Luana Tolentino: Quando homens e mulheres são tratados como ratos

Tempo de leitura: 2 min

por Luana Diana dos Santos Tolentino

Domingo. Final do campeonato estadual entre o Galo Mineiro, meu time do coração, e o Cruzeiro, nosso maior rival. Enquanto almoçava, acompanhava pelo rádio os últimos detalhes do clássico. A transmissão foi interrompida com a notícia de que moradores de rua do Santa Amélia, bairro de classe média de Belo Horizonte, haviam sido envenenados. Sem acreditar no que acabara de ouvir, acessei a  internet na tentativa de descobrir o que realmente havia acontecido. Para minha tristeza, era tudo verdade.

As notícias davam conta de que nove mendigos, entre eles uma mulher,  haviam bebido cachaça misturada com chumbinho. Felizmente todos foram socorridos a tempo e não correm risco de morte. Segundo testemunhas, no mês anterior houvera outra tentativa de extermínio. Foi oferecido aos moradores de rua comida envenenada, mas desconfiados, não chegaram a consumir o alimento. No dia seguinte, um cachorro apareceu morto após ingerir a refeição.

Num ano marcado pelas declarações absurdas de Bolsonaro e Rafael Bastos, nenhum fato causou-metanta consternação quanto o episódio envolvendo os moradores de rua. Alguns podem citar o massacre de Realengo, mas na escola do Rio, ficou comprovado que Wellington de Oliveira, autor dos disparos, possuía distúrbios mentais. O algoz da do Santa Amélia agiu em sã consciência e de forma premeditada.

Não me restam dúvidas de que o autor do crime sabia que o vício de álcool e drogas acomete boa parte daqueles que fazem das ruas sua morada. Um estudo realizado no ano passado pela  FIPE – Fundação Instituto Pesquisas Econômicas de São Paulo revelou que 3 em cada 4 moradores de rua consomem entorpecentes. Por muito pouco, não foi um crime perfeito. Até o momento, ninguém foi preso.

Vale lembrar que “caçar” mendigos é uma prática antiga no Brasil. Nos anos de 1930, sob a ideologia do “movimento higienista”, a população de rua foi duramente perseguida. Era preciso dar ao paísl ares europeus, e uma das formas de alcançar tal intento seria confinar a classe pobre em regiões distantes dos centros urbanos. Trazendo a questão para a contemporaneidade,  quem não se lembra do índio Galdino, queimado por  jovens em Brasília em 1997?  Recorri a minha caixa de recortes de jornais, e encontrei uma reportagem da Folha de fevereiro de 2007, onde lia-se: “Praça da República tem bancos antimendingos”. Coisas do Kassab. Serra criou medidas com a mesma finalidade. Somente no ano passado, 32 moradores de rua foram assassinados em Maceió.

Em Belo Horizonte, a população de rua aumenta a cada ano. Pouco se tem feito para solucionar o problema. Não faz muito tempo o jornal Estado de Minas estampou na capa que “os moradores de rua estavam tomando conta da Savassi”. Explico. A Savassi é uma das regiões mais nobres de Belo Horizonte. Daí a preocupação do jornal. Com a proximidade da Copa do Mundo, estejamos preparados para mais faxina nas ruas. As cidades precisarão estar livres dessa gente diferenciada.

A final do campeonato mineiro perdeu toda importância. Passei o dia remoendo esse caso. Fiquei imaginando como uma pessoa oferece veneno à outra, como se estivesse partilhando água ou comida.  À noite, ao passar pelas ruas do centro de BH, avistei do ônibus uma fila imensa de mendigos. Recebi um alento. Um casal distribuía sopa para homens, mulheres e crianças. Agora, não me interessa saber se essa atitude é a mais acertada. Fiquei um pouco mais aliviada ao perceber que ainda existem pessoas capazes de enxergar o outro como um semelhante, e não como ratos que precisam ser exterminados.

