Os desabrigados de Eike Batista em São João da Barra

Tempo de leitura: < 1 min

Por sugestão do Vitor Menezes, via e-mail, publicado no urgente!


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson

Enquanto vocês discutem, O Eike constrói, destrói e assim o Brasil vai, ou vai pro buraco, ou vai ao topo, e ninguém tem força neste mundo só Deus mesmo para modificar o estado atual das coisas porque quem manda aqui é o poder das oligarquias, daqueles que tem $$$$.

Bobeira esse negócio de meio ambiente, movimento por isso ou por aquilo, se vem um peixe grande e diz que quer construir uma indústria de interesse no Brasil em área de preservação, o governo sempre arranja uma brecha para instalar o projeto, e ninguém se mete, o IBAMA dá logo um jeitinho, as ONG’s recebem um cala a boca, e tudo será feito normalmente dentro dos “trâmites da lei”.

Malu

Quanta covardia!
Onde está o Ministério Público e as
ONGs de Direitos Humanos?
Eike Batista tentou sem sucesso tomar as terras dos índios em Peruíbe, destruir Biguaçu em Santa Catarina, mas encontrou resistência da sociedade civil organizada, no último caso, com a adesão do Sea Shepherd. Tem inúmeras acusações de atentado ao Meio Ambiente, comprou 40 mil m2 por 10 milhões e trezentos em Itaguaí, motivo de investigação do Legislativo da cidade. É investigado ainda pela constatação de trabalho escravo nas carvoarias que fornecem carvão para suas siderúrgicas no MS. Consegue destruir um hotel tradicional do RJ(os prédios são carcaças), sem a menor necessidade, com finaciamento
do BNDES. Sobre um dos prédios, ainda tem um heliponto totalmente irregular,condenado pelo Ministério Público, que ele pretende manter e que coloca em risco a vida das pessoas.
Ainda posa de bom moço com sua peruquinha ridícula!!!!!!!!!

Luci

E dizem que no Brasil não há terremoto!

ZePovinho

O Eike Batista enriqueceu usando o conhecimento do pai,Eliezer,sobre o subsolo do Brasil.Eliezer foi um dos criadores da VALE DO RIO DOCE,que depois foi entregue de mão beijada para todos os parasitas de plantão.
Avaliada pela Merryl Linch, a VALE foi comprada,depois,pelo mesmo grupo que era dono da Merryl Linch.

Elton

Ué? Mas os ricaços quando clamam pelo "livre direito à propriedade" não são amplamente alardeados pela grande mídia? Por que isso não sai na "Grobo" ou na "Falha di sumpaulo"? Como se eu não soubesse o motivo……

    Bruno

    O que o livre direito à propriedade tem a ver com a desapropriação? Sério, por mais que eu tenha sérias restrições a Eike Batista e seus métodos de criar dinheiro sem produzir praticamente nada, nõa consegui encontrar o nexo de seu raciocínio.

    Elton

    Quis me referir ao fato de que o livre direito à propriedade aparentemente só é defendido quando os poderosos se sentem "ameaçados" (porque de fato nunca estão…) já no caso desta humilde comunidade, eles sim, com raízes históricas à região, estão indefesos. Ou o senhor acha realmente que terão "uma vida melhor" para onde estão sendo forçados a se deslocar??????? Eis o NEXO de meu raciocínio…..

    che da fiel

    Perfeito. Desapropriar rico é crime contra a propriedade. Desapropriar pobre é dsenvolvimento.

ZePovinho

Tem mais parasitas metidos a empresários,tentando descolar um contrato para manutenção das ambulâncias do SAMU no Rio de Janeiro???É por isso que as ambulâncias(40% delas!!!!!!) estão paradas há 2 meses,enquanto tem mulher dando à luz em parada de coletivo e ainda tendo de levar a criança ao hospital de ônibus??????????????

"….A secretaria admitiu que, de fato, não há prazo para que os veículos sejam consertados — já que “cada caso requer um tempo”. Mesmo assim, alegou que “novo contrato para manutenção das viaturas já foi assinado pelos bombeiros”."

