Gustavo Castañon: Pedido de recontagem é “jogo de cena”
31 de outubro de 2014 às 12h27
por Gustavo Castañon, especial para o Viomundo
Mais uma vez, pela quinta eleição presidencial seguida, minhas previsões se confirmaram. Como avisei aqui no Viomundo, pela décima vez seguida a margem de erro da boca de urna apareceu, apuradas as urnas eletrônicas, a mais para o candidato do PSDB, e a menos para a candidata do PT.
A boca de urna Vox Populi, de nível de confiança de 95% e margem de erro de 1,2%, com 6800 entrevistados, deu 54% dos votos válidos para Dilma e 46% para Aécio.
Resultado plenamente compatível com as pesquisas Vox e Ibope do dia anterior à votação. As urnas eletrônicas no entanto deram 51,6% para Dilma e 48,4% para Aécio. Diferença foi o dobro da margem de erro.
A suspeita sobre o resultado se reforça com a desistência do Ibope, pela primeira vez na história, de fazer uma pesquisa de boca de urna no segundo turno. A Globo não quis contratar. Sem esse balizamento para os números das urnas eletrônicas, tudo parecia caminhar para uma fraude maciça e vergonhosa, a exemplo da vergonha que assistimos no primeiro turno (que não podemos afirmar o tipo de vergonha).
Mas parece que conseguimos convencer o PT que a fraude seria sem precedentes. Pela primeira vez desde 89, o partido escalou um time de 4000 fiscais para acompanhar o fechamento das urnas (que é inútil, pois só fiscaliza uma pequena parte de um de três níveis onde a fraude pode ocorrer).
Mas a principal medida tomada foi a contratação da boca de urna Vox Populi.
Por que uma campanha gastaria uma fortuna numa pesquisa de boca de urna que não influirá no resultados das eleições? É simples. A boca de urna é um balizamento para controlar a fraude. Sabendo o que esperar das urnas, o nível de fraude tem que se restringir à famosa “margem de erro”. Os dois foram recados claros: “nós sabemos o que está acontecendo e vamos reagir”.
Porque tem que haver moderação numa suposta fraude? Para não perder a galinha dos ovos de ouro, ora. Lembrem-se de que o TSE transformou as eleições num negócio. Quem cuida da preparação, inseminação e totalização das urnas atualmente são empresas privadas. Um escândalo as farão perder o negócio.
Nas semanas que precederam as eleições, o Viomundo e o Jornal GGN , de Luís Nassif, publicaram uma série de denúncias e reportagens sobre a vulnerabilidade de nosso sistema eleitoral.
Nassif chegou a prever exatamente todo o desenrolar do que seria um processo de fraude eleitoral, a começar por uma denúncia bombástica dias antes da eleição que pudesse justificar a diferença nas urnas em relação às pesquisas.
Um dia antes da votação, foi a vez do Viomundo acrescentar mais detalhes a esse emaranhado tucano por trás das urnas eletrônicas.
Essas matérias mostraram claramente a vulnerabilidade insustentável das urnas brasileiras, que não foram testadas esse ano e cuja operação esteve nas mãos de duas empresas privadas.
Uma, contratada ilegalmente desde 1996, é a Módulo Security Solutions. Essa empresa é de propriedade do ex-presidente da FINEP no governo FHC.
A outra é a Engetec, que, em 2013, sucedeu no TSE a falida Probank. Ambas são de um membro da campanha e ex-secretário de desenvolvimento econômico de Aécio Neves por dois mandatos.
Outros vários artigos publicados na mídia independente, inclusive o meu, circularam na rede provocando um inédito estado de desconfiança generalizada, da direita à esquerda, em relação às urnas eletrônicas brasileiras.
Agora, num jogo de cena, o candidato Aécio Neves, o grande beneficiado por esses movimentos eletrônicos estranhíssimos de votos nos dois turnos, acaba de pedir recontagem dos votos no TSE.
