Jornalismo Wando: Os que quebraram a cara com a Copa do Mundo

Tempo de leitura: 3 min

 

Cadê o caos que vocês prometeram?

Por Jornalismo Wando – 22 horas atrás

*Com ilustrações acrescentadas pelo Viomundo

“O mais claro sinal de que vivemos uma mutação histórica é esta Copa do Medo. Há o suspense de saber se haverá um vexame internacional que já nos ameaça. Será péssimo para tudo, para economia, transações políticas, se ficar visível com clareza sinistra nossa incompetência endêmica, secular. Nunca pensei em ver isso. O amor pelo futebol parecia-me indestrutível”

“A Copa vai revelar ao mundo nossa incompetência”

Esses pensamentos de Arnaldo Jabor, produzidos no início desse mês, refletem a expectativa de grande parte da imprensa brasileira com relação a Copa do Mundo.

Desde que o Brasil foi anunciado como sede, muitas certezas foram construídas. O “caos aéreo”, por exemplo, tinha a sua convocação garantida para o grande evento. Durante anos, jornalistas e políticos oposicionistas cravavam suas previsões.

O caos aéreo era apenas um dos inúmeros problemas que revelavam a nossa incapacidade em sediar um evento desse porte. A pregação pessimista incluía também o “apagão de mão de obra”, “estádio inseguros” e “blecaute de comunicação”. Até uma “aliança entre black blocs e PCC” nas manifestações durante os jogos aterrorizou a população. Durante anos o medo do vexame na Copa do Mundo martelou no noticiário: muito “apagão”, muito “caos”, muita “vergonha”. O quadro pintado pela mídia nacional e, por tabela, a internacional, não poderia atiçar mais o complexo de vira-lata brasileiro.

Mas, eis que chega a Copa, e nenhuma das profecias foi cumprida. A Copa do Medo não deu as caras. Estamos no fim da primeira fase e até agora não chegamos nem perto de um caos aéreo. Muito pelo contrário. Os atrasos nos aeroportos estão abaixo da média internacional, contrariando a histeria pré-Copa. A tragédia anunciada no espaço aéreo se mostrou um grande furada, o que deixou muita gente perplexa.

Mas o mais importante de tudo é que hoje nossa imprensa está em festa. O medo do vexame deu lugar a um sentimento de “sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”. Estádios ficaram prontos, aeroportos trabalham com eficiência, não houve blecaute de comunicação, a imprensa internacional elogia (o que é sempre fundamental!), enfim, o país está dando conta do recado e não há como negar.

Até os mais empenhados em apontar nossos defeitos tiveram que dar o braço a torcer. As profecias apocalípticas nem parecem ter naufragado, tamanha a desenvoltura com que exaltam a Copa, a alegria dos estrangeiros e a boa organização do evento.

E, pra ilustrar essa guinada dos nossos colegas, encerremos do jeito que começamos: com pensamentos jaborianos, dessa vez produzidos logo após o início do que ele chamou de “Copa do Medo”.

“Vamos torcer até morrer! Não dá pé usar a Copa como motivo de manifestações.”

“O Brasil ficou tão calmo (…) Há muito tempo não vejo tanta normalidade na vida brasileira”

É, Arnaldo, imagina nas Olimpíadas!

Leia também:

Petroleiros celebram prioridade de Dilma à Petrobras


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Antonio Saldanha

Uma das batalhas que os governos progressistas e contra toda a espécie de governo facista e ditatorial será libertar o Brasil da mídia golpista, da mídia facista e serviçal da elite branca, elite demoníaca que vive sugando o pobre trabalhador brasileiro. Por devemos continuar com Dilma, para que o Brasil continue crescendo, porém devemos alertá-la que caso seja novamente eleita terá que lutar contra a corrupção, terá que acabar com a miséria do Brasil e em especial a miséria do Nordeste, que é a grande dívida de todos que já governaram o Brasil, pois o Nordeste já foi e ainda é um dos pilares que sustentam o Brasil, quer pelo seus trabalhadores, quer pelo potencial e localização estratégica no Brasil, pois não há no mundo nenhuma outra região tão estratégica, já que estamos mais perto da América do Norte, América Central, África e da Europa, além de podermos ter até 03 safras de produtos, mesmo com ocorrendo secas, mas existe muita água no Nordeste, pois temos muita água subterrânea e já temos certa estrutura para todo tipo de empreendimento. Tudo no Nordeste é bom para que tenha empreendimentos, falta só projetos estratégicos de produção industrial, produção agrícola, criação de animais e por termos a maior zona costeira, e também muito petróleo, não podemos mais ser deixado para segundo plano, foi aqui que tudo começou no Brasil e o Brasil nunca chegou a ser desenvolvido mesmo porque o Nordeste foi esquecido por muitos anos por governos anti-Nordeste, anti-Brasil.

