Delegado que investigou Lula elogiou Aécio e chamou ex-presidente de “anta”

Tempo de leitura: 4 min

Captura de Tela 2016-09-14 às 19.44.24

Em reação à denúncia do MPF, a guerra de memes foi imediata nas redes sociais

Lula é denunciado pela força-tarefa da Lava Jato

Procurador Deltan Dallagnol fala em “propinocracia” e diz que Lula é “comandante máximo do esquema de corrupção”

por Redação de CartaCapital — publicado 14/09/2016

O Ministério Público Federal denunciou, nesta quarta-feira 14, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex no Guarujá, litoral paulista. Também foram denunciados a ex-primeira dama Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o empresário Léo Pinheiro, da OAS, dois empregados da empreiteira e outros dois investigados.

De acordo com a força-tarefa da Lava Jato emCuritiba, Lula recebeu vantagens indevidas da OAS, uma das empresas que pagava propinas por contratos na Petrobras, na reforma de um apartamento do Edifício Solaris. Construído pela Cooperativa Habitacional do Sindicato dos Bancários (Bancoop), o prédio foi adquirido pela empreiteira.

Se a denúncia for aceita pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, o ex-presidente passará à condição de réu pela primeira vez nas investigações conduzidas no Paraná. Pela 10ª Vara Federal de Brasília, o petista já responde a processo por obstrução da Justiça, acusado de participar da tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, um dos delatores do esquema de corrupção na estatal.

Nesta quarta-feira, a apresentação da denúncia contra Lula foi liderada pelo chefe da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol. O procurador mostrou à imprensa dezenas de slides, que traziam diagramas apontando Lula como centro de um regime nomeado por Dallagnol como “propinocracia” ou, em suas palavras, “o governo regido pela propina”.

De acordo com Dallagnol, Lula era o “comandante máximo do esquema de corrupção” e “elo comum e necessário do esquema criminoso” de desvio de recursos públicos destinados “à perpetuação criminosa no poder”.

Indiciamento

No fim de agosto, às vésperas de viajar para Brasília e acompanhar o julgamento de Dilma Rousseff no Senado, Lula indiciado pela Polícia Federal no inquérito sobre o tríplex. O ex-presidente foi enquadrado pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

“Foi possível apurar que o casal Luís Inácio Lula da Silva e Marisa Letícia Lula da Silva foi beneficiário de vantagens ilícitas, por parte da OAS, em valores que alcançaram R$ 2.430.193,61 referentes às obras de reforma no apartamento 164-A do Edifício Salaris, bem como no custeio de armazenagem de bens do casal”, diz a conclusão da peça.

Quem assina o indiciamento de Lula é o delegado Marcio Adriano Anselmo, um dos principais nomes da Polícia Federal na força-tarefa da Lava Jato. Anselmo ficou famoso em 2014, quando o jornal O Estado de S.Paulo revelou que ele e outros delegados responsáveis pela operação usaram suas redes sociais durante a campanha eleitoral daquele ano para elogiar o senador Aécio Neves, então candidato do PSDB, e criticar Lula.

“Alguém segura essa anta, por favor”, escreveu Anselmo em um grupo fechado de Facebook, segundo o Estadão, em uma notícia com o título “Lula compara o PT a Jesus Cristo”. Em outra postagem, o delegado comentou uma notícia na qual Lula dizia que Aécio não era um homem sério e de respeito. “O que é ser homem sério e de respeito? Depende da concepção de cada um. Para Lula realmente Aécio não deve ser”.

Lula é alvo de perseguição política, diz a defesa

O ex-presidente nega ter cometido qualquer ato ilegal e declara-se vítima de uma perseguição política. Recentemente, encaminhou uma petição ao Comitê de Direitos Humanos da ONU contra Sergio Moro, na qual acusa o magistrado de violar direitos e antecipar juízo em seu desfavor.

Em recente entrevista a CartaCapital, o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula, afirma não haver nenhuma prova para amparar a tese de que o tríplex no Guarujá foi adquirido e reformado em benefício de Lula e sua família. “Já demonstramos, com farta documentação, que a dona Marisa Letícia [esposa de Lula] investiu valores, de 2005 a 2009, em uma cota da cooperativa habitacional Bancoop, e depois o empreendimento tocado pela cooperativa foi transferido à OAS”.

