Internauta responderá por racismo e incitação pública de prática de crime

Tempo de leitura: 2 min

OAB-PE vai à Justiça contra ofensas a nordestinos no Twitter
03/11/2010

do site da CTB

A seção Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrar com uma representação criminal na Justiça de São Paulo contra a onda de ataques aos nordestinos divulgada por meio do Twitter após a eleição de Dilma Rousseff.

No domingo à noite — logo após o anúncio da vitória de Dilma, sobre o candidato demo-tucano, José Serra — usuários da rede de microblogs começaram a postar mensagens ofensivas aos nordestinos, relacionando o resultado à boa votação de Dilma no Nordeste.

A representação da OAB-PE é contra a estudante de Direito Mayara Petruso, de São Paulo, uma das responsáveis pelo início dos ataques.

Segundo o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, Mayara deverá responder por crime de racismo (pena de dois a cinco anos de prisão, mais multa) e incitação pública de prática de crime (cuja pena é detenção de três a seis meses, ou multa), no caso, homicídio.

Entre as mensagens postadas pela universitária, há frases como: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.

“São mensagens absolutamente preconceituosas. Além disso, é inadmissível que uma estudante de Direito tenha atitudes contrárias à função social da sua profissão. Como alguém com esse comportamento vai se tornar um profissional que precisa defender a Justiça e os direitos humanos?”, diz Mariano.

Xenofobia na rede

Em julho deste ano, a seção pernambucana da Ordem já havia prestado queixa à Polícia Federal contra pelo menos dez usuários do Twitter, por mensagens ofensivas aos nordestinos após as enchentes na região.

“Essas redes sociais são meios de comunicação de alcance nacional, e crimes que ocorram nelas são de ordem federal. São ofensas que atingem a todos os nordestinos, existe um direito difuso aí sendo desrespeitado” completa Mariano, para quem o nível agressivo da campanha pela internet este ano, apesar de não justificar os ataques, pode tê-los estimulado.

No domingo, usuários do Twitter insatisfeitos com a vitória de Dilma começaram a postar frases como “Tinham que separar o Nordeste e os bolsas vadio do Brasil” e “Construindo câmara de gás no Nordeste matando geral”.

Como reação, outros usuários passaram a gerar uma onda de mensagens com “#orgulhodesernordestino”, hashtag que ficou entre os primeiros lugares no ranking mundial de temas mais citados no Twitter.

Com agências


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jane

O Sr José Serra deveria se pronunciar contra esa onda de racismo e preconceitos que têm se levantado nessas eleicões! A satanização da Dilma virou até motivo de violência em escolas de ensino fundamental , tanto públicas quanto privadas, contra os filhos dos que votaram na dilma. É necessa´rio conscientizar os jovens de que quem faz o BRasil não é o presidente eleito e sim nós brasileiros. Se o Brasil for formado por um povo preconceituoso e que desrespeita o próximo, aí sim que o Brasil afunda.

    Cláudio Timoteo

    Esse Paulistas que eu nao considero Paulistas racistas tinha que ficar mais tempo na cadeia e pegar de 15 a 20 anos de reclusao agora 4 anos fala sério?!

Giovanni Tortieri

O q mais me cauou estranheza, nessas eleições e nos comentarios dos "experts" foi o fato de que o senhor José Serra foi o mais votado no SUl e no Sudeste. Balela!!!!!! No sul pode até ter tido mais votos que a Dilma, porém no Sudeste o único Estado em que teve mais votos que a presidente ELEITA foi em SP. A menos que a geografia tenha mudado, e pelo q eu ainda sei os estados do Rio, Minas Gerais e Espirito Santo ainda são da Regiao Sudeste!! e aqui em MG, a Dilma deu uma surra no Zé (59 a 41)…. portanto, prestemos mais atenção nos comentaristas e enviemos e-mails para as redações de TODOS aqueles q pregam e propagam essa mentira de que o Zé Serra foi o mais votado no SUl e Sudeste!

augustodafonseca13

Facebook promove evento pelo “orgulho nordestino”
http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.co

***

juscelino

O pior é que, para estes ignorantes, tudo que está acima de MG no mapa é nordeste.

enderson

Os nordestinos, assim como membros de outra região do Brasil, vão para SP para trabalhar. Ajudaram a construir este Estado com muito trabalho e sacrifício. Sugiro que antes de proferir imbecilidades deste naipe, os discípulos do “Führer” da Mooca, dêem uma boa olhada para fora de seus casulos, andem nas ruas, peguem um taxi, vão à supermercados, igrejas, farmácias… Tomem contato com o mundo real e percebam que este é um país miscigenado e não uma Walhalla fascista. Procuram externar suas frustrações de maneira mais inteligente e saudável – quem sabe debatendo a agenda política do candidato derrotado. Não fiquem aí choramingando a respeito de emprego, desenvolvimento e educação, pois a agenda neoliberal dos corretores de estatais não trata dessas problemáticas.

Geísa

Santa ignorância…..
E o que dizer de Assis Chateaubriand (nascido em Umbuzeiro-PB)? Diários Associados, Masp, TV Tupi.
Rui Barbosa (Salvador-BA) a águia de Haia, jurista, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro, deputado, senador, ministro.
Marechal Floriano Peixoto (Maceio-AL), Marechal Deodoro da Fonseca (Cidade de Alagoas, AL) Café Filho (Natal, RN)

E o médicos e políticos Adib Jatene e Enéas Carneiro (acreanos)

Aurélio Buarque de Holanda (Passo de camaragibe-AL) já foi pro Rio formado em Direito pela Faculdade de Direito de Recife
Rachel de Queiroz (Fortaleza-CE) primeira mulher a ser imortalizada na ABL
Gonçalves Dias (Caxias-MA) poeta, formado em Direito pela Faculdade de Direito de Coimbra
José de Alencar (Fortaleza-CE) jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo
José Lins do Rego (Pilar-PB) jornalista, romancista
Graciliano Ramos (Quebrangulo-AL) jornalista, romancista
Jorge Amado (Itabuna-BA)
Ariano Suassuna (João Pessoa-PB)

Na teatro, cinema e TV:
Wagner Moura, Lázaro Ramos (baianos), Cineasta Cacá Diégues (alagoano), Arlete Salles , Aguinaldo Silva (pernambucanos), José Wilker (cearense), Glória Perez (acreana), Antônio Calmon (amazonense), Cacá Carvalho, Dira Paes, Norton Nascimento, Rosamaria Murtinho (paraenses)

Na música
Luiz Gonzaga, Chico Science, Alceu Valença, Geraldo Azevedo (pernambucanos) , Ivete Sangalo, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Raul Seixas, Pepeu Gomes, Moraes Moreira (baianos), Roberta Miranda, Chico César, Zé Ramalho, Elba Ramalho (paraibanos) Hermeto Paschoal, Djavan (alagoanos), Fafá de Belém, Leila Pinheiro (Pará)

No esporte:
Zagallo (Maceió-AL),Tadeu e Orcar Schmidt, Richarlyson (norte-riograndenses), Carlão do vôlei (acreano), Antonio Pizzonia (amazonense), piloto de F1 e Fórmula GP 2, Sócrates, Ganso, Hélio Grace (pai do Brazilian Jiu-Jitsu) (paraenses),

Na conhecida comédia:
Tom Cavalcante, Chico Anysio, Renato Aragão, Tadeu Mello (cearenses), José Vasconcelos (acreano)

Um dos criadores do Jornal Nacional, Armando Nogueira é de Xapuri-AC. Alan Severiano, jornalista da Globo é de Natal-RN

Gerson Carneiro

Torço para que não aconteça o seguinte: a criatura saia impune dessa e ainda seja agraciada com convites para participar do BBB e posar pelada na Playboy.

    Cris Azevedo

    Do jeito que a coisa esta e bem certo que eles ja estao pensando nessa posibilidade!!!!

davi moura

Notícia Crime de Mayara Petruso
http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/no

Geovan S Silva

Infelizmente ainda tem gente que acha ser alguma coisa melhor dos que os outros. Sabe aquela história da pessoa que tem o "rei na barriga"?
Pois é, tem gente que olha para os outros como se ela própia um dia não fosse precisar de ninguém. Se acha a tal. Se acha a "ban", "ban", "ban". Infelizmente essa menina está se formando para Direito. O que será dos seus futuros clientes?

Baixada Carioca

Manifestamos publicamente nossa indignação porque não aceitamos as diferenças na exclusão. Essa moça já começa a pagar pelo que fez, mas tem que ir pra cadeia, já que o crime praticado é inafiançável.

Aracy_

Que comportamento mais repugnante. O vídeo me deixou com o estômago embrulhado.
Não me surpreenderei se as mocinhas preconceituosas do Twitter aparecerem nuas numa revista masculina em futuro próximo.

JJLABORET

• Sem querer entrar no mérito da lamentável atitude da estudante, por ter colocado sua opinião contrária ao nordestino (como poderia ser um negro, homossexual, lésbica, chinês, coreano, índio, etc.) há que tecer algumas considerações no que implica sua posição.
Porém, antes de mais nada, HÁ QUE ESTRANHAR A ATITUDE DA OAB, formada por doutos senhores, de desconhecer à estudante o seu DIREITO DE OPINIÃO preconizado na Constituição Federal.
Aqui não entro no mérito de estar certa ou errada!
Primeiro, há que ter em mãos o dicionário de português que é o lastro da nossa língua e que determina o significado do que escrevemos e que falamos.
PRECONCEITO (pré-conceito) é um conceito, opinião, pensamento mal formulado, sujeito à reformulação pelo melhor entendimento. Evolui para o CONCEITO, sendo esse um modo de pensar, uma opinião sólida e embasada em elementos de CONVICÇÃO, convicção essa que desenvolvemos a partir dos primeiros aprendizados da infância, oriundos da educação familiar, religiosa, que incultem no indivíduo em formação as regras de procedimento social, moral e religioso, com a condenação do que se apresenta contrário a esse entendimento adquirido.
Isto posto, é lícito à estudante e a quaisquer outros, desenvolverem pré-conceitos que evoluirão ou não para CONCEITOS sólidos e embasados pela sua vivência e conhecimentos adquiridos, desde que tal CONCEITO não cause danos morais ou materiais a terceiros.
No entanto, para que seja configurado o dano a terceiro e portanto entendido como um crime, o CONCEITO tem que estar PERSONALIZADO, ou seja, DIRIGIDO A ALGUMA PESSOA EM PARTICULAR (você, tú, ele, ela) e não abstratamente a um conjunto dessas (nordestinos, índios, chineses, negros)como foi o caso da estudante.
No mais, NINGUÉM PODE ser obrigado a gostar de negro, branco, índio, chinês, mulher, homem, homessexual, como também não poderá ser obrigado a gostar de giló, chuchu, laranja, melancia, jaca, abacaxi, e ainda a acreditar ou deixar de acreditar em DEUS ou no DIABO. O que não pode é ZOMBAR OU OFENDER uma determinada pessoa (o tu, o você)particularizada, sem que esteja causando constrangimento ou injúria, o que é crime tipificado no código penal. Nesse caso, estaria RESVALANDO PARA A DISCRIMINAÇÃO, que é coisa ilegal e completamente diferente do preconceito ou do cocnceito formado, que é um direito constitucional, ou seja, o direito de opinião, o direito à MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO ou seja, do que a pessoa pensa em relação a determinadas coisas, fatos, situações coletivas, globais e de comportamento de pessoas como grupo.
Vejam para isso os direitos insertos no artigo 5º, incisos IV, VI, VIII, IX, das liberdades individuais, que respondem às atitudes da estudante em tela, COMO ESTANDO DENTRO DO SEU DIREITO DE OPINIÃO, e que resolveu expressá-la (inciso IX) na NET.
O que não poderia é DISCRIMINAR, DISTINGUIR, DIFERENCIAR um tratamento dado aos nordestinos, privando-os de direitos de frequentar, comprar, usar, vender, divertir, etc., enquanto propiciasse esses mesmo direitos a outros não nordestinos. E ESSE PODER SÓ TERIA SE DISPUSESSE DE MEIOS PARA FAZE-LO, ou seja, se fosse dona de bar, lanchonete, cicnema, supermercado e lojas, ou agente do poder público com poder de discriminar.
Por tudo isso, me estranha a ignorância dos dirigentes da OAB na interpretação da lei, sem que tenham na mão um dicionário que lhes mostre o significado das palavras PRECONCEITO, CONCEITO, DISCRIMINAÇÃO, que não estão todas na mesma panela. E como o Português é nosso idioma oficial, convém sabê-lo.
Em tempo: o único deslize da estudante foi a incitação à violência, pelo “afogar um nordestino”,o que pode ter sido apenas um sentido figurado. NADA PARA O AJUIZAMENTO DE UMA AÇÃO, pois sua opinião NÃO FOI PARTICULARIZADA A UM INDIVÍDUO, de tal forma que esse se sentisse ofendido ou injuriado.

    davi moura

    me desculpe mas quando ela se trata dizendo ´´que nordestino não é gente“…

    não me vem outra coisa na minha cabeça do que o velho discurso de hitler dizendo´´ q judeus não são gente são bichos, são ratos e temos q estermina essa praga“ ….

    e vem vc dizer q essa menina só será culpada se ofender uma pessoa em particular.

    antes de defender uma posição desta … leia um livro de Zygmunt Bauman = modernidade e holocausto.

    abraço meu amigo … e q nosso debate possa incentivar cada vez mais as pessoas a manifestarem-se para sair da inercia, transformando cada dia mais um Brasil leitor e antenado.

alexandre basal

Uma metrópole como São Paulo, deveria educar seus filhos, a entenderem que 80% da Cidade 'e composto de Nordestinos que construíram seus prédios, ruas e esgotos.estava muito claro o motivo pelo qual a sociedade branco racista Paulistana estava revoltada pelo sucesso de Dilma .O Serra representa exatamente todas essas mensagens transcritas, de um governo fascista, mentiroso.Pessoas "inteligentes" que estudam em bons colégios e universidades, deveriam de fato agir a altura de sua mentalidade forjada, não generalize as coisas, " racismo é um ato apartidário, não tem nada a ver com Política, tem a ver com educação. é crime e deve ser punido como tal. "

    Rogério

    seu comentário foi tão babaca e baseado em generalidades quanto o do sujeito. o que tem política a ver com isso? Educação vem do berço, seja ele petista ou tucano.

Silvio – Sampa

Quando a ex primeira dama de Sampa, mônica serra, disse na Baixada Fluminense que Dilma matava criancinhas, caberia um belíssimo processo por calúnia, não é mesmo, Azenha?

Benjamin Malucelli

Cadeia pra ela!

Mauricio

E a Soninha Francine, onde está? Será ela uma das responsáveis por iniciar estes atos??

Zhungarian

Do mesmo modo, o povo austríaco era supereducado e gentil, até o dia em que Hitler anexou a Áustria. E sabe o que aconteceu no dia seguinte? Os judeus austríacos, que até então tinham uma convivência tranquila com o povo austríaco, passaram a ser perseguidos pelos mesmos austríacos como ratos.

Fico imaginando o dia em que Serra for eleito Presidente do Brasil: invadirá a Bolívia, cortará relações com o Irã e com a Venezuela, e cederá a Amazônia para os EUA ali instalarem suas bases. E os nordestinos? Bem, esses poderão "conviver" com a massa branca e cheirosa de São Paulo, mas cada um no seu quadrado!!!! Desconfio que o quadrado dos nordestinos será o Jardim Romano.

Yes we créu !!!

Sou baiano. Na minha primeira semana de aula na USP, apos chegar da Bahia, um colega de sala me disse no meio de uma roda de estudantes:

– "Voce eh um baiano atipico".

Naturalmente, eu perguntei o motivo. Ele respondeu:

– "Voce eh um baiano inteligente que passou no vestibular da USP."

Esse eh um fato real.

    Aldo/ Joao Pessoa

    Nos idos de 1988 (lá se vão mais de duas décadas!), quando eu fui fazer cursinho do ITA no Anglo de São Paulo, estava a morar numa pensão na Aclimação, rua Tamandaré. Num dia de chuva, pedi "carona" no guarda-chuva de uma jovem. Ela ouviu o meu forte sotaque cearense e me perguntou o que eu estudava. Ao ouvir-me responder que estudava na turma do ITA, ela, que acabara de me ouvir dizer que era cearense, me retrucou: "Você é o primeiro baiano que eu vejo vir para São Paulo sem ser para sujar a rua!" Como vemos, NADA MUDOU!

    Gerson Carneiro

    Adotei respostas padrão para essas situações:

    De onde você é?
    – Não querendo me gaba: sou da Bahia.

    E porque você não ficou/está lá?
    – Porque lá eu não me destaco. Sou apenas mais um baiano.

    (também eu cutuco a onça, hein)

Jair de Souza

O pior de tudo é que os argumentos deste bando de racistas não tem fundamento por nenhum lado. Eles dizem que foram derrotados por causa dos votos dos nordestinos. Já vimos as demonstrações matemáticas de que Dilma teria vencido mesmo se não levássemos em conta o nordeste e nem o norte. É mais, Dilma teria vencido mesmo que só considerássemos os votos nas regiões que esses energúmenos querem fazer passar como territórios imaculados, de gente branquinha e cheirosa, toda favorável a José Serra. Pois a verdade é que se considerássemos somente os votos dos eleitores do sul e do sudeste, Dilma Rousseff seria a vencedora. Ou seja, fora da paranoia racista a la Adolf Hitler, não há nada que possa justificar a derrota de José Serra por questões raciais. Estou tratando disto só para mostrar com que imbecis estamos lidando, pois nem estes esclarecimentos eu deveria fazer: o Brasil é um só, tanto faz se o eleitor é do sul, do sudeste, do centro-oeste, do norte ou do nordeste, ele é brasileiro.

enderson

Existe racismo no Brasil. É um racismo velado, escamoteado, proferido pelo canto da boca, baixinho. Esses idiotas que tentam atacar os nordetisno ou quem quer que seja, a fim de extravasar sua frustração pela derrota de Serra, estão, na verdade contaminados pelo agressivo e preconceituoso tom da campanha tucana. Esses "arianos" têm que responder judicialmente junto com seu Füher.

    Zé Firmino

    Chama o governador da Bahia para defender os nordest….ah…ele tem olho azul e chama-se Wagner?…vixi!…é ariano.
    o.O
    Então deixa.
    :(

    Jair de Souza

    Zé Firmino, só uma ajudinha para te possibilitar entender melhor o que o Anderson quis dizer: Quand em um texto um termo vem entre aspas, isto quer dizer que ele está sendo usado de modo irônico, e não deve ser tomado ao pé da letra. Por isso, ao dizer que os que se manifestam contra os nordestinos são "arianos", o Anderson quer dizer exatamento o oposto, ou seja, que eles nada têm de ariano mas querem comportar-se como os hitleristas se comportavam na época do nazismo. Outra coisa, no fundo, você deve saber que a questão do ódio aos nordestinos na atualidade tem muito mais a ver com o ódio de classe, o ódio daqueles que temem perder privilégios a que estavam acostumados, do que com questões raciais. Muitas vezes, esta característica de ódio "ariano" poderá ser encontrada até mesmo em alguns negros ou nordestinos que ascenderam de vida. Assim como loiros de olhos azuis também podem ser (e em sua maioria são) plenamente solidários com gente de outras características raciais (o termo racial não é o correto, mas serve para dar mais força). Dá pra sacar?

    Zhungarian

    Pior, Jair, é que esses "arianos", em sua maioria, mal chegaram na classe média e apenas repetem o que lêem na Veja e outros meios obscuros de informação. Não têm consciência de que estão sendo manipulados justamente por aqueles que realmente se aproveitam de seu trabalho.

Zhungarian

Que horror. Foi um dos vídeos mais deprimentes que vi nos últimos tempos. E o pior: reflete a ideologia de parte da sociedade conservadora do Brasil.

Que tristeza!

E pensar que a parcelas da Igreja apoiam esse tipo de pensamento retrógrado e ignorante.

Mas se nos lembrarmos das tristes palavras de Serra em seu discurso após as eleições, entenderemos a REAÇÃO.

enderson

http://twitter.com/Mikafrauzola Essa criatura" Ariana", "Nórdica", paulista (suponho) continua a vomitar suas bobagens racistas no seu twitter. Pelo visto não sente, se quer vergonha, de sua postura estúpida.

    El Cid

    … e tem mais enderson: além das bobagens racistas que ela regurgita, percebe-se a intensa atividade diária dela:

    "Putz meu…amanhã tem aula prática de grandes…que saco…odeio essa aula"

    "No final da aula eu dei umas pescadas….hauhauahuahauhau"

    "Hj foi tenso aguentar a aula de cardio….hauhauahuahau"

    "Amanhã tem facul….que saco"

    "Assistindo Os Simpsons……adoroO demais…!"

    "O site da facul mudou…ta tdo complicado, que inferno..hahaha"

    "Assisti hj mto Pica-Pau……perfeito…melhor desenho!"

    "To cm 2 kilos de maquiagem…e com uma puta preguiça de tirar….uahuahaua"

    … deprimente ver isso!

    enderson

    Pelo jeito ela, a Eva Braun, do sudeste tem tempo de sobra pra encher a cabecinha com idiotices deste naipe.

    Zhungarian

    Tenho pena dos animais que serão tratados por ela.

vanraz

Como nordestino, pernambucano que ama este país, fico triste. Nunca me senti diferente de nenhum outro brasileiro.
Nem tratei diferente ninguém. Não sei nem o que comentar. http://www.vanraz.wordpress.com

Vladimir

http://napraticaateoriaeoutra.org/?p=5474

rafael

Ela é reflexo da fala de educação, é importante levarmos em conta o que forma o pensamento dessa moça, que livro ela lê, que filme, assite, como foi sua educação formal, que tipo de pais tem, enfim, o contexto doente que esse verme se desenvolveu.

    dora

    essa de achar que é melhor do que os outros pelo fato de saber ler , demontra o quanto essas passoas são burras, da pra ver que não entendem nada do muno e da vida, se não for pra consumo. Só esquendo que dessa vida agente nao leva nada!

    silvia

    Falta de valores, vc quer dizer! Essa moça é universitária!!!

    Mauricio

    Universiotária, como será que ela paga a universidade?

    Baixada Carioca

    No caso dela, que é universitária, estagiária (demitida) em escritório de advogacia, a educação recebida que lhe molda valores são os da casa. Vem dos país, dos avós. É uma cultura que acha que o porteiro não é um ser humano, mas um objeto que lhe abre a portaria quando chega. Que lhes gritam dando uma ordem imperativa quando desejam um favor. Pra esse tipo de educação, a Constituição Federal determina prisão inafiançável que varia entre 2 e 6 anos.

mario cezar

caríssimo azenha, sou professor do ensino médio, tenho em torno de 520 alunos, pedi que eles vissem essa matéria, para uma reflexão em sala de aula. deixe mais uns dias esse post. com esses alunos , ainda não manifestei minha opinião. aqui digo o seguinte, a polícia federal. a OAB. o MP, tem que dá um aprensa , dentro da lei, nesses jovens e nos grandes também. concordo , que isso é o reflexo do que o sr, josé serra instaurou

Antonio

Pessoal, aguardem informações em breve, essas declarações racistas no Twitter contra nordestinos, índios e negros colocados na internet após a eleição do dia 31 vai dar processo para todo esse pessoal que foi na onda da patricinha paulista Mayara.

Ainda hoje voces vão saber do que se trata.

Antonio

Mayara musa do (PSDB e DEMOS).

Enquanto Lula luta para criar 15 milhões de emprego a massa cheirosa segue desempregando pessoas.

Herlan

Esse é o tipo de perfil de parte do eleitorado de Serra. Vergonhoso!

Brasil…mostra a tua cara!

Baccko

A maioria dos paulistas NÃO é racista. O fato de votar em Serra não significa q a pessoa é racista, homofóbica , ou seja lá o q for. O fato de votar em Serra não significa q o sujeito seja do mal, apenas não tem uma inteligência política muito desenvolvida. O car apode até ser um gênio…da matemática. E o fato de votar em Dilma e no PT não significa q pertence às hostes angelicais. Menos né gente.

    Guilherme

    Mas isso é o resultado da campanha feita pela direita. O discurso levantado por eles removeu a vergonha de si mesmo que essas pessoas tinham. Agora me parece que eles acham bonito falar isso.

Peres

Tem que mandar prender todo mundo agora…. assim começa o fascismo… é nessas horas que dá vergonha alheia… lametável…

    Leca

    E voce pelo jeito deve concordar com este absurdo. Liberdade de expressão , é uma coisa meu caro; XENOFOBIA É CRIME.

Luis Armidoro

Azenha e amigos do blog:

Porque a OAB de SP não se mexeu (concorda com a fascistinha?)
E, aos nossos irmãos nordestinos (que tanto contribuíram com seu trabalho para SP crescer): sou neto de imigrantes e caipira (cansaram de me tirar o sarro por falar "errado", já que quem fala "certo" são as "zelites"; estes trastes que falaram estas sacanagens são muito menores e têm inveja de vocês. Não nos julguem (generalizando) por causa de um bando de idiotas analfabetos

    Helena

    Mas vc não fala errado, pois escreve certinho, certinho.
    Acentuação primorosa e, quem diria, até ponto e vírgula (coisa de zelite) no lugar certo.

    :)

    A OAB não se mexe pq parada tem menos chance de tomar bala perdida. Se um dia alguém resolver isso, aí eles vão sair e gritar contra os absurdos que vemos nar ruas: pessoas furando filas e outras que não respondem quando a gente fala "bom dia".

carlos vicente

Impressionante como essa letra ainda é atual!!

