64 a serviço do crime organizado internacional.

Apavorado por Vírus e Bactérias

É a direita demotucana e sua polícia política em ação. Beto Richa sem esquema não passa del Puerto de Paranaguá.

    Juliano Dias

    Democrática é a PM do Agnello, que baixou a porrada nos estudantes que protestavam por cauda das greves nas federais, ontem em Brasília, sob silêncio ensurdecedor dos blogs progressistas… aliás, tirando uma ou duas notinhas aqui no Vi o Mundo, silêncio quase absoluto na blogosfera sobre a greve… ah, se fosse na USP…

    Marianne (Serrote)

    Você acha que a atitude da polícia do DF justifica a atitude da polícia no Paraná?

    Filipe Rodrigues

    A PM de Brasília age como um poder paralelo e o Agnelo não está tomando atitude (ter o melhor salário não é garantia de melhor polícia), vem se comportando como um governador frouxo.

    Tem que fazer que nem o governador da Bahia, esse enquadrou a PM e mandou prender os baderneiros e amontinados, tem que ampliar cada vez mais sua limpeza na polícia, que anda infestada de bandidos.

    Juliano Dias

    Aponte, por obséquio, qual o trecho de meu texto que autorizou essa interpretação esdrúxula de que eu estaria justificando algo? O alvo da minha crítica está bem claro, para qualquer um com um mínimo de habilidade em interpretação de textos.

Liziê

Fiquei indignada ao ver este vídeo.
Brincadeira!!… O que este major Elias entende de respeito ao direito alheio? Praticar violência, intolerância prá corrigir um mal feito é
respeitar o direito alheio? Eles não são policiais prá defender e resguardar o cidadão, mas sim um bando de bandidos vestidos com farda pagas pelo contribuinte e recebendo deste mesmo contribuinte para ser
espancadO, ultrajado.
As autoridades sérias e justas precisam tomar providências prá que isto não venha mais acontecer. Parece cenas da ditadura. DITADURA NUNCA MAIS.

Fabio Passos

Policiais insultando e agredindo cidadãos que não demonstravam nenhuma reação violenta.
As imagens são claras.

E ainda fazendo ameaças em razão de etnia, opção sexual e preferência ideológica?

Isto não é polícia… é uma gangue de criminosos que atacou os estudantes.

Punição administrativa imediata e abertura de processo criminal sobre estes bandidos fardados.

Fabio SP

Polícia boa é a do Agnelo Queiroz no DF… descendo o sarrafo nos estudantes…

    Panambi

    Paraná, Zé Ruela, Paraná!!!!

    Marianne (Serrote)

    Você está dizendo que as atitudes da polícia do DF justificam as atitudes da polícia do Paraná?

abolicionista

É isso que dá, o cara não aprende um ofício, não estuda, cresce ignorante e acaba virando policial. Ele xingou o aluno de “marxista”, mas aposto que o imbecil fardado não consegue entender uma linha sequer do capital. O negócio é cortar a verba dessa cambada de imbecil mal-treinado. . E espero que isso provoque um problema diplomático para o Brasil, quem sabe assim eles tomam uma punição, para variar. Estudem, crianças ou vão acabar virando policiais!

    Giancarlo Câmara

    Caro, abolicionista. Suas palavras representam apenas preconceito, o mesmo que você critica na atitude de algumas bestas humanas que usam farda, o que não representa a totalidade dos policiais paranaenses. Eu como policial, não compartilho da sua ideia que para ser policial deve ser necessário não ter educação, tomo por exemplo minha turma de sala na academia, onde apenas eu e mais cinco alunos em um universo de quarenta estudantes não possuíam curso superior. O que após alguns anos na polícia prontamente procurei fazer, pois o meu trabalho e parco poder aquisitivo impedia antes de tornar-me policial. Eu espero que todos estudem e busquem a profissão que melhor reflitam a sua aptidão e satisfação profissional, mas não se deixem levar por palavras tão imbecis sobre a atividade policial, que estes indivíduos maculam com suas atitudes idiotas e preconceituosas tão idênticas as que você tomou quando ofendeu uma classe tão desvalorizada do serviço público. P. S. Acho que você não leu o capital, se o fez não compreendeu, pois a sua argumentação não condiz com alguém que conhecera ou compreendera tão magnífica obra.

    abolicionista

    Acho bom voce ter respondido. Era esse mesmo o intento. Contudo, nao ha nada que me faca comprar esse discurso sobre a dita banda podre. A policia brasileira e podre ate a raiz. Claro que alguns policias, de fato, estudam, caso contrario, nao teriam nem como pregar revisionismo historico. Contudo, note que foi o proprio governador quem disse que era preferivel que os policiais nao tivessem curso superior, pois quem faz curso superior tende a tornar-se insubmisso. A PM de Sao Paulo, por exemplo, dedica uma estrela de seu brasao ao que chama de revolucao de 64, outra vai para a repressao do levante de Canudos. E, alias, compreensivel que comemorem, afinal, continuam torturando, matando exatamente como faziam antes mesmo do golpe. Continuo..

    abolicionista

    Infelizmente, senhor Policial, Marx deixou algumas palavrinhas a respeito da polícia:

    Marx e Engels: Sobre a polícia enquanto deusa do século”

    “E, quando permitem que fujamos à disciplina, tombamos nos braços da Deusa do Século, a Polícia.