Cezar

Donos da mídia, agentes da CIA (Saunders, Frances Stonor, “Quem pagou a conta?)

Roberto Locatelli

Faltou dizer que os mascarados do FBI (http://tijolaco.com.br/blog/?p=18066) e aqueles que os apoiaram também quebraram a cara.

carlos

Na verdade o sucesso da copa no Brasil vai servir pra duas coisas, primeiro pra saber que o povo brasileiro ama o futebol e aprova e a minoria se preoculpar com a derrota deles antecipada no pós copa por que existe um pespecitiva de que a Dilma suba nas pesquisas e ganhe ainda no primeiro turno, o que eles vão ter que fazer é tentar levar para um segundo turno issi se houver.

claiton de souza

TEREMOS COPA? SIM, TEREMOS COPA DA MELHOR QUALIDADE E COM PADRÃO BRASIL.
A copa do mundo no Brasil será sem sombra de dúvidas a mais espetacular de todos os tempos. Ela contará com os melhores estádios que uma promoção de copa já ofereceu, eles estão prontíssimos e maravilhosos, nenhuma copa já ocorrida contou com padrão de estádios de tal grandeza como os nossos, e seus acessos são os melhores já produzidos, nenhuma copa contou com a mobilidade dos torcedores nos acessos aos estádios em tão boas condições como estamos promovendo agora no Brasil. Ela contará com uma quantidade de atletas futebolistas da mais alta categoria, praticamente todos os grandes ídolos do futebol atual estarão em campo defendendo suas bandeiras nacionais. Ela baterá todos os recordes de público de todos os tempos, tanto os presentes nos estádios, como os telespectadores e todos os outros que a acompanharão mundo afora pelos mais variados veículos de promoção informativa individual e de massa. Os profissionais da mídia nunca tiveram em um evento desta magnitude condições de trabalho tão espetaculares como terão agora, espero que tenham à dignidade de não desvirtuarem as informações. Avante Brasil, pra frente, o que sua gente quer mesmo é mostrar seu valor.
Natal, 05/06/2014. Claiton de Souza.

ESTOU ORGULHOSO DESTE MEU BRASIL, O QUE PREVI ESTÁ ACONTECENDO. …. SIM, ESTAMOS TENDO COPA, DA MAIS ALTA QUALIDADE, E, PRINCIPALMENTE COM PADRÃO BRASIL.
Natal, 22/06/2014. 29/06/2014. Claiton de Souza.

Paulo Henrique

Agora os golpistas vão aterrorizar com a inflação, aliás eles inflam tudo que conseguem para derrubar a Dilma, mas vão passar muito mal engolindo mais 4 anos do PT.

Pedro Ribeiro

Que dó desse carinha Rodrigo Constantino, não conhecia, mas fiquei com pena desse sujeito, vai sofrer muito… acho que dotô nenhum cura o problema dele.

    Fabio Passos

    Que dó dos idiotas que acompanham o “jornalista”.
    Claramente um sujeito com baixo QI e péssima formação.

Sagarana

Os black blocs, skatistas e ciclistas do #naovaitercopa são falanges do petismo. Nós propugnamos a legalidade.

    Fabio Passos

    “nós”? rsrs
    É foca no PiG ou está apenas bancando o bozó?

El Cid

Fora de Pauta:

Piada pronta! Depois reclamam de quem fala da vida íntima do candidato…

<a href="” class=”comment-img”>

    FrancoAtirador

    .
    .
    Parece que o Aébrio Nébulus

    respondeu a essa foto:

    -Isto é uma ordem?
    .
    .