 

Luana Diana dos Santos Tolentino é professora e historiadora da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Poliana

Essa pergunta vai para EUNÃOSABIA:
Vc escreveu que a Luana parece ter o dom da premonição e como vc explica o fato de vc julgar as pessoas sem realmente conhece-las a ponto de dizer que as pessoas moram nos bairros diferenciados no meios de ricos…A final foi vc mesmo que escreveu ''A medida que o povo for se educando e se informado, vocês vão ficar sem ter a quem enganar''?

EUNAOSABIA

Gente, e o Palocci hein??? vai se segurar até quando???

Um assunto tão importante não merece uma única e mísera linha do blog?

Tem gente no governo que usa em defesa de Palocci e mesma lógica de Jaqueline Roriz, as malfeitorias foram feitas no passado e não interessam mais.

Vai entender esse moralistas de boteco.

Carlos

Esta atitude é a mais acertada. Matar a fome de quem não tem o que comer. O resto é ideologia barata. Já pensou se o presidente Lula fosse ligar para os adversários do bolsa família? Até hoje, considerável parte da população ainda estaria tomando sopa de capim.

Jeffersin

Os casos SE REPETEM EM TRES ESTADOS….São Paulo, Alagoas e Minas, todos eles governados pelo mesmo partido, aquele em que votou Mayara Petruso, Bolsonaro, muito provavelmente Boris Casoy, nas últimas eleições presidenciais.

Será mesmo que os eleitores, de bem, do PSDB vão continuar a ignorar "tantas coincidências"?

Cecilia Santos

Luana, os seus textos são sempre a expressão de uma pessoa sensível e crítica das injustiças sociais.
Aqui em SP eu vi a remoção de uma favela na gestão anterior do Alckmin, que coincidentemente (not) ficava em frente a um empreendimento de classe média que estava em expansão. Até teria sido louvável a transferência dos moradores da antiga favela para um conjunto habitacional, não fosse o fato de esse conjunto ficar situado no meio do nada, esquina com coisa nenhuma. Eu sempre passava por lá quando ia visitar um cliente, e me chamava a atenção que não havia nada perto do tal conjunto habitacional, escola, centro de saúde. Mas o cúmulo mesmo é que durante muitos meses não havia sequer um semáforo e faixas de travessia na altura do conjunto, que ficava na beira de uma estrada vicinal. Quer dizer, não é tão difícil a gente se sensibilizar por essas pessoas que foram levadas para quilômetros de distância de onde moravam e provavelmente trabalhavam, para um lugar sem nenhuma infraestrutura. Eu lamento pelo governo que temos e pela mentalidade de muitos dos meus conterrâneos.

Tácio Nunes

Na Bahia o finado ACM também ja fez "limpeza" com os mendigos, encheu o estádio da fonte nova deles.

FrancoAtirador

.
.
REPROTEÇÃO

Vamos aplicar a Lei de Proteção
aos pobrezinhos animais
que seriam racionais
e que só não o são,
porque, antes de o serem, morrerão
de fome, de frio, de churrio
de sede, de desnutrição.

Vamos aplicar a Lei de Proteção
aos nossos pobres vira-latas
que saíram lá das matas
invadiram tua cidade
e sem oportunidade
apodreceram nos portais.

Esses reles animais
são a tua própria escória,
mas também têm sua história
p’ra contar e p’ra cantar,
mas não paras p’ra escutar,
só cheiras seu fedor;
tua miséria interior
ensurdeceu o teu ouvido;
já não tens nenhum sentido
para a dor e para o amor,
mas, se resta uma razão,…

Vamos aplicar a Lei de Proteção…
.
.

