Delação premiada sobre propina a parlamentares pode ser a bala de prata da eleição

Tempo de leitura: 7 min

CPI - Petrobras - 2014 - CPIPETRO

Ex-diretor da Petrobrás delata propina a deputados, senadores e governador

ANDREZA MATAIS E RICARDO BRITO – O ESTADO DE S. PAULO
05 Setembro 2014 | 16h 51

Em depoimento à Polícia Federal, Paulo Roberto Costa menciona pagamentos de comissão sobre contratos da estatal a pelo menos 32 parlamentares, um governador e cinco partidos

BRASÍLIA – O ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, citou pelo menos 32 deputados e senadores, um governador e cinco partidos políticos que receberiam 3% de comissão sobre o valor de cada contrato da Petrobrás firmados durante sua gestão na diretoria de Abastecimento da estatal petrolífera.

Desde sexta feira, 29 de agosto, Paulo Roberto está depondo em regime de delação premiada para tentar obter o perdão judicial. Ele é alvo da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que desmantelou um grande esquema de lavagem de dinheiro e corrupção na Petrobrás. São depoimentos diários que se estenderam por toda semana. O número de políticos citados foi mencionado por Paulo Roberto nos primeiros depoimentos, mas pode crescer até o final da delação.

Paulo Roberto relatou a formação de um cartel de empreiteiras dentro da Petrobrás, em quase todas as áreas da estatal. Partidos políticos eram supostos beneficiários de recursos desviados por meio de comissões em contratos arranjados. E exemplificou: “Todo dia tinha político batendo em sua porta”.

Num depoimento, ele citou uma conta de um “operador do PMDB” em um banco europeu. Paulo Roberto contou que os desvios nos contratos da Petrobrás envolveriam desde o funcionário do terceiro escalão até a cúpula da empresa, durante sua gestão na diretoria de Abastecimento, entre 2004 e 2012.

O ex-executivo também citou quase todas as grandes empreiteiras do País que conseguiram os contratos. Inicialmente seu alvo foram as empresas, mas não havia como isentar os políticos, uma vez que, segundo ele, foram beneficiados com propinas. Por causa da citação aos políticos, que têm foro privilegiado, os depoimentos serão remetidos para a Procuradoria Geral da República. A PGR afirmou que só irá receber a documentação ao final do processo de delação.

O acordo de delação premiada assinado por Paulo Roberto prevê praticamente o perdão judicial. A pena que ele receberá será mínima comparada aos 50 anos que poderia pegar se responder aos processos — já é réu em duas ações, uma sobre corrupção na Petrobrás e outra sobre ocultação e destruição de documentos.

O acordo prevê que o ex-executivo será colocado em liberdade quando encerrar os depoimentos. Ele deve ficar um ano usando tornozeleira eletrônica, em casa, no Rio, sem poder sair na rua.

Os depoimentos têm sido longos. No primeiro dia foram mais de quatro horas. Um advogado do Paraná que esteve com ele diz que Paulo Roberto está “exausto, mas se diz aliviado”.

O ex-executivo teria demonstrado preocupação apenas quando soube que a imprensa noticiou a delação premiada. Seu temor é se tornar um “arquivo vivo”.

Os depoimentos são todos filmados e tomados em uma sala na Custódia da PF em Curitiba. Ao final de cada dia os depoimentos são lacrados e criptografados pelo Ministério Público Federal, que os envia diretamente para a PGR, em Brasília. A PGR mandou emissário a Curitiba no início do processo de delação.

O doleiro Alberto Youssef, também preso acusado de ser um dos cabeças do esquema desbaratado pela Lava Jato, também tentou negociar com o Ministério Público Federal uma nova delação premiada (ele fez a primeira no caso do Banestado, em 2003), mas desistiu ao ser informado que pegaria pelo menos 3 anos de prisão, em regime fechado.

*******

Renan Calheiros é citado em depoimentos de delatores da Lava Jato

O Estado de S. Paulo

por Andreza Matais, Ricardo Brito e Fabio Brandt

O nome do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi mencionado pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, em depoimentos prestados à Justiça na tentativa de conseguir o perdão judicial por meio da delação premiada. A empresa UTC Engenharia também foi citada pelo ex-executivo como integrante do esquema que desviou recursos de contratos bilionários da Petrobras. As empresas ganhariam os contratos em troca de pagar propina de 3% para deputados e senadores, conforme antecipado pelo Broadcast e portal do Estado nesta tarde.

O Broadcast apurou que um dos negócios mencionados envolvendo Renan é um acerto com o doleiro Alberto Youssef para que o Postalis comprasse R$ 50 milhões emitidos da Marsans Viagens e Turismo, que tinha Youssef como um dos investidores. O doleiro teria se reunido com Renan, em Brasília, no início de março, para acertar a comissão do PMDB nesse negócio. O fundo de pensão dos Correios é controlado pelo PMDB e PT.

O negócio não ocorreu porque estava em curso quando Youssef e Paulo Roberto foram presos. A empresa fechou após as prisões. A assessoria de Renan afirmou que não localizou o senador para comentar o assunto. A UTC Engenharia também não respondeu até o momento os questionamentos da reportagem.

No início das investigações, foram citados nomes de vários parlamentares e partidos supostamente envolvidos no esquema de corrupção. Entre eles, o tesoureiro do PT, João Vaccari, os deputados André Vargas (sem partido-PR), Luiz Argolo (SD-BA) e o senador Fernando Collor (PTB-AL).

O Broadcast revelou hoje que o ex-diretor da Petrobras envolveu 32 deputados e senadores e um governador de cinco partidos políticos que receberiam 3% de propina em negócios com contratos da Petrobras durante sua gestão na diretoria de abastecimento da empresa. Desde a sexta-feira (29), Paulo Roberto está prestando depoimentos diários que se estenderam por toda semana numa tentativa de conseguir o perdão judicial por meio da delação premiada.

O Broadcast apurou que Paulo Roberto relatou aos policiais a formação de um cartel de partidos políticos que atuavam para desviar recursos da Petrobras por meio de comissões em contratos arranjados. E exemplificou: “Todo dia tinha político batendo na minha porta”. Num dos depoimentos, ele citou uma conta de um “operador do PMDB” em um banco europeu.

Paulo Roberto contou que os desvios nos contratos da Petrobras envolveriam desde o funcionário do terceiro escalão até a cúpula da empresa, durante sua gestão na diretoria de Abastecimento.

O ex-executivo também citou nomes de empreiteiras que conseguiram os contratos. Inicialmente seu alvo foram as empresas, mas não havia como isentar os políticos, uma vez que foram beneficiados com propinas. Por causa da citação aos políticos, que têm foro privilegiado, os depoimentos estão sendo enviados para a Procuradoria Geral da República.

A reportagem apurou que o acordo de delação premiada assinado por Paulo Roberto prevê praticamente o perdão judicial. A pena será mínima perto dos 50 anos que poderia pegar se respondesse aos processos. Paulo Roberto deve ficar um ano usando tornozeleira eletrônica, em casa, no Rio, sem poder sair na rua.

Os depoimentos têm sido longos. No primeiro dia, duraram mais de quatro horas. Pessoas que estiveram com ele dizem que está exausto, mas se diz aliviado. O ex-executivo teria demonstrado preocupação apenas quando soube que a imprensa noticiou a delação premiada. Seu temor é se tornar um “arquivo vivo”. São horas de relatos, acompanhados de um advogado, um delegado e um membro do Ministério Público.

Os depoimentos são todos filmados e tomados em uma sala na Custódia da PF. Ao final de cada dia, são lacrados e criptografados pelo MPF, que os envia diretamente para a PGR que mandou emissário a Curitiba no início do processo de delação. O doleiro Alberto Youssef, preso acusado de ser um dos cabeças do esquema desbaratado pela Lava Jato, também tentou negociar com o MP uma nova delação premiada (ele fez a primeira no caso do Banestado), mas o advogado o demoveu da ideia porque pegaria pelo menos 3 anos de prisão, em regime fechado.

PS do Viomundo: Até o primeiro turno da eleição teremos ainda mais quatro capas de Veja, devidamente repercutidas pelo Jornal Nacional. Para meus jovens leitores, funciona assim: a Veja publica uma denúncia. Pode ser completamente furada. Pode provar-se uma farsa, mas lá na frente, depois das eleições. O Jornal Nacional, sem checar o conteúdo daquela denúncia, repete feito papagaio o que escreveu a Veja. Isso causa justa revolta e indignação dos eleitores. Reforça o clima de mar de lama que já cerca a eleição de 2014. Rodrigo Vianna chamou de “delação premiada” de boca de urna.

Não, não duvido que Paulo Roberto da Costa esteja falando a verdade, nem da existência de corrupção generalizada no Brasil. Eu disse generalizada. Existem esquemas múltiplos de financiamento de campanha. Caixa dois. Em geral, quando os doadores são privados a investigação vai parar em alguma gaveta (como foi a Operação Castelo de Areia, da Polícia Federal, que apurou a contabilidade paralela da empreiteira Camargo Correia). Li o relatório completo da Castelo de Areia. Estava todo mundo lá. Gregos, troianos e espartanos. Eu disse generalizada, certo?

Teremos, a partir de agora, vazamentos seletivos dos citados pelo ex-diretor da Petrobras. Será que pega o PSB, de Eduardo Campos? Neste caso seria mais herança maldita despejada no colo da musa da “nova política”.

O PMDB, de Renan Calheiros, já aparece no rolo, o que respinga diretamente no governo Dilma.

Uma investigação como esta é longa e a Polícia Federal terá de confrontar o dito pelo delator com provas materiais ou testemunhais contra os acusados. Leva meses. Porém, o que importa mesmo é o escândalo até que se conclua o período eleitoral.

Se o nome do PSB não aparecer Marina Silva ganha um tremendo reforço — estará com um pé no Planalto.

Se apenas o PSDB estiver isento e o PSB envolvido, Aécio Neves recupera a chance de passar ao segundo turno.

Se parlamentares petistas não estiverem envolvidos diretamente, o governo Dilma argumentará que foi a Polícia Federal que levou o caso adiante, “doa a quem doer”.