Quase a metade da frota do Samu está parada no Rio

Na capital, 40% das ambulâncias aguardam conserto, o que dificulta o socorro a casos como o da grávida de Campo Grande
POR CLARISSA MELLO

Rio – Enquanto a dona de casa Daniele Conceição Bispo, 23, deu à luz na estação de trem de Campo Grande e depois teve de ir ao hospital de ônibus, pelo menos 79 ambulâncias do Samu e do Corpo de Bombeiros estão sem funcionar no Rio. Só no quartel de Guadalupe há 51 paradas.
A Secretaria de Defesa Civil do Estado admite que 29 das viaturas que atendem exclusivamente a capital estão quebradas — uma delas estaria em Guadalupe. O número representa 40% do efetivo de ambulâncias que atendem todo o Município do Rio — 74 veículos. As outras 50 ambulâncias do Samu inoperantes, afirma a secretaria, seriam de “outros municípios”.

Bombeiro que atua no quartel de Guadalupe e não quis ter seu nome revelado contou à Band News, e depois ao DIA, que as ambulâncias quebradas em Guadalupe estão estacionadas no pátio da unidade há cerca de dois meses.

A secretaria admitiu que, de fato, não há prazo para que os veículos sejam consertados — já que “cada caso requer um tempo”. Mesmo assim, alegou que “novo contrato para manutenção das viaturas já foi assinado pelos bombeiros”.

À mercê da sorte

Na prática, isso significa que outras mulheres poderão reviver o drama de Daniele e o marido, Rafael Nascimento Araújo, 20. “Foram duas horas de desespero. Funcionários da SuperVia começaram a chamar o Samu às 12h40”, contou Rafael. “Ninguém veio. O parto do meu filho, Rafael Guilherme, só foi feito porque uma técnica de enfermagem ajudou. Depois, foi um sufoco para ir ao hospital. Um motorista de ônibus nos levou”, completou.

Secretaria vai investigar

A Secretaria de Defesa Civil do Estado informou que, na hora que a família solicitou o atendimento, das quatro ambulâncias do quartel de Campo Grande, três estavam em atendimento externo e uma quebrada. O órgão afirmou que abriu sindicância interna para apurar a demora no envio de um veículo de outra unidade, e que o resultado deve sair em 10 dias.

Enquanto isso, Daniele e seu bebê, que nasceu com 4,5 kg, se recuperam no Hospital Estadual Rocha Faria. Rafael Guilherme está estável, internado na CTI Neonatal, e já respira sem ajuda de aparelhos. Mas, devido a problemas respiratórios, ainda não pode ser diretamente amamentado pela mãe. Daniele está na enfermaria e passa bem.

'Só pensava em salvar o bebê e a mãe', Maria Aparecida Silva, técnica de enfermagem

A mulher que mudou a história da família do bebê Rafael Guilherme voltava para casa, em Duque de Caxias, após passar a manhã em busca de emprego. Maria, que terminou o curso técnico de Enfermagem no fim do ano, diz que Deus a “empurrou” para estação de trem de Campo Grande.

1. Como você resolveu ajudar? Alguém te chamou?
— Meu filho viu os funcionários da SuperVia nervosos e perguntou o que estava acontecendo. Quando disseram que uma mulher estava em trabalho de parto, eu não tinha outra opção a não ser ajudar. Fiquei preocupada porque não tinha luvas, nenhum material. Passei álcool gel nas mãos e, quando vi, a cabeça do bebê já estava saindo”.

2. No que você pensou?
— Eu só pensava em salvar aquele bebê e a mãe. Eram duas vidas nas minhas mãos. Fiz o que meu coração mandou. Acho que foi Deus que me empurrou para a estação, porque geralmente eu volto para casa de ônibus.

3 . Você já tinha feito ou visto um parto?
— Nenhum. Fiquei muito nervosa. Eu tremia por dentro, mas as pessoas não percebiam. Ontem, não consegui dormir lembrando. Fiquei emocionada.

4 . O que você fez após o parto?
— Meu filho, que é diabético, começou a passar mal. Peguei o primeiro trem. Não deu tempo para nada.

5. O Samu demorou?
— Quando cheguei, o pai do bebê disse que tinha ligado algumas vezes. A saúde está muito precária. (Pâmela Oliveira) http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/7/q

RICHARD PEREIRA

O BRASIL é um país estranho , faz-se uma reportagem mentirosa , ouve-se uns coitados que evidentemente foram induzidos a mentir e pronto , procura-se atingir o maior complexo portuário industrial do BRASIL.

Se os agricultores, vão ganhar casa mobiliadas, e um lote de 2 hectares, ou seja com área ,maior que a tual , para que^esta bobaigerada inútil.