    Polícia quando se pensa. Polícia, quando se fala. Polícia, quando se anda a pé, a cavalo ou de carro. Polícia para os passaportes, vistos de permanência e atestados de alfândega.”

    Nos países desenvolvidos, a polícia é o braço armado do estado burguês; No Brasil, ela é braço sangrento da elite escravocrata de um estado pré-burguês. Você deveria envergonhar-se de participar desse tipo de intituição.

    abolicionista

    Quer dizer que se tornou policial para subir na vida? E não tem vergonha de dizer isso? Você só provou o que eu disse, que o policial é um traidor de classe. Ele trai a classe da qual faz parte, a classe trabalhadora, e se torna o capataz da burguesia. No caso do Brasil, dessa burguesia brucutu, atrasada e escravocrata que a gente conhece. Parabéns pelos seus serviços, soldado, continue protegendo a casinha do patrão, enquanto o povo do seu país é massacrado e humilhado.

Jorge Santos

Lamentável, detestável. Desrespeito humano.

Jorge Santos
Recife-PE

jose

Nossa que do que do que do destes alunos maltrados com verba FEDERAL
Como pode esses malvados fazerem isso?

Para constar a morte violenta não são homicídios.
Em 2010 foram 175 vítimas de homicídios, pessoas que não tiveram a sorte de cursarem um curso superior, para exemplificar, 77,72% vítimas são pessoas que não concluíram o ensino fundamental e as com escolaridade ignorada, já homicídios contra os possuidores de curso superior atingiu somente 0,57%, ou seja uma pessoa.
As outras mortes violentas que vc se refere deve ser os jovens bebados e drogados que morreram no trânsito, afogados depois de uma bebedeira, etc.

Você não leu, se leu não prestou atenção ou inventou os números…
Nem sei porque estou escrevendo acho que vc não lê mesmo……

Bonifa

Esta polícia não está a serviço do Brasil. A polícia da Operação Condor ainda vive e espera ser acionada por seus patrões internacionais.

    gonçalves

    Quando vai parar essa mania de “faço o que eu mando mais mais não faça o que eu faço” copiando o PIG vai ouvir o outro lado,para com a demagogia ,pessoas sob efeito de drogas não respeitam ninguem nem os proprios pais.

    M. S. Romares

    E algumas drogas de pessoas não respeitam nem o próprio país.

    abolicionista

    Você tem alguma informação sobre os estudantes estarem sob o efeito de drogas? Poderia citar as fontes? Não ouvi nada a respeito, tem certeza de que não é você que está sob o efeito de drogas pesadas, como as que o PIG distribui? A propósito, tenho uma dúvida: todos os policiais cheiram cocaína ou só a grande maioria?

    Bonifa

    Sabe aqueles xerifes americanos de cidades pequenas que chegam no carro dos jovens mascando chicletes e falam que os mesmos estão drogados, estupram a moça, torturam e matam o rapaz? Pois esta é sua ideologia, Gonçalves.

    Marianne (Serrote)

    Os policiais têm direito de prender os estudantes, ou qualquer outra pessoa, se houver motivo que a lei justifique. Mas não têm o direito de invadir residências e humilhar as pessoas porque são marxistas, homessexuais ou porque usam camiseta do Che Guevara, ou outro motivo qualquer. Em nenhum caso, têm direito de maltratá-los fisicamente. Disparar dentro de uma residência? Chutar pessoas que estão no chão? Agredir mulheres com cassetete?

    abolicionista

    gonçalves, a lavadeira do site. Espalhando boatos e não fornecendo provas, isso não seria um exemplo de patifaria?

    gonçalves

    vc bonifa frequenta “blog” que censura opiniões que diferem das suas é melhor se calar e trocar “figurinhas” com o sr AZZENHA

    abolicionista

    E aí, Gonçalves, nenhuma informação a respeito do “uso de drogas”. Era só mentira, mesmo? Vai ficar com fama de caluniador, hein? Você não sabia que isso é fere a ética? Você consegue distinguir o certo do errado?

Deixe seu comentário

Leia também