Laranja ligado à máfia dos pneus de Pernambuco morreu por envenenamento com chumbinho

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2016-06-30 às 20.27.10

Polícia Científica confirma que pesticida causou a morte de Morato

Intoxicação foi causada por composto organofosforado conhecido como chumbinho

Folha de Pernambuco, 30.06.16, 17h11m

Após a divulgação de que a causa da morte de Paulo César de Barros Morato foi envenenamento, feita com exclusividade pela Folha de Pernambuco, a Polícia Científica de Pernambuco confirmou a informação em um comunicado oficial.

O composto utilizado, segundo eles, é chamado de organofosforados, mais conhecido como chumbinho.

A Secretaria de Defesa Social (SDS) convocou os jornalistas para falar sobre os procedimentos realizados no corpo do empresário na tarde desta quinta-feira (30).

No comunicado oficial, a Polícia Científica informou “que foram concluídos, além do exame de DNA, os exames histopatológico e toxicológico nas vísceras de Paulo César de Barros Morato, tendo sido constatada, neste último, como causa da morte: intoxicação exógena por organofosforado”.

Ainda de acordo com a nota oficial, “restam ser concluídas as perícias das imagens, papiloscópica, química, tanatoscópica e de local de morte a esclarecer”.

De acordo com o Gerente de Comunicação da SDS, Otávio Toscano, o corpo de Paulo Morato estará à disposição da família nesta sexta-feira (1).

“O exame toxicológico comprovou envenenamento por chumbinho. O exame histopatológico, que verifica se houve morte natural, deu negativo. E a análise química está sendo feita em uma garrafa de água encontrada perto do corpo”, destacou.

O gerente informou ainda que, em até dez dias, os laudos serão encaminhados para a Polícia Civil, que dará continuidade às investigações a respeito da morte.

O empresário era considerado o “testa de ferro” da organização criminosa suspeita de levar dinheiro para as campanhas do ex-governador Eduardo Campos e foi encontrado morto no dia 22 de junho, no Motel Tititi, em Olinda, Região Metropolitana do Recife.

Investigações

Após divulgação do Exame de DNA, Histopatógico e Toxicológico nas vísceras de Paulo Morato, a Polícia Federal emitiu uma nota informando que, apesar da conclusão de morte por envenenamento, as investigações do caso continuam com a Polícia Civil.

O comunicado explicou que os policiais federais devem entrar no caso apenas se, ao final das investigações, os policiais civis constatem que o envenenamento foi criminoso.

Leia também:

Saiba antes que a PF como funcionava a máfia dos pneus


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

henrique de oliveira

A policia federal e o judiciário brasileiro se transformaram em diretórios do PSDB e PMDB , depois não sabem porque são motivos de piadas e descréditos.

FrancoAtirador

.
.
Perito dos casos PC Farias e Isabela Nardoni
comenta morte de Morato: “O Corpo Fala”

De acordo com George Sanguinetti,
o “silêncio de Morato foi providenciado”.

Perito acredita que investigação cometeu erros graves

http://radiojornal.ne10.uol.com.br/noticia/2016/07/01/perito-dos-casos-pc-farias-e-isabela-nardoni-comenta-morte-de-morato-o-corpo-fala-47582
.
http://www.cadaminuto.com.br/noticia/214417/2013/05/03/quem-matou-pc-farias-o-crime-nao-foi-passional-passional-foi-o-primeiro-inquerito-afirma-sanguinetti
.
.

Bacellar

Veneno de rato? Será uma espécie de sicilian message para os delatores em geral?

“os policiais federais devem entrar no caso apenas se, ao final das investigações, os policiais civis constatem que o envenenamento foi criminoso”??!!???

Bom….Uma hipótese altamente plausível é que a víti…Arram hum, digo…O falecido…tenha confundido a seção de guloseimas com a de controle de pragas no supermercado e igualmente a embalagem de raticida com a de balinhas de alcaçuz. Acontece muito.

Outra possibilidade é que se sentisse terrivelmente culpado por seus erros e em vez de simplesmente meter chumbo na cabeça, como os suicidas mais práticos, preferiu um método altamente doloroso de “harakiri” como forma de expiação….

Em todo o caso tenho dúvidas se é melhor que a PF assuma o inquérito.

FrancoAtirador

.
.
A nova etapa da Lava Jato faz buscas na Eldorado,

empresa da holding J&F, controladora da JBS,

que fica no mesmo prédio da sede da Friboi,

e na casa do lobista Milton Lyra.

A operação foi deflagrada por ordem
do Supremo Tribunal Federal (STF).
.
.