Murdok

Esse cara ai do vídeo perdeu a oportunidade de ficar calado. Quanta asneira na cabeça desse metido a liberal.
Em tempo: quando ele começou a falara da Grécia,…pensei aqui com meus botões,…agora ele vai falar a crise que o liberalismo meteu a Grécia. La eles estão fritando a merda pra comer o torresmo.

sergio

Além destes, perderam, também, centenas de coxinhas vira-latas que postavam comentários em inglês no Youtube recomendando que os turistas não viessem para o Brasil.

j. andrade

E quem liga pra esse rola-bosta Rodrigo Constantino?

Marat

O PIG tem inumeráveis problemas, porém, um dos piores é misturar sua torcida com a busca pela verdade!
Eles não têm vergonha no focinho!

Luís Carlos

Brasil passa vergonha. Profetas brasileiros são um fiasco. Erraram todas! O que pensarão do país lá fora com essa vergonha nacional dos profetas do apocalipse, made in Brazil?

nona fernandes

Eu gosto de sempre repetir que a maioria dos jornalistas escreve como real, aquilo que gostaria que estivesse acontecendo. Isso, talvez até inconscientemente. Assim,lá no fundo do seu inconsciente “eu gostaria que desse tudo errado na Copa, para que Lula e Dilma não tirassem nenhuma vantagem sobre a organização do evento”. Só que essa vontade se materializa no que eles escrevem. Eles não dizem diretamente que odeiam Dilma e Lula, que odeiam povo, que odeiam distribuição de renda, que odeiam pobre viajando de avião etc. Eles querem que tudo aconteça de forma que o próprio povo passe a odiar esses líderes políticos. Isso acontece no dia a dia. Eu tenho um amigo jornalista, que não tem o menor pudor

wendel

Excelente artigo,pois mostra com detalhes o que foi dito pela imprensa nativa e internacional!
Ocorre que agora, passados parte deste evento, veem eles com elogios como querer idiotizar os incautos!
Este peixe podre que é nossa imprensa, só a compra quem quer, ou quem não pensa com a própria cabeça!!!
Alguns dos nomes citados pelo autor, nem merecem consideração, pois sabemos muito bem a quem servem!
Subservientes seria pouco, então melhor chama-los de traidores!!!!!!!!!!!!!

Fabio Passos

É público e notório: O PiG trata seus leitores como… imbecis.

Estas oligarquias mediáticas não acertam uma.
Chupa, PiG!

Julio Silveira

Para mim nada mais é que inveja do governo do PT; Alem de uma marca impressa de mediocridade no DNA, que beira as raias da insanidade. Tudo por querer se mostrar maiores, o que nunca serão, para exibir um poder critico para alienados e colonistas, que carece dos mais básicos sentimentos de cidadania, como naquelas demonstrações de musculatura para exibir sua vaidade.

Joca de Ipanema

Até hoje ainda não consegui formar um juízo sobre Rodrigo Constantino. Não sei se se trata de um diminuído mental ou, se é uma pessoa que realmente acredita no que diz – o que o remete à categoria anterior – ou se é um se é um mero leviano hipócrita. Transcrevo abaixo uma historieta a qual dá a estatura exata desse “soit disant” desse intelectual intelectual de araque:

A frase “Le Brésil n’est pas un pays serieux“ – “O Brasil não é um país sério” – popularmente atribuída a Charles de Gaulle. Como dizem em Portugal, vem muito bem a calhar em momentos recorrentes da história nacional. Ganha particular relevo se formulada pela figura mais respeitada da política francesa no século XX e reserva moral da velha democracia europeia. Sucede que, embora pudesse ter dito sem receber muita contestação embasada, De Gaulle nunca disse que o Brasil não era um país sério. O autor da frase é o diplomata brasileiro Carlos Alves de Souza Filho, embaixador do Brasil na França entre 1956 e 1964, genro do presidente Artur Bernardes.