Bobagem. Nós sabemos que as urnas brasileiras são invulneráveis a fiscalização. Elas são um atentado à democracia. O desejo dos eleitores de Aécio de recontar os votos é tão legitimo quanto o dos eleitores de Dilma de recontar os votos de São Paulo e Rio Grande do Sul. Mas não podemos recontar votos. Seriam recontados os mesmos boletins já contabilizados. E o TSE não concederá o pedido.
O PSDB sabe disso tudo. O que eles querem é minar a legitimidade da Presidente. É importante entender esse recado de guerra sem fim da oposição.
Dilma nesse momento precisava ouvir mais seu antigo mestre Brizola do que o atual, Lula. Ela deveria vir a público e reforçar o pedido de Aécio, inclusive para as eleições legislativas. Reforçar a crença na inconfiabilidade das urnas. Relatar quantas vezes, quatro, para ser mais preciso, ela foi vítima dessas mágicas que saem delas. Questionadas pelos dois candidatos, essas urnas malditas perderiam definitivamente a legitimidade e confiança de toda população. Seria a mais importante das reformas políticas.
Mas infelizmente, Brizola, só houve um.
Leia também:
PRESENTE FIM DE ANO DO VIOMUNDO - Oferta limitada!
2 livros por R$ 79,90
FRETE GRÁTIS
+ Blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16
+ O lado sujo do Futebol - autografado por Luiz Carlos Azenha
Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro.
Organizado por Renato Rovai, com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.





Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.
FrancoAtirador
02/11/2014 - 14h08
.
.
Descoberto Programa Vulnerável à Fraude
nas Urnas Eletrônicas do TSE
Jornal GGN – Há menos de três meses, um jovem hacker
recém formado pela Universidade de Brasília
acessou o sistema das urnas eletrônicas no TSE
e descobriu, entre 90 mil arquivos, um software
que possibilita a instalação de programas fraudados:
o “Inserator CPT”. (*)
A ação foi planejada pela CMind
(Comitê Multidisciplinar Independente),
formado por especialistas em tecnologia.
A equipe descobriu outra brecha no sistema:
além do Inserator, o programa comandado
pela empresa Módulo Security S/A –
a única proprietária do serviço
por 13 anos com contratos irregulares –
é transmitido de Brasília para os estados
por meio da insegura rede da Internet.
*(http://www.cic.unb.br/~rezende/trabs/entrevistaINFO2.html)
**(http://jornalggn.com.br/noticia/o-historico-de-favorecimento-e-irregularidades-nas-licitacoes-das-urnas-eletronicas)
http://jornalggn.com.br/noticia/o-tse-e-a-descoberta-do-programa-de-fraude-nas-urnas-eletronicas
.
.
Laura
02/11/2014 - 13h47
Onde votei em Pinheiros não tinha fiscal de NENHUM partido.Fiquei uma hora esperando, não veio ninguém. Das 9 as 10 da manha no dia 26 de outubro.
FrancoAtirador
02/11/2014 - 13h45
.
.
Descoberto Programa Vulnerável à Fraude nas Urnas Eletrônicas do TSE
Jornal GGN – Há menos de três meses, um jovem hacker
recém formado pela Universidade de Brasília
acessou o sistema das urnas eletrônicas no TSE
e descobriu, entre 90 mil arquivos, um software
que possibilita a instalação de programas fraudados:
o “Inserator CPT”. (*)
A ação foi planejada pela CMind
(Comitê Multidisciplinar Independente),
formado por especialistas em tecnologia.
A equipe descobriu outra brecha no sistema:
além do Inserator, o programa comandado
pela empresa Módulo Security S/A –
a única proprietária do serviço
por 13 anos com contratos irregulares –
é transmitido de Brasília para os estados
por meio da insegura rede da Internet.
*(http://www.cic.unb.br/~rezende/trabs/entrevistaINFO2.html)
**(http://jornalggn.com.br/noticia/o-historico-de-favorecimento-e-irregularidades-nas-licitacoes-das-urnas-eletronicas)
http://jornalggn.com.br/noticia/o-tse-e-a-descoberta-do-programa-de-fraude-nas-urnas-eletronicas
.
.