O que é uma pena!!

http://www.youtube.com/watch?v=YtzkDf_bcjI

    Geísa

    caramba nem me lembrava mais da música.
    e já se vão 17 anos!!!

    muito boa a lembrança

Aressa Rios

É horroroso admitir que ainda existam pessoas como essa menina, que com certeza não tem a menor noção da dimensão do que diz e do país em que vive. Não deve saber o que é diversidade e muito menos miscigenação, não deve ter noção da mistura racial e cultural que ela própria carrega e representa! E pior ainda é ver que muitos pensam como ela, em sua maioria jovens, que não tem idéia do que vivemos durante 8 longos anos de governo FHC. Tenho 26 anos e sinto na pele os efeitos de um governo democrático que tivemos com Lula e que avançaremos com Dilma! Independente de governos, o que está sendo ferido são os direitos de cidadão e o respeito ao ser humano. Imagine que bela advogada, juíza ou seja lá o que for essa menina seria, porque depois dessa atitude racista, preconceituosa e inconsequente, será muito difícil dar continuidade nessa carreira, pelo menos é o que esperamos. E que lindo poder ver a reação popular, independente de sermos nordestinos ou não, precisamos manifestar e nos mobilizar diante de ações tão repudiáveis como essa. E VIVA A DEMOCRACIA E A DIVERSIDADE CULTURAL!!!!!

bertagna

Mayara Petruso no Twitter : Ministério Público Federal investiga denúncia de racismo: http://t.co/ePEz52N

augustodafonseca13

Pela criação dos Estados Unidos de São Paulo!

“Paulista do Mal” (PM) é separatista, xenófobo, racista, machista, homofóbico, TFP e Opus Dei, e por aí vai.

“Paulista do Bem” (PB) é solidário, acolhedor, tolerante, progressista, entre outras coisas positivas.

Infelizmente, o Estado de São Paulo tem muito mais PM do que PB, como se pode constatar em quase todas as eleições locais e nacionais.

Visto isso, estou pensando seriamente em encabeçar um movimento para separar São Paulo do Brasil, criando o país Estados Unidos de São Paulo (EUSP), através de uma PEC a ser proposta pela bancada de senadores e senadoras dos partidos coligados com a Dilma.

Os atuais municípios seriam os estados federados desse novo país. O natural dos EUSP seriam conhecidos como “paulisteiros”.

A primeira providência do Serra, como presidente vitalício dos EUSP seria instituir pedágios para estrangeiros que visitassem o país por algum motivo mórbido (naturalmente) ou que simplesmente passassem por ele. Essa seria a principal fonte de receita do novo e promissor país.

Texto completo em: http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.co

***

    Guilherme

    Apoiado. Independência paulisteira já.

    Saruê

    Isso é otimo!!! Humor inteligente é muito bom!

Polengo

Estudante que divulgou mensagens racistas é demitida
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?no

Maxwell B. Medeiros

por conta do alerta do Stanley burburinho, fiz uns prints do twitter deste cidadão chamado @maurofreire:
http://twitpic.com/33nynx http://twitpic.com/33nvhy http://twitpic.com/33nyez

Jose Bentes

Ô Paulo, e é pra ter? gente é gente em todo o planeta,
porquê haveria de ter diferença? não sei do espanto.

Helena

Dúvida:
O texto da lei que define o "crime de racismo" fala:
"Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional."
Não fala em "procedência regional".
Aplica-se por "analogia"?

    Guilherme

    Minha Filha, aprenda uma coisa chamada "interpretação sistemática", e que nação não é país, é um conjunto de pessoas que se identificam cultural e linguísticamente como pertencentes a um mesmo grupo. É obvio que quando se fala em crime de racismo por "procedência nacional" se refere à xenofobia, "procedência regional" é um termo da geografia física.

    Helena

    Ah…entendi…obrigada.
    Não falarei mais dos corinthianos…pq tem a nação corinthiana.
    E o que falei até hoje, eu nego…rsrsrs

    Guilherme

    Obviamente acredito não passar este comentário de uma falta de resposta infantil, mas como no meu conceito teve um erro, esclareço-o País pode ser usado tanto no sentido de território como no de nação. E mesmo se acreditando que o Brasil seja uma nação só (com exceção de certos imbecis separatistas):
    "Não há diferenças biológicas entre os seres humanos. Na essência são todos iguais. 4. Raça e racismo. A divisão dos seres humanos em raças resulta de um processo de conteúdo meramente político-social. " Do ex-ministro do STF Moreira Alves no HC 82424, com certeza se tal definição que serve para um conceito biológico que é etnia, mais ainda para um conceito cultural que é Nação, ou seja, irrelevante se é de outro território ou não, o preconceito contra nacionalidade tem origem político social, no caso pessoas do centro-sul que querem se separar ou separar a região nordeste e vêem os nordestinos como de outra nação.
    Olhe que essa opinião é do STF, considerada um precedente. Não pense em cometer racismo e tentar escapar com esse argumento não!

João

A tal Maiara desconhece leis, mesmo sendo acadêmica de Direito.
Agora fica uma pergunta: ela conseguirá atuar como advogada se for condenada por racismo?
Outra coisa: moro no Paraná, conheço quase todo o Brasil, e um dos lugares mais apaixonantes que conheci foi o Nordeste. O povo nordestino é acolhedor e muito boa gente.
Certa vez estava com planos (que tiveram que ser abortados) de ir morar em Salvador.
Quando a gente vai ao Nordeste, e depois volta ao Sudeste/Sul é que vê as diferenças: nós, aqui no Sul, somos um "pedaço bem piorado da Europa". Somos, na grande maioria, descendentes de europeus que vieram ao Brasil fugindo das guerras e da fome. O Matarazzo começou a vida vendendo banha de porco, só para ter uma idéia da noção de "quatrocentão" que existe em Sampa.
Enfim, admiro o Nordeste e os nordestinos. Acho que são mais solidários, mais humanos, e tem muito o que ensinar para alguns "metidos a besta" (que "se acham") do Sul/Sudeste.
Só peço aos irmãos nordestinos que não pensem que todo mundo aqui no sul/sudeste são gente intolerante e racista. Não somos! Na grande maioria, não somos. Tanto que Dilma, consideradas apenas as regiões centro-oeste, sul e sudeste venceria as eleições por uma vantagem de quase 300.000 votos.
Não deixemos que meia dúzia de intolerantes preguem a cizânia entre as regiões do Brasil.

João Carlos

Achei estranho a OAB-PE ter que ir a S.Paulo para entrar na Justiça contra os racistas. Não seria o caso do Ministério Público (não sei se o Estadual ou o Federal) se mexer neste caso escabroso?

    Roberto Monte

    Isso se o MP fosse antenado…

joão bravo

Todos os anos minha cidade, no litoral gaúcho,é tomada por nordestinos que vem vender seus produtos.Estou para ver povo mais trabalhador,festeiro e alegre.

jorge

parabéns senhor josé serra, está satisfeito ?

    Bruno

    Não culpe, o José Serra… por isso!

    Por Favor!

    Yes we créu !!!

    Hmmmm… acho que vc entrou no blog errado.

    Tente http://www.psdb.org.br

Flamarion

Otima atitude da OAB!!!! OTIMA!!

Afernando

O que me irrita, são os nordestinos que estão em São Paulo, o cara não tem nem um mês que está lá e já fala igual a eles. Conheço um que nem chegou em SP, pois o ônibus quebrou antes e ele teve que voltar para o nordeste. Resultado fala paulista até hoje e fazem 25 anos. Eu não culpo os paulistas, culpo os nordestinos e filhos de nordestinos que estão lá, pois, se omitem e se calam, até vota em que eles mandam para serem aceitos, tenho uns parentes lá que passaram a campanha eleitoral, toda criticando a Dilma e o Lula. Lá eles são “curintias e paimeira meu”.
Eu aprendi que a pior espécie de pessoa é o(a) Ex. Ex-marido; ex-fumante; ex-alcoolatra; ex-gordo; ex-corno (se é que existe) e agora ex-nordestino.
A felicidade deles era chegar aqui, com um monte de roupas usadas e sapatos velhos para nós, no entanto agora, temos tudo que eles tem lá, com uma pequena diferença: NO PARAÍSO!!!!

    Rogerio

    Você baseia seu comentário apenas em exemplos isolados que você conhece. Acho que o problema é a generalização. as pessoas são complexas demais para serem reduzidas a um estereótipo.

    davi moura

    Afernando, te pergunto até quando vai ser esse paraíso?

    São Paulo não está isenta e isolada da história, do mesmo jeito q houve um imperio Romano e ele proprio se destruiu, SP está se auto-destruindo. Com esse tipo de mentalidade, muitas dessas pessoas alienadas( que estão sendo jugadas pelo povo brasileiro), cujo comportamento foi lamentavel para nossa sociedade, são um dos fatores pra q agrave ainda mais esse processo inerente.

    Espero q vc possa enxerga esse grande vicio historico q nos assombra ….
    e com isso mudar esse tipo de mentalidade geralista, q acaba soando um tom de preconceito e confirmando q pouco sabemos do nosso país.

    abraço, respeitoso, vá na paz

Fabiano

É preciso aplicar-se a lei imediatamente. Racismo é crime. E depois o Ali Kamel (heró dessa gente0 escreve que no Brasil Não existe racismo.

    Quintela

    Ali Kamel… é cínico! Como ele vive num mundo imaginário, de cenários, atores, cenografia… ele construiu um undo só pra ele… o mundo do PIG.
    A mentira se repete tanto que eles mesmos fingem que acredita.
    Pergunte ao Indio como ele foi recebido numa favela do Rio…

Paulo – Olinda – PE

Para encerrar, gostaria de comentar que, nos anos 70, foi feito um filme com Peter Sellers, "Muito Além do Jardim", sobre um indivíduo que se relacionava com o mundo pela TV, ele não tinha contato com as pessoas, e alguns críticos chamaram que a personagem encarnado pelo ator seria um "Vidiota", uma pessoa "idiotizada" pelo excesso de TV. Essa jovem, de São Paulo, talvez seja uma versão piorada dessa personagem, ela é uma "idwitter", uma idiota do twitter, ela aproveita essa ferramenta, que imagino que possa ser interessante (eu não uso), não para algo proveitoso, mas para se relacionar com outros "idwitters" como ela, num círculo social fechado de pessoas preconceituosas, que se abriu, na eleição, para expor todos os seus preconceitos e suas baixarias, sua visão deformada da realidade, sua intolerância e mesquinhez.

Paulo – Olinda – PE

Olha, eu sou carioca, filho de pai e mãe pernambucanos, e moro em Olinda há 30 anos, e fiquei feliz por ter a OAB-PE tomado a decisão de processar essa infeliz. No entanto, eu acho estranho que a OAB-SP, e a OAB nacional, tão céleres em defender a liberdade de expressão (dos grandes órgãos de imprensa), não terem tanta celeridade em se manifestar contra o racismo, e vindo de uma estudante de direito. Por que a OAB – SP e a OAB nacional não se manifestam, não iniciam uma campanha contra o racismo, e aproveitam e se manifestam também contra a homofobia, contra o machismo, a intolerância religiosa,que infelizmente marcaram a nossa campanha eleitoral. Também acho que o Ministério Público de São Paulo tem a obrigação de se manifestar sobre este incidente, e tomar as medidas cabíveis para a apuração da autoria e denunciar os responsáveis, não tem cabimento a OAB-PE estar agindo e o MP- SP silenciar.

Maurício

Agora imaginem só essa fulaninha passando num concurso para Juíza (qualquer tipo). Se a ação de um nordestino cair na vara de atuação dela, qual será o resultado???????

joni

Muito bem, devem ser punidos mesmo por crime, porque o praticaram. Mas, façamos uma reflexão. Quantas vezes jovens aprenderam, desde pequenos, de ouvido, que nordestino, negro, índio, etc. não é gente? Quantas vezes ouviram seus pais e amigos dizerem no trânsito, "só podia ser mulher", "só podia ser japonês"… Quantas vezes escutaram piadas preconceituosas? A música da campanha do psdb, que parece inocente e até engraçadinha, contém uma mensagem separatista e preconceituosa. Ninguém atentou para isso, mas ela deveria ter sido retirada de circulação. Quantas pessoas "do bem", como na música da campanha do serra, se sentiram mal, na presença de pobres, e externaram, para crianças e adolescentes. Chego a me lembrar, dos então jovens, que queimaram o índio em Brasília. Mas, se sempre ouviram dizer que índio não é gente. A sociedade brasileira precisa debater, com urgência, o preconceito oculto dos brasileiros e a formação das crianças e adolescentes. Quando alguém com visibilidade pública se auto intitula, "do bem", está dizendo que os outros que não estão com ele são do mal. Essa mensagem preconceituosa é aprendida e apreendida pelas pessoas que sentem seu preconceito respaldado. Quando um líder, na sua derrota conclama os jovens a continuar a luta(qual?), eles se apegam à mensagem que foi passada para eles durante a campanha, isto é, nós somos do bem, vamos combater os do mal(quem votou contra nós), mas só contra aqueles que "não são gente". Esses jovens devem ser punidos, não só eles, mas todos os que nas entrelinhas da campanha divulgaram qualquer forma de preconceito.
Sugestão de leitura. Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire.

    Aldo/ Joao Pessoa

    Que comentário excelente! PARABÉNS!

Orellano Paz

Valeu Marcello Mantovanni, aprendi o que e' "endofobia". No caso em questao e' mais adequado do que xenofobia. Manisfestacoes como as da estudante citada, e tantas outras (nao foi so' ela) merecem firme repudio, e pronta acao das Institucoes Democraticas. Parabens a OAB-PE pela pronta iniciativa. Ao mal ha' que eliminar pela raiz. Nao podemos permitir que se vulgarize este tipo de crime. Abraco gaucho solidario aos bravos irmaos nordestinos que ajudaram a manter no governo o unico projeto de nacao existente no Brasil. Os gauchos, depois de eleger para governador, em 1o.turno, o candidato do PT, com 54% dos votos, acabaram, no 2o.turno, por dar uma vitoria local apertada ao candidato tucano. E nos consideramos tao politizados… Santa ignorancia! Como pode?

Fabiana

"Impunidade e injustiça são conceitos estranhos às leis divinas"
Chico Xavier

Mc_SimplesAssim

Olá, Azenha e demais amigos leitores e comentaristas.

Uma das principais táticas de convencimento do nazi-fascismo é promover o ódio no seio do povo, jogando irmãos contra irmãos, com o claro objetivo de impedir a união popular, já que todos sabemos que o povo unido jamais será vencido.

Assim tem sido nos países ditos civilizados como EUA e Europa Ocidental, cujos dirigentes fomentam o ódio contra latinos, africanos, ciganos e muçulmanos entre outros.

E aqui no Brasil vemos fenômeno semelhante especialmente em relação aos nordestinos, indígenas e negros, acusados de ignorantes e vagabundos por aqueles que se julgam a fina flor da espécie humana, os únicos que realmente trabalham e contribuem para o engrandecimento da nação, enquanto o restante vive de esmolas, furtos e bolsa família.

Curiosamente, essa pequena e média burguesia deslumbrada somente discute política em época de eleições, permanecendo imersa na mais profunda alienação o restante do tempo, mais preocupada em juntar dólares para poder viajar ao exterior, já que o Brasil não presta.

Mas um coisa é certa: o nazi-fascismo foi derrotado uma vez e será derrotado novamente, desta vez para sempre.

O momento é de união, pois se é verdade que o J. Serra foi vencido nas urnas, ainda é mais verdade que o atraso representado pelas elites racistas que ainda permanecem no poder precisa ser combatido nas ruas.

Abraços

    RENATA

    Suas palavras são claras e sem partidarismos. Estou muito impressionada com esse divisionismo de "gente do Bem" e "gente do Mal", de nordestinos, sulistas etc. Acreditava que o meu país não sofresse influências tão fortes dos preconceitos que já marcaram o nazismo e ao facismo. Penso que é necessário um estudo sério sobre esse fato que se tornou evidente nesta eleção. Temo que esse mal possa se tornar maior que todos os demais problemas desse nosso imenso e maravilhoso país! Mas, como há males que vem para o bem, os preconceitos se tornaram evidentes e agora estamos conscientes de que temos que vencê-los.

José Ruiz

Racistas e preconceituosos existem em todo lugar. Hoje tem paulista falando mal de nordestino, mas existem inúmeras situações de paulistas discriminando paulistas. Assim como está cheio de nordestino que discrima nordestino. A discriminação e o preconceito são filhos do medo e estão relacionados com a imaturidade espiritual. É a reação de alguns derrotados. Parecem ferozes, mas na verdade estão com medo, pedindo ajuda. Filosofia à parte, que se cumpra a lei…

Cris sp

Fiquei indignada com essa moça…..Não sou nordestina mas realmente não tenho palavras para qualificar esta cidadã.
Pra mim é evidente que isso é herança do Zezinho, que teve a capacidade de dizer que São Paulo não ia bem no resultado do Enem por causa dos nordestinos que lá se encontravam.
Isso é uma vergonha, mas acredito que a nossa justiça irá tomar as medidas cabíveis.

@TeresaSilvaLivr

A garota começou a sifu, foi demitida do escritório de advocacia onde estagiava. http://www1.folha.uol.com.br/poder/824993-escrito

Luciana

Ándre Bitarello tem que estuadar a história da imigração de seus pais e/ou avós. E vaii saber dirietinho o que é o racismo, a pobreza e porque sua família migrou. Se ignorância pagasse imposto.

Eloi

Já começa a colher o que plantou.

MAYARA PETRUSO FOI DEMITIDA DO ESCRITÓRIO ONDE ERA ESTAGIÁRIA.
http://acertodecontas.blog.br/atualidades/escrito

Luciana

Será que as academias estão ensinando o ódio racial? Eu por muitas vezes assisti palestras onde palestrantes criticavam com muito preconceito o presidente Lula.Acho que a partir da eleição de Lula a demonstração do racismo contra os nordestinos acentuou-se.Pena que o presidente não adotou ações para enfrentar este problema. Ricos, neo ricos quie não provam a origem da fortuna, e que se privilegiaram no governo Lula, tqambém não aceitavam o governo Lula.Esta é a verdade.

Marat

O crime cometido por essa moça pode ser típico dos séculos XVII ao XX, mas a pena deve ser do século XXI, para essa troglodita moral!

Ronaldo Miranda

Na verdade a Culpa de tudo isso é do tal José Serra que começou com essa mentirada toda!!!
Mais isso não justifica a atitude dessa menina eu acho que ela nem sabe o que ela esta falando

Marcelo T.

Fiquei horrorizado com tanta gente escrevendo besteiras, falando mal dos nordestinos e…. NEM SABEM ESCREVER DIREITO…..
Bando de jovens simplesmente SEM NOÇÃO, babacas.
Nas férias vão ao………………………….NE
Precisam da mão de obra dos……………………….Nordestinos porque são incapazes ou simplesmente não sujeitam ao que eles se sujeitam. Falo isso com propriedade, pois já me sujeitei a vários trabalhos que os japoneses no Japão jamais sujeitariam e mais: Todo trabalho, ganhando o seu suado dinheirinho honestamente é digno.
Pagam mal os………………………Nordestinos. (Pelo menos no Japão era remuneração justa, já aqui……EXPLORAÇÃO PURA.)
Com tudo isso chego a uma conclusão: Dar bola para esses bando de idiotas sem noção, bairristas e xenófobos é pura perda de tempo.
Garanto que quando esses babacas vão à Europa ou aos EUA são igualmente discriminados, ficam com raivinha e despeja ódio na internet.
Pior é: Recebe o mesmo tratamento no exterior, não gosta e faz com os outros ao invés de aprender lição na vida e crescer respeitando as diferenças.
É cômico se não fosse trágico.

sergio

Sou paulista, filho de paulista. NÃO endosso uma silaba sequer desta racista. Ela fala só por ela e seus semelhantes racistas, que infelizmente em SP tem muito. Gente sem coração, que se acha o máximo do supra sumo. Gente sem respeito pelo seu semelhante. Só respeitam o dinheiro. Espero que a lei seja bem aplicada no caso desta infeliz e que ela pague pelo seus preconceitos. Se um caso deste não tiver punição, será a pá de cal na nossa já combalida justiça.
Pena máxima para ela e seus seguidores.

Marcelo T.

Lamentável a postura dessa estudante de DIREITO.
Tem certeza que está fazendo um curso certo???
Sou paulistano e tenho muitos amigos nordestinos e a pergunta que fica é a seguinte:
As pessoas não tem o direito de procurar o melhor para cada um???
Se SP estivesse em uma condição ruim e no NE tivesse mais oportunidades, os paulistas não iriam lá?
Eu iria, como fui ao outro lado do mundo em busca de melhores oportunidades.
Deixe de ser burguesinha bobinha e caia na real!!!
Saiba ao menos do que está falando ou quer falar.
Não fale baboseiras sem conhecimento de causa.
Tem que dar graças à Deus que não passa fome, tem roupas para vestir, papai ou mamãe que paga faculdade particular, frequenta shoppings e por aí vai.
Não vá disseminando ódio na internet, pois o mundo dá voltas. Tome cuidado.

    Aldo/ Joao Pessoa

    Boa, a sua proposição de debate, Marcelo T.
    Estou tentando terminar direito desde 1998.
    Sabe o que mais me tem assustado e desanimado desde então?
    A qualidade das pessoas que estudam este assunto.
    Tenho, às vezes, a impressão de que estão lá para saberem o que fazerem se forem flagradas fazendo o errado.
    Caí na BOBAGEM SUPREMA de fazer esta pergunta, bem análoga à tua: "Será que é certo um acadêmico de direito…. colar?"
    Sabes qual foi a resposta?
    CHUPA, QUE É DE UVA!!!
    São os mesmos que precisam refazer o curso, após formados, pois colaram por dez semestres.
    São os mesmos que reclamam que "nunca a prova da OAB foi tão difícil…"
    São os mesmos que fazem a alegria e a fortuna de certa classe de donos de cursinho…
    São aqueles que um dia tu verás clamarem por justiça, contritos (e ai dos clientes ou dos jurisdicionados destas almas…)
    Como diz o PHA: VIVA O BRASIL!
    Aldo

Se Nagao

A coligação demotucana e seus órgãos de imprensa, nesta campanha, com o seu comportamento provocou o afloramento de sentimentos mais baixos do ser humano. Essa estudante é apenas o produto desse comportamento.
Essa situação será amplificada pois interessa eleitoralmente a essa coligação esse sentimento de ódio. Combateram o Governo de sua Excelência o Presidente Lula com ódio, com preconceito de todo tipo, desrespeitaram o Excelentíssimo Presidente da República, etc…
Poucos foram os que se indignaram com os ataques ao Sr. Presidente Lula, muitos riam e achavam graça do desrespeito ao Presidente. Se um presidente (com minúscula pois são menores) deles sofresse um décimo do que sofreu o Presidente Lula haveria verdadeira perseguição a quem ousasse atacar o presidente deles.
Se não houver um movimento efetivo para impedir a continuidade desses sentimentos de ódio, o Brasil deixará de ser o País que é reconhecido como o mais cordial de todos.

pedro – bahia

Agora entendi porque o Serra agradeceu aos twiteiros.

Carol

Sou nordestina com muito orgulho e mais orgulho ainda de ser pernambucana. Parabéns para a iniciativa da OAB-PE que não deixou passar em branco essa clara demonstração de ignorância dessa menina.

Wlademir Carvalho

Mayarinha…a PF já deve estar no seu encalço, doidivana.

Aproveite o ensejo e, leve cortinas nas cor de sua preferência para enfeitar sua cela; o seu Kit Barbie de maquiagem é um ítem indispensável, porque você não vai querer apresentar um mau aspecto diante do pipocar dos flashes.

Amira

vou lançar um novo twitter: vergonha de ser paulista.
Alguém quer me ajudar a arrumar um emprego no nordeste, por favor?
e como bem cantou Zeca… Malandro que é malandro, vai pro norte. Enquanto os patos vão pro sul.

Armando do Prado

E cadê a OAB nacional??

Adriane ROG

Sou gaúcha, do extremo sul do estado, e tenho muito orgulho de ser BRASILEIRA e fazer parte de uma cultura tão linda, tão rica e diversa. Adoro o nordeste, suas cultura, sua música, sua literatura, sua alegria. Quem não estiver satisfeito que procure outro país, porque o nosso é feito desta mistura colorida. Ainda bem.

maconheiro

Essas pessoas são mais mal educados que racistas ! Mal perdedores !

vander

Azenha vcoe notou que que os jornais, O Globo,Folha, Estadão e a revista Veja ignoraram a questão?

Geraldo Martins

PARABÉNS A OAB-PE! ENFIM, ALGUÉM SE MEXE CONTRA O PRECONCEITO E A XENOFOBIA NO NOSSO PAÍS.

Rogério Perdigão

Tô preocupado cum essa minina, afinar sô minero e a Dilma ganhô aqui pressas banda, sô!

Alexandre Araújo

Azenha, seria bacana entrevistar um economista sério, para desfazer esse MITO de que o Nordeste é sustentado por São Paulo e o sul do Brasil. Infelizmente esse é um conceito que muitos paulistas, amigos e parentes meus que nada têm de racistas, ainda possuem. É uma coisa que é passada de pai pra filho.

george

Quando nós paulistas, seríamos o que somos, sem a contribuição dos irmãos do nordeste. Acorda juventude brasileira e redescubram a diferença entre universitário e universotário.