Rolava o ano de 1962 e o contencioso entre o Brasil e França, conhecido como a Guerra da Lagosta – conflito em que, tal qual a famosa Batalha de Itararé, não se disparou um tiro nem rolou uma gota de sangue. O casus belli girava em torno da captura de lagostas por parte de embarcações de pesca francesas, em águas territoriais brasileiras, mais precisamente no litoral de Pernambuco. Alertado por pescadores brasileiros, a notícia chegou até o terceiro andar do Palácio do Planalto. O presidente João Goulart após reunião do Conselho de Segurança Nacional, mandou despachar para a região um formidável – se considerado o tamanho da ameaça – contingente da Esquadra Nacional, apoiado pela Força Aérea Brasileira. De Gaulle, por sua vez, convocou o embaixador brasileiro para uma conversa no Palácio do Eliseu, sede do governo francês.

Detalhe: O episódio serviu para a imprensa francesa lançar um desses debates que embalam a França. A lagosta anda ou nada? Caso nadasse poder-se-ia considerar que estava em águas internacionais; caso andasse, estaria em território brasileiro, uma vez que se admitia à época que o fundo do mar pertencia ao Brasil. No debate diplomático, a tese francesa, naturalmente, sustentava que a lagosta nadava. Sem contato com o leito oceânico, poderia ser considerada como peixe. Portanto passível de ser pescada legalmente pelos franceses. O almirante Paulo Moreira da Silva, especialista da Marinha contrapôs os franceses com um argumento singelo: Se a lagosta fosse considerada peixe quando dá seus “pulos” se afastando do fundo submarino, então teria, da mesma maneira, que ser acatada a premissa do canguru ser uma ave, quando dá seus “saltos”.

Na noite que seguiu a conversa com De Gaulle, o embaixador Alves de Souza Filho foi convidado para uma festa na casa do presidente da Assembléia Nacional, Jacques Chaban-Delmas. Nota-se que a guerra não era tão séria assim. Na recepção, o embaixador foi interpelado por outro convidado brasileiro, o jornalista Luís Edgar de Andrade, correspondente do Jornal do Brasil em Paris. O correspondente assuntou o embaixador a respeito da conversa com De Gaulle em particular e sobre o quadro geral da crise. Alves de Souza Filho sempre achou o governo brasileiro inábil no trato da questão a nível diplomático. Chegou a mencionar durante o papo o “Samba da Lagosta”, de Moreira da Silva, e arrematou a conversa informal, off the records, no jargão jornalístico, com a famosa frase: “O Brasil não é um pais sério”. O embaixador Carlos Alves de Souza relatou o caso em seu livro Um embaixador em tempos de crise (Livraria Francisco Alves Editora, 1979):

“Provavelmente o jornalista telegrafou ao Brasil não deixando claro se a frase era minha ou do general De Gaulle, com quem eu me avistara poucas horas antes desse nosso encontro casual. Luís Edgar é um homem correto, e estou certo de que o seu telex ao jornal não teve intuitos sensacionalistas. Mas a frase “pegou”. É evidente que, sendo hóspede do General De Gaulle, homem difícil, porém muito bem educado, ele, pela sua formação e temperamento, não pronunciaria frase tão francamente inamistosa em relação ao país do Chefe da Missão que ele mandara chamar. Eu pronunciei essa frase numa conversa informal com uma pessoa das minhas relações. A história está cheia desses equívocos”.

Ângela

“Todas aquelas pessoas com suas vidas medíocres”… que precisam seguir Rodrigo Constantino…

Arestides Fronza

Senhor, perdoai-o pois não sabe o que fala.

Francisco

Sobre o compromisso da nossa imprensa com o povo, a nação e o Estado brasileiro:

“Imagina numa guerra…”.

    Luís Carlos

    Em caso de uma guerra de Brasil contra os EUA, por exemplo, em qualquer hipótese essa mídia corporativa brasileira apoiaria os EUA traindo o Brasil, novamente.

Rodrigo

Tudo muito bonito e com eficiência melhor do que era esperado. Só resta agora saber o que fazer com os estádios de Cuiabá, Manaus e Natal?

E as obras de infra estrutura prometidas? E o trem Bala Rio-SP? Se alguns petistas cegos daqui esqueceram, eu não.