Justo
02/11/2014 - 06h06
completando:
segundo um cientista politico, era “IMPOSSIVEL” isso acontecer em apenas 02 dias (o impossivel), era aecio ultrapassar marina, agora tá explicado como essa “VIRADA” acomteceu, “FRAUDE”.
Justo
02/11/2014 - 06h02
Não existe nenhum sistema infalivel, se assim fosse, os “RACKERS” não invadiriam sistema sofisticado de segurança do pentagono (EUA), é muita presunção nossa, que as nossa urnas eletronica tenham “SISTEMA INVIOLAVEL”, o aecio não foi eleito por “INCOMPETENCIA” do proprios “FRAUDADORES”. A incompetencia começou quando quiseram tirar o PT/Dilma do pareo, como eles não iriam conseguir se eleger no primeiro turno, achou que “ENDEUSANDO” marina, essa tomaria o lugar de Dilma, e o aecio ultrapassava Dilma, e o segundo turno seria marina x aecio, porem, a marina quando começou a “FALAR”, mostrou-se o “DESASTRE” que era, começou a cair nas pesquisas, porem o aecio tambem não subia, e a solução dos tucanos fora “MATAR A CANDIDATURA DA MARINA”, e em apenas 02 dias, o aecio conseguiu o “IMPOSSIVEL”, ultrapassar marina na reta final, e levar a eleição para o 2º turno, e segundo um renomado cientista politico, e o “IMPOSSIVEL” isso acontecer em apenas 02 dias, agora tá explicado o “IMPOSSIVEL”, houve sim fraude nas urnas no 1º turno, tanto para eleição presidencial, como para governador em São Paulo, o golpe final, seria a do 2º turno, porem eles “ERRARAM NA DOSAGEM”, porque não tinham pesquisas muito confiaveis, “ABRA O OLHO TSE”, esse sistema das urnas eletronicas pode ser fraudado, não é infalivel, o eleitor digitar o numero, aparecer a foto do candidato, e pressionar a tecla “CONFIRMA”, não garante que o voto vá para aquele candidato, se quiser testar o sistema, contrate um RACKER, e veja o resultado, para que nas proximas eleições não aconteça tentativa de “FRAUDAR” o resultado da eleição, nessa, foi por pouco, e quem pede recontagem de votos, sabe o que aconteceu, basta ver a quem pertencem essas duas empresas, a suspeita de manipulação do resultado, não pode ser descartada, está evidente, principalmente quem levantou a suspeita que foi “PREJUDICADO”, eles “CANTARAM VITORIA”, certos que estava eleito, “PORQUE DEU ERRADO?, a foto que saiu na internet dizia tudo.
Cidadão Consciente
02/11/2014 - 05h25
E nós eleitores consciente por um Brasil melhor, por melhoria para a população e o trabalhadores onde ficamos?, “O MAIS BRIZOLA”, temos tambem que dar a nossa contribuição, “O GOVERNO” não é Dilma, SOMOS NÓS”, Dilma gerencia por nós, estamos ficando mal acostumados, “SÓ QUEREMOS RECEBER”, agora a coisa mudou um pouco, por “CULPA” nossa que não elegemos um legislativo forte pata ajudar a Dilma aprovar as reformas que tanto precisamos, agora temos que ir para as ruas “APOIAR O GOVERNO DA PRESIDENTA DILMA”, esse é o “MAIS BRIZOLA” nosso, “SE NÃO QUISERMOS PERDAR TUDO QUE FOI CONQUISTADOS COM SANGUE, SUOR E LAGRIMA”, a presidenta Dilma já deu a sua enorme contribuição há uns tempos atras, sem a luta dela, e de outros, o Brasil não seria a nação que é hoje.
FrancoAtirador
02/11/2014 - 03h33
.
.
Eleição Presidencial 2014
Votos Válidos
ESTADO DE SÃO PAULO
Aécio (PSDB)
1º Turno = 44,22%
2º Turno = 64,31% (+20,09)
Dilma (PT)
1º Turno = 25,82%
2º Turno = 35,69% (+9,87)
Acréscimo do 1º para o 2º:
Dilma + Aécio = 29,96%
.