É assim que funciona o Brasil. Depois, passa-se a régua sobre as denúncias e, com base em alguma “tecnicalidade”, o caso é paralisado — foi assim com a Operação Satiagraha, que envolveu o banqueiro Daniel Dantas. Foi assim com o mensalão do PSDB e o do DEM. Afinal, quem é tentou ajudar José Roberto Arruda, aquele da propina filmada, a manter a candidatura em Brasília? Fernando Henrique Cardoso e Gilmar Mendes!

Ao fim e ao cabo, as denúncias servirão — em caso de vitória de Marina ou Aécio — para justificar a privatização ainda maior do pré-sal, já que o Estado “corrupto” é incapaz de fazê-lo e a “mão invisível do mercado” regula tudo naturalmente, como fez antes de mergulhar o mundo na maior crise econômica desde 1929, a que teve início em 2008 e dura até hoje.

Por isso, só a Constituinte exclusiva é capaz de lidar com as questões de fundo que minam a representatividade no Brasil, inclusive o combate à corrupção que alimenta campanhas eleitorais com caixa um, dois e três, às custas de dinheiro público e privado.

PS2: Segundo O Globo, os partidos citados na delação são o PT, PMDB, PP, PR e PTB. Outro foco da investigação da PF está nos contratos para a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, quando o governador do estado era Eduardo Campos.

PS3: Baseada exclusivamente em na delação premiada, a revista Veja diz que três governadores estavam envolvidos no esquema. Roseana Sarney, Sergio Cabral e Eduardo Campos.

Leia sobre outro caso escandaloso que nunca deu cadeia:

Nas privatizações, depois de vender empresas Brasil teve prejuízo de R$ 2,4 bilhões


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Max Cavalcante

enao da pra ter orgulho de ser brasileiro desse jeito…
sou de Alagoas… o pior eh q Renan Filho, filho do senador…eh candidato a governador…e esta na frente das pesquisas… futuramente vai ser candidato a senador…e como um corno conformado sei q Fernando Collor sera reeleito pois tem os votos do interior….akela citaçao q fez o sr Carlos Massa no programa do Ratinho se afimar todo dia 5 de outubro de 2 em 2 anos…”alagoano tem que comer capim” por que ê tudo burro e parece q vai continuar assim…

Marta Rocha Bela

Nenhum do PSDB? Como pode?

J.Variani

Peraí! Mas esse cara aí não é o Cachoeira?!…

Messias Franca de Macedo

BOMBA! ‘A BALA DE PRATA’ DA ATUAL ELEIÇÃO PRESIDENCIAL!

“Aé Aé Aé… Bem-vindo [*Roberto Costa] ao [IMUNDO] ninho DEMoTucano!”

*A extensão dos MENSALÕES do conluio PSDB/DEMo!

###############

Carreira “política” de Costa na Petrobrás começou na era tucana

7 de setembro de 2014 | 09:31 Autor: Miguel do Rosário

O Tijolaço teve acesso a um documento que traz informações que a mídia tem sonegado à população brasileira.

Tem sido vendido à opinião pública que Paulo Roberto Costa, agora no epicentro de um escândalo de corrupção, teria começado sua carreira na Petrobrás em 2004, quando foi nomeado diretor de abastecimento.
Não é verdade.
Costa entrou na Petrobrás em 1979, quando participou da instalação das primeiras plataformas de petróleo na Bacia de Campos.
Suas primeiras indicações políticas dentro da estatal se deram em governos tucanos.
Em 1995…
(…)
Essa é uma informação que precisa chegar à opinião pública brasileira.

FONTE: http://tijolaco.com.br/blog/?p=20920

    Messias Franca de Macedo

    Bandido é quem faz delação premiada, não santo

    Por Renato Rovai setembro 6, 2014 21:12

    http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/09/06/bandido-e-quem-faz-delacao-premiada-nao-santo/#comments

    Messias Franca de Macedo

    … Ou seja, durante os nefastos períodos em que o (des)governo DEMoTucano FHC *afundou a Plataforma P-36 e gastou **75 milhões de reais para [tentar!] trocar o nome da empresa para Petrobrax… Lá estava o delator Paulo Roberto Costa! O delator que, pasme, fala (sic), segundo o fascista folhetim que responde pela famigerada alcunha de ‘veja’!…

    Isto sim é que é ilação, candidata Marina [Silva?! Natura?! Companheira?!]!

    *Explosão na P-36 foi causada por erros de manutenção e projeto, diz ANP
    A P-36 afunda na bacia de Campos, após fracasso em tentar salvá-la; nove corpos ficaram presos nela

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/plataforma.shtml

    **Petrobras muda de nome para PetroBrax
    Nova marca comercial melhoraria participação internacional; custos para refazer logotipo chegam a US$ 50 mi

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2712200008.htm

Messias Franca de Macedo

… O verdadeiro *impacto da [eterna] penúltima (sic) capa fascigolpista da escroto folhetim ‘veja’: uma cacofonia! Alguém conhecer um ‘Delator [que não!] fala’?!…

Lá isso é jornalismo?! Lá isso é oPÓsição, sô?!…

##############

*http://www.diariodocentrodomundo.com.br/qual-vai-ser-o-impacto-das-acusacoes-de-costa-nas-eleicoes/

Messias Franca de Macedo

… As coisas já estiveram [muito] melhor para os eternos fascigolpistas!…

###############

*Nassif alerta: cuidado com as jogadas da Veja

6 de setembro de 2014 | 18:17 Autor: Miguel do Rosário

O jornalista e blogueiro Luis Nassif, um expert em desmontar factóides da Veja, alertou hoje os internautas a tomarem cuidado com os blefes da revista. Segundo ele, a Veja desta semana, blefou.
Mais uma vez, Veja vendeu o que não tinha, ou muito mais do que tinha. (…)
Veja não mostra papel, não mostra vídeo, não mostra um indício sequer de que botou a mão na massa. Tanto quanto o Estado e a Folha, ouviu um relato sobre o depoimento. A revista não cita fontes, reais ou fictícias. Não ousa escrever que “teve acesso ao depoimento”. Sequer recorre ao surrado “uma fonte ligada às investigações”.
Veja blefa, mais uma vez.

FONTE: http://tijolaco.com.br/blog/?p=20891

*Os cuidados com as jogadas da revista Veja

SAB, 06/09/2014 – 13:37

ATUALIZADO EM 06/09/2014 – 14:46

http://jornalggn.com.br/noticia/os-cuidados-com-as-jogadas-da-revista-veja

#############

… Coitados(as) dos(as) (e)leitores(as) do escroto e indecoroso folhetim que responde pela famigerada alcunha de ‘veja’!… RISOS

Messias Franca de Macedo

O ínclito jornalista Fernando Brito desconstrói – mais um – blábláblá da Marina [Silva?]!

###############

(…)
[Marina] Diz que não admite “ilações” em relação a ele por conta da delação premiada oferecida ao ex-diretor.
Marina está certa, salvo por um pequeno detalhe.
Só é ilação quando é contra Campos, contra os demais é “escândalo”?
Ao que se saiba, ao menos por enquanto, não houve apresentação de prova alguma contra quase todos os acusados. Aliás, as poucas que existem apontam para um auxiliar próximo de Campos, seu indicado para a Ministério da Ciência e Tecnologia e candidato do PSB ao Senado por Pernambuco: Fernando Bezerra Coelho, cujo irmão, cunhada e sobrinho receberam dinheiro de Alberto Yousseff.
Marina, portanto, não deveria achar válidas as acusações contra uns embora não ache para o “seu”, nas mesmas condições.

(…)

TEXTO SENSACIONAL! HISTÓRICO!…

FONTE: http://tijolaco.com.br/blog/?p=20873&cpage=1#comment-102188

Messias Franca de Macedo

(…)
A ‘Folha’ apurou que a presidente Dilma Rousseff ficou “exasperada” com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), que é o superior da PF, porque “ele tinha tanta informação quanto as que circulavam pelo Congresso”, sobre a delação.
(…)

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/09/1512148-dilma-teme-que-delacao-de-ex-diretor-da-petrobras-contamine-campanha.shtml

##############

RESCALDO: vamos rezar para ‘o Deus que não é o da Marina [Silva?!]’ para que, no tópico acima, “as fontes” da ‘Folha’ estejam certas!…

Messias Franca de Macedo

… Enquanto a presidente Dilma Rousseff – sábia e prudentemente – aguardará dados oficiais sobre denúncia na Petrobras e diz que tomará ‘providências cabíveis’, a retórica da candidata Marina [Silva?! Companheira?!] incrimina o Eduardo Campos!

ENTENDA o blábláblá semântico:

Marina diz que citação de Campos por Costa é “ilação”

Sáb, 06/09/2014 às 13:44

FONTE: http://atarde.uol.com.br/politica/noticias/1620621-marina-diz-que-citacao-de-campos-por-costa-e-ilacao

Agora, Aurélio, “o do dicionário”:

Significado de Ilação

s.f. Lógica Inferência, dedução, conclusão.

RESCALDO: coitado do Eduardo Campos: traído em vida, traído em morte!

… Deixando de lado o que deveria ser ‘suspeição’(!), enquanto a presidente Dilma Rousseff – sábia e prudentemente – tomará ‘providências cabíveis’, provavelmente a candidata Marina [Silva?! Companheira?!] irá convocar a ‘providência divina’!…

O energúmeno Silas MalaFALSA poderá “dar uma mãozinha”!…

Pausa para rir das nossas desgraças tropicais!

Urbano

A essas alturas começa a exacerbação da calhordice e do fascismo da oposição ao Brasil. Até porque o estoque de ações bandidas desta está em silos e mais silos, devidamente trancados e vigiados pelos seus iguais, desde muito, muito tempo mesmo.

Olavo

É Mídia Técnica e tome dinheiro no saco (sem fundo) desses caras (Globo, Veja etc). Eu acho que a gente (povão, militante) corta um dobrado danado na mão dos líderes.