Luis

O silêncio da OAB-Brasil e da OAB-SP é ensurdecedor. Afinal, não foram essa instâncias que defenderam o nordestino- caseiro Francenildo? Ou será que a OAB-SP prefere defender os proto-facistas mirins que serão seus futuros contribuintes?

ValmontRS

Vejamos se a lei é realmente aplicada neste país. Abaixo, os artigos que a moça infringiu:

Lei nº 7.716/89:
Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de um a três anos e multa.

Código Penal

Incitação ao crime
Art. 286 – Incitar, publicamente, a prática de crime:
Pena – detenção, de três a seis meses, ou multa.

Severino Prazeres

Sou pernambucano. Sou nordestino. Por último sou brasileiro. Parabéns a essa estudante de direito paulista. Disse claramente com todas as letras o que ela pensa e milhões como ela também pensam assim lá em São Paulo.O preconceito contra nordestino existe sim é muito forte a partir de São Paulo e região sul. Vamos ver se a partir de agora os nordestinos se tocam.Se a partir de agora os nordestinos fazem valer o seu amor próprio. Muitos nordestinos vivem em São Paulo em regime de quase escravidão. Outros negam a sua condição de nordestino para não serem humilhados. Conclamo a todos nordestinos para tratá-los como eles nos tratam e se possível na ferradura. Viva o povo BASCO! Viva o ETA!

FÁBIO RIOS

NO FINAL DA ELEÇÃO, AS MASCARAS CAEM!

Julio

Pô, aí tbem já é exagero. Vão processar a mulher por RACISMO?
Nordestino é raça?
Votei e fiz campanha para a Dilma (assim como pro Lula), e estou feliz com a sua eleição, e ainda irritado com o baixo nível da campanha adversária. Mas não vamos cair no ridículo (ou no fanatismo) por causa disso, né.

    Baixada Carioca

    O que ela fez infringiu a Lei Constitucional. Tem que responder criminalmente por isso. Cadê o ridículo nisso?

    Henrique

    Veja o comentário do ValmontRS:
    Vejamos se a lei é realmente aplicada neste país. Abaixo, os artigos que a moça infringiu:

    Lei nº 7.716/89:
    Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
    Pena: reclusão de um a três anos e multa.

Felipe Holtz

Venho aqui registrar a minha não surpresa com o surgimento deste tipo de coisa. Afinal de contas, em tempos de libertinagem de imprensa, com blogueiros como Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi incitando o ódio e o preconceito que eles e seus grupos midiáticos tem contra Lula, Dilma e o PT, o que vocês esperariam? Flores e rosas desta juventude que lê este tipo de gente? Acho louvável e muito oportuna a ação da OAB-PE contra esta senhorita udenista, que, pelo matéria, tentou de todas as formas apagar o que escreveu. Torço que o MP consiga pegar outros tantos da mesma laia, que são muitos por aí.

@anadijk

Concordo, todos os que postaram e também aqueles que referendaram os posts racistas e/ de incitação ao ódio e ao crime, e que puderem ser identificados devem responder por seus crimes dentro do previsto nas leis brasileiras. Já que houve manifestação da OAB de Pernambuco qualificando inclusive como crime federal, creio que seria no mínimo de se esperar que a OAB nacional se juntasse em desagravo a esta causa.

Cícero

Acertadamente, a OAB de Pernambuco apresentou ao MPF queixa-crime contra essa estudante Direito desavisada. Tem de pagar pela m… que fez.

YARUS

Nasce um novo site: http://xenofobianao.tumblr.com/
Tem outras dezenas dessas mensagens, algumas se retratando,
Digamos que eles deram o tiro, e foram pedir desculpas ao corpo no chão.
NÃO DEIXEM DE VISITAR, tomem um comprimido para enjôo antes.

Ricardo Lima Vieira

2- Sendo assim, é fácil concluir de onde vem tanto ódio, diante de aeroportos lotados por gente que, até tempos atrás, mal andava de ônibus, para ficar em outro exemplo.

É importantíssimo que haja canais eficientes de comunicação entre governo e sociedade, pois esse ódio de classes é destilado principalmente por uma imprensa nitidamente golpista, que passou os últimos 8 anos insuflando isso, em tudo e por tudo, e ainda que indiretamente na maioria dos casos.

A ação criminosa da senhorita Petruso é mero — e perigoso — resultado desta ação midiático-elitista. Há muitas senhoritas Petruso por aí, e Serra, na ânsia pelo poder, destampou o esgoto em que trafegam.

Ricardo Lima Vieira

1- Ficava incomodado, tempos atrás, porque a maior parte da classe média odiava tanto Lula, sendo que ele não a prejudicou em rigosamente nada; ao contrário, ela teve enormes benefícios, assim como as outras classes (incluindo, e muito, a classe rica).

Sou professor, e lamentava, ainda, que a classe média — que tem noção de direitos e sabe exigi-los, principalmente no que afeta seu bolso — não colocava seus filhos na escola pública, exigindo o aperfeiçoamento desta (pagam duplamente, pois pagam a mensalidade de seus filhos e pagam impostos que ajudam a sustentar a escola pública); porém escolhem a opção de pagar escola particular para sentirem o diferencial social: meu filho não se mistura à ralé – pensam.

Cícero

Trata-se de crime hediondo, inafiancável e insuscetível de clemência soberana. Portanto, Mayara Petruso tem de ser severamente punida para que sirva de exemplo aos que comungam com ela na pregação do racismo e do preconceito. Ideal seria, que fosse condenada à pena de prestação de serviços comunitários durante 3 anos em alguma cidade do Nordeste.

Rita Sovatti

Deus do céu! O que é isso? há de se coibir, antes que vire ódio irreversível a ponto de ações desumanas para além dos xingamentos e coibir com punição efetiva. Isso é muito grave. Assim começam os genocídios e barbáries de toda a espécie. Com a manipulação do ódio. Portando carteira da OAB de SP, lamentaria muito ter como colega de profissão alguém que reputa seu igual como se esse não existisse ou fosse nocivo à mesma sociedade da qual faz parte. Como flagrantemente demonstrado, não tem sequer noção básica de Direito Penal, pois praticou dois crimes formais com a maior torpeza e irresponsabilidade já vistas na blogosfera. Não se esqueçam, estudante de Direito e seguidores, que lhes deva faltar comerem muito feijão para chegarem aos pés de Rui Barbosa, Gonçalves Dias, Castro Alves, Caetano Veloso etc., tanta gente da qual me orgulho que este micro espaço não serviria. Sabiam que o Maranhão tem o Português mais bem falado (mais corretamente falado) do País? Leram, amigos do Vioomundo, os graves erros de Português daqueles que se intitulam superiores? Tenho grandes amigos nordestinos, com e sem cultura (tendo tido ou não a oportunidade da bancada acadêmica) mas todos de um coração que vcs nem imaginam. E aqueles que não puderam estudar como a garota criminosa, certamente, teriam resultados, na vida, bem mais inteligentes do que aqueles que ela terá. Lamentável e triste.

Cícero

Esse é o legado deixado por José Serra que se intitulava "do bem", insinuando que a gloriosa Dilma "não era do bem". Esse apelo ao preconceito e à discriminação de raça, cor, sexo e condição social plantada por Serra e seus pares ao longo da campanha, logo foi adotado pela mídia golpista e irresponsavelmente legitamado pela CNBB e pelo Pastor Silas Malafaia que passaram a pregar o ódio e a intolerância religiosa no seio de uma sociedade tradicionalmente pacífica e próspera como a nossa.

SÃO ESSES OS VERDADEIROS RESPONSÁVEIS (ia dizer criminosos) POR ESSA ONDA DE PRECONCEITO ODIOSO, INFAME E INADMISSÍVEL QUE NASCEU NA DIOCESE DE GUARULHOS PELAS MÃOS DO BISPO D. LUIZ GONZAGA BERGONZINI, que certamente carrega na alma o gens execrável do ódio e da intolerânica dessa Igreja que outrora assassinou inocentes, queimando-os "vivos" em fogueiras.

Veja o que o bispo d. Luiz Gonzaga Bergonzini disse poucos dias antes do pleito em entrevista à Folha:

"Dilma segue o seu partido, ela é a candidata. Então eu vou matar essa cobra na cabeça… Recomendo a todos os cristãos católicos que não votem na Senhora Dilma Rousseff… "

A 4 dias da eleição, esse bispo ordenou aos seus padres que pregassem contra a Dilma em suas homilias nas missas e celebrações das 37 paróquias da Cidade de Guarulhos. Lamentável. Profundamente lamentável e triste a apologia ao ódio e a prática de preconceito em quaisquer circunstâncias e por qualquer pessoa, especilamente quando tais práticas ofensivas, caluniosas e sujas são alimentadas por um BISPO com a conivência de um PAPA.

Esses bispos que instigaram fieis a atos de intolerância religiosa, induzindo-os a uma preseguição impiedosa contra Dilma, esquecem-se por vezes que, acima deles e do papa, existe DEUS.

Prova disso. foi o resultado da eleição para presidente em Guarulhos, cidade onde reina o bispo d. Bergonzini (o apóstolo das trevas), onde houve empate entre Dilma e Serra: dos cerca de 600 mil votos válidos, Serra ficou com 300 mil e Dilma com 299.700 mil. Pelo visto, as acusações contra a gloriosa Dilma feitas por d. Bergonzini não convenceram o eleitor.

Roger Oliveira

E dá-lhe processo nessa ignorante!!!

E que todos os asseclas dela que compartilhem dessa mesma ideologia hitlerista sejam identificados, tomem cana e chorem mais que Judas após trair Cristo!!!

E digo mais: lá na cadeia não tem Sony VAIO pra poder propagar ideologias de esgoto no Facebook, no Orkut e no Twitter não!!!

Augusto Pinheiro

Esse é um dos legados da campanha do José Serra. E não adianta atribuir a ações isoladas. Eles tem essa culpa MESMO, ao fomentar a intolerancia. Eles realmente quase conseguiram mudar o meu país. Estou absolutamente devastado. O Brasil não merece isso. Algo TEM de ser feito e urgente.

ValmontRS

Esse comportamento estúpido é a semente do fascismo. Não pode ser tolerado. Este é o foco.
Imaginem se generalizar-se esse tipo de mentalidade criminosa no Brasil, o que teremos no futuro?
Inicialmente, grandes contingentes de fascistas, depois, partidos fascistas e, por fim, governos fascistas.
A conduta criminosa tem que ser punida exemplarmente, para que todos os brasileiros saibam que existe uma Constituição neste país, e que esta abomina toda e qualquer violação aos direitos humanos.

Gustavo de Recife

Uma certa vez Miguel Arrais falou uma coisa que me deixou bem contente, com relação ao espírito federativo, em algum momento ele disse que o nordestino era a linha que costurava o tecido social federativo!!

Leo Rodrigues

O Nordeste contribui e continua contribuindo com a musica, literatura, culinaria e muito mais, ao inves de enlouquecer pelo Starbucks e Outback como fazem as "elite" de outras regioes, que nao sabem apreciar o que o nosso Brasil tem de bom, tudo o que vem de fora e melhor, tomar cafe do Starbucks voce pode em milhares de lojas ao redor do mundo, mas comer um bom acaraje so na Bahia.

ricardo gama

Temos que começar uma campnaha paraque esse caso não fique impune. Estes xenofobos, devem responder na justiça e que ela vá fundo na punição dessa gente atrasada, ignorante. Um bando de imbecis…

beattrice

A observação do perfil deste jovens leva a crer, como já observaram muitos, que se trata de brasileiros que nao conhecem o Brasil e que foram cirados por pessoas que muito provavelmente pensam da mesma forma e com quem aprenderam esse tipo de comportamento, até por aqui não se pode imaginar que tenham aprendido tal conceito em salas de aula, ou se pode?
Em qualquer hipótese, todos os envolvidos devem ser rigorosamente investigados e punidos com o rigor da lei e salvaguardados todos os direitos de defesa, que infelizmente eles próprios não reconehcerma naqueles que ofenderam e caluniaram, tratando de modo discriminatório e depreciativo.
Trata-se de crime, pois que seja tipificado como tal, apra que a sociedade aprenda a ser mais civilizada, incluindo seus candidatos.

beattrice

Azenha
Tudo indica que o Zé abriu uma caixa de pandora, mais uma além daquela do outro Zé, do ARRUDA, com panetones, etc.
Dessa segunda caixa de pandora do Zé vem saindo todo tipo de comportamento fascista.
Ainda durante o segundo turno muitos blogueiros, comentaristas e tuiteiros avisavam, que a atitude totalmente tresloucada e extremista, à direita, iria redundar em consequências sociais e políticas.
Essa onda de ataque ao Nordeste certamente é uma delas.

davi moura

Levante de um nordestino:

somos tão burros q criamos as bases da literatuda desse pais,
somos tão burros q temos os melhores cursos de informatica e física da america do sul,
somos tão burros q a faculdade de direito de pernambuco formou os maiores genios da nossa história brasileira,
somos tão burros q construimos as cidades q vcs(Sudeste/sul) estão hj,
somos tão burros q entre os 5 primeiros lugares de residentes medicos de São Paulo tem um nordestinho,
somos tão burros q das 120 vazas q o ITA oferece mais de 60 vagas ficam nas mãos de um nordestino, e desses 60, 30 são para cearenses,
somos tão burros q …


somos tão burros q elegemos Dilma rousseff, como a primeira presidente mulher do nosso país …
O Sulista é tão esperto, mais tão esperto,( Com sua respeitosa exeção) q elegeu o Tiririca…
… e o q tiririca teria dito ''Não me candidatei no Nordeste, porque lá não tem abestado''( http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&su… )

Que a justiça seja feita…
… graça internet, o meio mais democratico q temos hj, essas barbaridades serão pelo menos debatida pelo povo brasileiro… e cujas reflexões levantem ideas para concretizar uma legislação virtual para punir esses inescrupulosos.

    Rita Sovatti

    Sou paulistana, Davi. Mas, diferente de muitos daqui, penso como você. E, ademais, somos BRASILEIROS. E só. Abraços.

    Sergio F. Castro

    Excelente! Principalmente o trecho do Tiririca. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

herivelto canales

Teríamos que visitar os comentários na geografia do voto no Estadao.
http://www.estadao.com.br/especiais/geografia-do-
http://www.estadao.com.br/especiais/mapa-da-votac

Um jornal que deveria ser punido pela indução ao racismo e preconceito. Lá, além de mostrar o ermelho e azzul, faz referências com relação aos locais beneficiados pelo Bolsa Família.

ESTADÃO DEVERIA SER RESPONSABILIZADO

Vejam este comentário. Está lá

117  jessyca alves
01 DE NOVEMBRO DE 2010 | 9H 28DENUNCIAR ESTE COMENTÁRIO
Vendo o mapa é facil entender o motivo da dentinho ter ganhado!!!
Se eu já tinha repulsa da capacidade de raciocinio dos nordestinos, agora então…. não me chamem de preconceituosa, ou algo do tipo, porque todo mundo sabe que a região menos desenvolvida, principalmente em educação é o nordeste, traduzinho.. um monte de gente burra e sem preparo nenhum para ir até a urna decidir oque é bom pro pais, pensaram somente no seus proprios rabos, com a esmola do bolsa famia, GARANTO que esse foi o motivo da Dilma ter ganhado.
Não sou a favor do Serra, e confesso que nenhum dos dois iria ser bom presidente, mas antes Serra do que essa idiota, garanto que esses 4 anos seram igualmente como os 4 anos de mandato aqui da minha cidade, por mulher despreparada, sem experiencia em cargo assim… vai dar merda, e eu iria rir muito se cortassem o bolsa familia… pra esse povo retardado se f****

Este é apenas um entre dezenas .

    rosa

    Davi, esqueceu o LULA? De onde ele veio? Fala pra esse povo que o melhor presidente que o Brasil já teve é um NORDESTNO. Mais de 80% dos brasileiro aplaudiram o seu governo. Só essa "meia dúzia" de alienados não exerga o óbvio. Ou enxergam e se incomodam com a sua pequenez e a grandeza dos demais brasileiros que elegeram a Dilma porque vêem nela a esperança da continuidade de um "baita" Governo iniciado por um NORDESTINO?

SérgioFerraz

E a OAB/SP não vai se manifestar ?
Será que o Dr. U'rso está ocupado, preparando o próximo movimento CANSEI ?

ET:
É nisso que deu a aprovação automática nas Escolas de SP, a turma sai sem saber somar, se soubessem veriam que Dilma ganharia de qq. forma (mesmo só com os votos do Sul/Sudeste/Centro-Oeste/Norte).

    MC Zanini

    Desculpe-me discordar, SérgioFerraz, mas essa turma dificilmente estudou em escolas públicas estaduais. Ignorância, preconceito e intoleância não têm classe sócioeconômica.

Hugo (comodín)

Azenha,

Não seria bacana uma série de reportagens sobre o nordeste? chamando atenção pra esse fato da xenofobia, o que criou esse estigma nos nordestinos como seres inferiores, e ao mesmo tempo mostrando as qualidades dessa região de cima do mapa, além dos problemas que estão sendo resolvidos aos poucos depois que Lula passou a presidir o país?
Colocando alguns eixos, dá pra criar um belíssima série. Muito embora já existam reportagens neste sentido, sempra há coisas novas a serem exploradas. Fica aqui a minha dica!

Vejo que, a maior parte da mídia não dá a mínima pra esse tipo de divisão absurda…

Mariana

Me sinto envergonhada por saber que tem alguns brasileiros que se referem dessa maneira aos nossos queridos irmãos nordestinos!
Acho que terão que ser punidos exemplarmente!

Rogerio Augusto

Fico pensando na Gravidade do problema causado pela candidatura do Serra, o dano feito incentivo a xenofobia e a intolerancia religiosa, ao abuso da imprensa, e tantos outros absurdos, tantos danos, tantas injustiças e enfim atitudes que realmente remetem ao nazismo, sao frutos do serviço desses canalhas do PSDB,
o PSDB tem que se retratar sobre isso sim, sim senhores, esse video e essas respostas de twitter é o resultado do que foi a campanha do PSDB e como as coisas foram ditas pelos tucanos em SP
Sou Paulista, tenho orgulho disso sim, mas isso me envergonha tanto, e essa gente precisa viajar, conhecer o mundo, e entender a grande naçao que somos, bom, pensando melhor, essa gente nao tem que viajar nao, tem que ser presos mesmo, preço insistencia na justiça para que nao deixe nenhum, mas nenhum caso desses citados impune.

Luiza

Sou nordestina, cearense,não me envergonho disso. Venho aqui convidar essa moça a nos visitar. Com certeza ela encontrará no nosso povo a humildade, a hospitalidade, o aconchego, o calor,,, Com certeza se encantará com a beleza de nossas praias e desejará ser um de nós porque somos fortes, valentes e muito bem humorados. Conseguimos mesmo diante das dificuldades fazer o Brasil inteiro sorri. Aqui ela encontrará a alegria, pois tenho certeza de que essa garota é muito infeliz. É a única justificativa que encontro para tanto ódio e preconceito.Que Deus a abençoe. Ela vai precisar e muito da proteção divina.

Hélio Pinheiro

Quando estes criminosos animais racistas dizem SUDESTE, estão redondamente enganados, pois o Rio de Janeiro escolheu Dilma, assim como Minas. POR FAVOR, NAO COLOQUEM O RIO DE JANEIRO NO MEIO DESTA POUCA VERGONHA que foi veiculada em sua grande maioria por jovens de classe média alta de São Paulo. (Jovens estes, sem um mínimo de discernimento e com uma tremenda falta de conhecimento político e histórico do nosso país), São perfeitos idiotas, que como verdadeiros papagaios, saem por aí repetindo o que escutam, pois não tem massa encefálica suficiente para construir um raciocínio lógico sequer.

Hilda

Estou apavorada com esta onda de preconceito e intolerância. Aonde isso vai parar? Como vamos apresentar esta conta
ao serrojas?

    Pedro A. Martins

    Vocês observaram que estes energúmenos citaram os Nordestinos e não citaram Minas! O Serra levou uma tunda aqui! Mas, acontece que aqui tem Minas tem "café no Bule"

terezinha

Se não punirem essa jovem, que, já tem idade suficiente para saber o que está fazendo, e se realmente é estudante de Direito, pelo menos deveria saber que está praticando um crime, estaremos alimentando mais um monstro dos muitos que se desnudaram durante esta campanha eleitoral.

É lamentavel o que está acontecendo. É triste constatar como pessoas que deveriam dar exemplo, são capazes de envenenar, de forma irresponsável, e eu espero que não definitiva, milhares de jóvens sem qualquer tipo de conhecimento, apenas para satisfazer uma obsessão.

Henrique

Sou paulista e tenho ORGULHO dos meus irmãos nordestinos!

Esses preconceituosos NÃO FALAM pelo meu estado.

PRO BRASILIA FIANT EXIMIA.

    Rita Sovatti

    Não falam mesmo! Coisa horrorosa! Eles têm mais irmãos aqui, graças a Deus, do que esse tipo de gente. Abraço, Henrique.

antonia lima

Para Mayara e casos similares, a justiça!
Esta internauta precisa refletir com a sanção aplicada se Ela, Mayara, também sabe votar…
Não precisamos citar nomes…Mas valem sempre reflexões.
Não vamos revidar. A Justiça e as instituições sérias como a OAB, o MPF, entre outras, existem para tomarem as providências.
Basta alguém que se aprojunda na História para saber da importância da Região Nordeste.
Aos paulistas preocupados com a repercussão, uma opiniâo: vocês serão sempre por nós bem recebidos.
Antonia Lima
Recife-PE

RodrigoR

Ja to fazendo minha parte no Twi…mensagem e mais mensagem p nazistas…a maioria ja saiu tudo correndo

@AlbertoJBSilva

Ainda vamos ver o saldo da campanha protagonizada pelo 'jênio' José Serra por muito tempo. Ele despertou o discurso das alas mais preconceituosas e conservadoras que agora não tem mais receio de se apresentarem como tal.

Newton

É o que dá quando um candidato, seu partido e correligionários descambam para o atraso, a mentira, o fanatismo religioso. O racismo é primo-irmão dessas pragas. É tudo atraso, subcidadania, obscurantismo, intolerância. Valeu Serra, obrigado por mais essa extraordinária "contribuição" ao país!

    Cícero

    Conrdo. Essa é a herança maldita do Serra, o candidato das trevas (só sujeira, armação e farsa).

marcello mantovanni

Concordo com um internauta, não se trata de xenofobia mas sim de "endofobia" (neologismo que não existe em português, mas utilizado em Cuba para expressar a idéia de aversão ao semelhante)…A rejeição ao diferente, ao estrangeiro, tem uma cara igualmente má de discriminatória e humilhante. A rara endofobia que se materializa no excluir o semelhante, em negar direitos iguais aos próprios compatriotas… http://www.desdecuba.com/generaciony_pt/?p=162

Parabéns ao saldoso (com L mesmo no sentido de que ficou devendo…) JOSÉ SERRA que enriquece a língua portuguesa e diminui o Brasil…

luiz carlos checchia

ola a todos,
sou paulistano, do Bixiga, descedente de italianos e índios e criado por padrasto baiano, cosa da qual mais me orgulho. Por isso, me sinto obrigado a me desculpar pela falta de sensibilidade, humanismo e de inteligência de meus conterrâneos. Espero q n se esqueçam q nem todos os paulistas e paulistanos são tão pequenos, escrotos e baixos a esse ponto. E q tem memória mto mto mto curta, pq foi a força e a determinação de nordestinos, nortistas q costruiram as maiores riquezas mateirais e culturais de sp. E p os descendetes de europeus, é uma peque q desconhecem a realidade suas róprias família, pq p encaram porão de navio pelo atlântico, a exploração no trabalho e outras mazelas é pq ninguém era príncipe na europa, eram tbm pessoas q, sem condições de trabalhar e sobreviver, buscaram novos recantos p criaruma nova vida. Todos temos esse direito pela busca da felicidade, seja quem for, onde for. viva o povo nordestino, viva o povo do nordeste. viva o novo Brasil q se constroi com Lula e dilma!!!

    Lu Busis

    Luiz Carlos, concordo cem por cento c/ você. Tb descendo de italianos c/italianos, sou paulista e vivo atualmente no Centro-Oeste deste nosso Brasil. Os nordestino são trabalhadores, simpáticos, comunicativos e muito hospitaleiros.
    Não sei o que passa pela cabeça de uma jovem q critica só por criticar sem conhecer quase nada dessa parte do Brasil que tem um legado inquestionável no desenvolvimento de todas as regiões do País.

    Gustavo de Recife

    Muito bem Luiz é dessa forma que um Brasileiro pensa um grande abraço para você e sua familia de um Recifence , só que mais Brasileiro que tudo.

Roque Pinto

"Reaja inteligentemente mesmo a um tratamento não inteligente." Lao-Tsé.

Gerson Carneiro

Seria bom o Ali Kamel atualizar o livro dele "Não somos racistas" e ir rediscutir o tema no programa Saia Justa, da Maitê Proença.

    Zéca Fetão 45

    Emprego não vai falar para essa moça… pode virar garota propagando do MOVIMENTO CANSEI…
    Apresentar o rograma da Hebe, a Veja pode convidar a moça para ser Colunista, no lugar do Reinaldo Azevedo ou Diogo Mainardi; a Playboy vai dar a capa de Dezembro para ela… no Jornal da Globo ela tem lugar garantido como comentarista para cobrir o Jabor (que continua tentando aprender a ser cineasta), no Estadão a Menina poderá escrever Editoriais, na Folha pode ficar no Lugar da Eliane Canhede e de novo no SBT ela pode ficar no lugar do José Neummane Pinto ou (se tiver bunda bonita) no lugar da Analice Nicolau….

