Época tira do ar texto que diz que o principal recado dos manifestantes a Dilma é que ela “expresse uma sexualidade”

Tempo de leitura: 5 min

Image-1 (1)

A culpa, diz articulista da Época, é da Dilma, por não “acolher” os manifestantes…

Da Redação

Quem primeiro estranhou foi o Diário do Centro do Mundo:

Depois de publicar um texto em primeira pessoa de uma panela (não é piada), a Época inova mais uma vez e dá uma espécie de crônica explicando a crise: Dilma não faz sexo. Quando você se queixar da falta de inteligência, lembre-se da Época e de que a coisa sempre pode piorar.

O DCM fazia referência ao depoimento de uma panela — isso mesmo, de uma panela — a Flávia Tavares: “Alguns, mais exaltados e grosseiros, alternaram os tapas no meu traseiro com xingamentos sexistas contra a presidente. Não fiquei nada feliz apanhando de alguns machistas. Os tempos modernos não comportam esse tipo de postura. Até uma panela velha sabe disso”, declarou a panela depois de descrever seu papel nos protestos contra Dilma e Lula.

Aparentemente, a panela politicamente correta da Época não fez plantão nos últimos dias. Pois não é que a revista dos irmãos Marinho reincidiu na imbecilidade?

O texto, reproduzido abaixo, sugere que Dilma precisa “erotizar-se”, seja lá o que isso signifique.

Trecho:

A presidente da nação não entendeu o principal recado de boa parte dos manifestantes que foram às ruas no domingo, 16 de agosto: eles querem que ela expresse uma sexualidade, uma comunicação corporal que crie empatia, proponha, acrescente, acolha.

Fernando Brito, no Tijolaço, que noticiou a decisão da revista de tirar o texto do ar, escreveu:

Época, como sub-Veja que sempre foi, apenas colhe os frutos de uma mídia empresarial que perdeu todo o limite de civilidade e bota Jabores, Rodrigos, Reinaldos, Gentilis e outros a rosnar. E outros que, sibilantes, revestem a peçonha em termos e temas pretensamente “cults”. Tornamo-nos a república dos imbecis, dos ofensores, da xingação. Que época!

A Época tirou do ar, mas ficou no cache do Google:

Captura de Tela 2015-08-20 às 14.26.18

Dilma e o sexo

Será que a presidente do Brasil precisaria erotizar seu eleitorado? Não estou falando de sexo, muito menos de decotes ou fendas

JOÃO LUIZ VIEIRA

20/08/2015 – 08h00 – Atualizado 20/08/2015 08h00

“Uma vez tomada a decisão de não dar ouvidos mesmo aos melhores contra-argumentos: sinal do caráter forte. Também uma ocasional vontade de ser estúpido”, Friedrich Nietzsche (1844-1900), filólogo, filósofo, crítico cultural, poeta e compositor alemão.

Dilma Rousseff precisa tomar a decisão de nos erotizar. Não só a mim, que abdiquei de minha intenção de voto na eleição passada, mas, principalmente, a quem se decepcionou com suas frases desconexas ou duras, seu destempero ou seu cinismo, sua mudez ou sua virulência verbal.

Dilma, se fosse seu amigo lhe diria: erotize-se.

Como já dizia Oscar Wilde (1854-1900), escritor, poeta e dramaturgo britânico, muito brilhantemente reproduzido com sua frase na série House of cards (Netflix), tudo tem a ver com sexo, menos sexo. Sexo tem a ver com poder. A presidente da nação não entendeu o principal recado de boa parte dos manifestantes que foram às ruas no domingo, 16 de agosto: eles querem que ela expresse uma sexualidade, uma comunicação corporal que crie empatia, proponha, acrescente, acolha.

Não o ato em si, evidentemente, nem se quer que ela use mais decotes ou fendas. Erotismo em sua essência psíquica. Sexo não é apenas o contato entre genitais. É o momento em que duas ou mais pessoas se encontram ou se fitam para dar prazer mútuo, e também se destruírem. Poder tem a ver com esse controle sobre o desejo erótico alheio.