RICHARD PEREIRA

    Elton

    Mais um troll parasita que aparece por aqui………..o sofrimento dos humildes pra vocês direitistas é mentira……..segundo vocês eles são "safados", os "homens de bem" é que são suas vítimas. E ter de aguentar isso em nome da liberdade de expressão………

    rafael

    O cara apenas manifestou-se, talvez não possua as informações que você Elton possui, ou talvez seja esse seu pensamento, mas porque taxa-lo de pronto de trolle direitista? Esse é um comportamento comum no mídia sem máscara, mas aqui?

    Bruno

    Esse Elton é assim mesmo. Vive em um mundinho simplista e maniqueísta.

    Elton

    Odendidinho porque não sou de direita como você? Vai ler sua revista veja e ter orgasmos…..

    Bruno

    Não, mas tenho pena de você por seus argumentos sempre acabarem em ofensas.

    E às favas com a Veja. Não a leio, até porque não há nada mais estúpido, nos dias de hoje, do que pagar por informação.

    mundim

    Dear Richard,

    Do you have any idea of the kind of nonsense you are talking about or do you work for Mr Eike Batista? If not,
    How can you tell if these poor people are lying, know about the size of the plot of land offered to them and the houses being furnished.

    I can smell a rat in your comment and you should be ashamed to call people liar, when the lie seems to come from you.

    —–

    Desculpem os outros comentaristas que não falam, ou assim como eu, dominam pouco a língua preferida dos defensores do empresariado nacional. Acredito que o Richard irá entender melhor o meu pensando sobre o comentário dele na língua oficial das Organizações X.

    Silvia R

    Richard, a vida das pessoas não podem ser analisadas apenas por um determinado angulo. Se formos colocar pelo lado de valores materiais, vc pode ter alguma razão, mas as questões humanas, sociais, familiares, não devemos levar em consideração (pergunta). Infelizes aqueles que não possuem escolha, pior ainda, aquele que não possui nada de valor além do material. Falo para vc alguns valores impagáveis: o valor moral, o da ética, o da família, o da vontade , da vida , da felicidade, do amor em Deus e aos seus filhos, que só por um acaso, são nossos irmãos… Talvez, para essas pessoas que vc chama de mentirosas, o dinheiro e o palacete do Sr Eike Batista, não tem valor algum… vc já parou para pensar nisso(pergunta). Abraços…nada pessoal, apenas um debate de idéias e ideais.

Luis Armidoro

Caros Azenha e amigos do blog:

Este cara e suas "empresas" (empresas neo-liberais típicas: muito papel em bolsa, muita especulação, zero de direitos trabalhistas e resultados práticos quase nulos) por onde passam deixam um rastro de destruição que só um bando de dinossauros poderia produzir (ele levou um bico do governo da Bolívia quando quis implantar uma siderúrgica usando madeira (!!!) para alimentar os altos fornos.)

Este sujeito pode pegar sua grana e sumir d Brasil, porque não faz falta nenhuma, ao contrario, é uma parasitose para nosso país e nossa sociedade

    Bruno

    Luis, ao que consta, as empresas de Eike Batista cumprem com todas as suas obrigações trabalhistas.

    Fora isto, é injusto alinhar as empresas de Eike (típicas startups gigantes, que arrecadam investimentos pelo nome e pelos contatos de seu dono) com as "empresas neo-liberais típicas" que você citou: muitas delas cumprem com obrigações trabalhistas e ambientais e de fato produzem riqueza. Por esta razão, acho mais razoável comparar as empresas de Eike Batista com um banco, pois vivem de credibilidade e pouco produzem.

    Quanto à reportagem, me parece tão enviesada quanto seria uma réplica escrita, por exemplo, pela Veja. Gostaria de ver o que o MPE-RJ tem a dizer sobre o caso. Diretamente de um promotor, e não através deste ou daquele meio de comunicação.

    Elton

    Você é rico? É pago por Eike Batista? Ele não precisa de defensores pobres e alienados…

    Bruno

    Elton, em que mundinho universitário esquedoide você vive? Foi proposto um tema com uma óptica que eu considero errada. Expor o ponto de vista que eu acho mais adequado – que, saiba eu, não falta com a verdade, e até critica a cultura eikebatistiana de gerar dinheiro apenas com o nome – é crime? E isto porque o Eike é rico e "não precisa de defensores pobres e alienados"? Sério cara, você tem 13 anos?