Marcelo

Liliana Ayalde acha graça.

joselia de a. lima

estou lendo q a revista veja publicou os nomes de governadores Sergio Cabral do Roseana Sarney do Maranhão e Eduardo Campos de Pernambuco segundo a Veja

Maria Izabel L Silva

A mídia vai fazer vazamento seletivo antes de qualquer apuração. Foram “vazados” os nomes de Collor e Renan? Quais provas que existem contra eles? Mas todo mundo já dá como certa a participação deles. É inacreditável que nesses anos todos, as pessoas não tenham aprendido como essa merda funciona. É claro que nada será “vazado” sobre o PSB. Nada. Isso é armação. A PF deveria sair com uma nota repudiando e desacreditando esses “vazamentos”. Por isso põe o próprio trabalho da Policia.

    Maria Izabel L Silva

    Merda. Fiquei tão irritada que engoli as palavras. Vazamentos põem em duvida o próprio trabalho da Policia.

    Messias Franca de Macedo

    Prezada e consciente Maria Izabel,

    É crime a publicização de informações sob segredo de Justiça? O delito em tela poderia comprometer o curso das investigações, inclusive, favorecendo a defesa de eventuais culpados?!…

    (Ou a fascigolpista ‘veja’ e as fontes deste folhetim IMUNDO são inimputáveis?!)

    Ô gente,

    alguém, aí, tem o telefone do ‘Zé’ da Justiça?!…

    CÂMBIO!

zepgalo

E nesse caso, é colocar político do PSB, Rede e PSDB no balaio e mostrar a verdade: a corrupção é generalizada, e bater em um só significa que está protegendo o outro.

zepgalo

Era óbvio que ia ter alguma coisa assim perto da eleição.

Eles imaginavam que seria com o cenário do Aécio em segundo lugar, o que já garantiria o segundo turno, com boas possibilidades pra vencer.

Nesse cenário com a Marina, se o PiG manipular bem (nisso eles são muito bons), praticamente garante a vitória da Marina no segundo turno.

33% é tradicional do PT, mas a rejeição vai aumentar mais ainda.

Desafio enorme para o PT. Pra mim, só Lula salva essa eleição. Ou como candidato, ou pelo menos como membro ativo de um segundo governo Dilma, tipo um “primeiro-ministro”. Com um marketing mais que perfeito nessas últimas semanas.

bill

A Dilma precisa se vacinar imediatamente contra a repercussão (e invenções) que a mídia vai dar sobre essa delação.
O potencial de estrago eleitoral desse caso é grande, e num contexto eleitoral que já não era fácil.
A melhor defesa é o ataque.
Indica o Sergio Moro para o STF já, no primeiro pronunciamento que der sobre o caso, dando todo o apoio à investigação e ao trabalho do juiz, MPF e PF.
Depois da eleição, o congresso que analise a indicação….

J.Variani

O PT é o único partido que expulsa de seus quadros qualquer membro que se envolva em corrupção, e desta vez não será diferente. Já quanto a pretender que um partido político esteja livre de corruptos, é uma utopia.

FrancoAtirador

.
.
Briguinha de Amigos Negociantes AntiPetistas

CIVITA & MARINHO BRIGAM PELAS FRENÉTICAS NA JUSTIÇA:

REDE GLOBO E EDITORA ABRIL ENTRAM EM DISPUTA JUDICIAL

POR VERSINHOS DE NELSON MOTTA NA LETRA DE DANCIN DAYS

“Abra suas asas, solte suas feras, entre nesta festa”

(http://youtu.be/0Iy7__AcDbY)

Brasília, 13 de maio de 2013
Jornal do Commercio RJ, com informações do STJ

A EDITORA ABRIL deve pagar indenização no valor de R$ 15 mil ao Sistema GLOBO de Edições Musicais por violação de direitos autorais.

O motivo é o uso não autorizado de trechos da letra da música Dancin Days na edição de fevereiro de 1999 da revista Playboy.

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso da editora contra a condenação imposta pela Justiça paulista.

Seguindo o voto do relator, ministro Luis Felipe Salomão, a Turma decidiu que a transcrição não autorizada de trecho musical em periódico não se enquadra nas hipóteses que excluem o direito de exploração exclusiva pelo titular da obra.

A música Dancin Days, gravada pelo grupo As Frenéticas, foi composta em 1978 por Nelson Motta e Rubens de Queiroz Barra para integrar a trilha sonora de novela homônima.

Trechos desse grande sucesso foram destacados em ensaio fotográfico

da REVISTA PLAYBOY [publicação da EDITORA ABRIL],

como “Abra suas asas, solte suas feras, entre nesta festa”.

Na ação, a Globo pediu indenização de RS 30 mil.
Alegou que, por conta do uso indevido da música, perdeu negócio publicitário no valor de R$ 120 mil, em que a obra seria utilizada em comercial nacional do creme dental Kolynos.

O pedido foi negado em primeira instância, mas, no julgamento da apelação, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP)fixou a indenização em R$ 15 mil, corrigidos desde o uso indevido da obra.

No recurso ao STJ, a EDITORA ABRIL alegou que a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) admite situações em que o uso de obra intelectual possa ocorrer livremente, sem autorização.
Apontou também que a lei consagra o fair use, previsto na Convenção de Berna – da qual o Brasil é signatário -, o que autoriza o uso de pequenos trechos de obras preexistentes para composição de outras criações de modo livre.
Por fim, alegou que os versos da música têm caráter acessório na composição do ensaio fotográfico da revista, sem gerar nenhum prejuízo para a exploração da obra musical.

O ministro Luis Felipe Salomão explicou que as normas internacionais que regem o fair use ou usage loyal estabelecem condições para sua aplicação: que se trate de casos especiais expressamente previstos em lei; que não atentem contra a exploração normal da obra; e que não prejudiquem injustificadamente os legítimos interesses do autor.

Contudo, não há interpretação clara do que seja “exploração normal” e “prejuízo injustificado”.

Na Lei 9.610, os limites do direito autoral estão previstos nos artigos 46,47 e 48.
Em síntese, a reprodução de pequenos trechos de obras de qualquer natureza não viola direitos autorais, desde que a reprodução não seja o objetivo principal da nova obra.

Para Salomão, a citação de trechos de obras alheias sem autorização somente se enquadra nos permissivos legais quando realizada a título científico ou educativo.

Não se enquadra nessas regras a menção de trecho de obra musical em periódico de cunho erótico, sem consentimento dos autores nem referência aos seus nomes.

Seguindo o voto do relator, os ministros da Quarta Turma entenderam que
a inserção do refrão da música no ensaio fotográfico da REVISTA [PLAYBOY]
não está coberta pela permissão legal por ter caráter de completude
e não de acessório, e porque os titulares dos direitos patrimoniais
vinham explorando a obra comercialmente.

• STJ – RECURSO ESPECIAL: REsp 1217567 SP 2010/0185114-4

Inteiro Teor:

(http://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/23367214/recurso-especial-resp-1217567-sp-2010-0185114-4-stj/inteiro-teor-23367215)
.
.

sergio

Mais escândalos de boca-de-urna, é sempre a mesma coisa, eleição após eleição,já encheu.

    Fatima Medeiros

    Resultado de tudo: os políticos do PT vão pra cadeia. Os outros tais como Roberto Arruda do DEM, e o Fernando Collor (PR?) ficam soltos e candidatos fortemente preferidos para voltarem aos cargos e funções onde continuarão a roubalheira

FrancoAtirador

.
.
PODER JUDICIÁRIO
SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ)
ESPECIAL

Liberdade de imprensa e inviolabilidade da honra e da intimidade:
o conflito entre o direito individual e o coletivo

É praticamente diária a veiculação de matérias jornalísticas a respeito de investigações, suspeitas e escândalos envolvendo figuras públicas – como magistrados, deputados, senadores, governadores e empresários –, que despertam o interesse da população.

O que interliga as publicações na mídia aos processos que chegam ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a discussão sobre a existência de dano, e consequente necessidade de reparação civil, provocada pelo confronto entre dois direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal: acesso à informação e inviolabilidade da intimidade e da honra das pessoas.

Se de um lado os veículos defendem seu direito-dever de informar, de tecer críticas e de estabelecer posicionamentos a respeito de temas de interesse da sociedade, de outro lado, aqueles que foram alvo das notícias sentem que a intimidade de suas vidas foi devassada, e a honra, ofendida.

Harmonização de direitos

A Constituição garante em seu artigo 5º, inciso X, que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.

Assegura, no mesmo artigo, a liberdade de manifestação do pensamento, vedado o anonimato; a liberdade da expressão da atividade intelectual e de comunicação, independentemente de censura ou licença, e o acesso de todos à informação.

Diz também, no artigo 220, que a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação não sofrerão qualquer restrição, sob qualquer forma, processo ou veículo.

Quando esses direitos constitucionalmente assegurados entram em conflito e estabelecem o pano de fundo de alguns processos judiciais, “a solução não se dá pela negação de quaisquer desses direitos. Ao contrário, cabe ao legislador e ao aplicador da lei buscar o ponto de equilíbrio onde os dois princípios mencionados possam conviver, exercendo verdadeira função harmonizadora”, afirmou a ministra Nancy Andrighi, no julgamento do REsp 984.803.

Limites

De acordo com o ministro Raul Araújo, integrante da Quarta Turma, a análise da incidência ou não de reparação civil por dano moral a direitos de personalidade depende do exame de cada caso concreto.

Para o ministro, a liberdade de expressão, compreendendo a informação, opinião e crítica jornalística, por não ser absoluta, encontra algumas limitações ao seu exercício, compatíveis com o regime democrático. Araújo apontou que entre elas estão o compromisso ético com a informação verossímil; a preservação dos chamados direitos de personalidade, entre os quais se incluem os chamados direitos à honra, à imagem, à privacidade e à intimidade; e a vedação de veiculação de crítica jornalística com intuito de difamar, injuriar ou caluniar a pessoa (REsp 801.109).

Esse entendimento foi aplicado no julgamento do recurso da EDITORA ABRIL contra acórdão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) que fixou indenização por danos morais a ser paga a magistrado por ofensa à sua honra em notícia publicada pela REVISTA VEJA.

A notícia criticou a atuação da autoridade, por meio da divulgação de supostas irregularidades em sua conduta funcional. Além disso, mostrou que a CPI do Judiciário havia encontrado indícios da prática de crimes, como prevaricação, abuso de poder e improbidade administrativa, cometidos pelo magistrado.