“Quando ocorreu essa transferência, os donos das cotas puderam optar entre pedir o resgate do valor investido ou usar o valor como parte do pagamento de uma unidade. A Dona Marisa optou por pedir o resgate do valor investido”, prossegue Martins. “Como se pode atribuir a propriedade do imóvel a ele, sendo que o ex-presidente esteve uma única vez no local? Ele olhou e não teve interesse. Nunca usou, nunca ocupou, nunca usufruiu… É uma propriedade absolutamente diferente do que a legislação prevê e até mesmo o senso comum imagina”.

O advogado de Lula criticou, ainda, o uso político da Lava Jato. “Inverteu-se a lógica da investigação. Já acharam o culpado, agora precisam provar a culpa dele. Promoveram uma devassa na vida de Lula e de seus familiares, e não conseguiram encontrar nada”.

PS do Viomundo: Não temos como provar, mas temos convicção, foi a frase que viralizou da entrevista coletiva dos procuradores Deltan Dallagnol e Henrique Pozzobon. Ela nunca foi dita literalmente.

Mas a ideia estava lá e resultou da junção de várias frases ditas pelos procuradores, que usaram “convicção” e “provas cabais”

Inicialmente, durante a apresentação da denúncia, o procurador Dallagnol, ao justificar a decisão do MPF de denunciar o ex-presidentre Lula, fala em “convicção”.

“Provas são pedaços da realidade, que geram convicção sobre um determinado fato ou hipótese. Todas essas informações e todas essas provas analisadas como num quebra-cabeça permitem formar seguramente, formar seguramente a figura de Lula no comando do esquema criminoso identificado na Lava Jato.”

Depois, Pozzobon fala em “provas cabais”:

“Precisamos dizer desde já que, em se tratando da lavagem de dinheiro, ou seja, em se tratando de uma tentativa de manter as aparências de licitude, não teremos aqui provas cabais de que Lula é o efetivo proprietário no papel do apartamento, pois justamente o fato de ele não figurar como proprietário do tríplex, da cobertura em Guarujá é uma forma de ocultação, dissimulação da verdadeira propriedade”

Na sequência, durante a entrevista coletiva, Dallagnol volta a usar o termo “convicção” mais duas vezes. A primeira, ao responder sobre o ex-presidente Lula. A segunda, por que um dos filhos e um empresário amigo de Lula citados nas investigações não foram denunciados:

“Dentro das evidências que nós coletamos, a nossa convicção com base em tudo que nos expusemos é que Lula continuou tendo proeminência nesse esquema, continuou sendo líder nesse esquema mesmo depois dele ter saído do governo.”

“Mas nós precisamos lembrar que as investigações continuam, o trabalho do Ministério Público não termina aqui, as investigações continuam e se nós formarmos a convicção de que eles são responsáveis por esses crimes eles serão igualmente acusados.”

Leia também:

Flávia Piovesan “esquece” os direitos humanos, dizem advogados de Lula


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José Fernandes

Cara onde estavam esses Procuradores que apresentam denuncia contra o Presidente Lula; no processo do BANESTADO,onde esses caras estavam? porque até hoje não se prendeu ninguém,aliás, diga já de passagem foi arquivado,sabe quem arquivo?????um juizinho lá de Curitiba.
O maior evasão de divisas da história do mundo mais de US$30 bilhões. ninguém ouve mais falar de nada, RBS, grupo abril.rede globo,A Odebrecht,A Andrade Gutierrez,Queiroz Galvão, Camargo Corrêa,todas faziam parte dessa evasão, construtoras que estão denunciada no esquema da Petrobras… o principal objetivo dessa lava-jato e pegar alguém de uma desa contrutoras que delate o Lula,porque o principal objetivo e Prender o Lula e tornar ele inelegivel,entenderam, para que ele não seja condidato porque se ele for ele ganha, então o golpe esta emcurso ,tira se io Lulla ,e agente executa o plano do tio sam” USA”
este e o Brasil que vivemos,e continuamos de braços cruzados,sem reação,porque confiamos na justiça ,que justiça,? essa palhaçada que vemos a cada espetáculo desses procuradores fanfarrão,com ao apoio de parte da justiça,que justiça? apoio da mídia esta mesma midia que sonega impostos,manda rios de dinheiro pra fora.
Uma justiça seletiva ,e o pior e que vemos outros grandes exemplos como o Aécio 5 vezes citado no próprio lava jato,O Cunha estão soltinhos….rindo da nossa cara, com o apoio da “justiça” gilmar mendes

