Lindberg Farias ajuda a enterrar projeto que criminalizava homofobia

Tempo de leitura: 4 min

HOMOFOBIA

18/DEC/2013 ÀS 17:45

Silas Malafaia celebra sepultamento do PLC 122

do Pragmatismo Político

Após o apensamento do projeto de lei 122/2006 ao projeto do Novo Código Penal por parte dos senadores, o consenso geral entre favoráveis e contrários é de que a proposta da ex-deputada federal Iara Bernardi [Nota do Viomundo: Leitor informa que ela ainda é deputada] foi “sepultada”.

Através do Twitter, o pastor Silas Malafaia – um dos líderes evangélicos que mais se opôs ao PL 122 – comemorou abertamente a conquista e agradeceu o empenho dos parlamentares da bancada evangélica, como o senador Magno Malta (PR-ES), que influenciou a tomada de decisões dos demais parlamentares.

“PLC 122 acaba de ser enterrado no Senado. A Deus seja a glória. Parabéns aos senadores Renan Calheiros, Magno Malta, Lindberg Farias e outros. Não adianta chorar ou xingar o PLC 122 foi para o ‘espaço’. Nada de privilégios para ninguém. Homo, hetero, religioso ou não, lei é pra todos […] Vitória do povo de Deus que esta aprendendo a usar os direitos da cidadania.Valeu o bombardeio de emails para os senadores. Ainda tem mais […] 7 anos de lutas incluindo processos, calúnias, difamação e etc. Vitória da família, bons costumes e da criação pela qual Deus fez o homem. Ainda tem muita coisa que precisamos estar atentos. São mais de 800 projetos no Congresso para destruir os valores cristãos. Não vão nos calar”, escreveu o pastor em seu perfil.

O “sepultamento” do PL 122 se deu através de um requerimento apresentado pelo senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), que diante da falta de consenso a respeito do projeto, propôs que o debate sobre as propostas do texto fossem incluídas nas discussões do Novo Código Penal, que o Senado vem elaborando com a consultoria de juristas renomados.

Entretanto, as propostas mais radicais do PL 122, que eram consideradas privilégios aos ativistas gays – tiveram um destino definitivo com a aprovação de um requerimento de Magno Malta que exclui os termos “gênero”, “identidade de gênero”, “identidade sexual” ou “orientação sexual” do Novo Código Penal e dos parágrafos relativos ao preconceito.

No Twitter, o ativista gay e deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) queixou-se do final que o PL 122 teve no Senado, e atacou as lideranças evangélicas que lutaram pela reprovação do projeto enquanto ele tramitou.

“Lamento a aprovação do requerimento do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) que apensa o PLC 122 ao projeto de reforma do Código Penal. Apesar do pedido de votação nominal feito pelos senadores Suplicy e Randolfe, não foi suficiente para superar os votos favoráveis. Na prática, isto significa o enterro definitivo de uma luta de 12 anos desde que o PLC 122 começou a tramitar no Congresso. As minhas críticas e questionamentos ao PLC são públicas, mas sempre defendi sua aprovação, mesmo achando necessário um debate mais amplo. Defendo porque a derrota desse projeto seria uma vitória do preconceito e dos discursos de ódio. Contudo, infelizmente, o que aconteceu hoje é o final de uma ‘crônica de uma morte anunciada’. Longe de promover um debate sério, a bancada governista cedeu à chantagem dos fundamentalistas, como o gov. Dilma tem feito desde o início. Cada novo substitutivo do projeto, cada nova alteração, cada novo adiamento significou um retrocesso. Foi tanto o que cederam (para garantir o ‘direito’ dos fundamentalistas a pregar o ódio) que do PLC-122 original só restava o título. E foi esse título que enterraram hoje!”, disse Wyllys.

O deputado afirmou que, na Câmara, tentará mudar o texto do Novo Código Penal para incluir novamente as propostas “sepultadas” com o PL 122 e com o requerimento de Magno Malta: “A comissão responsável pelo projeto do Código Penal aprovou o relatório do senador Pedro Taques, relatório que exclui as referências a “gênero”, “identidade de gênero”, “identidade sexual” ou “orientação sexual”, acatando as emendas de Magno Malta, senador publicamente conhecido por se opor ao reconhecimento da cidadania para a população LGBT. Estamos atentos e alertas para quando o projeto do Código Penal chegar à Câmara, já estudamos a apresentação de uma proposta mais ampla. Proposta esta que enfrente de maneira sistêmica os crimes discriminatórios! Proposta esta que garanta políticas públicas e ferramentas legais de proteção contra todas as formas de discriminação! Proposta esta que também promova a educação para o respeito à diversidade!”, escreveu o deputado federal.

A lista

O apensamento do PL 122 ao projeto do Novo Código Penal não foi aprovado por unanimidade. O então relator do projeto na Comissão de Direitos Humanos do Senado, Paulo Paim (PT-RS) emitiu parecer contrário à proposta de Eduardo Lopes, e pediu votação nominal como forma de pressionar os colegas a votarem contra.