Dilma, 67 anos, foi casada duas vezes (Cláudio Galeno Linhares, jornalista, e Carlos Franklin Paixão de Araújo, advogado), teve filha (Paula, 39) e neto (Gabriel, 4). Sexistas e misóginos têm produzidos uma série de adesivos que extinguem sua expressão feminina. A questão é se ela quer nutri-la no cargo mais alto do funcionalismo público, como a gerente mais ilustre de nossa vida cívica.

Não a conheço pessoalmente, nem sei de ninguém que a viu nua, mas é bem provável que sua sexualidade tenha sido subtraída há pelo menos uma década, como que provando exatamente o contrário: poder e sexo precisando se aniquilar.

Será que Dilma devaneia, sente falta de alguém para preencher a solidão que o poder provoca em noites insones? Será que ela não se ressente de um ser humano para declarar que quer mandar todo mundo para aquele lugar, afinal ela não tem como dizer isso para o neto, supostamente seu melhor amigo, que ainda nem sabe ler? Será que ela não sente falta de comer pipoca enquanto assiste suas séries de TV paga, que tanto ama e a faz relaxar das pressões inerentes ao cargo?

Marta Suplicy, 70, estudiosa dos assuntos da mente antes mesmo de ser petista, senadora e entrar no PMDB, é uma ex-colega de partido que mostra, em todas as suas escolhas, que entende bem sobre o que todos os estudiosos da sexualidade disseram desde antes de nascermos.

Marta, três maridos, três filhos, cinco netos, falava de clitóris e de orgasmo às dez da manhã no extinto TV Mulher dos longínquos anos 1980, época em que músicas eram censuradas por citar algum palavrão. Marta, aliás, quando ministra do turismo do governo Luis Inácio Lula da Silva, entre 2007 e 2008, até associou caos aéreo com preliminares. Lembra do “relaxa e goza”? Pois.

Dilma, não. Dilma é de uma geração de mulheres anti-Jane Fonda, que acreditam que a sexualidade termina antes mesmo dos 60 anos, depois de criados filhos e ter tido seus netos. A atriz norte-americana foi uma combatente política quando era antidemocrático falar mal dos Estados Unidos, nação que estava dizimando vietnamitas e ela, no auge da beleza e do erotismo explícito como a emblemática personagem Barbarella, posou numa trincheira.

Isso foi no fim dos anos 1960, quando Dilma começou a lutar por democracia nos nossos anos de ditadura (1964-1985). Jane hoje é uma contumaz usuária de testosterona para regular seus hormônios e manter sua sexualidade gritando aos 77 anos. A atriz, precursora da autoestima para uma geração de mulheres no mundo inteiro, chega ao terço final de sua via exalando erotismo.

Dilma, não. Dilma criou uma personagem para lidar com a rudeza de seu ofício: conjunto de blazer com mangas três quartos, todos com cortes idênticos, calça sempre em acordo com o tom da escolha para cobrir o tronco, e sapatos sempre baixos, sem cadarços, e jóias semi-invisíveis.

Dilma quer ser invisível, por isso se lacra. Dilma usa um uniforme que nubla sua sexualidade. Além disso, tornou-a uma mulher assexuada que, de antemão, avisa em mesas de reunião no Palácio do Planalto ou em plenário da ONU que o gênero nunca estará em questão no seu armamento discursivo. Seria menosprezar seus genes e sua inteligência.

Dilma erra. O erotismo é um princípio, um meio, um fim e, mesmo camuflados, estamos opinando do tom do cabelo à escolha do sapato. O Brasil, país mundialmente conhecido pela desmedida importância dada ao erotismo, quer menos preliminares e mais gozo. Ao contrário do conforto que colegas de poder e de geração como a alemã Angela Merkel, 61, e a chilena Michelle Bachelet, 63, que podem se vestir de samambaia que ninguém dá bola, já que estamos falando de duas nações onde o erotismo nunca serviu de carimbo.

