Fachin barra golpe; Pedro Serrano diz que disputa entre chapas fere a representação popular

Tempo de leitura: 4 min

Fachin e Câmara

Liderada pelo corrupto Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Câmara dos Deputados manda soberania popular às favas

Ministro do STF suspende andamento do impeachment na Câmara

Márcio Falcão, na Folha de S. Paulo 

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federa) Luiz Edson Fachin suspendeu na noite desta terça-feira (8) o andamento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.

Isso vale até o julgamento pelo plenário do STF no próximo dia 16 que vai avaliar ações de governistas que questionam o início do pedido de afastamento da petista na Casa. Em sua decisão, Fachin proibiu que seja instalada a comissão especial que irá analisar o processo e suspendeu todos os prazos.

O ministro, no entanto, não anulou os atos praticados até agora, como a eleição realizada na tarde desta terça que elegeu maioria oposicionista para o colegiado. As decisões tomadas pela Câmara serão avaliadas pelo Supremo.

Fachin analisou uma ação apresentada pelo PCdoB pedindo que a votação da comissão fosse aberta e que que os nomes fossem indicados por partidos e não blocos formados pelas legendas – além de que o processo na Câmara ficasse paralisado até que Dilma apresente sua defesa.

“Com o objetivo de evitar a prática de atos que eventualmente poderão ser invalidados pelo Supremo Tribunal Federal, obstar aumento de instabilidade jurídica com profusão de medidas judiciais posteriores e pontuais […] determinando a suspensão da formação e a não instalação da Comissão Especial, bem como dos eventuais prazos, inclusive aqueles, em tese, em curso, preservando-se, ao menos até a decisão do Supremo Tribunal Federal prevista para 16/12/2015, todos os atos até este momento praticados”.

PS do Viomundo: Fachin atrapalhou o calendário do golpe. Eduardo Cunha não conseguiu trocar o relator do processo contra ele na Câmara. A liminar foi negada pelo ministro Luis Roberto Barroso. Assim, o presidente da Câmara provavelmente instalará a comissão do impeachment sob investigação do Conselho de Ética!

*****************************************

Image-1por Conceição Lemes

Na primeira votação feita na Câmara sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff, duas chapas concorreram. A indicada por líderes da base aliada, que obteve 199 votos. E a chapa de oposição, que venceu com 272 votos.

“O problema é que a comissão foi escolhida por bater chapa, o que a meu ver é inconstitucional”, afirma o jurista Pedro Estevam Serrano, professor de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em entrevista exclusiva ao Viomundo. “Fere o princípio democrático.”

Viomundo — O que determina a Constituição? 

Pedro Serrano — Ela determina o princípio democrático. Democracia não é apenas a decisão adotada pela maioria. Democracia é também a garantia dos direitos da minoria, para ela ter voz, ter possibilidade de participação.

Quando você bate chapa, como aconteceu hoje, quem perde a eleição, vai ser eliminado do processo. E isso fere o princípio democrático. Mesmo com as cadeiras residuais, os que perdem vão ser colocados numa condição de representação inferior à que eles teriam, segundo a vontade do eleitor. Ou seja, se fosse considerada a proporcionalidade dos votos recebidos na eleição.

Viomundo — O artifício de bater chapa usado hoje é então equivocado?

Pedro Serrano — Totalmente equivocado. O que está em questão é um processo que pode levar à cassação de um mandato presidencial, constituído pela soberania popular direta. Consequentemente, na comissão têm de estar representados todos os partidos, segundo as suas bancadas. Isso representa o  quociente eleitoral que cada partido teve. É a vontade do eleitor.

Quando você deixa de observar a vontade do eleitor, para observar a vontade dos deputados, como  ocorreu hoje, você suprime indevidamente a soberania popular.

Assim, para preservar a minoria e para preservar a vontade do eleitor, não se pode usar o método de bater chapa. Bater chapa é totalmente inadequado.

Viomundo — O PCdoB recorreu ao STF. Essa votação pode ser revertida?

Pedro Serrano — Não sei qual  será a decisão do Supremo, pois há muita pressão política e fatores extra-jurídicos às vezes acabam interferindo.

Mas, a meu ver, o STF deveria anular a sessão de hoje e restabelecer o princípio democrático no processo, estabelecendo uma outra forma de escolher a comissão.