Cláudio

Este país somente será uma nação, quando houver derramamento de sangue. Necessitamos urgentemente de uma PAREDON em nosso país. aécio, alkmin, dellagnol, gilmar, o mordomo dos usa, etc…. todos deveriam ser executados sumariamente por traição à pátria.

Helena/S.André SP

Em que raio de Faculdade de Direito se formou esse Dallagnol. Vou fugir de tudo que é advogado formado nessa Faculdade, pois se procurar os serviços advocatícios desses advogados corro o risco de vítima virar ré. Esse cara está desvirtuando tudo que ele aprendeu na Faculdade. Estou começando a duvidar que ele chegou a se formar ou se formou comprando o diploma. Tá de gozação com a nossa cara!

Dilma Coelho

Por que os advogados do LULA não invertem o esquema, processem esses canalhas que xingaram o LULA de anta. Querem tumultuar então o façam ver o que é bom. Esses calhordas, cretinos, imbecis, precisam sentir na pele. Arranjem o que puderem para processá-los. Eles não valem nada. Aqui é a terra de gente como o LULA, eu e outros dignos, esses imorais estão fazendo aqui o quê, exatamente?

FrancoAtirador

.
.
Bom Resumo:

https://pbs.twimg.com/media/CsWIIXEWYAA2d62.jpg

https://twitter.com/viomundo
.
.

Jose Borges

Agora so falta condenar o LULA pelo CONJUNTO DAS OBRAS, do ape e do sitio…

Ligia

Lula 2018.

clodoaldo

Este Lula é mesmo um despreparado, ele monta, coordena e lidera um esquema de corrupção (o maior do planeta, sistema solar, galáxia, universo) para dar, segundo documentos e delações dinheiro ilegal e em quantidades astronômicas a seus maiores adversários e ainda ficar com uma quantia muito menor. Por isso deve ser preso o mais rápido possível, pois o bobo (e nem um de seus familiares) comprou apto em Paris, não possui dinheiro na Suíça e nem em Liechtenstein, não recebeu por meio de Furnas, deve ser preso logo. Além do mais inventou fraudes como Luz para Todos, Fome Zero, Bolsa Família, pagamento de dívida externa, ENEN, Proúni, etc, bandido.

roberto

Esse procurador com nome de remédio para prisão de ventre, ao afirmar que o Lula é o chefe máximo de um esquema de corrupção jamais visto no país, mesmo sem ter jamais estado em nenhuma lista de corrupção ou tendo contra si qualquer prova de coisa alguma, só mostra definitivamente, que lá no MPF , o cigarro foi trocado pelo baseado.

Messias Franca de Macedo

… Este procurador com nome de xarope deveria ‘vazar’ “o domínio do fato ‘delle’ no CUnha que o pariu!…

Messias Franca de Macedo

CRI-MI-NO-SOS! CRIMINOSOS!

Moleques, vagabundos, irresponsáveis…
Estes procuradorezinhos concurseiros de merda se aproveitam de um ambiente supostamente democrático para perpetrar barbaridades e atrocidades!
Cambada de alienados representantes de uma IMUNDA, INEPTA &$ [mega]CORRUPTA Casa Grande!
(…)
E quem irá processar estes safados da operação midiático-golpista ‘Lava [DEMoTucano-PMDBosta a]Jato’?!
Ademais, movidos a jabá dos bandidos patrões, os congêneres imbecis sopradores de microfones das emissoras de rádio aproveitam para difamar o eterno presidente Lula e a honrada senhora Marisa Letícia!
“Canalhas, canalhas, canalhas!”
Pilantras aloprados &$ desavergonhados!
Repito:
Quem irá processar estes INFAMES safados integrantes da ‘PORCA-tarefa’ da Operação midiático-golpista ‘Lava [DEMoTucano-PMDBosta a]Jato’?!