Crítica ácida não é abuso

No STJ, o acórdão do TJDFT sofreu reforma. Os ministros decidiram que não houve abuso no exercício da liberdade de imprensa, pois, segundo eles, a “ácida” crítica foi baseada em levantamentos de fatos de interesse público e principalmente por ter sido feita em relação a caso que ostenta “gravidade e ampla repercussão social”.

Para o ministro Raul Araújo, relator do recurso, a divulgação de notícia sobre atos ou decisões do Poder Público, ou de comportamento dos seus agentes, a princípio, não configura abuso da liberdade de imprensa, desde que não seja referente a um núcleo essencial da intimidade e da vida privada da pessoa ou que não prevaleça o intuito de difamar, injuriar ou caluniar.

Segundo o relator, é assegurado ao jornalista emitir opinião e formular críticas, mesmo que “severas, irônicas ou impiedosas”, contra qualquer pessoa ou autoridade, desde que narre fatos verídicos. “Porém, quando os fatos noticiados não são verdadeiros, pode haver abuso do direito de informar por parte do jornalista”, afirmou Raul Araújo.

Ao analisarem o recurso da EDITORA ABRIL, os ministros entenderam que houve dano moral, visto que o sofrimento experimentado pelo magistrado estava evidente. Porém, ressaltaram que esse fator não era suficiente para tornar o dano indenizável.

Missão de informar

Os ministros também entenderam que o veículo apenas cumpriu a missão de informar, ao julgar o REsp 1.191.875, da relatoria do ministro Sidnei Beneti. O Jornal do Dia teceu críticas à atitude de um magistrado (então presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe – TJSE) que foi fotografado ao lado de um empresário preso pela Polícia Federal, acusado dos crimes de tráfico de influência e de desvio de recursos públicos.

O empresário ajuizou ação de indenização, que foi julgada improcedente em primeiro grau. Na apelação, o TJSE reverteu a decisão e condenou o jornal a indenizar o empresário em R$ 5 mil. No STJ, a Terceira Turma reformou a decisão de segundo grau e afirmou não ter sido configurada atividade moralmente ofensiva, mas mera notícia jornalística.

Para os ministros, não houve qualquer intenção de ofender ou lesar moralmente o empresário, mas apenas de retratar um fato de interesse público: o presidente de um tribunal de justiça posar para foto ao lado de um acusado de envolvimento em crimes de tráfico de influência e de desvio de dinheiro público. Nesse caso, decidiram que não houve “ânimo ofensivo” na crítica por parte da imprensa e que faltou dolo específico, necessário à configuração do dano moral.

Sensacionalismo

No julgamento de um recurso especial da INFOGLOBO Comunicações, editora do jornal O GLOBO, o ministro Antonio Carlos Ferreira, da Quarta Turma, considerou de caráter sensacionalista reportagem sobre um desembargador fluminense. Essa condição gerou a obrigação de reparar o dano causado (REsp 645.729).

O jornal divulgou notícia sobre a concessão da entrevista do magistrado à revista G Magazine, fazendo crer que esse ato estaria revestido de uma conduta ilícita ou imoral. Também insinuou que, em virtude desse fato, a cúpula do tribunal de justiça queria deportá-lo para Portugal. Informação falsa, já que o magistrado havia sido contemplado com uma bolsa de estudos nesse país.

Os ministros da Quarta Turma concluíram que mesmo não tendo havido dolo em macular a imagem da autoridade, no mínimo houve a culpa pelo teor sensacionalista da nota publicada, o que extrapola o exercício regular do direito de informar. Assim, os ministros concordaram com o dever de indenizar, mas deram parcial provimento ao recurso da editora para reduzir de R$ 100 mil para R$ 50 mil o valor dos danos morais.

Segundo o ministro Antonio Carlos, é pacífica a jurisprudência no sentido de que o STJ pode alterar o valor dos danos morais quando fixados de maneira exagerada, sem que isso implique revolvimento do conteúdo fático-probatório.

Injúria

Ao julgar o REsp 1.068.824, os ministros do STJ também consideraram que a imprensa extrapolou o dever de informar. O recurso foi interposto pela EDITORA ABRIL contra acórdão do TJRJ que condenou a editora ao pagamento de indenização a ex-presidente da República por danos morais.

A REVISTA VEJA publicou matéria jornalística referindo-se ao ex-presidente Fernando Collor de Mello como “corrupto desvairado” e, de acordo com o ministro Sidnei Beneti, relator do recurso, não se tratou de “pura crítica”, suportável ao homem público, mas sim, de injúria.

A injúria, tipificada no artigo 140 do Código Penal, de acordo com o ministro Beneti, possui reduzida margem de defesa entre as modalidades de crime contra a honra, “pois não admite exceção de verdade”. Segundo o ministro, a injúria materializa-se na própria exteriorização oral, escrita ou fática de palavras aptas a ofender.

Para o ministro, poucas hipóteses excluem a responsabilidade pela injúria: “a prolação de palavras em revide imediato, ou em momento de ânimo exacerbado, evidentemente não se aplica ao caso da escrita por profissional categorizado, perito na arte de usar as palavras com extensão e compreensão correspondentes às ideias nelas contidas”.

Veracidade e interesse público

Para ministra Nancy Andrighi, “a liberdade de informação deve estar atenta ao dever de veracidade, pois a falsidade dos dados divulgados manipula, em vez de formar a opinião pública”. Deve atender também ao interesse público, “pois nem toda informação verdadeira é relevante para o convívio em sociedade” (REsp 896.635).

No REsp 1.297.567, os ministros da Terceira Turma discutiram a potencialidade ofensiva de reportagem publicada em jornal de grande circulação, que apontou envolvimento ilícito de magistrado com empresário ligado ao desabamento do edifício Palace II, no Rio de Janeiro.

Na matéria constou que, de acordo com informações da Polícia Federal e do Ministério Público, o juiz teria beneficiado o ex-deputado Sérgio Naya em ação relativa às indenizações das vítimas do acidente.

O recurso foi interposto pela INFOGLOBO Comunicação e Participações contra acórdão do TJRJ que reconheceu excesso na matéria veiculada e ofensa à honra do juiz, condenando a empresa ao pagamento de indenização por danos morais.

No STJ, o entendimento do segundo grau foi reformado. A ministra Nancy Andrighi, relatora do recurso, decidiu que o veículo foi diligente na divulgação e não atuou com abuso ou excessos. Atendeu ainda ao dever de veracidade e de relevância ao interesse público.

De acordo com a ministra, “a sociedade tem o direito de ser informada acerca de investigações em andamento sobre supostas condutas ilícitas praticadas por magistrado que atua em processo de grande repercussão nacional, ligado ao desabamento do edifício Palace II”.

Para os ministros da Turma, a matéria deixa claro que as informações tiveram como fonte as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público, além de mencionar investigação perante o Conselho da Magistratura. “Ainda que posteriormente o magistrado tenha sido absolvido das acusações, quando a reportagem foi veiculada, as investigações mencionadas estavam em andamento”, ressaltaram.

Fontes confiáveis

Segundo Nancy Andrighi, o veículo de comunicação afasta a culpa quando busca fontes fidedignas, exerce atividade investigativa, ouve as partes interessadas e não deixa dúvidas quanto à veracidade do que divulga.

Entretanto, a ministra lembra que esse cuidado de verificar a informação antes de divulga-la não pode chegar ao ponto de impedir a veiculação da matéria até que haja certeza “plena e absoluta” da sua veracidade, sob pena de não conseguir cumprir sua missão, que é informar com celeridade e eficácia.

Na Quarta Turma, o entendimento é o mesmo. De acordo com o ministro Luis Felipe Salomão, “o dever de veracidade ao qual estão vinculados os órgãos de imprensa não deve consubstanciar-se dogma absoluto, ou condição peremptoriamente necessária à liberdade de imprensa, mas um compromisso ético com a informação verossímil, o que pode, eventualmente, abarcar informações não totalmente precisas” (REsp 680.794).

Revisão de indenização

Para caracterização do dano moral é necessário que haja distorção da verdade ou ânimo de ofender. O valor da indenização é passível de revisão pelo STJ quando for irrisório ou exorbitante, sem que isso implique análise de matéria fática (REsp 693.172).

A revisão do valor da indenização por dano moral foi o cerne de dois recursos da relatoria do ministro Raul Araújo: o REsp 863.933 e o REsp 685.933. Neles os ofendidos pediam a elevação do valor arbitrado pelos tribunais de origem.

Para o ministro Raul Araújo, é inadmissível, em regra, utilizar-se do recurso especial para examinar valor fixado a título indenizatório. “Todavia, em hipóteses excepcionais, a jurisprudência deste Tribunal tem autorizado a reavaliação do montante arbitrado nas ações de reparação de dano, quando for verificada a exorbitância ou o caráter irrisório da importância, flagrante ofensa aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade”, afirmou (REsp 863.993).

O ministro Aldir Passarinho Junior, atualmente aposentado, resumiu o tema da seguinte forma: “a intromissão do Superior Tribunal de Justiça na revisão do dano moral somente deve ocorrer em casos em que a razoabilidade for abandonada, denotando um valor indenizatório abusivo, a ponto de implicar enriquecimento indevido, ou irrisório, a ponto de tornar inócua a compensação pela ofensa efetivamente causada” (REsp 879.460).

A notícia acima refere-se
aos seguintes processos:

Resp 984803
Resp 801109
Resp 1191875
Resp 645729
Resp 1068824
Resp 896635
Resp 1297567
Resp 680794
Resp 693172
Resp 863993
Resp 685933

(http://stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=109844)
.
.
Leia também:

OFENSA À HONRA

STJ CONDENA ABRIL A PAGAR MEIO MILHÃO DE REAIS

POR OFENSA DA REVISTA VEJA A SENADOR DO PTB.

(http://www.conjur.com.br/2012-mar-06/abril-pagar-500-mil-ofensa-ex-presidente-fernando-collor)
(http://www.brasil247.com/attachment/379/STJ.PDF)
(http://opensadordaaldeia.blogspot.com.br/2014/04/veja-e-condenada-pagar-1-milhao-de.html)
(http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=375346&e=2)
.
.