JOSE DANTAS

Quando a idade avança, arranjar trabalho vai ficando cada vez mais difícil e se a pessoa é empregada da iniciativa privada acaba sendo despedida para ceder a vaga para alguém com mais disposição para o serviço. Normalmente ela tenta alguma atividade autônoma e poucas se dão bem. Resta a casa do parente que começa a ver o hóspede como um fardo e um belo dia se livra sele e a partir desse momento aquela pessoa já está na rua. Quais as opções que tem? tantar o suicídio, roubar os outros para sobreviver ou simplesmente parar na primeira esquina e se considerar um morador de rua, de forma até automática. É bom lembrar que uma crise no abastecimento de alimentos, provocada pelo tão defendido reflorestamento das áreas produtivas com certeza eliminaria no mínimo a opção da casa do parente para o desempregado.

jose

Caro Azenha,
Tá na hora de exigirmos da ANVISA que recolha esse veneno – Chumbinho – que é vendido livremente nos "aviários", loginhas espalhadas na cidades. O princípio ativo é a stricnina, cuja comercialização está proibida no Brasil há muitos anos. Muitas pessoas já se envenenaram com este tal chumbinho, inclusive o filho de nossa empregada aqui em Curitiba. Você que tem acesso aos meios de comunicação talvez possa fazer algo. Já conversei com profissionais de saúde, mas não deu em nada. Quem sabe uma reportagem no Jornal da Record, denunciando a importação clandestina (que parece vir dar China, mas não tenho certeza) e esclarecendo a população sobre o perigo que o chumbinho representa? Se for possível, desde já agardeço. Prof. Dr. Jose Miguel Rasia
UFPR _ Curitiba

    JOSE DANTAS

    Quando se quer matar qualquer coisa serve como arma. O chumbinho é apenas mais uma, nesses casos já utilizaram gasolina, pedras, paus, além das balas disparadas através de armas de fogo que as pessoas de bem estão proibidas de possuir em casa para se defender de marginais que se aproveitam dessa fragilidade e, armados até os dentes, comandam a situação e abusam da violência.
    A propósito onde andam aquelas pessoas que queimaram o indio? Se já é difícil de elucidar esse tipo de crime contra moradores de rua, a impunidade para os criminosos quando pegos pela polícia é um estímula a essa bestialidade.

Silvia

Achei um máximo seu texto prima! É incrível mesmo como as pessoas estão se transformando em não sei o quê, pois isso não deve ter nem nome e não pode ser chamado de um ser que seja humano. bjos

Zenha

Boa análise Luana, quando escutei tal notícia tb fiquei estarrecido com tal ato inescrupuloso de belo horizontinos sem coração!!!! Sei que nao é a hora mais adequada para alfinetar, mas acredito que o seu dia perdeu a importancia devido a seu time ser novamente VICE campeão, mendigos são tratados desta forma (como voce mesmo citou) desde 1930 ou ate bem antes disso, no pos escravidão quando os libertos foram para as ruas e nao tinham o que comer ou trabalhar… mas isso nao tira nenhum merito de sua análise nao e sua INDIGNAÇÃO, que tb é a minha!!!!
abraços!!! bom post Azenha

MARCO AURELIO

Existem também denúncias que a prefeitura de BH tem homens contratados para sair de madrugada bater nos mendigos e tomar o cobertor deles

Marcelo Fraga

Na sociedade capitalista, quem tem menos dinheiro é visto como inferior.
Por isso algum imbecil (melhor dizendo, assassino) se sentiu incomodado com a presença dessa gente "inferior" e decidiu dar cabo deles.

EUNAOSABIA

Vocês são mesmo uns doentes… pessoas carregadas de fanatismo e ódio..