Diz-se que as amazonas, filhas de Ares, deus da guerra, cortavam um dos seios para manusear o arco e flecha e lutar. Ou seja, o feminino guerreiro precisaria extirpar a própria feminilidade. Não deveria, mas muitas vezes a exclui, e exemplos temos aos montes. Fragilizar-se é compatível com o cargo que essas senhoras almejam? Talvez sim, talvez não.

Dilma, se fosse seu amigo lhe diria: erotize-se.

*João Luiz Vieira é editor de ÉPOCA, jornalista profissional há 26 anos, roteirista de TV, dramaturgo, autor dos livros Kama Sutra Brasileiro e Sexo Sem Tabu (Editora Planeta), coordenador do e-book Sexo com Todas as Letras (e-galaxia), sócio-proprietário do site Pau Pra Qualquer Obra, e pós-graduado em Educação Sexual. Para falar com ele: [email protected].

Leia também:

Beth Carvalho repudia uso de “Vou Festejar” em passeata da direita


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nonato Guimaraes

Respeite a presidenta, senhor articulista.

Dilma é uma mulher séria e ética. Governa o país com competência respeito à democracia. Mulher esteriótipo de sexo são as que andam ao redor deste sub-homem, as despudoradas.
Esse cara é um doente, machista.
Se quer falar, fale sobre temas de relevânica para a vida da sociedade brasileira: política econômica, crise política etc.
Mas respeite as mulheres, se ele não se recorda, ele nasceu de uma mulher. Mulher é mulher, cada um a seu estilo.
RESPEITO ÀS MULHERES NÃO APENAS BOM, É NECESSÁRIO!

Re

O pós-graduado mostrou problemas sérios… Grosseria, preconceitos. E não escreve bem, não é gostoso de ler. “Estamos opinando da cor do cabelo à escolha do sapato”, argh para esse mundo que quer zumbis, que quer que as pessoas sigam scripts, que não imagina que elas podem ter suas idiossincrasias e mesmo assim serem felizes.
Mundo de facebook. Um bobo esse pós-graduado.

Edgar Rocha

A propósito, a julgar pelas últimas declarações da juíza Carmen Lúcia, creio que este seja evoque o tipo de feminilidade a qual ela representa: a de alguém que “manda sem ter vergonha, que gosta de mandar e, após os cinquenta anos, deseja ouvir mais um ‘Sim, senhora’, do que um ‘eu te amo’, com o requinte ousado dos cafajestes”. Erotizou muito ao gosto do comentarista, a dona juíza.
Só falta agora mudar a cor da toga: ao invés de preta, cinquenta tons de cinza.

Diana

Essa velha do cartaz envelheceu e emburreceu… nem sempre os anos trazem sabedoria, Uma pena! Garanto que aos domingos vai a missa e comunga.

De Paula

Em suma; o que eles querem é que ela vá às ruas, rodar bolsinha.

O que é isso?

Não entendi porque publicar uma porcaria dessas. Se já havia sido excluído como é que vc torna a publicar. Eu e com certeza várias pessoas, não teríamos acesso a esse texto horroroso…Antes de publicar asneiras dos outros, pense. Tem determinados tipos de publicações que não merecem ser repassadas e essa é sem sombras de dúvidas uma dessas.

Thierry

Esse jornalista só pode ser ninfomaníaco. A Editora globo já poderá aposentá-lo por invalidez. A família deve ficar envergonhada. Nem estagiário escreveria tais absurdos.