No entanto, a proposta do senador Eduardo Lopes foi aprovada por 29 votos favoráveis, 12 contrários e 2 abstenções – entre elas, a do senador Walter Pinheiro (PT-BA), evangélico, e apontado por Jean Wyllys como um dos que mobilizaram grande influência contra o PL 122.

PS do Viomundo: Os senadores Walter Pinheiro (PT-BA)  e Aécio Neves (PSDB-MG) teriam se retirado do plenário na hora da votação.

Leia também:

João Paulo Rodrigues: 2013, o pior ano da reforma agrária


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

edivaldo

cade os senadores alagoanaos nao aparece em nenhuma lista sera que ameacaram pra que os nomes deles nao aparecam e uma vergonha e sao candidatos a governadores vamos ficar alerta acerca das propostas deles mais vem gente nova por ai vamos dar um nao as esses ratos da politica alagoana

Elias

Não bastam os adversários, temos de agüentar também os correligionários. Lindbergh Farias, na lista (em ordem alfabética) está entre José Agripino e Magno Malta. É de causar espanto? Não. A trajetória de Lindbergh Farias sugere que ele é uma andorinha perdida entre o inverno e o verão. Iniciou no PCdoB, posou no PSTU e por fim instalou-se no PT. É um político, em minha opinião, medíocre. Esse seu voto na PL 122 é a prova maior de sua mediocridade. Em sua carreira mostrou-se um homem envolvido com aos interesses do socialismo. Porém seu voto é paradoxal, porque o socialismo democrático está empenhado em penalizar toda de violência física ou verbal relacionada à homofobia. Lindbergh tem consciência dessa luta, e sabe-se lá por qual motivo votou com os retrógrados. Creio que o fez por uma questão de subsídio político, para angariar votos de reacionários que certamente não votarão nele. No entanto, é um político com boas chances de chegar ao Palácio Guanabra, está em 2° lugar nas pesquisas, mas com essa “pisada no tomate”, certamente, terá muito mais dificuldade em conquistar o Poder que tanto almeja.

Joselio Assunção

Parabéns a todos que votaram para a preservação da família brasileira. Aqui não rede globo!
Deus amo a todos sem exceção, mas ao final cada receberá recompensa segundo suas obras.
Não deixemos a ordem natural.

Elias

Ao Viomundo: Tento enviar comentário sobre Lindbergh Farias e estou sendo ignorado.

    Elias

    Sequer aparece em tela para aguardar moderação. Lê-se apenas: “Detectado comentário repetido; parece que você já disse isso!” Em vez dessa ironia, não será mais conciso dizer CENSURADO?

    PS: Leitor do Viomundo desde os tempos de UOL.

    Conceição Lemes

    Elias, nao somos nós. Deve estar dando algum tilt. Vc teria como essa mensagem e nos enviar? abs

    Conceição Lemes

    Elias, ignorado? Nao entendemos. abs

Gustavo

Boa Lindbergh. .. acabou de ganhar meu voto!!! Muito me espanta os defensores de leis especificas para gays misturarem o assunto com o PT. Pq se espera que o PT vote a favor dos gays? Vão caçar um trabalho cambada de atoa… o q se deve esperar do PT é q vote a favor do trabalhador e ponto… o resto é choro de quem quer privilégios… Lindbergh governador é a boa!!!

Maria Apafrecida Jube

Não satisfeitos em usar Deus para enriquecer, manter contas milionárias em paraísos fiscais, comprar carros, mansões, helicópteros, jatos, fazendas e tudo mais que o dinheiro fácil pode comprar, agora se usa Deus para adquirir poder político, para aprovar todas as benesses imagináveis, para massacrar as minorias, para comprar as consciências, para dominar o congresso nacional, isso que está acontecendo é uma vergonha, o congresso deveria representar todos os brasileiros e não somente os que se dizem evangélicos.

Daniel Faria

Não gosto do Lindberg, mas entre ele, Garotinho, Pezão, Crivella, Cesar Maia, a gente faz o que? Vou ter que votar nele no segundo turno.

Depois o Marcelo Freixo é “”a esquerda que a direita gosta”…

Palmeira

Rio de Janeiro. Cidade de Turismo Gay. Linderberg futuro governante.
Tó, tói, tói.
Além de retrógrado mau analista.

André Braga

Lindberg Farias, quem te viu, quem te vê.
Decepcionante.

    Péricles

    Eu nunca vi nada dele. É um oportunista de carteirinha. É um desses Democratas infiltrado no PT. Não esperaria nada melhor dele. E para quem talvez seja muito jovem e pensa que os caras-pintadas derrubaram Collor, basta olhar a história em fontes fidedignas: quando os tais caras-pintadas saíram às ruas Collor já estava liquidado. A onça já estava morta. E quando a onça tá morta todo mundo mete o dedo no cú dela. Foi o que eles fizeram.