    Luís Carlos

    Cego é quem não conhece o país em que vive e faz falas horrorosas como você fez sobre Manaus, Natal e Cuiabá. Cego é quem não vê obras que foram feitas em todo país, como por exemplo, a Rodovia do parque na região metropolitana de Porto Alegre que acabou com engarrafamentos para chegar e para sair de Porto Alegre, ou obras em aeroportos como em Congonhas, por exemplo, dentre outras várias. Mas creio que você não seja cego de fato, apenas mal informado pois lê jornais que desinformam e omitem e assistes a TV Globo, além de acreditar no que esses veículos de desinformação dizem. Não consegues ver o que até mesmos estrangeiros podem verificar agora.

    Edi Passos

    Pergunta 1 – Que estádios Rodriguito? Já que, conforme previsto por vocês e seus donos da mírdia, eles não saíram do papel.

    Pergunta 2 – Você é o próprio Rodrigo Rola-Bosta da Veja ou apenas um clone piorado, se é que isso é possível?

Urbano

Mais uma vez o caos moral dos fascistas errou. Inclusive o Ciro Gomes, numa aula magna em forma de debate, tentou ajudar a que se saísse dessa; mas não creu, então…

Oliveira

Imaginem as olimpíadas com a Globo de fora. Será um arraso.

Carlos Lima

Estão deixando o tolo metido a intelectual PAULO COELHO que digamos a ele que viva a SOCIEDADE ALTERNATIVA BRASILEIRA, show nas aves de mau agouro. Esse Paulo Coelho se deixou ser contaminado pela farda com naftalina. Virou burro da noite para o dia, Parece aqueles travestis que de noite é Maria e de dia é João. Assim é Paulo Coelho quando veste o fardão da ABL se considera um cidadão Europeu, Quando sai as ruas e ver o povão vira o parceiro de Raul Seixas..O Cara era volúvel e ninguém percebeu, é bi polaridade mesmo. Nossa…que mala sem alça e pesada de livros.

    Luís Carlos

    Quanto mais Paulo Coelho abre a boca mais aumenta minha convicção de que Raul Seixas era genial.

Márcio Ribeiro

Pois é! Como alguém de sã consciência, pode achar um gasto exorbitante desse, algo bom! Os cegos do castelo!!!!

    augusto2

    do mesmissimo jeito que, se alguem investe 10 em um negocio e tem retorno
    de seis vezes maior – é considerado muito BOM, o investimento no item copa
    que produziu duas ou mais centenas de milhares de empregos – 6.7 bi em renda direta de turismo receptivo e 142 bi para a economia em 8 anos, é superbom.
    A proposito, ja ficou sabendo que o Comitê russo para a proxima copa ja estimou em 36 bi o orçamento deles?Pode por 20% em cima, rapá. La nao vai ter esse numero de viralatas, vai?

    Luís Carlos

    Acham bom quando uma multinacional investe R$100 milhões e gera 200 empregos. Agora quando governo federal faz esse investimento gerando 1 milhão de empregos aí querem fazer parecer algo ruim. Você tem razão. Não foi bom. Foi muito bom!

Martácia

Vídeo cheio de achismos, superficialidades e coisas do tipo, ainda perco meu tempo ouvindo essas asneiras.

Elias

Caio Blinder foi ‘escada’ de Paulo Francis no Manhattan Connection. Ele fingia que provocava Francis num teatro em que Paulo Francis era o protagonista. (Conferir no filme Caro Francis, do diretor Nelson Hoineff) Nada podemos esperar de interessante nesses papagaios da Globo News, com todo respeito aos psitacídeos.

Gilberto Santos

Pessoal, me dá vontade de vomitar, com o perdão da palavra, ouvir este constantino falar. Que nojo!

Roberto Locatelli

A próxima campanha “cívica” da oposição e do PIG é “não vai ter Olimpíadas”.

Elias

Revistas científicas afirmam que há neurônios nos intestinos. Constantino nos prova que ao contrário de pessoas comuns, seus neurônios estão em maior quantidade nos intestinos do que no cérebro.