.
1º Turno
Outros Candidatos
Marina (PSB) = 25,09%
Luciana (PSoL) = 2,41%
EdJay (PV) = 1,03%
Everaldo (PSC) = 0,62%
Levi (PRTB) = 0,59%
Zé Maria (PSTU) = 0,08%
Eymael (PSDC) = 0,06
MAURO (PCB) = 0,05%
RUI (PCO) = 0,02%
Soma = 29,95%
.
.
FrancoAtirador
02/11/2014 - 03h35
.
.
NO ESTADO DE SÃO PAULO
HOUVE CONTA DE CHEGADA
(http://el2014.clicrbs.com.br/apuracao/#/zerohora/2014/2/SP/presidente/validos)
.
.
FrancoAtirador
02/11/2014 - 03h43
.
.
Eleição Presidencial
ESTADO DE SÃO PAULO
1º Turno
VOTOS VÁLIDOS = 22.958.510
2º Turno
VOTOS VÁLIDOS = 23.784.672
.
.
FrancoAtirador
02/11/2014 - 03h49
Conceição/Azenha. Isso precisa ser investigado a fundo.
Há indício de fraude nas e-Urnas no Estado de São Paulo.
.
.
FrancoAtirador
05/11/2014 - 07h53
.
.
Eleições 2014
SÃO PAULO
Curiosidades Estatísticas
.
.
TSE
Eleições Estaduais
ESTADO DE SÃO PAULO
GOVERNADOR
1º Turno (T1)
SKAF (PMDB) = 4.594.708
PADILHA (PT) = 3.888.584
SKAF + PADILHA = 8.483.292
.
.
TSE
Eleições Presidenciais
ESTADO DE SÃO PAULO
PRESIDENTE
2º Turno (T2)
DILMA ROUSSEFF (PT) = 8.488.383
.
.
TSE
Eleições Estaduais
MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
Governador
1º Turno (T1)
PADILHA (PT) = 1.277.310
SKAF (PMDB) = 1.230.658
SKAF + PADILHA = 2.507.968
.
.
TSE
Eleições Presidenciais
MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
PRESIDENTE
2º Turno (T2)
DILMA ROUSSEFF (PT) = 2.345.495
.
.
TSE
Eleições Presidenciais
ESTADO DE SÃO PAULO
Eleitorado = 31.979.717 (100%)
PRESIDENTE
1º Turno (T1)
ABSTENÇÕES = 6.242.936 (19,52%)
VOTANTES = 25.736.781 (80,48)
VOTOS BRANCOS (B) = 1.252.960 (4,87%)
VOTOS NULOS (N) = 1.525.311 (5,93%)
B/N (T1) = 2.778.271 (10,80%)
VOTOS VÁLIDOS (VV1) = 22.958.510 (89,21%)
AÉCIO NEVES (PSDB) = 10.152.688 (44,22%)
DILMA ROUSSEFF (PT) = 5.927.503 (25,82%)
MARINA SILVA (PSB) = 5.761.174 (25,09%)
LUCIANA GENRO (PSoL) = 554.189 (2,41%)
EDUARDO JORGE (PV) = 236.704 (1,03%)
PASTOR EVERALDO (PSC) = 142.793 (0,62%)
LEVY FIDELIX (PRTB) = 136.206 (0,59%)
ZÉ MARIA (PSTU) = 19.115 (0,08%)
EYMAEL (PSDC) = 13.508 (0,06%)
MAURO IASI (PCB) = 10.662 (0,05%)
RUI PIMENTA (PCO) = 3.968 (0,02%)
AÉCIO + MARINA = 15.913.862
.
.