Considerações…

1. O fato em si é odiento mesmo.
2. Essa senhora chamada Luana, parece ter o dom da premonição, ninguém sabe quem cometeu esse ato, mas pelo fato de ser em bairro nobre, a senhora Luana com todo o seu poder premonitório, (devia estar ajudando a polícia a desvendar crimes, ela sabe tudo), concluiu claro, que isso só pode ter partido dos abastados e malvados moradores das cercanias.
3. Como ninguém sabe quem cometeu o ato, quem garante que não foram os próprios mendigos que praticaram a ação contra um grupo deles mesmo??? há registros disso inclusive…ora, da mesma forma que esse senhora parece concluir que essa ação se deve aos morados malvados e sem coração do bairro, posso ou não tirar a conclusão que desejar?
4. Ela viu mendigos sendo atendidos com o serviço de oferta de sopas e alimentos, ""recebeu um alento" segundo ela. será que esse casal que praticava esse ato de caridade não era um dos ricassos que vocês tanto odeiam??? vai saber…
5. Claro, não podia faltar um link com Serra e Kassab…. meu… aqui em São Paulo, até igreja tem barreiras contra mendigos. EM TEMPO: eu nunca vi aqui em sampa banco de praça anti mendigo…

Vão se tratar rapaz, esse ódio de classes que vocês manifestam aqui e nesse tipo de blog já encheu a paciência, vocês não gostam de pobres não, vocês mesmo fazem questão de morar longe deles…vocês sempre que podem moram é nos bairros dos diferenciados isso sim, moram e vivem no meio dos ricassos, frequentam o mesmo ambiente…ou eu estou mentindo???.. vocês fazem é usar essa massa de ignaros a favor de sua luta política rasteira e demagógica.

A medida que o povo for se educando e se informado, vocês vão ficar sem ter a quem enganar.

Me engada que eu gosto, Luana Santos.

    Luana Santos

    Prezad@, Eunaosabia.

    Ao contrário do que você disse, sou gente diferenciada, moro na periferia de Bh. E me orgulho muito quando vejo que pessoas de classes mais abastadas são capazes de sair de uma zona de conforto e olhar para o outro como um semelhante, como mencionei no texto. Tenho a sorte de conhecer várias pessoas assim. Solidariedade, respeito e aversão às injustiças, a meu ver, independem de classe social.

    De qualquer forma, talvez eu realmente esteja enganada nas minhas premonições. Os mendigos do Santa Amélia devem ter feito um pacto de morte, como aqueles que vemos nos filmes norte-americanos. Em comum acordo, decidiram ingerir cachaça com chumbinho, mas depois se arrependeram e resolveram chamar o Samu. Nasce aqui um novo post: "Mendigos de Bh fazem pacto de morte e ingerem chachaça com chumbinho". Abraços FRATERNOS!

    Luana Diana dos Santos
    .

    EUNAOSABIA

    Senhora Luana Santos… eu só quero destacar que……

    1. O fato da pessoa ser rica ou ter posses, não a tornam boas ou más de caráter. O caráter da pessoa não depende de seu estamento social.
    2. Eu vejo todo o tipo de discriminação por onde ando, claro que de forma velada… aqui em São Paulo mesmo… isso é comum, mas não parte necessariamente de pessoas ricas não…. outro dia eu estava na fila do Carrefour do shoping…me fugiu o nome.. fica na marginal pinheiros…dá pra ver onde os cavalos correm de lá… pois bem…eu estava naquela fila de poucos volumes, como são muitos caixas, normalmente quando soa a campainha, a gente fica uns 5 segundos procurando que caixa está chamando… eu estava nessa fila, atrás de mim um casal de nordestinos de forte sotaque, não eram brancos não…quando a campainha soou, eu fiquei procurando… o homem então tascou…"""é aquela negrinha ali"".. baixinho no meu ouvido..entende??? a caixa era uma mocinha negra…
    3. Essa lenga lenga de ricos contra pobres na minha opinião é meio forçar a barra…acho que usam essa gente como massa de manobra político eleitoral… como falei… nem todo rico é mau caráter e nem todo pobre é boa praça, a índole da pessoa não varia em função da renda.. ou varia???
    4. Eu estranhei o seguinte, pelo que li, a senhora de pronto concluiu que esse crime tem como autor algum morador desse bairro de classe alta…eu também não creio que esses mendigos do santa amélia tenham o seu próprio Jim Jones e tenham decidido partir em busca da paz celestial, mas não se pode dizer que os responsáveis por isso sejam os moradores do bairro, afirmar isso com certeza é no mínimo leviano… a senhora não acha??? há casos em que eles mesmo se agridem…usuários de drogas… essas coisas… afirmar que os responsáveis são os moradores do bairro pra mim é no mínimo ter o dom da premonição…
    4. O que Serra e kassab têm a ver com isso??? moro em São Paulo, e nunca vi banco de praça anti mendigo…se tiver eu desconheço… nem sei como pode ser feito….
    5. Acredite, estamos no mesmo barco, passei boa parte da minha vida fazendo trabalho social, lugares onde ninguém chega, ninguém vai, ninguém se quer tem meios para chegar, por força da minha profissão eu tinha que ir, e vi muita miséria e injustiça em minha vida, acho que pelo menos um pouco eu pude levar a mão amiga a quem precisava.