Maralina Matoso

É impressão minha, ou a maioria das mensagens são de mulheres?

J. FERNANDES

O AMOR VENCERÁ O ÓDIO. A minha primeira reação qdo vi as manifestações preconceituosas contra nordestinos foi de perplexidade. Não que fosse novidade, mas nunca tinha visto algo tão explícito.

Na hora,, deu aquela indignação. Raiva. Já morei em vários estados brasileiros, inclusive SP e PR.

Tenho 2 filhos nascidos no PR (que se sentem tão nordestino qto eu). Tenho um sem número de familiares que moram em SP (inclusive a maior parte deles votou no Serra). SP é uma cidade a qual eu vou todo ano a passeio, rever familiares, amigos etc. Uma cidade que adoro.

Passado o impacto inicial, percebo que não vale a pena reagir ao preconceito com mais preconceito. Há muitos paulistas que pensam diferente. Não podemos generalizar. Assim, àqueles que vierem ao Nordeste, serão tratados como sempre foram: com cordialidade e alegria.

Agradeço a solidariedade de todos aqueles se manifestaram contra qualquer forma de preconceito.

Palavras de um nordestino, cearense, cabra-da-peste e, acima de tudo, um BRASILEIRO. Ah, e a favor do bolsa família que, além de saciar a fome de quem a tem (LEMBREM-SE: a fome não espera), ainda movimenta o mercado interno.

J. Fernandes
Aracati-CE

    J. FERNANDES

    EM TEMPO: O que não quer dizer que eu seja complacente em relação a esse tipo de atitude. Acho que deve ser apurado e devidameente punido.

    Cícero

    Concordo com você, quando diz que "não vale a pena reagir ao preconceito com mais preconceito"; mas de qualquer forma, essa estudante de Direito (mayara) tem ser punida pela Justiça para servir de exemplo a outros que pensam como ela.

    MARIALIBIA FARIA

    Sr. J.Fernandes
    O Sr. não sabe o que é passar a vida inteira sofrendo preconceito. Porque vc é mulata, porque vc estudou até a 4série ginasil, porque sempre trabalhou com o salário tão baixo que mal conseguia sobreviver e portanto, não conseguiu ter o seu cantinho. Não existia o PROUNI nem o ENEM. Simplesmente vc não TINHA O DIREITO DE ESTUDAR. Sou paulista, paulistana, nasci na Maternidade São Paulo, nunca pude sair deste estado, acho que morro nesta terra, mas nunca deixei de sofrer humilhjações por ser: mulher, mulata, e filha de nortista. É VEM VC DIZER PARA NÃO REAJIR AO PRECONCEITO, EU NUNCA REAJI, ME COLOQUEI NO LUGAR QUE A PAULISTADA QUERIA QUE EU FICASSE E O QUE GANHEI COM ISSO? SINTO, MAS A LEI QUE PRENDE CHICO TB. PRENDE FRANCISCO. CADEIA NELES.

    J. FERNANDES

    Boa tarde, Marialibia.

    O que eu quis dizer eh que nao se combate preconceito com preconceito. Nem todos os paulistas sáo iguais. Ha muitos que pensam diferente. Para isso, sempre podemos recorrer a justica ou reagir de prontidáo. E eh o que tenho feito com todo tipo de preconceito que vejo pela frente, contra mim ou qq pessoa. Por esse motivo, venho colecionando desafetos. Cansei de, como vc, ficar calado.

    Eu sei bem do que vc fala. Ja sofri preconceito tb. E muito. Por ser pobre. Pois bem, se hoje tenho uma vida estavel, mas nem sempre ela foi facil para mim. Acredite. Se eu fosse discorrer sobre minha vida aqui e das dificuldades que passei, esse espaco seria insuficiente.

    Somos solidarios na dor. Estamos do mesmo lado.

Antonio

Nasci em São Paulo e tenho orgulho de ser NORDESTINO. São tantas matizes culturais nessa terra abençoada de um povo abençoado que me arrepia de pensar. Um povo alegre, festeiro, inteligente e trabalhador. Viva o Brasil, de Norte a Sul.

Adriana

na pagina da Mayara do twitter http://twitter.com/nordestistos, tem um comentário do Serra, IMPERDÍVEL, cadê o ministério público de SP?.

    Almeida Bispo

    Cê topa! Já tiraram do ar. Aconselho a quando encontrares essas… essas… essas coisas, fazer um printscreen e salvar a imagem gerada, como prova.

    Taciana

    A página não existe mais, feliz ou infelizmente.

    MARIALIBIA FARIA

    NÃO ESTÁ MAIS.

Renê

O Norte e o Nordeste ficaram 500 anos sem investimentos federais até a entrada de Lula.
Quando vejo um ato como esse fico profundamente triste.
Já fui vítima de xenofobia em família: uma prima paulista filha de nordestino se expressou contra a presença de nordestino em SP. Confesso que fiquei muito triste, mas o sentimento de pena foi maior!
Agora, se os investimentos continuarem, dentre de alguns anos o Brasil será um país mais equilibrado. Dilma é a nossa esperança.
Rezo por todos e todas e por minha prima.

Flavio Lima

O nome desses imbecis tai, com IP e tudo. Processar todos para educa-los, a eles e aos pais deles, que devem ser tão grotescos como os filhos. Não podempos deixar passar não.

    Mila

    Seria ótimo uma condenação a trabalhos comunitários no Nordeste.O mesmo para os pais. Aliás, para a família toda! E tens razão, não se pode deixar passar.

Rafael J

Grande parte da riqueza paulista foi construída com o trabalho e suor dos migrantes nordestinos. Esses racistas paulistas (que, quero crer, são minoria) estão cuspindo no prato em que comeram.

Luciana

O Andre Bitarello teria que estudar a história e origem paupérrima da maioria dos imigrantes, seria um racista mais contido.Desconhece sua própria história.Infleizmente PSDB e DEM difundiram a Intolerãncia e o ódio..

André Oliveira

A lei e a justiça contra o ódio…Todo e qualquer que ousar postar um comentário preconceituoso deverá ser denunciado e processado.. Bem vindos ao 3º turno..

Hermes Halley

Alguém aí está se perguntando em quem essa moça votou para presidente?

Exatamente!

No SERRA!

O fascista mor da política nacional.

Aquele que trouxe o ódio para a campanha.

Agora se perguntem qual revista ela ler?

Exatamente!

A VEJA!

E que canal ela assiste?

A Globo!

É isso o que eles representam.

É esse o retrato da nossa elite.

O ódio.

Ódio contra trabalhadores.
Ódio contra quem não é branco. Incluído aí negros, índios e latinos.
Ódio contra “quem não é do Sul”.
Ódio contra “quem é do Norte”.

Ela não disse isso por um ato falho.

Ela disse exatamente o que pensa.

Seria “ótimo” que ela começasse matando os nordestinos que votaram no Serra.

Quem sabe fosse para o Norte e começasse com os estados do Acre e Roraima, nos quais o Serra ganhou. Passando pela cidade de Viçosa no Ceará, na volta.

Em Natal também seria uma boa.

Assim ficaria mais fácil, nós, enfrentarmos os racistas!

Não temos que ficar nos resmungando.

Temos é que enfrentar o racismo de frente.

Processá-la.

Colocá-la numa cela cheia de negras e nordestinas.

Sendo torturada por uma policial paulista, talvez.

Que tal fazer piquete na sua rua.

Pixar seu muro.

O silêncio é covardia.

O racismo é estupidez.

A elite brasileira é estúpida.

E você, é covarde?

Não?

Então combata-os!

Na internet, na rua, em cartas, nos e-mails, poemas, com a voz, com o dedo, com ovo, com piadas, com o que quer que seja.

Mas faça.

Hermes Halley

    erminia

    Parabéns!

Marco Aurélio Avelar

A Alemanha que antecedeu Hitler , era uma sociedade moderna e tolerante ,bastou os ingredientes se juntarem na mesma conjuntura , ( crise politica , economica e social , sentimento de humilhação e revolta , gerados pelas consequências da derrota da primeira Guerra Mundial ) , lá eles tinham Comunistas , Socialistas , Ciganos e Judeus , ( eram os Nordestinos deles ) e surgiu um Salvador da Patria , que convenceu o povo Germanico , que seria ele ,, O Grande lider que iria resolver todos os problemas e resgatar o orgulho gêrmanico . , depois dos inimigos internos , sobrou para Poloneses , Russos , Gregos , Franceses , enfim para todo mundo , inclusive , centenas de civis Brasileiros , mortos quando barcos e navios foram afundados em nosso litoral , pela marinha alêma ….portanto proponho como primeiro passo , fortalecer o ensino de historia , filosofia e sociologia para essa garotada …..ensino técnico é insulficiente para que as proximas gerações se imunem desta praga que é o preconceito , o Xenofobismo , o racismo doentio que é perigoso e contagiosso , como estamos verificando hoje , aqui e agora ………

Marcus Netto

Bullying Digital . Isso virou moda e deve ser criminalizado do mesmo jeito que os assassinatos de reputação praticados pela grande mídia . O Serginho Groisman deveria convidar a Dilma para dar o depoimento dela sobre o que é sofrer Bullying Digital

Gerson Carneiro

Dica para a estudante de Direito Mayara Petruso: peça aos Serra para te defender.

Estive em 1992 em Campinas-SP, a trabalho. Fui a um churrasco e os presentes, alguns descendentes de japoneses, fizeram uma roda em torno de mim e debochavam do meu sotaque. Fiquei naquela de não reagir para não constranger a pessoa que havia me convidado. Acabei me retirando. O que não entendi é que os japoneses foram parar em São Paulo fugindo de falta de oportunidade em seu país e agora estavam alí no meu país tirando sarro de mim. Isso me magoou muito por um bom tempo. Depois fui enxergando as coisas boas que o Nordeste tem e a cada carnaval fui constatando a quantidade maior de sulistas em Salvador, e até japoneses, e acabei por superar aquele trauma. Já não me incomodo e consigo enxergar de cima esse tipo de comportamento. Normalmente quem assim age não teve oportunidade sequer de sair da cidade onde nasceu.

    Sandra Ryra

    Cara, ñ foi só os japoneses. Todos os estrangeiros que entraram np Brasil, é pq foram despejados aqui para servir oas aristocratas oligarquicos do Brasil no lugar dos escravos. Inclusives muitos eram criminosos lá e eles queria se livrar deles e os colocaram aqui para servir de escravos mal remunerados pelos fazendeiros, e esses fazendeiros os sceitaram pq além de ñ quererem pagar os negros, pq tinham meo que os negros por terem sido tão judiados, se revoltassem contra eles a ponto de praticarem atos de violência. Foi só por isso que a escória para os estrangeiros foram xotados para cá e tragos num nível um pouco menos pior que os negros escravos. Aliás os estrangeiros que se mudam para cá até hoje é em busca de prosperar em negócios pq de onde ele é ñ foi possível ou então é bandido para fugir da justiça de seu país. Por tanto é isso mesmo tenha muito orgulho de seu povo nordestino pq embora eu seja do interior do Rio. Tenho muito respeito admiração e carinho por esse povo tão amoroso!!!!
    um abração
    por Ryra

    Gerson Carneiro

    Citei os japoneses porque foram os que estavam presentes no evento que mencionei.

    Agora, por exemplo, eu sei que há cidades no sul aonde o povo fala quase que exclusivamente alemão. E eu sei que se um baiano se deslocar até lá e for residir ou passar uma temporada lá terá uma grande possibilidade de ser discriminado, sendo negro então, o ponteiro da possibilidade entorta.

    Interessante é que no mundo, aonde quer vá, haverá um nordestino. Bem capaz de que o cara que cuida do Trenó do Papai Noel lá na Finlândia, ser baiano.

    mota

    É uma maneira dos excluidos se sentirem incluidos: debochar de alguem para desviar a atenção da propria mediocridade. Um amigo meu que estuda nos EUA disse que é comum lá os descendentes de indianos ou asiaticos debocharem dos alunos americanos mais tímidos, eles procuram alguem que julgam pior, para se sentirem melhor, pois no fundo se sentem – e são – excluidos tambêm.

    É triste a natureza de alguns seres humanos…

    Baccko

    Sua observação foi muito boa, mota. O grande desafio é entender melhor essas relações de dominação chegando mesmo à sua origem biológica, pois elas são universais na sociedade humana e também em sociedades animais. Isso só demonstra o quão próximo ainda estamos daquelas criaturas q consideramos inferiores a nós… mas o humano é construído também por ele mesmo e não só por pulsões instintuais, por isso é responsável pela merda q faz.

Gerson Carneiro

Em outra oportunidade uma amiga estava em Milão. Em uma determinada noite, em um grupo de pessoas, havia um carioca que perguntou de onde essa colega era. Ela respondeu que era do Piaui. O rapaz começou a sorrir muito e quando conseguiu falar perguntou para ela o que o Piaui tinha de bom. Foi aí que a veia nordestina saltou e ela respondeu:

– Muitas coisas. Dentre elas, no Piaui não tem carioca.

Toin!

Hoje aonde quer que eu vá, sinto prazer em deixar claro que sou baiano. Quem esteve presente no I Encontro dos Blogueiros Progressistam pode comprovar.

Marcus Netto

Existem a anos em São Paulo , diversas Escolas de Ensino Privado , algumas com altíssimo poder econômico e Político , algumas Escolas de renome ligadas diretamente ao Opus Dei e ao Grupo do Geraldo Chuchu . Nestas Escolas , diariamente , anualmente é difundida eugênia . Algumas Escolas tem o requinte da doutrinação psicológica , obviamente dentro de uma estratégia de longo prazo que não vem de hoje , mas intensificou-se a partir do USAID entrar mais forte no Brasil , associando-se aos Rotarys , Lyons e outros Institutos Ford da vida . Não é a toa e o Grupo Veja/Abril comprou a Mega Rede de Ensino Anglo , capilaridade Nacional . Não se esqueçam que a "famiglia civita" é sócia dos PRÓ APARTHEID investidores da Africa do Sul. Isso não é brincadeira não . Farão a cabeça dos jovens, pacientemente , com muito dinheiro por trás , tecnologia de ponta para gerar seres bestiais como esta Estudante de "Direito". Como diz um artigo em algum blog que li , trata-se de Campanha Política Permanente . Copiaram da Revolução Permanente no mau sentido .

Rui de Carvalho

Ainda falam que os "brasileiros" não são preconceituosos e racistas! Essas minorias, eu espero, estúpidas e sem caráter é que deveriam sair do país porque não merecem viver aqui! Isso é coisa pior do que o nazismo, e em pleno século XXI!

De…uses do universo, quanta estupiudez! As melhores cabeças do país vieram do nordeste com todo o descaso de governantes desde que o Brasil se tornou uma república e eles ainda se superam! Exemplo do nosso presidente Lula. É de um imbecilidade tão grande que não dá para acreditar. Essas pessoas é que são ignorantes e deveriam ler livros para adquirirem mais sabedoria, cultura e conhecimento.

Tenho pena dessas cabeças de bagre e sem cérebro! Espero que nenhuma delas passem nenhuma dificuldade ou que nem um dia sequer passem fome ou qualquer tipo de dificuldade! Lamentável perdedores! Perdedore inúteis que nada contribuem para melhorar esse país. Elas nem siquer sabem geografia e não conhecem, por exemplo, que o norte do Brasil tem toda uma pujança, abundância e muitas riquezas, como boa parte do nordeste tb tem.

Tenho certeza que a Dilma fará investimentos para que o nordeste e o norte do Brasil mostrarem do que são capazes para elevar o Brasil a uma potência mundial e será! Pena que esses idiotas nunca alcancarão a sabedoria e morrerão entalados na estupidez e imbecilidade. E mais mesmo sem o voto do norte enordeste a Dilma sairia vencedora! Mais o norte e nordeste é tão Brasil como todo o nosso continente!

Um basta ao preconceito e à discriminação | A Tal Mineira – Blog da Sulamita

[…] ler em Vi o Mundo, via […]

Regina

Tea Party Tupiniquim…Quando vcs vaõ resgatar o Humanismo? Sou Paulista e como tal, fico envergonhada de estar em pleno século XXI vivendo o preconceito da Idade Média…Pensei que vc fosse mais solta,menina…Que pena por vc e seus companheiros…mais acredito que vc ainda vai entender o que é respeito e humanismo.Talvez,um nordestino possa te ensinar uma liçaõ de civilidade.

Isaias

Sou do sul, especificamente de Santa Catarina, estive visitando Fortaleza e Recife e fui muito bem recebido. Pretendo voltar ao nordesde e se tiver oportunidade pretendo morar no nordeste. Em todos os estados temos gente boa, trabalhadora e honestas. A grande questão é que temos de ter oportunidades iguais. Oportunidade de trabalho, alimentação, saúde, moradia, educação, lazer. Os governos tem que colocar isso a disposição das pessoas. Para andarmos com a cabeça erguida. Abraços,,,,,,

C R TEIXEIRA

Parem de atacar a coitadinha. Vocês não perceberam pelo sobrenome que ela pertence à "Tradicional Familia Paulista", o supra-sumo da elite brazileira. Ela deve ser descendente dos "bravos bandeirantes", paulistana de 400 anos que mora em Higienópolis e não tá nem aí para o "resto do Brazil"! Os antepassados desta infeliz devem estar se revirando nos túmulos lá no riquíssimo Sul, bem no "dedo" da península itálica.

M. Izabel L. Silva

Que tipo de educação estão dando a essa menina? Onde é que ela aprende tanta asneira? É tão estúpidas que nem se dá conta da própria feiura e sordidez. Mas é caso de polícia … Espero que este processo de racismo vá até o fim, com todas as punições possíveis. A pobre coitada ainda se diz estudante de Direito … será que não avisaram a ela que racismo é crime? A nazistazinha também não conhece o nordeste, por que se conhecesse a cidade de São Salvador da Bahia, pelo menos, ficaria com a boquinha fechada, pois não tem lugar mais lindo, hospitaleiro, humano e brasileiro do que Salvador. Eu tenho pena dessa menina …Tomara que um negão bem forte e gostoso dê um trato nela. Freud explica. Ela precisa de amor e de carinho, que nunca teve … Ela e uma boa parte dos paulistas como ela.

    Belle Vox

    Putz…que coisa machista Izabel!!!
    Desculpe, mas paulista e paulistana que sou, sinto-me ofendida com a "atuação" da Mayara e seus comparsas de crime. Ofendo-me e sinto a ofensa por todas as pessoas normais que conheço. Voce acha que todos os paulistas, ou melhor, as paulistas, precisam de um trato de "um negão"? Olha o preconceito aí, Izabel!!! Pior, preconceito de raça, estigmatizando a raça negra…
    Gente, não se combate preconceito com outro preconceito.
    Mayara é fruto de uma parcela da população que pode ou não ser considerada elite. Mas o preconceito não se resume a isso, não, quem vive no meio de gente sabe. Quero mais que ela vá amargar numa cela, repensar seus atos, e de preferência seus comparsas tambem. Mas ela não saiu do nada, ela é o que Serra e seus correligionários eram na juventude, só que não tinham a net e eram muito mais instruídos, para não caírem nessas besteiras em público.
    Precisamos usar todos os instrumentos que a lei nos oferece para construirmos uma barreira contra o avanço do pensamento de ultra-direita, que descamba fatalmente para golpes e regimes autoritários, desumanos.
    No entanto, a ofensa não é o melhor caminho. O caminho e olhar pra dentro de nós mesmos e procurar ali o que há de ruim, extirpar e continuar na luta por não só um País, mas um mundo mais igualitário. Ou seja, tentar mais uma vez reverter a história, porque desde que o mundo é mundo, o ser humano se comporta desse jeito.
    A punição para Mayara pode servir de exemplo, mas por si só não resolve a questão. O que é aterrorizante, é saber que tem muita gente como ela cozinhando seu ódio em algum lugar. Na casa ao lado, por exemplo.

Paulo

Olha eu estou 100000% abismado com as declarações no tal do tiuti ( nunca vi graça alguma naquilo ).

pq o paulistano menospreza os nordestinos?? até hj eu nao entendo isso.. sao pessoas 100%, sao pessoas q nao tem medo de trabalhar, sao pessoas como nos.. de carne e osso. nao consigo ver diferença..

Só porque o povo de lá.. nao teve um centavo de investimento do governo federal em 500 anos..

Abraço pessoal e muito triste.

LUCI

SOU PAULISTANA E COMO TANTOS OUTROS ESTOU ENVERGONHADA!!!! DESCULPEM NOS NORDESTINOS DE TODO O PAÍS. NEM TODO MUNDO EM SÃO PAULO É IGUAL A ESSA DÉBIL. SOMOS 46% A FAVOR DE DILMA E ISSO OS PREOCUPA.

    Maralina Matoso

    Luci, eu também sou de São Paulo, mas, não vou ficar com vergonha nenhuma, pois eu não fiz nada. Quem tem que ter vergonha é ela. Não sinto vergonha, sinto indignação. Sinto também, esperança de que ela seja punida para que outros vejam o exemplo do que dá ser preconceituoso e racista.

Helena Lúcia Pahl

O preconceito regional nao é de hoje, nem tem origem no pelito de 2010. Mas está claro que "essa onda" foi alimentada pela campanha eleitoral de 2010. Posso está enganada, já que nao possuo dados cientificos, mas a atitude dessa jovem Mayara, muito se deve a campanha de José Serra. Digo isto baseado na atitude de sua esposa – dona Monica, quando usou a expressao "bolsa esmola" em referencia ao bolsa família, assassina de criancinha em referencia a uma suposta posicao favorável da candita Dilma ao aborto e a parte da imprensa, quando seus colunista, sempre donos da verdade e sem compromisso com a mesma, que em seus artigos, sempre apregoam que "pobre=nordestino" vota Dilma e "rico=paulista e sulista" vota Serra. Agora com a palavra Ophir Cavalcanti – OAB, a imprensa que foi capaz de transformar uma bolinha de papel em uma bomba atomica agora deve entrevistar essa pessoas e fazer o que sempre afirma fazer que é investigar, noticiar, policiar, etc. Fico imaginando se fosse um eleitor da Dilma ou admirador do Lula. O JN nao teria outro assunto por uma semana.

Fátima

O melhor castigo para esses jovens seria passar o tempo da pena que caberá a cada um, em determinadas regiões do norte/ nordeste (no sertão, no amazonas, por exemplo) sem nenhuma mordomia, só com a roupa do corpo; e tentar sobreviver; não aguentariam um dia!!!

    Bonifa

    Creio que o melhor castigo para eles será ficar embaixo de uma viga do Rodoanel quando passar uma grande carreta por cima.

cris

quero entrar com um processo contra essa Mayara, com o faço?

silvia pinto

Serão necessários muitos governos lula e Dilma para modificar essa preconceituosa sociedade. Essa estagiariazinha, que pensa saber alguma coisa da vida, precisa ser punida exemplarmente. Nosso país necessita de advogadas como Helen Grace, Carmem Lúcia, que se manifestaram publicamente e com embasamento técnico no primeiro passo rumo a limpeza politica do país. Essa estagiária deve pensar que 5 anos numa faculdade dá a ela condições de sair atirando besteirol… Coitada e Coitados os que se relacionam com ela na rede, devem ser todos iguais…. por isso que é tão dificil o Brasil melhorar. Sou favorável a cadeia nesses casos, nada de pena alternativa !!!

    vera oliveira

    se ela pegar uns cinco meses no xadrez já melhora,pois servirá de lição á quem pensa em fazer o mesmo,leis temos só falta aplicar

    ValmontRS

    Mas a pena neste caso é de 2 a 5 anos de prisão E multa. Ou seja, no mínimo 2 anos de xadrez.

    Lei nº 7.716/89:
    Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
    Pena: reclusão de um a três anos e multa.
    § 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza:
    Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

Yes we créu !!!

Mayara Petruso de novo: a xenófoba, estudante de direito, foi DEMITIDA!
Atualizado às 18h42.

O escritório Peixoto e Cury Advogados, de São Paulo, confirmou hoje que a estagiária e estudante de Direito Mayara Petruso não faz mais parte de seu quadro de funcionários.

A assessoria do escritório se nega a dizer quando e o motivo pelo qual a jovem deixou o emprego.

"O Peixoto e Cury Advogados confirma que a estudante de Direito, Mayara Petruso foi sua estagiária, porém, não faz mais parte dos quadros do escritório. Com muito pesar e indignação, lamenta a infeliz opinião pessoal emitida, em rede social, pela mesma, da qual apenas tomou conhecimento pela mídia e que veemente é contrário, deixando, assim, ao crivo das autoridades competentes as providências cabíveis", afirmou, em nota, o escritório.

Ela é apontada como autora de uma série de comentários racistas no Twitter, feitos logo após as eleições, responsabilizando os nordestinos pela vitória de Dilma Rousseff (PT).

"Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!", teria escrito a estudante no microblog.

A declaração provocou reações dos internautas, que se posicionaram contra e, alguns, a favor. Mais tarde, ela cancelou seu perfil no Twitter, Facebook e Orkut.
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Pernambuco afirmou que irá pedir amanhã ao Ministério Público Federal, em São Paulo, a abertura de uma ação penal contra a estudante.

A estudante ainda não foi encontrada pela reportagem.
http://desatualidadescronicas.blogspot.com/2010/1

@lucasilvestrino

Ela já voltou com outro perfil no twitter e continuou com as ofenças aos nordestinos…mas já cancelou de novo olha rápido: http://twitter.com/MaiaraPetruso

    Maxwell B. Medeiros

    Apesar de ela pedir desculpas, é só olhas as mensagens mais antigas do twitter dela que vocês notarão que a moça é realmente racista.