    FrancoAtirador

    .
    .
    E os do Reinaldo Azevedo estão no Fígado.

    Especificamente na Vesícula Biliar.

    É o Jornalismo ‘Bilidinoso’: Só produz Fel.
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
Segunda-Feira 12 de Julho de 2010 às 00:00
Sítio da INFRAERO

Resposta ao editorial “Caos aéreo, risco para a Copa de 2014”,
do jornal O Globo

RESPOSTA AO JORNAL O GLOBO
12.07.10

Em relação ao editorial “Caos aéreo, risco para a Copa de 2014”, publicado no domingo (11/7), a Infraero esclarece que seu papel é o de administrar e operar a infraestrutura dos 67 aeroportos da União, não sendo a empresa “responsável pela política de transporte aéreo”. Quanto às obras planejadas para os aeroportos relacionados com a Copa do Mundo de 2014, a Infraero possui um cronograma de empreendimentos, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre 2011 e 2014, que prevê investimentos da ordem de R$ 4,47 bilhões em 13 aeroportos considerados essenciais para demanda projetada até 2014, incluindo a Copa. Vale destacar que esse planejamento já começou a ser executado, como mostram as obras nos Aeroportos Internacionais do Rio de Janeiro/Galeão e de São Paulo/Guarulhos.

Atenciosamente,

Léa Cavallero
Superintendente de Marketing e Comunicação Social – Infraero

(http://migre.me/k8agr)
.
.
Terça-Feira 03 de Junho de 2014 às 22:11
Sítio da INFRAERO

Resposta à matéria “A dez dias do início da Copa, aeroportos estão inacabados”,
da Folha de S. Paulo

RESPOSTA À FOLHA DE S. PAULO
03.06.14

Sr. Editor,

Com relação a reportagem “A dez dias do início da Copa, aeroportos estão inacabados”, publicada na página A6, na edição de hoje (3/6), esclarecemos que a Infraero e todos os seus aeroportos têm capacidade e estão preparados para receber as operações da Copa do Mundo.

Somente de 2011 até maio de 2014 foram investidos R$ 4,8 bilhões nesses aeroportos: ampliações e reformas de terminais de passageiros, ampliação de pátio, de pista, construção de torres de controle entre outros empreendimentos.

Além disso, todos os aeroportos estão com seus planos operacionais concluídos há meses, já tendo sido testados e aprovados.

As obras em andamento estão sendo executadas para atender a demanda do Brasil pelo transporte aéreo nos próximos anos.

Isso inclui a movimentação esperada para o Mundial.

Diversas obras continuarão após o evento esportivo e não afetarão a operação dos aeroportos durante a Copa.

Quanto aos aeroportos citados na reportagem são necessários os seguintes esclarecimentos:

– Em Recife a única obra em andamento é a instalação de dois elevadores que não se destinam as operações previstas para a Copa;

– As obras citadas em Porto Alegre, em Curitiba, em Salvador e em Fortaleza são de ampliação da infraestrutura, consequentemente externas aos terminais, não afetando as operações;

– A praça de alimentação de Confins abrigará a “Fun Zone”, área que tem como tema a Copa e destinada aos passageiros;

– A ponte de embarque nº 6 de Curitiba era provisória e já foi retirada;

– As áreas de check-in internacional e doméstico do aeroporto de Manaus estão prontas e as operações estão sendo transferidas esta semana.

A situação mencionada pela reportagem refere-se à área do check-in antigo, que será desativada até a próxima sexta-feira.

Não há circulação de operários nas áreas de movimentação de passageiros. As plataformas existentes no saguão, em Manaus, ontem, dia 2, foram montadas para a limpeza dos vidros, situação comum tratando-se de manutenção.

Ainda em Manaus, hoje (3/6) foi liberado o tráfego na área do estacionamento, com a abertura da Avenida Santos Dumont.

Nesta sexta-feira (6/6) será liberado o viaduto, concluindo as obras de acesso de veículos entre o terminal e as vias públicas.