    Eu fiquei com a impressão de que se a pessoa tiver uma renda elevada e morar num bairro de alto padrão, isso por si só já o tornam uma pessoa com falha de caráter, um "malvado""… se assim for, toda a cúpula do PT paulista está nesse barco…. são todos abastados e só moram onde mora a nata da elite paulistana….desconheço petista que more na zona leste….

    Olha.. ricos contra pobres… pretos contra brancos…esse modo de fazer polítca rebaixa o debate..

    Saudações…

    João

    Caro Eunaosabia:

    Sem querer sem academicista demais, Thompson, historiador inglês, após muito estudar concluiu que a consciência vem pela experiência. Em outras palavras, pela lógica thompsoniana, é mais fácil alguém oriundo das classes baixas ter a consciência (ainda que limitada) do que alguém abastado.
    O que vemos na mídia, há anos, são casos de agressores de classe média alta contra moradores de rua, ou membros de minorias. Lembra do Índio Galdino? O que aqueles rapazes agressores (que mataram o Índio queimado em Brasília) disseram, lembra? "Pensamos que era um mendigo" (essa frase nunca me saiu da memória).
    Também a história nos mostra que políticas eugenistas já foram usadas no Brasil. Será que já foram, ou ainda são?
    Logo, inferir que o envenenamento ocorrido em BH tenha vindo de gente "abastada" (é incrível como a classe média brasileira não tem, na sua grande maioria, o sentimento de classe trabalhadora, pois tirando alguns Profissionais liberais, são todos empregados) não é de todo inacreditável.
    Concordo com você que nem todo rico é calhorda, e que nem todo pobre é gente boa. Mas, convenhamos, a proporção de ricos "gente boa" é bem menor do que a de pobres com o mesmo adjetivo.
    Também já trabalhei com populações em estado de risco social, e sei que a grande maioria deles é gente boa, ordeira, que quer apenas um trabalho e dignidade para viver e sustentar a sua família.
    Quanto aos "ricos" (classe média abestada, como diriam nossos amigos nordestinos)…são, na sua grande maioria reacionários, e eleitores do Serra, Alckmin e Kassab.

    EUNAOSABIA

    João, vou lhe responder pois senti que você veio na boa…. mas velho.. sem querer ofender… você deve ser um grande telespectador da novela das oito… larga mão desse lenga lenga de que pobre é melhor do que alguém só pelo fato de ser pobre, a generosidade não varia em função da renda.

    ATENÇÃO: Não se pode tirar conclusão alguma sobre este caso, digo, se quem envenenou os mendigos seja mesmo morador do bairro, isso é grave, só pelo fato de ser em bairro nobre, não quer dizer nada, tem que investigar….

    Velho, o Azenha mora em Higienópolis, já pensou se um mendigo morre envenenado nas cercanias onde ele mora… ocorre que por essa lógica tosca de alguns por aqui… e sua também até certo grau… o Azenha estaria imediatamente no rol de suspeitos só por morar em Higienópolis e ter uma renda alta…

    Entendeu?