Luana

Alguém já viu o justo padecer o pão? Não se preocupem que a Justiça virá, tão somente clamem e creiam.

@ernesto_floripa

O Brasil precisa da obra. Falta patriotismo e espírito público a este gente e, claro, aos que faturam politicamente (e até financeiramente, haja vista anunciantes neste blog e o próprio com eles faturando) com estes factóides muito bem plantados… Hipócritas, com todo o respeito.

    mundim

    Prezado ernesto_floripa, dois pontos sobre o seu comentário, o primeiro o menos importante.

    Perdoando a minha ignorância, mas acredito que ainda vivemos em uma sociedade capitalista e para manter um blog verdadeiramente popular como este, você incorre despesas e não existe nada de errado ou que proíba ter publicidade neste ou em qualquer outro blog progressista. Ou será que somente a grande mídia defensora das obras do grande empresariado é que pode ter anunciantes em seus blogs?

    Agora hipócrita para mim é dizer que não existe patriotismo e espirito público nos muitos comentários deste blog, estas pessoas estão mostrando que indo em defesa deste pobres coitados elas são as verdadeiras patriotas e mais do que o espírito público e democrata, eles tem compaixão ao próximo, algo tão comunista como os ensinamentos de Jesus Cristo.

    Gostaria de relembrar para você a abertura da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

    "Todos os seres humanos são nascidos iguais em dignidade e direito…"

    Reflita um pouco nesta frase antes de falar como comentarista da RBS, coloque-se no lugar daqueles pobres coitados ou será que não existe pobres na belíssima e acolhedora Republica Juliana?

    Ernesto, ter compaixão e amor ao próximo não é ideologia, mas o dever de todo Ser que se chama Humano. Toda crueldade deve ser combatida, seja ela de esquerda, centro ou direita e não é somente a terra que a empresa do Eike está tirando destas pessoas, pior do que a terra eles estão tirando a dignidade destes nossos humildes irmãos brasileiros.

    Um grande abraço humanista,

    Elton

    Existem sim, muitíssimos pobres na República Juliana (SC). E muitas vezes em condições piores que os retratados no documentário deste post. Mas os veículos de mídia da RBS "varrem pra debaixo do tapete".

    Bruno

    Caríssimo, nem sempre o dono do espaço decide diretamente quem anuncia no blog – estes anúncios podem vir de uma empresa (o Google, por exemplo, funciona como intermediário na divulgação comercial em páginas pessoais e empresariais). Dito isto, acho que este tipo de crítica deve ser bem balizada para ter efeito.

    Quanto a o Brasil precisar da obra: concordo. Isto não é justificativa para uma obra privada atropelar as leis e fazer desapropriações irregulares – considerando que isto de fato ocorreu, já que tenho minhas dúvidas.

    Antônio Carlos

    Qualquer desapropriação de pessoas do meio rural nunca sera feita de maneira justa. Se você pegar uma pessoa que nasceu em uma terra deseus antepassados e mandar para outra terra com o mesmo valor e mesma capacidade de produção ainda assim irá ficar faltando alguma coisa e se for olhar o lado social de toda a comunidade de convivência de década passadas aí a coisa pega. Como as pessoas, atualmente, são criadas para serem meros consumidores, é só pegar o celular e trocar por outro!!!!!!!!

    mundim

    Prezado Antonio, parabéns pelo seu excelente comentario, você foi ao ponto da central da questão.

    Bruno

    Este paradigma – "toda desapropriação de pessoas no meio rural nunca será feita de maneira justa" – seria motivo para matar qualquer possibilidade de desenvolvimento no meio rural. Não creio que seja assim que a banda toque. Para te ser sincero, não sei se há distinção de tratamento ao desapropriado pela situação, rural ou urbana, do objeto de desapropriação. E como eu disse, há leis que devem ser cumpridas sobre o tema. Se elas forem, que se arranje lugar digno para esta gente desapropriada. Se não, que se o busque na Justiça, como devem ser feitas as coisas em um Estado Democrático como se pressupõe o nosso.

    C. Silva

    "HAJA VISTO", Arnesto, "HAJA VISTO". De resto se me chamar prum samba num vô!