FrancoAtirador

.
.
“Interessante a Globo não poder falar da Friboi

Falar do Patrocinador deve ser bem chato”

https://twitter.com/Gabirusjr/status/748863248393469952
.
.

FrancoAtirador

.
.
JBS/SEARA/FRIBOI teve como Presidente do Conselho

o Atual Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles,

https://t.co/ClEuBkxJDw
https://twitter.com/luislins/status/748848202162593792

https://t.co/6BJuXuEFzq
https://twitter.com/obrasilonline/status/748848062962003968
.
.

FrancoAtirador

.
.
Luis Nassif Explicita
a Orgia Financeira,
com Dinheiro Público,
do PSDB no Poder.

http://jornalggn.com.br/noticia/o-xadrez-das-tacadas-financeiras
.
.

Roberto L.

Pro Azenha, caso queira investigar porque é preciso checar mais fontes. Mas fiquei sabendo que Campos aparelhou um monte de prefeituras em PE com o PSB. O projeto de poder dele consistia em ter o maior número de prefeitos (fantoches) sob seu controle pra ter o controle total de Pernambuco. Só pra ter uma ideia do desatino (megalomania tirânica) desse indivíduo, nem o PFL (atual DEM) chegou a tanto, e estamos falando do partido herdeiro da Arena.

Campos criou a primeira oligarquia vinda de esquerda no país (até nisso PE foi pioneiro, rs), e começou com Arraes, que é endeusado fora de PE só que dentro de Pernambuco aquele indivíduo só representava atraso político e política arcaica, datada, que vivia de mito da ditadura pra fazer média com a esquerda do Sul-Sudeste do país, que em vez de entender o contexto de cada estado, comprava as mitificações desses caras sem contestação (fizeram o mesmo com Roberto Freire, e não faltou aviso sobre a postura daquele pulha).

Pro povo de Pernambuco, a missão nessas eleições municipais é fazer uma limpa dos fantoches de Campos, onde o mais simbólico é o atual prefeito do Recife, risadinha, Geraldo Júlio. O irmão de Campos quer disputar a prefeitura de Olinda (pra completar o projeto de poder, controlar as prefeituras mais importantes do estado o que dá um controle fora do comum a esse bando que deve ter como cabeça a viúva). Deem até voto útil em candidato que não seja de esquerda, contanto que derrotem os fantoches de Campos. É assim que se faz uma limpa em oligarquia de araque. Nem o PFL chegou a tanto, até porque Marco Maciel, Jarbas (PFL honorário) e cia nem oligarcas são já que são oriundos da classe média (ao contrário do que a mídia do eixo, Rio-SP, retrata sobre Pernambuco indo na onda da generalização “regional”, quando o estado nunca esteve no mesmo patamar político dos demais estados da região e o retrocesso que presenciamos é de dar vergonha mesmo a um recifense e pernambucano, jamais pensávamos que veríamos algo parecido com o que rolava no Maranhão, aqui). Pode soar pedante, mas Pernambuco sempre esteve à frente politicamente dos demais e ver esse “faroeste caboclo” acontecendo no estado é algo que não desce.

Recado aos neo-oligarcas: vocês vão sair do poder nem que seja na marra, 2017 é bicentenário da Revolução de 1817 e vamos comemorar em alto estilo (sem vocês no poder, restando só derrubar o outro fantoche que “está” governador de PE, eleito pela comoção que a Globo criou em torno da morte daquele Calabar dos Precatórios).

Ficou demonstrado que Campos era um bandido da pior espécie, e essas suspeitas sobre ele pairam desde os precatórios, não é algo novo. O Lula errou ao dar apoio cego a esse pulha, e continua errando ao evitar atacar a família do oligarca em “respeito” a ele. Não se respeita traidores nem bandidos dessa estirpe (Campos é um traidor de Pernambuco e do Brasil), espero que o Lula honre suas raízes pernambucanas pois anda esquecendo muito delas ultimamente, e que enfrente o Moro (golpista capacho dos EUA) de cabeça erguida.

Frei Caneca foi fuzilado de cabeça erguida, jamais baixou a cabeça pra tirania portuguesa em PE e no Brasil.