Márcia

Uai, cadê os mineiros? Aécio saiu pro café (se bem que nem senador mineiro é). Clésio Andrade estava cuidando de sua frota e Perrella, de sua fazenda, helipópteros e afins. Minas é muito ocupada com a gestão.

Francisco de Assis

Lindberg Farias merece ser criticado fortemente por este voto escroto. Mas por que não Cristovam Buarque e Aloysio Nunes, se foram tão escrotos quanto?

E mais…

Numa votação em que o PSDB entra pesada e unanimemente com 8 votos a favor da homofobia, e NENHUM contra.

Em que o PDT entra com 3 votos a favor da homofobia, e NENHUM contra.

Em que o PMDB dá 5 votos a favor e 2 contra.

Em que o PSB dá 1 voto a favor e 3 CONTRA a homofobia.

Em que o PT dá 1 voto a favor e 4 votos CONTRA a homofobia.

Vem a manchete e fulaniza Lindberg Farias.

Não seria mais informativo, Azenha, destacar que o PSDB votou pesada e unanimemente a favor da homofobia?

    Marcelo

    Francisco, é porque esse tipo de coisa é esperado do PSDB. Não houve nenhuma surpresa aí. O eleitor do PSDB não reclama porque é exatamente a decisão que ele esperava de Aloysio Nunes. E aqui, como devem imaginar, não é um recanto que atrai muitos tucanos, é mais de gente da esquerda mesmo.

    Vítor Jose de Castro

    É porque quem está criticando o Senador Lindberg não tem compromisso com uma coisa chamada coerência… simples assim. Por que não criticam também todos os demais parlamentares que votaram contra o famigerado PL 122?

Gerson Carneiro

Queima, Jeová!

Gerson Carneiro

Tá amarrado.

Julio cesar

Lindemberg malacraia tô fora

Edgar Rocha

Meu consolo é ver o bam-bam-bam do movimento estudantil dos anos 90 participando de culto com o Malafaia, orando feito um convertido de primeira linha. Ô, Grória! Coisa linda em Cristo. Aquela foto dele com o malavéia entra pros anais do jogo político brasileiro. Impagável.

Edgar Rocha

Pra alguém que veio do movimento estudantil, carapintada, vanguardista como sempre, o Lindberg nada mais fez do que deixar cair a máscara pra comprovar o fisiologismo histórico de quem se arroga esta orgiem (vide Serra, FHC e tantos outros). Poderia se arrogar também o título de precursor dos blackblocs e dos revolucionários da campanha dos 20 centavos. A cada geração piora um pouco.

angelo

Cada vez mais me convenço que Cristo está há anos luz de distância, e em sentido oposto, dessa massa ‘kkkk’ demente.

pablo

Comunidade gay brasileira esta de LUTO. que nao esquecam disdo tao cedo. A luta nao pode parar!! Avante!!!!

Urbano

Nivelou-se por baixo com o malacraia…

renato

Lindenberg, Lindenberg…..
o que contou mais, os votos dos evangelicos ou dos LGVTB.
Então quer dizer que está ali, parelho, correndo junto. a
quantidade….pois demoraram tanto, para fazer o que já tinham
em mente….
Enterrar um discussão como esta, é um atraso gigantesco, perda
de energia politica do tamanho da discriminação..
Questão: Foi considerado só os evangélicos e LGVTB, ou também os
LGVTB evangélicos ou os evangélicos LGVTs.
AH,,, não vale a pena ficar discutindo isto?????

FrancoAtirador

.
.
Parece que os fluminenses

terão a dupla Lindberg/Malta

para Governador e Vice…
.
.

Alexandro Rodrigues

Leio aqui e acola que dona Dilma Rousseff teve papel importante no fracasso da lei que pune a homofobia, de olho nos votos evangelicos. So falta ela tirar uma foto lambe saco `orando` com Silas Malafaia, como fez o moleque que quer ser governador do Rio, Lindiberg Farias…

Eu estava resistindo. Nunca votei nem votarei no PSDB. Nunca me iludi com o Dudu Campos (o blogueiro progressista PHA que sempre o defendeu!). Mas agora eu desist. A cretina da Dilma merece perder. E que o universo tenha piedade de nos!

Voto nulo em 2014 e todo eleitor que conseguir persuadir pedirei para fazer o mesmo. Dilma merece entrar para historia como o maior fracasso do Lula!

    arivaldo roussef lula da silva

    vai sonhando: Dilma no 1º turno!

    Mário

    Tucano enrustido!

    rodrigo

    “Torcida” tem limite. Vocês já passaram da vergonha alheia pra insanidade.

Arivaldo Roussef Lula da Silva

Só uma correção: Iara Bernardi ainda é deputada

    FrancoAtirador

    .
    .
    Nesta Legislatura, Iara Bernardi era suplente do PT na Câmara dos Deputados, mas assumiu a vaga de Jilmar Tatto, quando o deputado federal petista passou a exercer o cargo de Secretário Municipal dos Transportes de São Paulo, a convite do Prefeito Fernando Haddad.
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também