TSE
Eleições Presidenciais
ESTADO DE SÃO PAULO
Eleitorado = 31.979.717 (100%)
PRESIDENTE
2º Turno (T2)
ABSTENÇÕES = 6.558.345 (20,51%)
VOTANTES = 25.422.496 (79,49%)
BRANCOS (B) = 500.950 (1,97%)
NULOS (N) = 1.136.874 (4,47%)
B/N (T2) = 1.637.824 (6,44%)
VOTOS VÁLIDOS (VV2)= 23.784.672 (93,56%)
AÉCIO NEVES (PSDB) = 15.296.289 (60,17%)
DILMA ROUSSEFF (PT) = 8.488.383 (33,39%)
.
.
TSE
Eleições Presidenciais
ESTADO DE SÃO PAULO
Diferença (Dif.)
TOTAL VOTOS VÁLIDOS
(VV1) = 22.958.510
(VV2) = 23.784.672
Dif. => (VV T2) – (VV T1) = +826.162 VV
.
.
Diferença (Dif.)
TOTAL BRANCOS/NULOS
B/N (T1) = 2.778.271
B/N (T2) = 1.637.824
Dif. => B/N (T1) – B/N (T2) = +1.140.447
.
.
(http://el2014.clicrbs.com.br/apuracao/#/zerohora/2014/2/SP/presidente/validos)
(http://eleicoes.folha.uol.com.br/2014/2turno/mapainterativo/index.shtml)
(https://br.noticias.yahoo.com/elei%C3%A7%C3%B5es-2014-apura%C3%A7%C3%A3o-s%C3%A3o-paulo-133046317.html)
.
.
C.Paoliello
01/11/2014 - 22h21
Com a recusa sistemática do TSE em modernizar sua apuração eletrônica, a quem caberia questionar um sistema tão frágil? Estou plenamente convencido, pelo que já li, que as atuais urnas eletrônicas são passíveis de todo o tipo de fraude e acho estranho que tenhamos o sistema eletrônico eleitoral mais atrasado do mundo, e portanto vulnerável. A quem interessa afinal perpetuar essa vulnerabilidade?
abolicionista
01/11/2014 - 21h25
Ou a Dilma incorpora o Brizola, ou ela vai ser o último presidente do PT nesse país, até minha avó já percebeu. Chega de covardia. Mais do que nunca, é preciso ser atento e forte.
Eunice
01/11/2014 - 19h50
Se entendi os tucanos fraudaram mas erraram na dose e perderam….faz sentido.Erro de programacao.
Maria Dilma
01/11/2014 - 19h48
Alkmin e forte no interior.O povo ouve esse nome ha uns doze anos.E so agora ouviram Padilha.
Sonia Beligerante
01/11/2014 - 17h19
Pois aih eh que esta o perigo.Nao eh possivel recontar os votos, mas pode ser possivel verficar se houve algum tipo de fraude. Como tudo indica, se houve fraude, nao foi a favor de Dilma, muito pelo contrario. Parece que o PSDB sabe alguma coisa a mais sobre isto E quer imputar ao PT uma fraude feito sabe la por quem e com o objetivo de ajudar a candidatura Aehcio. Mesmo porque eles sabem que podem detectar a fraude eletronica, mas nao se pode saber quem lucrou com ela. De qualquer modo, estas urnas nunca mais serao confiaveis aos olhos da populaccao. Chegou o momento de se pensar em mudanccas, talvez introduzir o sitema de impressao do voto. Vejam tambem que a sujestao do autor para que Dilma tambem solicite a recontagem, pode ser um tiro no peito da democracia.
Laura
02/11/2014 - 13h51
Se eles tem o controle das urnas eles sabem o que fazer para imputar erros a Dilma vá lá saber.
Ronaldo Curitiba
01/11/2014 - 15h15
Para quem tem neurônios esta frase resume tudo: Mais Brizola menos Lula.
Dilma, já processou a veja? Já parou de mandar dinheiro de publicidade para os golpistas que te ferraram?
Antonio
01/11/2014 - 10h46
Falei isso desde o inicio, Aécio teve muitos votos em Minas e ainda mais em BH, com certeza urna adulterada, ninguém com mais de dois neurônios vota nele aqui.
Alberto Menezes
01/11/2014 - 09h06
Também estranho o pleito aqui de São Paulo, entre 10 (DEZ) pessoas que comentamos sobre eleições, nenhuma votou no alkimin. É de se estranhar.