    Bonifa

    Mayara, a anti-nordestina, está famosa. Devido à grande repercussão mundial das eleições, devido ao prestígio internacional do presidente Lula e ao Brasil ser conhecido mundialmente por não ter racismo ou preconceito, Mayara já está famosa na Europa. Parabéns, Mayara. Usufrua da fama.

    Josnei

    Acabei de passar pelo novo Twitter da guria e, pasmem, quanto mais ela escreve mais revela sua pequenez. Alguns exemplos:

    #orgulhodesernordestino ? Vou mandar afogar quem criou esse tag idiota! 1:29 PM Nov 1st vía Mobile Web

    Queria dizer q nao sou a favor da xenofobia. Na realidade sou contra tudo que tem a ver com nordestino: fome, desemprego, miseria… 5:36 PM Nov 1st vía Mobile Web

    A minha intencao era xingar os eleitores da Dilma de nordestino, nao foi ofender voces. 7:02 PM Nov 2nd vía Mobile Web

    Foi so uma brincadeirinha com os meus amigos nordestinos. Agora por favor, deixem eu voltar a usar o twitter. 7:35 PM Nov 2nd vía Mobile Web

    Não é só caso de polícia, é caso de internação.

Cornélius/Londrina

Aqui em Londrina o Papa Serra fez 75% dos votos. Nas cidades com mais de 200 mil habitantes Londrina deu o 1º lugar a Serra.
Participei ativamente da campanha no coração da cidade e minha percepção é de que Serra foi mais convicente com os jovens. Nem conto conservadores, carolas e a penca de tucanos a infestar o Calçadão de Londrina com seus bicos venenosos.
Avalio que talvez tenha faltado uma campanha mais incisiva para o público jovem, afinal quem hoje tem 20 anos não tem ideia do que Serra e FHC fizeram com o Brasil quando tinham 12 anos.
Que a presidenta Dilma, nos seus próximos 4 anos de mandato possa dialogar com este público de forma a criar uma base mais crítica e mais próxima das políticas publicas que os beneficiam. Se não for assim os conservadores jovens, principalmente os do Sul maravilha, terão muito espaço para este tipo de barbaridade que estamos presenciando.

    Isaias

    Gente, a OAB do Paraná sempre fez e continua fazendo vista grossa para o racismo aqui em Curitiba. A coisa piorou depois da vitória da Dilma. O que revolta são velhos e filhos de imigrantes poloneses (onde?), e alemães destratando todos que não sejam daqui de Curitiba! Pensam que são países. Esquecem os escurraçados da miséria européia, de que nós somos brasileiros filhos, netose bisnetos de brasileiros, índios e portugueses!!!
    Falta pouco para bairros como o Batel, Água Verde, Sta Felicidade, Bigorrilho etc instalar cancelas nas principais vias dos elitizados bairos dos imigrantes donos da cidade.

    Vitupério

    Me desculpe, mas o que você está comentando, é puramente xenófobo… Quanta hipocrisia e falso altruísmo leio em cada comentário aqui postado não só por você , se for assim, quantos políticos deveriam estar na cadeia por incitação ao preconceito (não somente ao racial) e a violência? Olha, os idosos tem sim que ser respeitados e cuidados, e não chamados pejorativamente de velhos, aliás a violência e falta de respeito com estes cidadãos que já cumpriram com seus deveres cívicos, começa com esse tipo de comentário e tratamento lamentável; e quanto aos "escurraçados", a que você menciona de maneira pejorativa também, contribuiram e continuam contribuindo e muito com suas culturas adivindas de suas localidades; sugiro a você tratar tais assuntos pessoais que tanto a incomodam de maneira ativa e responsável, pois lembre-se, você está acusando, levianamente, um órgão iodoneo de omissão, e incitando o ódio ao povo desta região, como é comum acontecer pela web, por pessoas que não gostam de sulistas.

    Valdeci Batista

    Cornélius, sinta o ódio do e-mail enviado pelo acadêmico de Letras em resposta à carta de apoio à Dilma Rousseff ATENÇÃO! LEIAM O "MANIFESTO" QUE ANDA ROLANDO PELOS EMAILS DO PESSOAL. É UM ABSURDO! A UNIOESTE VIROU REALMENTE UM POÇO DE CORRUPÇÃO. NÃO SE PODE MAIS CONFIAR NEM MESMO NOS NOSSOS PROFESSORES. NÃO EXISTE MAIS DEMOCRACIA, NÃO EXISTE MAIS ÉTICA. A UNIOESTE ESTÁ TOMANDO AS DORES DITATORIAIS, TÍPICAS DE UM PARTIDO AUTORITARISTA QUE É O PT. LEIAM A IMENSA BABAQUICE QUE ESCREVERAM (SEM NEXO, SEM CARÁTER CIENTÍFICO, PURA DEMAGOGIA) E TIVERAM A AUDÁCIA DE DIZER DE UMA FORMA QUE ENGLOBASSE TODOS QUE PERTENCEM À UNIOESTE, SEJAM PROFESSORES, ALUNOS OU FUNCIONÁRIOS. LEIAM OS NOMES DOS INDIVÍDUOS QUE JÁ ASSINARAM E PERCEBAM QUE OS PRIMEIROS NOMES SÃO DOS REITORES, PRÓ-REITORES E DEMAIS "AUTORIDADES" UNIVERSITÁRIAS, MOSTRANDO O QUÃO VERGONHOSA SE TORNOU A NOSSA INSTITUIÇÃO. NÃO PODEMOS FICAR CALADO DIANTE DE TAMANHA BARBARIDADE. E ISTO NADA TEM A VER COM SUA ESCOLHA POLÍTICA, APENAS COM O BOM SENSO.

    SE ACHAM QUE ESTOU EXAGERANDO, LEIAM O CÓDIGO ELEITORAL, LEI Nº 4737, E VERIFIQUEM O QUANTO ESTE ATO É CRIMINOSO. A UNIVERSIDADE PÚBLICA, ASSIM COMO QUALQUER INSTITUIÇÃO PÚBLICA, NÃO PODE SERVIR DE APOIO PARTIDÁRIO. ELA DEVE SER NEUTRA, IMPARCIAL. ESSAS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DESSE CRIME NÃO MERECEM NOSSO RESPEITO, MUITO MENOS NOSSA CONFIANÇA.

    EU JÁ FIZ MINHA PARTE DENUNCIANDO ESSE CRIME NO CARTÓRIO ELEITORAL.

    VAMOS MOSTRAR PARA ESSA CORJA QUE NA NOSSA UNIVERSIDADE NÃO HÁ APENAS BABACAS QUE ABAIXAM A CABEÇA OU SE OMITEM PARA SUAS ATITUDES INFAMES, MAS HÁ PESSOAS DE BEM QUE LUTAM PELA MORAL, PELA ÉTICA E PELA VERDADEIRA DEMOCRACIA.

    E FIQUEM DE OLHO: ANO QUE VEM SERÁ ELEITO UM NOVO REITOR! PRESTEM ATENÇÃO E GUARDEM BEM OS NOMES DAS PESSOAS QUE SERÃO CANDIDATAS AO CARGO.

    Conceição Lemes

    Valdeci, por favor, letras minúsculas nos próximos comentários. abs

coelho

Sugiro que cada cidadão que escreve aqui nesse espaço, disponibilizado pelo grande e guerreiro Azenha, deveria se dirigir ao MPF, ou à PF, e cobrar investigação e punição. Caso contrário, pode virar moda. Tem que cortar pela raiz.

gefferson

por favor sou eu de novo veja, isto http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI46…

um novo movimento Xenófobo esta ganhando forças em sp inclusive se aliou a forcas separatistas de sp

Azenha sugiro que pelo menos leia isto é algo muito grave não podemos nos calar

    Regi

    É porque eles não sabem que o ICMS que enriquece o estado deles é oriundo do trabalho de cariocas (ICMS do petróleo no destino), zona franca de Manaus (ICMS paga no destino).
    Nós cariocas já estamos acostumados a sermos chamados por paulistas de vagabundos por paulistas e que só vivemos na praia.
    Campanha pelo ICMS no estado de origem já, para acabar com a falácia de que paulistas trabalham.
    Paulistas conspiram contra o Brasil na avenida paulista.
    Eu quero o ICMS do petróleo do Rio, no Rio.
    Paulistas não teem moral nenhuma de acusar nordestinos, uma vez que votaram no ademar de barros (rouba, mas faz), maluf, quércia, tiririca, alckmin, fhc, serra, apesar de conviverem diariamente com apagões, alagões, desmoronamentos, incêndios, pedagiômetro, com o rio tietê podre, obras superfaturadas, que caem sozinhas de tão mal feitas.
    Solidariedade carioca aos nordestinos.

    Taciana

    Dá calafrio ver o nível de fascismo dessa criaturas. Gostaria de saber se o tal dirigente estudantil da USP, que pertence à colônia japonesa como diz o entrevistado, é mais brasileiro do que os nordestinos…gostaria de saber também se esses energúmenos todos são descendentes dos fundadores de São Paulo… e, se eles aceitam uma reforma tributária e perder o ICMS da distribuição dos combustíveis…e , se eles sabem que com o governo Lula a migração do Nordeste para São Paulo se reduziu de quase 3,% para algo em torno de 0,85%… e se eles sabem que com isso faltam operários para construir os seus prédios, seus metrôs, suas estradas e faltam domésticas para lavar sua…roupinha. É por isso que eles estão tão furiosos! Desde a década de '70, sempre tiveram raiva porque os estudantes que iam fazer pós em São Paulo, acabavam ficando com os melhores lugares nos concursos para a USP, por exemplo. Hoje ninguém quer mais isso. É melhor estudar em Natal, fazer pós no exterior e voltar e trabalhar aqui com uma qualidade de vida muito superior. Esse movimento não é novo, a Ditadura já combateu isso mesmo. E desde 1932 que as coisas estão muito claras.

    ValmontRS

    Perceba que 3925 comentários foram postados no site. Alguns são absolutamente aterradores pelo nível de estupidez.
    Um dia eles se reúnem num movimento, fundam uma "sociedade", em seguida, um partido político… fascista. O resto nós já sabemos.
    Já vimos esse filme: O Ovo da Serpente, de Ingmar Bergman.

    Fábio Villela

    Krk, José Serra reacendeu o movimento fascista de São Paulo. O candidato dos racistas é josé Serra, será pq?

    Sergio F. Castro

    Permitindo-me simplificar um pouco a história, eles já tentaram uma vez em 32 e foram ESMAGADOS! Podem tentar de novo e o resultado será o mesmo.

    Baccko

    Presidente de centro acadêmico na usp, de origem japonesa. Acho q não é difícil descobrir quem é. Em algum lugar da rede deve ter uma listagem dos centros acadêmicos da usp e seus presidentes.

rafael martelo

gente vamos com calma cadei pra que vamos dar uma pena alternativa pra ela que tal viver um ano apenas com o bolsa familia, ja que ela acha que e tanta grana assim que o sujeito nem tem que trabalhar pra viver quem sabe ela aprende onde o calo doi

    terezinha

    Acho que a pena alternativa justa seria:

    ¨1 – Seis meses estudando História (Principalmente a do Brasil ) , com avaliação no final do período tendo que
    alcançar nota 10. Avaliação com questões subjetivas.

    2 – Após ser aprovada na prova de avaliação, passar 6 meses nas regiões mais pobres do Norte/Nordeste, sem
    direito à Bolsa Família, durante 4 meses, apenas nos dois últimos meses teria direito à Bolsa Família.

    3 – Tema OBRIGÁTÓRIO para Monografia, Direito Civil e Constitucional.

Anatercia

Só me resta pedir a Jesus um pouco de sabedoria para essa pobre moça estudante de direito que se acha acima do bem e do mal (ela vai saber que neste país as leis são iguais, é uma pena) Eu não votei na Dilma, nem no Serra mais respeito a Opinião dos 180 brasileiros que foram as urnas e elegeram democraticamente um governante para nosso Brasil.
Sou nordestina com muito orgulho, com muito amor.

francisco.latorre

#vergonhadeserpaulista

..

    Gerson Carneiro

    Não, não, não.
    Vergonha de ser apulista não.
    Isso aí é exceção.
    Olha o Azenha, as Conceições, PHA, e demais… é só orgulho.
    Senão terei vergonha de ser baiano por causa da Edilene Farias de Oliveira. A ex-petroleira de Salvador, e agora também ex-cabo eleitoral do PSDB.

    francisco.latorre

    foi só expressão.

    tanto que quando alguém vem generalizar eu mesmo não aceito.

    fedapê tem em todo lado.

    mas que dá vergonha.. dá sim.

    ..

    Gerson Carneiro

    entendo latorrão. tá tudo certo. eu sei que dá vergonha mesmo.

    eu também morri de vergonha da mulher injustiçada, trabalhadora, que deseja enormemente trabalhar mas que infelizmente está enferma, e além de tudo é "perseguida" pela Dilma. "O que é isso?!"

    ValmontRS

    Os fascistas é que precisam ter vergonha. Não nós, que nos consideramos todos brasileiros e convivemos tranquilamente com as nossas diferenças culturais. Aliás, até nos orgulhamos por essa riqueza e diversidade peculiares. Só o Brasil tem esse arranjo.
    Já fascistas encontram-se em qualquer lugar da Terra, infelizmente.

Marco Aurélio

A coisa é bem mais complicada do que possa parecer , O PIG com seus mapinhas vermelho e azul , O Serra ,com sua Santa Cruzada nessa aliança idiota com o Ratizinguer , OPUS-DEI , e TFP , O DEM , do Indio , aquele que quando vereador no Rio de Janeiro , fez projeto de lei para proibir esmola nas ruas e caçar mendigos ,a Soninha e sua gangue na internet , tudo isso foi combustivel para este tipo de aberração , fiquemos atentos , talvez estas timidas manifestações na net , seja apenas o começo de algo que ainda não conhecemos no Brasil, proponho o filme " O Ovo da Serpente " para aqueles que não intenderam !!! , ou mesmo a leitura da bibliografia de Joseph Goebbels no Google …..

César

O PSDB E O DEMO ESTÃO COMEÇANDO A COLHER O QUE PLANTARAM. POLICIA FEDERAL NESTA CORJA

gglaisson

Alguem sabe de algum comentario do lucido Caetano Veloso sobre essas barbaridades? Seria interessante que ele se pronunciasse>

    Mário Salerno

    E quando foi que o Caetano ficou lúcido??!! Esse é um acontecimento que devia ser comemorado.

    FAFerreira

    Aliás Caetano Veloso votou em que candidato.
    Caetano é nordestino?

TARCÍLIO MESQUITA

Sou nordestino, nascido em Fortaleza, e conheço alguns paulistas que vivem aqui e que adoram nossa terra e nossa gente. Por isso, não considero os comentários desairosos dessa moça e de outros sudestinos e sulistas como regra geral. Não generalizo. Acho que isso é decorrente de preconceito de classes e não de raças. É claro que eles vinculam a origem à condição de pobreza, mas, de fato, seus preconceitos são em relação às classes.

Podemos ser pobres de posses, mas somos ricos de espírito, de educação, de acolhimento, de caráter, de força de vontade e de cristandade. Quaisquer manifestações preconceituosas, partam de onde partirem, devem ser rigorosamente punidas. Os poderes constituídos precisam agir no combate a esses crimes, antes que se tornem irreversíveis.

    MARIALIBIA FARIA

    Táarcílio Mesquita.
    Jeanl Sarte: ""ODEIO AS VÍTIMAS QUE RESPEITAM SEUS OPRESSORES. E eu Tbém.

Fabio

Como diz o Zé Simão o Brasileiro é um povo cordial

Luis

É vergonhoso como tem estudante burro e ignorante neste país fazendo curso superior…

    Cláudia M.

    Meu caro, 25% dos alunos do ensino superior brasileiro, segundo o INAF, são analfabetos funcionais. Some-se a esse índice escandaloso o desmedido preconceito de classe, raça, gênero e que tais da nossa juventude nazista, ops, universitária e temos o perfeito idiota, ou perfeita idiota, no caso da nossa inacreditável Mayara. Espero que ela passe uma temporada na colônia de férias penal.

    Elton

    Em algumas faculdades particulares, principalmente as que foram criadas na era FHC passa QUALQUER UM no vestibular, aliás, nesses lugares o vestibular é vergonhoso.Só em Curitiba atualmente existem quase 20 cursos de direito dos quais só uns três tem qualidade.

Sofia Silva

É simplesmente decepcionante saber que foi a OAB de Pernambuco, e não a de São Paulo, que tomou esta iniciativa exemplar.

Seria conivencia? queremos acreditar que não, visto que os paulistas de bem não vão querer, a exemplo dos Alemães, serem rotulados de NeoNazistas ao viajarem pelo resto do Brasil.

Vamos esperar para ver qual será a atitude da OAB de São Paulo, punir exemplarmente a quadrilha toda que aparece no Video, ou proteger a lavoura de vermes que o Serra plantou…

    Se Nagao

    Que saudade da OAB de São Paulo.
    A OAB seção São Paulo não existe mais, só existe para as provas para obtenção da carteirinha da OAB

Ely

Essa menina deve ser punida, ela deve ser uma das seguídoras de José Serra Raivoso, ele destilou tanto veneno, quero dizer também, os políticos podem ter ajudar custo até para colocar um selo em uma carta e um pobre não pode ter ajuda do governo. Aqui no nordeste não é só as pessoas que recebem bolsa família que vota em Dilma mas todos que querem um pais mais justo, nosso voto não é só pensando no bem pessoal, mas no bem comum.

Torquemada

Tem mais um detalhe. A personagem da novela das 8 , Clô, vivida pela atriz Irene Ravache na novela Passione, sempre foi muito ligada ao pessoal do PSDB (e portanto ao Serra, Alkmin, et caterva) e a gente como a Hebe (Cansei, Maluf) Camargo, por exemplo.

Vem interpretando muito bem (segundo a crítica especializada), e talvez por uma imensa afinidade, uma perua que mora nos Jardins e, como não poderia deixar de ser, que só abre a boca pra falar besteira.

Mas, é de lá do Jardim América, do Jardim Paulistano, de Cerqueira Cesar, Itaim, etc., que brota essa mentalidade nazi-fascista paulistana, que se espalha como metástase e passa a ser imitada por uma legião de babacas que moram em bairros que na verdade um dia já foram bairros operários de São Paulo, como Lapa, Tatuapé, Jabaquara, Ipiranga, Cambuci, etc.

Sou capaz de apostar que a imensa maioria desses nazistóides só chegou a faculdade graças à melhoria de vida de seus pais, ou seja, graças à política econômica do governo Lula.

Mas, admitir isso é ter que assumir a origem humilde; é coisa de pobre.

Chic, na cabeça deles, é imitar os milhonas do Jardim América que, por sinal, querem distância da periferia…

John Salimeni

Esse é o tipo de crime que não pode ficar inpune. Não somente ela mas toda a quadrilha que aparece no video precisa ser exemplarmente presa.

Outras eleições virão e não podemos nos dar ao luxo de termos neonazistas soltos no Brasil.

Aqui é lugar de miscigenados, quem quiser conviver com a raça superior que vá morar na Alemanha, ou melhor ainda, nos Estados Unidos, para ser chamado de Latino e lavar os sanitários dos americanos nos restaurantes daquele pais.

Fábio Villela

Uma parte desses ataques de cunho preconceituoso vem da postura de Diogo Mainardi, que simbolizou o eleitor de Dilma colocando uma dentadura de desdentado. Isso aconteceu no Programa Manhattan Connection, do canal GNT, Aliás que nome ridiculo esse programa tem. Como se a gente vivesse nos EUA e como se eles estivessem realmente em Manhattan.

    Bruno

    Criatura, me explique, por obséquio, a relação de um desdentado com o nordeste.

    Aliás, creio que você acaba de chegar de Marte. O Manhattan Connection é, por definição, gravado com um estúdio no Brasil e um na ilha de Nova Iorque.

    Epaminondas Mendes

    Correto Fabio,seria bom perguntar porque aquele pessoal do programa não são desdentados?

gigi

A campanha baixa e preconceituosa encabeçada por Serra e seus comparsas reacendeu um velho racismo oculto entre batinas, ternos, boutiques, grandes extensões de terras, e em veículos de (des)informação muitas vezes com o respaldo de um martelo. A elite brasileira se acha tão nobre, mas não tem a grandeza de
atacar a pobreza, prefere atacar o pobre! Muitos religiosos julgam os outros e esquecem de exorcizar os próprios demônios. Por que estes coadjuvantes que atuaram tão bem no submundo das eleições não se unem para ajudar a resolver os problemas sociais do país como fizeram para tentar eleger este senhor que nem se quer do registro de seu programa de governo tivemos notícia? E pior… o que fazer com o mostro que Serra e sua corja despertaram e agora emerge com os olhos no norte e nordeste do país? Inúmeras mensagens de ódio e preconceito em redes sociais, principalmente pelo Twitter, incitam violência de toda ordem contra este povo. E agora quem vai pregar amor ao próximo? Penso ser um bom começo a punição do indivíduo, mas é necessário responsabilizar também a coordenação de campanha do Serra e o próprio candidato por incitar o ódio e o preconceito através de msg e planfletos e que foi reforçado no próprio discurso de reconhecimento de derrota.

flávio

É o ovo da serpente.
Aliás, uma serpente ovípara nunca põe um ovo só, mas grande quantidade…
É preciso esmagar esses ovos rapidamente.

Maria Luisa Franchi

A moça tem que responder sim. Ela e todos os demais que cometeram os mesmos delitos. Mas o legado do preconceito tá aí. E a agora? Chamamos o Papa? E agora, José? E agora, Tucanos? E agora, PIG? E agora, CNBB(parte)?. E agora, Clero(parte)? E agora, Malafaia? E agora, Evangélicos(parte)? E agora, Papa Bento XVI? E agora, Globo?

Vanda

Li um comentário na fsp que a dita cuja, Mayara Petruso ja perdeu o estágio, tomara seja verdadeiro e tomara tome um processo nas fuças também.

Felisberto Campos

Estamos ansiosos esperando manifestação da OAB-SP por intermédio de seu presidente, Senhor D'Urso. Ou será que ele continua cansado.

atilad

Também acho q tanto os responsáveis pela CAMPANHA DE SERRA como a OAB SÃO RESPONSÁVEIS pelo q está ocorrendo, uns por passarem a campanha toda insitando o ódio e a outra por se fazer de cega. LAMENTÁVEL.

Aristharco

A patricinha cabeça oca deve ter sofrido lavagem cerebral da turma dos 16 em SP… ainda mais tendo o reforço dos "trolls" americanos, putz… até católicos e evangélicos… incrível, desfilaram de mãozinhas dadas… ah! e a propósito, os 2 milhôes de impresso avacalhando a reputação da presidente a mando do prelado doidivanas de Guarulhos não merece, pelo menos, uma chanfrada da OAB paulista?

José Maria

Olha o post desse cara. Parece que ele trabalha na Globo. http://twitter.com/#!/ewerton_hygino/status/29408

PauloMSM

Essa infeliz deve ser péssima aluna de direito, pois qualquer um que tem o mínimo conhecimento das leis e da constituição sabe que racismo é crime inafiançável e imprescritível; então, ela e seus amigos do partido nazista que se cuidem.

Odonir Oliveira

Sou professora e talvez muitos desses que ora tenham se exposto dessa maneira fascista tenham sido nossos alunos em algum momento de nossas carreiras. Por mais que lutemos para unificar esse enorme Brasil e formar uma irmandade de justiça e solidariedade é o que temos encontrado pelas salas de aula.
Sinto-me completamente envergonhada, carioca que sou, mãe de uma filha baiana e de um filho paulistano.
Sempre achei que os paulistantos, salvo exceções, têm essa mania de " NON DUCOR, DUCO" da bandeira, se achando os melhores e mais cultos do país. Às vezes são estes mesmos que mais têm demonstrado retrocesso, conservadorismo e, também, fascismo, como se viu nesse e noutros episódios.
Sinto vergonha disso. Como BRASILEIRA.

Tomudjin

São Paulo consegue proezas muito mais estranhas: Eleger um nordestino conhecido como "palhaço" (Tiririca) e outro que nunca foi palhaço e, muito menos, conhecido (Aloysio Nunes).

    Sonia Aranhaha

    Adorei!!

Renata Castilho

Sou mineira de Belo Horizonte, mas moro em Teresina no Piauí. Gosto demais de Teresina e de seu povo. Considero-me nordestina e tenho muito orgulho disso. É lamentável e preocupante o que esses jovens estão fazendo.

Jefferson

É bom que este assunto veio a tona na mídia! Há muito tempos já percebiamos a extrema-direita financiando a campanha do Serra e de outros políticos do PSDB/DEM. O resultado é este: O Brasil um país conhecido por sua natureza pacífica, abriga hoje dezenas de milhares de pessoas que comungam de ideais neo-nazistas.