Aliás, o Supremo deveria impedir a tramitação do processo de impedimento, porque não há justa causa. As razões alegadas para instaurar o processo de impeachment, mesmo que fossem corretas todas as acusações — o que eu não acho –, não seriam motivo para cassar um presidente da República.

Viomundo — Ou seja, o Supremo deveria não só anular a eleição da comissão, que aconteceu hoje, como interromper o processo?

Pedro Serrano — Eu acho que o STF deveria anular o processo de impeachment, não deixar instaurá-lo. Mas o STF pode entender que está aguardando a decisão da Câmara, para aí decidir se é correto ou não a instauração, se há ou não justa causa.

Isso eu posso até entender. O que eu não posso aceitar como adequada é, no plano do Direito constitucional, a posição da Câmara de hoje. O método de bater chapa é totalmente inconstitucional. Ele tem de ser outro.

Leia também:

Temer promete ripar os programas sociais


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

Afinal de contas, bandidos que trabalham por meio da rapinagem em prol unicamente do seu ego, jamais e em tempo algum virão a abrir mão disso, principalmente para beneficiar uma Nação, sua vítima predileta.
A saída apropriada para impedir tais situações necessita que o povo não coloquem figuras desse naipe no poder, e que as autoridades dignas e responsáveis os expulsem imediatamente, quando da menor conduta indigna.

    Urbano

    Fora disso é irrigar plantação daninha.

    Urbano

    … o povo não coloque…

lulipe

Esse não é o ministro que pediu votos para o PT nas eleições????

    MARCOS FERREIRA

    Cadê Robson Marinho o ladrão nomeado por Alckmin ao TCE?

Renato

Dos 11 ministros do STF, 7 foram advogados do PT e tenho videos de 4 deles pedindo votos para o PT em eleições passadas.
Se o Senado não fosse comprado, ao contrário que está acontecendo na camâra, os 4 ministros deveriam ser cassados no Senado.

Delcídio vai colocar a boca no trombone e esses 4 renunciarão.

    Helena/S.André SP

    E o Gilmar Mendes, que sempre que pode ferra com o PT e protege tucanos, não deve ser “impichado” do STF?

    MARCOS FERREIRA

    Delcídio recebeu dinheiro da Alstom do governo do cachorro desgraçado do FHC.

FrancoAtirador

.
.
FALA FÁBIO KONDER COMPARATO!
.
(http://jornalggn.com.br/noticia/nao-podemos-desistir-de-lutar-pela-democracia-diz-fabio-konder-comparato)
.
.

Messias Franca de Macedo

… Agora somente a porra de uma ponderação:
se o Poder Judiciário [e a PGR e a PF] já tivessem, de forma lídima, afastado o BANDIDAÇO ‘CUnha)’ do ‘Never’ da Presidência da ‘Câmara dos 300-400 [ou mais!] dePUTAdos Picaretas Federais’, o STF poderia estar, neste momento, analisando alguns dos ‘n’ processos que dormem na tal “Corte Suprema”, o que iria desafogar um pouco o acumulado de pendências e demandas.
Justiça paquidérmica, ineficiente e sobremaneira onerosa…
Mas, não, temos o STF perdendo tempo precioso e consumindo energias para tratar dos devaneios de um gângster psicopata, alucinado com medo da cadeia merecida, atirando para todos os lados, ateando fogo no país, inoculando as chagas das cizânias intratáveis…
Portanto, ‘nois’ podemos depreender: mais do que o PIG e as ingerências das ‘mãos invisíveis da CIA, do Pentágono &$ das grandes empresas petrolíferas estadunidenses, o [podre e carcomido] Judiciário brasileiro é o maior (ir)responsável pela tragédia surreal a qual estamos submetidos…

FrancoAtirador

.
.
Ministro do STF Suspende Instalação da Comissão do Golpe de Cunha
.
Relator da Ação Cautelar ajuizada pelo PCdoB determinou
que os trabalhos da Comissão sejam Interrompidos
até que o Plenário da Suprema Corte analise o Caso
na Sessão marcada para o próximo dia 16 de Dezembro.
.
De acordo com o ministro, o objetivo da suspensão da comissão
é evitar a realização de atos que podem, posteriormente,
ser invalidados pelo Supremo Tribunal Federal (STF)
.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do G1
.
(http://www.pt.org.br/fachin-suspende-instalacao-da-comissao-do-impeachment)
.
.

Deixe seu comentário

Leia também