FrancoAtirador

.
.
http://www.prpe.mpf.mp.br/internet/index.php/internet/Ascom/Noticias/2009/MPF-denuncia-grupo-que-praticava-fraudes-em-importacoes-de-pneus
.
https://twitter.com/VIOMUNDO/status/748719482344964096
https://twitter.com/VIOMUNDO/status/748717404600012800
.
Ações Penais nº
2009.83.00.001580-8 (4ª Vara) e
2009.83.00.001581-0 (13ª Vara), e
IPL nº. 2005.83.00.008452-7 (4ª Vara)

Acusados

Constam como réus:

APOLO SANTANA VIEIRA,
Matteo Bologna,
Março Arce,
Rodrigo Arce,
Eduardo Manoel Priori Ferreira da Silva,
Maria das Graças Queiroz Gomes,
Antônio Henrique Vieira Nunes,
Carlos Rafael de Santana,
Maria Silza Pereira de Lavor,
Joselma Gonçalves da Silva,
Eudes Queiroz Gomes,
Walter da Silva Vieira,
Robson Magno
Conceição Fonsêca,
Gil Tavares de Freitas e
Evandro Antônio do Nascimento.

Eles são acusados pelo MPF de crimes
contra a ordem tributária
e contra o sistema financeiro nacional.
.
Para cometer as fraudes, os denunciados utilizavam-se da falsificação material de documentos, da prestação de informações ideologicamente falsas à Receita Federal e a entes públicos diversos, da venda subfaturada de pneus no mercado interno, com uso de notas fiscais falsas, contabilidade paralela, e, ainda, da utilização do sistema financeiro nacional para lavagem do dinheiro, com posterior evasão de divisas.
.
Além de crimes contra a ordem tributária,
os réus também são processados em outra ação penal pública
ajuizada pelo MPF/PE (2002.83.00.006661-5)
por outras atividades criminosas.
.
Empresas envolvidas no esquema fraudulento:

Alpha Internacional Comércio, Importação e Exportação Ltda.;

Alien Road Pneus Representações, Comércio, Exportação e Importação Ltda.;

Mixim Comércio Importação e Exportação Ltda.;

Vieira Nunes Comércio Ltda. ME;

Maryland Comércio, Importação e Exportação Ltda.;

Kruger Comércio, Importação e Exportação Ltda.;

Austin Importação e Exportação Ltda.;

DMarcas Comércio Ltda.;

Ama Import & Export, Corp.;

Free Way Capitals, Corp.
(às vezes também identificada como
Freeway Capitals, Inc., ou
Freeway Capitals Corp. ou
Freeway Capital Corp.);

RAM Trading International, Inc.

Ações Penais nº. 2009.83.00.001580-8 (4ª Vara), 2009.83.00.001581-0 (13ª Vara), e IPL nº. 2005.83.00.008452-7 (4ª Vara).
.
MPF/PE denuncia grupo que praticava fraudes em importações de pneus

O Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF/PE) denunciou à Justiça Federal 15 pessoas envolvidas com fraudes em importação de pneus novos de países asiáticos. O grupo montou uma estrutura para forjar documentos que eram apresentados à Secretaria da Receita Federal e, com isso, reduzir a incidência dos tributos devidos pela importação dos pneus.

Após cálculo das receitas omitidas, verificou-se que o grupo deixou de recolher aos cofres públicos tributos que correspondem ao total de R$ 101.370.753,17, o que poderá ensejar condenação penal de 55 anos de reclusão para cada um dos denunciados.

A organização criminosa tinha seu núcleo no Recife e ramificações em outras cidades brasileiras, dentre as quais Brasília (DF), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). O esquema fraudulento também ocorria em Miami, no Estados Unidos. Uma das empresas envolvidas na fraude era a Alpha Trading Comércio, Importação e Exportação Ltda, também conhecida como Alpha Pneus, com sede no Recife.

Mas, de acordo com a denúncia do MPF/PE, os acusados estabeleceram oito sociedades brasileiras e três estrangeiras no intervalo de aproximadamente 12 anos. O objetivo de se criar diferentes sociedades, uma após a outra, era dificultar o trabalho do fisco, da polícia judiciária, do Ministério Público Federal e do Poder Judiciário, bem como a identificação de responsabilidades.

Conforme as apurações do MPF/PE, o grupo lesava o fisco federal e o estadual, a Administração Pública e a ordem econômica, uma vez que o esquema gerava concorrência desleal entre os agentes participantes de mercado. As fraudes nas importações permitiam a revenda dos pneus no mercado interno a preços com os quais as empresas em funcionamento lícito não poderiam competir, em razão da menor carga tributária incidente sobre as mercadorias do grupo criminoso. As fraudes foram realizadas entre os anos de 1997 e 2001.

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República em Pernambuco
http://www.mpf.mp.br/pe

http://mpf.jusbrasil.com.br/noticias/700941/mpf-pe-denuncia-grupo-que-praticava-fraudes-em-importacoes-de-pneus
.
.

Deixe seu comentário

Leia também