Djijo

Collor no meio? Ele é visado desde que foi deposto e tem posses. Parece que está mais para intriga. Quem estaria pagando?

FrancoAtirador

.
.
BANÂNIA SPLIT

A Central Cachoeira de Calúnia e Difamação da Veja/Abril/Naspers/FOX

pautando o Jornal Nacional do Banco BRADESCO na Rede Globo de Televisão.

(http://en.wikipedia.org/wiki/Banana_split)
.
.

Pedro Henrique

– Vai sobrar para todo mundo; inclusiva para candidata enigma no final o resultado será soma zero para quem lidera;

– PF ou MPF vazaram, delator seria o último. Segredo de justiça no Brasil é para inglês ver, veja trará os nomes seletivamente – o problema é a versão dos fatos,

– Marina se reuniu hoje sexta a noite, e possivelmente adiará compromissos no final de semana por que, provavelmente candidatura será atingida em cheio – já tem a questão do avião, PSB, cita-se um governador;

– Povo já está vacinado contra Veja, quem acredita em Veja nunca iria votar no PT, e São Paulo é anti-trabalhista até a medula;

– PT em programa na TV 11 minutos para se defender;

– Dilma já está de saco cheio e ela pode chutar o pé da barraca;

– Aécio se não está envolvido ele já tem problemas que chega: aeroporto, estilo de vida, helicóptero e outros ainda não mencionados;

– Versão dos fatos serão contaminados pelas organizações de comunicação de massa;

– Empreiteiras com poder de influência tentarão anular o processo e nunca terão seus nomes revelados,políticos muito influentes supostamente estão envolvidos representando 12% do congresso;

– 62 políticos representam mais de 10 milhões de votos, e Dilma só tem um voto,
está na hora dos eleitores assumir seus erros;

– governo não tem setor de inteligência que funciona, retiraram a cpmf aí não dá mais para controlar a movimentação bancária, sistema mantém paraísos fiscais,
ninguém questiona sua existência;

FrancoAtirador

.
.
“Se não fosse o Temer segurar o partido,
Marina já teria avançado sobre o PMDB
para liquidar a eleição no primeiro turno”,
afirmou um dirigente do Partido.

Os peemedebistas já trabalham com a hipótese de eleição de Marina e dizem que, para o partido, não há nenhum drama nisso.

Deixando o Executivo, o PMDB passará naturalmente por um reposicionamento, se fortalecendo no Congresso e mantendo as presidências da Câmara e do Senado.

“O PMDB é um partido congressual e vai se reposicionar, mantendo Renan na presidência do Senado, e Eduardo Cunha poderá ser o candidato a presidente da Câmara.
O PMDB é o maior partido do Congresso e tudo passa por ele.
Marina vai fazer plebiscitos?
Mas eles são autorizados por quem? Pelo Congresso”,
comentou um dirigente.

Para os peemedebistas, se Marina for eleita, vai assumir “fragilizada”, sem base no Congresso, com uma oposição forte do PT, e terá que dialogar com o PMDB.

Na cúpula, não há consenso sobre a facilidade de conversar com a ex-senadora.
Alguns acreditam que ela é mais acessível que a presidente Dilma, outros, que a dificuldade é a mesma.

“Em qualquer cenário, Dilma reeleita ou Marina eleita, a relação com o PMDB será mais agressiva”, avaliou um peemedebista.

No jantar – do qual participaram, além do anfitrião, o vice-presidente Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, o ministro Edson Lobão (Minas e Energia), o líder do governo no Senado, Eduardo Braga, e os senadores Romero Jucá e Eunício Oliveira -, a cúpula disse que não há como manter a sigla unida no projeto da reeleição e que a “debandada” só não será maior porque Temer está na chapa.

“Se não fosse o Temer segurar o partido, Marina já teria avançado sobre o PMDB para liquidar a eleição no primeiro turno”, afirmou um dirigente. Nos Estados em que candidatos do partido são apoiados por Dilma, ou estão em alianças com Marina ou com o tucano Aécio Neves, a expectativa é que se mantenham ainda mais distantes.

“Não há como obrigar ninguém agora a apoiá-la, nem ninguém que tenha voz de comando para arregimentar todo o partido em torno da reeleição”, disse um peemedebista.

(http://www.interjornal.com.br/noticia/27779775/noticias/pmdb-trabalha-com-a-eleicao-de-marina)
.
.
Pedro Simon é do PMDB.
Jarbas Vasconcelos também.
Ambos são de oposição
e já apoiam a MariNéca.
.
.

    Mário SF Alves

    Esse não é aquele que o folhetim fascista publicou capa chamando-o de mosqueteio da ética? E não era ele ladeado na referida pérola folhetinesca por outro mosqueteiro, o Demóstenes, do Cachoeira, patrão do Caneta?

    Hummm… esse caçador de voto nos escombros eleitorais e respectivos interesses privatistas da Petrobras já não me engana. No Sarney, baniu os organoclorados, é verdade, mas… e daí?

Liz Almeida

1. Como a veja tem acesso a essas informações?

2. Fala-se da refinaria Abreu e Lima (em Pernambuco), e dizer que o PSB de Eduardo Campos não participou? Ah ta, vou fingir que acredito…

3. Vão parar de falar de um aeroporto construído na fazenda da família, e de um jatinho sem dono, agora?

4. Só o PT vem demostrando convincente vontade, e terá força política pra fazer uma Constituinte exclusiva pra Reforma Política, única coisa que pode acabar com esse mar de lama que é a política no Brasil.

5. Não esquecer! (Tomara que prorroguem o prazo de votação desse plebiscisto, agora mais do que nunca).
http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/

    FrancoAtirador

    .
    .
    Segundo o COMETA G.A.F.E.*, o PTB do Collor

    também não é o mesmo da Coligação Nacional

    do PSDB, cujo candidato a Presidente é o Aécio.

    Registro de Candidatura Presidente
    Nome Para Urna: AÉCIO NEVES
    Nome completo: AÉCIO NEVES DA CUNHA
    Sexo: MASCULINO
    Data de Nascimento: 10/03/1960
    Estado Civil: Casado(a)
    Cor/Raça: Branca
    Nacionalidade: Brasileira nata Naturalidade: MG-BELO HORIZONTE
    Grau de Instrução: Superior completo Ocupação: Senador
    Site do Candidato: http://www.aecioneves.com.br

    Partido: Partido da Social Democracia Brasileira

    Coligação: MUDA BRASIL

    Composição da Coligação:
    PSDB / PMN / SD / DEM / PEN / PTN / PTB / PTC / PT do B

    No. Processo: 740-61.2014.6.00.0000
    No. Protocolo: 160462014
    CNPJ: 20572776000193

    Limite de Gastos: R$ 290.000.000,00

    Bens
    Descrição Valor do Bem
    UM APARTAMENTO NA AV. EPITACIO PESSOA 100/01 MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO ADQUIRIDO EM 1995 R$ 109.550,00
    UM APARTAMENTO NA RUA SAMUEL PEREIRA 237/1101 MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE ADQUIRIDO EM 1996 R$ 222.000,00
    UM LOTE NUMERO 2 QUADRA 08 BAIRRO CABECEIRAS MUNICÍPIO DE NOVA LIMA ADQUIRIDO EM 1990 R$ 6.939,73
    DOIS LOTES NÚMEROS 10 E 10A CONDOMÍNIO OURO VELHO MUNICÍPIO DE NOVA LIMA ADQUIRIDO EM 1991 R$ 9.715,62
    50% IMÓVEL RURAL MUNICÍPIO DE CLAUDIO CONFORME REGISTRO R.06-11.678 LIVRO 2 CART. REG. IMÓVEIS R$ 87.000,00
    VEÍCULO LAND ROVER FREELANDER ANO 2012/2012 R$ 166.500,00
    JÓIAS DE FAMÍLIA QUE PERTENCERAM AO MEU PAI AÉCIO FERREIRA DA CUNHA FALECIDO EM 03 DE OUTUBRO DE 2010 R$ 20.000,00
    OBJETO DE ARTE ADQUIRIDO EM LEILÃO BENEFICENTE R$ 13.650,00
    AÇÕES JUNTO A EMPRESA DIÁRIOS ASSOCIADOS S/A QUE PERTENCERAM A MEU AVÔ TANCREDO DE ALMEIDA NEVES R$ 0,09
    AÇÕES TELEBRÁS S/A – AVALIAÇÃO DE TODOS OS BENS DE ACORDO COM A LEI FISCAL, MANTIDOS OS VALORES ORIGINÁRIOS CONF. ART. 96, LEI 8383, ART. 22, LEI 8981, ARTS. 17 E 30, LEI 9249 E ARTS. 125 E128 REG. IR R$ 217,26
    19.791 COTAS PERFIL AGROPECUÁRIA E FLORESTAL LTDA SENDO 15.833 HERDADAS DE MEU PAI AÉCIO FERREIRA DA CUNHA FALECIDO EM 03 DE OUTUBRO DE 2010 R$ 666.660,00
    9.000 COTAS PERFIL RIO PARTICIPAÇÕES LTDA R$ 9.000,00
    9.819 COTAS DE CAPITAL JUNTO NC PARTICIPAÇÕES E ADM. LTDA R$ 9.819,00
    88.000 COTAS RÁDIO ARCO IRIS LTDA R$ 700.000,00
    14.153 COTAS DE CAPITAL JUNTO A IM PARTICIPAÇÕES E ADM LTDA R$ 95.179,12
    APLICAÇÃO BB EM 03/07/2014 R$ 80.199,71
    SALDO APLICAÇÃO NO BCO ITAU EM 03/07/2014 R$ 66.263,48
    EMPRÉSTIMO A NC PARTICIPAÇÕES LTDA R$ 8.544,12
    SALDO BB R$ 11.645,16
    SALDO EM CONTA CORRENTE EM 03/07/2014 NO ITAU R$ 39.285,41
    SALDO EM CONTA CORRENTE EM 03/07/2014 BB R$ 29.901,10
    OUROCAP R$ 2.651,53
    BRASILPREV R$ 148.800,48

    Total R$ 2.503.521,81

    (http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/sistema-de-divulgacao-de-candidaturas)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Ou do senador Aloysio, candidato a Vice