Atenciosamente,

Gustavo do Vale
Presidente da Infraero

(http://migre.me/k8av4)

http://www.infraero.gov.br/index.php/imprensa/notas-e-respostas.html

    FrancoAtirador

    .
    .
    A CAMPANHA MIDIÁTICA EMPRESARIAL TUCANA

    NÃO É SÓ CONTRA A COPA, É CONTRA O BRASIL

    13.Jun.2014
    Blog FATOS & DADOS – PETROBRAS

    Comunicação

    Carta ao jornal Folha de S. Paulo

    Leia a carta que enviamos ao jornal Folha de S. Paulo
    sobre nossa comunicação:

    Em relação às declarações do publicitário Marcello Serpa,
    na matéria “Falhas na Copa prejudicam a marca Brasil no exterior” (11/06),
    sobre a comunicação da Petrobras, a companhia esclarece que:

    Sobre a afirmação “o horário de comunicação da Petrobras é enorme, mas ineficiente”, questionamos o conhecimento do publicitário sobre os objetivos de comunicação da companhia, assim como a sua classificação como ineficiente já que não citou dado ou métrica que respaldasse tal afirmação.

    A Petrobras repudia também qualquer desqualificação à lisura e à veracidade das informações que veicula.

    Sobre as afirmações de que a comunicação feita pela empresa não teria “um fundo de verdade” ou que a companhia faz “uma campanha totalmente ilusória”,
    a Petrobras reforça que as informações são absolutas, auditáveis e disponíveis e que opiniões emitidas sem embasamento nos fatos, como as publicadas na matéria, podem induzir os leitores ao erro.

    (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/home/categoria/esclarecimentos.htm)

    (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/home/categoria/desmentidos-e-correcoes.htm)

    (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/home/categoria/respostas-a-imprensa.htm)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    A GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERAL DO JORNALISMO ABUTRE

    O Jornalismo Abutre

    Em editorial contra a Argentina,
    Globo passa recibo de um estreitamento ideológico
    que consolida sua desqualificação como mediador
    do debate que o país precisa.

    Com o título ‘Debacle argentina é lição para o Brasil’,
    o texto elucida a dimensão política do torniquete
    que pretende extrair de uma nação fragilizada
    um valor impagável e indevido.

    É nesse ambiente de saque e rapina
    que deve ser lido o editorial de O Globo,
    cujo texto dispara contra Cristina,
    ao mesmo tempo em que mira um eventual
    segundo mandato da presidenta Dilma,
    cercando-o de advertências e insolências.

    Por Saul Leblon, na Carta Maior

    (http://www.cartamaior.com.br/?/Editorial/O-jornalismo-abutre/31263)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    MENSAGEM DE AÉBRIO NÉBULUS

    À MÁFIA DOS SANGUE-SUGAS:

    “Vão sugar um pouco mais.
    E eu digo para eles: façam isso mesmo,
    suguem mais um pouquinho
    e depois venham para o nosso lado.”

    Presidenciável Aécio Neves (PSDB),
    no jornal O GLOBO dos Marinho

    <a href="” class=”comment-img”>
    http://imgur.com/bsxVtlH

    Luís Carlos

    Aécio mais uma vez mostrou a cara. A lógica do sugador, ou melhor, do sanguessuga. Nada que preste ao povo brasileiro sairá dali.

Moraes

Tá certo, essa mídia terrorista quebrou a cara. Mas também quebraram a cara muitos ‘intelectuais’ do “nao vai ter copa” e muitos ‘movimentos sociais’ e grupos ‘organizados’ que tambem faziam esse tipo de terrorismo, nao é? Inclusive, sim, muitos desses arautos do caos que eram bajulados por blogs progressistas. Tá na hora de rever isso também.

LANDO CARLOS

sou nacionalista ufanista , rodrigo constantino vai ser idiota assim na…..sou um zé da periferia de taboão da serra mas jamais diria tanta imbecilidade tenho dó de vc.

Machado

Este é o tipo de analista que eles seguem…kkk mãe dina faria previsão melhores…kkk se desinformam pela veja e se acham politizados…kkk

olivires

“Será péssimo para tudo, para economia, transações políticas, se ficar visível com clareza sinistra nossa incompetência endêmica, secular.”