Sr. Indignado

E tem gente que ainda não quer entender o MST.
Este um exemplo, em pleno século XXI de como surgem os sem terra.
O Eike é um parasita metido a empresário, a maior culpa é do Cabral, do Lula, do Garotinho, enfim do Estado que permite uma aberração dessas.

Mariana

A entrevista dele no Roda Viva faz crer que o que ele faz pelo Brasil é bondade, como se não houvesse nada em troco, olha o exemplo da exploração do petróleo. Ai, pelo amor, viu? Detesto a selvageria do capitalismo.

Sr. Indignado

Quem o Eike mais teme?
Quem não gosta de dinheiro e é feliz, sem ele, apesar dele ou independente dele.

    Bruno

    Quem não gosta de dinheiro? Seja sincero.

    Elton

    Não é isto que está em questão aqui. É a SACANAGEM que alguns fazem para ampliar suas fortunas que está em discussão………ou quer que desenhe?

    Sr. Indignado

    Quem vai contra essa sacanagem?
    Quem não pode ser o Eike?
    Quem jamais gostaria de ser o Eike?
    Temos que lutar contra pelas razões certas, contra o peso que as corporações tomaram em detrimente de qualquer ser humano. Hoje nada valemos, a não ser para produzir e consumir… e eventualmente saírmos do caminho, como está ocorrendo em São João da Barra.
    O estado do Rio de Janeiro é menor que o Eike, o Ministério Público do RJ é menor que o Eike, … quem é maior?

    Bruno

    Este é o tipo de argumento que eu gosto de ler. Parabéns.

    Sr. Indignado

    Quanto tempo você vai esperar para perceber que di nhei ro é apenas um meio.
    Você precisa dele, mas você não pode viver POR ele.
    Enquanto isso pergunte-se porque você não tem tempo para refletir sobre isso.

Mariana

Azenha, ele é igual Daniel Dantas, tem informações privilegiadas dadas pelo pai, quando mandava na mineração do Brasil. Ainda há pouco li um artigo no ESP em que ele afirmava que havia mais minerais raros no Brasil do que na China. Ora, vinda da família que vem é impossível ele não saber o que afirma. O problema dele é ganância que é elogiada nessa selvageria.

Hoje ganância é elogio na mídia como homem de sucesso. Ambição desmedida que passa por cima de tudo e de todos é considerada competência. São distorções das coisas. Ninguém é contra o capitalismo, mas essa selvageria do capitalismo que aniquila o ser humano à qual a mídia é a principal divulgadora é nociva ao homem. Olha aí o resultado de apenas uma ação desse senhor. E não foi a empresa dele que esteve em más situações na Bolívia?

Mariana

Eu postei antes sem ler, mas que coisa mais triste. E esse cara bancando o todo poderoso as custas da miséria dos outros. Aff, se não cresse em Deus, ia ser difícil acreditar em Justiça, como não acredito na humana, sobretudo a brasileira, só me resta apelar pela divina. Que o Senhor seja o juiz diante desse senhor e este povo.

    Clucster

    Falou pouco e tudo Mariana!

Mariana

Oxe, e quem disse que ele não pode chegar a este objetivo? É só o Rio e outros estados continuarem se arreganhando para ele. O que viagens gratuitas, mas que depois são debitadas na conta do povo não são capazes de fazer?

O que mais quero é que este jatinho caia no mar do NE com o governador do Rio dentro e quem o apoia.

Paulo

Duvido que esse cidadão tenha enriquecido de maneira honesta. Papai ministro de minas e energia, casualmente um dos principais ramos de sua atividade…

Marco Ferreira

Pois é, o sr EiKe Batista, fez doações de campanha para o Cabral, no montante de R$ 750 mil, recebeu nos últimos 4 anos, 75 milhões em incentivos fiscais, exatamente 1% do que recebeu de incentivos,sendo 6 milhões por conta da construção desse porto. Pelo que me consta o MPF, está recorrendo, questionando a liberação desse absurdo.

mundim

Onde está o PT, os partidos de esquerda e movimentos populares, será que eles estão realmente do lado do Povo ou será que o único direito do pobre no Brasil é não ter direito nenhum?

Ser bilionário com as benesses e patronagem do governo e do BNDES é OX vezes mais fácil. A sorte desta chamada elite é que o povo é manso demais e sem voz na grande mídia e parece não ter nem mais quem os defendam de coracão.