Urbano

Indecência e perversidade se veem por lá…

FrancoAtirador

.
.
Objetificação da Mulher Estimula a Violência Física,
.
o Abuso Sexual e o Assédio Moral contra Indefesas.
.
.
EM MEIO A GRITOS EUFÓRICOS DE “ESTUPRA!”,
.
UMA JOVEM SOFREU ABUSO SEXUAL NO METRÔ
.
Testemunha afirmou que um Grupo de Pessoas
mandava o Agressor Estuprar a Vítima no Vagão
.
Ao reclamar do Assédio aos Funcionários da Companhia
– sob Administração Estadual do Governo do PSDB –
eles teriam dito à Moça que “nada poderia ser feito”.
.
De acordo com um relato publicado nas redes sociais,
a Jovem teria pedido para o assediador parar de encoxá-la.
.
Foi então que uma terceira pessoa teria gritado:
.
“Estupra ela para ela saber o que é ser encoxada de verdade”.
.
Então o suspeito e outro homem teriam agarrado no braço da vítima
embalados pelos gritos de um grupo de pessoas que dizia: “Estupra! Estupra!”.
.
A testemunha ajudou a vítima a sair do vagão
e, junto com ela, procurou os funcionários
do Metrô para pedir ajuda.
.
Foi quando os funcionários teriam dito que nada poderia ser feito
e que a jovem era a única que poderia depor,
e que o depoimento da testemunha não seria considerado.
.
Acontece que, segundo o relato, a vítima estava em choque
e em prantos, totalmente sem condições de falar.
.
A vítima então ligou para parentes
e a testemunha aguardou a chegada deles
para seguir viagem.

O namorado da vítima também está em contato
com o Metrô para conseguir explicações.

A Assessoria de Imprensa do Metrô entrou em contato
para afirmar que analisou todas as imagens da Estação
Bresser/Mooca e da SSO (Sala de Supervisão Operacional) ,
mas não localizou nenhuma cena mostrando a Vítima
ou a outra jovem que a socorreu dentro do Vagão.
.
A Assessoria também afirmou que não houve, no caso,
registro de boletim de ocorrência nem de testemunhas .
.
Obs.: As informações do R7 foram retiradas do depoimento
de uma amiga da testemunha, que conversou com a reportagem.
.
O R7 fez contato com a Testemunha por intermédio da amiga,
porém, por Medo e Receio, ela preferiu não se expor.
.
(http://jornalggn.com.br/noticia/jovem-relata-abuso-coletivo-dentro-do-metro)
.
.

Eduardo

Globo e Época são jogo sujo! A relação do Governo Brasileiro com os grupos midiáticos, especialmente jornais e televisão, é como se fosse a da mãe com o filho viciado!

Sidnei Brito

Época e IstoÉ nunca prestaram, ok?
Mas vamos combinar que nos últimos tempos ambas têm conseguido piorar bastante.
Desconfio de um motivo.
Com as dificuldades financeiras da Abril, decerto já se está imaginando um futuro não muito longínquo em que Veja seja fechada ou, no mínimo, caia bastante em termos de circulação.
Os dois outros hebdomadários estão brigando feio para ver quem se habilita primeiro a ser a “nova” Veja.
Eu acho que a Época está levando a “melhor”.