    Registro de Candidatura Vice-Presidente

    Nome Para Urna: ALOYSIO NUNES FERREIRA
    Nome completo: ALOYSIO NUNES FERREIRA FILHO
    Sexo: MASCULINO
    Data de Nascimento: 05/04/1945
    Estado Civil: Casado(a)
    Cor/Raça: Branca
    Nacionalidade: Brasileira nata
    Naturalidade: SP-SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
    Grau de Instrução: Superior completo
    Ocupação: Senador
    Site do Candidato: http://www.aecio45.com.br

    Partido: Partido da Social Democracia Brasileira
    Coligação: MUDA BRASIL

    Composição da Coligação:
    PSDB / PMN / SD / DEM / PEN / PTN / PTB / PTC / PT do B

    No. Processo: 741-46.2014.6.00.0000 No. Protocolo: 160472014
    CNPJ: 20568974000183

    Bens
    Descrição Valor do Bem
    UNIDADE 81 DO ED. LARANJEIRAS, SITUADO NA RUA PIAUÍ, 640, CONSOLAÇÃO, SÃO PAULO-SP R$ 540.000,00
    UNIDADE 81 DO ED. FERES RAYES EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP R$ 120.000,00
    1/6 DO IMÓVEL RURAL DENOMINADO FAZENDA SANTANA, EM GUAPIAÇU, ADQUIRIDA DO ESPÓLIO DE ALOYSIO NUNES FERREIRA (PAI) COM ESCRITURA DE DIVISÃO AMIGÁVEL ENTRE IRMÃOS, NO 10º CARTÓRIO DE IMÓVEIS DE SJRP R$ 1,00
    1/6 DO IMÓVEL RURAL DENOMINADO FAZENDA BOA ESPERANÇA, EM PONTALINA, ADQUIRIDO DO ESPÓLIO DE ALOYSIO NUNES FERREIRA (PAI) COM ESCRITURA DE DIVISÃO AMIGÁVEL ENTRE IRMÃOS NO 10º TABELIONATO DE JALES R$ 1,00
    IMÓVEL RURAL COM BENFEITORIAS DENOMINADO FAZENDA MARIMBONDO DE 135 HECTARES, EM GUZOLÂNDIA-SP, IMÓVEL ADQUIRIDO EM 02/05/1980 CONFORME ESCRITURA DE DOAÇÃO FEITA PELO PAI, LIVRO Nº 251 R$ 1.124.235,38
    CABEÇAS DE GADO DA RAÇA NELORE, BOIS, VACAS, GARROTES E OUVINOS R$ 1.500,00
    4000 REPRESENTANDO 40% DO CAPITAL SOCIAL DA EMPRESA SPE NUNES FERREIRA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS R$ 4.000,00
    BANCO DO BRASIL – AVALIAÇÃO DE TODOS OS BENS DE ACORDO COM A LEI FISCAL MANTIDOS OS VALORES ORIGINÁRIOS CONF. ART. 96, LEI 8383, ART. 22, LEI 8981, ARTS. 17 E 30, LEI 9249 E ARTS. 125 E 127 REG. IR R$ 948,35
    BANCO DO BRASIL R$ 11.500,00
    5 CONTAS CORRENTES NO BANCO DO BRASIL R$ 43.440,69
    CITYBANK R$ 128,22

    Total R$ 1.845.754,66
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Também não é o mesmo PTB da Coligação do PSDB no Paraná

    Registro de Candidatura Governador

    Nome Para Urna: BETO RICHA
    Nome completo: CARLOS ALBERTO RICHA
    Sexo: MASCULINO
    Data de Nascimento: 29/07/1965
    Estado Civil: Casado(a)
    Cor/Raça: Branca
    Nacionalidade: Brasileira nata
    Naturalidade: PR-LONDRINA
    [Terra do Doleiro Youssef]

    Grau de Instrução: Superior completo
    Ocupação: Engenheiro
    Site do Candidato: http://www.betoricha.com.br

    Partido: Partido da Social Democracia Brasileira
    Coligação: Todos Pelo Paraná

    Composição da Coligação:
    PSDB / PROS / DEM / PSB / PSD / PTB / PP / PPS / PSC /
    PR / SD / PSL / PSDC / PMN / PHS / PEN / PT do B

    No. Processo: 575-67.2014.6.16.0000 No. Protocolo: 291502014
    CNPJ: 20572328000190
    Limite de Gastos: R$ 36.000.000,00

    Bens
    Descrição Valor do Bem
    APARTAMENTO 112 DO HOTEL SOL INN GRACIOSA – QUATRO BARRAS, PARANÁ R$ 64.338,39
    APARTAMENTO 32 EDIFICIO SANIBEL ISLAND EM MATINHOS R$ 310.000,00
    APARTAMENTO 105 CONDOMINIO HOTEL SOL INN GRACIOSA – QUATRO BARRAS R$ 42.000,00
    APARTAMENTO 42 EM MATINHOS EDIFÍCIO MEDITERRANEE R$ 90.000,00
    APARTAMENTO 914 EDIFICIO MASTER TOWER IBIRAPUERA – SAO PAULO R$ 62.214,00
    CONJUNTO COMERCIAL 116 CENTRO EMPRESARIAL PORTÃO – CURITIBA R$ 49.100,00
    MOTO MARCA HARLEY DAVIDSON ANO 2007 R$ 50.000,00
    3000 AÇÕES CSN EM CUSTODIA NO BANCO HSBC R$ 99.822,00
    4.200 AÇÕES DA AES TIETE ON R$ 100.639,06
    11.000 DA VALE DO RIO DOCE PN R$ 491.419,25
    2.700 AÇÕES ON DA PETROBRAS EM CUSTÓDIA NO BANCO ITAU R$ 108.489,65
    4.700 AÇÕES PN PETROBRAS – 1.700 EM CUSTODIA BANCO ITAU E 3000 EM CUSTÓDIA BANCO HSBC R$ 165.020,53
    3.400 AÇÕES DA LIGTH S.A ON R$ 91.081,62
    SALDO EM POUPANÇA JUNTO AO BANCO ITAU R$ 4.412,80
    SALDO APLICAÇÃO RENDA FIXA BANCO HSBC R$ 424.700,00
    SALDO APLICAÇÃO CDB BANCO ITAU R$ 425.559,06
    SALDO INVESTIMENTO JUNTO AO BANCO SANTANDER R$ 1.152.281,25
    INVESTIMENTO LCA/CRI JUNTO AO BANCO ITAU R$ 1.159.662,00
    SALDO CONTA CORRENTE JUNTO AO BANCO SANTANDER R$ 25.192,24
    SALDO CONTA CORRENTE BANCO HSBC R$ 2.742,52
    SALDO CONTA CORRENTE JUNTO AO BANCO ITAU R$ 83,05
    SALDO APLICAÇÃO FUNDO INVESTIMENTO BANDO ITAU R$ 622.802,62
    TITULO PATRIMONIAL DO IATE CLUBE DE CAIOBA R$ 5.772,94

    Total R$ 5.547.332,88
    .
    .

Sergio Govea.

Amanhã, na carreata do PT aqui em Brasília, colocarei na traseira da cominhonete o seguinte cartaz:

Estando no poder ou não, ou o PT enfrenta a mídia como se enfrenta um inimigo, ou deixará de existir.

É isso aí.

Euler

E tem mais: acho que, diante das acusações feitas de forma irresponsável, sem provas, às vésperas das eleições, e que atingem a Petrobras e ao governo federal, a presidenta Dilma tem o direito (e até o dever) de ocupar uma rede de rádio e TV em horário nobre para esclarecer tudo aos brasileiros.

Dizer, por exemplo, que em primeiro lugar é preciso ter muito cuidado com denúncias feitas por um acusado que poderia pegar até 50 anos de cadeia;

segundo, que a apuração feita é uma prova de que em seu governo não se joga a sujeira para debaixo do tapete, como acontecia antes, na era FHC, e como acontece ainda hoje nos estados governados pelos tucanos (exemplos: Minas e SP);

terceiro, que a Petrobras é maior do que as supostas propinas. Mostrar o crescimento com gráficos e tudo mais; informar quantos empregos diretos e indiretos são gerados pela Petrobras; mostrar o trabalho que é feito pela Petrobras e de como esta empresa se tornou referência no mundo inteiro; mostrar a importância do Pré-sal, o valor em dólares das reservas de petróleo, o quanto está reservado para a saúde e para a educação; e finalmente, mostrar como certos setores no país trabalham para desgastar a Petrobras objetivando a privatização (doação) da Petrobras e do pré-sal;

quarto, enfatizar que, caso se confirmem as denúncias, os envolvidos serão julgados e, se condenados, serão punidos;

quinto, aproveitar as acusações para mostrar que o Brasil precisa realizar uma profunda reforma política, que ponha fim ao caixa dois, que é uma prática quase generalizada no país, mas que para que aconteça tal reforma, ela precisa do apoio de todo o povo brasileiro;

Dilma tem o direito e o dever, como chefe da Nação, de prestar esclarecimentos ao povo brasileiro. E como presidenta que é, em horário nobre, no tempo que precisar, e em cadeia nacional de rádio e TV. Se a oposição golpista tem o monopólio da mídia para fazer o que bem entende, Dilma ainda tem a caneta de presidenta.

Euler

E outra: não é muita coincidência a Polícia Federal, que praticamente desprezou o helicóptero dos Perrelas, entre outros casos, ter demonstrado tanta rapidez nas investigações em véspera de eleição? E somente contra a Petrobras e o governo federal? Sou a favor de apurarem tudo, mas tudo mesmo – não apenas contra o governo federal -, mas, que soa estranha esta pressa na boca da urna, ah, isto soa.

Absurdo

Obviamente é uma criminalização da política. Assim como privada, estatais também precisam financiar campanha para que no congresso tenha quem defenda os seus interesse, pois sem isso irá falir.

Euler

Bom, que a Globo e Veja são capazes de qualquer coisa para derrubar o PT do governo federal isso todos sabemos. Mas, e a Polícia Federal? Não poderia deixar passar as eleições para iniciar os trabalhos de investigação que certamente demorarão anos, e quase certamente serão engavetados?