Se antes tinhamos esperancas de que um governo do PT ia mudar tudo isto que está aí, hoje estamos órfãos e silenciados pois gracas a bolsa familia, nova classe média, marolinhas e toda as conquistas e propaganda, não podemos nem mais reclamar pois Nunca Dantes neste país alguém fez tanto para os pobres e quem disser algo contrário estará cometendo um sacrilégio. Estamos órfãos e mudos.

A maioria dos brasileiros cresceram em uma sociedade tão desigual e miserável que quaisquer migalhas que caem dos pratos dos donos do país ou são jogadas pelos governantes parecem ser uma ato benevolente que Nunca Dantes alguém fez para o povo, mas em uma análise fria e realista de nosso país não passam apenas migalhas.

Como a paixão e humanismo do Ernesto Guevara faz falta neste mundo atual e que tristeza ver o meu país estar cada vez mais vendido e nas mãos de poucos em detrimentos de tantos.

    edson

    excelente comentario

    Guanabara

    Pois é, Mundim. O fato é que uma parcela extremamente elevada da população brasileira nem toma conhecimento dessas questões. Daí, já entramos no ponto da concentração da mídia, que DEVERIA dar voz e publicar isso em pleno Jornal Nacional (que é uma concessão pública…), mas…… aos amigos, tudo.

    A Dilma entrou exatamente nesse barco que você muito bem descreveu. "Ampliar o Bolsa Família", "Brasil sem Miséria".. E o resto? Ah, o resto deixa como está. Pra quê mexer em vespeiro?

    Como eu queria uma Cristina Kirchner por aqui…….

Adilson

Azenha, é de doer…é triste, revoltante…

Mr. X, o homem que se diz livre pra selecionar suas amizades, penetrou por dentro do aparelho do Estado e parece ter sido este o último passo rumo ao topo do mundo dos endinheirados.

Só resta a população sofrida ( Rico as custas de quem..?) clamar por socorro.

Em protesto, eu ajudo agora a fazer o coro: SOCORRO!!!!

    Edson BH

    # SOCORRO!!!!

Arthur Schieck

Eu estou chocado.

Rafael

Relativo ao assunto, tem um e-mail que deve ser dos arenistas falando sobre socialismo e justificando um termo usado pelos militares que era: primeiro crescer para depois dividir o bolo. Impressionante justificam uma injustiça dizendo que o país não crescerá se as pessoas capazaes não forem livres para produzirem e que taxar os ricos é um grande erro, dizendo que não é justo quem produz ter sua riqueza retirada para dar aos pobres. Comparam o socialismo a uma situação de sala de aula em que um aluno questiona o seu professor sobre o socialismo então o professor propõe que as notas de todos serão iguais, uma média da nota de todos, então em pouco tempo a nota média cai bruscamente e questionam que os que estudam muito são prejudicados pelo que não estudam e acabam sendo beneficiados. Justificam então que o socialismo não é justo porque geram essas situações.
A internet vai modificar muito o modo da produção e circulação da informação, mas também vai ser um campo fértil para preconceito, nazismos, elitismos.

    Elton

    Já está sendo esse campo fértil a que você se refere. É só ver o que os trolls escrevem aqui quando resolvem "invadir a praia"…..

Ernesto

Não falem mal do cara que vai construir as plataformas de petróleo maquiadam…, digo, genuinamente brazileiras.
Depois ele não dá mais uma força na campanha e vcs reclamam.

robledo duarte

Esses caras somente conseguem ser ricos no Brasil, pelas facilidades e maldades. Assim é fácil ser rico.

José Ruiz

A nossa sociedade está se acostumando a existir em função do mercado, o que é uma desgraça em todo o planeta. Não é possível (não deveria ser) imaginar qualquer empreendimento que não seja em benefício das pessoas (sociedade como um todo), incluindo aí a proteção ao meio ambiente. É evidente que a estrutura portuária é importante para o desenvolvimento do país (como solução para um dos gargalos às exportações brasileiras) mas essa importância não está acima das pessoas. Além disso, essa solução tacanha de tirar o homem da terra e joga-lo nos aglomerados, nas vilas e favelas, há muito se provou equivocada. Existem centenas de exemplos para provar que esse caminho não é sustentável… e voltamos ao ponto de partida dos inúmeros problemas neste país: um judiciário corrupto, excessivamente permissivo com os ricos, e um legislativo que dispensa apresentações…