    EM TEMPO, o Shoping a que eu me referi é o "El Dorado"… batia ponto ali aos sábados, ia sempre tomar uma jarra de vinho no "La Buca Romana""… faz tempo que não vou mais…

    Outra coisa João… por esse mesma lógica de vocês,quem é rico hoje e veio da pobreza, e olha que tem muita gente nessa situação, de forma automática deixou de ser uma pessoa magnânima e passou a ser um mau caráter.

    dukrai

    Carmem Leleporace, mudando de nome mais uma vez depois da esculhambada que levou por aqui rs?
    1 – descoberta fantástica. consultou os universitários?
    2.1 – o "casal de nordestinos de forte sotaque" eram turistas?
    2.2 – a parte masculina do "casal de nordestinos de forte sotaque" usa a expressão negrinha e vc "mocinha negra". racista igual, só que vc não se constrange.
    3 – "acho que usam essa gente como massa de manobra político eleitoral". vou vomitar.
    4 – virou piada, maibródi/maibróda: "decidiram ingerir cachaça com chumbinho, mas depois se arrependeram e resolveram chamar o Samu"
    5.1 – a sua canoa tá furada, vaya com Dios, cabrón.
    5.2 – fico impressionado com tanta bondade rs
    5.3 – esses petralhas …
    5.4 – rico, pobre, preto, branco, tudo igual e votaram na Dilma.

    Marcia Costa

    Maravilhosa resposta Luana… tadinho do eunãosabia que bem sabia….

    dukrai

    trollxa, vc perdeu o emprego e agora tá trabalhando como voluntário? se qualquer um pode tirar a conclusão que quiser, então eu posso achar que foi tentativa de suicídio coletivo, não é? e aqui, ó meu, essa sua tentativa de se passar por morador de sampa kkkkkk é uma piada, arranja outra e aprende a escrever, ricasso é dar arrepios.

    Marcelo

    Ô espertão, se você critica o pessoal que frequenta estes "blogs sujos" por que você entra aqui. Sai fora, não tomou as gotinhas hoje??

    Ostermann

    Exatamente o que penso, EUNAOSABIA.
    Não apenas o patrulhamento doentio contra qualquer pessoa que não seja "diferenciada" , mas especialmente o perfil dos comentaristas, postando sobre a revolução dos miseráveis via smartphone e sentadinhos no boteco de playboy comendo bolinho de bacalhau e Bohemia.
    Alguns até usam chapéu Panamá legítimo (ainda vou ter um…haha), aparelho ortodôntico (nem precisava; já é bonita) e óculos de griffe (chique no úrtimo).

    M. S. Romares

    Seu carmen voltou!!!!!! Cada vez com um codinome diferente. Sua ausencia preencheu um enorme vazio.

leo

só uma correção, Luana: "Galo Mineiro" é pro CalaBocaGalvão, Galo só tem um.

monge scéptico

É a òtica iluminatti; eliminar os incapazes, ao invés de tentar abertamente recupera-los.
Muitos de nś mesmo estando em atividade, somos vistos quem sabe? Assim também

Margarida

Parece que os bons valores neste país deixaram de existir. Eu não sei como uma pessoa que faz um trabalho deste pode dormi, mas dorme, porque não tem sentimento de culpa, não aprendeu a ver o outro como seu semelhante, não lhes passaram valores de dignidade, só os valores de que tudo pode, porque vivemos em um país onde não se há mais justiça.

Gerson Carneiro

Nos bons tempos dava-se esmola para matar a fome dos necessitados; atualmente dá-se esmola para matar os necessitados. Triste constatação.

    Larissa Dias

    Ora Gerson essa historia de matar a fome dos encessitados, nas metrópoles é só conversa pra boi dormir. Ou é uma ONG que vive disso, logo faz da comida do mendigo um meio de ganhar dinheiro, e aqui em Belo Horizonte há várias caridosas (?); ou é mesmo pra dar comida matadeira. Mundo cão.