FrancoAtirador

.
.
E o Solidariedade do Paulinho Boca Suja da Força Aécio Neves.

Mas todos os nomes, ora mencionados por Estadão, Folha e Globo,

já haviam sido fritos pelos jornais, em óleo fervente, há tempos.

Tudo comida velha, em nova embalagem, requentada no microondas.
.
.

Mifu

Só sei de uma coisa. Eu, pequeno comerciante, forneci um material para uma dessas empreiteiras que já apareceram aí nessas denuncias usando um CNPJ de um consórcio firmado para prestar serviços à Petrobras.
Isso foi no começo do ano. Ordem de compra assinada digitalmente por 5 pessoas, cheia de regras e normas a serem cumpridas, inclusive exigindo assinatura digital comprovando o conhecimento das punições previstas pela nova Lei Anti-corrupcão ( Lei 12.846/2013 ).
Despachei o material. O pagamento seria em 28 dias.
Nesse ínterim, estourou esse escândalo da Lava Jato.
A Petrobras parou de repassar dinheiro para o consórcio e o consórcio parou de pagar todo mundo. Parou a produção e demitiu 5000 pessoas.
Não saiu isso em lugar nenhum da imprensa nacional.
E eu sem receber.
Há umas duas semanas uma outra empreiteira dessas assumiu a produção e agendou o nosso pagamento para um prazo entre 30 e 45 dias.
Agora, como essa nova empreiteira, pelo que vi, já está nessa delação premiada por outros contratos com a Petrobras, to vendo a vaquinha ir pro brejo. Acho que não recebo mais.
Pelas notícias da minha advogada lá na região, estão nesta lista de credores, além de empresas de todo o Brasil, a maioria pequenas, como a minha, fornecedores locais de alimentação, transporte de funcionários, etc. Além, é claro, dos empregados e terceirizados ( a maioria ) do consórcio falido.
Resumindo, essa turma quando fazem essas maracutaias, e depois saem impunes, envolvem um monte de gente por esse Brasil afora que no fim só toma no rabo.
Se o editor do viomundo quiser, posso fornecer mais detalhes a a documentação do que estou escrevendo.

Messias Franca de Macedo

… Para o PIGolpista, “delação [premiada?!] de meliante é preceito bíblico” – quando a conveniência não é pequena!…

    Messias Franca de Macedo

    … Toda hora é uma ‘sacanagem anunciada nova’!… Eu também já estou de saco cheio!…

    Lei dos Meios JÁ passou da hora!…

    EM TEMPOS GOLPISTAS: no segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff deveria demitir o Bernardo das Comunicações e o ‘Zé’ da Justiça! O catedrático Guido Mantega faz a parte dele, e com excelência comprovada!…

Eduardo Almeida

Estava demorando sair as balas de prata! Dobradinha demoniaca Veja e Globo! Agora é porrada uma depois da outra. Temos é que preparar o estomago para não vomitar!

FrancoAtirador

.
.
Nesta Campanha Eleitoral não vão atirar só uma balinha de prata.

Vai ser uma saraivada ininterrupta de 5,56 x 45 mm, da OTAN.

(http://es.wikipedia.org/wiki/5,56_%C3%97_45_mm_OTAN)
.
.

Brancaleone

Delação mentirosa é claro. Mentiras absurdas, deslavadas e com certeza manipuladas pela maquiavélica e poderosíssima Rede Globo e a não menos poderozérrima Veja!!
Onde é que já se viu existir a mais remota e tênue possibilidade de ousarem sequer suspeitar levemente que o PT e a Dilma teriam alguma remota possibilidade distante de terem alguma ligação com qualquer tipo de fato ou pessoa ligadas a alguma coisa criminosa??
Loucura!!
O PT só tem gente linda, fofa, inteligente, competente, honesta, pura de coração e alma…

Hipocrisia pouca é bobagem…

    L@!r M@r+35

    Isso está provado? Collor foi absolvido pelo STF, por falta de provas. Perdeu o mandato eendo inocente. Esse fato não deve ter a menor importância para você seu fantoche da Globo!

    FrancoAtirador

    .
    .
    AVIÃO FANTASMA: PSB BLINDA MARINA
    E TROCA CNPJ DO COMITÊ FINANCEIRO

    Em meio à polêmica sobre o avião fantasma
    usado na campanha de Eduardo Campos,
    partido usa manobra jurídica
    para afastar pressão sobre nova candidata
    à presidência, Marina Silva.

    A responsabilidade de esclarecer o caso
    será do comitê financeiro de Campos,
    que tinha CNPJ próprio e foi desativado
    logo após sua morte…

    (http://www.dihitt.com/barra/psb-blinda-marina-e-troca-cnpj-do-comite-financeiro)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    PERGUNTA QUE ATÉ AGORA O PSB NÃO RESPONDEU:

    DE QUEM É O JATINHO QUE CAIU EM SANTOS?

    tijolaco.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/09/dequemeojato.jpg

    (http://tijolaco.com.br/blog/?p=20785)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Engano teu, Bobaleaone.

    Só PSB e PSDB não possuem políticos corruptos.

    São todos grandes empreendedores de votos.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    http://imgur.com/RDiQNv4
    i.imgur.com/RDiQNv4.jpg

    CPI DOS SANGUESSUGAS (MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS)

    No fim de junho de 2006 foi criada a CPI dos Sanguessugas com a finalidade de concluir as investigações sobre o esquema de fraude em licitações para a compra de ambulâncias.

    Esta CPI é composta por 17 deputados e 17 senadores, e é presidida pelo deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ).

    A vice-presidência é do deputado Raul Jungmann (PPS-PE),
    e a relatoria do senador Amir Lando (PMDB-RO).

    A CPI investigou um total de 90 parlamentares (87 deputados e 3 senadores).

    Além disso, 25 ex-parlamentares também são suspeitos de pertencer a “máfia das ambulâncias”.

    Em 10 de agosto de 2006 a CPI aprovou um relatório parcial em que foi recomendada a abertura de processo de cassação de 72 parlamentares.

    A lista segue para os Conselhos de Ética de cada uma das casas do legislativo, aos quais cabe decidir sobre a abertura dos processos de cassação de mandato.

    Esta é a lista com recomendação para cassação
    dos mandatos dos deputados e senadores
    em 10 de agosto de 2006:

    Adelor Vieira (PMDB-SC)
    Alceste Almeida (PTB-RR)
    Almeida de Jesus (PL-CE)
    Almerinda de Carvalho (PMDB-RJ)
    Almir Moura (PFL-RJ)
    Amauri Gasques (PL-SP)
    Benedito Dias (PP-AP)
    Benjamin Maranhão (PMDB-PB)
    Cabo Júlio (PMDB-MG)
    Carlos Dunga (PTB-PB)
    Carlos Nader (PL-RJ)
    Celcita Pinheiro (PFL-MT)
    César Bandeira (PFL-MA)
    Cleonâncio Fonseca (PP-SE)
    Cleuber Carneiro (PTB-MG)
    Coriolano Sales (PFL-BA)
    Coronel Alves (PL-AP)
    Edir Oliveira (PTB-RS)
    Edna Macedo (PTB-SP)
    Eduardo Seabra (PTB-AP)
    Elaine Costa (PTB-RJ)
    Enivaldo Ribeiro (PP-PB)
    Érico Ribeiro (PP-RS)
    Fernando Gonçalves (PTB-RJ)
    Heleno Silva (PL-SE)
    Ildeu Araújo (PP-SP)
    Irapuan Teixeira (PP-SP)
    Iris Simões (PTB-PR)
    Isaías Silvestre (PSB-MG)
    João Caldas (PSDB-AL)
    João Corrêia (PMDB-AC)
    João Grandão (PT-MS)
    João Magalhães (PMDB-MG)
    Jonival Lucas Junior (PTB-BA)
    Jorge Pinheiro (PL-DF)
    José Militão (PTB-MG)
    Josué Bengston (PTB-PA)
    Junior Betão (PL-AC)
    Lino Rossi (PP-MT)
    Magno Malta (PL-ES) – Senador
    Marcelino Fraga (PMDB-ES)
    Marcondes Gadelha (PSB-PB)
    Marcos Abramo (PP-SP)
    Marcos de Jesus (PFL-PE)
    Maurício Rabelo (PL-TO)
    Neuton Lima (PTB-SP)
    Ney Suassuna (PMDB-PB) – Senador
    Nilton Capixaba (PTB-RO)
    Osmânio Pereira (PTB-MG)
    Pastor Amarildo (PSC-TO)
    Paulo Baltazar (PSB-RJ)
    Paulo Feijó3 (PSDB-RJ)
    Paulo Gouveia (PL-RS)
    Pedro Henry (PP-MT)
    Reginaldo Germano(PP-BA)
    Reinaldo Betão (PL-RJ)
    Reinaldo Gripp (PL-RJ)
    Ricardo Rique (PL-PB)
    Ricarte de Freitas (PTB-MT)
    Robério Nunes (PFL-BA)
    Serys Slhessarenko (PT-MT) – Senadora
    Vanderlei Assis (PP-SP)
    Vieira Reis (PRB-RJ)
    Wanderval Santos (PL-SP)
    Wellington Fagundes (PL-MT)
    Wellington Roberto (PL-PB)

    Por partidos

    PL (17)
    PTB (16)
    PP (12)
    PMDB (8)
    PFL (6)
    PSB (4)
    PT (2)
    PRB (2)
    PSDB (2)
    PSC (1)

    (http://pt.wikipedia.org/wiki/Esc%C3%A2ndalo_dos_Sanguessugas)
    .
    .
    (http://www.viomundo.com.br/opiniao-do-blog/esse-post-e-proibido-para-quem-tem-mais-de-30-anos-de-idade.html)
    (http://www.viomundo.com.br/opiniao-do-blog/o-cyborg-de-2010.html)
    .
    .

Quincas

Quem é mais bandido, crápula, covarde, mentiroso, desonesto, vil, baixo, o povo que nutre este tipo de noticiário, ou os políticos que ganham eleições se lambuzando neste esgoto todo?

diogo

é nisso que da se aliar a nomes como collor de melo e renan calheiros.