Isso explica muito do comportamento acachapado e subserviente desses supostos formadores de opinião.

Na opinião do Jabor, o Brasil não deveria fazer nada, deveria se esconder do mundo e se recolher em uma suposta insignificância, para não mostrar “incompetência endêmica, secular”.

Incompetência intelectual tem essa elite indigente, que prefere ser serviçal dos países centrais a criar uma opção de país viável e independente.

Márcio Ribeiro

Pois é… Estava analisando o custo X beneficio da Copa! Para quatro partidas em alguns estádios, o custo foi de cento e quarenta milhões de dólares por partida! Poderíamos fazer algumas casa populares, consertamos e atualizarmos os hospitais, consertamos escolas… Fazermos esgotamento sanitários! Mas é isso, no País do faz de conta, tudo está bom!

Marcelo

Lendo essas profecias, me deu uma certa vergonha deles…
Sugiro que pras Olimpíadas a mídia faça uma consulta com a mãe Diná…rs

Florizeu Campos

Mas que sujeitinho! Tenho lido e assistido uma porção asneiras e impropérios, mas confesso que me surpreendi com a fala desse sujeitinho. Ele consegue ser repugnante! Chama de patriota boboca que sai de camisa e bandeira do Brasil, para torcer por nossa seleção… pergunto: Como vais canalizar a tua frustração, babaca, depois do retumbante sucesso da copa das copas? Para quem nunca sentiu náusea, recomendo esse vídeo!

El Cid

nessas hora o Pateta deve estar envergonhado de ter posado ao lado desse “pateta”
http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/files/2014/01/Pateta.jpg

    Jose Roberto Amaral

    El Cid,

    não é uma resposta a você, mas sim ratificar o que você disse. Esse cara é um PATETA mesmo, além de mal intencionado.

    Luís Carlos

    Por isso eu sempre gostei do Pluto. Ele jamais aceitaria uma foto com esse sujeito. Era o cachorro de um camundongo, jamais seria o cachorro de um porco.

moises

pq ñ entramos c/ uma açao coletiva contra esse ¨jornalismo¨ pelo prejuizo causado ao país …

EdiSilva

Mas esta copa realmente é um desastre… para a Espanha.

jeanette

Eu desejo mesmo é que o PIG nacional e internacional continue “quebrando a cara”, e que o Brasil continue mostrando a sua força para o mundo.

Geraldo

Este Rodrigo Constantino é de um ridículo atroz!E sua arrogância serve apenas para emoldurar o quadro!

Sérgio Galvão

Faltaram aquele “reporter”, acho que Neozelandês, que saiu do Brasil por causa do perigo e aquela garota do viral “don´t come to world cup”, “cineasta”.

Caracol

Chupa, Constantino, chupa.

– Chuip! Chuip!

Hélio Jacinto Pereira

“Imagina nas Olimpiadas” ?

José X.

O PIG com certeza vai fazer cara de paisagem e procurar tirar vantagem da situação (como sempre).

Mas tenho certeza que um monte de gente aqui vai ter colegas e amigos que foram influenciados pelo PIG e que agora a gente vai poder zoar. :)

    Edi Passos

    Já está fazendo. Está tentando botar nas costas do PIG internacional, como se eles, os parajornalistas de programa tupiniquins, não tivessem nada a ver com o assunto!

francisco niterói

Mas nao podemos deixar barato, teve que espalhar o maximo possivel o que esta midia fez.

Arranhou a imagem do brasil, muita gente deixou de vir, enfim o CUSTO MIDIA nunca se revelou tao alto.

Sem falar em prejudicar aspectos da cultura brasileira. Aqui em niteroi poucas ruas enfeitadas. No passado a garotada fazia lista de contribuicoes pra enfeitar as ruas, ato coletivo bom pro desenvolvimento social.

Na copa muitos turistas que vieram ao MAC nao puderam ver as ruas enfeitadas e o amor do brasileiro pelo futebol.

O prejuizo foi grande. Nao devemos deixar barato. Temos que desmoralizar estes caras.

    francisco niterói

    Errata: na primeira linha “TEMOS” no lugar de ” TEVE”.

Deixe seu comentário

Leia também