Lukas
31/10/2014 - 21h55
Tivesse Aecio vencido, Viomundo já tinha preparado umas cinco reportagens denunciando fraude.
Gerson Carneiro
01/11/2014 - 02h42
Úia! Alckmin venceu e o VIOMUNDO preparou umas cinco reportagens denunciando fraude em São Paulo.
SQN.
Gerson Carneiro
01/11/2014 - 02h42
Chora tucaninho.
Hell Back
02/11/2014 - 16h58
É isso mesmo. Vai chorar no Cantareira pra ver se acaba com a falta de água. hehehe
Hell Back
02/11/2014 - 17h05
É isso aí mesmo. Vai chorar na Cantareira, prá ver se diminui essa seca.
Léo
31/10/2014 - 20h00
Esses caras perderam o senso do ridículo.
FrancoAtirador
31/10/2014 - 19h35
.
.
“Nós tranquilamente superaríamos
os 40% na cidade de São Paulo…
Nosso tracking diário apontava
algo em torno de 40 e 41%.”
Fernando Haddad
Prefeito de São Paulo
(Entrevista ao PHA no C Af)
.
.
TSE
Resultado
MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
Dilma Rousseff (PT) = 2.345.495 (36,19%)
Aécio Neves (PSDB) = 4.135.795 (63,81%)
(http://eleicoes.folha.uol.com.br/2014/2turno/mapainterativo)
.
.
L@!r [email protected]+e5
31/10/2014 - 16h19
Outro artigo genial do Gustavo Castañol.
Incrível foi ver gente antes da eleição pedindo para não espalhar as evidências de que o processo eleitoral é inseguro. Tivesse perdido o PT, estariam agora implorando por esses artigos.
Votei no PT, mas não é porque o PT ganhou é que o processo eleitoral é seguro.
Mas, se o PSDB tinha dúvidas, deveria ter feito como o PT e contratado uma pesquisa paralela. Ou, mais radicalmente, ter abandonado o pleito ou chamado observadores internacionais.
O jogo foi ganhado com as regras que todos concordaram. Qualquer coisa diferente disso é Golpe.
E o PSDB já mostrou totalmente seu lado golpista.
A conferir a resposta do TSE… E, claro, a capa da Veja com o Toffoli e a urna eletrônica ao fundo.
Não me digam que vocês acharam que esses papagaios de pirata do PSDB tiveram essa ideia sozinhos…
Paulo Bispo Da Silva
31/10/2014 - 15h28
…,O PT ESTA DANDO MOLE PARA O AZAR…,NA PRÓXIMA O PT PERDE…,AÍ NÃO ADIANTA CHORAR…
Hell Back
04/11/2014 - 12h11
Perde e nunca mais volta ao poder.Será a concretização do que disse o Bornhausen: extinção “dessa raça” pelos próximos 20 anos. Portanto a esquerda deve tomar, daqui prá frente, todas as precauções.
Mário SF Alves
31/10/2014 - 15h23
“O PSDB sabe disso tudo. O que eles querem é minar a legitimidade da Presidente. É importante entender esse recado de guerra sem fim da oposição.”
________________________________
É isso. E, sim, de fato, o discurso poderia ser usado para sacudir de uma vez por todas essa questão da possível vulnerabilidade das urnas.
Urbano
31/10/2014 - 14h58
Depois de teorias e mumunhas das mais escroques impingidas à Ciência do Direito, dá para se esperar o quê?
Gerson Carneiro
31/10/2014 - 14h50
E em São Paulo eu desconfio de fraude em favor do Alckmin. Só perdeu na cidade de Hortolândia.
Andre
31/10/2014 - 14h04
Acho que a frase final resume o que deveria ser um segundo governo Dilma, para ser minimante viável, na minha opinião: mais para Brizola do que para Lula. O momento é de enfrentamento e a melhor inspiração que Dilma poderia ter em um momento desse ainda é o velho Brizola.
Renato
31/10/2014 - 21h55
É isso. Mais Brizola menos Lula.