Romanelli

são Longuinho ..quem sabe com masi 3 pulinhos o sr convence aqui tb a turma do Azenha a publicar o que digo ?
.
Respeitosamente, EDUGUIM disse que não entende pq o MTST repudia Dilma
.
Como não entender o repúdio do MTST ? ..francamente
.
Eu que sou CONTRA, absurdamente contra seu método de atuação que promove cada vez mais a DETERIORAÇÃO do pouco de urbanidade que conseguimos ..
.
..um método que, ineficiente, violento, feito encima do ódio e do preconceito, colabora pra CINDIR a sociedade ao não agregar a simpatia e solidariedade mesmo entre os mais humildes ..um MÉTODO que joga, ou perpetua, que usa famílias inteiras em barracos e/ou favelas fétidas, em invasões que NÃO tem a menor condição de moradia..
.
..claro que eu entendo e me solidarizo com seus dramas ..e como ..faz DÉCADAS
.
Aliás, de sua frustração com MAIS este des governo é que derivam muitas das minhas inquietações também
.
Claro que eu entendo que com DILMA o preço da moradia EXPLODIU, puxado pelo andar de cima ..tornando o sonho da Casa própria, hoje, um delírio ..explodiu quer pelo excesso de crédito destinado a moradias pra classe média e rica que, atualmente, não se furtam a disporem de suas residências em troca da “segurança castelar” de seus condomínios ..quer pela falta de projeto de QUALIDADE e em quantidade, em tempo, pra turma mais humilde
.
Convenhamos, aqui NINGUÉM há de negar que a inadimplência do Minha Casa esta extremamente alta, e justo pra quem “paga” R$ 80/mês (e recebe o BOLSO) ..convenhamos, tem coisa errada acontecendo ..ou na legislação, na moral cidadã ou na economia tb
.
Agora, fala pra mim, quem conhece ..falar que esta “urbanizando” o país com aqueles conjuntos JOGADOS na periferia (ou no meio do mato como EU VI em GOIAS), de casas grudadas umas às outras, SEM MURO divisório, casas que a PRÓPRIA DILMA classificou como “favelinhas”, falar que aquelas coisas, tocadas pelas mesmíssimas empreiteiras de sempre, que ocupam MUITO MAL o solo (ao contrário se com pequenos edifícios), que são projetos bem elaborados e decentes pra muitos que esperaram uma vida inteira, é o fim.
.
Aliás, o que dirá então da DEMORA, da falta de REFORMA nas leis (inclusive de EXECUÇÃO de espólio e de dividas com entidades públicas, leilão do INSS, BB, Estado etc etc) que ainda permitem com que os tais imóveis ociosos fiquem vazios nas cidades, esperando a especulação, desertificando e DETERIORANDO o entorno como acontece em muitas das capitais do ES, MG, RJ e SP
.
..nota – SP então é interessantíssimo ..o pobre continua sendo jogado pra longe, perto dos mananciais ..às vezes em condomínios horizontais e SEM GARAGEM ..em casas SEM acabamento ..isso enquanto no centro (Brás, Liberdade, Cambuci, principalmente no entorno da Av do Estado com seus galpões de antigas industrias abandonados, e na CIDADE da AMBEV por exemplo, ficam JOGADOS às traças ..e com METRÔ e infra encostados ..dá pra acreditar ??!!
.
então é isso, se for pra ficar falando da falha dos projetos e soluções dados a estes tema, HABITAÇÃO URBANA, eu poderia ficar aqui citando dezenas e dezenas de outros tantos exemplos que me ocorrem (como no centro velho de SP) ..e sendo assim assim, sem duvida, e na certeza de carregar a razão, sentenciar que:
.
SIM sim sim e sim ..eu entendo muito bem a REVOLTA da turma do MTST com este governo (só não concordo com seus métodos truculentos e que perpetuam, ou agravam ainda mais os problemas)
.
e digo mais, a julgar pelo exemplo do MISSIVISTA que se diz “um progressistas de carteirinha” ..se ele que tem grande projeção diz que não entende tal insatisfação ..daqui eu ratifico o meu lamento dizendo que ESTAMOS mesmo perdidos em acreditar ainda nesta turma que se diz de “esquerda”
.
Para o Minha Casa eu resumiria um conselho:
.
SE QUISER FAZER, FAÇA direito !!! ..ou não se meta a besta

Stan Neto

Santo Deus!
Os caras perderam completamente os limites.
Ficaram loucos e, na sua fúria, desembestaram sem freio.

Sérgio

Quanta imbecilidade junta. Muito bom texto para os tais analfabetos funcionais que leem esse tipo de revista, assim como a mídia televisiva para os míopes.

Dora

Impossível ler todo o texto! Muito ridículo, o cara não tem o que escrever e ficou rodando e enrolannnndo. Nem dá para acreditar que é jornalistas e escreve textos para revista!!!!

Eduardo

Quando vi a cara desse jornalista fiquei totalmente erotizado. Conversei com meu psiquiatra e ele me explicou o motivo: Sou doente, sofro de zoofilia.