    Gerson Carneiro

    Eu disse "Nos bons tempos".

    rodrigo.aft

    Gerson,

    fugindo um pouco do tema, mas falando em comida, vc e o Edu estão disputando "a barriguinha primária mais diferenciada"?

    teu cartaz tava ótimo, mas olhando pro resto da foto, vc só poderia ir num churrasco diet… tipo cenoura assada, chuchu assado, carne, só tofu imitando frango, espeto de queijo, nem pensar, talvez só vinagrete com pão diet e olhe lá… kkkkkk
    (adescurpa, mai nóis é meio engraxadinho…. não deu pra evitar…)

    d qquer maneira, parabéns a vc e aos outros por terem participado (com cartaz diferenciado e tudo)!!!
    (meio atrasado, mas não esqueci)
    inté!

    Gerson Carneiro

    Além da distorção na imagem provocada por esses computadô muderno, tem o fato de que a gente vai ficando véi, vai ficando rico, e vai ficando barrigudo :)

Lazlo Kovacs

Azenha, há aqui um caso envolvendo o espancamento de um homem negro por um segurança nas Lojas Americanas. Ele perdeu a visão e a audição. Por favor, coloque este caso . Existe um link aqui, em http://www.correiocidadania.com.br/content/view/5

    Silvia Palenque

    Se o homem espancando fosse branco, você ia dar esse destaque…?? """um homem negro??"""

    Sim ou não?

    Viviane

    Já eu devolvo a pergunta: se o homem fosse branco, ele seria espancado? #desenterrandoopost

paulo

Excelentes palvras , Luana . Parabéns !!!
Abçs , Paulo

João

Com tanta intolerância sendo disseminada pela mídia (principalmente depois das eleições para Presidente no ano passado) não poderíamos esperar coisa diferente.
Esquadrões da morte, gangs de adolescentes da classe média alta que agridem outros por serem "homossexuais", gente que vive nos canais de televisão dizendo que homossexualimo é coisa do "demônio" (e que tem cura),…esta propaganda toda, com certeza, influi no comportamento de alguns desajustados que saem atrás dos "culpados" por sua vida medíocre.

    Roderick

    Sem contar os portais de noticias (tipo Terra) que permitem todo tipo de manifestação racista e xenofóbicas em comentários.

    Elton

    Que bom ler esse comentário, sempre menciono isso aqui no viomundo. É de dar nojo ler os "comentaristas" do terra. E se quiser descobrir identidades, descobre!

    Amanda

    E vai fazer o que com eles se no Brasil não há vaga na cadeia nem pra latrocida?

Messias Macedo

[Data venia acautelatória]

VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE – BAHIA
16/05/2011
Fonte: http://www.sindsaudeba.org.br/conteudo.php?ID=150
###########################
… No sentido de materializar a valorização (remuneração compatível e justa) dos servidores da área da saúde, estas Conferências são tão profícuas quanto enxugar gelo! Servem mais aos gestores tecnocratas e suas bravatas, tribuna para [pretensos] políticos oportunistas… E não deixa de ter um coffee break & coisa & tal…
Voltando (sic) às nossas barrigas e bolsos, digamos, subestimados, a tal da *mais-valia: neste pós-greve, por acaso foi constituída alguma comissão tripartite (governo/SindSaúde/Sindimed) objetivando o estabelecimento de alguma interlocução Estado/servidores da SESAB?… Ou teremos [mais] um inverno de silêncio?!… E, aí, teremos que torcer pelo calor do verão a nos embalar uma nova greve?! Sendo assim, não tem mesa [de negociação!] que suporte, este leva e traz! Só mesmo um cafezinho!…
*um lembrete aos ex-sindicalistas ora na governança da opressão: não há espoliação mais nefasta do que a exploração do trabalho humano!… Lá eles estão preocupados com a qualidade do SUS!…

Bahia de ‘Nois’ Bananas
Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Messias Macedo

    … Ou seria data venia acautelatório?!…

    Bahia de ‘Nois’ Bananas
    Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

AugustoJHoffmann

Essas coisas é que chamam de lutas de classes ou nada haver? Ou é a teoria do Charles Darwin? Se conseguirmos parar, onde será?

jose

Horror, puro horror! Quando vamos dar um basta ao fascismo cruel que nos assombra constantemente com ataques covarde? Que a polícia encontre os culpados e que a justiça os puna exemplarmente!
Falando em Fascismo, não vai acontecer nada com o Bolsonaro?

