Em livro, Pedro Serrano analisa os golpes na América Latina

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2016-08-23 às 21.21.00

Jurista analisa autoritarismo e golpes na América Latina

Estudo desenvolvido por Pedro Estevam Serrano deu origem a livro e tem como base seu pós-doutorado na Universidade de Lisboa

O jurista Pedro Estevam Serrano, doutor e mestre em Direito do Estado pela PUC de São Paulo, lança nesta quinta-feira (25/8) seu novo livro Autoritarismo e golpes na América Latina – Breve ensaio sobre jurisdição e exceção.

A obra é fruto de um aprofundado estudo desenvolvido pelo autor na Universidade de Lisboa sobre as novas formas de autoritarismo e ameaças à democracia, a partir do século XXI, como as ocorridas em 2009, em Honduras; há quatro anos, no Paraguai; e, atualmente, no Brasil.

Em todas as situações, aponta Pedro Serrano, o papel do Poder Judiciário tem se mostrado cada vez mais frequente e autoritário na vida social e política de diferentes países.

Para o autor, o que aconteceu nos regimes democráticos de Honduras e do Paraguai é exemplo cabal da atuação da jurisdição como fonte de exceção, e não do Direito.

Tais regimes, segundo ele, formados por presidentes legítimos e eleitos, foram inconstitucionalmente interrompidos, por obra ou com apoio das respectivas cortes supremas.

“No século XXI, não há mais a interrupção do estado democrático para a instauração de um estado de exceção, mas a inserção dos mecanismos de autoritarismo típico de exceção no interior da rotina democrática, como uma verdadeira técnica de governo”, analisa Pedro Serrano.

“E, nos países da América Latina, esse processo acaba sendo ainda um pouco mais complexo, com dois modelos de estado, de fato, convivendo entre si: o estado democrático de direito formal, localizado nos grandes centros expandidos, e um estado de polícia, autoritário, de exceção, localizado nas periferias das grandes cidades.”

Sobre o autor

Pedro Estevam Serrano pesquisou e observou os poderes do estado antes de apresentar o trabalho Jurisdição e Exceção na conclusão do pós-doutoramento que fez na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Sócio do escritório Teixeira Ferreira e Serrano Advogados Associados, foi procurador do Estado de São Paulo, secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de São Bernardo do Campo e consultor jurídico da Câmara Municipal de São Paulo.

É professor de Direito Constitucional da PUC de São Paulo e autor de diversos livros, dentre os quais O Desvio de Poder na Função Legislativa, Região Metropolitana e seu Regime Constitucional, Para entender direito o que é a Constituição, A Justiça na Sociedade do Espetáculo.

Autoritarismo e golpes na América Latina é um lançamento da Alameda Casa Editorial.

Serviço

Lançamento: quinta-feira, 25 de agosto
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Livraria da Vila – Lorena
Endereço: Alameda Lorena, 1.737, Jardim Paulista, São Paulo

IMG-20160823-WA0006 (1)-003

Leia também:

Katarina Peixoto: A resistência internacional à “ditadura suave”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
https://twitter.com/MendesOnca/status/768557369626361856
.
.

FrancoAtirador

.
.
A que ponto chega a Desfaçatez e a Infâmia dos Assaltantes do Poder no braZil,

ao dizerem que não há um Golpe de Estado, quando o Vice-Presidente Negocia

Verbas e Cargos com os Senadores, para que cassem a Presidente da República.
.
.

MARIA MIRTES MARTINS COHEN

Ler este livro está de acordo com todo professor de Direito como também é a obrigação de todo historiador tê-lo dentre a bibliografia indicada desde a graduação.

Deixe seu comentário

Leia também