Pedro luiz

O jogo político do momento traz o assunto Petrobrás novamente nas capas e manchetes dos telejornais.A turma de frente aí está para re-conquistar o poder via Marina Silva.Até hoje a elite desse país não engoliu que um operário se torna-se presidente da república. Terrorista então..meu Deus.Então aí vem a Marina, ex-ambientalista, contra o “agronegócio”, etc…etc.Mas para derrotar a Petezada, os corruptos, os zé povinho, a elite fará de tudo. Está fazendo juntamente com a mídia, o quarto poder desse país, vale tudo.Acredito sim que há corrupção na Petrobrás pois a grana que rola na maior empresa Brasileira assanha empresários, para tirar do governo, vender contratos e outras coisas. É coisa pública, vamos dilapidar.Deixem esse povo assumir esse país para então acabarmos com a corrupção, com a inflação e tudo mais. A falta de conhecimento do nosso povo fruto de nossa deseducação alicerçada em 500 anos de desmandos e mandos nesse país.Ainda sou DILMA.

Antonio Passos

Do blog Cafezinho:
“Ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, preso por lavagem de dinheiro na Operação Lava-Jato da Polícia Federal, Paulo Roberto Costa, era presença constante em Pernambuco. Nesse registro, feito pelo Blog de Política do Diário de Pernambuco, de 2010, o governador Eduardo Campos e o então secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Bezerra Coelho, assinaram, juntamente com Paulo Roberto Costa, contrato a empresa americana Oxbow Carbon Minerals, para a construção de uma calcinadora de coque, a ser produzido na RENEST. A assinatura do contrato foi celebrada pelo Partido do governador de Pernambuco, em seu site, que revelou ter sido Eduardo Campos, em pessoa que, durante viagens a Holanda e aos Estados Unidos costurou os contratos entre a empresa americana e a estatal brasileira, para se tornar fornecedora da Petrobras. ”
E por que eu falei em “conspiração”?
Bem, não deve ser nada. Mas a Oxbow Carbon Minerals pertence aos irmãos Koch, os bilionários irmãos Koch, fundadores do Tea Party nos EUA. Os Koch também são donos do The American Entreprise Institute (AEI), uma espécie de Instituto Millenium americano. Entre outras bandeiras, o AEI concentra esforços para atacar o crescimento do “bolivarianismo” na América Latina.

Léo

Delação premiada não parece muito confiável, já que alguém de caráter duvidoso denunciaria até membros da família, amigos… para se ver livre de alguns anos de prisão.

Outro fato que é errado nesses casos é o fato das reportagens não conter qualquer documento que prove o que o criminoso diz. Isso em uma reportagem de circulação nacional pode atrapalhar o andamento eleições e “sujar” a reputação de pessoas inocentes.

Rodrigo

Que nada isso ai é intriga da oposição e do PIG querendo desestabilizar o governo.

De novo, não é mesmo?

    Parece óbvio

    não consta que a Petrobras jamais tenha registrado boletim em qualquer delegacia acusando alguém ter lhe roubado um centavo. Tudo que que fizeram, portanto, foi com dinheiro honestamente ganho prestando serviço para essa e o que empresa privada faz como que ganha não é justo que seja da conta de ninguém.

Sidnei Brito

Já vou avisando: se algum dia eu tiver que me livrar duma fria por meio de delação premiada, saberei muito bem quem meter no meio da história.

Cuidados que tomaria: não meter ninguém do PSDB na história. Isso não despertaria interesses de procuradores, tampouco apareceria na mídia e, provavelmente, ainda me tomariam como louco ou como um espertalhão querendo apenas se aproveitar do instituto da delação pra me dar bem.

O outro cuidado seria delatar alguém do governo ou algum empresário que desse para fazer um link com Lula, ainda que muito indireto. Mesmo sendo criminoso, seria tratado como vítima e, quem sabe, entrasse para a história como um herói.

O delator que não tomar os cuidados acima pode apostar que estaria perdendo seu tempo.

Rafael Oliveria

Meu, Deus! Renam Calherios, Fernado Collor, André Vargas(novamente), João Vacari (outro petista) . Não acredito. A oposição deve ter infiltrado Paulo Roberto Costa na PETROBRAS para que ele envolvesse inocentes petistas e PMDbistas e depois os jogasse na lama. Será que o petroleiros vão sair ás ruas para defender a estatal dessa tchurma!

    Sidnei Brito

    Antes de falar qualquer coisa, responda rápido: no governo de quem Renan foi ministro da Justiça entre 1998 e 1999?

    Mi-nis-tro da Jus-ti-ça, senhores! (Como diria Gilmar).

    Rafael Oliveria

    De FHC. O que quer dizer que quando se trata de corrupção, esquerda e direita são unidas pelos mesmos personagens!

    Leandro

    Que ataque cruel a petrobras . Isso é coisa de tucano infiltrado. Plantaram esse cara lá.

    Edi Passos

    Pois é, enquanto isso, mais de vinte anos de roubalheira bilionária da tucanagem de sampa viraram um simples “cartel” -nos dizeres da Veja, da Globo e dos jornalões- e os ladrões continuam nadando de braçada no fundo morto da cantareira!

marco

O sujeito ameaçado de cumprir 50 anos de prisão,delata até JESUS CRISTO!

    Léo

    É por aí… Alguém na situação dele entregaria até a mãe caso achasse necessário. kkk

    Leandro

    Oh….quanta injustiça. O cara só delatou gente ligada ao governo porque foi ameaçado pela oposição. Vai ver o pig tá envolvido também, junto com a cia e o mib.

Wilborg

Delação premiada??? Premio pra quem??? O Youssef já pensa na 2ª delação premiada, na 1ª, pela sua liberdade, o MP ou a PGR conseguiu prender quantos envolvidos e recuperar quanto do dinheiro desviado.
Delatar assim é muito fácil. O MP tem a obrigação de conseguir provas concretas com a delação, e a conta do Paulo Roberto na Suiça deve ser confiscada e devolvida ao tesouro Nacional, só assim se justificaria um pilantra desse ficar livre depois de tantos malfeitos.
Estou esperando pra ver, pois no caso do Banestado a delação do Youssef não serviu pra nada.

    Mário SF Alves

    Sua informação dá conta de que a coisa anda mais pra marmelada premiada do que pra delação (antecipadamente e estupidamente) premiada.

FrancoAtirador

.
.
32 parlamentares
e 1 governador
de 5 partidos…

Nomes e Provas?
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    FACTÓIDE REQUENTADO

    Por enquanto, apenas uma manchete escandalosa do COMETA G.A.F.E.*

    para desacreditar definitivamente a Petrobras, o Governo e o PT.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    A delação premiada de Paulo Roberto Costa é Sigilosa [!!!].

    O teor de todos os depoimentos não foi revelado até agora,

    mas o Supremo Tribunal Federal já recebeu os documentos

    com as declarações de Costa à Polícia Federal em Curitiba [!!!].

    Caberá ao ministro Teori Zavascki homologar ou não o acordo.
    .
    .
    Entretanto, a Revista Veja publicará amanhã, sexta-feira (6/9),

    o nome de três governadores que podem [!!!] estar na delação

    feita na Polícia Federal [do Paraná] pelo ex-diretor da Petrobras.

    A Veja dará, ainda, o nome de 12 senadores e 49 deputados federais,

    que seriam de três partidos políticos que a Revista também citará.

    Fonte: Jornal do Brasil
    .
    .
    A Pauta do Jornal Nacional da Rede Globo de TV

    foi antecipada, dada a ‘relevância do escândalo’.

    Tchan! Tchan! Tchan! Tachan!
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    A Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná

    tem a obrigação de dar satisfações à População Brasileira

    sobre esses boatos de ‘vazamento de informações’ sigilosas

    aos Meios de Comunicação Empresariais do COMETA G.A.F.E.*.

    (http://www.dpf.gov.br/agencia/assessoria/parana)
    (http://www.dpf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil/parana/superintendencia-regional-do-parana)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Aliás, cadê o balaqueiro Ministro da Justiça

    para também prestar esclarecimentos dos fatos?
    .
    .
    E o Supremo Tribunal Federal, tão transparente

    para determinados inquéritos e ações penais,

    vai permanecer na obscuridade sobre o caso?
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    É impressionante que continue ocorrendo,

    às vésperas das eleições no Brasil,

    esse tipo de ação criminosa articulada

    por um Oligopólio de 4 Empresas de Mídia,

    um Cartel Mafioso do Mercado Financeiro,

    que funciona como Partido Político,

    coberto com o Manto do Falso Moralismo

    e sob a proteção de todos os Poderes.
    .
    .

    Messias Franca de Macedo

    Prezado FrancoAtirador,

    sobre as suas preocupações com a Esplanada dos ‘miniSTÉRIOS’!

    … O ‘Zé’ deve estar em audiência com o gilmar DANTAS! “O das Comunicações”, no projac, quiçá!…

    E, ‘nois’, Luiz Matos, da militância, só comendo poeira – e ouvindo os desaforos dos aloprados da DIREITONA troglodita e fascigolpista!…

    O PT precisaria se reinventar!… Mesmo porque (quase-)todos os militantes estão chegando na terceira idade! Muitos já chegaram!…

    FrancoAtirador

    .
    .
    Concordo com você, caríssimo Messias.

    Oportunamente, aprofundar-me-ei no tema.

    É de perder totalmente a paciência…
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    E quando é que essa jovem militância, que se autoproclama revolucionária,

    vai perceber que não é mais na ‘porta da fábrica’ que se fará revolução,

    mas nas Portas das Empresas de Mídia e da Bolsa de Valores de São Paulo?
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    #OccupyGlobo
    #OccupyAbril
    #OccupyBOVESPA
    .
    .
    É A DONA PECÚNIA, ESTÚPIDO!

    (http://www.omercadodenoticias.com.br)
    .
    .

    FrancoAtirador

    http://www.omercadodenoticias.com.br/pesquisa

    Luiz pereira dos reis

    Meus amigos e impressionante o brasil ainda se permitir a isso vamos dar um basta votando corretamente e aplicar a sensao aos candidatos corruptos banindo eles para sempre

Deixe seu comentário

Leia também