Marat

Será que é tão difícil assim, vermos o "outro" como um irmão, como um ser humano a ser respeitado e auxiliado? Será que precisamos ser mesquinhos, egoístas e… assassinos?
O que leva essas pessoas a cometerem um ato tão desonesto, sórdido e cruel?
Muitos de nossos cidadãos estão doentes moralmente. Tivéssemos uma polícia, um executivo e um judiciário decentes e honestos, a justiça operaria sobre esses monstros!

Regina Braga

Luana,amei o texto…amei saber ,que ainda existe, voz, para os moradores de rua. Que ainda somos humanos…que ainda podemos ficar indignados.Que o núcleo de Violência da USP,faça coro com vc.Parabéns e Obrigado.

Gustavo Pamplona

Eu como sou de BH já tenho notado isto… outro dia mesmo na rua Guarani no centro da cidade vi uma mulher (acho que era da loja em frente) oferecendo um marmitex a um mendigo na calçada.

Somente não posso prcisar se ele estava envenado ou não… já que eu tive que pegar um ônibus logo em seguida.

FrancoAtirador

.
.
PERFEIÇÃO
(Renato Russo)

Vamos celebrar a estupidez humana,
A estupidez de todas as nações,
O meu país e sua corja de assassinos
Covardes, estupradores e ladrões…
Vamos celebrar a estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso Estado que não é nação…
Celebrar a juventude sem escolas
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião…
Vamos celebrar Eros e Thanatos
Persephone e Hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade…

Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta de hospitais…
Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e a difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras e seqüestros…
Nosso castelo de cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda a hipocrisia e toda a afetação
Todo roubo e toda indiferença
Vamos celebrar epidemias
É a festa da torcida campeã…
Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar o coração…
Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado de absurdos gloriosos
Tudo que é gratuito e feio
Tudo o que é normal
Vamos cantar juntos
O hino nacional
A lágrima é verdadeira
Vamos celebrar nossa saudade
Comemorar a nossa solidão…

Vamos festejar a inveja
A intolerância,a incompreensão
Vamos festejar a violência
E esquecer a nossa gente
Que trabalhou honestamente a vida inteira
E agora não tem mais direito a nada…
Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta de bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror de tudo isto
Com festa, velório e caixão
Tá tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou
Essa canção…

Venha!
Meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão!

Venha!
O amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça.

Venha!
Que o que vem é Perfeição!…

[youtube BbkgTIGPRb4&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=BbkgTIGPRb4&feature=player_embedded youtube]

    José Ribeiro Jr

    Bem lembrado! Eternamente Legião Urbana!

    FrancoAtirador

    .
    .
    Renato Russo: Poeta imortal !

    Mas antes de tudo: Um grande ser humano !
    .
    .

Mario

Qual será a piada que Danilo Gentili fará sobre isso?

waleria

Que monstruosidade.

GilTeixeira

Aqui em Sampa estão queimando mesmo, 2 em uma semana e na mesma região da cidade que não é (mais) nobre.

ratusnatus

Obviamente se trata de um serial killer. Quando acabarem os mendigos ele acha outro tipo de gente para matar.
O pior é que a polícia não vai nem investigar. Pra não falar do MP, rsrsrs, uma piada de mal gosto.

Isso é comum em qualquer lugar do mundo. Serial killer inicia matando aqueles que não são investigados, mesmo que sejam assassinados.

abraço

    Amanda

    Obviamente.

Deixe seu comentário

Leia também