Julio Silveira

Eu um outrora acreditei na existência de um grupo de homens, saidos do operariado, que tinham um sonho de fundar um partido e de tentar transformar o Brasil, transformando pelo menos seus iguais, e se pudessem, abraçariam aqueles empresários que realmente comungassem, conscientes, da necessidade de que precisavamos libertar a mentes, as consciencias da cultura escrava vigente. Enfeite? dissimulação? desencanto? não sei, sei que algo mudou no caminho sufocaram o ideais pelos resultados, abriram mão da mudança de paradigma pela urgência do poder e dos beneficios e do encantamento. Muitos ficarão irados comigo, mas esse empresário e outro, o Abilio, defensores ardorosos deste petismo, que resulta em bons resultados para eles, e a exemplo dos tucanos, e seus exemplos, tornaram-se exemplos petistas de empresariado diferente. Aonde? Ricos de que? devem ser em entranhas mal cheirosas. Me perdoem os sensiveis pela psicologia do odor que poderão levar-lhes a sentir engulho.

    Elton

    Chegar ao poder é como querer entrar de sócio em um clube de elite. Você pode não ser como eles, mas tem de provar que não irá querer mudar a "essência" dos dominantes, fazer concessões, abrir mão de princípios entre outras coisas não mencionáveis mas que deixo por conta da imaginação dos leitores do blog.

Elias A. Framesqui

O mais revoltante é observar o desprezo pela história de vida destas pessoas,pois,infelizmente ainda em nosso pais os cidadãos são classificados de acordo com a sua riqueza,virtual no caso do nosso magnata,Eike Batista.Pertencemos todos a mesma categoria somente na hora em que políticos velhacos vem nos pedir o seu voto,para depois defenderem os interesses destes sangue sugas da nossa nação.

Luci

Sugiro que este espaço dos explorados e oprimidos pelos latifundiários e grandes grupos econômicos "donos do poder" seja permanente. O que se observa é que são os mesmos grupos a cometer invasões de terras com os mesmos métodos.Parabéns ao Vi o Mundo por dar voz aos oprimidos que lutam pelo legítimo direito à terra e manutenção de suas famílias e dignidade.

Jailson Barreto

Cada depoimento dos humildes agricultores nos leva a mergulhar num mar de indignação.Este é o retrato de um país que para privilegiar os poderosos,massacra o respeito,a dignidade e o direito constitucional do seu povo.A grande mídia,comprometida com os propósitos maquiavélicos dos que dominam pela força do dinheiro,não divulga o sofrimento de tantas famílias desprotegidas inclusive,de quem deveria preservar o cumprimento dos direitos constitucionais destes cidadãos que chegam ao fim da vida vendo tudo aquilo que foi conquistado com muita luta,ser dado pela justiça aos poderosos.Parabéns,Azenha.Espetacular esta matéria.Indignemo-nos pois,com mais esta pouca vergonha das classes dominantes deste país.

Fernando

Enquanto isso, no Pará…

Usina de Belo Monte faz suas primeiras vítimas

Sem ter para onde ir, famílias dos baixões vivem primeiros desesperos causados pela Usina
http://candidoneto.blogspot.com/2011/07/usina-de-

Márcio Gaspar

"Os papéis dominantes, legitimados pela ideologia e pela prática da competividade, são a mentira, com o nome de segredo da marca; o engodo, com o nome de marketing; a dissimulação e o cinismo, com os nomes de tática e estratégia. É uma situação na qual se produz a glorificação da esperteza, negando a sinceridade, e a glorificação da avareza, negando a generosidade. Desse modo, o caminho fica aberto ao abandono das solidariedades e ao fim da ética, mas, também, da política . Para o triunfo das novas virtudes pragmáticas, o ideal de democracia plena é substituído pela construção de uma democracia de mercado, na qual a distribuição do poder é tributária da realização dos fins últimos do próprio sistema globalitário. Estas são as razoes pelas quais a vida normal de todos os dias está sujeita a uma violência estrutural que, álias, é a mãe de todas as outras violências" Milton Santos

    Elton

    Parabéns pela citação, Milton Santos, geógrafo eterno!!!

    Márcio Gaspar

    Só esqueci de dizer que esta citaçao foi retirado do livro Por uma outra globalizaçao – do pensamento único à conciencia universal. Vale muito a pena ler.

    Elton

    Conheço o livro……..

Deixe seu comentário

Leia também