Edgar Rocha

O cara devia ser levado mais a sério! Seus argumentos dizem muito sobre a relação de certos setores da sociedade com o mundo a sua volta. Assim, na telinha e já com posicionamento prévio de quem apresentou-nos o texto, fica fácil criticar e indignar-se. No entanto, olhemos um pouco à nossa volta. Não é difícil que muitos leitores tenham se deparado com ambientes onde a artimanha desta figura encontre ambiente fértil e aprovação da maioria. Se até a Presidenta deve temer tais argumentos, que dirão os simples mortais. Eu me senti como se estivesse diante de uma enorme serpente venenosa pronta pra dar o bote. Um especialista, talvez um psicanalista, um sociólogo, até um marqueteiro, poderia delinear com precisão a estratégia – eficaz, aceitem – utilizada pelo jornalista para enfraquecer a médio prazo, pessoalmente à Presidenta Dilma.

thila

Esta panela com certeza cresceu num canil! Será que ela supõe que existe decência e dignidade? Com certeza a realidade dela é porno!
Tenha respeito porca!

Marianne

Se a mulher não se empenha em ser sexualmente atraente para os homens, é uma abominação. Não há paz nem depois da menopausa, nem ao 70 anos. Se viver até os 120 tem que se empenhar diariamente em ser atraente e sexy, mesmo condenada ao fracasso e à rejeição. Um saco.

Mara Vânia Ferreira Arouca

Eu nunca li uma coisa tão enojante, tão machista, de uma estupidez imensurável.
Será que ele diria isso para a mãe dele? mais que imbecil ele é grosseiro, indelicado, insensato, cavalheirismo passou bem longe desse indivíduo.

João.Led

Meu, eu li isto agora meio corrido no meu serviço, alguém postou isto na revista Epoca? Foi isto que eu entendi?
E ninguém faz nada!!

FrancoAtirador

.
.
Erotizado ficou o Cunha com a Mandioca do Janot
.
.
20/8/2015
Portal do Ministério Público Federal (MPF)
.
PGR DENUNCIA DEPUTADO EDUARDO CUNHA
.
Além do Presidente da Câmara,
Deputada SOLANGE ALMEIDA
também foi Denunciada no STF
.
(http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_geral/operacao-lava-jato-pgr-denuncia-eduardo-cunha-e-solange-almeida)
.
.

Isabela

Minhas deusas, quanta bizarrice: não consegui ler tudo… a que ponto chegamos, heim? Nunca antes na história desse país vi tanto sexismo exposto… nada como ter uma mulher no poder pros machistas colocarem as manguinhas de fora!

    ana s.

    Disse tudo, Isabela. Está sendo muito didático ter uma mulher na presidência. E olha que o sexismo não vem só das Vejas e Épocas da vida, mas muitas vezes dos blogueiros mais “progressistas”.

    FrancoAtirador

    .
    .
    O Escárnio Fascista sobre a Expressão Irônica ‘Mulher Sapiens’ foi o Cúmulo da Misoginia.
    .
    .

Frederico Evandro

Já imaginou pedir para um José Serra da vida ou Eduardo Cunha ou ainda Aloysio Nunes e aquele imbecil do Bolsonaro para erotizar. Seria algo medonho e nada convencional, não? Mas para alguns imbecis que adora bater em panela e idolatrar a volta dos militares ao poder não seria tão anormal.

ccbregamim

é machismo.

Bacellar

Realmente, Dilma devia copiar políticos sensuais e voluptuosos como Zé-Serra e FH, por exemplo.

Como resistir ao apelo e picardia do atraente sorriso gengival do Zezé ou àquela papada marota do Fernando? Chegam a por em xeque minha heterossexualidade. E o Alckimin então gente? Imaginem ele só de silício e meia preta….Delícia!

Talvez a gerentona devesse pedir umas dicas para as mulheres do PSDB, um partido que realmente dá amplo destaque ao feminismo o que se percebe pela enorme quantidade de mulheres influentes entre seus quadros. Ouvi dizer que o partido cogita Yeda Crusius para o Governo Federal em 2018, vai ser barbada!

elizabeth pretel

Comentar o que???? Manda ele falar isso para a mãe ou avó dele ou lá prá frente, quando a filha (queria que tivesse uma) tiver a idade de nossa Presidenta.

Marcelo Teixeira

Fico pensando na Mãe, na(s) Irmã(s), Esposa e Filha(s) desse energúmeno.
É de uma imbecilidade e de uma indelicadeza infinitas.

Deixe seu comentário

Leia também