O Serra e sua política nefasta já havia conseguido jogar a Polícia Militar contra a Polícia Civil(antes chamadas de co-irmãs) e a População contra os Professores durante o seu lamentável DESgoverno em SP. Agora em quatro meses de campanha conseguiu mostrar sua faceta para todo o país: Evangelicos contra Católicos, Gays contra Evangélicos, Sulistas contra nordestinos….

milton freitas

Uma boa pena para estes seria 3 meses de serviço social no nordeste com visitas a industrias ,hotéis,empresas de informáticas,agricultura ,faculdades ,escolas publicas .
quem pagaria a conta ,o trabalho do condenado.

rita

affffff que horror!

milton freitas

veja com a revista Africa ,temos muitas informação daquele continente.assim vemos oque ja sabíamos que por la temos muitas vidas pensantes.
Agora com a Record poderíamos ver nas telas todo o desenvolvimento do nordeste ,industrias tecnologia ,faculdades ,informática e até uma novela que o brasileiro tanto gosta rodada por la ,novela e não puteiro como faz a Globo onde os 2 únicos negros da novela das 7 são retratados como promíscuos.
espero que TV Record e tv Brasil venha a elucidar estes preconceituosos .
Verdade neles para coralos se é que estes ainda tem cura.

carlos antonio lopes

A OAB-sp não deveria nem nunca permitir que uma criatura como essa fulana fizesse o exame da ordem!Ela é uma vergonha pra qualquer profissão!Prudentemente foi demitida e espero que nunca mais arranje emprego senão como doméstica de algum nordestino!
Há que se apurar todo esse tipo de manifestação pois isso fazer o jogo das grandes potências:dividir para dominar. O povo estando desunido torna-se mais permeável à influência estrangeira.

Paulo

Parabéns à OAB de PE! Isso é um bálsamo na dignidade de todos nós, nordestinos.

Liz

Quando vi que a OAB interpôs ação contra uma estudante de direito por racismo aos nordestinos, fiquei pasma. Lembrei-me de todas as disciplinas que tive no curso de direito voltadas principalmente para o raciocínio, para o conhecimento sociológico, político e filosófico. Lembro também, de meus colegas reclamarem de disciplinas como estas no meio das disciplinas práticas e técnicas. Outra lembrança, a mais "latente" era as aulas de ciência política. Nestas aulas fui apresentada para Bobbio, Hobbes, Locke, Marilena Chauí, e tantos outros como Rousseau. Ah! Bom lembrar de Rousseau e seu Contrato Social, no qual denominava o homem como bom, sendo que, sua degeneração era estabelecida no convívio em sociedade. E esta era formada pelo acordo dos indivíduos para então transformar ou "formar" um Estado. Fico desta forma a pensar, se os tantos literais "preconceituosos" espalhados como rastilho de pólvora pelas redes sociais a repudiar e incitar os mais vis sentimentos humanos e demonstrações bestiais, se enquadram neste acordo entre indivíduos para formarmos nossa sociedade de hoje. Se assim o é, posso ficar desacreditada no progresso da "bondade" do ser humano. Por que se naquele século Rousseau estabelecia critérios teóricos para descrever a criação do Estado, e colocava no centro dessa teoria o homem para a construção da sociedade, diria, que estando nesse século e vendo, ouvindo e lendo absurdos como estes, estamos por demais atrasados. Não posso crer que pessoas (maioria estabelecida nos grandes centros), com acesso a informações, acesso a tecnologia, acesso a educação, possam manifestar coisas repugnantes como essas. E me pergunto o tempo todo, quem é o miserável, pobre, analfabeto e burro? A quantos adjetivos e predicados deveríamos nos referir a pessoas “que leem”, mas não entendem nada, que têm oportunidades mas não as utilizam como muitos gostariam de tê-las, que se alimentam mais que o necessário e jamais sentirão o que é passar necessidade. Garanto que esses não sabem quanto custa um quilo de feijão e um quilo de feijão que pode alimentar uma família inteira. Tenho certeza que esta moça, estudante de direito, jamais passou de ler a segunda página da Constituição Federal, da qual estabelece deveres bem explícitos do Estado, devendo prover ao seu povo, direitos e garantias fundamentais, e isso significa, o que diria o famoso jurista Ruy Barbosa “tratar os desiguais na medida de suas desigualdades”. Acredito piamente que a “sociedade” da qual eu me permito estabelecer “em contrato”, não é a dos que leem e não entendem nada, dos que comem e não sabem o que é passar necessidade, dos que falam do quintal dos outros, mas nunca saíram dos seus, dos que estabelecem como cultura a divisão social sem qualquer sentimento de complacência, dos que utilizam suas “ferramentas de informação” da pior forma possível. Mas é isso aí, “assim caminha a humanidade”, e se Darwin também está correto, haverá sempre os que evoluem e os pouco evoluídos. Os mais “fracos” são os que ficarão para trás. E espero que esses preconceituosos vis fiquem bem para trás, e se evoluírem um dia, tenham possibilidade de estabelecer “um contrato social” descente e humano para ter parâmetros suficientes para manifestações de julgamentos públicos. (Nasci em 1980, nasci no sul do país, nasci branca, nasci em família humilde e repudio veementemente qualquer forma de preconceito)

Hugo (comodín)

Ela continua rindo da cara de todo mundo e falando que não será punida. No próprio orkut dela, tem um aviso. Desafiando. http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=52975277

Olho na oPósição

O quê esperar de uma eleitora raivosa do Zé Jênio? Pessoas vazias de conteúdo e ódio no coração!

    Isaias

    Aqui em Curitiba o preconceitoé escancarado e chega ser comemorado nos telejornais locais. "Dilma é eleita presidente mas não teve o gosto de ganhar o nosso voto paranaense! Curitiba é a capital brasileira da direita!". E aí, ficam repetindo o tempo inteiro toda vez que tem que noticiar algo que repercute sobre a Dilma no mundo.
    "Dilma é a presidente mas não com os votos dos paranenses!"… O troço é nojento, tchê! Quem mais exagera é a BAND local e o SBT comprado pelo Ratinho do Grupo Paulo Pimentel. E não é em programas de entrevistas, não; é no telejornal noticioso! Um ranço odiendo escancarado.

    Elizete

    Meu Deus, tenha piedade dessa Maiara, ela vai pagar por essas ofensas contra os nordestinos. A Universidade deveria impedir essa neonazista de concluir o curso de Direito, com certeza irá prejudicar muita gente e deverá trabalhar para alguma organ7ização criminosa.

malu

É lamentável. Domingo, quando eu me dirigia à praça Independência, em Santos, com uma amiga para comemorar a vitória, uma senhora que estava saindo do cinema, ao ver nossas camisas vermelhas e bandeiras da Dilma e talvez, só sabendo da vitória nesse momento, começou a xingar a gente nem sei do quê. Como não ligamos, ela deu um berro: essa bandida que vocês colocaram lá no lugar do outro bandoleiro não vai durar um ano, ela vai morrer de câncer. Não era uma bêbada, era uma senhora típica moradora do Gonzaga, bem arrumada, uns 70 anos. É isso, gente, minha cidade só tem de bom o time. Para quem é corinthiano, nem isso… eu aguento essa gente todo dia, trabalho com pesquisa de mercado, vou à vários comércios todos os dias. Só usei o adesivo da Dilma no carro, porque estava de férias até hoje. Amanhã, já tenho que retirar, senão perco a amostra. Aliás, evito falar de política com quem não conheço, Santos é um reduto de reacionários.

    vera oliveira

    eu moro em santos também malu,e vejo isso também,eles se acham bem informados porque assistem JN e leêm veja,mas eu adoro discutir com eles,como leio outras midias tenho bastante bala na agulha e eles se surpreendem.
    se quiser me add no msn: [email protected]

    @eduardousignolo

    O Estado de SP é um reduto de reacionários. Vergonha de ser Paulista

    Mauri Alexandrino

    Não era, Malu, ficou! Isso vem da perversidade das políticas econômicas de muito tempo. O crescimento da cidade expulsou, literalmente, os trabalhadores para as cidades do entorno e trouxe para ela as rendas mais altas de toda a região. Além disso, a maciça transferência de idosos paulistanos de alta renda, que transformou Santos na cidade "mais idosa" do país. É um momento e, um dia, passa. Santos, é bom lembrar, foi a cidade onde os escravos foram libertados antes do Brasil (em 1886 já não eram permitidos escravos na cidade), que primeiro concedeu o direito de voto às mulheres (1893), cidade onde foi criado o primeiro partido socialista no Brasil (1894), onde se comemorou pela primeira vez o Dia do Trabalhador. Foi a cidade onde os trabalhadores antes do Brasil conquistaram as 8 horas de trabalho (1905), onde os ganhos dos trabalhadores portuários (incluindo estivadores e outros avulsos) tinham os maiores salários brasileiros para trabalhadores sem qualificação. Foi a cidade onde havia o mais poderoso movimento sindical no país, desde 1910 até o golpe de 1964. Rara cidade onde os comunistas conquistaram maioria na Câmara Municipal (1954), celebrada nos livros de Jorge Amado, no início do século, a Barcelona Brasileira, nos anos 50, a Moscou Brasileira. Em 1964 foi a cidade que teve mais políticos cassados e dirigentes sindicais presos em todo o país. Onde botaram um navio prisão em meio ao canal do porto, o Raul Soares, de tão más recordações que segue como um fantasma não exorcizado. Uma cidade posta de quarentena pelos golpistas, que cassaram o prefeito eleito em 1968, o primeiro negro eleito em uma cidade média importante do país, Esmeraldo Tarquínio. Declararam a cidade "área de segurança nacional" e impediram a eleição do prefeito pelos 16 anos seguintes. Depois elegeu a primeira prefeita mulher, Telma de Souza, do PT, junto com Luíza Erundina, em 1988. Em 1992 elegeu David Capistrano, também do PT, em 1992. Foram dois dos melhores goverbos de sua história. O de Telma reconhecidamente o melhor, com índices de bom e ótimo de 92%, além do que conseguiu agora o próprio Lula. Santos não é reduto de reacionários, não, Malu, está reduto. Isso passará como tudo tem de passar. Santos libertária voltará a ser uma verdade histórica um dia desses.

rita lelis

azenha, sou paulista do interior, moro na bahia há 28 anos (virei baiana e nordestina há tempos…). passei parte do mês de outubro em são paulo/capital e pude constatar a carga de preconceito em relação aos nordestinos, à candidatura de dilma e, principalmente, a lula. usei o broche que guardo desde 2002, para dar sorte, até quando ia somente à padaria. queria, e consegui, provocar conversas sobre a eleição. algumas pessoas diziam que votavam em dilma, porém, discretamente. não encontrei ninguém de classe média, a não ser pessoas mais politizadas ou intelectualizadas, digamos assim, que votassem em dilma. jovens estudantes do mackenzie, da puc, meu deus… que mentalidade reacionária!!! com muita paciência, explicava como o modelo de desenvolvimento aplicado por lula movimenta a economia, aumenta o consumo, cria emprego, amplia a indústria. se não consegui mudar os votos de todos, pelo menos pensaram sobre preconceito e sobre a economia do país, descobrindo que também eram beneficiados. bem, fiz minha parte, criando argumentos a partir das discussões dos blogs sujos. acho que um processo vai fazer com que pelo menos segurem a língua, a caneta, a digitação (para ser moderna).

pedroleonardo

Junta-se um bando de idiotas desta juventude urbana fascistoide, individualista, acéfala, com uma dose cavalar de ódio implantada pela campanha do Serra e dá nisso aí. O pior é que muitos desses pitbulls são estudantes do ensino médio e superior. Gente que não pensa coletivamente e não consegue fazer uma reflexão. São intolerantes, idiotizados e se comportam como gado. Agora vão descobrir o código penal e poderão agregar algum conteúdo.

Cristiano

O problema é que muita, mas muita gente mesmo, acha mais importante o asfalto da estrada estar perfeito pra desfilar com sua BMW do que se matar a fome de seu conterrâneo

LUCAS PEREIRA

ELA FOI DEMITIDA! http://desatualidadescronicas.blogspot.com/2010/1

    Rafael Oliveira

    É isso aí! Reacionário não tem direito nem a julgamento. Tem que ser sumariamente excluído da sociedade pra não causar mais estrago.

    jucanapoleão

    PROVAVELMENTE O CHEFE DELA É NORDESTINO OU FILHO DE NORDESTINOS.
    SÓ FALTA COLOCAR A FOTO DELA EM UM "OUT DOOR" : PROCURA-SE
    CRIME: COMETEU INFRAÇÃO DO PRIMEIRO E QUINTO ARTIGOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

Robert – PR

Onde estão os promotores de SP????? A OAB , o seu presidente??????

    Rita Sovatti

    Ah! devem estar trabalhando, não? rsrs

Julio

Eh Soninha, viu o que plantastes?

LIVIA

estes insultos foram construídos durante a campanha terrorista do serra.infelizmente,temos analfabetos políticos em todos os níveis.Nao ´e apenas escolha ideológica.se assim fosse,respeita-se a vitória do oponente;como o vitorioso sabe respeitar a derrotas do rival sem humilhar.O que fez Dilma no seu primeiro discurso foi estender a mão e governar para todos,Belo discurso. A juventude classe média e alta sobretudo,que come todos os dias,tem cãsa ,plano de saúde e pode estudar em Univerdades pagas,se afastam da real necessidade da maioria.Nao sabem que suas profissões terão importância social.Uma advogada,virando juiz/juíza concursada como irá tratar os casos sociais sem por o julgamento por preconceito?o senso de justiça se perde.Triste.As escolas deveriam ensinar filosfia desde ao oitava serie.Assim,pela educaço estas falhas de conceito que viram ódios sociais e servem a políticos sem escrúpulos,se tonam uma ameaça pública a paz social.Leis novas para assegurar direitos civis as minorias,para que assim,não haja ofensas sem impunidades.A LEI pune mas pode e deve educar os indivíduos.Processo,portanto nesse horror preconceituoso de qualquer nível.

    jucanapoleão

    JÁ QUE A COISA É OFENDER, ESSA CIDADÃ(SE É QUE SE PODE CHAMA-LA DE CIDADÃ) QUANDO SE TORNAR JUÍZA, VENDERÁ LIMINARES PARA OS NEO-NAZISTAS , DEFENDERÁ LADRÕES E TRAFICANTES.

Robert – PR;.

Em 2014 ou 2015, vamos eleger mais um nordestino para presidente: Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda tem mais dois na fila: Ciro e o Gov. de PE.

    jucanapoleão

    CIRO GOMES É PAULISTA.

Edson Gomes

As religiões cristãs creem que "Jesus voltará". Alerta a Deus: "Não deixe que Ele nasça nordestino, negro e pobre, pois com essas "credenciais", se ele for evangelizar junto à elite paulista, certamente será novamente crucificado ao término do primeiro sermão.

    Sonia Aranhaha

    Adorei!! Muito bom!

rogerio augusto

tem que ir ate o fim, que sirva de exemplo, parabens pela reportagem

    Mauricio Gil

    O problema, Rogério, é que não vai dar em nada, não se vai até o fim.
    Esta questão teria que, realmente, ir às últimas consequencias, com punição exemplar aos meliantes.
    Acontece que a "coisa" só vai ferver até surgir outro assunto.
    Pena.

    ValmontRS

    Não, Maurício, esse caso tem que ser acompanhado pela imprensa, pois, como bem assinalou Ramon, há um aspecto importantíssimo que não pode ser ignorado: o caráter educativo do caso.
    Muitas pessoas estão pensando e agindo da mesma forma e precisam ter consciência do mal que isto representa.
    Se não houver uma ação corretiva e esclarecedora, corremos o risco de desenvolver uma sociedade fascista em nosso país.

Ramon

Em uma pesquisa de 10segundos é possível encontrar isso na internet:
"ENTRE AS CAPITAIS DO PAÍS (6/9/2010)
Fortaleza é uma das que mais aprova no ITA
"…Alunos das "Turmas ITA", como ficarão conhecidas, costumeiramente começam a estudar no início da manhã e vão até 22h ou 23h diariamente, com paradas apenas para as refeições ou urgências do dia a dia. Nos fins de semana, também, não abandonam os livros. O certo é que a competição entre os colégios e a dedicação extrema dos estudantes vêm surtindo efeito. Dentre os 120 calouros deste ano no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), 30 são de Fortaleza, dos quais 27 homens e três mulheres.

Para se ter uma ideia do desempenho dos estudantes cearenses no último vestibular do ITA – realizado em dezembro de 2009 para o corrente ano letivo -, São Paulo aprovou apenas 12 alunos e igual número registrou-se na cidade do Rio de Janeiro. O nível de aprovação de Fortaleza perdeu somente para São José dos Campos (SP), onde está sediado o ITA, a escola militar mais concorrida do País. Em seu último vestibular, por exemplo, foram 54,2 candidatos concorrendo a uma vaga.

O ITA é uma instituição de ensino superior ligada ao Comando da Aeronáutica. Está localizado no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e possui cursos de graduação e pós-graduação em áreas de Engenharia, principalmente no setor Aeroespacial, sendo considerado um centro de referência no ensino da área. Também em Fortaleza é grande a procura por uma vaga no Instituto Militar de Engenharia (IME), localizado no Rio de Janeiro e que oferece dez cursos, dentre eles, Engenharia da Fortificação e Engenharia de Comunicações…."
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?cod

A coisa mais triste é ver um jovem entregue à ignorância e ao preconceito. Mas há tempo de corrigir, cabe à sociedade ensiná-los, a justiça possui um caráter punitivo, mas também educativo. Não é momento para omissões.

    Rita Sovatti

    Será que essa turminha que demonstrou mal saber escrever (como demonstra o vídeo) passaria no vestibular do ITA? rs Penso que não.

ruypenalva

A melhor pena para esse pessoal da turma do Serra é dois anos de internação num Manicômio Judiciário com direito a reprogramação mental.

Sidinei

E não se espantem se esta garota mediocre fizer o curso de direito com o Prouni…

Tunico

José Serra aflorou todo o ódio, todo o preconnceito, toda a soberba submerso na elite separatista de São Paulo, José Serra aguçou tanto estes sentimentos a ponto de se ouvir tamanha bossalidade de uma estudante de direito. O que ela merece??…punição ou desprezo??

Clésia

Seria interessante que além da pena legal dela, incluissem cultura com obras didáticas e cidadania principalmente.
Além dela, deveriam sofrer advertências os meios de comunicação que são mais inteligentes e fazem apenas insunuações.
E se esta "pessoa" ler por aqui, o meu recado para a Sandra: saiba que sou Catarinense, cor muito branca (além da conta), sou engenheira e votei na Dilma ( acompanhando o voto de 44% dos Catarinenses,aproximadamente)

    jucanapoleão

    TRABALHEI COM UMA CATARINENSE AQUÍ EM SALVADOR, EXISTE UM CARTO PRECONCEITO DE REGIÃO PARA REGIÃO.
    CARTA FEITA EU ESTAVA COMENTANDO COM ELA, PRINCIPALMENTE NA FORMA DE FALAR, PORÉM, NUNCA CHEGOU AO PONTO QUE ALGUNS IDIOTAS CHEGARAM, FELIZMENTE É A MINORIA.

Paulo palavra

Isso aliado aos incêndios em favelas em SP em regiões nobres dia sim outro tb, completa o quadro xenofóbico de grande parte da classe média estúpida das capitais dos estados do sudeste e do sul. TODOS DEVERIAM TER FICHA SUJA E SEREM PUNIDOS COM A SUSPENSÃO DOS DIREITOS DE CONCORRER A CONCURSOS PÚBLICOS POR UM GRANDE TEMPO QUANDO IDENTIFICADOS, além claro, de serem obrigados a frequentar aulas de direitos humanos para terrem os seus direitos como cidadão brasileiro livre de volta!

Antonio Valadão

2 horas, 28 minutos atrás
Por Juliano Costa, da Redação Yahoo! Brasil
Mayara já sofreu um primeiro grande revés nesta quarta-feira: foi demitida do escritório de advocacia Peixoto e Cury Advogados, em São Paulo, onde era estagiária. "Com muito pesar e indignação, (o Peixoto e Cury Advogados) lamenta a infeliz opinião pessoal emitida, em rede social, pela mesma, da qual apenas tomou conhecimento pela mídia e que veemente é contrário, deixando, assim, ao crivo das autoridades competentes as providências cabíveis", diz o escritório, em nota divulgada à imprensa.

    Scan

    Que tal acompanharmos a OAB -PE e processar essa fascista e os demais que postaram essas bobagens no tweeter?

    Sandra Ryra

    Fico feliz em saber que o 1º castigo já chegou. Porque garanto que deve ter sido muito humilhante para ela ter sido demitida. E principalmente pelo motivo que foi. Ela achou que estava abafando em sua ignorância grotesca e o que ela fez foi dar um tiro no pé!
    Obrigada! Continuem apurando e nos informando!

Machado

Como é que uma infeliz dessa pode ter a coragem de fazer Direito? Para começar, está fazendo Errado. Gostaria de saber se ela já passou férias em Porto Seguro, Porto de Galinhas, Recife, Salvador, Lençóis Maranhenses, Natal ou outros lugares paradisíacos dessa macro-região maravilhosa que é o Nordeste.
Acho que ela deveria fazer é jornalismo e pedir vaga após formada à Globo, Estadão, Veja ou Folha. Em menos de um ano, com certeza, ela já seria promovida à direção da empresa. Infelizmente, São Paulo ainda possui gente com a mentalidade de 1932. Separatista, arrogante, preconceituoso e soberbo.

Ana Maria

Estudante de Direito? que Direito estão ensinando nas Faculdades Paulistas???????????Ela prescisa primeiro aprender a ser humana. Ela deve responder pelos seus atos assim como outros que estiverem espalhando esse ódio .
Espero que nossos irmãos do nordeste saibam avaliar com sabedoria que essa atitude é de uma pessoa doente e continuem a receber bem os turistas paulistas e palistanos que com certeza admiram o nordeste e sua gente .
Nem todo paulista é farinha do mesmo saco, veja a porcentagem de votos que Dilma teve no Estado de São Paulo.

    Ferrer

    Direito é curso onde a grande maioria dos estudantes são reacionários. Sei disso porque numa turma de 45 eu era o único petista. A UNIPAC, em Barbacena, é tucana. E lá, como o campus São José fica na rota do aeroporto era comum as aulas da manhã serem interrompidas pelo ronco do avião. E aí, sempre havia um professor ''engraçadinho'' para dizer: ''la vai o nosso presidente no aerolula''.

    Rita Sovatti

    Foi bem mais votada do que eu esperava. Com isso, fiquei feliz. Quem sabe, ao reverso das mentes doentes, consigamos tirar do poder esse 45, essa Globo (que já caiu bastante), essa PIG toda. Por que gente assim, retrógrada, não vai viver na Europa (onde passam as férias)? ainda, achando aquilo tudo a nona maravilha do mundo e deixando a Brasuca em paz?!!!!

    Ramon

    A Europa é muito estimulante intelectualmente, em geral preferem Miami – a Meca do reacionarismo.

Sergio

São manifestações individuais de ignorância e preconceito, mas impossível não ver aí uma grande participação da mídia que desinforma em vez de informar. São pessoas que se orgulham de uma certa condição social, que se dizem informadas, mas provavelmente informadas pela Veja, pelo Estadão e Folha, pelo Globo, esses veículos pelos quais é quase impossível saber que não foi o nordeste que deu a vitória à Dilma, mas apenas deu uma margem maior. Que cerca de 95% dos beneficiários do bolsa família NÃO DEIXAM de procurar emprego, que o nordeste também tem participação significativa no PIB (ainda mais após o governo Lula). Impossível saber FATOS simples e importantes a respeito do país.

Não é só manifestação anti-esquerda. Não é a defesa do capitalismo desregrado, do neoliberalismo, do estado mínimo, do corte de gastos sociais, da tradição, família e propriedade, ideais defensáveis ainda dentro da civilidade. É preconceito, ódio e incivilidade, mas tudo baseado em desinformação e, pior ainda, travestida de informação. A mídia também é culpada.

    Rita Sovatti

    A PIG é das maiores responsáveis. Culpado é quem não pensa e, não sabendo, pensa saber. Em verdade, são desinformados e desinteressados pelas questões relacionadas ao próprio País. Se pensassem, não deixariam esse 45 mandar e desmandar em SP. Isso, sim, me envergonha.

magalhães

Pessoas vazias, que acham que dinheiro é tudo ! Não têm sentimento, não têm nada e não são nada ! Vivem prá ganhar e gastar ! Um vazio espiritual total ! A vida irá ensinar-lhes !

Fabio_Passos

Este demonstração repugnante de racismo explícito é fruto da idiotização e do ódio incitados pela mídia-afrikaaner!

Nome aos bois:

veja
rede globo
fsp
estadão

São eles sim!

    Rita Sovatti

    Toda essa PIG (Partido da Imprensa Golpista) nojenta. Com certeza.

Arlindo

Gostaria de saber como se sentem os eleitores do Serra no Nordeste, as elites (ditas brancas) nordestinas devem ficar, imagino, extremamente desconfortáveis.

    jucanapoleão

    E OS NORDESTINOS DE SÃO PAULO (RESIDENTES E RADICADOS) QUE VOTARAM EM SERRA?!

    Taciana

    Elite é tudo igual, meu filho.

nonato barboza

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, gosta de meter o bedelho em tudo. Vejam a sua atuação durante o processo eleitoral sempre apoiando medidas contra a atuação do Lula. Por onde esse tal presidente da OAB nacional que não se manifesta sobre algo tão grave?

Jefferson Ferraz

Sou nordestino e estou acostumado com estas coisas pois estudo em universidade privada aqui no sudeste, mais nunca e absolutamente nunca quando escuto este tipo de comentario relacionado a minha origem fico calado e argumento com muita educação e calma. Mais as vezes da vontade de se rebaixa e discutir ao nivel destas pessoas que se diz da elite do nosso pais. A punição tem que ser exemplar. Para que pelo menos refletem no que estão dizendo.