EM TEMPOS NAZIGOLPISTAS:
estes irresponsáveis aprendizes de fascitoides deveriam lavar a boca podre antes de atacar a reputação do melhor presidente da história do Brasil!

CPI do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA JÁ!
Se nós estivéssemos numa país minimamente decente!
Enquanto a patifaria do golpe vagabundíssimo prossegue, nós continuamos a sustentar nababescamente estes salafrários!…

“Canalhas, canalhas, canalhas!”
Abjetos terroristas &$ nazifascigolpistas!

    Messias Franca de Macedo

    … Estes marginais psicopatas não poderão continuar impunes!
    Para o bem do Brasil, para o bem da civilização, punição exemplar!
    Cadeia!
    Cadeia nestes descompreendidos e desassuntados de uma figa!

    Messias Franca de Macedo

    “Criamos um monstro!” Por jurista Sepúlveda Pertence

Fernado

O que o Deltan Dallagnol quer é o Dizimocracia..o governo regido pelo dizimo ai pode!!!

FrancoAtirador

.
.
O Brilho no Olhar e o Sorrisinho do Beato Dalanhól
diante da Pergunta do ‘Repórter’ do Site Antagonista
diz tudo o que foi essa Operação Lava-Jato (OC-PPP).
.
.

Pedro Augusto Pinho

A que ponto chegou o Judiciário brasileiro que ao invés de uma denúncia ser feita ao juízo competente é realizada em entrevista coletiva à imprensa. Dá vergonha e nojo. A reação poderá ser tão agressiva quanto esta atitude do MP.

maria nadiê rodrigues

Para mim, e para a torcida do Flamengo, como sempre faz Moro, é preciso uma hora de um certo dia para chegar a alguma nova operação. E o dia de hoje foi o indicado para levar o nome de Lula ao início de mais um calvário, visto que dos tantos que viveu, um deles foi o câncer.
Se Dilma, sem manchas, caiu como uma improba; se Cunha – o probo por tanto tempo – também caiu, por que Lula – quem é Lula? – não cairia.
A luta para encontrar provas contra o Homem vinham de muito. Uma hora é o filho chamado a depor como dono da Friboi, e outras coisas; o outro filho também já foi convocado, bem como Marísia para depor, e quanto a lula, até condução coercitiva sem base legal; ou grampo no telefone para não ouvirem nada comprometedor. E, assim, as coisas vinham acontecendo sem que o nome do Ex-PRESIDENTE se encontrasse em nada e coisa nenhuma. Ilações não faltaram, sobretudo de gente desqualificada e bandida como Delcídio, ou Cerveró. E o nome do cara lá, sempre lá nas bocas malditas e venenosas da Globo, e de todas as emissoras que a seguem, sem contar com VEJA aos finais de semana, sempre destilando mais venenos.
As eleições municipais estão aí, portanto, hora melhor não há pra encher a boca dos que são contra o PT. Hadad que se cuide, pois hoje mesmo vai ouvir horrores da proba petista-traíra.
Por fim, nada ais justo que seguir a lei alemã que JB implantou no Brasil para condenar Dirceu.
Lula é o general, o comandante, e pra agradar os midiotizados, não terá salvação.

Alexandre

Alguém tinha alguma dúvida disso? Esses que se travestem de procuradores, que aliás procuram e quando não acham nada inventam, recebem salarios do nosso bolso!São sem nenhum pudor totalmente parciais, partidários do PSDBosta… Porque o Aecim eles não investigam? Denúncias não faltam. Povo na rua! Não vai haver trégua!…mesmo sob chuva de bombas e cacetetes!…

eu

Eu espero que agora mude um pouco esse discurso de “confiamos na justiça do país”.
Indiciamento feito por encomenda.
República de bananas, povo de terceiro mundo.

Deixe seu comentário

Leia também