    Rita Sovatti

    Jefferson, imagino o que passa. Sou paulistana, mas saiba que aqui, felizmente, vc tem mais irmãos do que esse tipo de gente. Minha profunda indignação por qualquer tipo de discriminação ou desrespeito à dignidade da pessoa humana.

Luciano LC

Após a vitória de Dilma tanto a grande mídia como as redes sociais serão usadas cada vez mais para bombardear o novo governo com informações falsas, fofocas, piadinhas de mal gosto, com insinuações sorrateiras, com muita força e rancor. É preciso estarmos atentos para não responder baixaria com outra baixaria, de combater o preconceito com preconceito às avessas, mas sim com a lei e inteligência.
Também não vamos cair no erro de querer controlar a informação. Vamos lutar com as leis existentes, devemos ser implacáveis com os abusos e cobrar punição de nossas autoridades judiciais.
Ainda, é preciso alertar os incautos, pois acredito que muita gente entrou na onda anti-Dilma sem perceber a que nível estavam se rebaixando tal foi a intensidade das mensagens veiculadas. Recebi mensagens horrorosas de pessoas muito boas e corretas, que acabaram se transformando, em certa medida, em massa de manobra para difundir conteúdos que elas próprias, em sã consciência teriam repudiado.
Parabéns à OAB-PE.

    jucanapoleão

    COM DILMA VÃO QUEBRAR A CARA. PENSEI QUE DILMA ERA SÓ UMA INDICAÇÃO DE LULA.
    ELA VAI LONGE!!

    Rita Sovatti

    Também recebi mensagens do gênero, Luciano, não chegando às raias de serem criminosas, felizmente. Mas tudo isso é muito assustador.

Benedito

Sou paulista e me envergonho desse tipo de gente. Mas é bom lembrar: 44% dos paulistas votaram na Dilma.

Nilton

iIsto é realmente uma lastima e me deixa indignado como a muitos. Acho q a Lei nestes casos sao muito brandas. Deve ter uma punição examplar. Apesar de não possivel gostaria q essas pessoas uma vez identificadas depois de pagar a pena prevista deveriam ser expulsas do país de preferencia para os Estados Unidos. Quem sabe lá sofreriam do seu proprio veneno. Corja.

Fábio Villela

Ela terá uma aula de instituições republicanas e a impotancia de sua capacidade de investigar,julgar e punir maus cidadãos.

    Rita Sovatti

    Espero que após sua efetiva punição, para ver se haverá algo que ainda possa se salvar.

leonel

não postei o texto pois é um pouco grande.
José Barbosa Junior, na madrugada de 03 de novembro de 2010, sobre os comentários preconceituosos no Twitter .

fonte: http://www.crerepensar.com.br/index.php?option=co

    @nicolepin

    Fiquei emocionada com o texto! Merece ser espalhado, pra que todos possam ler!

    Angela

    Otimo texto!
    Foi a melhor coisa que li nesses últmos dias!
    Sou professora, vou levá-lo para meus alunos.

    Zoraida

    Maravilhoso texto!! Parabéns, José!!! Já republiquei aos meus amigos.

    Vinicius Garcia

    Para alguém que se posta contra o preconceito esse texto não serve, é sim uma defesa do povo nordestino, inteligente por citar celebridades da região, o seu erro é comparar culturas, como se no nordeste não ouvesse forrós de termos chulos e de duplo sentido, e julgar pessoas, como no caso do Netinho, afinal, temos um sistema judiciário para isso, é exatamente contra isso que nos postamos. Parece mais um texto que busca curar a doença com pequenas doses do veneno.
    Netinho sofreu um Bylling eleitoral tão forte quanto o do Twiter aos nordestinos, mas temos um sistema, mesmo que falho, para julgamento e punição, devemos lembrar que a campanha do senador Aluísio Nunes em São Paulo, se usou disso para conseguir votos, e que o Serra fez o mesmo na rede social com a Dilma.
    A cultura se aprimora através da crítica, mas essa deve ser bem direcionada, argumentos devem ser refletidos, senão será mais do mesmo.

@DenisdePaula10

Todos estão identificados. Devem responder por seus crimes. Crime impune é jurisprudência para outros crimes além de estímulo para crimes piores. Defendo que todos aqueles que possam ser identificados sejam punidos.

Bonifa

Querem saber quem é o maior culpado por isso estar acontecendo? É o José Serra e sua gana de ser presidente. E seu partido, o PSDB, que não lhe impôs limites, ao contrário, estimulou suas andanças por terrenos amaldiçoados. E sua imprensa nojenta que retirou o cérebro destes zumbis paulistas ao longo do tempo, culminando com a ordem para que partissem para cima de quem ainda tem cérebro. Estes ataques não são contra os nordestinos, são contra todos aqueles que sabem pensar de maneira saudável, fora dos padrões impostos pelos Reinaldos da vida.

Odair

Sou paulista, negro e casado com uma pernambucana. Essa ex-futura advogada e a minoria de ultradireitistas saudosos do DOI-CODI devem ser processados e ter suas identidades reveladas para serem reconhecidos em qualquer parte do país. Nenhum motorista de ônibus, taxista, piloto de avião, engenheiro, médico, professor, etc descendente de negros, nortista ou que não partilhe dessa atitude irresponsável e abjeta deveriam se recusar a atendê-los. Sem nenhuma ofensa verbal, sem agressão física; apenas o desprezo puro e a recusa de prestar qualquer tipo de serviço. Por quanto tempo duraria essa xenofobia toda?

    Andrea

    Concordo Odair!!!!!!!!!

Ricardo J.F.

Crimes são crimes e devem ser apurados e punidos seus infratores. Se não ocorrer este fato agora, na próxima veremos sim a violência sendo usada de forma mais contundente e sem retorno. Esta geração de moleques, sem noção de respeito ao outro, é resultado tanto da baixa qualidade de ensino que os produziu quanto a noção de direitos sem a obrigação de seus deveres. Este fato ainda será a maior causa dos conflitos que estamos assistindo seu surgimento neste país. Vão deixar barato? Se nada ocorrer, eu não me surpreenderia de assistir cenas na TV da resposta do outro lado, só que de forma mais virulenta. Te cuida jacaré nada fica sem resposta, a toda ação corresponde a uma reação de igual ou de maior intensidade. Diria a todo paulista de momento que pense duas vezes em passar o carnaval na região norte e nordeste.

    jucanapoleão

    "DENTE POR DENTE; OLHO POR OLHO, TODO O MUNDO CEGO" Gandhi

    PAULISTAS, SEJAM BEM-VINDOS À CIDADE DO SALVADOR!

Guilherme Milani, SP

Esses são eleitores de SP. Entenderam agora porque o PSDB se eternizou por aqui???

Carlos

Não vai dá em nada.

Cheila

Tem q ser punida para que pessoas com o mesmo pensamento dela,pensem duas vezes antes de disseminarem racismo , preconceito e ódio pela internet. .Xenofobia é crime!

Nilva

Temos que ter nos currículos escolares matérias sobre cidadania, tolerância e diversidade. Não tem sentido este tipo de preconceito no Brasil, principalmente em São Paulo, onde a maioria é miscigenada. Eu, por exemplo, sou neta de sírios pelo lado materno e de negros e portugueses por parte de pai.Minha mãe nunca foi preconceituosa, cresci a acompanhando ao CETREN para encaminhar os nordestinos que chegavam no Brás. Muitas vezes ela os levava para casa enquanto eles não tinham abrigos para ficar. Isto tudo sem jamais cobrar alguma coisa. Aos sábados, íamos à casa transitória fazer sopa para os necessitados. Eram pessoas de várias origens e fui educada para não discriminar. Em compensação, meu pai, mulato escuro, apesar de colaborar neste tipo de trabalho, é racista. Não gosta de negros e nos criou destilando preconceito contra eles (nós). Desde criança briguei muito com ele e, adolescente ainda me aproximei do MNU. Ele quis morrer e sempre que pode me critica. Enfim, ele (negro) "herdou" o preconceito contra (negro) si próprio. Continuamos às turras.

    jucanapoleão

    O PRÓXIMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA SERÁ UM NEGRÃO, PAULO PAIN.

    DIVULGUE ESSA IDÉIA!!!

carmen silvia

É uma atitude típica de covardes que se escondem atrás de um pseudo anonimato,no entanto duvido que seja apenas isso,mas também a certeza da impunidade.A justiça nesse caso tem que ser rigorosa e mostrar aos projetos de nazistas que se escondem em outros lugares que suas ações tem consequência.

YARUS

Paul Joseph Goebbels (Mönchengladbach, 29 de outubro de 1897 — Berlim, 1 de maio de 1945) foi o ministro do Povo e da Propaganda de Adolf Hitler (Propagandaminister) na Alemanha Nazista, exercendo severo controle sobre as instituições educacionais e os meios de comunicação.
ELES COMEÇARAM ASSIM, BEM DEVAGAR, O FINAL TODOS
JÁ SABEM.

    zejustino

    Começa com chocadeiras de ovos de serpente (mídia esgôto) e com um granjeiro enfezado (Zé Bolinha, ou Zé Alagão, ou Zé Ladeira Abaixo, ou Zé Fujão e mais uma infinidade de apelidos fundamentados na tosca realidade do candidato dos hidrófobos).

Marco

Isso é bom para o povo do Nordeste que teve a coragem de votar no Serra, saiba o que significaria um govermo dele no Brasil!! O Nordeste seria relegado ao terceiro plano. Os tucanos devem ter 100% de rejeição no nordeste!! Isso é o mínimo. Quem é de São Paulo, como eu, sabe que existe uma elitezinha medíocre por aqui. Eles ainda vem com aquela conversa de 30 anos atrás de que São Paulo é a locomotiva do Brasil. Até era, antes dos tucanos tomarem posse do governo. Agora destruíram tudo. Essa elite (que também engloba as do Paraná, Sta. Catarina e RGS) são formadas por revistas Veja e não são capazes de pensar por si. São tele-guiados!!
Eu mesmo denunciei vários deles ao Ministério Público. Todos deverão responder por racismo, xenofobia e apologia da violência. Esses infelizes são tão burros que a maioria já deletou suas contas no twitter. Só que eu e muitos outros já tínhamos dados print-screen nas msgs deles!! Agora vamos aguardar por justiça. A começar pela ex-quase-futura "advogada" ….

    jucanapoleão

    Manda para a OAB de Pernambuco!

Analice Costa

Caro Azenha,
Essa moça perdeu uma boa oportunidade de ficar calada. Como a cabeça dela não funciona vai ter que se entender na justiça. Ela comete um crime, pois desconhece a Constituição brasileira: " todos são iguais perante a Lei, sem distinção de sexo, cor credo…."
Talvez ela nem mesmo frequente a Faculdade de Direito pois desconhece os principios básicos de uma democracia plena. Ressalto ainda que Dilma seria eleita mesmo sem o voto do Norte e Nordeste considerando que ganhou no Rio e Minas e perdeu em São Paulo por uma pequena diferença.
Que fim triste para essa "moça", mas no fundo eu sinto vergonha de no nosso país ainda existir pessoas de tamanha "estirpe".
Viva o Brasil, Viva a Democracia, viva o povo brasileiro que sabiamente escoçheu o melhor projeto representado por Lula e DILMA, nossa 1ª Mulher Presidente.

cesar a giometti

continua: Agora, é inevitável, terá que arcar com as consequências e elas virão, graças aos minutos de sucesso que ela buscou. A sua pobreza intelectual se expôs de maneira brutal, pois o preconceto tem essa capacidade de cegar as pessoas. toda vez que me sento frente ao computador reflito sobre o alcance do que estou a escrever. Posso não agradar, mas ofender alguém jamais será o meu intuito. E ofender foi a intenção de Mayara. Ela conseguiu e levantou contra si a ira de muitos mais esclarecidos que ela, pois sabemos da sua inteligência juvenil. Que pena Mayara, e que vergonha você proporcionou aos seus colegas de Direito, que não poderão furtar-se a um posicionamento frente à grave questão que você provocou. Não será fácil aguentar o que ainda vem por aí. Você chutou um gatinho e acertou um leão!ando:

cesar a giometti

Sou paulista, neto de italianos, e não sinto vergonha, esse é um sentimento que não ajuda muito nessa hora. A menina Mayara teve coragem de postar as mensagens e destilar a sua raiva, o seu ódio racial, em uma rede nacional, cujo alcance com certeza será de milhões de leitores. Poderia ter feito isso construindo um bom texto, uma mensagem positiva, mas optou por enveredar pelo caminho do mal.

Artur

Por aí podemos ver o tipo de advogados que estão se formando. Na minha opinião e Justiça é o que há de mais podre neste País. De ministros a advogados, o que vemos são pessoas com pouca confiança. Advogados pegam qualquer caso para aparecer e faturar. Já alguns (maioria) dos juízes e ministros são irresponsáveis e têm a mão pesada quando se trata de punir o Estado ou os pobres.

Nilva

Concordo totalmente com a ação da OAB-PE.Já não era sem tempo. Este pessoal tem um movimento oprganizado em S.Paulo, se manifesta livremente com faixas nas ruas e ´jamais alguma entidade jurídica se opôs. São principalmente descendentes de italianos e, pasmem, japoneses. Aqui em São Paulo, no bairro da Liberdade, há lojas que não admitem brasileiros. Você passa e lê placas dizendo: precisa-se de balconistas nisseis. Outro dia eu comentei com minha irmã que a Liberdade era um Quilombo onde os negros se refugiavam quando fugiam das fazendas. Hoje é um bairro oriental. Os negros foram para regiões periféricas e sequer são aceitos para trabalhar nas lojas dos japones. O Bixiga também era um bairro negro e depois tornou-se italiano, que é muito preconceituoso. Esta história de italiano sem preconceito é balela. Tenho relatos familiares muito sérios sobre esta convivência "pacífica" com os italianos. Nem por isso os discrimino. Tenho cunhados italianos cujos pais, também italianos eram discriminados pelos próprios por terem cabelos negros. É cultural. Que pena este preconceito todo aqui em São Paulo, minha terra natal e de meus pais.

mirian

Graças aos céus alguém encontrou um caminho para buscar justiça. que seja feita.

José Maria

Azenha e navegantes, e eu me pergunto ingenuamente: "Quem seriam os gurus desses xenófobos?"

    Fábio

    Prezado.
    Você não viu a campanha do Serra pela Internet?
    Você sabe que era a responsável por ela?
    Uma espertalhona, oportunista.
    Abraços.

easonnascimento

Polícia neles. Não passam de marginais os que assim se expressam. Não conseguem entender o que é democracia e nem escondem o lado fascista. Sem generalizar, mas em São paulo a intransigência corre solta. Lá é um paraíso para estes grupos radicais. Incêndio tem que ser debelado no início. Pra cima deles, com o que a constituição nos garante. Justiça. Cadeia.
http://easonfn.wordpress.com

Eduardo Marcondes

Típico da "elite". Ruminam o que é dito por colunistas de extrema direita. Prova viva que a adminstração demo-tucana na região sul/sudeste criou um bando de analfabetos funcionais.

renato andretti

Penso que estas pessoas são possivelmente jovens, são fruto do trabalho que Menguelle fez como naquele filme Meninos do Brasil….será que não é, se for é bom a Policia federal saber quem são, onde moram, e coloque eles no sistema, para quando forem pedir um emprego onde precise trabalho em grupo, ou responsabilidade individual, coisas do tipo ou até mesmo servir para a folha de criminalidade quando se pede certidão negativa de bons antecedentes………..eles não sabem onde moram, se não mudem para os USA ou Inglaterra….lá é o lugar deles.Aqui é o Brasil parece que não caiu a ficha desta gurizada…

Uélintom

Quase todos muito jovens. Muitas meninas. Enquanto as escolas tiverem como foco apenas dar condições para passar no vestibular, isso tenderá a se agravar. As escolas dizer que esse tipo de coisa é problema dos pais. Os pais dizem "eu estou pagando vocês para que?".

E depois vem aquele bando de pseudo-intelectuais canalhas (desculpem, não tenho adjetivo melhor para eles) dizer que essa história de cotas pode provocar uma cisão racial no país que nunca existiu. Aliás, é capaz de eles saírem na frente e dizer que bolsa família e cotas nas universidades são os responsáveis por esse ódio que vimos no twitter.

    Uélintom

    Acho que esta matéria do UOL explica:
    "Agressividade na infância pode estar ligada a um parto difícil"

J Muller

Não é fácil não.
Votei em Dilma para ver o país continuar desenvolvendo, criando oportunidades para todos.
Sou de Santa Catarina e realmente o preconceito com o norte/nordeste não é pouco não.
Sinto tristeza, pois conheço todo o Brasil, e o bom do nosso país é essa mistura cultural que temos nessa nação continente.
Aqui no sul/sudeste até se lê…porém, pouco se acreditam em tudo. Não analisam, não tiram conclusões, não tentam enxergar todo o contexto.
Ganhamos. Ponto final.
A política de um Brasil para todos vai continuar, gostem ou não.

Ganhamos.

Queirma ou

joao batista

Parabens OAB/PE. Antes que se alicerce esse odio e preconceito de classe pelo brasil urge nao deixar impune essa jovem e todos os que com odio classista detonam os nordestinos eleitores de Dilma.

iamoraes

"inadmissível que uma estudante de Direito tenha atitudes contrárias à função social da sua profissão":

Eh. O lado bom eh que ela vai ser uma otima JUIZA…

joão

Tenho 51 anos e sou Paulista e Paulistano, faço parte da classe média, fiz faculdade sou branco origem europeia tenho olhos verdes, tive oportunicade de conhecer alguns países, desde que me reconheço por gente no meu meio de convívio sempre escutei manifestações de racismo contra nordestinos, negros, mulheres e podres. Isto não ocorreu apenas agora nessa eleição é só um sentimento latente no meio dessas pessoas que se acham donos do Brasil. Infelizmente José Serra aproveitou-se disso. A lei deve ser exemplar, não podemos deixar isso impune.

Jair de Souza

Não vejo motivos para que paulistas decentes precisem se justificar pelo que está acontecendo. O problema deste ódio não é devido ao local de nascimento. Aqui é o ódio de classe que se traveste de racial para tentar encontrar formas de se expandir. Os fomentadores deste ódio também têm seus aliados nordestinos: Tasso Jereissati, Agripina Maia, Heráclito Fortes e muitos outros são parte da mesma elite que fomenta este ódio porque estão perdendo espaço político (não o poder econômico, pois este eles ainda detêm). É como no caso do surgimento do nazismo: o interesse era dos grandes grupos econômico, os quais para atingir seus objetivos difundem e aguçam preconceitos enraizados nas camadas médias da população e, com isso, lançam-nas em ações sórdidas. Temos de responsabilizar judicialmente a estes jovens, mas sem esquecer de quem são os mentores intelectuais da expansão destes preconceitos criminosos. Para encontrá-los, temos de ir aos coordenadores da campanha de José Serra.

    Julio

    Falou tudo.

    zejustino

    É isso aí, Jair. Ódio de classe. Uma reportagem na Record sobre os novos hábitos de consumo das classes antes excluídas que vem coincidindo com a carência de mão-de-obra "doméstica" devido às oportunidades mais atraentes e menos desgastantes no mercado de trabalho, conjuntamente com a perspectiva de formação universitária, está incomodando as "velhas" classes médias acostumadas à mão-de-obra barata de "mucamas" e "servos" para os serviços considerados por elas como degradantes ou próprios para "empregadas" e "peões". Ainda não nos livramos definitivamente do complexo de senhor de engenho.

    jucanapoleão

    NENHUM PAULISTA TEM QUE SE DESCULPAR, EXCETO AQUELES ALOPRADOS QUE INSTIGARAM ESSA IDEIA.
    O PSDB REPRESENTADO POR SERRA DESSA VEZ SAIU DE CIMA DO MURO!

valsan

Sou paulista – todos os anos viajo de férias com minha família para o nordeste e posso afirmar por esperência própria que o nordestino é o povo mais acolhedor deste país, sem desmerecer os demais. A região está entre as mais lindas do mundo e graças (também) a eles, os nordestinos, vamos dar sequência aos belos projetos já implantados pelo governo Lula, atrvés do Governo Dilma. Para mim os nordestinos são meus irmão de coração, amo o nordeste como se eu tivesse nascido por lá. apesar de ter nascido no interior de São Paulo (Morro Agudo), que tbém eu adoro. Parabens a OAB/PE assim é que se faz justiça – esta moça deve ser denunciada, julgada e condenada pela atrevimento de ter ofendido um povo tão bom, honesto, simples e "sofredor" (em algumas regiões), como são os nossos irmãos nordestinos. Dr. Valdir – advogado em São Paulo.

    jucanapoleão

    VÁ PARA O CEARA, OUVIRÁS MUITAS PIADAS A RESPEITO DO ASSUNTO.

Denys

E só existe 1 responsável, o PSDB, personificado no Serra que propagaram o ódio e o bairrismo novamente.
Tem de haver responsabilização solidária ao partido que incitou uma campanha de ódio entre o povo brasileiro, rachando politicamente igrejas católica e protestantes, entre mulheres e homens e entre regiões do país.
Triste!

andre i souza

Tem que pegar os outros também.

Agora, espero que essa garota experimente o gosto da justiça que é muito doce para nós paulistas, nordestinos, sulistas, nortistas, centro-oestinos, brancos, índios, caipiras, caiçaras, negros, orientais, mestiços e etecétera que, pois, respeitamos a cidadania e a vida; Mas que com certeza pra ela, Lady Mayara Petruso , será bem amargo.

Olhos abertos, pois é bem possível que haja um movimentozinho “elítico” para auxiliar a moçoila.

Parabéns a OAB-PE, mas seria bem mais producente, não que tenha perdido o valor, se a iniciativa tivesse partido de uma das OAB daqui do sudeste, não é mesmo OAB-SP?

Weiller

Que mentes doentes! E é uma geração de jovens que com certeza detém um certo poder economico, com potencial de evoluirem como políticos do futuro. Imagine se uma dessas excressencia chegar a alguma posição política importante. Talvez estejam se inspirando em algumas das personalidades atuantes no meio político ou estejam sendo arrebanhadas pela mídia racista, preconceituosa e covarde, que diariamente destila idéias pintados de "fatos", quando expressam tão somente o ódio ao mais fraco, seja culturalmente, financeiramente ou mesmo desprovido do eco de suas necessidades e aspirações, pois não tem como opinar em mídias de grande circulação. Daí a corrida a cobrar da Dilma seu compromisso com "liberdade de imprensa". Ou seja, vai deixar tudo como está Presidenta? O PIG acha ótimo que continue assim!!

J_Amaro

Uma vergonha. Depois dos ataques esses riquinhos meia sola vão a missa do padre Marcelo. Deus tá vendo.

s. Alves

Sugiro uma pena bem bacana para essa infeliz. Coloque-a para trabalhar de camareira em algum hotel da beira mar em
Fortaleza. Rapidinho ela muda de idéia.

Leandro

Essa campanha fez, realmente, muita gente "sair do armário". Essa seleção de frases é somente a ponta do iceberg, que já é, por sinal, muito fria. É preciso, no entanto, cuidado para não rotular… os dois lados.
http://www.youtube.com/watch?v=ckCkh36n5Gs

Paulo Renan

Excelente, temos de cortar o mal pela raiz, antes que fique pior. O Serra, além de mentir, dissimular e atuar de forma rasteira a eleição toda, ainda trouxe de volta ( principalmente em São Paulo e no sul) essa turma de preconceituosos e sua soberba. Justiça neles.

Maria

Estranho que só a OAB de Pernambuco tenha se manifestado, pois onde estão as Ordens Regionais dos Advogados que não se indignaram?
É de se pensar, heim?

alice

Esse fato lembra-nos bem aqueles filmes sobre Hitler e as propagandas contra os judeus que começaram de mansinho e tornaram-se naquele monstro do holcausto.
É preciso punição e divulgação da mesma.

A. Elcio

Isso é o óbvio e o mínimo que se deve fazer: tratar essas atitudes como crime.

Maria

Não consigo fazer outra coisa senão chorar….. sou nordestina, moro no ES a 8 anos, casada, advogada e Nordestina com muito orgulho!! mas agora neste exato momento, só consigo sentir uma imensa dor. Esse foi o legado q o sr. Serra nos deixou. Eu sinto muito por tudo isso.

    Aracy_

    Maria, por favor não chore. Sou paulista; meu avô materno era sergipano de Estância e migrou para SP, onde estudou Direito. Aqui em casa ficamos todos chocados com essas manifestações de preconceito e lamentamos que a OAB de SP não tenha tomado a dianteira para coibi-las.
    A você, nosso abraço fraterno e carinhoso.

    J_Amaro

    Prezada Maria, não se amofine. Nasci em SP há 74 anos e observo que a discriminação não ocorre apenas contra os nordestinos. Os próprios paulistas de origem humilde também são vítimas de ódio. Só Hitler conseguiu se igualar a essa gente.

Carlos L.

SP não é tão importante quanto pensam os paulistas. O estado de SP, onde nasci, sempre foi sustentado pelo resto do Brasil. Compramos as matérias primas a preço de banana dos outros estados e exportamos o produto industrializado tendo os ganhos reais. SP não sobreviveria nem 2 minutos sem o resto do país: SP tem apenas algumas gotas de petróleo em Santos, o resto está no RJ. O alumínio, a bauxita, vem do nordeste. O minério de ferro vem de Minas Gerais. A energia elétrica vem na maior parte do Sul, de Itaipú e do gás boliviano. SP não é independente na produção de alimentos, comprando o grosso necessário de estados do centro-oeste. Pensar q SP é mais que os outros é um erro. Esse estado sempre teve tudo na bandeja e se está passando agora por maus bocados enquanto o resto do Brasil se desenvolve a passos largos axo q a culpa não é dos "nordestinos" que "não sabem" eleger um presidente mas de um povo que realmente não sabe eleger seus próprios governadores!

El Cid

… racismo é racismo e não se confunde com liberdade de expressão. A OAB de Pernambuco vai incriminar quem atacou nordestinos por Twitter !!

endosso !!!

redson

O preconceito já conhecido aflorou com a sordidez da campanha de serra com os demos, tucanos, religiosos e mídia serrista exortando todo tos tipos de radicalismo . São, a meu ver, co-responsáveis.
Esperamos a adesão da OAB nacional e também a da seção paulista.
Envergonhemo-nos, condenemos essa excrescência!

Bona

Essa é a elite que deveria ser culta e inteligente.A maioria das frases dessa pessoa retratam que ela quer o dinheiro pra ela,pois diz que vamos trabalhar pra sustentar,quem segura os paulistas andando é NORDESTINO. VIVA OS NORDESTINOS

Leo

Esta advogadinha esta com a carreira destruida.

Leo

Todos devem ser chamados e que a justiça condene a todos.

Cunha

Isso nós já poderíamos esperar.
Desde a eleição de Lula eles ( os preconceituosos ) estavam com isso entalado na garganta. Na reeleição, levaram até o estômago,agora, após elegerem a sucessora de Lula, derrotando pela SEGUNDA vez José Serra e pela terceira vez um paulista, o fígado deles não aceitariam.
Brasil , mostra sua cara !
TPP, Integralistas, Opus Dei, preconceituosos, facistas e elitistas abrem suas bocas fétidas de carne podre e esperamos que respondam na justiça e esperamos que a justiça realmente se faça.
Parabéns à OAB.
Parabéns ao Brasil.

    Cunha

    Onde se lê TPP , leia-se TFP !

Marcos A. Torriani

Urge a necessidade de regulamentação de uso das redes de comunicação. Confio que a Presidente Dilma terá respaldo político e coragem pessoal para tanto. Regulamentação não no sentido de cerceamento ou limitação à liberdade, mas regulamentação no sentido da responsabilidade, da responsabilização por crimes que constantemente são cometidos. Aqui temos, claramente, crimes previstos em lei (racismo explícito), fora o preconceito. A lei para eles…
Marcos A. Torriani

Paulo Pacheco

Sou pela punição exemplar desses racistas preconceituosos que não sabem fazer outra coisa além de destilar o ódio e a agressividade que sentem em seus corações de pedra. São uns pretensos "democratas", mas que não respeitam a opinião alheia, arrogando-se no direito de serem os possuidores da verdade. Tem olhos para tudo exceto para enxergar que pensam e agem exatamente como o planejado pela grande mídia nacional, a mesma que manipula e mastiga a informação da qual esta massa ignara se alimenta.

    Márcia Aranha

    Concordo inteiramente, PP… Essa imbecil tem que pegar uma cana real e antes de ser formar, que é para não ficar em cela especial. Aliás, um país que ainda privilegia gente com diploma universitário – quando deveria ser o oposto – acaba reforçando a idéia de que existem dois tipos de cidadãos… e isto tem que acabar.

Afonso Lacerda

Estas lamentáveis manifestações apenas demonstram o que restou de estofo moral para a extrema direita, nada. A irresponsável campanha demotucana ajudou a abrir a cloaca da história fazendo descer sobre estas mentes pervertidas a infâmia contra nossos irmãos nordestinos, lembra o ressentimento plantado no povo alemão contra os judeus e outros mais, responsabilizados pela derrota na 1ª Guerra. Imcubaram o ovo da serpente, que agora precisa ser esmagado antes que ecloda, a História está aí para nos mostrar. Não ao fascismo, longe daqui a xenofobia! Importemos coisas mais dignas que a civilização européia certamente terá a nos oferecer repudiemos veementemente este excremento. Justiça!

Libia

Tomara que isso dê em alguma coisa mesmo e essa menina pague pelas coisas que disse. Que leve um susto de verdade, repense seus valores. E que sirva de exemplos para outros que pensam como ela. Como uma pessoa assim pode advogar e defender o próximo? Com que ética essa futura advogada (pasmem) exercerá sua profissão?

Jairo Fonseca

A processo na justiça, além desta paulistana abjeta, deve ser aberto contra o Serra (soberbo, prepotente e autoritário) e a Soninha, responsáveis direto pela fato. O resto é fazer barulho atoa.

Torquemada

Faço votos que todos, sem exceção, sejam pelo menos obrigados a tomar um chá de cadeira numa Delegacia de Polícia, ou que deem bastante trabalho para o papai deles que os educaram dentro dessa linha fascista de conduta, e que pelo menos alguns sejam condenados a prestarem serviços à comunidade, de preferência na Zona Leste de SP, São Miguel Paulista, etc., regiões de grande concentração de nordestinos.

Nada de pagamentos em cestas básicas. Mas limpeza de ruas e avenidas ou distribuição de panfletos com textos ou lições que desestimulem a xenofobia e qualquer espécie de preconceito.

Adoraria ser juiz de direito para cravar na ficha de cada um deles a mácula de terem respondido pela prática de crime de racismo.

Luis Soares

Não é de todo ruim quando a direita se revela. Acaba que parte da sociedade tem a oportunidade de saber quem é quem e fica possível separar o joio do trigo. O advento da internet tem sido importante neste aspecto. Aqui no Nordeste, alguns eleitores do Serra que aparentemente não têm a exata noção do que ele representa ficaram estupefatos após a disseminação odiosa que se sucedeu após o pleito.

Esse tipo de manifestação criminosa infelizmente ainda não merece a atenção da nossa mídia nativa, que prefere seguir atuando sob o manto da conveniência mesmo após centenas de deslizes.

    El Cid

    … quero crer que são apenas uma minoria barulhenta de covardes. Isso serve para mostrar que militância não é só para as eleições !!

Bertold

Pois é, ainda bem que alguma seccional da OAB está agindo porque, infelizmente, em todo o Brasil as demais OAB não fizeram nada, muito menos a OAB nacional. Em São Paulo, silêncio total da OAB e do Ministério Publico, assim como no Paraná e Santa Catarina. Vocês já reparam como em São Paulo, o MPE e a OAB são ágeis para propor ações criminais e civeis, mesmo sem investigação contra integrantes petistas. É moçada, é na área do judiciário, que anda fazendo um silêncio muito suspeito, que começo a suspeitar de que é nessa área que está o suporte dos PIGs e da extrema direita fascista no país. O TSE que o diga.

mario cezar

car´ssimo azenha, sou professor de ensino médio , vou sugerir aos meus 520 alunos que acessem o seu site para que vejam as imagens e pensmentos dessa jovem universitária. então peço que deixe por mais uns dias o v´´ideo. será tema de belas aulas, óbvio com o meu repúdio. sou de acordo que medidas jurídicas recaiam sobre o citado caso. abraço e parabéns

Diego

Esses burguesesinhos nada sabem da vida, do mundo, da história de seu país. É realmente lamentavel esse tipo de comportamento. Muito triste e chocante!! Mas, como parece se tratar de pessoas ainda muito jovens, chegará ainda o momento de se redimirem e reavaliar a insanidade que estão propagando!! Se não for por bem, que seja por mal!!!

    carmen silvia

    Concordo que sejam jovens Diego,mas me preocupa o tipo de formação que recebem em casa e nas escola.

Rafael Andrade

Já deve haver uns se borrando, a ilusão do anonimato faz muitos mostrarem os dentes que ocultam quando estão à luz do dia. "Anonimato" na internet tem dia, hora e local marcados, só não contaram para eles, que peninha.

Henrique Duarte

É correta a postura da OAB/Pe, assim como julgo corretas todas as ações impetradas contra todo e qualquer tipo de preconceito e descriminação. Claro que o preconceito antes de ser contra o "nordestino", ou o "negro", ou ainda ao "homossexual" é na verdade o preconceito de classe, contra o pobre. É lamentável a postura dessa jovem. MAs, reflete o ódio semeado contra as populações pobres, refletidas de algum modo na campanha do candidato Serra. Ela deve odiar também os africanos, em sua maioria, os hispânicos nos EUA

José Flávio Coutinho

tem que ser processada urgentemente, não podemos conviver com este tipo de preconceito, esta moça tem que ser julgada e no final condenada, mesmo que a condenação seja limpar banheiros de nordestinos, seria uma pena muito justa.

fernandoeudonatelo

O povo paulistano, miscigenado como todo brasileiro, deveria se levantar contra esse tipo de preconceito regional em pleno século 21.

É algo próximo dos separatistas alucinados da MMDC paulista, e os movimentos separatistas do Sul. Só uma coisa, a unidade territorial é clausula pétrea da Constituição, se cotinuarem apelando, tropas federais neles !!

Só para deixar claro, xenofobia é ódio ao estrangeiro e não ao cidadão nacional. Até nisso, esses elitistas são deprimentes, jogar contra o próprio país !!

Débora

Que vergonha!!!

Henrique Duarte

É correta a postura da OAB/Pe, assim como julgo corretas todas as ações impetradas contra todo e qualquer tipo de preconceito e descriminação. Claro que o preconceito antes de ser contra o "nordestino", ou o "negro", ou ainda ao "homossexual" é na verdade o preconceito de classe, contra o pobre. É lamentável a postura dessa jovem. MAs, reflete o ódio semeado contra as populações pobres, refletidas de algum modo na campanha do candidato Serra. Ela deve odiar também os africanos, em sua maioria, os hispânicos nos EUA; os índios do Norte do Brasil, enfim, o preconceito vai além da ignorância e bate às portas de um setor da classe média, que sem horizonte, sem perpspectivas, atira a sua ira contra as condições mínimas obtidas, às duras penas, pelo povo. Se não é digna de pena, deve ser, essa jovem, chamada às suas responsabilidades, se é que possui alguma.
Henrique/Recife

Manoel Duarte

Manoel Duarte, Sertanejo

O que se faz necessário é imputar a esses adeptos da eugenia nazista, que culminou no holocausto, através de meios legais para que manifestações deste tipo não se prolifere. Ademais, o que me dá nauséa é saber que este tipo de opinião está disseminado em todas as classes sociais, credos, etnias, gêneros, etc..
Por fim, é necessário que os adeptos deste tipo de xenofobia sejam penalizados pelas seu sadismo e ignorância.

Carmine

Parabéns a OAB de Pernambuco. É necessário que outras entidades tomem as mesmas providências.

Márcia Aranha

Infelizmente, São Paulo está infestada de Mayaras Petrusos… E é praticamente certo que o exemplo dela deva vir de dentro de casa tendo crescido ouvindo de seu pai e de parentes próximos piadas contra negros e nordestinos; esse é o padrão de inúmeras famílias paulistanas.

E a prova final de que gente racista e preconceituosa no fundo é ignorante, vem do fato de que a imbecil da Mayra Petruso sequer se deu conta de que Dilma estaria eleita mesmo se o Norte e o Nordeste não fossem incluídos na contagem de votos final.

Paulista

Sou Paulista e Paulistano, e sempre tive orgulho disso, mas hoje estou com vergonha disso, muita vergonha. Desde a eleição de Lula em 2002, houve grande exacerbação do preconceito contra nossos irmãos do Nordeste, essa gente que prega a separação não percebe que se quizerem separar São Paulo do Brasil, terão também que separar quase metade dos paulistas que como eu votaram em Dilma. Tenho curso superior, não sou analfabeto, mas prefiro mil vezes conviver com gente simples e verdadeira do que com essa corja com roupa de grife.

Victor

Mas pessoal… eles estão raivosos porque o apedeuta fez um governo extraordinário, enquanto o príncipe dos sociólogos e seu mais ilustre discípulo estão a se afogar nas águas do tietê, presos pelas entranhas. É tudo o que eles têm: ódio. E não vão dividir o Brasil, não. O Brasil é multicultural, multifacetário, multiétnico. Mal sabem esses idiotas que têm sangue negro e nordestino correndo nas suas veias. Agora, o silêncio da grande mídia é ensurdecedor. Cadê os bons costumes do Serra e do PIG ???

reinaldo carletti

eu acho tambem que a OAB -Pernambuco, everia processar o serra, que disse que o ensino aqui na capital é desastroso por causa dos nordestinos!!!mas como ele é um palhaco,provavelmente ao assistir-se dira que isso é obra do pt!! ainda bem que ja foi para o ostracismo.
reinaldo carletti

Alexandre Salazar

Está de parabens o Azenha por dar repercussão ao tema. Não o vi em outros tantos sites progressistas. Há um silêncio
de desinteressados, no momento em que a imprensa pigueira não cansa de martelar que serra teve tantos votos aqui e alí ( escondendo que, São Paulo como uma parte do todo do qual faz parte, a região Sudeste, contribuiu em muito para a vitória da Dilma. Qual a mísera vantagem de serra sobre Dilma em SP? No SUDESTE ganhou a Dilma. São Paulo não é tão único que constitua uma região única. Ela governará com o país dividido? – assim como Sarkozy, na França, Berlusconi, na Itália, Zapatero na Espanha e por aí vai. O PIG deve antes de tudo respeitar a decisão soberana das urnas. Por que não se calam? Quanto aos percentuais da vitória de Dila foram arrasadores. Os pigueiros com seus colonistas devem saber que nas suas matrizes de origem, EUA e Europa, quando um candidato ganha – e muito bem de goleada – é por no máximo 2, 3 por cento.

Daniel Fortes

Deviem processar tambem colunistas como Reinaldo Azevedo,que incitam esse tipo de crime…

    Zéca Fetão 45

    Sou paulista, filho de paulistas… e concordo totalmente…

Marco Paulo de Brito

A América Latina e o Brasil pareciam vacinados contra essa epidemia socio-antropológica dos defensores da eugenia. Parecia, pois sabemos do índio queimado vivo em Brasília, de negros espancados em São Paulo, de mendigos assassinados na indigência soturna. A opção de Lula e seu governo pelos mais pobres mobilizou todo esse ódio armazenado nos corações dos opressores e mesmo setores das igrejas, especialmente a Católica Romana, saíram em defesa de Heródes estimulando fariseus e doutores da lei contra o povo e suas lideranças. O Brasil é um país de todos e não tem medo de ser feliz bem como não se calará diante de neo-algozes reais e virtuais. Justiça e Castigo para todos eles, em especial para seus estimuladores.

Marco Paulo de Brito

Sou Carioca, afro-árabedescendente, flamenguista, católico, franciscano, socialista, humanista, democrata, petista jurássico que votou em Dilma. Isso que estou assistindo em meu país foi estimulado pelo José Serra, o PSDB e toda a coligação de direita conservadora e reacionária que o apoiou. A crescente xenofobia e o neonazismo conjugado com neofascismo se alastra pela falida Europa, renasce nos EUA com a eleição de Barack Obama, como reação a sua negritude, é um dos fatores da permanente guerra étnica no oriente médio sob patrocínio sionista.

Amereno

Eu como paulistano de nascimento peço desculpa, pelo complexo de superioridade que alguns dos meus conterraneos possuem, se eles soubessem como outros brasileiros não nos dão a menor importância,ficariam assustados, eles se acham os novaiorquinos do Brasil, lamentam a derrota de 1932.
Não generalizem, nem todo paulista tem o ego do Luciano Hulk,ou pertence ao movimento "cansei" (de ser babaca).

Carlos Antonio

Não precisam preocupar essa mulher não passa no teste da OAB ela demonstrou ser muito burra.

CA Lemes Andrade

E como fica a OAB nacional (O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil) neste caso? Vai ou não apoiar a Seccional de Pernambuco? Até agora, a OAB Brasil só tem servido de palco a campanhas elitistas e de apoio à gente branca de olhos azuis da avenida paulista e a encher as burras com a contribuição anual dos advogados para não agir no cumprimento do dever do advogado segundo nosso estatuto que é a defesa intransigente e permanente das liberdades democráticas, dos direitos e garantias individuais. É lamentável nada se ouvir de Brasília e das outras seccionais, como a OAB-SP daquele D ´Urso do "Cansei!"

Tiago de Oliveira

Pelo que tenho visto na rede esses comentários da internauta não me surpreendem nenhum pouco. Mas acho que puní-la não resolve nada, infelizmente. A maior parte das pessoas que fizeram os comentários mostrados no vídeo são pessoas muito jovens que apenas seguem idéias que não são deles. Acho que temos de repensar a educação nas instituições particulares de ensino do Sul e Sudeste que preocupam-se apenas que seus alunos sejam aprovados em vestibulares, deixando de lado a questão da cidadania, da diversidade cultural, das desigualdes sociais. Esses jovens são vitimas da ignorância de seus pais e do pensamento do grupo social em que foram inseridos desde que nasceram. Sou a favor de uma punição inteligente, que eles fizessem algum trabalho social que obrigasse a ver de perto a realidade das pessoas que não fazem parte do seu seleto mundinho. Prisão, em minha opinião, apenas acirraria mais o preconceito. Não sei se vcs concordam comigo.

    Antônio Carlos

    Seria uma boa idéia. A pessoa seriaobrigado durante alguns anos a prestarem serviços em comunidades pobrs. Além de colocarmos ele interagindo cm está comunidade sentiriam na pele o que é ser pobre e discriminado.

wagner

Como Paulistano peço desculpas a nossos irmãos Nordestinos. Conheço esta gente muito bem e tudo que está arraigado na Sociedade paulista vem de muito tempo. Imagino o que meus avós imigrantes italianos devem ter sofrido, no início do Seculo XX, o mesmo preconceito que foi patrocinado pela campanha do Serra. O preconceito existe sim e tem que ser eliminado com medidas como essa da OAB-PE. Viva o Brasil

Olace Grimore

Vai daí que, juízes incompetentes vão lá inventam de bloquear a ferramenta.

Ferdinand

Cadê o Sr. Ophir Cavalcante – Presidente da OAB? Ou o presidente da OAB de SP?

Ele não dirá nada? Nenhuma palavrinha? Ele não está indignado?

Sou de Florianópolis e a estes monstros nazistas minha repulsa!

Espero que a punição a esta senhorita e aos seus pares seja exemplar e principalmente educacional!

Como seria bom uma prisão albergue e durante o dia ter que trabalhar em um CTN (Centro de Tradições Nordestinas – desculpe se a sigla for outra) ou qualquer serviço comunitário DE FATO por no mínimo 3 anos.

Sou solidário a todo o povo do Nordeste com sua indignação porque me sinto tão ofendido quanto!

Ferdinand

    Morais

    Sou de Maringá-PR e assino embaixo do seu comentário.

Regina

Cadeia para esses criminosos.
Quando a coisa começou a ficar feia, esses covardes já saíram apagando tudo, até mesmo seus perfis.
Sequer assumem aquilo que fazem e dizem.
Já era, Mayara. Terá que prestar conta de seus atos.
Que isto sirva de exemplo.

HELIO ALVES PEREIRA

ISSO QUE ESTA ACONTECENDO E O RESULTADO DA CAMPANHA SORDIDA E DE NIVEL BAIXO,,COMANDADA PELO O SR. JOSE SERRA O RESULTADO E ESSE…PRECONCEITO…XENOFOBIA, AITITUDES DERESPEITOSAS..OFENSAS,CALUNIAS..MENTIRAS E VIOLENCIA………A OAB DE PERNANBUCO DEVERIA PROCESSAR O DEM…PSDB E O SR. JOSE SERRA…POR INCITAÇAO …………..

Ed Araujo

Nunca vi montros com nome e sobrenome…..

Mauricio

A OAB de Pernambuco está correta. Os usuários de internet costumam achar que a rede é terreno para manifestações de quaisquer tipos, sem que haja consequencias. Estão muito enganados. Racismo é crime em qualquer meio.

Antonio Abreu

E o Presidente da OAB do Brasil, não age? não diz nada? Não é de admirar…
A decepcionante vantagem do Serra em S.Paulo, a massacrante derrota no Rio e em Minas, fora o nordeste, explica que o Serra tenha sido novamente derrotado. Êle é o preferido do Sul maravilha e do agronegócio. O melhor candidato a sêr sempre batido. O melhor presidente que o Brasil nunca têve.

Fatinha Tito

Cada um no seu galho…………….cadeia nela.

Gilberto

muito triste ver que em pleno século 21 a pessoas que pensem dessa forma.

bene

Não sou nordestino, mas conheço um pouco essa gente sofrida, que que há séculos vem sendo desprezada pelos governantes, e só agora com o nosso grande LULA, essa região passou a ser valorizado por um governante, e tenho certeza, a nossa Dilma vai continuar investindo em todo o nordeste, e em todo o Brasil. E espero viver pra ver o nordeste tão desenvolvido quanto qualquer outra região do país. Parabéns a OAB-PE, e seria muito interessante que outros orgãos de justiça tomassem esse mesmo caminho. E rassalto, esse tipo de ação covarde, só acontece por ter certeza de IMPUNIDADE.

Alexandre Salazar

Ainda que o Nordeste não existisse Dilma teria sido eleita Presidente do Brasil com 2 milhões devotos a mais que o serra. Merece aplausos a iniciativa do Presidente Henrique Mariano, da seccional PE da OAB, e é lamentável ver a omissão de tantos outros entes que poderiam tomar iniciativa semelhante à da OAB-PE. Afinal de contas como é que se permitirá às claras (já que camufladamente existem muitos escondidos no armário dos preconceitos) que uma celerada, racista e inconsequente se torne advogada. Vai ser um perigo à sociedade, quer seja como advogada militante, juíza,promotora ou procuradora. Finalmente, essa despreparada pensa que São Paulo é o que? Ora, a soma dos esforços dos imigrantes italianos, japoneses, portugueses etcc. Nordestinos são os descendentes de portugueses, cujos sobrenomes são os mais autênticos dentre todos os grupos étnicos que formaram o Brasil e, sobretudo, São Paulo

Elisabete

… paulista esquece que quem construiu são paulo foi nordestino… e que foi à custa da miséria desta população que se deve a pujança de São Paulo. POBRES desinformados e alienados políticos. Vamos dar uma basta!!!! Parabéns à OAB de pernambuco.

lauro andrade

Caros
É preciso delicada atenção a estes fatos
A midia vem martelando em nossas cabeças que o país esta dividido, o que não é verdade mas pode vir a ser.
Isto é preocupante pois a ideologia política foi algo marcante nesta eleição e corremos o risco de se estender praparando campo para as proximas eleições.
Nitidamente temos forças que pretendem desestabilizar a sociedade e o país

Roberto A.P.

Ferro nas bonecas. Ainda mais que não tem nada com nordeste essa vitória,ela é brasileira, esse ódio é pura ignorância e efeito de crack Moro em Rio Grande, a grande cidade mais ao sul do RS e do Brasil, imenso porto continental e principal cidade gaúcha,batendo até Porto Alegre em importância, pois aqui a Dilma deu uma lavada de 60 a 40 no Serra.

Laerte Moreira

Concordo com a OAB de Pernambuco era isso que todas as OASs do nordeste deviram fazer contra todos os bloguistas principalmente essa estudante de direito.

Laerte Moreira – Tucano – Bahia Brasil

Eduardo Romeiro

A internet provoca uma sensação estranha de deslocamento. Como o motorista que, achando-se isolado dentro de seu carro, limpa o nariz com o dedo à vista de todos, essas pessoas "filhas de chocadeiras", sem limites, expressam sua estupidez sem conseguir imaginar que todos estão vendo, ou achando-se protegidas pelo mundo que consideram virtual. É como se diz: "A internet não te faz mais estúpido, mas faz com sua estupidez seja vista pelo mundo todo". A solução, a meu ver, é só uma: a lei. Como paulista (e paulistano), somente posso pedir minhas sinceras desculpas por esta lamentável infâmia.

    Aline C Pavia

    Eu também me sinto envergonhada e constrangida por ser paulista e junto minhas desculpas aos meus conterrâneos brasileiros da gema que se sentiram ofendidos com essa enxurrada de infâmias.
    Nossa presidente discursa que está "estendendo a mão" à oposição – que exemplo – enquanto isso o que se vê nesse tipo de manifestação? A pequenez de um estado dito o mais esclarecido do país.

Mota

Mesmo que ela não seja condenada na justiça, pagará caro pelo que falou, pois hoje os dados que colocamos na internet são virtualmente eternos, qualquer empregador que jogar o nome dela no google vai dar de cara com o seu passado preconceituso… Pesquisem o nome dela no google e vejam quantas noticias sobre o assunto. Mesmo que ela mude de nome, a foto dela tambêm ficou registrada no buscador.

bissolijr

o que podemos esperar? Punição exemplar, do contrário o ódio se alastra em ações covardes contra os perseguidos. Estamos esperando punição exemplar e amplamente divulgada. Estudante de Direito? Parece uma piada.

Lima

A punição tem que ser exemplar. Não podemos permitir que esses filhotes da elite continuem a desmerecer o povo do Nordeste, ou de qualquer outra região do país.

Fernando

Azenha

Depois os candidatos do PSDB vêm a público dizer que gostam do NE, isso em época eleitoral. Aí está a verdadeira consideração que eles nutrem por esse povo, nossos irmãos. Essa moça, e outros, representam o extrato claro do pensamento do PSDB, DEM e PPS.
Prá finalizar devo dizer que sou paulista, neto de italianos e portugueses, ou seja, não tenho nenhuma ligação de sangue com o NE, a não ser que adoro suas praias, sua gente, seus sons, suas comidas e seus ritmos.
Minha solidariedade irrestrita.

Deixe seu comentário

Leia também